Tudo sobre todos.

O site “Tudo sobre todos” está dando o que falar. Consiste em um site que tem informações sobre todos, como o próprio título diz. Informações preocupantes, como endereço, telefone e até mesmo nome de vizinhos ou a planta da sua casa. O assunto ganhou foco esta semana e deu início a uma série de debates extremamente idiotas, repetitivos e pequenos onde os anencefálicos de plantão insistem em ver a questão de ângulos limitados.

O texto de hoje não se propõe a apresentar respostas, apenas a levantar os questionamentos que eu entendo pertinentes e jogar um que outro achismo no ar. A resposta espero encontrar de vocês, nos comentários.

O primeiro ponto a ser levantado é que o site alega que todas, TODAS as informações que estão ali são públicas. Quer diz, ninguém invadiu a conta de ninguém para roubar dados, para obter informações privadas. Apenas fizeram uma compilação do que estava disponível sobre as pessoas e reuniram na forma de fichas, por nome: publicações no diário oficial, certidões, documentos, decisões judiciais, informações de rede social e outras alimentam o site.

Daí vem um desdobramento: nem sempre um dado que não é sigiloso é necessariamente público. Seu imóvel está registrado em um cartório, onde você aparece como proprietário, não é secreto, está documentado onde você mora e qualquer pessoa pode saber quem é o proprietário desse imóvel tirando uma certidão. Mas isso não quer dizer que esse dado deva ser disponibilizado de imediato, sem a devida burocracia, acessível por qualquer um. Ser público x ser tornado público.

Mas, ao mesmo tempo, quem quer saber vai no cartório, nem que seja com nome falso, e descobre. Até que ponto disponibilizar dados que podem ser obtidos por vias apenas um pouco mais complicadas é motivo para escândalo? A verdade é que essa era virtual nos confundiu, não sabemos bem traçar a linha que separar o privado, o público e o tornar público. Tudo que é público pode ou deve ser tornado público?

Até que ponto podemos recriminar a divulgação compilada de dados que nós mesmos jogamos em redes sociais e outras ferramentas públicas? Parece aquele fumante que, apesar dos avisos no cigarro, processa a empresa por ter câncer. Mesmo que muitos desses dados sejam roubados de prestadores de serviços, faz parte do jogo da internet: ninguém está seguro na internet, sempre dissemos isso. Será que podemos reclamar de alguém que está tirando proveito da nossa burrice ou será que nós somos os reais culpados e estamos apenas chutando o espelho?

Durante muito tempo a humanidade aprendeu a associar a sensação de segurança à privacidade: se ninguém soubesse, era seguro. Se não pudessem te encontrar, era seguro. Se não soubessem onde seu filho estuda, onde ele mora, seus horários, ele estaria mais protegido. Mas a realidade mudou. Hora dos nossos mecanismos de segurança mudarem também. Talvez seja hora de usar essa mesma infraestrutura que acabou com a nossa privacidade, mas desta vez voltada para a nossa segurança.

Se eu tivesse um filho, metia um chip no pescoço dele e acompanhava cada passo seu via GPS do meu celular. Isso, ainda que questionável, é possível. Hora de trabalhar na esfera do possível em vez de ficar querendo enxugar gelo e tentar trazer o velho plano de privacidade como segurança de volta. Não tem mais volta, aceita que dói menos.

Até que ponto existe privacidade hoje em dia? Com smartphones com GPS, redes sociais, evasão de privacidade… será que realmente temos privacidade? Vou lhes dizer uma coisa, quem entende de informática obtém a informação que quiser. Não existe mais privacidade. Então, já que “a informação que quiser” está ao alcance de uns poucos, não seria menos perigoso socializar e deixar tudo ao alcance de todos, assim colocamos a sociedade toda em pé de igualdade? Quero ver alguém fazer uma covardia com alguém se todo mundo estiver com o cu na mão.

Além disso, jogar merda no ventilador e admitir que tudo sobre todos está disponível daria uma nova perspectiva a essa massa que se acha protegida pela internet: acabou a ilusão de proteção. Talvez finalmente as pessoas comecem a se determinar de acordo com a real situação, tomando mais cuidados, desenvolvendo novos mecanismos. O “tudo sobre todos” já existe faz tempo, apenas foi compilado de forma fácil agora, mas ele já é real por mais de uma década.

Além disso, quando foi para a internet transformar o mundo em “terra sem lei” de modo a beneficiar as pessoas, ninguém reclamou, né? Todo mundo adora ver seu filme, sua série, sua música ou seja lá o que for de graça. Todo mundo que pisa na internet se beneficia de seu lado “sem lei”. Meus Queridos, é o efeito homem-aranha: com grandes poderes, grandes responsabilidades. Queriam o que? Ter o bônus sem ter o ônus? Haja cara de pau, né? Aceitem o lado ruim.

Porém, algo de muito sujo está no ar: o site cobra para divulgar algumas informações. Mostram uma base de graça e se você quiser mais, paga e recebe. Existe alguém explorando financeiramente informações nossas. Isso é, no mínimo, imoral. Abstraindo o fato de que informações importantes que levam diretamente até nós, nosso horários, nossas vidas, podem ser dadas a sequestradores, estupradores ou malucos vingativos, tem também o lado de recompensar financeiramente alguém que não tem méritos.

Feio, sujo e escroto. Mas proibir não é a solução. Proibir dificilmente é a solução para qualquer coisa. Coisa mais boba essas petições, essas pressões, esse histeria legal. Não vai adiantar. Talvez outras atitudes sejam mais inteligentes, tipo dar de provar do próprio veneno. Já pensou se alguém descobre e prova quem é o responsável por vazar tudo sobre todos e vaza informações sobre essa pessoa? Garanto que esse sujeito nunca mais dorme em paz. Estamos em um novo mundo, meus amigos, com novos problemas. Hora de buscar novas respostas. Tentar resolver novos problemas com soluções antigas é como tentar encaixar um quadrado em um buraco para um círculo: patético e ineficiente.

Legalmente falando, não é permitido fazer um banco de dados sobre pessoas da forma como o site fez. Ocorre que ele não é “brasileiro”, aparentemente seu local de origem são as Ilhas Seicheles e seus servidores estão na França. Isso significa que legalmente, o Brasil pode fazer quase nada sobre o assunto.

Para tentar começar um processo, teria que ser via Carta Rogatória, um mecanismo falho e demorado que provavelmente não daria em nada. Vai por mim, não tem como encontrar a pessoa. Podem até conseguir tirar o site do ar (coisa que eu acho bem difícil que aconteça em escala mundial), mas ninguém vai ser responsabilizado. Assim como meu idolatrado e amado Popcorn Time, o Tudo Sobre Todos usa um velho conhecido nosso: o domínio “.se”. Não entendo nada disso, mas uma coisa eu aprendi: ninguém te pega no domínio “.se”. Maiores dúvidas falar com Somir.

O que se faz, é o que em direito se apelidou carinhosamente de “animus esperniandi”. O Ministério Público finge que é eficiente e tenta remover o serviço do Brasil. Isso é o mesmo que nada, pois estamos falando de internet, você não precisa estar no país para acessar algo desse país. Da sua casa, nesse exato momento, você acessa sem dificuldades sites de qualquer parte do mundo.

Olha, da minha parte, estou cagando. É chato ter informações pessoais expostas, mas desde que caiu a ficha em mim de que o mundo mudou, que o pêndulo virou de forma irreversível, eu passei a ligar o foda-se para minha privacidade. Acabou. O sonho acabou. Ou aprendo a funcionar sem me amargurar em um mundo sem privacidade, ou acabo deprimida. Após muito tempo de trabalho mental, hoje posso dizer que quase não ligo mais para minha privacidade. Não se assustem se qualquer dia desses eu disponibilizar uma selfie minha. Lutei contra o quanto deu, perdi e tenho a inteligência de não dar murro em ponta de faca. Burro é aquele que não sabe desaprender e reaprender novamente.

E vocês, o que acham do Tudo Sobre Todos? Como devemos lidar com isso?

Para pedir insistentemente pela selfie, para perguntar se pode trocar por uma belfie ou ainda para deixar uma opinião super bacana que me acrescente muito sobre o assunto: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (28)

  • O site foi derrubado no ano desse post, mas já voltou. Por sorte as informações que vi sobre mim estão muito desatualizadas, coisa de 8, 9 anos atrás. Mas com tanta celebridade, CEO e herdeiro por aí, por que iriam atrás de mim? Creio que a irrelevância é a única “proteção” que sobrou.

    • Sempre tem um maluco querendo algo da gente. Mas se não teve nenhum contato até agora, a pessoa nem deve ter visto…

  • Volta e meia aparecem sites assim. Lembra do Nomes Brasil, que achava o CPF, data de nascimento e RG de qualquer um pelo nome?

    Não se sabe quem coloca eles no ar, mas costumam cair em menos de um mês.

  • Cara, geral tem acesso aos nossos dados. Digo geral mesmo, isso inclui ate atendentes de tlmkt. Esses dias fiz uma compra online e a pessoa que me atendeu da ” análise de crédito ” sabia até onde trabalho e meu antigo endereço. Detalhe que era minha 1 compra naquela loja.
    Teve uma vez que golpistas me mandaram um telegrama eles sabiam todos os dados do meu pai e queriam que eu depositasse uma certa quantia numa conta pra receber um suposto beneficio do INSS. Fiquem atentos e não acreditem em ninguém que ligue ou mande carta ou email com seus dados!

  • E pelo DNS, os servidores NÃO estão na França. Aparentemente estão nos EUA, Sally, e inclusive os IPs indicam para os servidores do CLOUDFLARE.

  • A preocupação aqui é principalmente por conta de certos 171, que tendem a utilizar tais informações a favor de seus próprios interesses. Poderia também haver a preocupação com empresas de cobrança ou que usam tais dados pra efeito de marketing, mas no geral, as mesmas tem outros meios pra chegar em seus “alvos” (como o cadastro do Serasa e os cadastros dos data-centers que servem as empresas de call-center por exemplo).

    No entanto, considerando que aqui já se chegou a vender CDs cheios de informações de dados pessoais (isso já no fim dos anos 90), considero idiota empreitar uma demanda contra esse tipo de site.

    De qualquer forma, os danos tendem a ser pequenos, mesmo porque o acesso não é irrestrito, a não ser, é claro que haja um vazamento que culmine num “roubo” de tais dados resultando em um EXPOSED.

  • Não deve ser o caso desse site especificamente, mas há outros que fornecem informações de PF e PJ a partir de sistemas que a receita federal disponibiliza para autarquias da União. É tão descarado que a disposição dos campos de informação à venda nesses sites é igualzinho ao do sistema da receita federal.

  • Impressão minha ou o site só mostra brasileiros que ainda vivem no Brasil??? Por sorte (ou não), minhas informações estão antigüíssimas… Mostra a cidade que eu fiz a universidade, apenas… E nada mais!

  • Quem é peixe pequeno tipo eu e a maioria, não precisa se preocupar. O que podem fazer com as informações pessoais? Ver se o cara tem dinheiro e armar um sequestro?Eu acho sacanagem, mas caguei pra isso. Assim fica fácil ser detetive, acho que vou mudar de ramo!

      • Esse tipo de coisa é até fácil de pegar. O infeliz pode até executar o crime, mas tem maiores probabilidades de ser pego, em especial se for um zé ruela. Sem contar que boa parte dos dados estão “desatualizados”. Quem tá por trás dessa é gente do underground channer, que faria normalmente tal negócio lá na Deep, mas resolveu partir com essa (e a com a do “nomes brasil”) pra causar mesmo.

  • Meu primeiro impulso foi ver se meus dados estão no site. Estão! Será que devo pagar para ver o que tem sobre mim ali? Mas pagar é jogar o jogo deles….

    • haha, também pensei em dar uma olhada… mas melhor não, fiquei com medo. Vai que indo lá a gente acaba fornecendo mais material. Pelo visto estou muito desinformada, nem sabia da existência desse site.

      agora eu fiquei curiosa: se no domínio .se pode tudo porque o desfavor não o usa?

    • Marina, você pode ver sem pagar o número do CEP, o que por si só já ajudaria bastante numa eventual localização.

    • O que tem lá sobre mim ao público é só o CEP… da cidade que morei antes da que moro atualmente. Por impulso eu pensei “hahaha que trouxas” mas depois caí na real.
      Olha, eu não pagaria pra saber o resto, até porque se caso eu soubesse tudo o que tem lá sobre mim, provavelmente nem sairia mais de casa. Em compensação eu nunca me evadi a ponto de saberem o que eu comi na janta da última terça. Mas podem até saber mais sobre mim do que eu imagino, mas também me pergunto por que diabos alguém iria stalkear uma garota qualquer feito eu e se dar o trabalho de coletar meus dados. Enfim.
      Meh, deixa na vibe Schrödinger mesmo. Pelo bem da minha sanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: