Perdendo a hora.

O desfavor tem textos diários num mesmo horário há vários anos. Recentemente, Somir começou a mexer nessa dinâmica. Sally aguentou o quanto podia antes de confrontá-lo, e agora o assunto vai ser decidido pelos impopulares.

Tema de hoje: o horário em que os textos são postados faz diferença?

SOMIR

Deveria? Tudo me leva a crer que não, que não é um horário ou outro que vai impactar a apreciação de um texto. Não sei essa tara que todo mundo parece ter com ter hora pra fazer as coisas, como se fosse realmente mais importante o processo do que o resultado. Ou você lê os textos porque quer ler os textos, ou você está só seguindo uma rotina e indifere o que está lendo. Espero que esse não seja o caso de vocês aqui…

Não é nem pose de quem não liga para se vocês estão lendo ou não, isso aqui realmente seria um exercício (ainda mais) fútil sem participação impopular, lendo e/ou comentando. Claro que acho importante não criar dificuldades desnecessárias para vocês, mas essa de eu estar flexibilizando os horários de postagem não parece algo que gere esse resultado. Não vi ninguém reclamando disso até agora, me surpreende que a Sally tenha levantado essa lebre.

Eu comecei a fazer isso há algum tempo, procurando um horário mais prático pra mim, não custava tentar. Descobri que o melhor horário é não ter horário, alguns textos saem pela manhã, outros pela tarde, numa agenda muito mais orgânica do que a anterior. A liberdade das amarras da rotina às vezes pode render textos mais trabalhados, às vezes criar uma necessidade de inventar pra bater um prazo… eu apenas injetei uma saudável dose de caos no que estava estabelecido.

Não sei quanto a vocês, mas eu consumo meu conteúdo diário nas horas que tenho disponíveis, e essas não precisam seguir um padrão engessado, até mesmo porque as fases de um dia tem influência no quanto se absorve do material. Se você se acostumou a ler os textos do desfavor pela manhã, será que percebe algo diferente se o ler na hora do almoço? Ou mesmo de noite? Aplico o caos criativo no processo de produção e até mesmo no de leitura dos textos.

Essa coisa de horários definidos pra tudo não deixa de ser uma ferramenta de controle, rotina serve essencialmente para que saibam o que você está fazendo a cada momento e possam te supervisionar de forma mais simples. Sim, não podemos lutar contra isso o tempo todo, mas tenho certeza que faz bem quebrar paradigmas eventualmente para não ficarmos estagnados e previsíveis. Se querem nos monitorar, que ao menos se esforcem para isso. Enfiaram na sua cabeça essa necessidade de seguir horários, mas não é tão necessário quanto pintam.

Cada corpo tem seu relógio biológico, por exemplo. A padronização de horários de trabalho não deixa de ser uma aproximação grosseira da média, fazendo com que a maioria de nós lide com algum grau de desconforto em nossos hábitos para simplificar o processo de controle sobre nossas vidas. Ainda mais nos dias atuais, onde a noite não é mais sinônimo de sentidos enfraquecidos e predadores à espreita. O dia agora tem mesmo vinte e quatro horas. Essa coisa idade da pedra de acompanhar o sol já deu o que tinha que dar, o que restou foram comportamentos automáticos que pouca gente tem capacidade de notar como não fazem mais sentido.

Que diferença faz se o texto entra às seis da manhã ou às seis da tarde? O conteúdo muda? E se você não tem tempo pra esperar, leia o do dia anterior, que não teve tempo pra esperar antes. Simples assim. Decidimos por aqui que todo dia teria algo novo postado, e tirando alguns percalços, é isso que estamos cumprindo. Vocês leem o que querem ler, quando quiserem ler, e isso não mudou.

Parece-me preciosismo forçar o padrão antigo das seis da manhã, uma necessidade de controle da minha CARA, pelo visto. Se muda minha vida e me faz sofrer voltar pra ele? Não, tanto que foram vários anos fazendo assim, se eu tivesse um motivo totalmente prático pra mudar os horários, podem ter certeza que isso jamais entraria em discussão. Eu estou praticando inovação e caos aqui, para criar fatos novos e mexer com a percepção de todos nós sobre os textos do desfavor.

Podemos ceder ao conformismo do horário fixo ou continuar essa aventura intelectual de quebrar noções preconcebidas de entrega de conteúdo no mundo digital. Mas quando fazemos tudo igual, os resultados vão ficando previsíveis. Sério que não quer nem tentar descobrir qual a diferença na sua percepção dos nossos textos lendo-os em horários diferentes? Acha melhor previsibilidade?

O caos constrói. Reveja suas rotinas, descubra quais são os horários onde você mais rende ou mais aprecia as coisas com as quais convive. Rotina só deveria funcionar depois de otimizada ao que se quer fazer e quando se quer fazer. E agora, o desfavor te ajuda a bagunçar um pouco as coisas e dar novas perspectivas. Pra quê perder essa oportunidade? Pra agradar aquela sua parte interna que se ressente de não imitar comportamentos alheios? Deixa ela quieta, ela já ocupa tempo demais das nossas vidas.

E se mesmo assim você quiser a mediocridade da previsibilidade, eu aceito, resignado. Voltamos aos horários predeterminados e eliminamos a chance de… deus nos proteja… ter novas realizações. Tudo calmo e confiável, rotina e conformidade. As pessoas nem sempre estão prontas para uma mudança…

Decidam aí.

Para me chamar de vagabundo, para dizer que nem fodendo que eu estava pensando nisso, ou mesmo para dizer que lugar de hippie é longe da sociedade: somir@desfavor.com

SALLY

O horário no qual os textos são postados aqui é importante e faz diferença?

Tirada de contexto, a pergunta pode até levar a uma falsa resposta. Por isso, vamos contextualizar.

É um blog que, por oito anos manteve uma tradição de ter suas publicações disponibilizadas pela manhã cedo, mais precisamente às seis da manhã. Isso foi pensado para que o Desfavor pudesse ser utilizado de forma alternativa a um jornal (sim, quando começamos as pessoas liam jornal na parte da manhã, ao acordar). Assim, a pessoa poderia ler o que acontece no mundo no jornal e depois ler um outro lado no Desfavor.

Esse horário de seis da manhã atende a todos os públicos: quem está acordado tomando café da manhã em casa, quem chegou no trabalho e ainda está se preparando para começar a trabalhar e até mesmo quem está no transporte público a caminho do trabalho. O horário antes do expediente costuma ser um horário ocioso em algum momento e, em época onde tempo é escasso, é preciso aproveitar os raros momentos de tempo livre.

Agora sim, devidamente contextualizado, vamos discutir se o horário em que os textos são postados faz diferença.

Para começo de conversa, quando você repete uma conduta por oito anos, cria um costume. É de bom tom que se resolver mudar esse costume, todos aqueles afetados sejam consultados ou, no mínimo, cientificados. A Madame aqui de baixo simplesmente decidiu que postaria seus textos na hora do almoço em um surto de furor protelatório, não comunicou a vocês que são os destinatários finais e não comunicou a mim, que sou dona dessa quitanda junto com ele. Já começou errado.

Ele vem fazendo isso desde o começo do mês, quietinho, torcendo para não ser descoberto, naquela pegada de sempre de “se colar, colou”. Lamentável. E, por sinal, não colou. A mudança foi percebida e hoje queremos saber de vocês o que vocês pensam dela.

Quando você disponibiliza um texto às seis da manhã, a pessoa tem o dia todo para ler esse texto. O dia das pessoas normais geralmente acaba antes de meia noite, pois o comum é que, assim como eu, todos precisem acordar cedo para trabalhar. Vamos pensar na média do horário da jornada de trabalho do país: de nove às seis da tarde. Uma pessoa que tem que estar às nove no trabalho, via de regra, tem que acordar por volta das sete da manhã, o que significa que não pode passar a madrugada na internet. Para cumprir oito horinhas de sono o ideal que é às onze da noite ela esteja dormindo, o que significa, em um mundo ideal, se desconectar de tudo às dez da noite para deitar e tentar pegar no sono.

Quando você disponibiliza um texto às seis da manhã, essa pessoa que acorda às sete terá das sete às dez da noite para ler o texto. As chances de que consiga tempo dentro dessas quinze horas é maior. Porém, quando você joga uma postagem entre meio dia e duas da tarde, você reduz esse tempo pela metade. As chances da pessoa ter tempo de ler um texto nosso caem igualmente pela metade. E que conste que não temos a menor preocupação com audiência, nunca aceitamos patrocinadores, tanto faz um texto ter 2 cliques ou ter 20.000 cliques. A preocupação é com o leitor, que quer ler o texto e não consegue.

Por se tratar de um blog diário, de domingo a domingo, com postagens extensas, de, no mínimo, quatro páginas, quando a pessoa não consegue ler em um dia isso gera um acumulo grande de conteúdo para o dia seguinte. Não é como se fosse um blog de fofoca, que você consegue ler sete ou oito notinhas rápidas da semana toda. Então, o efeito de não conseguir ler um texto no dia é gerar uma grande probabilidade de que ele não possa mais ser lido. Até porque, com a velocidade dos acontecimentos, pode ser que ele esteja obsoleto um ou dois dias depois.

Mas o pior, em minha opinião, é foder com o planejamento das pessoas. Dificilmente alguém aqui tenha tempo sobrando. Entre milhões de coisas importantes como trabalhar, ficar com a família, se exercitar e etc, a pessoa reserva um tempo da sua vida para a gente! Isso é uma honra! Daí em resposta, o que fazemos? Postamos à moda caralho, na hora em que queremos, obrigando a pessoa a ficar o dia inteiro abrindo o blog para ver se o texto do dia já entrou. Tá de sacanagem, né?

O leitor tem o direito de se programar para ler o texto na hora em que ele puder. Quando você tira esse direito do leitor reduz as chances de que seu texto seja lido e também deixa desamparada uma pessoa que já tinha encaixado você na sua rotina diária. Talvez Somir não saiba, mas eu sei: nós não somos assim tão importantes para obrigar uma pessoa a ficar o dia todo caçando nossos textos. Ou está lá quando ela abre, ou então, grandes chances de não ser lido.

Eu quero que o leitor tenha, como sempre teve, a prerrogativa de se programar e decida em qual parte do seu dia vai ler nossos textos. Sempre foi assim, qual é a dificuldade? “Ah, mas ninguém paga nada, esse blog é de graça”. Sim. Foda-se? Só faltava essa, eu vou fazer algo mal feito só porque não estou cobrando. Se eu me proponho a fazer algo, eu vou fazer bem feito, no grau máximo de excelência que eu consigo dentro das minhas possibilidades, independente de remuneração.

E, quer saber? Só pela malandragem de mudar sorrateiramente, eu já acho que merece uma enquadrada. Não é assim que a banda toca. As coisas se conversam, se discutem ou, no mínimo, se comunicam. Falta de respeito mudar as regras do jogo oito anos depois de forma unilateral.

Para finalizar, relembro que a pergunta não é que horas você lê o texto, qual o melhor horário para postar ou se você consegue ler em outros horários. A pergunta a ser respondida é: O HORÁRIO EM QUE OS TEXTOS SÃO POSTADOS É IMPORTANTE ou indefere?

Para dizer que Somir merece ler um segundo direito de resposta, para pedir Free Hugs em uma modalidade ainda pior ou para dizer que deve ser um inferno se relacionar comigo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (37)

  • Faz diferença.
    Dependendo do texto do dia pode até mudar meu humor se lido no início da manhã. Sem contar que a reflexão do texto pode ser prolongada e aplicada ao longo do dia.
    Sem dúvidas, faz diferença.

  • Se faz diferença o horário? Sim.
    Eu me importo? Não.
    É legal acordar e já ler Desfavor, mas tb acabo lendo durante o dia, mesmo no trabalho ( com o que imagino ser a voz da Sally me perguntando “É sério isso? Esse é o seu melhor?”).
    Percebi o lance da Madame, mas se não tem nada novo acabo lendo outros textos. Vício.

  • Para mim foi muito simples. Acostumado a ler os textos pela manhã, ao perceber que não estavam mais lá, passei a lê-los na manhã seguinte. Ou seja, não mudou nada.

  • Como dito por outros leitores, também não me sinto em posição de exigir/cobrar. Mas o horário faz diferença sim. É mais fácil conseguir tempo para ler de manhã do que de tarde. Dá para, digamos, saborear melhor a qualidade dos textos quando se tem tempo para ler mais devagar, e esse tempo é meio inviável depois do meio-dia…

  • É importante!
    “eu apenas injetei uma saudável dose de caos no que estava estabelecido.” Muito bom ! Peguei essa desculpa, digo, esse lema para minha vida.

  • Faz diferença sim, pelos motivos que a Sally citou!
    Concordo com quem disse aí em outro comentário que não precisa ser EXATAMENTE em um horário, mas dentro de uma faixa de horário padrão. De manhã seria uma boa já que, como muitos aqui, também tenho o costume de ler pelo celular enquanto estou no ônibus indo para o trabalho.

  • Faz diferença. 6hs da manhã é um horário fantástico! Típica hora coringa, que quem trabalha ou estuda tá acordando e quem é fampiro ou boêmio tá indo dormir. Bem acessível de cumprir.

  • Faz diferença sim… acabo lendo sempre no dia seguinte… sem dizer que fico paranóica achando que aconteceu alguma coisa com vocês e o Desfavor vai acabar… (nível do vício)

  • Pra mim, Nanda, não fez diferença, pois costumo ler só à noite!

    Mas eu acho que, no geral, faz diferença sim. Os outros Impopulares já justificaram bem o porquê.

  • Sim. Desfavor pela manhã e Canal do Otário com Otário News à noite. Isso é tudo que preciso pra não ligar nais a TV aberta!

    • (Eu ia citar que também “tenho doses” de Xadrez Verbal de vez em quando e…Nexo Jornal, que vai passar a “pedir assinatura($)”, era o outro da minha maior frequencia – vou “arrumar um jeito” com lá também…)

  • Pra mim faz. Gosto de ler logo pela manhã. Às vezes de manhã não tem texto, volto na hora do almoço não tem texto, fico indo e voltando e kd o texto… Isso é muito chato.
    Quando a Sally tava fora não tinha regra nem hora pra nada, mas agora eu gostaria que voltasse a ter horário. Se não for pela manhã, pelo menos combina um horário marcado, pode ser de tarde também, desde que tenha horário!

  • Faz diferença sim! Os motivos foram muito bem elencados pela Sally.
    Acompanho a RID desde 2009 e desde então prefiro iniciar o dia lendo os posts daqui para só depois passar para os demais meios de comunicação. Nada como começar o dia lendo e pensando fora da caixa.

  • Acredito que o horário é importante sim. Eu notei a diferença de horário, mas não falei nada por medo de tomar esporro (ou ban) por ser n00b. Pra mim é mais fácil ler de manhã, tomando café. A mudança de horário afetou um pouco, alguns textos eu li no fim de semana (e realmente, não foi como ler sete ou oito notinhas rápidas). Sally tem melhores argumentos, concordo com todos. Sair da rotina é bom sim, mas os jornais até hoje devem imprimir o papel na mesma hora de sempre pra entregar o periódico pra todos. Desfavor também!

    P.S.: vou tacar lenha na fogueira: Somir quer instaurar o caos mudando até a ordem dos textos. Notei que primeiro tá “Somir” e não “Sally” quando “a Madame aqui de baixo” não tava realmente embaixo.

    • Sim. A Madame mudou a ordem dos textos sem me avisar. Aparentemente estamos diante de uma fase indisciplinada. Providências serão tomadas.

      • ué, mas é ELE disse, ELA disse. Então o texto dele tem que vir primeiro. No sábado é que o texto da Sally é o primeiro.

  • Sim, é importante. Muito.
    Nos últimos dias fiquei atualizando a página do blog de tempos em tempos esperando a postagem do dia e, na maioria das vezes, quando passava do horário do almoço e não tinha nada acabava esquecendo e só ia ver de novo no dia seguinte.

  • Tinha percebido isso, mas, como visitante que sou (e minha opinião não define regras do blog), fiquei quietinha. Agora que a Sally pediu opinião, sim! Horário é muito importante. Não precisa ser extremamente pontual, mas pelo menos uma faixa de horário padrão. Ultimamente tenho acessado diversas vezes por dia até encontrar o texto publicado. Fica meio estranho, houve dias até que eu acabei nem acessando, acho que foi algo meio inconsciente, do tipo “não vai ter nada publicado mesmo”. E aí os textos acumulam (e sabemos que são textos “longos” e às vezes com uma complexidade um pouco maior) e o tempo é curto.

  • Não vou mentir, acordo cedo e acostumei a ler o Desfavor antes de ir pro trabalho e gosto que seja assim. Mas vocês não trabalham, não posso exigir horários. Já é muito legal toda essa dedicação com pesquisa, colunas diárias, sempre respeitando os leitores e sem lucro algum. Então não faz diferença, a hora sair o post a gente lê.

  • Sim, faz diferença. Podem reparar que quando vocês publicam mais tarde o número de comentários cai.
    Rolando de rir da parte: “Postamos à moda caralho, na hora em que queremos, obrigando a pessoa a ficar o dia inteiro abrindo o blog para ver se o texto do dia já entrou.” Porque é exatamente isso que está acontecendo. Mas eu sei que isso é um problema meu. E eu já tinha percebido que ele estava publicando na hora do almoço.
    Então, eu acho inconveniente leitores ficarem exigindo isso, é entre vocês. Nós não sabemos de suas vidas, o que acontece para o texto estar saindo em horários diferentes.

  • Se vale a opinião de um filho “desgarrado”, importa sim.

    Exatamente pela argumentação da Sally: de manhã tem lacunas de tempo para ler, se não for nesse dia, pode ser que o assunto não faça mais sentido ou que os textos passem a se acumular.

    Se não for impactar muito na vida dos autores, o horário importa…

  • Para quem tem uma rotina precisamente calculada faz diferença, pois aí fica mais difícil ficar entrando no blog o tempo todo à espera de texto. Já a minha rotina é variável, tem dias que tenho bastante tempo, mas tem dias que só tenho tempo no horário de almoço, como agora. Acredito que manter um horário fixo manteria a coisa organizada, de manhã cedo cabe na rotina de todo mundo. Falo pensando nos impopulares que não teriam esse tempo pra ler durante a tarde, e aposto que tem bastante gente aí com a agenda apertada

  • Meu deus, um texto sobre o horário de postar textos!
    Realmente talvez uma discussão sobre pnl seria menos interessante…
    Nemli.

  • Eu acho complicado exigir algo quando não estamos pagando.
    Concordo com seu pensamento Sally, de que quando nos propomos a fazer algo temos que fazer nosso melhor, mas nem todos pensam assim e precisamos respeitar isso (os leitores precisam respeitar, você como dona do blog não).

    Mas, a pessoa que é dona de 50% do blog está perguntando e nos dando a chance de nos posicionar, então acho que o horário é importante sim.
    Quando você começa a afrouxar as regras é um prenuncio do fim de algo.
    Afrouxa aqui, afrouxa ali, até que a falta de compromisso faz com que a obrigação inicial se extingua. Eu gosto do blog, não quero que acabe.

    E ninguém reclamou porque tem um clima de que os leitores não estão em posição de exigir coisas, já que vocês tem vida além do Desfavor e nós não pagamos nada aqui, pelo menos é o que eu sinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: