O tempo passa, e com ele a humanidade vai adquirindo novos hábitos. Já é comum para muita gente a troca de fotos íntimas pela internet, no começo ou mesmo durante relacionamentos. E falando neles, Sally e Somir discordam sobre a viabilidade de um com quem manda essas fotos… os impopulares mandam… suas opiniões.

Tema de hoje: você se relacionaria com quem “manda nudes”?

SOMIR

Em tese, sim. Com certeza não é o fator que me incentivaria a começar um relacionamento, mas começo a ceder o ponto sobre a visão das outras pessoas sobre o tema. Concordo com muitas das restrições que a Sally vai colocar no texto dela, mas sem o juízo de (falta de) valor automático que ela faz. Cada vez mais percebo que as pessoas nem entendem que a prática pode trazer problemas.

E aí, surge uma área cinza na hora de analisar a suposta irresponsabilidade de quem manda fotos íntimas para outros pela internet. A tecnologia vai se acomodando aos gostos e manias de quem a consome. A internet está cada vez mais segura, na média. Não quer dizer que existe “crime perfeito” e que alguém pode estar 100% protegido das consequências de se expor, mas a ideia que está sendo reforçada na mente das pessoas nesses últimos anos é que os sistemas estão muito mais confiáveis.

Tem criptografia pra basicamente tudo agora, as redes sociais bloqueiam sua conta se você tentar entrar por um computador estranho, a maioria das atividades suspeitas pedem confirmação pelo celular… não quer dizer que não tenham formas de se explorar, mas foi-se o tempo que uma distração qualquer deixava sua presença online completamente exposta. Na verdade, hoje em dia o grosso dos erros que evadem privacidade contra a vontade das pessoas são humanos. Erros, ou más intenções.

Então eu começo a compreender a sensação de segurança que muita gente sente ao mandar esse tipo de imagem. Discordo dela, mas entendo. Se ninguém contar pra pessoa que ela está colocando na internet algo que provavelmente nunca mais vai sair dela, que cada nude enviado é uma sentença de exposição potencial eterna… bom, provavelmente a pessoa vai achar que o que quer que aconteça, está contido naquela conversa que está travando com quem quer que veja essa foto ou vídeo.

E não adianta ignorar o fato de que muita gente acaba ficando cega pelos seus sentimentos e coloca uma confiança enorme em quem gosta. Mesmo sabendo que quase sempre vaza porque essa confiança não era merecida, não é como se a pessoa que enviou estivesse sentindo-se tão aventureira assim de arriscar o mundo todo ver sua intimidade por uma brincadeira com seu parceiro. Na cabeça de quem mandou, uma falsa sensação de segurança com a tecnologia envolvida e uma arriscada confiança no outro.

Não defendo, mas consigo ver como a tempestade se forma. Se realmente existisse uma forma segura de enviar isso para outra pessoa e as imagens ou vídeos só pudessem ser espalhadas com o consentimento de quem enviou, a prática de mandar nudes por si só não denunciaria nada negativo sobre a pessoa. Gente exibicionista e gente reservada, nos contextos ideais, também são humanos e derivam prazer da prática, pelos motivos que acharem melhores.

É tentador, e se você não tiver as informações certas e um estado mental mais sereno, pode acontecer sem a pessoa fazer sem denotar que leva essa mentalidade de evasão de privacidade e irresponsabilidade para o resto de suas ações. É até por isso que eu comecei com um “em tese, sim”. É preocupante que a pessoa te mande uma dessas, mas eu duvido que sempre seja um caso incorrigível.

Nada como informação para formar opiniões e hábitos mais inteligentes. Nem todo mundo vem pronto do jeito que a gente quer, então nada mais natural de encontrar algum comportamento que nos incomoda na pessoa com a qual queremos nos relacionar. E, se mesmo sabendo das restrições ainda sim quiser se arriscar, bom, aí entra outra parte importante da coisa: cada um é como é. Estou falando até agora de quem nem sabe o risco que está correndo, mas tem quem saiba.

E escolher corrê-lo. Aí cabe a reflexão sobre o potencial dessa escolha influenciar negativamente sua vida… o que com o passar dos anos começa a ficar cada vez mais relativo. Nudes vazam aos borbotões, por todos os cantos da internet. Na verdade, é tanta coisa aparecendo que começa até a soterrar a relevância individual de cada uma. Até pra isso vazar e se tornar um “sucesso”, tem que enfrentar a enorme concorrência da internet. O que mais acontece é uma meia dúzia dessas pessoas ficarem famosas e a grande maioria acabar perdida na décima página do Google, até com outro nome, porque a pessoa que divulgou depois do original achou que dava mais cliques mudando o nome e a cidade…

Sempre digo que é perigoso confiar em segurança pela irrelevância, mas a prática nos diz que raramente somos tão importantes assim para que alguém preste atenção. O comportamento de mandar nudes é arriscado sim, mas fica cada vez menos chocante com o passar do tempo. Por isso, eu mantenho que apesar dos pesares, eu não desistiria por isso, não acharia a pessoa indigna de um relacionamento só por esse motivo. Existem outros elementos que se somados com esse podem mostrar um sinal vermelho, mas uma foto pelada chegando no seu celular no máximo é um amarelo.

E só pra completar: você vai rodar a internet praticamente inteira e não vai ler mais nenhum homem dizendo que acha preocupante receber nudes. Essa visão extremamente focada em privacidade é cada vez mais rara. É extremamente provável que eu seja o primeiro homem a dizer para uma mulher para não se arriscar mandando nudes. Ninguém educa, na verdade, a maioria esmagadora dos homens incentiva, e muito. Então, eu entendo mesmo se a pessoa não vê problema com isso.

Faz parte da vida dividir conhecimento. Dá pra ser contra algo e mesmo assim aceitar quem o faça, com as condições corretas. Tem coisa muito pior pra depor contra alguém do que se achar mais seguro do que realmente está… é humano.

Para dizer que com essa chatice nunca vão me mandar nudes, para dizer que adora essa condescendência, ou mesmo para dizer que seu corpo, sua distribuição de mídia: somir@desfavor.com

SALLY

Você se relacionaria com quem “manda nudes”?

Não, obrigada.

Tem que escrever mais, né? Duas páginas… Não importa o que eu diga, quem manda nudes vai me chamar de preconceituosa. Tem disso, a maior parte das pessoas não consegue mais assimilar uma discordância ou crítica e refuta quem pensa diferente com acusação de preconceito. Eu tenho o sagrado direito de ter meus critérios pessoais, e, dentro dele, abomino pessoas que enviam nudes pelos mais diversos motivos.

Não se trata de moralismo, toparia um relacionamento com quem faz coisa bem pior, desde que sem se expor. Moral e bons costumes nunca foram meu forte. O que me mata é a burrice, a evasão de privacidade e a falta de instinto de preservação. Com isso eu não sei lidar. Para começo de conversa, mandar nudes é uma atitude de POBRE, independente da classe social de quem manda. É tão favelado, tão sem berço, tão macaquito alegre carnavalesco que me repulsa profundamente. Acho que quem manda nudes deveria mandar pagodeando, sambando e vestido de Blanka, ô coisa mais subdesenvolvida brasileróide. HORROR, tenho HORROR. Mas vamos a argumentos racionais, que é o que se espera desta coluna…

É burrice, pois quem manda nudes se expõe e expõe a todos que o cercam. Não é um risco apenas da pessoa e, se der merda, não respinga apenas na pessoa. Eu vejo como egoísmo fazer uma coisa dessas e causar constrangimento e desgosto a familiares, por exemplo. Você não se importa que vazem nudes seus? Beleza, mas pode ter certeza que seu pai, seu avô, sua mãe, sua avó e muitos outros vão se incomodar sim. Pode te prejudicar de inúmeras formas, culminando até em demissão ou perda de respeito dos colegas de trabalho. Então, quem envia nudes me parece, no mínimo, uma pessoa autocentrada que caga para magoar os outros, ou pior, uma pessoa burra que nem ao menos consegue antever esses desdobramentos. Nenhum dos dois me interessa.

Hoje, com a popularização da internet, com centenas de nudes vazados, com a informação que dispomos, está ao alcance de qualquer pessoa depreender que seus nudes podem vazar. Há provas de que a internet não é segura. Invadem o site da NASA e da CIA, o que te faz pensar que seu celular ou seu computador (ou os de quem recebe os nudes) são seguros? Ou que quem os recebeu não vai divulgar? Bem, estamos em um país de descontrolados que dizem “eu te amo” no segundo mês de namoro, provavelmente não pensam mesmo. Curioso é que quem tem fama de transigir com burrice aqui sou eu, Jennifer aqui de baixo (esta semana o chamaremos por nomes de atrizes famosas de seriados) se diz elitista intelectual, entretanto se envolveria com uma pessoa idiota demais para perceber o que está fazendo. Então tá.

Independente de saber e assumir o risco e de ser tão burro que nem ao menos percebe as implicações de seus atos, enviar nudes é um ato que atenta contra a privacidade. Cada qual gere sua privacidade como quer, se você acha que não, que é super privado mandar foto das suas entranhas em um meio público e não seguro, belezinha, sagrado direito seu. E sagrado direito meu não querer ficar com alguém que tem um conceito de privacidade tão diferente do meu. Os opostos não se atraem, se traem. Naquilo que diz respeito aos princípios básicos, às regras fundamentais, acredito ser necessária convergência para que um relacionamento dê certo. Não fico (mais) com quem evade sua privacidade, pois me faz perder o respeito pela pessoa e acha-la meio bosta. Não quero ficar com uma pessoa que eu ache meio bosta. Embora Courtney seja todo nervosinho até mesmo com fotos normais (não se deixa fotografar) aparentemente está ok com nudes. Nunca vou entender, vai ver ele não quer perder os nudes que as impopulares andam mandando (sim, fazem isso).

“Mas Sally, hoje em dia todo mundo manda nudes”. Eu não sou todo mundo. Mais do que isso: eu não quero ser todo mundo. E não, não é todo mundo que manda nudes não, tem um pessoal bacana que ainda luta para preservar sua privacidade e é com eles que eu sairei para jantar. Para ser bem sincera, eu não me relacionaria nem com quem tem um Facebook ou Instagram evasivo de privacidade, com aquelas coisas lastimáveis tipo foto do que comeu, foto no espelho do elevador, foto no espelho da academia. Quem dirá quem joga nudes em um meio que pode se tornar público. Apesar de Kaley também ser contra, acho que ele gosta desse papel de Papai Sabe Tudo, de educar a coitadinha que se relaciona com ele, levando-a para a luz. Não se enganem, tem um ganho secundário enorme estar com alguém idioticamente inferior.

Acredito que respeito e admiração sejam pilares fundamentais para um relacionamento. Não concebo um relacionamento sem respeito e admiração. Talvez seja romantismo meu, mas estou bem convicta de que não quero um relacionamento sem respeito e admiração. Bem, eu não consigo respeitar e muito menos admirar quem evade sua vida pessoal, mesmo que seja de forma “inofensiva”, postando foto do que come diariamente, fazendo check in no GPS de onde está, postando fotos do que comprou, de onde mora… Não, obrigada. Eu tenho o direito de fazer essa peneira e repelir pessoas que tem diferenças irreconciliáveis comigo. Tiffani Amber Thiessen também fica putinho com isso, aparentemente ele curte um relacionamento onde ele vive puto. É, ele curte sim.

Vocês já devem ter lido isso antes: eu escolho minhas batalhas. Não quero nem posso entrar de curiosa em um relacionamento para “ver no que dá”. Já sei no que dá. Dá merda. Tenho vivência e autoconhecimento suficientes para afirmar isso. Eu avalio, eu calculo, eu analiso muito bem a pessoa e seu estilo de vida antes de topar um relacionamento. Busco por certas características, por certas posturas que, admito, são raras, mas sim, são possíveis. Nunca fui medrosa nem de fugir de batalha, pessoas com as características que eu quero estão por aí e, mesmo que dê trabalho e demore, eu vou encontrar e construir um relacionamento nos meus termos. O fato de não ser emocionalmente independente e pode me dar ao luxo de procurar com calma ajuda.

Então, você que tem seus vinte e poucos anos, vai lá e vê no que dá. Eu não, me portar assim seria infantil. Minha peneira fica cada vez mais refinada e eu estou muito feliz assim. Não me livra de todas as furadas, mas ao menos me permite escolher quais aborrecimentos estou disposta a encarar. E, acreditem, gente que evade sua privacidade, que age de forma impulsiva sem mensurar os danos colaterais que pode causar, não são pessoas que eu quero para um relacionamento amoroso.

Como eu vejo, enviar nudes significa um comportamento adolescente irresponsável, inconsequente e egocêntrico. Não quero nada disso perto de mim. Também indica burrice, pois um nude vazado que viraliza atrapalha até mesmo a vida profissional da pessoa. De burrice eu também tô legal, não quero mais não. Ao menos não essa forma de burrice, autodestrutiva, que quando explode, joga estilhaços em quem está em volta. Prefiro burrice intelectual do que emocional, comprovei na prática que é bem menos destrutivo.

E se você acha que um nude vazado não causa mal algum, bem, nem sua amiga eu quero ser. Negação eu não suporto de ninguém.

A menos que a pessoa seja muito foda, mas muito foda mesmo, o tipo de homem que “transcende” (leia o texto sobre para entender o conceito) não negocio: mandou nudes minou as chances de um relacionamento comigo.

Para me chamar de machista sem perceber que me refiro a fotos de homens nus, para me chamar de qualquer coisa que mine minha credibilidade para se sentir menos macaquito Blanka ou ainda para concordar comigo, mas de forma anônima, de modo a continuar recebendo nudes: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (19)

  • “Invadem o site da NASA e da CIA,…”

    Chumbo trocado. Estes dois últimos também invadem tudo.

    Sobre o tema:

    No início do relacionamento é meio esquisito, e perde a graça da coisa.

  • Não penso nisso como impedimento se a pessoa o fez dentro de uma relação pq gosta, sente prazer ou queria apimentar as coisas, tbm acho burrice confiar assim, mas o contexto é diferente do tipo que manda nudes para todos os matchs do tinder pq necessita desse tipo de atenção todo o tempo nesse caso creio que não arriscaria ter uma relação, nada mais broxante que receber um oi+close dos genitais de surpresa.

  • Essa sua visão vale pra qualquer interação virtual que tenha conotação sexual, Sally? É a mesma pra alguém que manda nudes e alguém que “faz sexo pela webcam”, por exemplo? Me bateu essa curiosidade enquanto lia esse seu texto, que como sempre, foi ótimo, btw.

    • Eu acredito que sim. Quem faz se expõe ao risco de que se torne público e isso me parece de uma burrice infinita. Ou a pessoa não preza pela privacidade ou a pessoa não tem o discernimento de saber que aquilo implica em um risco. Nenhum dos dois me serve.

  • Mandei meu comentário outro dia pelo cel, mas acho que não foi. = /
    Bom, concordo com a Sally nessa. Também avalio bastante a pessoa antes de “entrar” em um relacionamento com ela. E quanto a mandar nudes, descabível. Por mais que se prove de fato que o meio virtual seja seguro e tal, ainda assim não confio.

    E outra, qual a graça de mandar nudes? Sinceramente, eu sou meio old nesse sentido, acredito que a graça, o erótico da coisa esteja justamente na surpresa, naquilo que tu não sabe e não conhece sobre a pessoa. No jogo de sensualidade, naquela tensão entre tirar ou não tirar a roupa, entre ver ou não. Ao mandar nudes tu já fica sabendo como é a pessoa, perde a graça a meu ver.

  • Concordo com a Sally. Sério, cheguei ao ponto de que hoje em dia se uma pessoa de um grupo que participo no facebook, por exemplo, me adiciona, só aceito se for mulher ou gay. Não sou feminazi nem nada disso, mas acontece que TODOS os homens aparentemente interessantes que aceitei e comecei a conversar no in box na 3ª troca de frases já mandavam “Manda foto, gata”. Alguns mais diretos pediam nudes abertamente. Fechava a janela sem me despedir. Hoje em dia ninguém mais quer conversar, só querem nudes. Dá a impressão de que é o único interesse que a pessoa tem na gente.

    • Dá a impressão de que é o único interesse que a pessoa tem na gente.

      Mas não são raros os casos onde o interesse em personalidade e opiniões se solidifica antes do físico? Nem estou defendendo quem te pede nudes de cara, mas a parte desse ser o interesse inicial passa longe de ser uma aberração.

      • É, nesse ponto não tiro a razão. Ainda mais na internet, sem as pessoas se conhecerem pessoalmente, mas o que faz o cara pensar que uma mulher que nem conhece ele vai arriscar sua integridade mandando algo tão pessoal pra um estranho? Falta de bom senso igual e isso depõe contra a pessoa.

        • Com certeza é um comportamento sem noção. Acho que o grande problema aqui são as vezes que esses cidadãos tentam… e conseguem. A maldição do menor denominador comum.

  • Olha o que encontrei num site por aí. Mandar nudes é um DIREITO. Pode uma coisa dessas?
    “Mandar nudes é um direito, o de decidir sobre o próprio corpo e imagem que possa ser mais uma prática de resistência prazerosa, um jeito de agir e se posicionar contra o machismo e a heteronormatividade (considerar que o “normal” é a heterosexualidade) que não seja necessariamente só brigando, mas também se divertindo.”

    • Ué, a imagem pertence à pessoa, ela manda para quem quiser.

      Assim como é um direito meu não querer me relacionar com quem não zela pela sua privacidade da forma que eu acho adequada, pois fatalmente isso vai respingar em mim.

  • Nessa estou com a Sally. Isso porque acredito que um relacionamento sério, pra dar certo, pressupõe visões de mundo consonantes, mentalidades próximas. Não estou dizendo que o casal precisa concordar em tudo, o que seria uma chatice, mas que, no essencial – e por essencial entenda-se o modo de levar a vida – ele deve estar de acordo. Do contrário, essas dissonâncias vão aparecer ao longo da relação minando a convivência.

    Assim como a Sally, abomino a ideia dessa evasão de privacidade. Desnecessário reproduzir os argumentos a respeito; com os quais, pela leitura que fiz, também concorda o Somir. Tendo a concordar com o “juízo de valor automático” porque mandar nudes não é algo que vem isoladamente. Esse ato representa uma visão de mundo. Uma visão de mundo completamente diferente da minha, de modo que não haveria possibilidade de sucesso em um relacionamento que começa assim

    Em outras palavras: a inconsequência de mandar nudes vai acabar refletindo em outras esferas: na criação de um filho, na convivência diária, nas escolhas importantes que o casal deve tomar em conjunto, etc.

    • Pois é, não se trata de dizer que quem manda nudes é bom ou ruim, e sim que é incompatível comigo. Na essência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: