Dis-cur-so!

Boa tarde, Brasil. Vocês vão me perdoar se eu não souber falar com toda a pompa que esse cargo merece, mas vocês devem estar tão confusos com isso quanto eu… quando recebi as primeiras ligações, achei que era trote. Aí, começaram a pipocar mensagens no meu celular, depois, um, dois… dezenas de carros da TV com aquelas antenas enormes ocupando toda a minha rua. Aquele povo desesperado enfiando os microfones por entre as frestas do meu portão, berrando desesperados por uma declaração…

Nessas últimas horas eu ganhei uns mil assessores. E a cada pergunta que eu fazia para eles, mil respostas. Alguns me disseram para explicar o que está acontecendo para dar alguma paz para o povo, outros sugeriram que era melhor só esperar a confusão assentar e fazer meu trabalho quieto, que a mídia ia se encarregar de espalhar a informação. Eu não sei se posso fazer nem uma coisa nem outra… mas, acho que devo pelo menos alguma satisfação, não?

Quando a presidente caiu, entrou o vice. Aí o vice foi derrubado pelo mesmo motivo, entrou o presidente do… Senado, né? Não, Câmara, isso! Entrou o presidente da Câmara. Mas ele foi derrubado por uma contas na Suíça… aí… aí sim entrou o do Senado. Só que ele respondia por um crime de desvio ou algo assim. Caiu logo depois. Entrou… entrou o juiz, mas aí entrou uma ação contra ele… voltou para a Câmara, que ainda não tinha escolhido um presidente. Naquela bagunça que aprovaram a lei que forçava o sucessor a ser funcionário público, ter ficha limpa e nenhuma acusação de corrupção. Mas parecia que era tudo golpe pra empurrar um deputado, né?

Como não posso falar isso? Saiu na TV, no jornal… era pra colocar aquele do cabelinho lambido. Bom… deu errado. Acharam sujeira de quando ele ainda estava na cidade dele. E nessa, ninguém mais da Câmara, do Senado ou do Supremo podia assumir. Virou aquela loucura que todo mundo viu nos últimos meses… todo mundo se acusando a torto e a direito. Acho que assim como eu, a maioria de vocês deve até ter parado de acompanhar essa bagunça toda. Nem sei se mudou muita coisa ficar sem ninguém pra ser presidente nesse tempo todo.

Bom, enquanto não conseguiam derrubar a lei, o cargo foi sendo empurrado ladeira abaixo, todo mundo tentando entender quem mandava em quem pra saber pra onde iria a tal da faixa. Pelo o que eu entendi, o pessoal do poder começou a empurrar tudo pra cair na mão de um funcionário do ministério para o qual eu tinha acabado de conseguir ser contratado depois de passar no concurso. Enquanto se esperava a eleição, parece que aquele cara ia ajudar a turma que não podia assumir. Oi? Posso falar isso sim! Eu posso falar o que eu quiser agora! Eles precisam saber!

Dá certo, ele vira presidente. E aí, acontece o que vocês viram semana passada, ele morre logo depois da posse, infarto… fique com Deus. E, por um motivo que eu não entendi, como eu assumiria a vaga dele naquele trabalho, eu acabei herdando também a função de presidente do país. Eu acho que foi aquele monte de leis malucas que eles passaram pra tentar direcionar o processo de sucessão para um dos amigos deles que deu errado. E… bom, aqui estamos nós… no meu discurso de posse. Enquanto estou falando aqui, tem umas dez mil ações correndo no Judiciário pra tentar me derrubar e colocar alguém no meu lugar.

Olha, eu até concordo, porque de presidente eu não tenho nada. Meu trabalho é ler relatórios e procurar falhas neles. Nunca fui muito de decidir as coisas, de fazer alianças… e como vocês estão vendo, nem entendi direito ainda como eu acabei aqui. Meus assessores estão tentando me explicar até agora, mas o que eu acabei de falar é o mais próximo que eu consigo chegar de entender. Mas eu acho que não vai ser o fim do mundo… as eleições começam semana que vem mesmo. O que de pior eu posso fazer?

Prometo não mexer em nada, não conversar com nenhum deputado, senador, líder de partido ou coisa do tipo. As coisas não estão boas, mas a crise está diminuindo, né? Acho que já está de bom tamanho. Minha vó sempre dizia que “muito ajuda quem não atrapalha”. Pelo o que eu entendi, se eu ficar quietinho, nenhum deles consegue fazer nada pra atrapalhar ou pra fazer a crise piorar de novo. Posso passar meu mandato todo enfiado na tal da residência oficial e voltar pro meu novo trabalho assim que quem vocês elegerem vier assumir.

Eu até queria fazer alguma coisa pra ajudar o povo, mas tenho medo de mexer com o que não entendo e bagunçar mais ainda as coisas. Pelo menos eu estou sendo honesto: não quero ser presidente do Brasil não. Só não renuncio porque enfiaram no ministério um suplente pra minha vaga que está na cara que não vale nada. E já me contaram que se ele assumir, renuncia pra entrar aquele deputado, o do cabelinho.

Então… eu… eu só vou ficar quietinho aqui, tudo bem? Votem em alguém que presta que eu prometo deixar a casa do jeito que está pra ele ou ela tentarem arrumar. E… é isso. Obrigado… e desculpa qualquer coisa.

Uma semana depois:

Boa noite, brasileiros e brasileiras. É com imenso respeito pelos preceitos republicanos que venho aqui, em cadeia de TV nacional, parabenizar o candidato escolhido por vocês para assumir o cargo mais importante de nossa nação. A democracia, em sua representação mais poderosa, escolheu para o Brasil seu novo líder. Reitero aqui minha postura de facilitar o máximo possível a transição e coloco-me, assim como toda minha equipe, à total disposição do vencedor para tornar o processo o mais benéfico possível para nosso país.

Duas semanas depois:

Boa noite, povo brasileiro. Venho novamente pedir licença em seus lares para passar uma mensagem de esperança num futuro melhor. É com imensa decepção que venho esclarecer os motivos pelos quais o candidato vencedor da eleição recente não pode assumir, dissipando de uma vez por todas os levianos boatos de que meu governo teria se articulado para invalidar os resultados dos votos do povo brasileiro. Isso é estratégia de quem deseja ver o Brasil desunido, de uma elite golpista que não admite que uma pessoa de origem humilde como eu esteja ocupando tão importante e nobre cargo. Devemos respeitar os processos investigativos instaurados e esperar por suas conclusões. Não há nenhuma tentativa desse governo de se perpetuar no poder além do tempo estabelecido em lei, e caso o candidato eleito seja inocentado das acusações, seremos os primeiros a dar as boas vindas.

Dois meses depois:

Boa tarde, brasileiros e brasileiras. Quando me candidatei, confesso que acreditei ser uma dura luta, mas, com a graça de Deus e seus votos, eu…

Para dizer que adora um final feliz, para apontar incongruências legais num texto de um publicitário, ou mesmo para dizer que o triste é que você previu para onde ele estava indo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: