Dia da Mentira 2015!

25 de Dezembro, vocês sabem o que isso significa, não? Sim, hoje é feriado nacional, o Dia da Mentira. E para comemorar, eu resolvi listar algumas mentiras que intencionalmente ou não entraram no imaginário popular e são repetidas por basicamente… todo mundo. Atenção: vou enfiar no bolo uma que parece mentira, mas não é, só pra deixar mais divertido. Venham, vamos celebrar a mentira!

Dava pra fazer em formato de lista, mas eu detesto listas.

Vamos começar com uma fácil da qual eu já falei recentemente: o Natal. Dizem que é o aniversário de Jesus, mas estudiosos da Bíblia e suas personagens sugerem que o messias nasceu ou em Abril, ou em Setembro, e nem foi no ano zero… supostamente foram entre quatro e sete anos antes disso. Jesus nasceu Antes de Cristo. A data na verdade era uma comemoração pagã (hippies do passado) muito mais antiga do que o cristianismo ou mesmo qualquer religião monoteísta. Simbolizava o solstício de inverno (começo da estação no hemisfério norte). Papai Noel também não era lá uma tradição muito poderosa até que a Coca-Cola inventou o layout atual do bom velhinho nos anos 30 para vender mais refrigerante. Pegou!

Mas isso não tem mais graça. Vamos falar de outras campanhas publicitárias que criaram ideias que vivemos repetindo. Que tal diamantes? Supostamente os melhores amigos de uma garota, na verdade um produto abundante cuja raridade é criada artificialmente por uma empresa chamada De Beers. Fundada em 1888, a empresa cresceu imensamente com uma estratégia de controle de todas as minas de diamante que conseguia colocar as mãos. Funcionou! Ao controlar a exploração e a distribuição da maioria dos diamantes que chegavam ao mercado, a De Beers conseguiu tornar o produto extremamente mais raro do que é (você sabia que chove diamantes em Júpiter e Saturno?). E isso ainda acontece. Se colocarem as minas para produzir de verdade, o preço do produto desaba.

Aliás, notaram que todas as jóias caem de preço na revenda? Pois é, o preço da revenda é o preço de verdade dos componentes. Ah, o costume de dar diamantes para mulheres em alianças foi inventado pela agência da De Beers no final dos anos 40. Antes disso, a tradição não existia. A frase “diamantes são para sempre” é o slogan da De Beers. Não, eles não adotaram o dito popular, eles inventaram isso. Eu acho fenomenal o sucesso dessa campanha, mas não deixa de ser sintomático como venderam para as pessoas que o melhor presente que se pode dar para uma mulher é uma mentira…

Tem mais campanhas fenomenais: sabe o que é halitose? É o nome da doença do mau hálito, né? Nope. Mau hálito não é doença, é sintoma, de inúmeras coisas diferentes, por sinal. 90% das pessoas vai ter isso pelo menos uma vez na vida, e tirando casos extremos, raramente é notável. Mas as pessoas parecem muito preocupadas com a ideia de que tem halitose e ninguém vai contar para elas. Agradeça ao Listerine! Halitose é uma palavra em latim que ninguém usava até o criador do Listerine (que era produto de limpeza de chão quando lançado), Joseph Lawrence, começar uma agressiva campanha publicitária usando a palavra halitose para descrever mau hálito. Povão achou que era doença! E nas campanhas, pegavam pesado com a ideia de que todo mundo estava sentindo seu bafo de onça, mas não estavam falando na sua cara. Pegou! Viva a propaganda! Você provavelmente não tem um bafo que seja sequer notável para outros seres humanos. Hoje em dia as pessoas se borram de medo de ter mau hálito (sendo que não percebem na maioria das pessoas que estatisticamente deveriam ter também), obrigado, Listerine!

Bônus: sabonetes íntimos para mulheres são a mesma jogada, mas muda o buraco. Obrigado, Vagisil!

Mas tem mais… vitamina C ajuda a curar gripe, né? É… não. Pelo menos ninguém conseguiu provar até hoje. Gripes são curadas sozinhas pelo corpo, e a quantidade necessária para fornecer alguma ajuda você já tem só por não ser um pirata há meses no mar comendo só biscoitos duros e carne seca. O corpo humano na verdade precisa de doses minúsculas de vitaminas, nem foi programado para lidar com as doses cavalares que as pessoas tomam em suplementos e afins. Vale pra vitamina C, vale para as outras: seu corpo precisa de muito pouco, e não tem pílula que substitua alimentação e hábitos saudáveis. A única vantagem comprovável de consumir vitaminas dessa forma “artificial” é o efeito placebo. E agora que você sabe, nem isso. Obrigado, Somir!

E não precisa mais ficar preocupado na hora de escolher um vinho. Enólogos são tão científicos quanto astrólogos. Vários testes já foram feitos com eles e na verdade quase todos não sabem diferenciar um vinho de dez reais de um de mil. Cada um tem seu gosto pessoal, o paladar humano, tirando casos raríssimos, não tem capacidade pra diferenciar quase nada nesse nível. O que vale para a grande maioria dos produtos alimentares. Compre segurança, qualidade e o que agrada seu gosto, não existe melhor objetivamente nesses termos “gourmets”, o que existe são marcas e os preços cobrados por elas por coisas como raridade e especificidade no processo produtivo na diferenciação (além de gosto), o resto é propaganda. Compre o vinho que você gosta, ignore solenemente quem se diz especialista nisso: 99,99999999% de chances de não ser.

O salmão que você come é cinza, mas pintam de vermelho.

Ah, não sei de onde surgiu a ideia de que uma pessoa tem que tomar X litros de água por dia, mas ela foi tirada da cartola. O corpo humano precisa de água, sim, mas avisa inequivocadamente para você na forma de sede. Beba água quando tiver sede, não existe um valor mágico que vai te proteger da desidratação ou melhorar sua qualidade de vida. Beba água, água de verdade, e vai tudo dar certo. Ah, água mineral não é necessariamente mais limpa que água de torneira, é propaganda. Em muitos casos, pode ser até mais contaminada e com concentrações excessivas de minerais.

E o medo de bactérias? Sim, algumas podem ser mortais, mas na média quem vende produtos de limpeza e higiene exagera brutalmente: ao contrário do que quem quer te empurrar que você é imundo diz por aí, não tem dez vezes mais bactérias no seu corpo do que células. Se isso fosse verdade, qualquer antibiótico faria seu corpo diminuir de tamanho consideravelmente. A noção surgiu a partir de um estudo dinamarquês que estimou a concentração a partir de um tecido claramente infectado. Como ninguém checa as informações antes de acreditar, colou. Obrigado, mídia!

Banho todo dia não é necessário. Nem mesmo em países quentes. O corpo humano não tem necessidade de tanta esfregação, na verdade a pele até sofre mais por causa disso: os mecanismos de proteção natural que temos são destruídos a cada banho. O conceito do banho diário não é fruto da humanidade querendo ficar mais higiênica, é resultado de campanhas agressivas de empresas que vendem sabonetes e xampus para aumentar a utilização dos seus produtos. Não quer dizer que você tenha que parar de tomar banho todos os dias, mas saiba que está fazendo principalmente porque se sente bem (mais psicologicamente do que qualquer outras coisa) fazendo isso do que por alguma necessidade.

Aliás, sabia que você tem herpes? Quer dizer, eu tenho 90% de chance de ter acertado essa. A maioria dos adultos carrega a doença, e ela é mesmo para sempre. A ideia que a herpes é algo para sequer se preocupar é resultado de um pânico com doenças sexualmente transmissíveis na mídia do século passado. O que não contam é que herpes muito, muito raramente causa qualquer problema para um ser humano. Mesmo quando apresenta sintomas, eles são… pontinhos vermelhos. Considerando que você tem inúmeros pontinhos vermelhos pelo corpo criados pelos mais diversos motivos, não é para ter medo de contrair. Até porque você quase com certeza já tem.

Outra mentira muito comum que as pessoas acreditam tem a ver com o hímem, a pele que fica dentro da vagina de mulher virg… ops, não! Hímem é um pedaço de pele que tende a estar mais ou menos do jeito que veio de fábrica na maioria das mulheres, sexualmente ativas ou não. Homens costumam cair mais nessa, até porque não convivem com um desde que nasceram… colegas de gênero, se fosse algo fechado de verdade, só menstruaria mulher que já fez sexo, não? Hímens são furados, e boa parte deles simplesmente “vai para o lado” durante uma relação sexual, o buraco original sendo capaz de lidar numa boa com a maioria dos pênis ou objetos que passam por ele. Tem mulher que morre com o hímen intacto (isso é, se não teve filhos, porque aí não tem pele que segure…). Sangramento depois da penetração não significa necessariamente virgindade. E definitivamente a falta dele não significa que não é. O que deve ter tido de mulher que “calhou” de perder a virgindade no dia que estava menstruada na história da humanidade não deve ser pouca coisa…

Mudando de assunto, seu celular não vai interferir com nada no avião. Na verdade não querem que você fique distraído na hora de ouvir as instruções. O que mais? Você não explode se ficar exposto ao espaço sideral, morre sufocado e congelado. Quer mais? Ninguém consegue ver a muralha da China do espaço, palavra dos astronautas que passam por cima do local todos os dias. Falando de coisas históricas… Napoleão não era baixinho, era até mais alto que a média da época. Propaganda dos ingleses que pegou. Personalidades… Einstein! Ele nunca foi ruim de matemática ou mau aluno. Ele era um gênio incomparável.

Ufa… tem mais, tem muito mais, mas fica para uma próxima. E aí, conseguiram descobrir o que não era mentira? Dica: eu não dou dicas.

Para dizer que não acredita em nada disso, para dizer que já sabia de tudo, ou mesmo para desejar um feliz dia da mentira: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comentários (13)

  • Gosto muito das histórias sobre o Einstein, e lendo algumas coisas sobre a fase em que ele era aluno, posso afirmar que não é verdade que ele era um bom aluno, pois ele era um aluno muito relapso, não por falta de inteligência, claro, afinal ele era um gênio, mas por falta de interesse, já que ele estava muito a frente do que lhe era ensinado, tanto que seu professor de matemática, Minkowski, quando leu seu esboço sobre a relatividade se surpreendeu de ser aquele mesmo Einstein tão desatencioso de suas aulas de matemática. E ele também tinha dificuldade com aritmética básica, devido a sua desatenção. Fato que o fez uma vez ele exclamar “Que grande matemático eu sou”, quando não conferiu direito o troco ou a passagem de ônibus, se não me falha a memória.

  • A muralha de China é visível do espaço SIM! Vi iso no Discovery Channel. Vi lá tb que Papai Noel existe de verdade, mais isso não vem ao caso…

    Provavelmente tem mais verdades, afinal de contas hoje é o dia da mentira… duvido que só tenha uma…

  • Não identifiquei o que era pra ser identificado, mas vou corrigir a do herpes!

    O herpes da DST é diferente do herpes que 90% da população tem. São 2 vírus diferentes, assim como o virus da catapora (que também é Herpes! 3 tipos!)

    E embora o herpes raramente cause um problema mais sério, o da DST aumenta a chance de contrair qualquer outra DST! Tenham medo!

    • E embora o herpes raramente cause um problema mais sério, o da DST aumenta a chance de contrair qualquer outra DST!

      Assim como qualquer erupção cutânea… tenham medo de espinhas e pelos encravados também.

  • Banho todo dia é necessário pra eu não ficar com a cara parecendo um salgado gorduroso de padaria. Enxaguante bucal também. Muito agradável sentir aroma de menta do que cheiro de boca. Não sei de onde vc acha que boca não tem cheiro.

    • Eu até ia explicar que você não está indo contra o que eu escrevi no texto, mas acho que essa coisa de entender mensagens escritas não é o seu forte. Divirta-se!

  • Parece q sao todas certas, mas acho q a do celular no aviao é mentira. Nao é proibido por causa só da atencao as instruções… la no estúdio da tv celulares sao proibidos…. uma vez eu esqueci o meu ligado e deu interferência na transmissão… também nao podemos transmitir perto de antenas de radio ou celular q também da interferência… se isso acontece com cameras, tambem pode acontecer com os radios transmissores dos aviões, ja q freqüências de telecomunicação sao limitadas e tals…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: