Normalmente colocamos aqui a notícia ou as notícias que nos fizeram escolher o tema. Mas dessa vez são TANTAS que viraria Semana Desfavor antes mesmo de começar o texto. O Zika Vírus não só está se espalhando pelo Brasil, como pelo mundo. E o governo brasileiro, ponto zero de onde essa pandemia está se alastrando faz o quê? Desfavor da semana.

SALLY

A semana foi permeada por notícias desastrosas envolvendo Zika vírus (obs: você viu primeiro no Desfavor!), exceto quando as declarações partiam de Dilma, que insiste em negar o problema. Essa postura negadora que subestima o interlocutor sempre foi marca registrada do PT, que se safou impune, mas agora está causando um problema de ordem mundial. A coisa está se complicando.

Em todos os países onde há um numero expressivo de casos de Zika registrado, TODOS, o Poder Público orienta expressa e taxativamente as mulheres a não engravidar. Até os Governos de El Salvador e da fuckin’ Jamaica orientaram expressamente a não engravidar e ponto final. Adivinha qual é o único Governo do mundo que não está se portando assim? Isso mesmo, o brasileiro, Dilma e o PT, que estão mantendo o povo na ignorância e são diretamente responsáveis por milhões de casos de microcefalia que estão por vir.

Vários especialistas já bateram o martelo: combater o mosquito não evitará uma puta epidemia de Zika, esse trem já partiu. O combate, para evitar epidemia, tinha que ser feito alguns meses atrás, quando o Governo ainda negava a existência do ZikaVirus. Por causa dessa ineficiência e inoperância, pensada para não perder público nos jogos olímpicos, estamos agora irremediavelmente às vésperas de uma epidemia incontrolável. Como sempre, o PT mente, esconde e omite achando que nunca serão descobertos. Mas dessa vez foram, e as consequências são mundiais.

O que a ignorante da Dilma faz? Vai a público dizer que 1) se combatermos o mosquito evitaremos uma epidemia pois um país é mais forte que um mosquito, 2) oferece bolsa microcefalia no valor de oitocentos e oitenta reais para cada criança com Zika (a ser paga com o seu, com o meu, com o nosso dinheiro) e 3) diz que não há necessidade de se proibir que mulheres engravidem, basta tomar cuidado. Só dando um tiro nessa filha da puta!

Graças a esse desgoverno, o Brasil já exportou Zika para mais de 23 países, no geral, de primeiro mundo. Já tem bebê com Microcefalia Made in Brasil no exterior. Enquanto isso, especialistas sérios estudam e levantam hipóteses cada vez mais aterrorizantes: talvez seja transmissível por contágio sexual, talvez cause retardo mental em bebês mesmo depois do nascimento e talvez seja transmissível até mesmo por mosquitos comuns.

A reação mundial é coerente: mulheres estão desistindo de engravidar, mesmo aquelas que haviam gastado uma fortuna com tratamentos de fertilização os estão interrompendo. Cias Aéreas estão permitindo que passagens para o Brasil sejam canceladas sem custo algum, já que o lugar se tornou oficialmente perigoso para a saúde das pessoas. E Dilma imbecilóide continua agindo como de costume: chamando o povo de idiota e mentindo descaradamente. Disse que confiava que em breve teríamos uma vacina. Poucos dias depois a comunidade científica se uniu e disse que, se sair, o prazo deve ser de aproximadamente dez anos até ficar pronta.

EUA alertou para uma pandemia de Zika. Para quem não sabe, Epidemia é quando diversas áreas tem a incidência da doença e Pandemia ocorre quando ela contamina o planeta todo. Também declararam Zika como uma doença Endêmica, isto é, uma doença característica do Brasil, que veio para ficar, e vai se repetir sem nunca ser erradicada. Fodeu. Cenário tétrico. O que Dilma faz? Consulta a comunidade científica? Orienta a não engravidar? Não. Vai atrás de lideres religiosos para auxiliar a eliminar o mosquito, coisa que já foi declarada como medida insuficiente.

Dilma e seu governo imundo e sem caráter continuam afirmando que não vão emitir alerta para a população não engravidar e que não sentem necessidade desta medida. Na realidade, os motivos são outros.

Primeiro isso causaria estresse com diversas facções religiosas que tem representação ativa e significativa no Congresso. Um Congresso votando contra as leis de interesse de um Presidente dificulta a vida. Segundo que a partir do momento que o Governo cria essa restrição ele é obrigado a viabilizá-la, fazendo por onde prevenir gravidez e também congelar óvulos para que quem está aos 48 do segundo tempo possa engravidar depois. Dilma não tem dinheiro para bancar tudo isso, pois o país está muito, muito, MUITO quebrado, muito mais do que eles divulgam.

Tem também a revolta dos brasileiros médios, vocês viram uma pequena amostra do que acontece quando se mexe com a sagrada instituição da maternidade em texto meu. O povo vai ficar putíssimo pelo Governo ter deixado chegar nesse ponto se for verbalizada essa orientação e isso não é bacana com um vulto de impeachment rondando. Não se tira de pobre o direito de ter filho, pois filho é a única coisa que eles sabem fazer. Provavelmente culminaria no impeachment. Então, para não cair, Dilma está sujeitando milhões de famílias a terem filhos com uma má formação severa que causará transtornos para o resto de suas vidas.

Você sabe, eu sei e outros poucos sabem que não pode engravidar e ponto final. Mas a maioria do povão está confusa, no escuro. Sem uma proibição oficial, não vão parar. Ontem mesmo ouvi uma pessoa ignorante falando que se o Governo não proibiu, não deve ser tão grave, pois se fosse, o Governo orientaria a não engravidar. Veja a coluna “Ei, você” de ontem e observem como povo está confuso e mal informado. As pessoas não sabem nem o nome certo da doença. Não sabem do risco que estão correndo ao engravidar.

Este Governo é obsceno, é imundo, é podre. O que estão fazendo com o povo brasileiro vai foder com a vida de milhões de famílias por um interesse pessoal passageiro. É de uma falta de escrúpulos e ética que eu nunca havia presenciado até então em qualquer cenário político. Tudo isso poderia ter sido evitado se a questão fosse tratada com a seriedade que merecia logo no começo. Não se esqueçam, Zika é um legado da Copa, o paciente zero veio do exterior para um jogo da Copa do Mundo. Mas não, o PT deixou a coisa virar epidemia, não agiu a tempo. E não parece que vá agir para evitar algo ainda pior, pois isso prejudicaria seus interesses.

A BBC procurou o Ministério da Saúde e perguntou porque merdas não dão a orientação para que pessoas parem de engravidar em vez de dizer que pode engravidar “se tomar cuidados”. A resposta: gravidez é uma decisão pessoal. Ninguém está mandando OBRIGAR a pessoa, apenas dar um alerta esclarecendo os riscos que a pessoa está correndo! Além de não adotarem as medidas necessárias para evitar que a coisa se espalhe, não estão adotando para conter a pandemia. É o PT prejudicando TODO O PLANETA, puta que me pariu, ter que viver para ver isso!

Estou enojada, revoltada e injuriada com a baixaria que está acontecendo diante dos nossos olhos. É absurdo, é indignante que por questões pessoais o governo não lance para ontem um alerta para não engravidar! É asqueroso, é baixo, é vil brincar com a vida de milhões de famílias assim. A partir de hoje só me referirei a crianças com Microcefalia como “filhos do PT”. Quem mandou fazer essa merda de Copa no Brasil? Quem mandou não combater a tempo? Quem mandou sonegar informação para população e deixar mulher engravidar sem saber o risco que está correndo?

O assunto não vai ser discutido, o PT vai continuar calado e escondido (padrão de conduta de quando fazem merda) e o povo vai pular carnaval sem nem ao menos saber o tamanho do risco que está correndo. Quando a coisa se tornar insustentável, o PT vai mudar o discurso como se nada. Já vimos esse filme.

Na boa, essas pessoas envolvidas ou coniventes com não disparar o aviso para não engravidar merecem que algo de muito ruim aconteça com elas. Passou dos limites da falta de ética. A revolta não cabe em mim.

Para dizer que se for sexualmente transmissível os números vão aumentar no carnaval, para dizer que é uma forma de segurarem eleitor com mais uma bolsa ou ainda para divulgar este texto e observar todos te ignorando em clima de carnaval: sally@desfavor.com

SOMIR

Sally já fez a análise do caso, e não tem mais o que acrescentar. Assino embaixo. Mas, já que estou aqui, vamos pensar no tamanho da merda que está acontecendo?

Uma das formas mais comuns de se prever o fim da humanidade é com uma doença assassina e altamente contagiosa. De “preferência” uma que se espalhe no contato entre pessoas e que não seja muito afoita na hora de matar o hospedeiro. No último surto do Ebola muita gente assustou com a voracidade que a doença consumia as comunidades onde se instalava, e com gente sendo infectada longe da África, parecia que algo muito ruim estava nos esperando no horizonte. Mas, de um jeito ou de outro, o vírus mortal foi mais uma vez controlado. Casos aqui e acolá, provavelmente controláveis.

O que nunca se pensou, ou pelo menos eu nunca vi nem mesmo na ficção, é algo como a natureza acaba de “bolar” para nós: um cenário de caos causado de forma lenta e metódica, atacando nosso futuro ao invés do presente. O Zika Vírus, até onde já se sabe, não vai liquefazer seus órgãos em poucos dias, mas se é uma arma da evolução para controlar um pouco a explosão populacional humana, é uma que pode ser terrivelmente eficiente. E o vetor da doença, ah, o vetor! Um ser minúsculo que se reproduz com uma velocidade incrível e vive basicamente em áreas onde sua fonte de alimento estão mais vulneráveis.

Mas, como essa doença pode causar tantos problemas no futuro? Primeiro temos que considerar que já está chegando em diversos outros países, e que a previsão é de uma pandemia: uma doença que alcança um continente todo, ou até mesmo o mundo todo. A verdade é que a reação foi lenta -muito por culpa da atuação bisonha do governo brasileiro – e agora a coisa já está fora de controle. A Zika vai se espalhar muito mais ainda. Com isso em mente, vamos começar a pensar num mundo onde ela é uma pandemia.

O grande perigo não é imediato. Não é o Ebola, não vai sair matando geral. E muito por isso, todo o processo de reação ao perigo vai ser mais lento e ineficiente do que em outros grandes casos de vírus contagiosos. Claro que ninguém quer ficar doente, mas também não vamos mudar todas nossas vidas para evitar essa em específico. E, como saímos vivos dela e ainda não se sabe quanto tempo ainda se pode transmiti-la depois do fim dos sintomas, aliás, não sabemos nem quais são as formas que ela pode ser transmitida além do mosquito… nesse cenário, é uma doença que tem tudo para durar muito tempo.

E aí, o problema mais sério: a microcefalia. Esse pode ser o golpe mais poderoso da natureza, ainda mais em países que SABE-SE LÁ COMO ainda não estão ao menos sugerindo para as mulheres não engravidarem, o golpe de usar um dos nossos maiores pontos fortes contra nós: o ser humano não rejeita a cria “defeituosa”. Muita gente vai criar esses filhos com más formações. O que na média não costuma causar problemas, afinal, desde que os pais saibam aonde estão se metendo, a sociedade consegue acolher sim aqueles que nascem diferentes. E no sentido oposto, vai usar um dos nossos pontos fracos: a ignorância. Num mundo onde aborto ainda é visto como “coisa do demônio” por muita gente, as leis acompanham e não vão dar suporte para quem quiser evitar dar a luz a uma criança que com certeza já nasce em extrema desvantagem.

Começam a ver o “plano”? Como os mosquitos trabalham em climas quentes e se beneficiam muito das condições precárias de higiene e organização, países como o Brasil vão acabar com o maior número de bebês microcéfalos. Dependendo da escala da doença, os números podem rapidamente explodir nos países quentes e pobres (via de regra todos os quentes são pobres), criando um desequilíbrio perigoso na pirâmide populacional. Com as pessoas ficando mais velhas, já está ficando difícil manter o sistema funcionando direito, imaginem só com um número desproporcional de microcéfalos? Mesmo que não alcancem a vida adulta, vão começar a criar dificuldades no sistema público de saúde e influenciar negativamente a capacidade produtiva de seus pais.

Caso a doença alcance o status de pandemia e não encontremos formas suficientemente baratas e rápidas de controlá-la, a reprodução humana nessas áreas vira uma loteria maldita. Vamos pedir para as mulheres não engravidarem até quando? E como é um vírus, pode sofrer mutações. Se a gripe causasse defeitos de nascença em humanos, com certeza viveríamos num mundo muito menos lotado. Ou a sociedade humana já teria entrado em colapso. Mas, sim, Zika não é gripe, o Influenza é provavelmente o ápice da adaptação evolutiva ao ser humano. O que eu argumento aqui é que estamos lidando com um organismo que pode sim evoluir e se tornar mais e mais difícil de ser combatido. E se ele sofrer uma mutação para durar ainda mais no corpo humano? O que acontece com as populações infectadas?

Pensando num cenário apocalíptico, se metade da população tiver e um quarto dos bebês nascerem microcéfalos, já pode considerar um colapso social que vai exigir decisões duras e cruéis. Porque eu duvido que esses países quentes e atrasados vão aceitar a dura realidade da necessidade do aborto liberado nesses casos, não em tempo. Sei que estou soando muito alarmista, mas só eu estou vendo uma tempestade perfeita em formação? Talvez nossos anticorpos acabem agindo mais rápido que nossos líderes e este texto seja motivo de risada daqui a algum tempo, mas… percebem o que pode acontecer?

Não que o mundo perca tanto assim se só os povos de climas frios conseguirem se proteger dessa catástrofe, mas dada uma prevalência de crianças nascendo com microcefalia numa sociedade, pode ser que comecemos a ver movimentos migratórios para países onde o mosquito não consegue viver. Imaginem só a crise dos refugiados do Zika Vírus! Essa doença tem um potencial incrível de bagunçar a nossa sociedade, e ainda não está sendo levada tão a sério quanto deveria. Golpe de mestre começar seus trabalhos no Brasil, golpe de mestre…

Para dizer que agora ficou com medo, para dizer que eu sempre faço previsões furadas, ou mesmo para dizer que a natureza sempre encontra seu jeito: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas:

Comments (78)

  • Alguém nos comentários levantou uma teoria sobre esse vírus ser uma arma de controle populacional, e até pode fazer sentido.
    Mas… qual seria a vantagem para os poderosos do mundo em ter menos mão de obra e menos consumidores?

    • Não sei em que pé está a coisa, mas se estamos chegando ao ponto de sobra humana tão expressiva que não vai ter comida para todos, parece vantagem sim.

  • O pior é saber que, dependendo do grau da doença e da forma como a criança é conduzida (terapias, acompanhamentos médicos, fisioterapia, estímulos, etc), ela pode até levar uma vida mais ou menos “normal”, ou ao menos ser menos dependente (andar, regular necessidades fisiológicas, comer e tomar banho sozinha). Mas como você disse, a forma como bm cuida dos filhos, vê se vão se atentar pra isso. Vê se vão usar essa bolsa esmola pra realmente cuidar e tentar dar um pouquinho de qualidade de vida pro filho doente. Vão é deixar a criança se foder e usar os milão pro churrasco e a cerveja do final de semana.

    • Essa bolsa não é suficiente para todos os procedimentos (fisioterapia, fonoaudiologia, suplementos alimentares, psicologo e muitos outros) necessário. Não mesmo.

      E, como você disse, essa bolsa vai virar aparelho de celular.

  • Sabem outro desfavor do zika pra terminar de piorar as coisas? 80% das pessoas que pegam têm a doença tão assintomática que não percebem que é zika, que não é apenas um blend de gripe e stress. Eu mesma só descobri depois de fazer um exame. Imaginem quantas mulheres grávidas vão pegar sem perceber e ter uma surpresinha desagradável depois do parto? A única saída é, realmente, não engravidar.

  • Eu já nao entendia por que pobre tinha filho, se escola pública é fraquíssima que não proporciona futuro, hospitais estão falidos e não tem polícia nas ruas. Agora some a isso ter filhos com problema mental. Pensam que esmola do bolsa família dá conta? Por que pobre engravida? Isso é muita ruindade com as crianças!

    • Já viu como o brasileiro médio cria filho? Mal dá atenção, passa o dia fora de casa, deixa os filhos jogados com “comadre”, com sogra, com vizinho… assim é bem fácil ter filho. Vão ganhar mais mil reais por mês por cada criança com microcefalia e vão “cuidar” dessa forma porca que sempre fizeram.

      • Pois é, Sally, o BM acha que é só fazer o filho (porque todo mundo tem, né…) e depois deixa solto por aí. Eu mesma já vi em fila de banco, a avó resolvendo coisa na mesa do atendimento e a neta fazendo o maior “sucesso” andando pelo salão de atendimento do banco. Também já vi criança fazendo birra em avião e os pais falando com tom de dengo, praticamente pedindo “por favor” pra parar com a birra. Já tive inclusive que separar briga de irmãos dentro de sala de aula de escola de música, pode? E a lista continua!

        E um adendo: O problema maior não é tanto passar o dia todo fora de casa (a maioria das vezes, porque se está trabalhando, pelo menos na minha casa foi assim). O problema maior é que o BM é especialista em transmitir para a prole os própios maus hábitos, muitos deles porcos mesmo – um exemplo clássico é fazer xixi na rua: Incontáveis vezes, na porquíssima cidade de Valsador (kkkkkkk eu não me esqueço daquele épico “processa eu”, fiquei de alma lavada!) eu vi pais e (principalmente) mães arriarem as calças dos meninos (e algumas vezes levantarem vestidinhos das meninas) em um “cantinho” para mijarem. Também não canso de ver pais jogando coisas pela janela dos ônibus, carros e outros veículos na frente dos filhos, bem como cuspir no chão e outras atrocidades comportamentais. O inimigo da educação doméstica está dentro da própria casa, e assim o povo BM vai ficando cada vez mais brutalizado a cada geração.

          • Depende de como é esse “dia todo”. Conheço gente que criou filhos trabalhando o dia todo e os filhos são super educados. E já vi filho de dona de casa/ pais que não ficam muito tempo do dia fora de casa ser um barraqueiro sem civilidade. Tudo vai de como se ensina e se educa, e acima de tudo: Bons exemplos, uma coisa bem chave na educação, mas que anda em falta nas famílias BMs.

            • Ok, mas se fica fora o dia todo e o filho é educado, ALGUÉM educou. Ao menos souberam nas mãos de quem deixar… mas, ainda assim, a educação do dia a dia foi delegada. Ou não?

        • Primeiro que pobre tem que passar horas no ônibus pra chegar no seu local de trabalho. Geralmente esse trabalho é mal pago e exaustivo, e no caso de empregadas se passa até fins de semana cuidando da prole alheia pra poder dar as melhores condições possíveis pros filhos que ficam em casa, sem poder vigiar o que eles estão fazendo e com quem estão convivendo. Pra completar, chegam em casa exaustos.
          Segundo que o aborto é praticamente ilegal no Brasil, até vítimas de estupro tem dificuldade. Eu chutaria que pobre no fundo até quer aborto legalizado, mas tem a trava do medo cristão devido à sua ignorância. E o acesso a contraceptivos fica difícil dependendo de onde se mora. Contraceptivos que precisam ser usados direito pra serem eficazes. Abstinência está fora de questão.
          Terceiro que o Brasil é um lugar machista e violento, o que torna as coisas ainda mais difíceis. Estudo realmente faz toda a diferença, mas a prioridade (justificável mas lamentável) do pobre é sobreviver, não questionar o mundo pois eles não tem tempo, ânimo e cérebro exercitado pra isso (os que se sobressaem são exceção da exceção). Imagina uma criança pobre, sem comer direito, andando fuckin’ quilômetros pra chegar à escola. Não é a toa que temos altos índices de evasão escolar, é mais vantajoso os filhos trabalharem e darem renda o mais cedo possível.

          Empatia, minha gente. Empatia…

  • E outra coisa que pode acontecer, que quase ninguém deve ter se dado conta: As organizações internacionais requererem vacina anti-zika para quem viajar para o Brejil (o que pode acontecer assim que ela estiver disponibilizada e a epidemia brasileira não for controlada), assim como quem viaja pra país africano tem que tomar vacina contra febre amarela. É, estamos caminhando para o abismo, quem diria que poderíamos ter chegado a este ponto… E tudo por conta de uma copa eleitoreira, que esta porcaria veio pra cá. Valeu, Dilmão!

      • Verdade, agora temos mais uma doença geradora de “anjos de luz”, este esquema de negação me irrita – inclusive dado o contexto que revela que os pais têm que “engolir” filhos com estas doenças porque o aborto é ilegal e então eles são obrigados a levar gestações adiante, ou obrigados pela lei, ou obrigados a emular opinião de religião que virou dogma. E quem sofre mais com isso? As próprias crianças. Trágico, simplesmente trágico.

  • Fico imaginando como será essa geração de microcefalicos no Brasil. Será q essas famílias terão mesmo condições de criá-las? Qual será o impacto disso na economia em Estados como Pernambuco ? Daria um filme muito melhor que a quinta onda.
    Aborto nesse caso eu sou contra. Pelo q eu saiba só é possível suspeitar da doença por volta da 16 semana. Ssou a favor de aborto em casos de antes da formação das terminações nervosas . Ao meu ver aborto em idade gestacional avançada por causa dessa doença séria o mesmo q autorizar q matassem após o nascimento.

    • Já viu como o brasileiro médio cria filho? Trabalha o dia todo, passa o dia todo fora de casa e delega a criação de filhos a terceiros (mãe, vizinha…) ou deixa jogado em creche. Assim é fácil, assim eu tenho cinco filhos!

      Veja bem, é win/win. Não cria e ainda recebe milzão por mês da Dilma por cada criancinha com microcefalia. Não vejo como isso possa incomodá-los.

  • Sally e Somir, o cenário é aterrador! Eu li os textos de vocês e fiquei estarrecida, como a corrupção chega a ponto de prejudicar tanto assim, gente, estou passada! Bando de cretinos, literalmente FODERAM o país e o mundo inteirinho!

    E outra coisa, Sally, falando nos fundamentagélicos e fundamencatólicos que infestam o congresso que nem o próprio mosquito: Eles ficariam fazendo beicinho se falarem para as mulheres não engravidarem, mas parecem não se importar com o nascimento de crianças terrivelmente afetadas (já que eles precisam da miséria dos outros para fazer “caridade” e se posar de bonzinhos) e pior ainda: O ABORTO é ILEGAL neste país de merda – e como uma reportagem que li pontuou: o mosquito não pica só mulheres pobres, pica mulheres ricas também, e enquanto estas abortam em clínica, aquelas fazem aborto das maneiras mais precárias. A tragédia respinga pra todos os lados e não sabemos a quem recorrer. Mandar não engravidar e não dar possibilidade de aborto, em um país onde estupros são uma epidemia, assim como gravidez indesejada é uma bomba relógio em meio a esta bomba relógio que é o zika vírus. Um horror atrás do outro.

      • Isso mesmo, Sally, em uma comunidade pró escolha dos tempos do orkut – que passou para o facebook – nosso grupo soube de uma história de uma “pró vida” (ou melhor, pró parto forçado) católica que abortou (foi obrigada a abortar) de um homem CASADO com quem ela teve um caso. E aí, como “crime” de aborto PRESCREVE (ao contrário do assassinato, que tantos dizem que aborto é igual), lá vinha ela dizer que aborto deveria continuar sendo crime porque é igual a assassinato. Todos uns hipócritas.

        Ou seja: Mais um caso de talibanólico obrigando amante a abortar, falta o aborto ser legalizado para todas as brasileiras, já que pra amante não apenas é “legal” como obrigatório.

        Uma amiga me disse uma vez uma grande verdade: Quando aborto era pra “salvar” a “reputação” de algum macho na sociedade, para “evitar escândalo” de mocinha solteira que engravidava (nunca focavam no cara que fez filho nela, a culpada era – e ainda é – a mulher), ninguém dava um pio sobre aborto. Todo mundo fazia, sem um pio de moralismo sobre o assunto. Bastou tornar público que a mulher tem o direito de escolher se quer ou não continuar uma gestação por ela mesma que começou a “encheção de saco” do movimento “pró vida” (pró parto forçado) dizendo que aborto é assassinato e outras maldades retóricas contra as mulheres, para obrigá-las a parir. Cretinos no mais alto grau, hipocrisia pura.

        • Não tenha dúvida que se homem engravidasse aborto era não apenas permitido como ainda recompensado. Ia ter programa de milhagens: aborta três vezes ganha uma passagem para Paris.

  • Só eu acho muito conveniente um vírus que incentiva as pessoas a não engravidarem? Não parece uma medida de controle populacional? Quem teria o interesse nisso? E quem sai ganhando com uma geração de crianças com severas limitações intelectuais?

    • Acho que só com uma coisa dessas mesmo pras pessoas tomarem vergonha na cara e parar de fazer tanto filho. O mundo já ta superlotado, perder alguns milhões (ou 1 ou 2 bilhões) não vai fazer falta.

  • Enquanto o Brasil, totalmente cercado pelo Zika, nada faz, o Canadá, que muito provavelmente nem será atingido pelo problema, já promete vacina para novembro…

  • É, tá difícil… Ainda bem que decidi não deixar herdeiros, apesar de parecer precipitado em função da minha idade. Não bastasse o chocolate estar em risco de ser extinto e o ecossistema marítimo estar virando plástico. Ah, ninguém presta atenção, mas na África a AIDS continua bombando, viu?

    Prefiro me iludir, de vez em quando, de que minha vida sempre será (relativamente) tranquila como está, com amigos e atividades, e de que o futuro será numa vibe Jetsons: carros voadores, faxineiras robô e viagens pro espaço.
    Senão consigo mais me levantar da cama.

    • A pergunta é: você topa ter um filho com micricfalia e sevras restrições intelectuais? Se a resposta for não, não tem que engravidar. Mesmo que você queira ter filhos um dia, que não seja agora.

      • Bem… vou resolver isso comigo mesma. Mas a princípio sou do clube Brás Cubas de “não deixar a ninguém o legado da nossa miséria”.

        A propósito, alguns conhecidos meus que são católicos andam meio em pânico e papagaiando sobre apocalipse e juízo final. Segundo eles, há passagens na bíblia falando que esse evento começaria com pragas e tudo mais… Nem me aborrece (quando se é descrente no Brasil, você meio que fica anestesiado), na verdade dá um pouco de tristeza.

        • Mais um fim do mundo? Essas pessoas vivem me iludindo, ficam dizendo que o mundo vai acabar, me enchem de esperanças, mas no final das contas nada acontece!

    • Pois é, eu quero ter filhos, só não os quero ter no Brasil, este país atrasado de merda… Não quero dar pra eles o mesmo infortúnio que o meu, meu presente maior pra eles será nascer em um país decente, de preferência, de primeiro mundo, onde tem transporte publico que preste, segurança, lugares lindos pra visitar, saneamento básico, cultura pujante e por aí vai.

      • Entendo, mas também acharia legítimo se você estivesse pensando no seu bem estar também. Imagina a frustração de criar um filho com o maior cuidado e ele acabar morto na esquina por um policial que confundiu o celular dele com uma arma, ou atropelado por um motorista maluco sem educação ou estuprada por um playboy na faculdade ou qualquer outra tragédia do tipo. Deve ser terrivelmente frustrante para os pais.

        • Pois é, Sally, você tem toda razão! E muito obrigada por falar no meu bem estar, isto é raríssimo, no país dos BMs, pais (especialmente as mães) que falem no próprio bem estar são vistos como “egoístas desalmados”, quando o mais natural do mundo deveria ser os pais pensarem no próprio bem estar também, além do da prole (até na natureza é assim, ainda mais se tratando de homo sapiens sapiens). Isto tem a ver com aquela percepção doentia do sofrimento, sem contar que gente frustrada por estar passando por perrengues quer mais é que os outros passem pelo mesmo (o famoso “miséria quer companhia”).

          • Uma mãe sem condições básicas de estabilidade emocional não vai ser uma boa mãe. Brasileróide tem mania de achar que amor basta para tudo.

  • Microcefalia é pouco

    Ah, a Zika… Que lindo! Não só aumenta o risco de microcefalia como também aumenta o risco de abortos espontâneos.

    O momento de maior risco é no primeiro trimestre de gestação tanto para o desenvolvimento de uma condição quanto da outra.

    A pergunta que resta é quanto a questão do controle da carga viral. E detalhe, essa doença também é DST.

    • Isso sem contar os casos de Guillain-Barré em adultos e alguns casos relatados de cegueira em crianças. Zika promete!

  • Acho que o Brasil conseguiu, finalmente, foder com a humanidade toda por meio de sua ignorância e inércia contemplativa diante dos problemas. Sempre imaginei que alguma coisa sairia de controle com esse costume retardado do governo de fazer pouco caso dos problemas para não passar a real impressão do quanto estamos fodidos. Como vocês dizem por aqui, o governo perdeu muito tempo útil “maquiando a baranga” para evitar pânico e alarmismo em vez de levantar a bunda da cadeira e declarar guerra contra o vírus. Agora ele está cruzando as fronteiras e infectando o mundo todo, com o patrocínio da incompetência dessa gestão, que acima de tudo, priorizou seus próprios interesses e nada mais.

    • Se eu fosse Chefe de Estado de uma grande potência, jogava uma bomba aqui para erradicar essa merda da raiz, antes que se espalhe de forma incontrolável. Porque em países civilizados as pessoas conseguem conter a proliferação do mosquito, mas aqui, se for depender dos macaquitos, a coisa vira uma catástrofe.

      • Dizem de sob o PT, mas se fosse PSDB, PMDB, PSB ou qualquer outra merda do tipo daria no mesmo.

        Os políticos são prostitutos do voto e mesmo se quisessem, teriam muita dificuldade pra tomar uma atitude mais produtiva.

        O que amarra é certos oportunistas na qualidade de formadores de opinião. Por isso, arregaçam a perna pra certos “artistas” até não dar mais e não fazem diferente com os demagogos de biblia na mão.

        • Eu já fui funcionária pública e passei por todos os governos. Não é a mesma coisa. Todos usam o funcionalismo público como cabide de emprego, mas o PT SÓ USA como cabide de emprego. Outros partidos tem o bom senso de colocar meia dúzia de pessoas muito capacitadas, fodas, geniais e mega trabalhadoras (que levam o resto nas costas mas fazem as coisas funcionarem). O PT não, só coloca aqueles cabos eleitorais analfabetos por todos os lados a e coisa simplesmente não anda.

  • Pior combinação possível: doença que se espalha rápido + péssimas condições sanitárias + ignorância e negação do povão e das autoridades + incompetência dos responsáveis = tragédia.

    • Sim, e o pior é que essa tragédia afeta o mundo todo. Eu vou morrer gargalhando se a humanidade de extinguir por culpa do Brasil e do PT. Vou morrer gritando “EU AVISEI!”

  • É mais fácil o inferno congelar do que o brasileiro médio s parar de se reproduzir. Sabem como é que é pobre né, vivem em bando.

  • A epidemia do virus Zika veio para provar, de forma impossível de refutar que: 1) Corrupção mata e prejudica muito mais do que se imagina; 2) Os governos Petistas são absolutamente incompetentes de fazer qualquer coisa adequadamente (foi só dar merda nas commodities que a verdade econômica apareceu); 3) A casa caiu, numa escala mundial.

    Ver o prefeito do rio e um dos representantes do COI dizerem, abertamente, que NÃO HÁ NENHUM, ABSOLUTAMENTE NENHUM PERIGO ÀS MULHERES QUE VENHAM PARTICIPAR/VER AS OLIMPÍADAS, isso, para mim, é motivo de prisão. É crime contra a humanidade.

    Let’s wait and see…

  • O que mais me angustia não é nem a ignorância evidente dos analfabetos funcionais, mas sim a estupidez dos que tinham a obrigação de serem mais esclarecidos. Tive uma discussão com uma médica que está planejando gravidez para este ano. Ela acha que nada vai acontecer. Não é só ela. Não são só os pobres.

    Há um grau de burrice que faculdade, conhecimento e acesso à informação não curam. Tem gente muito bem sucedida propagando teoria da conspiração de vacina da rubéola e anunciando uma certeza, que sabe-se lá de onde tiraram, de que tudo está sendo exagerado para alguém (laboratórios? Indústria farmacêutica? ETs? Banqueiros? FHC?) lucrar.

    É uma visão terrível da humanidade, porque talvez investir em educação formal não seja a solução para a estupidez que nos assombra enquanto raça. Talvez não tenha saída para essa nossa asnice infinita. Tanta gente burra com diploma não é exatamente um presságio de um bom futuro para todos nós.

    Tanta tecnologia, tanta ciência, tanto cérebro e nunca conseguimos vencer um invertebradozinho insignificante como o Aedes (odioso!) aegypti. Talvez agora, com a ameça de pandemia, os poucos privilegiados-não-bestificados encontrem uma saída…

    • Será que é burrice ou é negação? Eu fiz um texto sobre essa “ignorância seletiva”. Me parece o caso de uma pessoa mimadinha incapaz de lidar com frustrações que se convence que não tem problema não por burrice e sim por incapacidade de se frustrar.

      • Tem razão. Pode ser negação mesmo.

        O Desfavor da semana está tão bom, que pensei em mandar pra várias pessoas que teimam em não adiar o ̶p̶e̶s̶a̶d̶e̶l̶o̶ sonho da maternidade. Mas não vale a pena.

        Até porque, percebi que vocês não querem mais que os textos viralizem e gerem comentários afetados (como os das mamães do Lado Negro da Gravidez) por aqui mais.

        Estamos vivendo um momento em que é praticamente impossível encarar a estupidez da humanidade sem uma dose gigantesca de pessimismo quanto ao nosso futuro. Vai passar. ̶S̶e̶r̶á̶?̶

        • Nem me incomodo se viralizar nesse contexto, o que eu não vou permitir é neguinho panfletando aqui. Se vier discurso de Petista, de Cotista e essas figurinhas, não vai ter voz. Se quiser mandar, pode mandar, mas, como você disse, é inútil. O mecanismo de negação ou de sei lá o que dessas pessoas é forte demais, se as notícias dos jornais não as convencem, não vai ser o texto de uma estranha. Encontrarão formas de me desacreditar (“mal amada”, “inveja porque não pode ter filhos”, “gorda” ou qualquer outra explicação projetada) para ficar com a versão que lhes é mais agradável. E, se bobear, ainda sobra para você…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: