Proposta indecente.

+O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à presidente Dilma Rousseff prazo até segunda-feira (14) para responder se aceita ou não o convite para ser ministro. Lula contou a aliados que Dilma o convidou para ocupar a pasta de sua preferência. Segundo relatou, a presidente disse que não se sentirá diminuída caso ele venha a ter status de “superministro”.

Se você acha que o problema é só dar um cargo pro Lula, fica ainda pior… desfavor da semana.

SALLY

Temos por premissa não repetir temas seguidos no Desfavor da Semana, tentamos alternar temas para que não fique repetitivo e cansativo. Infelizmente, esta semana teremos que abrir uma exceção, pois está se desenrolando uma história bizarra, tenebrosa e preocupante: o Ministério Público pediu a prisão preventiva de Lula e, para tentar burlar uma possível decisão judicial, a atual Presidente da República, Dilma, lhe ofereceu um cargo em um dos seus Ministérios. Ao que tudo indica, Ministro da Casa Civil, um dos mais importantes.

Não quero entrar no mérito da prisão (que, ao contrário do que muitos histéricos sem conhecimento jurídico propagam, é mais do que justificada), nem no mérito dele vai aceitar ou não, pois além de ser mera especulação, é óbvio que seria de uma burrice enorme dar essa passo covarde agora, com todos os holofotes voltados para Lula, com a opinião pública putíssima. Sejamos sinceros, se ele não aceitar, certamente não é por ser honrado ou digno e sim por avaliar que lhe faria mais mal do que bem. O enfoque vai ser outro, diferente do que jornais e revistas estão discutindo.

O simples fato de ter sido oferecido um cargo de importância vital na condução do país mostra o quanto Dilma é demente, despreparada e irresponsável. Já fui funcionária pública e uma coisa que aprendi conjugando meu cargo com a minha ética é que nada ali nos pertence: você age o tempo todo, nas pequenas e grandes decisões, pensando no bem estar coletivo, no bem público, nas pessoas que pagam seu salário com seus impostos.

Via de regra, não existe concorrente para o prestador de serviço público. Há um monopólio daquele serviço pelo ente público. Se Dilma não for uma boa Presidente, eu não posso contratar um “Presidente Particular” para me reger de acordo com as leis que ele vai sancionar. Assim como não se pode contratar um prestador particular de luz, água ou esgoto. Logo, a partir do momento em que o Estado monopoliza algumas funções, tem a obrigação de prestá-las com excelência, já que nós não temos outra opção que não essa.

Logo, a contratação ou nomeação de funcionários públicos, para ser ética, deve ser feita com todo rigor e cautela, já que o desempenho que ele terá na sua função poderá afetar um país inteiro, que não terá como buscar este mesmo serviço em outro prestador. Não temos Plano B, logo, o Plano A tem que ser maravilhoso, o melhor possível, pensado para atender aos interesses do cidadão, que paga o salário dessa pessoa (e muitas outras regalias, até motorista eu tinha) com seus impostos.

Dilma não agiu assim. Ela se valeu de um cargo de poder para proteger alguém do seu círculo disponibilizando algo que não lhe pertence. É vergonhoso, é baixo e é, inclusive, burrice da parte dela fazer algo tão acintosamente antiético. Mas fez. E isso, por si só, independente do desdobramento, mostra o quanto estamos nas mãos de pessoas que não tem um pingo de inteligência nem mesmo para conduzir suas vidas, quem dirá o país. Não é a falta de ética o que mais me espanta, é a burrice, a inconsequência, essa forma de se comportar que indica que a pessoa parece já não ter mais nada a perder. Gente que não tem nada a perder é perigosa.

Foi algo burro de se propor. Saíram mais queimados do que se tivessem ficado calados. Não é possível que petista não tenha uma trava de “ok, agora chega, tá feio demais”. Pelo visto, não tem. Pessoas sem limite, sem bom senso, sem vergonha na cara. O desespero está transtornando estas pessoas. E isso é um tremendo desfavor.

E aí voltamos para o que eu dizia na semana passada: a era PT acabou. Graças à nova dinâmica de mundo em crescimento exponencial as mudanças ocorrem cada vez mais rápido. Quem não tem flexibilidade, inteligência e criatividade para se adaptar é deixado para trás e atropelado pela manada. É o que está acontecendo com o PT. Toscos, obsoletos, repetindo a fórmula que um dia deu certo sem perceber a mudança dos tempos. Reforçando ainda mais o comportamento inadequado, achando que a solução é fazer ainda em maior intensidade o que faziam e dava certo, em vez de tomar outro caminho. Estas pessoas estão arruinadas.

Ok, talvez esteja difícil ver o desfavor, pois o fim dessa era negra de violência, raiva e vitimização é algo que sempre desejamos. O grande desfavor começa a se desenhar com essa proposta de “Amigo, quer a Casa Civil para não ser preso?”. O grande desfavor é que gente burra e despreparada quando é encurralada faz merda, faz merda GG, faz merda sem ter nada a perder. Pessoas que surtam, que perdem o pouco bom senso que tinham, que são um perigo até para si mesmas, quem dirá para nós.

O PT está claramente acuado. Vemos isso no militante Zé Ruela que começa a bater nos outros no meio da rua, ameaça te estuprar em redes sociais só por você ter um posicionamento político diferente do dele ou sugere que quem discorda deles deve morrer. Este mesmo comportamento é repetido nos petistas que tem poder, e, infelizmente, eles são muitos. Quantas barbaridades estão e serão feitas para tentar, desesperadamente, manter um poder que já escorregou de suas mãos?

Sabemos bem que são maus perdedores, já deram provas disso mais de uma vez, em diversas ocasiões onde fizeram atrocidades até mesmo com os seus. Quem propaga essa celsodanielização dos colegas, faz o que com quem se posiciona de forma contrária? Eu acho que quando cair a ficha de que não adianta espernear, que perderam, que vão cair, esses porras levam todo o país com eles, só de raiva, só de mesquinharia ou até mesmo por desespero de se agarrar ao poder. Não são pessoas capazes de se retirar com dignidade. É gente baixa, vil, sem amor próprio, raivosa.

Tudo que eles tem é Lula. Não tem um nome forte no partido que una a todos. Se cair a ficha que são carta fora do baralho, olha, eu não sei não. Gente vil que não tem nada a perder faz qualquer coisa. Sim, eu estou com medo. E o fato da prisão de Lula ter sido cogitada mostra que eles já perderam. Resta esperar como vão reagir quando perceberem isso.

A qualquer momento pode sair a prisão de Lula. Este final de semana tem manifestação contra o PT em todo o país. Dependendo do desfecho destes dois eventos, pode ficar bem claro um “perdeu playboy” e aí, minha gente… aí o brasileiro vai ter que ser muito atento e vigilante, pois quem está no poder vai alucinar para “se vingar”: roubando, sabotando, esculhambando. Ou seja, estamos fodidos, pois brasileiro não cuida nem do próprio filho, imagina se vai estar atento a política.

Como diz Thiago Mattos, não é uma era de mudanças, é uma mudança de era. Vocês estão vendo a história se desenhar diante dos seus olhos. Vamos fazer a nossa parte para que tenha o melhor desfecho possível.

Para dizer que só quer ver o Lula preso e foda-se, para iniciar um discurso raivoso e radical e ser sumariamente silenciado ou ainda para especular sobre o que nos espera: sally@desfavor.com

SOMIR

A água está chegando no nariz do governo. Manobras escusas para proteger os aliados acontecem sempre, mas estamos tendo uma rara visão do ponto onde a coisa está tão no limite que acabou toda a vergonha: a presidente do país acaba de oferecer para seu companheiro de partido uma evidente chance de escapar das garras do juiz que o investiga.

Eu sei que sujeira não surpreende mais ninguém no Brasil, mas vocês conseguem perceber a dimensão do que aconteceu? Foi deslavado! E na hora que todos os olhos da nação estavam apontados para eles. Esse tipo de truque é usado e abusado, mas não com essa cara-de-pau incrível que estamos presenciando agora. Demorou, mas o PT ficou acuado. E por tabela, está admitindo que agora é hora do tudo ou nada. Eles sabem, eles sabem muito bem que estamos no limiar de tudo desabar na cabeça deles, que o governo não vai durar o suficiente.

A situação anda tão difícil que até mesmo o inconsciente de Dilma está falando mais alto. Sabe quando chega num ponto que começa até a dar dó dela? Não dó no sentido de querer que ela não pague pelas merdas que tenha feito, mas de imaginar o presente de grego que ela recebeu do Lula. Desde a campanha eleitoral passada já dava pra perceber que Dilma se arrependeu amargamente do buraco no qual se enfiou. Pra ser terrivelmente honesto, o candidato que ganha a eleição presidencial no Brasil com certeza foi o candidato que recebeu financiamento ilegal na campanha, que fez acordos com o diabo e o chefe do diabo… é meio que inescapável.

E com uma herança maldita dos oito anos de lulismo desenfreado, quem quer que estivesse lá na presidência ia acabar odiado por toda a nação. Dilma escolheu entrar nessa e está obviamente arrependida. Eu aposto que ela está doida pra renunciar, mas está tomando pressão do seu partido para continuar tentando desequilibrar a balança de poder para seus comparsas. Não tem emprego mais maldito no Brasil atual que o de presidente. Ela pode falar um monte de besteiras nos seus discursos, mas não é burra o suficiente para não perceber que depois dessa proposta para o Lula de ministério, ela está ainda mais morta como liderança. Não vai ser mais nem síndica na vida.

Esse trem não tem mais freios. É por isso que estamos vendo essa escalada de disparates, tão óbvios quanto necessário para se agarrar ao poder conquistado com imensa dificuldade na última eleição. Dilma, Lula e o resto do governo envolvido na lava-jato sabem que estão muito sujos e vão tentar de tudo para continuarem vivos. O governo luta pela vida. Agora vale tudo!

Quem está limpo costuma pagar pra ver. Quem não está, manobra. Eu sou o primeiro a chiar quando repetimos tema nesta coluna, mas houve um desenvolvimento sério: não só Lula está correndo um enorme risco de ir preso como o seu partido está considerando mesmo explodir tudo para tentar manter sua cabeça no corpo. Agora sim estamos nos aproximando de um momento perigoso para o país.

E mesmo que eu não tenha vivido isso na pele, sei muito bem pelos relatos daqueles que viveram que o Brasil não é imune a uma guinada autoritária, seja lá para que lado for. Já tivemos uma ditadura de esquerda com o Getúlio Vargas e uma de direita com os militares. Ambas, como de costume em tomadas de poder, depois de crises insustentáveis no sistema constituído. Não é alarmismo barato, é um padrão histórico: quando o governo fica desesperado para se manter, quando a população começa a se dividir… não demora muito para alguém com o poder e os meios se aproveitar da situação.

Autoritarismo é uma infecção oportunista. E apesar da vida seguir em frente, sabemos que estamos com as defesas baixas nesse momento. Eu vou ficar muito feliz se o Lula for preso e a Dilma retirada do seu cargo, mas ainda preocupado com o clima perigoso que vivemos. Parece que o Brasil não corre o risco de uma tomada hostil de poder, mas aposto que essa noção errônea pairava no ar antes dos últimos casos. Não existe país imune, ainda mais um numa crise como a que vivemos.

Se hoje a discussão política é uma grande guerra de torcidas, não há como fazer pouco da ideia que os últimos suspiros petistas possam lançar esse país numa confusão que vai fazer o ano passado parecer uma “marolinha”. O povo está irritado de verdade dessa vez. Dos dois lados. Não estão descobrindo no PT falcatruas que não tenham eco em outros grandes partidos, mas estão descobrindo tantas e numa escala tão superlativa que não dá mais para sustentar nem as famosas vistas grossas do brasileiro.

O que faz o petismo se sentir atacado diretamente (e não nos enganemos, está sim… mas não fomos nós que começamos) e o resto da população num grau de revolta que torna esse país supostamente pacífico num barril de pólvora potencial. Se a crise gerou a insatisfação ou se a insatisfação gerou a crise, provavelmente os historiadores do futuro que vão decidir, mas tudo é menos aceitável quando o povão está passando aperto com a economia. Espero que pelo menos nesse contexto de tomada de poder continuemos deitados eternamente em berço esplêndido, mas não é hora de fazer pouco desse risco.

Agora sim eu começo a acreditar que o PT não chega a 2018 no poder. E de posse dessa informação, é hora de se preparar para o vácuo que vem na sequência. Temos, mais do que nunca, de manter a guarda levantada.

Para dizer que só não conseguiu lidar com o “dó”, para dizer que agora finalmente vai, ou mesmo para dizer que logo logo acontece algum acidente com o Moro: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (20)

  • “[…]achando que a solução é fazer ainda em maior intensidade o que faziam e dava certo, em vez de tomar outro caminho.”
    Se bem que com essa frase dá pra definir muita coisa aqui nesse país, desde o governo federal até o futebol…

    “[…]não é uma era de mudanças, é uma mudança de era”
    Essa frase disse tudo, tudo mesmo.
    Parabéns aos dois pelos textos, resumiram bem o presente momento e, quem sabe, um pouco do futuro

  • São tantos os problemas que está difícil equacionar…
    Mas essa de a presidanta oferecer cargo de ministro para safar o amigo-padrinho foi uma bofetada na cara da população.
    E fica ainda pior…a Dilma saindo quem ocupará o lugar? Não tem ninguém que presta na linha de sucessão, certo? Se instalarem uma comissão de poder provisório até se restabelecer o poder, será formada por quais políticos?? E que poder será esse? Que tipo de regime será decidido??
    O Brasil está num beco sem saída. Todos nós estamos nesse beco, manifestando….

    • Não é por não ter ninguém decente para ocupar o cargo que temos que tolerar corrupção. Que saia ela, que saia o próximo, que saiam todos os que forem corruptos.

  • Sally e Somir, parabéns pelos textos. Descrevem muito bem este panorama de absurdos e o quanto este país está à beira do abismo. E o pior de tudo, o próprio povo fica dividido em “torcidas”, sem perceber o que pode vir por aí diante de tanto caos. É nestas horas que me ressinto da educação brasileira ser tão ruim: Falta memória histórica na cabeça do povo (do BM) e isso aí, somado ao famoso clássico do pensamento tupiniquim de que “a desgraça só acontece com o vizinho”, faz com que falte a percepção do que toda esta barafunda pode trazer no bojo. Ao meu ver, com todo este desespero, o PT pode sim dar uma guinada autoritária daquelas, justamente porque ele tem em seu DNA o gene do autoritarismo “per se” (e é só reparar a amizade de Luladrão e Dilma I a Louca com ditaduras, é como se elas fossem o “alter ego” daquilo que o PT quer fazer neste país). Sim, eu estou com muito medo também, medo só de pensar no que pode acontecer por causa desta súcia de marginais no poder. E o fato de não termos saída a curto e médio prazo desespera ainda mais. Só resta cruzar os dedos para que este país não vire uma Venezuela ou pior, uma Cuba.

  • De um tempo pra cá venho pensando se o melhor sistema não seria o Parlamentarismo. Acredito que o Presidencialismo esteja falido. O povao acaba achando que presidente tem poderes de imperador.

  • “Não quero entrar no mérito da prisão (que, ao contrário do que muitos histéricos sem conhecimento jurídico propagam, é mais do que justificada)”

    Vocês (e o Rodrigo Constantino) foram os únicos a não ir contra esse pedido de prisão do MP-SP. O Carlos Sampaio (líder jurídico do PSDB) disse que não tem embasamento, todos os jornalistas da Veja, Folha (até o Reinaldo Azevedo) se disseram contra.

    Eu próprio estava achando que era algo totalmente partidário pra incentivar as manifestações de domingo. Pelo que eu entendi, a investigação do MP-SP é sobre o triplex exclusivamente e o pedido de prisão preventiva não faria sentido, já que todos os documentos que comprovam ou comprovariam a irregularidade do triplex já estão com o MP, logo não teria como o Lula destruir nada. Até o autor do livro jurídico citado pelos promotores apareceu para dizer que foi citado erroneamente porque seu texto não dá suporte à essa decisão.

    Por que vocês acham que foi justificada? Eu sei que deve ser um saco ter que explicar alguma coisa bem complexa e que está meio que fora do tema de hoje, mas é que como foge tanto da visão “geral” que eu tive da imprensa sobre o assunto, gostaria de ver a visão de vocês sobre o assunto.

    • Na boa? Não vou discutir isso. E tem muito jurista bom que é favorável a essa prisão, vai pesquisar direitinho, vai…

      • Pra mim, demorou. Pena que sair do petismo para o Bolsonarismo é como pular da frigideira direto pro fogo.

        O pessoal vai ter saudades do tempo que quem era perseguido o era por ser de “esquerda radical” na linha de “comunismo/anarquismo”. Pelo andar da carruagem, vai ter muito “desaparecido” morto por não pagar “caixinha” pra miliciano e o câncer vai se espalhar pelo Brasil inteiro.
        Tolo daquele que acha que está seguro no condominio alto-padrão porque seguro mesmo só quem é bem-relacionado e olha lá.

      • Pra mim, demorou. Pena que sair do petismo para o Bolsonarismo é como pular da frigideira direto pro fogo.

        O pessoal vai ter saudades do tempo que quem era perseguido o era por ser de “esquerda radical” na linha de “comunismo/anarquismo”. Pelo andar da carruagem, vai ter muito “desaparecido” morto por não pagar “caixinha” pra miliciano e o câncer vai se espalhar pelo Brasil inteiro.

        Tolo daquele que acha que está seguro no condominio alto-padrão porque seguro mesmo só quem é bem-relacionado e olha lá.

  • Não acredito que nossa humilde Presidenta tenha plena noção de onde se meteu ainda… Eu genuinamente acho que ela se sente injustiçada. Tem muitas jararacas ali, mas Dilma é uma minhoca. Uma minhoca incompetente e iludida, mas não passa de uma minhoca.

    O que me espanta é que o mesmo PT das imensas campanhas de marketing, com sua Madre Teresa de nove dedos e… eu imagino, profissionais relativamente competentes trabalhando 24 horas em Relações Públicas, permite absurdos como esse da indicação para o Ministério, ou o de ir apoiar zé ninguém com tudo pago pela união.

    A conclusão é simples: nem o PT acredita mais no PT, ligaram o botão do foda-se e agora tá todo mundo correndo atrás de um pedaço de madeira que boie. Os únicos que restam fielmente cegos são dona Dilma e os BMs (neste caso, Burros Militantes).

    • Bento, eu acho que Dilma sabe muito bem o que está acontecendo e que ela está sendo muito pressionada para fazer isso. Cada vez mais eu a percebo contrariada e abatida nas suas falas. Ontem, por exemplo, ela fez questão de dizer “não vou renunciar”. Francamente, quem não vai renunciar não precisa ficar alardeando isso, apenas “não renuncia” e continua cuidando do país sem se importar com esse rumor.

      • Sally, também percebo a Dilma cada vez mais abatida! É gritante a mudança física dela do início desse rolo todo até agora…
        Num dos últimos discursos, o blazer parecia 3 números maiores que o tamanho dela!

        • Não que ela seja flor que se cheire, mas dá para sentir como ela está contrariada. Provavelmente não por ética e sim por ser uma tirana do caralho que só gosta de fazer o que quer.

          • Pois é, quando você dizia algo como “Pátria Educadora = slogan tipo norte-coreano” foi uma das minhas maiores concordâncias de todas !

      • Verdade, Sally. Quem não está mesmo com intenção de renunciar simplesmente não renuncia mesmo e toca a vida pra frente. Mal comparando, parece até aquela situação já há muito corriqueira no futebol: mesmo com o time em péssima fase, ainda sai noticiazinha em jornal dizendo que o técnico “continua prestigiado pela diretoria”. Mas, toda vez que esse tipo de declaração é dada na imprensa, invariavelmente o tal técnico em questão cai logo em seguida. Acho que a Dilma não vai agüentar muito mais tempo mesmo. E mais: temo que, dependendo do que acontecer nas manifestações deste domingo – quebra-quebra, violência, tumultos incontroláveis, mortes, sensação geral de estarmos todos num trem desgovernado -, ela possa pedir penico já na segunda-feira.

        E, falando em belicosidade, já viram esta?

        PROFESSOR É AMEAÇADO POR PREFERIR LEGALIDADE À VIOLÊNCIA E DIZER QUE LULA NÃO DEVE SER ASSASSINADO:
        http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/professor-de-historia-e-ameacado-por-dizer-que-lula-nao-deve-ser-assassinado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: