Salvo alguma surpresa, amanhã começa a votação para decidir pelo impeachment de Dilma Roussef. Chegamos num ponto onde não dá pra falar de outra coisa. Desfavor da semana.

SALLY

Eu sei, eu sei… ninguém aguenta mais ouvir falar em impeachment, mas o espetáculo começa amanhã, depois de tantos anos de desfavores, nós achamos que a situação merece uma visão panorâmica para contemplar e informar você que está de saco cheio dessa merda sem fim e desistiu de acompanhar, com informações mastigadas e venenosas.

Dilmão se transformou na Rainha Louca. Está totalmente descontrolada, xingando seus funcionários, quebrando móveis, ameaçando a todos e afirmando, mesmo para pessoas mais chegadas, que tem “mais de 250 votos” para barrar o impeachment. Sim, até Lula admite a derrota para pessoas mais próximas, mas Dilma, Dilma está louca, na cabeça dela a realidade é outra. Não fosse assim, ela já tinha renunciado, para se poupar do desgaste.

Dilma espalhou aos quatro ventos que não renunciaria, chamou para a briga, declarou guerra. Disse que não sai sem lutar, que é guerreira. Entretanto, a guerreirona cancelou o pronunciamento que faria nessa sexta-feira. Coisa mais triste quando as palavras não acompanham os atos. A sequência de vexames que ela vem protagonizando nos últimos dois meses chega a dar pena. Pudera, xinga, demite e até agride assessores que lhe levam notícias desfavoráveis, acaba só recebendo coisas que não lhe desagradam por estratégia de sobrevivência de seus funcionários.

Em discursos inflamados, Dilma ameaçou, gritou e falou em conspiração. Fez o Nostradamus e disse que existem “dois chefes do golpe, da farsa, da traição”. Ora, Dilma, o que existe, em última instância, é sua burrice e incompetência, pois esses dois viraram chefes pelas suas mãos. Faça uma reflexão e tome para si a responsabilidade pelos desdobramentos dos seus atos. Se tem gente que não presta, não adianta fazer estratégia Facebook e ficar dizendo “tem gente que…”. Você colocou essas pessoas ali, você se valeu delas, se elas não prestam, muito menos você que andou de mãos dadas com elas tanto tempo.

Chega de “cai a máscara dos conspiradores”. É política. Política no Brasil é suja, todo mundo apunhala todo mundo pelas costas, essa infelizmente é a premissa. E Dilma e o PT sabiam quando entraram no jogo, tanto que sempre apunhalaram pelas costas também. Agora, quando chega a vez deles, se espantam em um puritanismo conveniente, se dizem indignados, se dizem vítimas. Não há vítimas nesse jogo, ninguém é inocente o bastante para se dizer vítima.

Dilma acha ruim se Temer assumir a Presidência? Eu também, com a diferença de que eu não o escolhi para ser vice de porra nenhuma. Convenhamos, quem está lutando por um cargo sempre vai tentar desmerecer ao máximo aquele que está prestes a tomar seu lugar. Não se preocupem com Temer agora, depois a gente lida com ele. Vamos por ordem, vamos por partes. Foco na Dilma, se o que vier depois for ruim, não será motivo para deixar de tirar a Dilma e sim para tirar também o que vier depois. Pensar diferente é pactuar com a mediocridade.

Dilma não vê a realidade, mas quem a cerca vê. Por isso, nos últimos tempos está um entra e sai frenético nos principais gabinetes. O PT está comprando votos com dinheiro vivo, fazendo dívidas com o dinheiro público, que não lhe pertence, para tentar a todo custo se manter no poder. Leiloando cargos, privilégios e até mesmo perdão judicial para processos em troca de votos contra o impeachment. A situação está caótica, um circo de tal tamanho que mesmo os mais entusiastas da causa já se desvincularam do partido ou pensam seriamente em fazê-lo. É ostensivo a compra desesperada de pessoas e votos.

E não está adiantando nada. O poder escorre das mãos deles, por pura incompetência. Nem mesmo com a máquina nas mãos eles conseguem se segurar. Por exemplo, Garotinho foi bater um papinho com essa corja e no dia seguinte sua filha, Clarissa, Deputada Federal que declaradamente é a favor do impeachment, se licenciou com um atestado médico (pedido de licença maternidade, que não podia esperar alguns dias e no prazo justo para que não entre nenhum suplente!) para não votar. Esse é o retrato da atual condição do PT: ameaçando com força e comprando com desespero para conseguir, no máximo, uma abstenção.

Se este fosse um país sério, as pessoas contabilizariam cada um que se absteve de forma escusa para nunca mais votá-los. Mas, é claro, não vai acontecer. Collor, que já sofreu um impeachment, está aí reeleito. O consolo é que o PT não tem a menor flexibilidade para se adaptar às rápidas mudanças sociais e criar estratégias eficientes para se salvar. Continuarão repetindo a velha fórmula que deu certo 20 anos atrás, se afundando em uma espiral de rejeição, até cair. E vai cair.

Vai cair e nós já cantamos a bola desde que Lula começou a ser tratado como réu nas investigações criminais – e é esse olhar que eu quero que vocês treinem, pois é a grande competência dos tempos atuais. Enquanto muitos diziam que ele ia aproveitar isso para se vitimizar e voltar Presidente, nós fincamos pé e afirmamos que não, que era o final da era PT, o império estava ruindo. Que fique de lição para todos vocês, na atual era não é o conhecimento (como era na década de 80/90) nem os contatos (como era no começo dos anos 2000) que te mantém no poder. É a capacidade de adaptação, é perceber as mudanças sociais e conseguir acompanhá-las. Comecem a se treinar para isso.

Em algum momento a ficha da Dilma vai cair. Em algum momento ela vai ser forçada a encarar que apenas 10% da população brasileira não a rejeita ferozmente. Em algum momento ela vai ter que lidar com fato de que não importa tudo que tenha feito, vai entrar para a história como uma patética descontrolada que pegou um país “próspero” e com 80% de aprovação e sai com 90% de rejeição e uma economia escaralhada. E quando essa realidade bater, meus amigos, vai bater forte. Quanto maior o devaneio, maior a queda. Ela já não é muito estável emocionalmente, não duvido nada que se mate ou que se emburaque em uma depressão.

O que vamos assistir amanhã e nos próximos dias é ponto final desta Era PT. Dilma vai ser massacrada sem dó nem perdão, quem lhes disser o contrário é um iludido. Termina o fim de uma era obscura de assistencialismo, corrupção e torpeza. Cabe a nós decidir o que o país será daqui para frente e, acima de tudo, aprender com o evento, aprender que a grande competência que te mantém no topo hoje em dia é o poder de observação, adaptação e flexibilidade. Vocês tem o spoiler antes que popularize, sigam nosso conselho e vão despontar na vida profissional.

O que será que vai acontecer quando o PT perder poder e começarem a descobrir as merdas grandes que eles já fizeram este tempo todo, sem que eles tenham as costas quentes para abafar processos e impedir investigações? Prepare seu saco de pipoca…

Para agradecer pelo resumo, para dizer que não vai acompanhar e pedir outro resumo quando tudo terminar ou ainda para dizer que está pouco se fodendo e quer mesmo ganhar o Prêmio Ei Você: sally@desfavor.com

SOMIR

Neste ano, a dinâmica desta coluna mudou um pouco: os textos da Sally começaram a vir antes porque ela é consideravelmente mais didática; os meus depois, porque eu sou consideravelmente mais… aleatório. Eu acho interessante buscar um ângulo diferente para tratar o assunto da vez, mas acredito que hoje isso não vai funcionar. O que dizer que não foi dito? Só se eu “virar a casaca” e começar a me dizer contrário ao impedimento de Dilma…

Opa…

Eu acabei de escrever “virar a casaca”? Peraí… tem algo de errado nisso. Isso não é time de futebol, é um posicionamento político. E ainda mais num país como o Brasil, onde alianças são essencialmente efêmeras. Cada jogador nesse jogo está apenas defendendo os próprios interesses. Não deixa de ser verdade o discurso de golpe que o governo está usando sem parar, mas não pelos motivos que Dilma e o PT estão usando.

É golpe sim, mas só para os golpistas. Pra Temer, Cunha e cia. o fato de ter um motivo legítimo para empurrar o impeachment não passa de uma conveniente coincidência. A taxa de aprovação abismal do governo, a vontade da maioria de derrubar esse desastre administrativo que mais da metade colocou no poder algum tempo atrás… todos meros facilitadores. Se quem está articulando a queda de Dilma tivesse um motivo muito menos válido, faria do mesmo jeito. Para eles nada mais é do que uma oportunidade. O PT sangrou na água, eles perceberam…

Para nós que estamos pagando pelos erros do PT nesses últimos anos a coisa é bem diferente. Repetindo o que Sally e eu dissemos em acordo nas últimas eleições: o que tem pra colocar no lugar da Dilma não agrada, de forma alguma, mas isso não é desculpa para os erros e abusos do governo dela. Eu até gosto da ideia de ver essa turma sangrando lentamente até uma morte política inapelável, mas pelo jeito isso tudo vai explodir nas próximas semanas. Está muito delimitada a vitória do “sim” na votação de amanhã. Só um adendo: tem a votação na Câmara, se o impeachment for aprovado, ainda tem mais duas votações no Senado, que também já sinaliza que no mínimo aprova a abertura do processo que vai afastar Dilma do cargo, mesmo que provisoriamente.

E aí, Temer será presidente. Cunha será o próximo na linha de sucessão. É… não está bacana não. Sai o bandido, entra o cúmplice. E vai ser consideravelmente mais complicado derrubar esses. O PMDB está mais bem aparelhado para resistir à pressão, Eduardo Cunha estando no cargo até hoje que não me deixa mentir. Mas, já que no final das contas são todos nossos inimigos, existe um alento aqui: quando o PT voltar a ser oposição, preparem-se. Porque nisso eles sempre foram bons. Agora a realidade já deveria ter batido na porta de todo mundo, sabendo que nenhum dos grandes partidos vai fazer algo de bom no poder, então… que pelo menos eles se espanquem o bastante para fazer aparecer toda a sujeira possível e imaginária.

Não é bonito, mas é necessário. Mudanças muitas vezes exigem que passemos por algo pior ainda antes de encontrar alguma esperança. Vai ser irritante ver aquele bando de picaretas com vinte processos nas costas discursando sobre idoneidade e respeito aos valores democráticos antes de proferirem seus votos amanhã, mas, faz parte do jogo. Tem toda uma graça de ver alguém como o juiz Sérgio Moro pegando um Lula da vida, graça que não vai existir nesse processo de impeachment: serão os sujos votando na saída da mal lavada.

Mas quando acontecer, vai ter sido um passo. Temos um histórico de não dar os próximos, Temer pode muito bem terminar o mandato mesmo sendo culpado das MESMAS coisas que a Dilma, só pelo brasileiro ficar de saco cheio de começar tudo de novo; mas só vamos saber isso quando Dilma finalmente cair, esperneando que foi golpe e todo o show de horrores que com certeza vem na sequência. Era muito mais fácil não ter votado nela, só que essa merda já está feita.

Não nos enganemos que estamos resolvendo tudo, ou mesmo o pior de tudo quando o impeachment acontecer, mas… não vamos ser excessivamente cínicos. Aconteceu alguma coisa. Se foi mais sorte (não nossa) que juízo, que seja. Não estamos em condições de esperar perfeição. E se você quer saber como eu justifico escolher esse tema como um desfavor… não é novidade: o desfavor é o quão pouco temos para nos contentar.

O desfavor é que vai acontecer algo excelente com a derrubada de Dilma só pra Temer e Cunha assumirem o posto. Esse é o melhor que se pode fazer agora… deixamos chegar até esse ponto.

Para dizer que vai rir e chorar quando o impeachment NÃO passar, para apostar qual vai ser o pior discurso de voto amanhã, ou mesmo para dizer que sua paciência com o tema já foi deposta faz tempo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (6)

  • Impressionante como essa votação de hoje não me anima. As duas perspectivas são igualmente sombrias. Independente de quem “vença”, certamente será por meio de acordos ou permutas. Lamentável.

  • Sigo acompanhando o resumo desfavor. Tem tempo que não vejo noticiário, monotemático demais. Sai Dilma, fica Dilma, estamos muitíssimo fodidos em qualquer situação. A bolsa de apostas lá está correndo, como bem disse Sally, mercado de compra e venda de votos está aberto e está a mil. Segunda venho aqui conferir o desfecho :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: