A cigarra e a formiga – Reloaded

Centenas de formigas com cara amistosa e grandes olhos carregavam comida nas costas, enfileiradas, em direção ao formigueiro. Comida esta que seria estocada para assegurar alimentos quando o inverno chegasse. Durante o trabalho, conversavam entre si.

FORMIGA 1: Que barulho horrível é esse?
FORMIGA 2: É a Cigarra cantando
FORMIGA 1: Aff… que som horrível!
FORMIGA 2: Sim, terrível. O que ela está fazendo cantando a essa hora?
FORMIGA 1: Sempre foi assim, desde pequena. Não quer saber de trabalho duro, só de farra
FORMIGA 2: Minha mãe sempre me alertou que ela não era bom exemplo
FORMIGA-CHEFE: Deixem ela, quando o inverno chegar, ela ficará sem comida por não ter se esforçado durante o verão e virá implorar por ajuda!

Mais um dia de trabalho pesado. Novamente as formigas conversam.

FORMIGA 1: Olha lá a Cigarra, deitada, tomando sol
FORMIGA 2: Em vez de trabalhar, leva essa vida acomodada. O que ela acha? Que vai cair comida do céu?
FORMIGA 1: Nós já tentamos alertar, ela não deu ouvidos…
FORMIGA 2: Eu sei, é que sinto pena, pela amizade da infância, queria ajudar.
FORMIGA-CHEFE: Parem de se preocupar com a vida alheia, a hora da Cigarra vai chegar. Não adianta falar, quando ela ficar sem comida no inverno ela aprenderá uma lição na prática! Foquem no trabalho de vocês, que serão recompensados.

As formigas seguiram o conselho e pararam de se preocupar com a Cigarra. Em vez disso, canalizaram todas as suas forças, toda sua energia para um trabalho duro, o que lhes rendeu uma produtividade triplicada. Nunca o formigueiro havia estocado tanta comida, todos estavam muito orgulhosos e com a certeza de um inverno farto.

Porém, às vésperas do inverno, uma surpresa se abate no formigueiro.

FORMIGA 1: *palavrão
FORMIGA 2: O que foi? O que aconteceu? Prendeu a antena na pata novamente?
FORMIGA 1: Você ainda não soube?
FORMIGA 2: Não…
FORMIGA 1: A Formiga Líder, aquela com uma pata a menos, aumentou nossa contribuição obrigatória de comida!
FORMIGA 2: Como assim?
FORMIGA 1: Ele diz que é para ajudar quem não tem comida no inverno!
FORMIGA 2: Mas… não tem comida no inverno que não trabalhou para ter comida no inverno! Nós que trabalhamos duro todo o verão temos que alimentar quem não fez nada?
FORMIGA 1: Aparentemente sim
FORMIGA 2: *palavrão
FORMIGA 1: E ainda usarão nossa comida para financiar uma série de iniciativas improdutivas!
FORMIGA 2: Como por exemplo?
FORMIGA 1: Jogos de arremesso de grãos de areia
FORMIGA 2: JOGOS?
FORMIGA 1: Sim, jogos
FORMIGA 2: Temos que ficar com menos comida para que se realizem jogos?
FORMIGA 1: Assim foi mandado
FORMIGA 2: Não me conformo, precisamos fazer alguma coisa!

Injuriadas, as formigas se reuniram em um grupo de mais de mil e forma conversar com a Formiga-Chefe.

FORMIGA 1: Trabalhamos duro o verão todo esperando a recompensa de fartura no inverno e agora vão pegar quase metade da nossa comida?
FORMIGA-CHEFE: São decisões superiores. Ordens da Formiga Líder, infelizmente não posso fazer nada. Minha cota de grãos também foi confiscada.
FORMIGA 2: E se não pagarmos? Não concordamos com o destino dado a estes grãos!
FORMIGA-CHEFE: Infelizmente, aqueles que não pagarem, serão expulsos do formigueiro. Não tomem nenhuma atitude impensada, em poucos dias começa o inverno e vocês não vão sobreviver no mundo lá fora.

Revoltadas, as formigas foram obrigadas, elas mesmas, a levarem metade de seus alimentos até a Formiga Líder. Na porta do formigueiro da Formiga Líder Barbada, um enorme cartaz lhes chama atenção. Era o anúncio de um show, pago com aquela comida que eles lutaram para conquistar: “Estrelando, A Cigarra”.

Atônitas, as formiguinhas olhavam fixamente para o cartaz sem saber o que pensar.

FORMIGA 1: Não pode ser…
FORMIGA 2: Estão usando nossa comida, conquistada com muito suor e sacrifício, para contratar a Cigarra para cantar?
FORMIGA 1: Ela canta mal! Ela canta horrível!
FORMIGA 2: Está tudo errado, essa comida era para assegurar um inverno tranquilo para quem se esforçou!

As formigas são subitamente encharcadas de lama. Quando conseguem limpar seus olhos, percebem que quem as sujou foi a Cigarra, montada em um Louva-Deus do ano, automático e conversível. Ela desce do Louva-Deus trajando um longo e brilhante vestido vermelho. Maquiada e cheia de jóias, ela os aborda:

CIGARRA: Desculpa… eu molhei vocês?
FORMIGA 1: Cigarra?
FORMIGA 2: Você está diferente…
CIGARRA: Obrigada! Minha carreira de cantora decolou, graças aos shows que a Formiga Líder me contratou para fazer. São tantas propostas…
FORMIGA 1: Você está rica…
FORMIGA 2: Muito rica…
CIGARRA: Ahhh, que bom que vocês trouxeram sua cota de comida! Vou precisar disso para minha turnê internacional, financiada pelo nosso Líder, com objetivo de propagar nossa cultura pelo mundo!
FORMIGA 1: Eu não acredito nisso…
FORMIGA 2: *esfregando os olhos com as patinhas por não acreditar no que estava vendo
CIGARRA: Cantar é ótimo, vocês deveriam tentar!
FORMIGA 1: Eu não sei cantar
CIGARRA: Então dance!
FORMIGA 2: Você vai usar nossa comida para viajar? É isso?
CIGARRA: Siiiim! Semana que vem eu canto na França, vocês acreditam?
FORMIGA 1: Não
FORMIGA 2: *desmaiando
CIGARRA: Se quiser alguma coisa da França, é só me pedir!
FORMIGA 1: Quero sim…
CIGARRA: Diga
FORMIGA 1: Se você encontrar um tal de Jean La Fontaine, diz que eu mandei ele à puta que pariu!

Para dizer que foi fofo mas formiga alguma é mais interessante que sexo, para ter pena das formigas suíças ou ainda para começar a investir em carreira de cantor: sally@desavor.com

VOTAÇÃO AQUI

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (16)

  • Que coisa, não? Eu fui dormir ontem, pensando em postar o seguinte comentário: ” Puxa vida , Sally, ta cansativo ler esses comentários. Porque o Somir não arranja um recurso que limita os caracteres…” Agora, abro o pos seguinte e o que encontro? É isto ai Sally. Bota ordem na casa mesmo! É tao bom ler um texto objetivo. Falta de consideração, inclusive, pois você sempre fala que empreende por fora.

  • Hora que eu li estremeci de raiva. Sério, como podem essas formigas sermos tão burras!!!!!! Acho que elas precisam de um formigueiro menos invasivo…

  • Eu acho que deveriam fazer o impeachment dessa formiga chefe!
    Obs: Formiga > sexo. Trollar > Sexo. Desavisados > Não fode!

    • Vamos combinar uma coisa? Comentário é, como o próprio nome diz, COMENTÁRIO.

      Texto inteiro é para ser publicado como DESFAVOR CONVIDADO.

      Apesar de eu tentar explicar por sete anos que minha vida é muito corrida, que eu não ganho um centavo aqui, que isso me obriga a ter um trabalho, parece que a ficha ainda não caiu. A internet deve gerar a sensação de que eu estou sempre disponível.

      Uma coisa é ler um texto em um final de semana antes de publicar, outra é perder minha hora de almoço ou o pouco tempo livre que tenho lendo textos embutidos em comentários durante uma semana de trabalho e horários apertados. O que vai acontecer se cada leitor resolver escrever sua própria versão de um texto nosso nos comentários? Eu não trabalho mais. Eu passo o dia todo lendo comentários antes de aprovar!

      Como não posso me dar ao luxo de não trabalhar mais, fica combinado de uma vez por todas que comentário é para COMENTÁRIO, já que para texto temos o Desfavor Convidado. E talvez eu também esteja passando outra impressão errada: Desfavor não é democracia, é contrato de adesão. Reclamar, contestar ou questionar as limitações do que podemos dar, quando isto está sendo cedido gentilmente de graça é, no mínimo, falta de noção, bom senso e até de educação. É do nosso jeito. Não gostou? Vai embora.

      Censura? Não, ordem na casa. Não estou me recusando a publicar, estou me recusando a publicar nos comentários. Acabou essa de reescrever nosso Top Des, acabou texto alternativo, acabou qualquer coisa que me inviabilize continuar respondendo a quem interage com o tão amado poder de síntese. Eu sei que não parece, mas sim, eu tenho uma vida fora daqui e é um malabarismo enorme fazer um blog de postagens diárias e responder a todos, por isso, pela última vez repito: COMENTÁRIO É PARA COMENTÁRIO, texto é no Desfavor Convidado.

      Daqui para frente é banimento. Fica a dica.

      • Faço minhas as palavras da Sally…

        Aliás, não, tem mais: agora que eu leio os comentários antes por causa de gente sem noção, começo a ver como existem categorias e categorias do tipo. Tá na hora de filtrar um pouco mais! Se você vem me escrever um texto inteiro como comentário, eu fico obrigado a ler vários deles, porque mais gente se empolga. E nós só te ‘cobramos’ um por dia. E, de boa? A gente escreve todos os dias faz 7 anos aqui e treinou muito antes disso. Tem diferença. Tem muita diferença. Passamos muito tempo construindo confiança para vir gente aqui ler o que fazemos. Ninguém entrou na sua casa te forçando o desfavor, não force seus textos na gente. Manda pra coluna que ESCOLHEMOS para ser de textos de leitores: Desfavor Convidado. Pronto.

        Escrever textos que NÃO são comentários nos comentários? Quem quer fazer isso que compre o plano Premium do desfavor. Porque de graça, chega! Encheu o saco. Se quer ter um blog, crie um blog. Se quer participar do desfavor, comente e mande seus textos para a coluna certa.

        Não é difícil, é?

        • Li o que vocês postaram e só vi “MI.MI.MI.”

          Já vi comentários maiores que os meus sendo aceitos por aqui. Curiosamente, concordavam com vocês. Então… será que o tamanho foi realmente o problema?

          Obviamente que vocês não precisam aceitar comentários que discordem de vocês, mas aí não é legal também ficar alardeando que o Desfavor é um lugar de debate e que a discordância é saudável. Questão de coerência.

          Mas se vocês preferem ficar com quem comenta 140 caracteres pra concordar com vocês, podem banir :)

          • Você é mais burro (na verdade, burra) do que eu imaginava. É questão de ADEQUAÇÃO. Eu não gosto de conviver com gente inconvente e postar texto em comentário é inconveniência.

            Existem comentários mais longos? Sim, e por eles vale o esforço da leitura, pois trazem discussão pertinente ao tema, acrescentam, geram um ganho na proposta dos comentários que é trocar ideia sobre o que foi dito.

            A palavra MIMIMI vem sendo usada de forma muito errada ultimamente, sempre que colocamos limites ouvimos que é MIMIMI. Deve ser mais fácil lidar com um esporro público desmerecendo seu mérito. Só que aqui, isso não cola.

            Acha mimimi? Perfeito. Sinal que você não tem o semancol e conveniência para estar perto de mim. Banida

            obs: Já aprovei centenas de comentários de 30 linhas me xingando e me esculhambando. Não é a discordância o problema.

            Mais alguém quer reclamar das regras que eu imponho na MINHA casa?

  • Nunca torci pelas formigas. Nunca. São muito burras. O mundo é das cigarras. O mundo é de quem explora o trabalho duro das formigas.

    O seu final alternativo foi ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: