+O governador em exercício, Francico Dornelles (PP), decretou estado de calamidade pública no estado, em razão da grave situação financeira. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (17), em uma edição extra do Diário Oficial.

E é por preocupação com os serviços públicos? Não, é para pagar as Olimpíadas. Desfavor da semana.

SALLY

Vamos supor que você se enrolou com suas finanças. Está quebrado, quebrado de verdade, a ponto de não ter dinheiro para pagar por despesas essenciais como seu aluguel, o salário de seu funcionário, seu transporte e a comida que você come. Desesperado, sem ter como sobreviver, você pega dinheiro emprestado e… dá uma puta festa para turistas desconhecidos. Isso faz sentido para você?

Para o Governo do Estado do Rio de Janeiro faz. Ontem o estado do Rio emitiu um decreto de “calamidade pública”, idealizado para casos de desastres naturais imprevisíveis, que autoriza a União a emprestar dinheiro em caráter emergencial ou até mesmo a pegar dinheiro com instituições privadas sem fiscalização alguma. O espírito da lei é que uma cidade fodida por uma enchente, um terremoto ou uma tsunami não precise passar por uma burocracia de procedimentos para conseguir dinheiro, já que precisarão de verba urgente para socorrer desabrigados, impedir que eles morram de fome ao relento, e reconstruir a cidade.

Só que não aconteceu nenhuma calamidade pública no Rio de Janeiro, apenas um erro grosseiro de administração, gerenciada por corruptos em todas as esferas: Governadores, Secretários, Assembleia Legislativa, Prefeito e tantos outros. Não foi a natureza quem acabou com o Rio de Janeiro, foram as pessoas. Ainda assim, se sentiram no direito de usar um recurso extremo, um decreto pensado para salvar vidas de inocentes frente a uma força maior. Pior: pegando o dinheiro e investindo nas Olimpíadas em vez de investir na prestação de serviços essenciais e em salários atrasados. Entre dar uma festa e dar condições dignas à população, está bem claro o que preferem.

Uma cidade tão quebrada não entra em uma situação tão caótica de uma hora para a outra. O Rio está quebrando faz tempo. Ainda assim, insistiram em sediar as Olimpíadas. Uma cidade que está quebrada não pode sediar um evento desse porte. Ponto final. Uma cidade que está quebrada deve priorizar o bem estar da sua população, que está sucumbindo à falta de salário e à falta de serviços públicos essenciais.

No momento, o Rio de Janeiro é uma cidade acéfala, sem comando. O Governador está morrendo lentamente de um câncer mais do que merecido. O Vice tem 200 anos de idade e não tem condições físicas nem mentais de limpar seu próprio ânus, quem dirá de gerir uma cidade. O antecessor, Sergio Cabral, que é o verdadeiro pai dessa criança, teve que sair com o rabo entre as pernas, pois de tão vergonhosa que foi sua administração, o carioca saiu da praia e do pagodinho para fazer protesto em frente à casa dele. O grande problema, meus queridos, é a mãe desse filho feio. Sim, filho feio não tem pai nem mãe.

Se Sérgio Cabral é o pai, sinto informar-lhes que Dilma é a mãe e o PT é a família que acabou de ferrar com a criança. O brasileróide medíocre não consegue ter o entendimento global de como o país funciona e insiste em culpar apenas o responsável direto, aquele que está mais evidente. Se um avião cai porque o piloto agiu de forma irresponsável ao lidar com um erro grave de manutenção da aeronave gerado pela cia aérea que, para economizar, colocou os passageiros em risco, não me parece justo ficar xingando apenas o piloto. Mas brasileiro médio, que se acha intelectualzão, nem sonha em como funciona a distribuição de Poderes, vê quem é o culpado mais próximo e o detona como se fosse o único. Assim, limpa apenas as baratas, mas o lixo continua lá, atraindo novas baratas.

O Estado tem alguns poderes para se gerenciar, mas as diretrizes gerais quem dá é a União. E tudo, tudo, TUDO que o Estado faz, está vinculado a essas diretrizes gerais da União, que tem o dever, eu disse DEVER de fiscalizar o Estado e sua atuação. Então, olhando a Big Picture, a culpa é primordialmente da União, que ou fez regras erradas, ou fiscalizou errado. No caso, ambos.

O PT inchou o funcionalismo público do Rio de Janeiro de forma vergonhosa mesmo sem conseguir emplacar um Governador. Dilmãe encostou muitos de seus filhos semianalfabetos por aqui. Repassou dinheiro sujo levando sua parcela na transação. Compactuou com cada atrocidade que levou o Estado do Rio chegar aonde chegou hoje. Assinou embaixo de cada prestação de contas corrupta e se beneficiou dela. Então, idiotinhas que ficam gritando contra o PMDB, deveriam se informar melhor. Vai ser difícil, pois eles terão seus salários cortados em breve, não vão poder comprar nem comida, quem dirá livros para estudar.

Me revira as tripas ver professor, sociólogo, antropólogo e todas essas carreiras de humanas fazendo manifestação contra “golpe”, “direita” e PMDB sem perceber que, em ultima instancia, a principal responsável por isso foi a União, quem dá as ordens, quem fiscaliza. Ok, o PMDB é um aterro sanitário humano, odiosos, nefastos, mas deixa eu te contar uma novidade: o PT também. E isso que está acontecendo hoje no Rio, esse filho horroroso, é deles também. Dilmãe e o seu legado. Enquanto continuarmos a ser um país de um vilão só, essa porra vai se repetir.

O resultado desse decreto e das medidas que estão sendo tomadas é que já avisaram onde o bicho vai pegar, autorizando “autoridades competentes a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais” para cumprir com as obrigações assumidas com os Jogos Olímpicos. Sim, é isso mesmo que você leu, vão cortar serviços essenciais da população para assegurar que se realizem Olimpíadas. Se depois dessa o povo todo não sair na rua putíssimo, enfurecido, irado eu perco o pouco de respeito que ainda tinha pelo carioca.

E se você é inocente de pensar que ao menos receber BILHÕES (sim, estamos falando de BILHÕES) ao menos vai ajudar o Rio a se recuperar, pense duas vezes. O Rio pode conseguir recursos com a União ou bancos privados, sem que se leve em consideração a sua capacidade de endividamento e secretários poderão suspender contratos e fechar outros sem licitação. Ou seja podem ter certeza que o endividamento apenas vai aumentar, pois esses putos estão recebendo uma carta branca pelos próximos três meses e vão continuar gastando de forma ainda mais desenfreada, já que agora não há burocracia ou fiscalização alguma para contê-los.

Quando essas Olimpíadas acabarem, só o alto escalão do Judiciário vai conseguir receber salário dentro do funcionalismo público brasileiro. O estado do Rio vai quebrar com força, e esse colapso vai se espalhar na iniciativa privada e afetar a todo mundo que mora nessa cidade. Fora que as obras olímpicas que ainda restam (e são muitas) vão ser coladas com cuspe, para economizar o máximo possível, já que a roubalheira não vai parar, muito pelo contrário, sem licitação vai aumentar. Enormes as chances de uma bosta GG acontecer no metrô e em outras. Já tivemos uma pequena amostra com a ciclovia, imagine o que não está por vir?

Nunca vislumbrei um futuro tão tenebroso para o Rio de Janeiro. Lamentável. Sério mesmo, atentado do Estado Islâmico acaba de ser alçado à categoria de “melhor hipótese” dentro dos possíveis desfechos dessas Olimpíadas.

Para ficar aliviado por não morar aqui, para dizer que quer cobertura completa do Desfavor a cada merda ou ainda para dizer que corrupção no Rio é normal e que jacaré comendo criança na Disney é que merecia destaque: sally@desfavor.com

SOMIR

Mesmo na configuração antiga do Desfavor da Semana o texto da Sally viria na frente. É quem está vendo essa merdalheira toda acontecendo diante de seus olhos. Mas, mesmo distante eu consigo analisar o tamanho do golpe que está sendo aplicado aqui. Tratam como se fosse inevitável, como se fosse a mesma coisa que um meteoro caindo em cima da cidade.

Foram relatados três motivos principais para as contas não fecharem dessa forma tão absurda: Crise econômica, baixa arrecadação de ICMS e a redução dos royalties do petróleo. Então, vamos pensar um pouco sobre cada uma delas… primeiro a crise econômica. Sim, é inegável que o país esteja sofrendo com uma crise das grandes, que não está fácil pra ninguém e que o dinheiro sumiu do mercado. Mas não é como se a crise tivesse caído de surpresa nas nossas cabeças… na verdade, desde de 2014 estamos vendo os resultados práticos das maluquices de Dilma e cia.

Já dava para ter apertado os cintos antes de chegar nas vésperas da Olimpíada. Na verdade, dava até pra ter mandado o evento à merda e focado no que era mais urgente. Mas se fosse só a crise, vá lá. O problema é que a arrecadação estava terrível faz muito tempo, e tudo por motivos pra lá de previsíveis. Primeiro a arrecadação do ICMS. Entre 2008 e 2013 o governo carioca concedeu quase 140 bilhões de reais em incentivos fiscais para empresas, a maior parte para as gigantes. Só a P&G recebeu mais de 1 bilhão nessa brincadeira.

Esse dinheiro todo resolveria toda a crise “calamitosa” umas três vezes, com troco. Quando o governo escolhe fazer mimos para quem financiou ou poderia financiar campanhas, deixando de lado suas obrigações mais básicas, dá nisso. Porque esse dinheiro não voltou em forma de desenvolvimento ou arrecadação, tanto que o estado todo está como está. Reclamar que falta um dinheiro do qual se abriu mão tempos atrás é fazer piada com a situação, na nossa cara.

O outro motivo, o que está gerando mais mimimi, é o da arrecadação baixa dos royalties do petróleo por causa da baixa do preço da commodity no mercado… oras, de onde vem a surpresa? Veja o gráfico do preço médio do barril de petróleo nas últimas décadas:

ds-calamidade-001

Vendo isso, vocês acham que alguém com cérebro decidiria balizar suas despesas por algo indexado ao petróleo? O preço caiu 60% desde 2014, o que quer dizer que já tem quase dois anos que esses dementes estão vendo a coisa acontecer e não fizeram nada. O preço do petróleo varia de acordo até com o humor matinal de um sheik, é algo muito complexo para se depender e não precisa ser formado em economia para entender. Deixaram a merda estourar na cara dura, sabendo que ia acontecer.

E de mais a mais, já estavam pagando só metade do devido para a saúde desde o começo do ano, não deveria ter sido calamidade lá? Quando ficou claro que setores essenciais do serviço público estavam terrivelmente comprometidos? Por que esperar até o último minuto antes das Olimpíadas para fazer essa manobra?

Bom, Brasil é Brasil… neguinho não perde a oportunidade. O estado de calamidade declarado deixa o Rio de Janeiro fazer um monte de merda que ninguém pode fazer normalmente. Endividar-se além da capacidade de pagar, dar calotes seletivos, contratar serviços e obras sem o devido processo licitatório… o que de forma alguma é errado na condição de estado de calamidade, mas nesse inventado só serve pra tornar a roubalheira ainda mais fácil.

Foi assim na Copa: enrolaram tudo o que podiam para usar do truque do prazo apertado pra sair gastando a rodo sem responsabilidade ou processo devido. A diferença é que o estado carioca foi muito mais ambicioso, usou essa brecha pra tudo, ao mesmo tempo. E, com um presidente temporário sedento por qualquer apoio que o torne definitivo, ficou bem mais fácil onerar todo o país com as cagadas de uma administração.

E pelo andar da carruagem, o partido no poder por lá está sentindo que não vai se segurar e já está se preparando pra levar embora tudo o que não estiver parafusado no chão e deixar para seus sucessores, estaduais e municipais, um rombo nas contas ainda mais espetacular do que fariam normalmente. A eleição municipal que vem aí tem o Crivella liderando disparado (o que é até bacana considerando que vai pegar uma cidade falida e apanhar por tudo o que acontecer), o substituto indicado de Paes está lá no fundo das intenções de votos…

Já vimos esse filme nas eleições nacionais recentes. Dilma pirou para ganhar algum impulso nas urnas, deixou o país preparado para a crise que obviamente se seguia, com o PT meio que considerando que se desse pra ganhar resolvia depois, e se não desse jogaria a bomba na mão de outro. Eu aposto muito que o Rio vai terminar esse estado de calamidade ainda mais endividado e fodido do que já está… a jogada é arrancar o máximo que der de dinheiro agora para quem tem o poder, e ver que bicho dá depois.

Exatamente como fizeram para gerar essa crise toda.

Para dizer que só fica mais engraçado se um estádio desabar, para dizer que os traficantes vão fazer a segurança das ruas, ou mesmo para dizer que ninguém faz atentado tão bem quanto o político brasileiro: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (24)

  • Sally, se vocês tivessem ideia da forma e de como estão sendo contratados os funcionários (sim, funcionários, não voluntários) das Olimpíadas… de como tudo é mambembe e inacreditável…

  • Nunca estive no cerne da merda, a capital. De Hell de Janeiro conheço apenas Barra Mansa e Resende (sempre a trabalho, por causa da siderúrgica que praticamente sustenta a primeira – se um dia aquilo sair de lá, vira uma cidade fantasma) e um pouco de Cabo Frio. Mas o motivo pelo qual o estado chegou a esse nível de merdice está explicado aqui mesmo, no maravilhoso texto que explica o carioca, esse indivíduo que representa ao máximo a brasilidade em tudo que ela tem de mais catastrófico (pois não há nada “bom” em ser “brasileiro”).

    Em razão de minhas atividades de pesquisa, mantenho contato com muitos estrangeiros e não há UM que não tenha uma visão imensamente estereotipada (e correta, o que é pior, por mais que tentemos reverter isso) do que seja Brasil, brasileiros e modo brasileiro de ser. Dá vergonha, muita vergonha.

    E o mais legal é que essa visão estereotipada está também se refletindo em desenhos animados: tem alguns que meus filhos assistem e já flagrei os bichos protagonistas em cenas de vagabundagem (estirados na praia, sem fazer porra nenhuma) ou em cenas de selva COM MPB TOCANDO DE FUNDO! É isso mesmo! Aquele ritmozinho medíocre de violãozinho mal tocado típico de jobin e aquele outro lá, o velhote (como é mesmo o nome dele? É aquele que dorme nos seus próprios shows e fica dando esporro em espectador!) embalando cenas de personagens de desenhos gringos em vida selvagem ou vagabunda de caiçara desocupado. É de foder um cu já caído da bunda!

    Tudo isso não tem como acabar bem. Se a própria globo já construiu um prédio anti-protestos pra cobrir essa bobajada de olimpíadas, é porque ela mesma tem consciência do seu nível de envolvimento em toda essa derrocada de um estados mais decadentes da federação (segundo as palavras dum ministro inglês veado, que veio ao Brasil pegar caboclões há uns bons 10 anos ou mais justamente em boates gays da ex-capital federal). Aliás, a globo bem que podia comprar a cidade do Rio de Janeiro, que nem a OCP fez com Detroit no Robocop!

    Já tô com um imenso estoque de pipocas pronto pra acompanhar a merdaiada que vai rolar fora do circuito midiátio “oficial” que só mesmo a Internet pode proporcionar!

  • (É “dose” – mas ótima escolha (é óbvio), parabéns (de novo) e muito obrigado. ! – (precisar ressaltar) esse “estrelismo do bengaleiro” na mesma semana da morte “daquele Aguirre”…)

    Ainda assim, se sentiram no direito de usar um recurso extremo, um decreto pensado para salvar vidas de inocentes frente a uma força maior.

    Sally, nem sei se consigo classificar como “feio até para eles”…

    Se Sérgio Cabral é o pai, sinto informar-lhes que Dilma é a mãe e o PT é a família que acabou de ferrar com a criança.

    Pois é, ISSO é o tipo que chega a “ente defensor da Unidade da Federação” (pausa para rir) e ISSO é o tipo que foi (e praticamente “ainda é”, vide “o óleo de peroba” em querer “voltar do afastamento”) “o ente da União e da possibilidade de oficialmente poder intervir declarada e diretamente” (outra pausa para rir)…

    Mesmo na configuração antiga do Desfavor da Semana o texto da Sally viria na frente. É quem está vendo essa merdalheira toda acontecendo diante de seus olhos. Mas, mesmo distante eu consigo analisar o tamanho do golpe que está sendo aplicado aqui. Tratam como se fosse inevitável, como se fosse a mesma coisa que um meteoro caindo em cima da cidade.

    Excelentíssima (sem trocadilho) introdução !

    Na verdade, dava até pra ter mandado o evento à merda e focado no que era mais urgente.

    Até mesmo porque a candidatura passou por três anos (2007-2009) e Praga mereceria ter vencido, ao invés “do ilusionismo “daquelas pragas” (sem e com trocadilho)…

    Já vimos esse filme nas eleições nacionais recentes.

    Crivella liderando disparado (o que é até bacana, considerando (…)

    E eu ainda (também) “vi retalhos de outro”, quando ainda (também) tive de perceber “crivelletes de facebook” – em (vários dos menos piores) espaços de lá com alguma seriedade – e o quanto (ainda) insistiam que “deveriam ter ganhado”…

    DSVS

  • Posso estar enganada, mas para o Rio poder sediar as Olimpíadas não foi preciso que os serviços esscenciais fossem garantidos aos turistas, principalmente saúde e transporte públicos?

    E a reforma da saúde dos últimos 5 anos, com a mudança na Atenção Primária à Saúde, e a criação das Clínicas da Família, com a contratação de médicos de família do país todo pra assumir (num modelo semelhante ao do Sul do país, que por sua vez é inspirado no modelo inglês/canadense). O secretário de saúde leva os resultados da reforma pra todos os Congressos possiveis!

    É vergonhoso!

  • Eu nunca fui ao Rio, mas sempre tive a impressão – graças ao que leio nos jornais e nos textos da Sally – de que morar lá era realmente um pesadelo e agora parece estar pior do que nunca. E é de ficar enojado quando se entende O QUE levou o Estado a essa situação. Mas, olha, calamidade mesmo o Rio vai ver é DEPOIS da Olimpíada…

  • Hikaru Surtada

    Receita para melhorar o Brasil
    Ingredientes:
    Vergonha na cara (escolha o pacote maior)
    Tempo de preparo:
    Infelizmente vários anos, ajuste bem o timer
    Modo de preparo:
    -Ignorar gringos. No geral eles só veem o Brasil como uma ilha exótica e primitiva, e só vem aqui se aventurar com menininhas, usar drogas e tratar favelados como bichos de zoológico (com foto e tudo, só faltam atirar pão). Depois vão embora pros seus lares civilizados e não tão nem aí. Por que se importar, quando a prioridade deveria ser dada à população local? Guarde os gringos na geladeira por enquanto e reserve.
    -Reformar serviços básicos (saúde e saneamento). Ninguém consegue estudar e pensar com fome. Ninguém gosta de ter que ficar pulando poças de esgoto quando sai de casa. Ninguém gosta de ser consultado por açougueiros e dividir maca (e doenças) com outras pessoas. Pois bem, fazer com que todos tenham acesso à saúde e saneamento, assim a população terá disposição pra estudar.
    -Com a população saudável e de barriga cheia, reformar a educação. Mais escolas, mais recursos dentro da escola, merendas que não sejam bombas de fritura e açúcar (já tentou lidar com um bando de pirralhos pós-açúcar?). Um ambiente agradável também aumenta a motivação. Pobres não são todos uns “macaquitos” que só sujam e quebram tudo.
    -Trate de reformar aquele MEC também, esse bando de pedagogos esquerdinhas tarados por índios são descartáveis.
    -Enquanto a população estuda, salpicar um aumento no salário mínimo. Os impostos podem ser diminuídos a gosto (embora nos países melhorzinhos os impostos sejam altos, mas pelo menos existe retorno).
    -Reformar outros espaços necessários. Por exemplo: com praças bem cuidadas e iluminadas há mais movimento (a.k.a. testemunhas) e, consequentemente, menos crimes. As pessoas QUEREM levar os pirralhos pra brincar no parque à noite, mas tem a ameaça de criminosos e aí só lhes restam ficar presos em tablets dentro de casa. Praça é um entretenimento baratinho pros menos abastados (pra um pirralho tanto faz se for um parquinho ou a Disney, ele só quer brincar e se sujar).
    -Asfaltar ruas, pois ninguém gosta de atolar os pés na lama e em matagal com fauna duvidosa. Verificar datas compatíveis pra não atrapalhar a vida da população. Não esqueça de pôr muitas lixeiras, aquele montão de sacolas de lixo vazando e fedendo na calçada é tenebroso. Com a educação, povo vai aprender a reciclar os trecos. Assim povo aprende a cuidar melhor do lugar onde vive.
    -Com a base já finalizada, agora é hora de construir bibliotecas públicas. Livros, de preferência não apenas em Português, disponíveis nas prateleiras. Computadores também. Misture impostos para igrejas, assim metade delas somem e tem mais terreno pra coisas realmente úteis como postos de saúde e mais bibliotecas.
    -Como povo vai viver melhor, também vai pensar melhor, aos poucos a política vai melhorando também. Talvez até esse câncer de bancada evangélica também suma por pressão popular. Escolaridade aumentando, a ciência e outras coisas bacanas também vão adquirindo mais espaço.
    -Tá tudo bem agora? Retirar os gringos da geladeira, é hora de investir em turismo pra gringalhada vir torrar seu money. O que se espera quando vai pra algum lugar fazer turismo? Hotéis bons e acessíveis, preços facilitados, povo minimamente receptivo, segurança, pratos típicos e uma cartilha de turismo interessante. Aos poucos a imagem internacional do Brasil também melhora, já que fazem tanta questão.

    Não sou especialista. Não é uma receita perfeita, sempre vai ter um idiota pra atrapalhar com ou sem intenção, mas não chega a ser tão utópica assim (lembrem-se que há algumas décadas a própria Europa era uma fazenda gigante). Basta ter vontade e recursos pra fazer isso.
    Alguém vai fazer isso? NÃO, NÃO VÃO. Porque o país é controlado por malditos que não se tocam que a ignorância de um povo é uma bola de neve indo na direção deles, são poucos os que tentam mudar as coisas ao seu redor (o lado ruim de pequenos atos bons é que são… pequenos), e as “novas gerações superinteligentes que vão mudar o mundo” estão mais preocupados em fazer guerra de memes (é sério, pode pesquisar) e assistir porcarias tipo Nando Moura e Felipe Neto achando que é revolução. Sem falar dos ativistas de hashtag… As exceções que realmente querem algo da vida são vistas como esquisitões (você sabia que está rolando a Olimpíada Nacional de Ciências?).
    *forte assopro pós-desabafo*

    • Voltando à sanidade…
      O Desfavor pretende fazer lives nas Olimpiadas? Bateu uma mini saudade daquelas conversas loucas S2

        • "Calamizado" (porém civilizado)

          Oba, lives !

          E aproveitando,

          (você sabia que está rolando a Olimpíada Nacional de Ciências?).
          *forte assopro pós-desabafo*

          (Ah, é ?) Não…

          *cantinho da vergonha*

          Pelo menos, sobre ciência, acompanhei (antes mesmo daquele comentário de quarta-feira) muito sobre “o auto-êxodo” da Houzel, inclusive era (exatamente) no Rio que ela tentou (tanto !) até querer ficar…

    • Nem mesmo ao povão interessa de verdade que as coisas funcionem como deve. O povo, que é o primeiro a se indignar com impunidade em rede social, também é o primeiro a subornar o policial para não levar uma multa. Não tem jeito, o brasileiro é corrupto na sua essência.

  • Bom, a manifestação contra o golpe de direita do PMDB é obra dos movimentos sociais e intelectuais do PT, eles estão apenas defendendo a mortadela de cada dia. Mas concordo que devido ao campo de visão limitado do brasileiro vá fazer com que a co-participação da Miss Mandioca Sapiens e do Homem Mais Honesto do Planeta passem quase desapercebidos.

    Mas Brasil é Brasil, sempre pode piorar e quando pode piorar, a coisa piora. Lembro de alguns amigos que, não faz um ano, diziam que o evento ia ser vexaminoso basicamente por causa do Esgoto da Guanabara e da violência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: