+Responsável pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Nilo Batista disse, nesta segunda-feira (1º), que o petista é vítima da maledicência de “coxinhas” –termo associado a opositores do PT– e que a obra no sítio em Atibaia frequentado pelo petista é “um puxado”.

Sem contar outras gracinhas e escândalos, como o do sítio. Lula estava com saudades do desfavor da semana, só pode ser.

SALLY

Tá tenso, tá desfavorável. Lembram do Lula, aquele que disse na semana passada “Não tem neste país uma viva alma mais honesta do que eu”? Pois não é que começaram a chover provas contra esta alma honesta? Não apenas provas no inquérito no qual ele já estava sendo investigado, como também provas em outros processos, muito mais graves que aos poucos estão vindo à tona. Não falo de um depoimento ou de algo de boca, eu falo de provas documentais robustas.

Diante de tamanho vexame, o que a alma honesta e aqueles que orbitam à sua volta decidiram fazer? O de sempre. Tentar desacreditar fatos concretos politizando tudo, se vitimizando e subestimando a inteligência do interlocutor. Um tríplex ligado a ele das mais diversas formas mas que ele não sabe, não viu, assim como também não sabia e não viu o Mensalão. Ele nunca sabe, nunca vê nada, deve ser por isso que acabou perdendo o dedo no torno.

Compreendo que ele o faça, burro que é, não percebe que os tempos mudaram e que aquilo que colava dez anos atrás não cola com tanta facilidade hoje. Um exemplo: seu filho, um ignóbil que trabalhava em um zoo e ganhava mil reais por mês enriqueceu obscenamente depois que o pai virou presidente e Lula explicou o fato, rindo enquanto falava, dizendo que seu filho era muito inteligente por isso tinha do nada faturado milhões em um ano. Colou. Ninguém questionou, não se falou mais nisso. Mas, o crescimento exponencial faz com que a sociedade mude muito em muito pouco tempo. O pêndulo está virando e Lula não percebeu.

Hoje esse tipo de bosta não cola mais. Não que o brasileiro tenha ficado mais inteligente, muito pelo contrário. É que o dinheiro para subornar tudo e todos acabou, graças a uma administração vergonhosa dos recursos públicos. Agora eles tem oposição, pois não conseguem mais calar a boca de todos com dinheiro. Ao ter oposição, suas cagadas fatalmente ganham holofotes, ainda que nem tanto quanto mereçam, pois eles ainda detém a máquina pública, o que lhes dá algum poder de comando.

Ao se verem em apuros, eles continuam agindo da mesma forma que agiam 15 anos atrás. Típico de gente burra, essa incapacidade de perceber que não está dando certo e repetir a mesma estratégia. Como não está dando certo, estão ficando acuados e aumentando a intensidade da estratégia, em vez de mudar sua essência. A consequência disso é esse espetáculo bizarro que somos forçados a ver: tudo é inveja da elite branca, tudo é uma estratégia de coxinha malvado que não gosta de pobre, tudo é por razões políticas, eles nunca erram, nunca tem culpa de nada, são sempre inocentes e vítimas de alguma conspiração.

Vai Lula e diz que o apartamento tríplex não é dele. Depois descobrem a reforma duvidosa feita por empreiteiros e vai Lula e dá a entender que ele ganhou a reforma de presente. Mas, espera… se o apartamento não é seu, porque te presentearam com uma reforma nele? Quem são essas pessoas loucas que te presenteiam reformando o apartamento de um estranho?

Chega o advogado para salvar o dia e leonciamente usa o maravilhoso argumento jurídico: “Coxinha não admite ver operário comprando tríplex. Dr. Leoncio, além do seu argumento ser péssimo, seu cliente negou que o apartamento seja dele, preste atenção no que fala, pois até argumento tosco tem que ter coerência! Chega outro advogado e tenta minimizar a situação dizendo que é um “Triplex Minha Casa Minha Vida”, alegando ser um imóvel humilde, “um puxadinho de quatro quartos”. Foda-se o tamanho, o que está sendo discutido é honestidade na aquisição.

Gente, não dá. Tá demais, tá ofensivo, tá insuportável. E tem gente que insiste em defender com unhas e dentes (e argumentos errados) esse tipo de canalhice. TRISTEZA é o que sinto quando flagro pessoas que eu admirava em rede social usando a palavra “coxinha”. Muito bobo cair nessa pilha maniqueísta de “quem não está conosco está contra nós”. Olha a bosta que o Brasil está virando, enquanto as pessoas estão desunidas rivalizando!

Usar o termo “coxinha”, para mim, virou motivo de corte de amizade. Não dá, namorado burro eu levo de boa, mas amigo burro eu não tolero. Quer cair nessa espiral de ódio? Cai bem longe de mim! E, claro, tem o argumento “o partido tal também faz/fez”, que é igualmente lamentável. Então se você chega em uma esquina e tem uma mulher sendo estuprada por um cara, você pode abaixar as calças e estupra-la também, porque teve alguém antes que fez? Mas olha, é de fazer cair o cu da bunda.

Taí esse espetáculo sórdido: o PT insistindo e potencializando seu combo de discurso de ódio com vitimização e o povo bunda absorvendo essa postura bélica, rivalizando entre si em vez de se unir para gerar coisas boas para o país. Só se fala em ódio, em rivalidade e em conspiração e povo absorve esse modo de funcionar e, cada vez menos, assume responsabilidade por seus atos: é a inveja, é fulano puxando seu tapete, é macumba, é tudo menos erro de discernimento, erro na escolha. Todo mundo é vítima de algum malvado, só tem bonzinho no mundo. Ninguém troca ideias, todo mundo discute para fazer prevalecer seu ponto sem refletir sobre o que está ouvindo e todos, todos sem exceção, são donos da razão.

A palhaçada está chegando a um grau ridículo. Lula é um anjo de luz perfeito e políticos, imprensa, povo, todo mundo, todo o universo, está em um grande complô contra ele, forjando provas, queimando sua imagem, mentindo sem parar e fazendo lavagem cerebral na população. Nada, eu disse NADA do que Lula faça é de sua responsabilidade ou é reprovável, sempre houve um motivo de força maior que explica esse ato para Lula (mas não se aplica a seus antecessores), sempre havia um objetivo nobre justificando o ato. Estou começando a achar que o PT importou Zika de caso pensando para tentar fazer nascer mais eleitores.

Mas o maior desfavor não são esses atos em si e sim não ter a inteligência de perceber que os tempos mudaram. Ninguém parece perceber, continuam repetindo soluções velhas para problemas novos.

Uma frase sábia: “às vezes, para que as coisas continuem como estão, é preciso que mudemos”. Alguém deveria ler essa frase para Lula. Agir de acordo com uma realidade quando se está em outra é suicídio, e é justamente isso que vai acontecer com ele aos poucos. A casa caiu, ou melhor, a casa está caindo, e ele está gastando o pouco tempo e munição de reação que tem dando tiro para longe do alvo. Chega a dar pena tanta burrice.

Para me chamar de elite branca, para me chamar de coxinha ou para usar qualquer outro artifício pejorativo para desmerecer meus argumentos: sally@desfavor.com

SOMIR

O puxado triplex está caindo. Quando alguém como o Lula começa a levar pancada de todos os lados, é sinal que os descalabros do PT finalmente estão alcançando os níveis necessários para fazer até esse país ficar de saco cheio. E olha que custou. Custou muito (inclusive para os cofres públicos). O brasileiro vai provando que até mulher de malandro tem seus limites.

Mas, permitam-me o pessimismo: ainda não trilhamos um bom caminho. Lula só está entrando na mira de investigações pela deterioração da sua popularidade. Mesmo coberto de merda em seus mandatos, ninguém tinha coragem de apontar o dedo para ele. A armadura da aprovação popular é muito resistente contra a espada da justiça. Desculpas esfarrapadas como “eu não sabia de nada” colaram vez após vez, vendo seus companheiros indo presos e a estrutura do seu governo sendo provada fraudulenta, mesmo assim, Lula era intocável.

E ainda seria, caso não fosse sua substituta navegar numa das maiores ondas de impopularidade (no mau sentido) da história política nacional. O brasileiro não enxergou finalmente a sujeira desse governo, só está puta da vida com as consequências desses anos todos de desmando. Lula usar sua influência para se dar bem nunca foi visto como um problema sério, pro nosso povo, é mais ou menos o que todos fariam na mesma posição.

Pode ser corrupto e incompetente desde que pague algum por dentro para seus eleitores. Mas, com o bolsa família comprando cada vez menos? Tendo que ser usado para alimentação básica, e olhe lá? Aí a Lua de Mel acaba. O lulismo perde sua força, deixando sua cabeça mais exposta. E mesmo acreditando que existem sim pessoas querendo justiça nesse processo todo, a coisa soa preocupantemente política: Lula é um alvo saboroso demais. Quem o derrubar talvez consiga consumir um pouco de sua popularidade. Canibalismo brasileiro, nunca sai de moda.

E, evidente, sabendo como isso faz a opinião pública correr atrás do próprio rabo, seus defensores não perdem a chance de politizar toda a história. Não são o apartamento e o sítio muito mal explicados, é mera intriga da oposição, raivosa pelo sucesso de um operário. Cinderela barbuda contra suas irmãs de olhos azuis… o curioso é que a vertente operária do ex-presidente (sem muita ênfase no “ex”) hoje em dia só deve se resumir ao consumo de destilados de cana, porque a transformação foi impressionante. Sua família enriqueceu e continua encontrando amigos generosos onde quer que vá. E “coxinhas” somos nós da classe média… claro! Ok, todo mundo tem direito de ter amigos, mas quando esses amigos são empreiteiros que movem bilhões em contratos públicos, é até ridículo fingir que não existe um jogo de interesse envolvido. É o marido tentando convencer a esposa que tropeçou e caiu pelado na cama com a secretária…

Não há politização alguma nessa história, ela está mal contada mesmo. Até porque o brasileiro médio mal sabe pra que lado fica a esquerda se precisar apontar, quanto mais o que ela significa em termos políticos. A dualidade esquerda direita é uma piada que foi compartilhada na rede social e viralizou, só isso. Que discussão política temos aqui? Os dois lados são populistas e fisiologistas, talvez só discordando sobre concentrar o Estado nas suas mãos ou dividir poder com investidores e especuladores.

Sério, que oposição é essa que aparece na hora da eleição, mas deixa um aliado sujo da situação fazer a maior parte do trabalho? O Brasil é politizado AONDE? Talvez se torne depois de algumas gerações da Pátria Educadora batendo alguma de suas metas, mas nesse momento é fantasiosa a disputa entre modelos de organização social. Marx, volta pra casa, a burguesia já venceu a disputa entre classes, e foi um massacre. Vivemos num mundo terrivelmente desigual, e o Brasil-sil-sil é um dos líderes nesses indicadores. O presidente do proletariado deu no que deu…

E, mais uma vez, só porque ruiu suas bases de apoio quando a crise que disfarçou para reeleger sua pupila finalmente estourou na cara do povo. Não sabemos ainda se o “teflon” do Lula vai conseguir fazer mais essas acusações escorregarem, mas o desgaste é claro. Tomara que seja o suficiente para nos proteger de completar duas décadas com a dinastia lulista no poder (já saiu a notícia que Lula é plano A do PT para 2018), mas quando as coisas acontecem pelos motivos errados, há sempre o risco de um acordo esperto de bastidores mudar o rumo das investigações. O dono da presidente tem muita margem de negociação.

Ridículo usar esse tipo de argumento de divisão, tentando aquecer as tensões entre situação e oposição e carregando muito do povo junto como se tivesse o que discutir. Tão ridículo que vai ser difícil colar de novo. O problema do populismo é que é um estado de suborno perpétuo. Qualquer falha no processo erode a coisa mais importante para esse tipo de líder: o apoio “descamisado”. Fure um pagamento que seja e você vira persona non grata.

Se o nove dedos estivesse começando a pagar pelo desgosto da população com as decisões que tomou ou influenciou no longo prazo, acho que nem faríamos o desfavor da semana. Mas, como está perdendo amigos influentes e começando a ser visto como mais fraco pelos abutres habituais, não alcançamos nenhuma mudança. Ainda dá pra distrair um pouco as pessoas com a ideia de perseguição política, até porque não deixa de ser. Nada aqui é feito do jeito limpo.

Para dizer que finalmente o pessimismo venceu, para dizer que vivem te oferecendo reformas na sua casa, ou mesmo para dizer que seria bacana o MST invadir aquele sítio: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (22)

  • É. Lula não é santo. Na realidade, acho impossível para um politico andar na linha da honestidade depois que o poder o corrompe. Concordo com ambos, em muitas coisas. Li aplaudindo. Contudo, prefiro deixar o PT pra outra hora e focar nos indivíduos ou até mesmo grupos dentro do partido que agem de forma vergonhosa. Espero que caiam muitos mais. Torço pela queda de muitos outros “puxados” (que sacripantagem usar um desculpa dessas) porque…

    Tá puxado!

  • Sigo o Rogério Skylab no facebook e outro dia ele compartilhou um post em defesa do Lula. Fiquei decepcionada com este lado dele.

  • Não sei o que é pior lula ou ver essa gente falando Bolsomito 2018 . Acho que as coisas ainda vão piorar muito.

  • “A dualidade esquerda direita é uma piada que foi compartilhada na rede social e viralizou, só isso. Que discussão política temos aqui? Os dois lados são populistas e fisiologistas, talvez só discordando sobre concentrar o Estado nas suas mãos ou dividir poder com investidores e especuladores”.

    “TRISTEZA é o que sinto quando flagro pessoas que eu admirava em rede social usando a palavra “coxinha”. Muito bobo cair nessa pilha maniqueísta de “quem não está conosco está contra nós”. Olha a bosta que o Brasil está virando, enquanto as pessoas estão desunidas rivalizando”!

    Estes trechos dos textos do Somir e da Sally não poderiam ser mais verdadeiros. Coisa horrível que vejo nas discussões políticas aqui em Valsador é aquele típico “ladismo” que querem impôr pra todo mundo. O prefeito ACimento Neto está fazendo uma verdadeira inquisição da cerveja única no carnaval soteropobretano (que já é um desfavor), IMPONDO que só se venda a tal da Schin não apenas no percurso, ele foi mais longe: Mesmo em lugares longe dos percursos do centro da cidade tem até RAPA perseguindo e tomando mercadorias (cervejas) dos camelôs que estivessem vendendo outras marcas de cervejas, impondo uma verdadeira ditadura da marca única (fora outras merdas que ele vem fazendo, como reformas mal feitas (mas para o baiano médio tá tudo “liiiiiindo” e ai daquele que criticar, será chamado de “petralha” – pra variar), estação de transbordo sendo entregue para parente administrar, assim como renovação de camarote de primo, um camarote irregular que toma uma praça inteirinha e outras traquinagens). E ainda tem quem defenda este energúmeno com unhas e dentes, acusando até de “petralha” quem estiver criticando a gestão concretada do prefeitinho de merda. Tem BM (baiano médio) que defende tanto o “grampinho” (neto de grampão, ACM, o avô que grampeou adversários políticos no passado) que se nega a enxergar os defeitos e as merdas que ele está fazendo, em nome de uma idolatria completamente nonsense. Esta terra não tem jeito.

    • Lógico que tem sujeira na prefeitura de valsador! Afinal, é a família ACM.
      Mas depois de João Henrique como prefeito… qualquer um seria idolatrado mesmo.
      Aposto que acm neto se reelege, depois ganha para governador e após sucessivos governos estaduais ridículos do PT ele fará uma gestão básica e será idolatrado ao cubo.

  • "Velhas Novidades" (b)ad infinitum...

    O Brasil é politizado AONDE?

    (…) mas quando as coisas acontecem pelos motivos errados (…)

  • Vou dar a minha visão do por que somente agora gente como Lula está caindo.

    Mais importante que o quanto o trabalho de alguém é exclusivo e valioso, é quantas pessoas alguém consegue mobilizar. Quantas pessoas consegue influenciar. Cada pessoa vale dinheiro e poder!

    No caso da politica ainda mais.

    Enquanto um ‘mito’ como Lula ainda tiver forçar pra mobilizar milhões de pessoas, ele é uma ferramenta útil e que pode/rá ser usada por qualquer lado ou servir a qualquer interesse. Foda-se que de sua parte leve alguns milhões pra si e sua família, o que se tem em jogo é sempre algo maior.

    Politicos são apenas o bode expiatório. A função deles é apanhar mesmo e servirem de instrumento pra quem realmente manda nas coisas. O dinheiro. As empresas.

    Dito isso, um Lula, só deixa de ter valor quando menos pessoas acreditam nele. Dái pode ser queimado e jogado as piranhas.

    É o que está acontecendo.

    De minha parte, foda-se: Merece do mesmo jeito.

    • Só que antes, NADA queimava Lula. Durante seu governo surgiram vários escândalos piores que um triplex e nada de ruim colava nele. Acho que só está colando agora por erro de estratégia do PT, uns burros que não percebem as mudanças rápidas e exponenciais que se dão em tão pouco tempo.

  • Primeiro: obrigada por postar, não queria mais entrar no Desfavor e dar de cara com o bolotinha novamente.

    Segundo: Discutir política com brasileiro simplesmente não dá mais. Você sempre será o “vilão que quer prejudicar as pessoas”. Ou é o direita coxinha elitista opressor, ou é o esquerda mortadela maconheiro. E ter neutralidade também não adianta. Além de ser uma atitude frouxa (huur duur deboísmo), os radicais sempre vão achar que você está pendendo pro lado contrário deles, não importa qual for. Oh tesão pra fazer inimigos, hein! Pessoas aficionadas em arrumar briga, treta e pagar de floquinho de neve especial abençoado por deus (letra minúscula proposital). O povo brasileiro é/está sendo um povo muito desunido.

  • É de dar nojo mesmo… O que mais me faz cair o cu da bunda nem são tanto as desculpinhas esfarradas e o papinho vitimista de armação – que, a bem da verdade, já me fazem sim cair o cu da bunda PRA CARALHO porque ofendem a nossa inteligência -, mas o fato de AINDA existir quem acredite nisso e se preste a defender essa cambada com unhas e dentes.

    O que não se pode esquecer, porém, é algo importante que o Somir disse, que “nada aqui é feito do jeito limpo” e que “a dualidade esquerda/direita é uma piada que foi compartilhada na rede social e viralizou, só isso”. Parabéns a ambos pelos textos.

  • Brasil é daqui pra pior! Vemos esse governo mais perdido que cego em tiroteio tentando contar a mesma história trezentas vezes pra ver se vira verdade. Nunca viram nada, nunca sabem de nada, foi a oposição que inventou…

    “Ele nunca sabe, nunca vê nada, deve ser por isso que acabou perdendo o dedo no torno.”. Eu ri

  • Minha coluna preferida!!!!!!! Textos excelentes, sobre um óbvio que é tão óbvio, mas tããããããããão óbvio, que está insuportável demais para os vitimistas verem. Então eles negam, negam e negam. Já tem gente orgulhosa da coragem de Lula de processar a “Globo-mente” pelo triplex “falso”, já tem gente berrando que FHC tinha imóveis de luxo e ninguém apontou… FHC, sabem? Ainda essa velha velha velha desculpa idiota pra tudo! Muito deprimente!

    Compartilho com vocês a mesmíssima tristeza em relação ao surto de maniqueísmo que nunca termina, nas redes sociais, nos bares, nos almoços de família em que ninguém mais se interessa por futebol. A graça está em brigar por política, mesmo que sejamos cada vez mais ignorantes. Não somos politizados, não temos oposição, não temos saída, não temos racionalidade, não temos nada, não somos nada. Na-da.

    “A esperança não existe, a esperança é o caralho.”

    Nada a acrescentar, apenas a lamentar, lamentar, lamentar ad infinitum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: