Não importa qual o modismo da vez, milhares, talvez milhões de pessoas estão seguindo. O ser humano parece programado para repetir comportamentos de seus pares, mas Sally e Somir discordam sobre o mérito de se adequar aos modismos. Os impopulares não inventam moda e dão suas opiniões.

Tema de hoje: Quem segue modismos está sendo babaca?

SOMIR

Sim, está. Sally sugeriu o tema usando o termo “moda”, mas eu pedi para focarmos nos modismos. Não sei se para você tem diferença, mas para mim tem: moda é uma ideia mais geral sobre padrões de apresentação que vão se modificando lentamente com o passar do tempo, modismos podem ser desde um tipo de acessório de vestuário até mesmo uma dieta, algo normalmente de curta duração e de origens mais nebulosas. Modismos surgem e desaparecem sem dar muita explicação.

O que não quer dizer que eu ache moda uma coisa babaca, mas eu guardo esse pensamento extremamente comunista para mim. Falemos de modismos: há um pronunciado grau de babaquice na ideia de simplesmente imitar outras pessoas como forma de validação pessoal. Um ranço de sociedade primitiva onde liberdades pessoais e pluralidade de opiniões gostos ainda não eram consideradas importantes. Conformidade por conformidade sempre me soou algo babaca.

O “comportamento de manada” tende a trazer à tona o pior da humanidade. Quando estamos apenas imitando uns aos outros, a responsabilidade fica difusa o suficiente para ninguém pensar bem nas consequências de seus atos. Sei que é abrir a argumentação com armas pesadas até demais, mas até um linchamento é um modismo. É um surto de imitação mal explicado que desaparece tão rápido quanto surgiu. Usar uma roupa ou um acessório “estranho” não é crime, é claro, mas a aceitação do modismo – o comportamento de bando humano – como algo inocente e natural faz parte de muitos de nossos problemas.

Acho que quem segue modismos está sendo babaca por um motivo muito simples: aceita-se uma informação sem fazer nenhum juízo de valor dela. Essa é a raiz de muitos dos nossos mais sérios problemas como espécie. Tudo bem que um modismo como uma dieta da alface na lua cheia não vai destruir a humanidade, mas não perceber como danoso (ou babaca) o estado mental de aceitação sem crítica como método de aceitação social possivelmente vai.

Qual a lógica de ir comprar uma roupa com a cor que está todo mundo usando senão necessidade de aprovação? Essa roupa te atrairia naturalmente? Há algo nela que te seja importante sem as vantagens da imitação? Modismos são resultado de baixo interesse em desenvolvimento de uma visão de mundo complexa. As pessoas não querem pensar nos seus gostos e buscar material compatível com suas vontades, preferem apenas consumir o que lhes é imposto. E se você acha que o que a publicidade e a mídia empurram goela abaixo da população é apenas para o benefício dela, bom, você está sendo babaca.

É muito interessante para quem tem o poder de ditar padrões sociais e de consumo que as pessoas ajam de forma homogênea, que não tenhamos muitos dos nossos com gostos e opiniões bem definidas ao ponto de ignorar suas mensagens quando lhes for mais conveniente. É essencial que as pessoas adiram aos modismos para que possam ser melhor controladas. Talvez você seja um espírito iluminado que consiga transitar entre o modismo e a visão crítica sem dificuldades, mas o simples fato de aceitá-los eventualmente te torna parte do problema.

Num mundo tão focado em consumo, nossas escolhas tendem a ser um financiamento das escolhas de governos e empresas. Consumir o modismo é uma forma de pagar pelo privilégio de obedecer quem está pouco se importando com o que você quer ou precisa. Sério que não parece babaca validar algo assim? É complicado analisar uma situação quando você se coloca dentro dela. Aceitar os modismos sem senso crítico significa abrir mão da oportunidade de aferir valor real às escolhas que faz. Segue-se o bando, em direção à paragens mais verdes ou em direção ao abismo.

Sem contar que modismos frequentemente te deixam com uma sensação de vergonha pregressa. Aquele cabelo, roupa ou programa que todo mundo fazia no passado e agora parece ridículo… bom, spoiler: sempre foi ridículo. Você só fingiu que não por algum tempo. Essa suspensão provisória do respeito próprio deveria ser um grande indicativo que modismos nunca fizeram muito sentido para começo de conversa. Não é muito menos babaca aprender com os erros e evitar cair nessas armadilhas de novo?

Modismos são informações sem fonte aceitas como verdade inquestionável. Modismos são boatos que se espalham como um vírus na nossa sociedade e incentivam apenas a redução temporária do bom senso. Sim, a maioria vai ser inocente o suficiente para render só uma foto engraçada, mas e quando coisas como “cura pelos cristais” viram modismo? Fácil achar que só usamos roupas estranhas por causa disso, mas muita gente se mete em enormes furadas por acreditar piamente que repetição de comportamento alheio é sinônimo de análise crítica da situação.

O modismo é resultado de um “bug” cerebral muito comum, e deveria ser combatido como tal. Quando terceirizamos nossos gostos e bom senso para a coletividade, a tendência é andarmos no passo do mais lento de nós. Não é só algo que está na moda, é uma falha grave de compreensão da realidade tratada como algo inocente. Somos seres sociais, mas dependemos muito da capacidade de entender o mundo pela nossa própria ótica. Não fosse assim, ainda estaríamos numa sociedade onde as pessoas parecem se importar demais com a orientação sexual uma das outras… opa, falha minha, é exatamente onde estamos: gente repetindo argumentos estúpidos porque sabe que mais pessoas estão fazendo. Informação sem fonte, repetição sem senso crítico.

Modismos são uma coisa babaca por definição. Pode ser mais fácil dizer que para assim que quiser, mas pensa direito: é assim que funciona? Se quiser viver num mundo onde o lado ruim dos modismos não exista mais, não pode se render a um deles assim que achar conveniente. Algum grau de imitação deve mesmo existir para manter alguma “cola social”, mas do jeito que fazemos atualmente, é uma âncora. É muita imitação sem conteúdo.

Lembrem da sabedoria ancestral da frase: se alguém pular da ponte, você vai pular também?

Para dizer que ser do contra é um modismo, para dizer que achou que eu forcei demais a barra com os exemplos, ou mesmo para dizer que eu só estou azedo por perder de zero na semana passada: somir@desfavor.com

SALLY

Quem segue modismos é babaca? Não, claro que não. Existem muitos motivos pelos quais alguém decide seguir modismos, e nem todos eles fazem da pessoa uma babaca.

Seguir modismos pode ser um recurso. Um recurso para socialização, manipulação e até ascensão profissional. Nem todos que o fazem estão manipulados por uma indústria destinada a enfiar coisas na cabeça de consumidores. Seguir modismos pode ser, inclusive, uma forma de facilitar sua vida, poupar tempo e dinheiro.

Modismos podem te aproximar de grupos de seu interesse, dos quais você possa extrair algo de útil: vender, obter propaganda gratuita, prestígio e outros, onde o resultado final é dinheiro. Seguir modismos pode sim dar um belo lucro, se você for o esperto que sabe explorar aqueles que seguem modismos por babaquice.

Também pode ser um facilitador de vida. Um exemplo idiota: eu sigo modismos de maquiagem. Não por ser uma cabeça vazia manipulada pela mídia e blábláblá, mas porque isso facilita enormemente minha vida, que no momento está caótica e sem tempo. Qual é o modismo da vez? É batom claro? É sombra escura? Joinha, é isso que vou comprar, pois estará à venda em tudo quanto é lugar, será fácil de encontrar e não será caro. Não tenho tempo para fazer a mega-maratona procurando algo que será difícil de encontrar e caro. Como abrir mão de maquiagem não é uma opção, vai o que estiver na moda, assim otimizo tempo da minha vida.

Estar minimamente inserido e aceito socialmente é sim característica determinante para sucesso profissional da maioria. Salvo raras exceções, hoje, todos nós dependemos da nossa apresentação pessoal e de um patamar de aceitação mínimo da sociedade. E quanto mais empatia causarmos, maiores as chances de sucesso. Assim, compreendo perfeitamente quem adere a modismos com essa clara finalidade mimetista, um camaleão humano, que tira proveito de idiotas que julgam pela aparência para se mostrar confiável e atraente. É recurso, não babaquice. É um recurso muito esperto, por sinal. Aqui é Brasil, a competência tende a ficar em segundo plano, infelizmente.

Tem ainda aqueles que tem consciência de sim mesmos e sabem que são um desastre tomando algumas decisões. Tem gente sem noção alguma de adequação, gente que, por exemplo, tem o dom de se vestir mal. O modismo escora essas pessoas em algum nível, pois os poupa da decisão (provavelmente equivocada). Eles apenas aderem, e, ainda que não vire o melhor dos mundos, ainda que o modismo não beneficie a pessoa plenamente, estão escorados por algo que todo mundo está fazendo, mitigando de alguma forma sua inadequação. Sim, seguir modismo pode apenas ser conveniência, preguiça ou incompetência.

Uma distinção importante aqui: seguir um modismo não necessariamente é sinônimo de total conformidade. É possível seguir um modismo debochando dele ou até mesmo dando um toque pessoal que o torne único para você. O modismo é fazer luzes nas pontas do cabelo? Tá todo mundo com a pontinha do cabelo loira? Gosta mas não quer ficar igual a todo mundo? Faz como eu e fica com a ponta do cabelo azul. Dá para brincar com modismos, dá para ousar, inovar e subverter sem que com isso se deixe de aderir a eles. Além de ser divertido, é um experimento social interessante.

E, porque não, pode ser que a pessoa genuinamente goste dos modismos. Nessa diarreia informacional que internet e redes sociais nos trouxeram, dezenas de modismos aparecem, do nada. Dentre eles, acho provável que a pessoa se interesse legitimamente por apenas um. Eu amei com todas as forças do meu ser o modismos da volta do patins de quatro rodas, pois não posso usar o outro. Está todo mundo usando, fotografando e ostentando como status. Eu amo por poder usar sem sentir meu tornozelo doer. Pessoas tem o direito de aderir a modismos por gostar deles ou por eles lhes serem úteis em algum nível.

Como esses, cito vários modismos que me favoreceram e eu aderi convicta, por caírem como uma luva para mim. Coisas que batiam com meu momento de vida, com meus recursos financeiros, com meus gostos pessoais. Com a disseminação rápida da informação, é muito fácil encontrar modismos que te conquistem. Escolha os seus e seja feliz, babaca é quem se priva do que gosta por medo do que os outros vão pensar.

Generalização boba dizer que todo mundo que segue modismos é babaca. Babaca é quem deixa de fazer algo por medo de parecer babaca. Eu avalio babaquice por outros critérios. Aliás, eu considero várias pessoas babacas POR NÃO seguir modismos, já que isso seria determinante para seu sucesso profissional. Gente que se prejudica pelo prazer de ser do contra, o que nada mais é do que uma forma boba de auto sabotagem.

Não estou dentro da cabeça de ninguém para compreender os motivos que levaram aquela pessoa a aderir a modismos. Se foi apenas imposição social e busca por uma sensação de pertinência, eu acho realmente meio babaca. Mas, se foi por qualquer outro motivo, não bato o martelo com tanta rapidez.

Quem segue modismos sem pensar, sem questionar, sem decidir pode ser babaca. Quem, para seguir modismos, prejudica sua saúde (metade do Rio de Janeiro) é babaca. Mas não é toda e qualquer pessoa que segue modismos que vira automaticamente um babaca. Não é o ato e sim a motivação que me faz atribuir a alguém a desonra de ser babaca.

Para me chamar de babaca, para chamar o Somir de babaca ou para reclamar do tema pouco polêmico: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (9)

  • Pessoalmente, não conheço pessoas que seguiram modismos por motivos que não fossem apenas segui-los. As respostas mais comuns que ouço sobre por que ouvir tal gênero de música, usar tal cor bizarra de roupas, são “porque sim” e “porque todo mundo tá usando”. Ainda não consegui encontrar gente que sustentasse argumentos válidos pra justificar aquele “sertanojo dor-de-corno” ou aquela “calça-cor-de-marca-texto”. Mas isso, claro, não significa que elas não existam. Apenas que, particularmente, nunca vi isso

      • Surgiu aqui um “coisa certa nunca muda” entre parentes na “minha” casa, de uma que tá numa “fase” (mais) mimimi (ainda) por causa do trabalho que traz aquele “estão descontando (redirecionando) aqui de novo !” – até que dessa vez fui (bem) mais rápido em “virar o disco”…

  • seguir modismo, só pra fazer parte do grupo, é babaquice sim; eu tenho contato com muita gente que faz isso todos os dias e tá muito longe de ser algo vantajoso, é só reparar na quantidade de pessoas que atualmente escutam sertanejo universitário só por que tá na moda, aposto que em 2005 essas mesmas pessoas escutavam pop rock por que era moda, mas se você realmente gosta de alguma roupa,ou musica da moda eu não vejo problema nenhum, essa linha é muito tênue entre gosto pessoal e aderir ao pensamento de manada, não podemos aceitar tudo que a mídia diz sem questionar

  • Achei a pergunta um pouco “incompleta”.

    Quem segue modismos pode, ou não estar sendo babaca. Exemplos:

    Para mim a pessoa que segue modismos porque GOSTA de verdade e ainda tem o plus de poder se dar bem na vida por isso, está longe de ser babaca.

    A pessoa que segue modismos apenas por querer andar com a manada, mas no fundo ODEIA o que está fazendo, além de sem personalidade, está sendo babaca.

  • Às vezes nem tem motivação extra pra seguir modinha, a pessoa se identifica e copia o padrão instintivamente. Babaca é quem faz algo contrariado, que segue comportamento escroto sabendo, mas faz só porque tá na moda.

  • Concordo com a autora da ponta do cabelo azul.

    Afirmar que quem segue modismos está sendo babaca é generalizar precipitadamente sem levar em conta as particularidades e os detalhes de cada escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: