Condução perigosa.

+O ex-presidente Lula foi levado de carro por volta das 6h desta sexta-feira (4) pela PF (Polícia Federal) de São Paulo para depor, após a operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava Jato, ter cumprido mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva –quando o investigado é obrigado a depor.

Essa é a parte bacana, tudo o que aconteceu depois que criou esse desfavor da semana.

SALLY

O tema já estava escolhido, mas a Polícia Federal finalmente fez algo significativo e mudou os rumos da história do Brasil – e de Desfavor da Semana.

As provas que começam a vir à tona são mais do que suficientes para condenar Lula. Ainda assim, tudo está sendo feito dentro da mais estrita legalidade. Ninguém é idiota de pisar na bola no caso que terá enorme repercussão no Brasil e no mundo.

Colaborar com investigação criminal não depende de vontade ou de humor, é obrigação. Lula não foi por vontade própria, então, a polícia foi até ele, busca-lo, em uma medida chamada “condução coercitiva”, que pode acontecer com ele, com você, comigo ou com qualquer um que se recuse a cumprir essa obrigação.

Lula não foi preso. Ele foi levado à força para ser ouvido nas investigações. Porém Lula e seus seguidores remunerados com sanduiche de mortadela estão indignados. Ele acha um absurdo ser investigado, apesar da quantidade enorme de provas robustas e concretas de que cometeu não um, mas diversos crimes. Deve ser difícil de encarar uma mudança de tempos como esta e compreender que não está mais acima da lei.

A gente cantou a bola algumas semanas atrás, quando dissemos também em um Desfavor da Semana, que o PT insistia em usar táticas antigas para uma nova realidade, sem perceber que a realidade havia mudado, e que essa seria sua ruína. Taí o começo do fim. O que vocês presenciaram hoje, crianças, é história. Será um primeiro capítulo de um novo tempo contado e recontado nos livros de história do futuro.

O PT emitiu comunicados oficiais em suas redes sociais dizendo que Lula era um “preso político”. Vitimismo desesperado, pois nem preso ele foi. Foi conduzido à força por se recusar a prestar esclarecimentos sobre uma série de delitos cometidos. Ele se diz perseguido. Curioso, se me acusassem de coisas que eu não fiz, eu faria questão de ser investigada para provar a minha inocência. Ele deve estar com medo, afinal, não tem diploma, coitado, não vai para cela especial se for preso durante as investigações.

Além da vitimização compulsiva inerente ao PT, tivemos outros desfavores neste dia memorável. A começar pela reação das pessoas, que se dividiu em gente comemorando freneticamente e gente se opondo raivosamente. Quem comemorava de forma mais descontrolada, acompanhava passo a passo o dia todo torcendo para que Lula apanhe, seja torturado e outras barbaridades lamentáveis. Não ouse você repreender, que já vem a pessoa dizendo “mas ele fez isso, fez aquilo”. Nada, eu disse NADA justifica tortura. E se você discorda, evolua, por favor, evolua urgentemente.

Quem defendia Lula se recusava a ver a verdade com os piores argumentos possíveis em matéria de coerência. Tudo armado, perseguição porque ele defende os humildes e tantas outras mentiras descaradas continuam a ser repetidas por esses pobres coitados, que mesmo com esse evento, não perceberam que os tempos mudaram e uma nova realidade pede uma nova solução. Cheguei a ouvir que “Aécio seria pior”. Mas… não estamos em época de eleições, não estamos escolhendo entre ninguém, estamos no meio de uma investigação sobre o Lula, não que tem que puxar o Aécio para o meio disso. Mas, não há coerência, continuam focados nele: “Aécio cheira cocaína”. Foda-se, não tem pertinência temática com o evento. Além disso, metade dos ídolos do brasileiro cheiram cocaína e ninguém fala nada.

E já que estamos falando dele, foda ver Aécio posando de honestão falando em justiça e liberdade. Um sujeito babaca que censurava os jornais da sua cidade para que não falem dele e que é tão corrupto quanto Lula. Em um país carente de ídolos, de heróis, o povo é passivo demais para tomar as rédeas e delega sua salvação para ícones. Por isso Aécio agora é um perigo: quem antagoniza com o vilão da vez acaba ficando no papel de herói. Sim, senhoras e senhores, vivemos para ver o Lula ser o vilão do BBB político. Pena que a polícia federal não tem pay per view, ia bombar.

No meio disso tudo, foi decretada oficialmente a morte do diálogo em todo o território nacional. Pessoas contra e a favor da condução coercitiva de Lula trocaram tabefes pelas ruas do país. Diálogo não existe mais, se alguém discorda de mim eu meto meu punho no nariz da pessoa. Isso é no que o Brasil se transformou, nesse clima paranoico e raivoso de “nós” e “eles”. Pessoas se espancando por divergirem de opinião política.

Para acabar de desmoralizar o Lula, que agora não se elege nem para síndico de prédio, um dos muitos delitos cometidos foi a OAS pagar o armazenamento de seus pertences depois que deixou de ser Presidente da República, de forma escusa. Mas o pior não foi ter gastado mais de um milhão de reais com isso, fazendo-o de forma ilegal, o pior é que de dez contêineres, um era só de bebidas! Piada pronta!

Tem provas suficientes para trancar o Lula agora em uma cela e mantê-lo lá por quinze anos dentro da mais absoluta legalidade. Mas não, estão fazendo as coisas com todo o cuidado do mundo para não dar margem a uma vírgula de erro. O que os desinformados fazem? Gritam que é golpe. É um grau de burrice que me faz mal.

Todos os procedimentos realizados tem previsão/amparo constitucional e observaram as devidas formalidades. Além disso, Lula não é Presidente da República nem ocupa qualquer cargo que se justifique falar em “golpe”. Me incomoda demais gente que nunca leu a constituição ficar gritando que é golpe. Poderiam fazer um funk do PT com esse refrão: “é golpe! É golpe!”. Os mesmos que pediam o impeachment de FHC, outro que não vale a merda que caga.

Lula, por sua vez, disse que se queriam ouvi-lo era só ter chamado. Ele FOI chamado. Nem ele nem seus advogados foram, chegando a declarar em público, para a imprensa que não iriam. É por causa desse tipo de comportamento que está se afundando. Disse que merecia mais respeito do país. Ora, investigar quando se tem provas é falta de respeito?

Mas o grande desfavor eu guardei para o final: o medo. Se com uma simples INVESTIGAÇÃO já foi essa pancadaria nas ruas, o que vai acontecer quando ele for efetivamente preso? Está todo mundo com medo. É de fato preocupante. Porém não pode ser paralisante. Ganhar no grito nem pensar. Que venha a prisão de Lula e com ela a repercussão social mais nefasta que for, prefiro isso à impunidade. Façam o que fizerem, digam o que disserem, por favor não pautem suas decisões no medo. É medíocre. Deixa vir a baderna que for e vamos logo virar essa página lamentável da nossa história.

Para temer que ele dê a volta por cima e saia como mártir, para pensar genuinamente que até o Pilha faria melhor ou ainda para aplaudir a Dilma que queimou antes de ser queimada: sally@desfavor.com

SOMIR

Não faz muito tempo, cantamos essa bola. Mas, estava meio na cara mesmo que a estratégia petista de divisão “politizada” ainda voltaria para os morder na bunda. E como voltou! A cada dia que passa mais e mais gente vai chegando no seu limite de aturar Lula e cia., e até infelizmente, pra ser honesto, indo de mala e cuia para o lado oposto.

Mas, a dificuldade do brasileiro e da maioria dos povos subdesenvolvidos de tomar uma posição mais ponderada sobre qualquer situação já é mais do que sabida. Meio termo é “problema de primeiro mundo” no que diz respeito ao brasileiro médio. Então, provavelmente o futuro desse país é fazer besteira de novo, só que para o outro lado. Talvez essa gangorra perca seu momento com o passar do tempo e por pura ação de uma espécie de entropia social, daqui a muitos anos alcancemos algum equilíbrio. Claro, vamos esperar sentados.

Lula ser levado para depor não deveria nem ser registrado como uma grande vitória brasileira, semana passada mesmo estava falando sobre essa mania do povo de considerar fazer a obrigação como uma grande vitória. Bicho acostumado a levar pancada fica extasiado só de ser tratado com um mínimo de respeito. Mas é se contentar com pouco. Em qualquer sociedade que se leve a sério, não existe pessoa poderosa demais para cair eventualmente. A gente não deveria mirar um milímetro mais baixo do que um ex-presidente tendo que prestar esclarecimentos para a polícia, se ela tiver um bom caso.

As evidências vão se empilhando, as histórias da defesa batendo cada vez menos, os que Lula arremessou às piranhas anos atrás agora começam a ter coragem de bater de volta… aconteceu o que tinha que acontecer. E por mais que eu tenha coragem de jurar com meu mindinho levantado que Lula (assim como todos os outros presidentes) ganhou e ainda ganha muito de forma ilegal com o prestígio de seu cargo passado, ele continua sendo inocente até se provar o contrário.

E talvez com exceção de Moro e os responsáveis pela operação, parece que ninguém está tratando isso como deveria tratar: uma investigação. No embate de reações sobre a notícia, um lado comemora como se Lula já fosse culpado, o outro se revolta porque foram mexer com seu ídolo. Novamente, as chances do Lula ser realmente inocente são as mesmas de eu ganhar as próximas vinte mega-senas em sequência, mas mesmo assim, acredito que o resultado disso tudo está servindo apenas ao colossal erro de cálculo petista de botar lenha na fogueira da divisão do povo entre opressores e oprimidos de acordo com as cores do partido que defendem (que, via de regra, são basicamente iguais, mudando só a cor).

O discurso do Lula logo depois, aquele show de horrores onde se comparou a uma jararaca, me soa mais como uma tentativa desesperada de desestabilizar tanto a cena política brasileira ao ponto do PT ser viável para uma sucessão daqui a dois anos. Se ele conseguir manter o povo brasileiro bem dividido até lá, pode ser um tiro certeiro. O tom do discurso foi bélico, tentando botar as tropas no estado de espírito ideal para contra-atacar a revolta do resto da população com o buraco no qual suas quatro gestões nos colocaram.

Que Lula vai ter seu culto firme e forte bem além da sua data de expiração, vai. Ele sabe dizer as coisas certas para seu público-alvo, e eu não vou ser inocente de achar que o Brasil inteiro é como São Paulo, praticamente imune aos encantamentos populistas DESSE cidadão (mas de quatro em quatro anos cai no papo do PSDB… vai entender…), então basta apenas a crise arrefecer um pouco nos próximos longos meses que dá pra remontar alguma coisa nessa terra atualmente arrasada.

Lula já se ofereceu para ser candidato, mas eu duvido que vá cumprir (até porque pode ir preso até lá – isso sim seria histórico). Na verdade, me parece que só estão aproveitando a oportunidade de começar a campanha mais cedo e tentar bater a oposição antes dela conseguir (ou quiser) se organizar. Se o PT achar algum nome bacana até lá, me parece bem mais inteligente usá-lo, Lula já vai ter feito muita campanha antes. Ou mesmo botar bastante pilha nessa ideia e fazer um acordo sujo com o PMDB para fazer um vice. Mas isso é política. Que ela vive desses golpes e truques já estamos carecas de saber.

Mas o discurso inflamatório… isso está cheirando mal. Não é isso que precisamos agora. Lula está acendendo fósforos num barril de pólvora. Quando um governo faz tanta merda e ainda se defende apontando o dedo para os adversários, é receita de desastre, historicamente, e seja onde for. Se o cenário político brasileiro ficar ainda mais antagônico (e nem entre partidos, que não servem pra nada, mas entre pessoas), o mote de que na guerra vale tudo vem com mais e mais força. Lula se mostra atacado por inimigos, gente sai na rua pedindo sua cabeça…

E na verdade, é só uma investigação. Lula quer que esqueçamos disso, mas chega dele ganhar. Chega mesmo. Não é sobre gostar ou não de uma pessoa, é sobre a verdade.

Para dizer que quase não valeu a pena por causa daquele discurso dele, para dizer que ele só cai na 51ª etapa da operação, ou mesmo para dizer que nós dissemos: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (50)

  • As vezes eu tendo a pensar – numa vibe à la Scandal, aquele seriado americano – que tudo que acontece em termos de governo, todos os escândalos e tal, são pré arquitetados de antemão através de uma mediação entre as pessoas do poder e da mídia. Pensei nestes termos em relação a esse depoimento do Lula: não será foi tudo armação pra ele parecer minimamente bonzinho na mídia, ou “mau até certo ponto”, pra depois o papel se reverter de alguma maneira e ele ficar com a fama de bonzinho? Sei não, ein?

  • Aqui na minha cidade passaram a semana toda fazendo protestos em defesa do Lula e contra o “golpe”. É sério. Petista parece corno apaixonado, a gente mostra provas concretas, fatos, fotos, todo mundo fala, ta escancarado na cara e ainda não acreditam. Falam que é golpe, inveja, preconceito, continuam levando guampa e achando o máximo. Pelo jeito o Brasil vai ficar mais um tempo na merda. Quem tiver como sair disso aqui, não perca a oportunidade.

      • Difícil dizer porque em 2000 eu era criança mas também o brasileiro médio nem era de acompanhar política até um tempo atrás. Antes só se importavam com futebol, que afundou e foram tentar a sorte no UFC sorrateiramente. O UFC também foi vexame, então pegaram o embalo das eleições e transferiram seu comportamento animalesco de torcida organizada pra política. Mas que o PT ainda tem um número considerável de seguidores, isso tem. Se não fosse esse escândalo, não tenho a menor dúvida de que o Lula ia se eleger em 2018. E mesmo assim neguinho ainda defende e da a cara tapa por essa corja. A vergonha alheia não cabe dentro se mim.

  • Vcs nunca me decepcionam, texto impecável!

    Só um comentário:
    Adorei ver o ato falho do Lula se reconhecendo como uma jararaca.

    Sensacional!

  • Bruna K. de Souza

    Textos perfeitos. Sabia que entraria aqui hoje e encontraria um Desfavor da semana sobre o Lula.

    Sally, não duvido MESMO que ele se candidate e GANHE a presidência.

  • O pior é ver o povo miserável defendendo o Lula como se fosse alguém da própria família. Nunca desejei tanto que uma fila de conta andasse rápido. Mudando de pau pra cacete… Estou achando que a Sally vai jantar comigo em 2017.

    • Eu acho que o numero de pessoas que defendem ele esta diminuindo, mas podevser só minha vontade enorme de ver o PT ruino que está alterando minha percepçao

      • Nada a ver, Sally !

        Está diminuindo sim, mas NADA poderemos prever se não for o suficiente ou se uma parte suficiente “afrouxar para eleição(ões)”, que nem 2014; ou mesmo 2006…Ou mesmo 2002, quando o PSDB ainda tinha o PMDB com uma vice…coronelista capixaba…pois é.

  • Morte do diálogo. Sinto que é isso que torna o Brasil esse lixo. Ao não dialogar as pessoas nao se informam. Nao conhecem. Não entendem, e saem por aí gritando “é golpe”.

    Sou daquelas que não confia em quase nada que vê logo de cara. E sabendo como são nossos poderes, desconfio tanto de presidentes quanto de Polícia ou juízes mas chega um momento que, por mais que nao gostemos de um ou de outro(ou dos dois), temos que admitir e engolir a verdade.

    E a que mais me assusta é a divisão causada na população, que ao meu ver não nos fortalece em nada pra conseguirmos evoluir quanto cidadãos que votam e escolhem seus representantes e consequentemente “moldam” o país.

    • As pessoas ficam submersas em suas verdades: só conversam com quem pensa igual filtrando o que escutam nesse supermercado de gente que é rede social. Ficam empobrecidas, medíocres, bidimensionais.

      • Sally, não poderia concordar mais. Já teve gente que me excluiu só porque discordei do “status quo” facebookiano, que condenou aquela família do menino negro fantasiado no carnaval carioca. BM não sabe conversar, não sabe debater, não sabe lidar com opiniões diferentes porque aprende desde pequenininho que é o bonzão, o espertão, que não precisa ouvir ninguém e que todos têm que se curvar aos seus caprichos. Resultado? Pessoas que não podem ouvir um não ou ser contrariadas. Dá no que dá. Esta imaturidade de discussão dks BMs é foda, muito foda (e daquelas bem ruins…)

  • Vamos ver onde isso vai parar, tem gente se esbofeteando na rua por causa dessa história. Surreal. Lembrei de vocês falando sobre como o brasileiro médio trouxe seu comportamento de campo de futebol para a política. Tá foda. De ambos lados. Petista que não quer dar o braço a torcer e oposição com a turma do pó posando de moralista. Vão tomar no cu, enquanto isso o país afunda.
    Esses dias estava pensando nessa tendência do brasileiro a querer um messias. O pessoal do PT vê o Lula como uma versão tupiniquim de Jesus Cristo. O pessoal do PSDB fala do FHC/Aécio como a salvação, sendo que são exatamente a mesma merda do que o PT, mas com simpatia da mídia. E tem os imbecis que pedem a volta dos “meninos de verde” (tenho vontade de enfiar um abacaxi no cu pelo lado da flor quando ouço esse termo pra falar do exército). Sempre querem a figura do salvador da pátria, que virá e limpará tudo. Ninguém quer ter o trabalho de levantar toda a bosta e começar a arrumar por algum lugar, fazendo um trabalho de GESTÃO dessa porra de país. Estamos perdendo décadas de oportunidades.

    • Essa coisa paternalista… o brasileiro é muito infantil. Se cada um não operar uma mudança de postura nesse jeitinho malandro, esperto e protelador, não vai ter líder que dê jeito neste país.

      • Comentário meu de outro texto, mas que também se encaixa aqui:

        Lá vamos nós de novo… Atolado na merda, o povão – essa cambada que detesta pensar – adora quando surge um político assim, de ares messiânicos, apontado sabe-se lá por quem como “o salvador da pátria”… Daí um tempo esse mesmo “iluminado”, arrasta o povo pra uma merda pior ainda do que aquela em que estava antes e da qual só vai se dar conta quando já for tarde demais. Em seguida, o populacho se revolta, enxota o tal que de que “messias” passou a judas” enquanto acredita estar exercendo sua cidadania – essa palavra bonita hoje esvaziada de significado – e a busca por um novo “salvador” recomeça…

  • “Não é sobre gostar ou não de uma pessoa, é sobre a verdade.” Concordo, Somir. Mas por causa do insuportável clima bélico entre os pró e os anti-PT, que, como a Sally disse, fez com que fosse “decretada oficialmente a morte do diálogo em todo o território nacional”, eu por enquanto tenho só observado o desenrolar dos acontecimentos. Cansei de tentar argumentar. Chega até a ser perigoso e inútil. Perigoso porque posso acabar sendo agredido gratuitamente e inútil porque nenhum dos dois lados vai entender nem ponderar nada. Mas isto é política, não um Fla-Flu, porra!

    Lula agora está com o cu na mão. Mas, por favor, permitam-me reproduzir um trechinho do texto da Sally aqui: “Curioso, se me acusassem de coisas que eu não fiz, eu faria questão de ser investigada para provar a minha inocência. Ele deve estar com medo, afinal, não tem diploma, coitado, não vai para cela especial se for preso durante as investigações”. Aí a Sally quase que literalmente tirou as palavras da minha boca. Foi praticamente a mesma coisa que disse ontem quando conversei sobre a tal da “condução coercitiva” com algumas pessoas.

    Quanto à possibilidade de o Lula sair fortalecido pra 2018 porque – e nisso eu concordo com o Charles D.G. – o povão aqui se identifica muito com “vítimas”, mesmo que falsas – acho que ainda é cedo pra dizer. Mas espero que esse mito de “benfeitor dos pobres” caia por terra de vez. Chega disso. Não precisamos de santos, mártires, ícones, ídolos – a maioria com pés de barro -, precisamos só de gente decente e competente pra administrar direito a pocilga que isto aqui virou. Porque, o país estando a zona que está fode a vida de todo mundo. Inclusive a dos mais radicais militantes pró e anti-PT.

    • O povão vai na direção da maioria, daquilo que é considerado bacana e socialmente aceito. Existe um movimento deslocando o PT do papel de vítima para o papel de vilões. Está virando oficialmente bacana e cool dizer que PT é roubo, que são bandidos. Toda a massa que seguia Lula quando era cool seguir o PT está se deslocando contra eles, não por ideologia ou opinião, mas por ser cool ficar contra o PT agora. Eu sinceramente acredito que dessa vez a casa caiu para o PT (e olha que eu sou muito pessimista). Vamos ver como a história vai se desenrolar…

      • Só resta “o vamos ver” mesmo, nada está escapando do que possa(mos) analisar – mesmo os tais protestos de domingo que ven precisam estar mais próximos “do domingo D” para talvez vir (ou não) “Desfavor da Semana preventivo”…

  • Eu estou muito desinformado, mas quais são as provas concretas contra o Lula? Pelo que eu tinha entendido eram só evidencias. Não seria melhor já prender ele já que existem provas? Como os outros do PT que estão presos? Não tem risco dele fugir pra Venezuela ou algum lugar assim?

    • Eita… eu teria que escrever dez páginas. Está tudo no Google, pesquisa que você acha.

      Seria possível prender o Lula hoje sim, mas eu compreendo a cautela: é um formador de opinião que ainda tem algum poder de controle sobre as massas. Melhor fazer tudo com o maior respaldo e de forma gradual, para que a opinião pública não entenda como algo inesperado e injustificado. O que aconteceu ontem foi o Judiciário dizendo “Lula subiu no telhado”

  • Magina o nível de histeria e demência do MST, suas subfacções e demais movimentos de vagabundos associados depois que o maldito do lula for preso! É necessário tomar cuidado porque certamente beirar-se-á o colapso civil, em nada diferente do que está ocorrendo novamente em Angola, do que há anos vem ocorrendo no Burundi, em Botswana e em outros rincões selvagens e imensamente subdesenvolvidos semelhantes ao redor do mundo.

    De qualquer modo, apesar desse teatro todo e desse clima (injustificado) de euforia, nada ocorrerá. Infelizmente, MUITO infelizmente, acho que (ao contrário da Sally pensa) o filho da puta do lula saiu fortalecido desse episódio e tem MUITA chance de arrebentar em 2018, porque o povo brasileiro se identifica muito com vítimas (mesmo que falsas). Acabar com isso, na minha opinião, passa longe da via democrática, de tão encracado que esse bêbado arrombado está no imaginário popular como salvador dos pobres e de tão pouca influência que as pessoas lúcidas têm nesse lamaçal a que chamam braziu.

    • Não acho que tenha saído fortalecido não. A imagem do Brasil no exterior está um lixo, seria um desastre Lula presidente agora.

      • A imagem do Brasil lá fora tá tão cagada, principalmente por causa dos rebaixamentos dos avaliadores de crédito internacionais, que esse simples mini-rebuliço já causou uma queda na cotação do dólar…parece que ao menor sinal de que o PT tá pra sair, nossa economia, ao menos internacionalmente parece ficar mais atrativa…

        • Pois é, o mercado externo está de olho nisso e não duvido que comece a pressionar para que o PT não ganhe novamente.

          • Hj vi comentários de economistas sobre isso, falando que é puro fogo de palha. Bolsa e dólar. Que mesmo a Dilma caindo, a economia tá tão cagada que vai dar esse repique e afundar de novo.

      • Acho que não tem chance de uma convulsão social severa. Brasileiro é muito apegado ao seu sossego e bem estar, ninguém vai sair na rua depois que matarem meia dúzia em algum conflito numa Paulista da vida. Veja como brasileiro é cuzão. Lembre-se de como São Paulo virou uma cidade fantasma quando houveram os ataques do PCC.

        • Pode (até) ser, “a Pax (Grande) Tijucana” tem durado “até demais”, pelo menos por lá na Radial Oeste…Mas conheci uns (e umas) “cariocas quase permanentes” que (já) poderão (e irão !) se mudar este ano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: