Diferenças Culturais: Gastronomia

Você tem a clara noção de que a sua cultura não é mundial? Você tem internalizada a ideia de que o que se conhece como hábitos e boa educação aqui podem ser extremamente ofensivos em outros lugares do mundo? Você ainda se choca ao escutar relatos de culturas diferentes pois caia a ficha de que aquilo que você conhece não é o centro do universo? Bem vindo ao clube. Isso acontece com a maioria das pessoas. O mundo é bem mais complexo do que as nossas realidade e acabamos esquecendo disso na correria do dia a dia.

Então, para abrir nossas cabecinhas e relembrar que somos apenas uma gotinha de água no oceano, resolvi começar a escrever sobre as diferenças culturais pelo mundo. Começo por um tema que muito me interessa: comida. Refeições como nós as conhecemos não são regra mundial. Tem muita coisa diferente acontecendo por aí. Não é minha intenção que você decore as regras de cada país, apenas que saiba que elas podem ser muito diferentes e que, antes de viajar, se informe para não passar por mal educado.

Se você for à Arábia Saudita, trate de arrotar após as refeições, isso é uma forma de expressar sua gratidão e apreço pela refeição, mostrando que você ficou satisfeito. Se não arrotar parece que não gostou ou que ficou com fome. Sim, mal educado é não arrotar. Na Itália, palitar os dentes depois da refeição não é necessariamente falta de educação, dependendo da região pode ser até um elogio, e comer o prato todo é quase que uma demonstração de afeto por quem o preparou. Deixar comida no prato pode ofender um italiano que tenha cozinhado para você, mesmo que seja em um restaurante. Já vieram tomar satisfações comigo sobre o motivo pelo qual eu não comi o prato todo na Itália! No Egito, ao contrário, é falta de educação comer tudo. Tem que deixar sempre um pouquinho de comida no prato, para simbolizar fartura e abundância do anfitrião.

Recusar bebidas na Rússia ou na Irlanda é mais do que mal educado, chega a ser ofensivo. Aliás, na Rússia tem todo um protocolo para bebida, eles levam álcool muito a sério por lá. Se você deixar de beber todo o conteúdo de um copo depois de um brinde, você é considerado um mal educado (isso vale também para a China). Porém na Rússia tem um extra: além de beber tudo depois do brinde você deve colocar o copo de volta na mesa com o fundo para cima, ou seja, não dá nem para fingir que bebe! E se você chegar atrasado a um jantar, você deve sentar e beber a mesma quantidade que as pessoas já beberam, para se equiparar a elas. Por exemplo, se já rolaram duas rodadas de vodca e estão indo para a terceira quando você chega, você deve primeiro virar dois copinhos de vodca e só depois se integrar. E se você, por um descuido, brindar com um copo vazio, para reparar sua gafe terá que beber uma garrafa toda de vodca.

Em muitas regiões da Índia e Marrocos se deve comer com as mãos, não com talheres. Na Bélgica se usam talheres, mas você sempre deve comer com a mão esquerda, independente de ser canhoto ou destro. Já se estiver em países árabes, você jamais deve comer com a mão esquerda, essa mão é considerada impura, pois se destina aos cuidados pessoais de higiene (sim, eles acham mal educado comer com a mesma mão que se limpa a bunda e, parabéns pela habilidade de limpar a bunda com a mão esquerda!). No Paquistão, homens e mulheres devem comer separados. Já na Europa é comum dividir a mesa com estranhos.

Se você for ao Irã e comprar comida em algum estabelecimento comercial, pode acontecer do dono recusar seu pagamento. A coisa decente a fazer é insistir, pois se você aceitar a comida de graça, será um tremendo mal educado. É que esse hábito local, que indica boa educação (chamado Taarof) manda que lojistas recusem pagamentos de clientes que considera terem uma posição mais elevada que a sua. Porém isso não quer dizer que querem te dar comida de graça e sim que, por uma questão de educação, precisam primeiro passar por esse ritual de oferecer de graça (mas eles estão contando que a pessoa vai pagar!). Então, se te oferecerem comida de graça, insista. Às vezes o processo demora umas duas ou três tentativas de não cobrar (dependendo da classificação que eles dão ao cliente), então, insista até aceitarem seu pagamento. Chato? Certamente, mas… quem mandou ir ao Irã?

Enquanto que atrasar para um jantar é considerado falta de educação em muitos países, em alguns o mal educado é chegar na hora. Pessoas pontuais são consideradas ansiosas, sem noção e despertam até mesmo um pouco de raiva, pois se entende que quiseram pegar o anfitrião desprevenido. Nunca chegue na hora no Chile, no Equador e, porque não, no Brasil também. Vale tanto para jantar na casa do anfitrião como em locais públicos (bares, restaurantes etc).

Os pratos também podem variar muito. China e Coreia comem carne de cachorro sem constrangimentos, inclusive sopa de cachorro na Coreia do Sul é considerado um superalimento, energético e bom para a saúde. Na Finlândia, é comum comer Renas ensopadas ou fritas. Na Tailândia insetos como abelhas, grilos e até larvas são uma iguaria. Em Taiwan e Hong Kong de come cobra frita com naturalidade. Na Mongólia se come camelo cozido. Alguns beduínos, além de comer camelos, ainda o recheiam colocando: ovos cozidos dentro de um peixe assado, o peixe dentro de um frango assado e o frango dentro de um carneiro (inteiro) assado que, por sua vez, vai inteiro dentro do camelo, que também é assado inteiro. É considerado o maior prato do mundo.

Tenha cuidado com o que pede, por trás de nomes bonitos como scargots podem estar coisas nojentas como caramujos. Até mesmo o café pode conter surpresinhas: o café Kopi Luwak, considerado um dos melhores do mundo, é proveniente dos grãos recolhidos na fezes de um pequeno felino selvagem chamado “civeta”. O mesmo vale para o café Jacu, que é simplesmente delicioso, mas seus grãos são colhidos do cocô de uma ave com o mesmo nome. Parece que os bichos sabem selecionar os grãos de café melhor do que as pessoas, então, quando você cata os grãos da merda, consegue os melhores exemplares. E, se for ao Peru, não faça como eu, que perguntei ao chef do restaurante qual era o prato de maior sucesso do restaurante e o pedi. A unanimidade é burra. Você pode ouvir, como eu ouvi, que é o Cuy, “uma delícia”, e depois de comer, descobrir que comeu porquinho da índia.

Esse caso aconteceu com uma amiga: na Coreia havia um ambulante que vendia umas linguicinhas no espeto que tinham, segundo ela, um cheiro delicioso. Ela provou no primeiro dia e amou. Durante toda sua estadia (a trabalho) ela criou o hábito de, uma vez por dia, comer o espetinho, até que, no último dia, como estava indo embora e queria tentar encontrar essas linguiças no Brasil, ela procurou saber do que eram feitas. A resposta é daquelas que faz a alma escorrer pelo pé: era pênis de cachorro. Não coma nada sem procurar saber antes o que é.

Aliás, fica a dica, comer nas Coreias é sempre desafiador para nós, ocidentais. Nunca peça um Sanakji, prato típico. O prato consiste em tentáculos crus de filhotes de polvos. O problema é que eles são cortados na hora, então, alguns ainda chegam ao prato se contorcendo. Há relatos de pessoas que os comeram nessas condições e acabaram morrendo por asfixia, graças ao movimento que realizaram dentro de suas gargantas. Se pedir esse prato, mastigue bem antes de engolir. Não se assuste se estiver na Áustria e as pessoas começarem a bater com seus punhos na mesa, não estão bravas, estão desejando boa sorte.

E não é só no exterior que acontecem refeições chocantes. No Brasil, os índios Yanomamis saboreiam um prato um tanto quanto exótico: seus entes queridos. Quando morre um ente querido é deixado no meio da selva coberto de folhas, para os insetos. Depois de 45 dias coletam o que sobrou, fazem uma sopa e comem. “Sopa da vovó” acaba de ganhar uma nova conotação na minha cabeça! Se for às Filipinas, vão te oferecer o Ballot. Saiba que é um ovo de pato fecundado, ou seja, você vai comer um feto de pato. Quem provou diz que você pode sentir as asas e as patinhas na boca. Só que você só descobre isso depois que o ovo já está na boca. É uma versão satânica do Kinder Ovo, com uma surpresa muito desagradável (as fotos são tenebrosas, se for sádico, procure no Google).

Se for ao leste asiático, você pode se deparar com a possibilidade de experimentar uma fruta chamada “Durian”. Longe de mim querer desencorajar alguém de provar uma coisa diferente, só quero te dar todos os elementos para que você possa escolher como e onde fazê-lo. A fruta é tão fedida, mas tão fedida, que em muitos estabelecimentos há placas de “proibido fumar” e ao lado uma com a fruta riscada com um X vermelho escrito “proibido Durian”. Não é exagero, a fruta fede de forma inimaginável. Dizem que o cheiro é tão forte, que é capaz de atravessar as paredes, por isso é proibida em hotéis e estabelecimentos públicos. Quem provou compara seu odor com meias sujas ou corpos em putrefação. Muito cuidado antes de abrir esta fruta, dependendo de onde você o faça, pode dar até polícia.

Provar coisas novas é ótimo, mas para isso não precisa testar no escuro. Informe-se antes de viajar para não passar vergonha, cometer gafes, ser mal educado ou não acabar com um pênis de cachorro na boca!

Para pedir mais textos sobre outros aspectos de diversidade cultural, para se compadecer da minha amiga que comeu pênis de cachorro ou ainda para dizer que a feijoada era um prato bizarro o suficiente para entrar nessa lista: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (37)

  • Carne de cobra, eu já provei . Jacu, ainda não.

    Brincadeira. Foi só pra não perder a piada.
    Mas comi jibóia sim, quando criança…Cágado (aí vocês chamam de Jabuti, correto?) também já comi.

    Muito bem pesquisado o seu texto.

    Obrigado, Sally!

  • Sally, vim aqui só pra dizer que eu comi durian e foi depois de ler seu texto!!!! A fruta parece muito com a nossa jaca mas o cheiro e o gosto não são tão adocicados. Eu achei várias coisas feitas com ela, tipo balas, bolos, biscoitos, etc… Eu não gostei prefiro a nossa jaca mas não é tão ruim quanto eu pensei. Os bolos que provei eram estranhos, seriam doces mas pra mim não eram doces, eram tipo sem gosto. Acho que no Brasil eu estava tão acostumada com tudo muito açucarado que não consigo gostar.

  • Aqui na minha região Iça (formiga saúva) é uma iguaria bem comum e é bem caro. Provei quando criança pra nunca mais, tem um cheiro horrível mas quem quiser que se arrisque.

  • Sally, não sei se estou enganada, mas parece que no japão eles comem fetos humanos. teria coragem de comer? sem preconceitos, acho que eu comia. mas pênis de cachorro eu passo.

  • Sobre comer o prato todo na Italia: É bem assim mesmo. Aliás, até aqui no Brasil com famílias italianas: Vovó desde pequeno mandava eu comer tudo no prato, mesmo que tivesse posto demais.

    • Fui confrontada aos gritos (tom de voz normal deles) pelo cozinheiro de um restaurante em Roma por não ter comido todo o prato que ele preparou. Tenham medo.

  • Já assisti um programa do Discovery Channel sobre algumas dessas “iguarias”: é notório que quase todos os episódios que assisti retratavam a comida asiática, que realmente parece ser a mais bizarra do mundo. Vi algo sobre um ensopado de larvas, vi outro sobre o ovo fecundado de pato (realmente, chega a ser nojenta aquela merda) entre outras esquisitices.

    Quanto a essa fruta, o durian, também já tinha ouvido falar – muito mal, pra variar: não só o cheiro, mas a consistência dela e o sabor provam que a natureza nos sacaneou violentamente quando criou essa fruta

  • Por isso que quando vou comer fora, digo logo que sou vegetariana. Isso evita passar perrenge se a carne ta mal passada ou nojenta. Tão ligados no Siago Tomir em Portugal? Então… rs

  • No Japão, é feio não engolir de uma vez algo que você pegou com os palitinhos, seja um mísero sushi, um camarão manteiga, um rolinho primavera escaldante ou algum alimento em formato fálico. E as pessoas não comem lamen, sugam

    Outra coisa, se estiver na casa de alguém e for comer nosso arroz remelento (genericamente chamado de Gohan), nada de deixar enfiado os dois palitos em pé dentro daquela gororoba…só se deixa os palitos enfiados no arroz em oferenda aos mortos…aí já viu, dependendo do anfitrião, ele pode até achar que você deseja a morte dele (e da família dele)…

    • Ouvi falar inclusive, que quando você for beber o caldo da sopa, sugue fazendo barulho. Se sugar em silêncio (como se estivesse bebendo de canudinho), quem cozinhou vai achar que você está com nojo da sopa

      • FELIPE SOUZA FERREIRA

        Sim, isso é verdade. No Japão, todos no restaurante costumam fazer bastante barulho “bebendo” as sopas/caldos.

        Aqui na Irlanda, além de ser feio rejeitar bebida alcoólica, existe uma tradição para cafés/chás:
        Se você recebe alguma visita, deve perguntar cerca de 2 ou 3 vezes se a visita deseja chá ou café. Normalmente deve-se aceitar apenas após a terceira pergunta. É meio tipo:
        -Aceita café ou chá?
        -Não, obrigado.
        -Ah, tem certeza? Nem um pouco?
        -Não, obrigado. Estou bem.
        -Ah, pare de bobagem, vamos na cozinha preparar um café.
        -Okay, obrigado.

        (Não vejo muito sentido, mas é assim que funciona)

  • Ué, qual o problema? Claro que cafė retirado de fezes eu não beberia, agora pênis de animal ou caramujos pra mim ok. Tudo questão de hábito. Meu avô já provou coisas bizarras tipo cobra e muito mais.

  • Bem legal essas informações! Complemento dizendo que no México também é considerada extrema deselegância chegar no horário marcado para um encontro. Entretanto, no Canadá, galera chega cinco minutos antes e fica se espremendo na frente da porta do anfitrião para, no horário marcado, tocarem a campainha. Sem falar que lá um encontro é marcado com um tempo absurdo de antecedência. Eu, particularmente, prefiro assim e só me fodo com minha pontualidade num “país” em que isso é mal visto! :-(

    Sugestão para o próximo texto da série: relacionamentos sociais! ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: