Autocompletando.

Não sei se a voz do povo é a voz de Deus, mas certamente a voz da internet é a voz do povo. O brasileiro é um animal virtual que povoa, aliás, infesta, redes sociais, jogos online e qualquer buraco virtual no qual consiga se enfiar. E nesse mundo virtual, seu anfitrião é o Google. Mais do que realizar buscas, o brasileiro médio conversa com o Google, como constatamos frequentemente na coluna Ei Você. Logo, acho bacana perguntar ao próprio Google o que o brasileiro médio anda despejando por lá.

Em 2014, dois anos atrás, fiz uma postagem sobre isso e pretendo repeti-la agora, para descobrir o quanto a sociedade evoluiu, involuiu ou ficou estagnada. Vamos ver o que o Google nos diz em 2016?

Comecei pela frase “brasileiros são” e deixei o Google completar.

net-autocompletando-001

Em 2014 brasileiros tinham alguns predicados bacanas, como por exemplo, bonitos e melhores fãs do mundo. Agora parece que a coisa decaiu um pouco, pois além de serem americanos, o consenso online parece ser de que também são mal educados, feios, hispânicos e idiotas. Parece que o Brasil e o brasileiro estão saindo de moda. Achei que valia uma pesquisa mais aprofundada.

Decidi pesquisar sobre o Brasil: “O Brasil é”.

net-autocompletando-002

Bom, aparentemente, o Brasil é um país. Ok. Depois vem uma perguntinha, dúvida sobre quais oceanos banham o Brasil. Ok. A terceira alternativa é de que o Brasil é capitalista. Poderia até discutir, mas não vou, pois tem coisa pior logo a seguir. As duas últimas são as que melhor traduzem este país: “O Brasil é um Estado Laico” e “O Brasil é do Senhor”. Isso, meus amigos, é a cara do Brasil atual. Duas afirmações praticamente excludentes e provavelmente pesquisadas milhões de vezes por muitas pessoas. O Brasil de Schrödinger, esse é o país em que vivemos.

Vamos aprofundar e traçar um perfil do que o brasileiro acha do Brasil via Google? Certamente são opiniões do brasileiro, só uma ou duas republiquetas ou ilhotas falam português no mundo, o grosso disso vem do BM. Vale lembrar que eu considero Portugal como África do Norte. Acho seguro afirmar que quase todas as buscas em português são filhotes dos dedinhos brasileiros.

Pesquisei por Dilma e pelo PT. Em 2016 as “ofensas” (muitas e muitas aspas) a Dilma eram pessoais, coisas como “sapata”, “ateia” e “comunista” (ok, não são ofensas, mas certamente foram usadas como). Agora é possível ver como o brasileiro finalmente linkou a bosta generalizada que está acontecendo com Dilma e o PT. Eles foram responsabilizados de alguma forma e as ofensas estão diretamente relacionadas a sua gestão.

net-autocompletando-003

O primeiro resultado é “Dilma e o PT insistem na mentira”. Tem também um “Dilma fraca e o PT medíocre”, “contra Dilma e o PT” e “Fora Dilma e o PT junto”. É, o Google confirma o que a gente já sabia: a casa caiu para eles, o povo finalmente associou a piora galopante do país à gestão do PT. Ponto para o brasileiro médio, demorou vinte aninhos, mas parece que a ficha caiu. Talvez pelos motivos errados, mas caiu a ficha certa.

Vamos falar de Rede Globo. O que será que o “cerumano” que conversa com o Google acha da Globo?

net-autocompletando-004

Bem, em 2014 só tinha coisa pejorativa, a Globo era “manipuladora”, “do diabo”, “racista”, “diabólica”, “um lixo”, “uma farsa”, “flamenguista” e “illuminati”. Ok, um desses itens não é uma ofensa, mas deve ter sido utilizado como tal. Coitado do diabo. Nada contra o diabo.

Dois anos depois, sinto que a Globo ainda desperta raivinha nas pessoas, apesar de ser líder de audiência. No mínimo, metade dos que falam mal assistem, uma esquizofrenia que nunca vou entender. Curiosamente, em 2016, a Globo é contra o PT e a Globo também é petista, outra esquizofrenia. Parabéns, Brasil. O que quer que dê errado, a culpa sempre será da Globo. Afirmativas incisivas e conflitantes começam aparecer em quase todas as buscas que faço, muitas das quais não entraram aqui.

O que o Brasil pensa de suas principais cidades? Resolvi pesquisar “O Rio de Janeiro é” e constatei algo que já havia percebido: o brasileiro emburreceu o Google.

net-autocompletando-005

O primeiro resultado é “O Rio de Janeiro é a terra da garoa”. Ok… e São Paulo tem a praia de Ipanema? Complicado. Mas vamos continuar investigando a visão internética do Brasil. Pesquiso diversas cidades e em todas encontro ou informações falsas ou, em sua maioria, pejorativas, que remetam a estereótipos ou desgraças locais.

Decidi mexer em um ponto sensível.

net-autocompletando-006

Pesquisei “O Nordeste é” e vejam os resultados: poesia, lindo, festa, meu país… Só coisa boa. Aí pensei comigo que talvez o problema não seja com o lugar e sim com as pessoas. Pesquisei “O nordestino é”.

net-autocompletando-007

Os resultados não foram pejorativos e sim coisas como “antes de tudo um forte”. Não nego que eventual preconceito exista na vida real, mas no mundo virtual me surpreendeu eles serem os únicos que não apanham.

Experimenta pesquisa sobre o carioca, o paulistano, o gaúcho e até mesmo argentino. “Racista” é a coisa mais legal que você encontra. Acho que esclarecemos quem anda conversando com o Google, e também que os adjetivos pejorativos não são unilaterais. Palavra de quem já morou no Nordeste: carioca é malandro, paulista só pensa em trabalho, gaúcho é viado. Vai você estereotipar um nordestino para ver o que te acontece.

Para finalizar, usei um parâmetro pessoal meu: “Danilo Gentili é”.

net-autocompletando-008

A primeira resposta foi “casado”. Errada. A segunda resposta foi “crente”. Também errada. Até filho disseram que ele tem. É, Google, você só acertou quando chamou o Danilo de bonito. Curioso que uma pessoa que em 2014 era demonizada após um ou dois factoides da imprensa agora é chamada de bonita pela massa. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Líder de audiência em seu programa, batendo as outras emissoras, em uma versão mais leve e fofa, Danilo hoje é elogiado na internet. Como tudo muda cada vez mais rápido, pena daqueles que não conseguem perceber as mudanças. Porém, novamente a incoerência nas informações: afirma-se que ele é casado e logo depois afirma-se que ele é solteiro. É isso, esse é saldo final que eu tiro da pesquisa: o brasileiro está incoerente.

Credito isso às redes sociais, que nos permitem escolher à la carte o que queremos ver e ouvir. Assim, nos cercamos de pessoinhas que pensam exatamente como nós, por dizerem coisas confortáveis e agradáveis de ler, e caímos na besteira de pensar que aquele nosso mundo é sinônimo do mundo real.

Saímos afirmando que o Brasil é um Estado Laico ou que o Brasil é do Senhor, conforme nos atenda melhor, pois nossa escolha social nos cega para o resto. Brasil não tem mais um povo, tem grandes ilhas de pessoas com ideologias e pensamentos próprios (e geralmente antagônicos) que se isolam entre si e acreditam que sua visão de mundo é a verdadeira.

É a coisa mais parecida a uma religião que já vi. Vai ver a nova religião é essa: ser dono da razão. E a nova forma de orar é desqualificar quem pensa diferente. De um jeito ou de outro, meu ateísmo continua.

Para sugerir que eu faça uma postagem similar mas com termos mais pesados, para se incomodar profundamente com o Danilo Gentili mostrando a importância desmedida que você dá a ele ou ainda para dizer que queria um texto mais leve para o feriado: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas:

Comments (13)

  • Na parte do nordestino, a frase “O nordestino é, antes de tudo, um forte” faz parte do livro “O Sertão” que é um relato histórico da Guerra de Canudos.
    Se você pesquisar … NORDESTINOS SÃO aparece: IGNORANTES, FEIOS, MAIS INTELIGENTES , PREGUIÇOSOS.
    de novo incoerência…

    • Mesmo assim, por algum motivo se escolheu uma frase de uma obra literária que é honrosa. Tem tanta coisa ruim sobre nordestino escrita que poderia ser usada…

      Curti a incoerência. É isso, temos que aceitar que não virá coerência da sociedade atual.

  • Por essas e outras o mais sensato a se fazer é sair das redes sociais ver só o lado conveniente e que concorda com nossas idéias é muito sedutor além disso ficamos com a falsa impressão de que as coisas estão melhorando ou que as pessoas estão ficando mais inteligentes com o passar dos anos o que não é verdade.

    • Não sei se hoje em dia dá para sair das redes sociais, muita gente tem obrigação profissional de estar lá. Mas temos que ter em mente que aquele pequeno mundinho não traduz em nada a realidade.

  • Innen Wahrheit

    “É, Google, você só acertou quando chamou o Danilo de bonito.”

    Ou esse texto é da Sally mesmo (e não do Somir, como está no título), ou vamos pesquisar: o Somir é

    (não deu certo… O Google corrige o termo ‘Somir’ para ‘sorrir’…)

    Pensando bem, talvez sim… sorrir remete à alguém ‘alegre’, logo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: