ENTÃO ESCUTA, CARALHO

Peixe-Dourado-de-Aquario

Uma pesquisa realizada pela Microsoft sugere que o tempo de atenção dos seres humanos já é mais curto que o dos peixinhos dourados –e isto pode ser culpa da tecnologia.

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2015/05/1629956-tecnologia-deixa-humanos-com-atencao-mais-curta-que-de-peixinho-dourado-diz-pesquisa.shtml

É oficial: a tecnologia, que supostamente foi criada para nos ajudar, está deixando o ser humano com um poder de concentração inferior ao de um peixinho dourado, animal usado como referência negativa em matéria de atenção.

É isso, estão todos muito focados na porra do computador, na bosta do celular, na merda da televisão e acabam vendo tudo e não vendo nada. Daí chega-se ao ridículo de desaprender a discernir o que é realmente importante, o que é realmente valioso na vida.

O estudo diz com todas as letras que essa vida digital gera “dificuldades em se concentrar em ambientes onde a atenção prolongada é necessária, DEVIDO À ADRENALINA DO QUE É NOVO”. Novidade tira o foco, né não? Novidade é divertido, novidade atrai, a ponto de esquecer o que realmente é importante, o que realmente interessa.

Daí essas bostas eletrônicas vão consumindo o cérebro de babacas que se deixam dominar por elas até a massa encefálica virar patê e a pessoa, por exemplo, sequer desconfiar se seu celular aparecer com histórico apagado. NORMAL, super normal o celular ser auto-limpante. Imagina! Vai estranhar o que? Meu celular se limpa sozinho todos os dias, inclusive outro dia entrei no box e ele estava tomando banho!

Daí gente que fode completamente com seu poder de concentração termina por fazer péssimas escolhas, que nem um peixinho dourado faria. Um exemplo meramente ilustrativo: um peixinho dourado leva seu celular com ele, onde quer que ele vá, não o esquece em cima da mesa para que qualquer pessoa possa olhar seu conteúdo. O ser humano não, o ser humano hoje está tão distraído por babaquice, que é capaz de uma porra dessas.

Outro exemplo meramente ilustrativo: um peixinho dourado pega seu celular, vê o histórico apagado e se pergunta o que foi que aconteceu. Pergunta para os coleguinhas em volta, principalmente se eles forem baixo nível e armadores, porque tudo foi deletado, porque sua privacidade foi invadida (vai você invadir a privacidade de um peixinho dourado para ver o que te acontece). Sabe o que acontece? O cérebro privilegiado do peixinho dourado consegue reter uma informação na sua pequena mente por incríveis NOVE segundos, tempo suficiente para perceber que talvez exista algo errado. O do ser humano não, no sétimo segundo ele olha para o lado e esquece que tinha algo errado!

Ao que tudo indica, o humano pega o celular, vê que foi tudo apagado e quando vai questionar, olha um decote e se distrai. O ser humano é uma merda. UMA MERDA. O mesmo ser humano que cobra que os outros estejam sempre atentos, sempre desconfiados, que não acreditem nem engulam fácil tudo que escutam, é capaz de uma imbecilidade dessas. E aparentemente os eletrônicos tem uma parcela de culpa nisso, além, é claro, da imbecilidade cavalar de quem faz uma porra dessas. Se acha tãããão esperto e caga tãããão no pau de uma forma tããão vergonhosa… Estão sentindo a vergonha alheia que eu estou? Estão? ESTÃO?

Tem gente que parece não saber diferenciar o que é importante do que é urgente. Deixa o urgente tomar a frente da sua vida e vai deixando o importante de lado, de lado, de lado. Tudo por não conseguir focar no que é realmente importante. Não tem foco, fodeu seu cérebro de tanto usar eletrônicos, qualquer merda distrai, não tem atenção, não tem inteligência emocional, o que por sinal, ficou bem claro. Inteligência e inteligência emocional não se confundem, taí Sheldon Cooper, Dr. House e tantos outros personagens patéticos que amamos para confirmar. Dr. House, o fodão, o diagnosticador, o Todo Poderoso no Controle, se comportando como um imbecilóide perto da Cameron. É tão clichê que chega a ser risível.

Quando falta foco no que é importante, acabamos esquecendo-o. E quando se esquece do que é importante, se passa uma mensagem muito clara: não era tão importante assim, se fosse, seria lembrado. De limpar o cu depois de cagar ninguém esquece não, né? Não, claro que não, ninguém quer vestir as calças e a cueca com o cu sujo de merda, é importante que o cu esteja limpo. Mas aparentemente, eu sou menos importante do que limpar o cu. Tá bonito, tá lindo, tá joinha. Eu tô super feliz, vocês nem tem ideia!

Façamos um exercício mental aqui: será que se o peixinho dourado estivesse sozinho, sem nada para fazer, sem nada para distrair, e visse seu celular com TUDO apagado, ele não se perguntaria what the fuck aconteceu ali? Sim, ele se perguntaria. Mas havia distração, AHHHH, HAVIA DISTRAÇÃO, ele levou a distração para casa e esqueceu a pergunta rapidinho, a pergunta que era importante, a pergunta que era determinante para decidir qual caminho trilhar. Somos todos peixinhos dourados? Somos todos Dodôs? Basta uma moedinha brilhando que pulamos no penhasco? DESCULPA, EU NÃO SOU.

Estou cansada, estou farta, estou de saco cheio de “eu não pensei” como desculpa válida. Milhões de anos de evolução e o mais potente cérebro do reino animal te colocam na obrigação de pensar SIM. TEM QUE PENSAR. TEM QUE. Não pensar é descaso, é se vender barato por uma distração. Fácil vilanizar alguém quando uma antagonista gostosa está bem na sua frente, ajuda a validar uma decisão que já estava mentalmente tomada. Atenção no que é urgente, desatenção no que é importante. Parabéns a todos os envolvidos por essa linda piada de mau gosto que estragou minha semana.

Só não acho que eu deva tratar como urgência que me tratou com desimportância. Quer falar comigo? Cêjura? FAÇA POR MERECER. D-Á S-E-U J-E-I-T-O M-A-N-É, porque eu não vou tratar com status de urgência quem me tratou com desimportância. Pode ligar 500 vezes, não é urgente para mim. SE VI-RA. Não é problema meu, literalmente, essa pica não é minha. Mostra do que é capaz, vai precisar de muito mais do que um recadinho no estilo “foi um mal entendido/eu não tive culpa” via desfavor para me fazer sentar e conversar. Conversa com a Débora, ela certamente deve estar querendo bater um papo.

E, para fechar, não se preocupem que o Desfavor não vai acabar, porque eu, ao contrário de certas pessoas, sei priorizar o que é importante em detrimento do que é urgente. Já tive mil urgências nesses sete anos e nunca deixei de postar, de participar. Eu quero, gosto e preciso manter perto de mim pessoas que eu amo, e eu amo todos vocês. Não sou burra de jogar no lixo pessoas preciosas que eu passei anos garimpando para achar e investindo diariamente meu tempo. Não, eu não faria isso. Quão merda eu seria se fizesse isso? Bastante, né? Não, obrigada. Eu quero colocar minha cabeça no travesseiro tranquila todas as noites: eu mantive as pessoas queridas perto de mim.

Quer trazer para cá a discussão? Sem problemas, quanto mais gente puder ver o esculacho que eu vou te dar, melhor.

Para ficar mudo por medo, para ficar mudo por medo de ser uma trollagem (digo e repito, não é, está acontecendo) ou ainda para ficar mudo por vergonha alheia do peixinho dourado: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (82)

  • Se a reconciliaçao vai faze-los felizes…isto basta! Rumo ao longo processo de conquista, Tomir. Mas, se nao vale a pena, para que insistir…empurrar com a barriga algo que nao dá mais?

    Ora, a RID nao parece ser afetada por problemas pessoais. Estiveram separados e continuaram mantendo o site com maturidade e profissionalismo.

    Esta situaçao enriquece o blog,
    sabia? Lembra-me que voces sao pessoas normais, com problemas iguais aos meus, humaniza-os…E resolve logo de uma vez a questao de identidade, mente mirabolante, personagens, travesti, velha banguela de 92 anos, etc. Reforça a ideia de que voces sao um casal real, com problemas reais, dilemas reais…Muito bacana isso…

    Feliz por ser assegurado que o DESFAVOR vai contiinuar. Nao vou mentir, o silencio da Sally deu medo. Feliz, muito feliz por voces decidirem continuar.

    E, saber que o Somir tem sentimentos, invalida a ideia que eu tinha de que ele um personagem pre-fabricado. Caraca, voces humanizaram o Somir!

    Faço votos de sucesso e muita paz!

    • Ivo,

      Eu acho o Somir fascinante. (Desculpa, Sally! )Sempre achei que ele era um personagem, pelo grau de isolamento e desinteresse pelo resto da humanidade que demonstra. A Sally é mais humana. Achava que ela era a criadora do Somir. Mas é quase impossível uma pessoa só manter um blog diário por anos.

      Além disso, os textos da Sally são sempre bons. Os do Somir, nem sempre. Mas os dele, quando são bons são GENIAIS! De escritor profissional dos bons na ficção e de muita profundidade nos textos filosóficos. Por isso acho que são autores diferentes, talvez mais de 2.

      Siago Tomir é ficção, mas é aquele tipo de história que nos faz torcer pelos personagens, de tão envolvente que é!

      Sally e Tomir: feitos um para o outro! ❤️

  • Só passei pra dizer que torço para que tudo fique bem entre vocês. Gosto muito de ambos e do Desfavor e espero que as coisas se resolvam logo…

  • Só agora caiu a ficha que não é trollagem. Torço muito para o Somir, não digo brigar, mas pelo menos não deixar esse Alicate fazer o que quiser dele, não ser tão permissivo. Ir para o RJ mostrar pra Sally que pode ser melhor, se reconciliarem e quem sabe até gerarem um impopularzinho pra gente mimar. Ia ser o Messias ateu da RID.

      • Por mim aqueles outros clássicos “filho feio” e “pequena paz” são à altura também, ou pelo menos quase…A RID não depende da biologia pra continuar encontrando outros rides, ok ? Chilfrees existem mesmo ! Até pareceu a minha irmã (“vou ter…é bonitinho”) ou as novelas (“ter um fruto do amor de vocês”), pqp…

    • Eu conheço esses textos, inclusive concordo com a Sally. Mas, no caso dos dois a ideia não é má. Seria um brasileiro médio a menos no país.

      • Tá querendo ser uma “anunciante de messias”, sério mesmo (ainda mais que esse posto já é do não tão distante caçula do Pilha) ? rs

        Na verdade seria mais um(a) que praticamente não teria um cenário saudavelmente competitivo, profissionalmente falando, muito menos com o acirramento que merece.

        Que tal fuçar também, pelo Google, um comentário em outro post : “coitados dos finlandesinhos” ?

  • Táaa, ok, ok…. Eu sei que o amor é lindo, Chucky e Tiffany sempre fazem as pazes, mas as madames furaram postagem e pela regra vão ter que pagar Free Hugs, cada um vai postar o que nós escolhermos.
    No aguardo… S2 ai ai…

    • Ok,você tem razão, ambos furamos. Vocês tem uma semana para expor as sugestões de temas e fazer uma votação sobre qual será o tema de cada um, valendo a partir de amanhã. Abriremos uma postagem só para isso. Comecem a pensar…

      • E precisa perguntar?

        Acho que todos querem um novo Siago Tomir com muitos detalhes desses novos acontecimentos!

        Estamos VIVENDO A HISTÓRIA em tempo real!

        É como quando a Rachel perdoou o Ross: queremos acompanhar os detalhes do que vai acontecer com os personagens queridos de agora para frente!!!!!!!!!

        Eu voto em: Uma semana de plantão Siago Tomir!
        <3

        • “We were on a brak!” – a discussão eterna

          Amanhã vamos abrir uma postagem só para isso, depois do ED ED. Vocês que se virem para dar sugestões e votar. No domingo vamos contar e os temas quem tiverem mais votos nos comentários da postagem serão os escolhidos.

  • Curiosa pra saber o final dessa trollagem…Por mais que neguem que seja trollagem. Esse drama todo dos últimos dias não condiz com as posturas habituais da Sally e do Somir, e o Desfavor sempre prezou pela coerência.

    • Não importa o quanto eu desminta, vocês se recusam a acreditar. Gente, somos seres humanos, ok? Eventualmente perdemos a racionalidade.

    • Não iriam fazer uma trollagem óbvia assim, não.
      As coisas quase nunca são o que parecem por aqui.
      Eles são especialistas em sutileza.

      • Gente, quem nunca aqui fez uma merda tão enorme que teve que sair da sua zona de conforto e se sujeitar a fazer algo que não é do seu estilo para tentar minimizar os danos?

  • Não deixei de comentar porque fiquei mudo de medo, mas…como diz aquele antigo ‘ditado chinês’ que pode até parecer clichê, mas é muito sábio:

    “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher.”

  • Esqueci de um dado importante. Se o celular do Somir fosse um iphone (duvido, por que ele fala mal da Apple o tempo todo) a historia é pra lá de verossímil. O meu já apagou todos os dados várias vezes. O que não está no icloud vai pro buraco mesmo. Eu sou meio caipira pra coisas cibernéticas, só me obriguei a aprender a usar a nuvem depois de perder todos os contatos umas duas vezes. Será que isso acontece com outros smartfones? Enfim, espero que vocês se entendam de qualquer jeito.

      • Apagou TODO o histórico de chamadas do celular ou só aquela em especial? Pq muitos dá pra apagar só a chamada em questão, ou seja, a pessoa nunca soube que aquela chamada existiu, não teria porque ele achar que você teria ligado.
        Essa história é quase surreal de tantas coisas que aconteceram e se combinaram pra influenciar numa coisa tão grande como é uma relação a dois. Pra fechar, que droga de mundo é esse que a porcaria de um aparelho eletrônico pode desencontrar pessoas….
        Só espero que as coisas tenham melhorado pro blog voltar ao normal, embora eu não seja mais um frequentador assíduo é sempre bom dar uma passada aqui.

        • Não sei dizer, isso você vai ter que perguntar para o Somir. Mas tenha em mente que não estamos falando de ontem, e sim de celulares de anos atras.

          Desfavor terá vida normal semana que vem.

          • Quando o meu dá pau apaga tudo. TU-DO. E meu ceular não é novo, é de 2010. Enfim, não dá pra saber detalhes, mas se por acaso uma merda dessa tivesse acontecido eu só ia pensar ¨que saco, esta merda está me fodendo de novo¨. Enfim, aguardando Free Hugs, embora não goste dessas punições.

  • Tomara que dê tudo certo entre vocês dois… Gosto muito daqui…

    Mas…

    Nunca mais verei o peixinho dourado com os “mesmos olhos”… Foi um verdadeiro e digno Desfavor.

  • A pergunta que não quer calar: vai ter Plantão Desfavor especial DR? Outra coisa: Somir, se precisar de um canto pra ficar, a casa é sua.

  • Não conheço nenhum dos dois pessoalmente. Acompanho o blog há alguns anos, mas não tenho intimidade. Desejo o melhor para os dois, seja lá o que isso for (e ainda tenho uma cisma de que isso pode ser um golpe, mas tudo bem). Apesar da novela e da injustiça que foi cometida aqui com os peixinhos dourados (seria uma aula de neurologia e de comportamento para explicar o porquê), continuo fã. Beijos no coração e se precisarem de um desfavor explica para dizer por que 8 segundos é o máximo em termos de concentração para um pequeno organismo marinho, estou às ordens.

    • Você tem razão, Fernando. Comparar os peixinhos dourados com o Somir foi baixo, muito baixo. Fica aqui meu pedido de desculpas oficial… AOS PEIXINHOS DOURADOS.

  • Só eu não consigo ficar tãããããão animada assim com uma provável ida do Tomir ao RJ? Não acho que seja grandes coisa não, o buraco (cratera, na verdade…) é muito mais embaixo. Todos leem ST, claro que tem altas doses de ficção, mas, gente, que segunda chance? Sally já deu milhares de chances e sempre colheu resultados semelhantes. Duvido que ela esteja assim tão otimista… A lógica não permite. Sabe o ditado do gato escaldado? Pois é… Não duvido que voltem às boas, são ótimos parceiros de blog e se entendem e complementam como ninguém. Mas daí a retomar um relacionamento, há léguas de distância.

    • Mas se os dois deixaram esse último Siago Tomir chegar a tantos desdobramentos eu acho que ainda tem chance!
      Se não era só um deles ter falado logo de cara: puta que cagada hem! Foi mal, agora já era mesmo, estamos em outra e tal, uma pena mas é isso.
      E a vida continuaria sem todo esse adorável drama.

      Estamos tendo DR do relacionamento deles hahaha. Troféu desocupados do fds. E olha que a HBO ta aberta.

      • Não subestimo o poder de fatos do passado que permaneceram mal resolvidos, rs, os desdobramentos podem ser surpreendentes. O drama dá mais cor à novela :D
        Só ACHO que não é tão simples assim.
        Game of Desfavor tá muito melhor que a HBO hoje hahahaha
        Seja como seja, espero que fiquem bem s2

  • Eu acho que deveríamos todos levar isso para Casos de Familia.

    Logo pro Ratinho!!

    Meu sonho é estar na plateia no Ratinho cantando a música:

    “OS MANO QUEr, AS MINAS DÁ… E DEPOIS VEM NO RATINHO PARA FAZER DNA -Há!”

  • O amor é um Desfavor! O Somir vai rastejar pela Sally em público!

    Ao fundo, Herbert Vianna: “Eu sei que nada pode terminar assim, o jogo segue e nunca chega ao fim… e recomeça a cada instante, a cada instante!”

      • Cantando na melodia do hino nacional do Skylab:

        Emílio vagabundo fia da Puta
        Rafaela vagabunda fia da puta
        Alicate vagabundo fia da puta
        Todo mundo vagabundo fia da puta
        Eu também sou vagabundo fia da puta
        Skylab
        Alborghetti
        Todo mundo vagabundo
        E fia da puta-ta!”

    • J.M de S,

      Já que é para ter trilha sonora “romântica-brega”, vamos de Roupa Nova para Tomir:

      Amanheci sozinho
      Na mente um vazio
      Minha dignidade que se foi
      Sem dizer se voltava depois
      Sofrimento meu
      Não vou aguentar
      Se a Sally
      Que eu nasci pra viver
      Não me quer mais

      Sempre depois das brigas
      Nós nos amamos muito
      Dia e noite a sós
      O Desfavor era pouco pra nós
      O que aconteceu
      Pra você silenciar assim
      Se te fiz algo errado
      Perdão!
      Volta pra mim!

      Essa paixão é meu mundo
      Um sentimento profundo
      Sonho acordado um segundo
      Que você vai ligar

      O telefone que toca
      Eu digo alô sem resposta
      Mas não desliga
      Escuta o que eu vou te falar

      Eu te amo e vou gritar
      Pra todo impopular ouvir
      Ter você é meu desejo de viver
      Sou Tomir e teu amor
      É que me faz parar de beber
      E me entrego, mente e alma
      Pra você

        • Mais música brega pra trilha sonora:

          Há tanto tempo que eu magoei você
          Fui escondendo o meu orgulho
          Mesmo longe não me conformei
          em não ter você… no meu futuro…

          O Desfavor nasceu e eu regressei
          A trollagem é infinita
          E você noite e dia no meu computador
          Trouxe a luz
          Do nosso instante mais bonito

          Na escuridão a tua escrita me iluminava
          E a minha estrela-guia era o teu riso
          Histórias do Tomir do passado
          São alegres quando lembram
          Novamente os impopulares que se amam…

          Em cada postagem diária eu desejava
          O reencontro com teu corpo abrigo
          Ah! Minha adorada
          Não deixe que Deboras e Alicates
          te façam desprezar o meu abraço
          Te amo!

        • Se ele tivesse essa postura, nunca nem teriamos terminado. Não adianta, ele acha que tudo que ele faz é justificável e que eu sempre estou exagerando…

          • Tomir,
            Pega um avião pro RJ, AGORA! [3]

            A vida é curta.
            A vida é uma.
            A oportunidade passa.
            Nem todos têm a sorte de serem amados e de amarem (o que é tão difícil quanto) pessoas tão geniais como vocês. Então não joguem isso fora!

            E parem de orgulho.
            A longo prazo vocês todos estarão mortos mesmo. O orgulho não sobrevive.

            PS: Podia ter Siago Tomir todo dia!!!!!!!
            <3

  • Estou adorando Siago Tomir em tempo real!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tomir, usa essa sua cabeça de peixe genial para surpreender a Sally!

    Estou na torcida!

  • Se fosse verdade eu acharia que a Sally tinha viajado pra fazer DR ao vivo, já que pela net ou tel não é suficiente pra caso importante. Como eu não acreditei, então eu acho que a Sally tá com outros projetos de roteirista e não perdeu a oportunidade de exercitar a criatividade em mais um ST bem fictício.
    De qualquer forma me aliviou saber que a RID continua!

    • Você acha mesmo que meu ex está com OUTRA e eu vou gastar tempo e dinheiro viajando para conversar? Sério mesmo? Estávamos terminados, ele podia fazer o que quisesse. Era só manter a coerência e, se estava com outra, não me ligar.

  • Percebi que era verdadeiro por detalhe bem simples: a Suellen não fez nenhum comentário.
    Torço pelo entendimento, mas retomar o relacionamento acho beeem difícil. São dois gênios sim, mas entendo o que a Sally sentiu. Prioridades.

    • Ela SABE que o bicho está pegando fogo. Aliás, perceba a reação dos Impopulares que nos conhecem pessoalmente: tá todo mundo tratando a situação com muito respeito.

      • Tá, eu não conheço pessoalmente. O negócio foi sempre esquema de trollagem que agora ninguém mais acredita em nada,isso se algum dia acreditou. Também porque um caso desses sendo sério seria o cúmulo da escrotidão. A Sally não merecia isso. Custo a acreditar que o Somir foi capaz.

        • Olha, estavamos separados. Meses haviam passado. Não tenho como cobrar fidelidade. Mas uma certa postura a gente espera. Por isso eu disse que jamais iria atras dele em uma situação assim. A regra é clara: quem fez a merda que se desdobre para desfazer o estrago.

  • O que eu não entendi dessa história toda foi como começou. Por que afinal fazer aquele Siago Tomir tratando desse assunto? O que se esperava com isso?

    • O que eu espero sempre que escrevo um Siago Tomir, há sete anos. Nada mudou, exceto pela reação de Siago Tomir, que sempre teve o bom senso de aceitar os erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: