Fama na cama.

Não é tão incomum assim que pessoas “comuns” acabem em relacionamentos com famosos. Sally e Somir pensam sobre as vantagens e desvantagens de estar com alguém em evidência na mídia, e, é claro, discordam sobre o resultado. Os impopulares tem seus cinco minutos de fama opinativa.

Tema de hoje: Namorar uma pessoa famosa tem mais prós ou contras?

SOMIR

Que pode ter vantagens muito boas eu até concordo, mas que a soma geral seja positiva? Duvido muito. Voto em ter mais contras, mesmo que numericamente as vantagens possam passar a ilusão de bom negócio, o lado ruim tem um peso muito maior nessa balança. O que é ruim, é ruim mesmo! Os duzentos casamentos do Fabio Júnior que não me deixam mentir.

Sim, deve ser muito bacana pegar carona nas vantagens que pessoas famosas recebem diariamente, é meio como se alçado a uma casta superior do dia pra noite. Também não duvido de um fator psicológico de “poder” de ter conquistado pra si alguém com tamanha visibilidade, mas uma série de pequenos poderes compensam falhas básicas na saúde do relacionamento? Direito de cada um achar que objetos brilhantes são sinônimo de felicidade, mas eu vou discordar bastante aqui.

Vamos abordar logo o elefante na sala: pessoas famosas tendem a ser muito visadas. O que pode ser bacana quando outros te paparicam por tabela, mas que na prática significa que você vai encarar uma quantidade muito maior de pessoas tentando puxar seu tapete do que numa relação normal. Eu sei que agora é hora de subir no pedestal e dizer pra mim que quem é bom se garante não importa a concorrência, certo? Bacana, lindo até! Mas basta analisar a mecânica da coisa para entender que não estou fazendo um discurso valorizando baixa-estima. Estou simplesmente falando do óbvio: a pessoa famosa atrai tanta atenção nesse sentido que está constantemente sendo testada sobre sua fidelidade. E isso, seja lá o resultado desses testes, acumula numa pressão sobre o próprio relacionamento.

O ser humano não consegue deixar de seguir sua natureza. Essa pressão significa que a pessoa famosa sempre vai ter um grau a mais de intolerância sobre os defeitos do seu parceiro, pelo menos enquanto o assédio for presente. Como é que alguém que pode estalar os dedos e achar outra pessoa que acha atraente não vai adicionar isso à sua visão de mundo com o tempo? É de uma mediocridade incrível só ficar com alguém porque esse alguém não tem pra onde correr, mas todo excesso tem seu preço. Namoros já custam caro para os dois, em tempo, disposição, renúncias… quando as coisas vão bem, compensa tudo, mas quando vai mal… é melhor navegar pelas águas tempestuosas sem milhares de pessoas tentando puxar seu tapete, não?

Famoso casa, descasa, junta e separa numa média muito maior que nós desconhecidos. E isso não tem necessariamente a ver com o caráter dessas pessoas, é a pressão. A pressão diária de pagar o preço por um relacionamento com um peso muito maior de manutenção de fidelidade ou mesmo um “custo de saída” extremamente menor do que a média. E também é um cu para quem está do lado menos famoso do casal: não sei vocês, mas eu não me sinto valorizado quando dão em cima de namorada minha. Tem gente que acha divertido e se sente ainda mais foda quando sabe que tem muita gente de olho em quem está namorando, mas eu e muitos outros achamos um saco e uma invasão num ambiente feliz. Qualquer briga de casal acaba com o famoso sendo bombardeado num momento sensível e o não-famoso sabendo que isso está acontecendo. Não é saudável. Não é garantia, de forma alguma, de que aquilo vá ocorrer, mas a existência da situação é incômoda e gera peso desnecessário na relação.

Você gostaria de namorar com quem não tem tempo pra você? Se sim, a via dos famosos combina perfeitamente. Porque é até questão básica de funcionamento dessa vida: para se manter famoso, tem que botar a cara no mundo. A maioria dessas pessoas vai ter uma rotina de trabalho muito mais exigente em tempo e disponibilidade física do que um reles mortal. Claro, quem escolhe namorar uma pessoa famosa assina esse contrato, mas… porra, é ou não é um problema? O esquema de passar as noites e finais de semanas juntos não vai ser mais tão comum. E outra, gente famosa está sempre rodeada de… gente.

Equipes, fãs, patrocinadores, imprensa. Até pela falta de tempo constante, o famoso perde o controle da agenda e sempre precisa de um grupo de pessoas ao seu redor para lidar com o funcionamento básico da vida. Essa gente vai ser imposta a você, quer você queira ou não. E não são amigos dessa pessoa que eventualmente vão querer disputar um pouco de atenção por saudades (o que é aceitável e até tranquilo de lidar), são pessoas cujo sustento depende da atenção e presença da pessoa que você namora. Gente que vai entrar na sua vida à fórceps, porque não tem muito mais o que fazer. Faz parte do contrato, sim, mas… novamente, não deixa de ser um problema.

E… cá entre nós, a transição entre zé ninguém e pessoa famosa raramente deixa uma pessoa sem alguma sequela. E para o azar de quem for namorar essa pessoa, essas sequelas frequentemente estão ligadas ao relacionamento com outras pessoas. A pessoa é querida pela fama ou por ser ela mesma? O dinheiro está influenciando algo? Sem contar que o famoso frequentemente tem que ser meio escroto para continuar vivo, com tanta gente pedindo coisas e impondo sua presença, evidente que não dá pra tratar tudo no carinho e na compreensão. Pessoas que tem que tomar decisões difíceis que implicam em decepções e tristezas em outras pagam um preço nas relações interpessoais sim. Esse tipo de posição de poder e influência gera uma tendência à intolerância e ao narcisismo. Mesmo que a pessoa tenha um coração muito bom, ele é testado com uma frequência muito maior.

O contra aqui é que nesse contrato você vai estar comprando um problema que é muito exclusivo de pessoas com esse grau de visibilidade. O que pode ser muito difícil de entender para quem está acostumado com doses comuns de atenção de outras pessoas. Tanto que famosos adoram relacionar-se entre si, com o argumento recorrente que entendem melhor os problemas que só eles enfrentam. E eu não tenho a menor dúvida que nesse ponto estão certos, você só deve saber o efeito de ter uma plateia de fãs na sua frente depois de passar por isso. Só deve saber como é ter um paparazzi te seguindo ou ver uma fofoca absurda pipocando na mídia se for você na manchete. Nós só podemos imaginar. Complicado lidar com quem já vem com problemas que não fazem muito sentido para você, não?

E, porra, privacidade! A vida já é complicada o suficiente sem receber o escrutínio de uma massa estúpida de consumidores de fofocas a cada peido que se dá. Às vezes não pode nem sair na rua (não que eu goste, seria um plus pra mim…), ou fazer algum programa em lugar público porque vai ser soterrado por gentalha aleatória… e se der qualquer merda que te envergonhe, vai ser pública. Muito pública. Imagina que horror ver a Sônia Abraão FALANDO O SEU NOME NA TV? Discutindo sobre sua vida? Gezuiz… eu deveria ter colocado só esse argumento. Game, set and match. Eca…

Para dizer que eu tenho Enveja dos famosos (sim, mas não dessa parte), para dizer que é sempre uma merda, ou mesmo para dizer que eu só escrevi isso porque a Sandy me chutou: somir@desfavor.com

SALLY

Namorar uma pessoa famosa tem mais prós ou mais contras? 

Talvez você esperasse ouvir outra resposta vinda de mim, mas a verdade é que eu acho que namorar uma pessoa famosa tem mais prós. Tem um grande contra, que no saldo final pode até pesar mais em qualidade (mas não em quantidade), que é a perda de privacidade, mas, fora isso, vejo muito mais aspectos positivos.

Excluindo a parte da privacidade, todo o resto são flores. Uma pessoa famosa tem muito mais portas abertas nas mais diversas áreas do que uma pessoa comum e quem está ao seu lado usufrui disso: nem tanto bens materiais mas sim experiências, um mundo novo que talvez nem todo o dinheiro pudesse comprar. Sim, fama gera experiências que às vezes nem dinheiro consegue. Estando com uma pessoa famosa você tem essas experiências sem ter sua privacidade tão afetada, é apenas dano colateral.

Uma pessoa famosa te oferece um novo ponto de vista, um acesso a um mundo que você estava acostumado a ver de um jeito (de fora), visto de outro (de dentro). Isso abre sua mente, ajuda a entender melhor esse mundinho de fama e aparências, dá uma nova perspectiva. É um privilégio conseguir ter uma visão de ambos os lados ao mesmo tempo, normalmente as pessoas só tem de um deles, pois a fama te cega e você esquece como era o outro lado.

Tem os bens materiais também, que apesar de serem secundários, não fazem mal a ninguém. Prepare-se para ganhar toneladas de produtos das mais diversas espécies, pois, ao contrário do que se pensa, o famoso não ganha apenas bens temáticos relacionados com aquilo que lhe deu notoriedade. Acredite, um famoso nunca consegue usufruir do tanto de coisas que ganha, estar ao lado de um famoso é ganhar o que ele ganha. E muitas vezes são coisas que o dinheiro não pode comprar, empresas presenteiam com edições especiais ou limitadas de um produto, coisas que ainda serão colocadas no mercado e até mesmo bens personalizados.

Um famoso tem mais ferramentas para ajudar a realizar os projetos de um casal do que um anônimo. Claro que apenas a fama, por si só, não basta, mas quero acreditar que ninguém daqui se envolveria com outra pessoa apenas pelo fato dela ser famosa. Então, partindo do princípio de que a pessoa foi escolhida por ter uma série de atributos bacanas que são importantes para você, com a fama ela vai ter mais possibilidades de ajudar a realizar os projetos do casal. E não estou falando prioritariamente de dinheiro, fama abre portas, dá visibilidade, gera experiências. Tudo isso é muito útil na hora de construir e consolidar uma relação.

Apesar de ter certeza de que muita gente vai considerar isso como um ponto negativo, eu acho positivo que com a fama o assédio aumente. Aí você tem a clara noção de que a pessoa está com você por escolha e não por acomodação, falta de opção ou carência. Não querer que o outro seja famoso por medo de ser traído ou trocado é de uma mediocridade sem tamanho. A fama não muda caráter, apenas expõe o que verdadeiramente estava lá dentro, é um adubo para que o que quer que estivesse plantado cresça mais rápido. Na minha opinião, quanto antes a verdade vier à tona, melhor.

Além disso, se uma pessoa famosa faz merda, pula a cerca ou tem qualquer outro comportamento que você considere indesejado, acredite, você vai descobrir muito mais rápido do que se for um anônimo. A pessoa famosa, muito mais do que você e eu, tem que tomar extremo cuidado com o que faz. Nem fumar escondido famoso consegue. Nem ter uma doença sem que ninguém saiba. A transparência, bem ou mal, fica maior.

Então, não é apenas sobre mentiras que dizem respeito ao relacionamento, a pessoa famosa vai ter extrema dificuldade em esconder qualquer coisa que seja de você. Em contrapartida, isso respinga em você, que também vai ter dificuldades em esconder segredos do famoso, pois seus segredos renderão cliques e notícias. Bem, quem tem o que esconder que se incomode, eu não tenho e acho ótimo que colocada a prova, nada ruim vaze a meu respeito. Devo ser uma das poucas pessoas do mundo que não sente taquicardia se alguém abrir para olhar o whatsapp. Minhas mensagens podem ser exibidas pelo Jornal Nacional que não me constrangem.

Outra coisa na qual eu acredito e não é muito popular de se dizer em um país recalcado como o Brasil: se a pessoa é famosa, bem, alguma coisa ela fez direito na vida. Não estou dizendo que pelo simples fato de ser famosa ela é um bom partido, como eu já disse antes, suponho que ninguém aqui escolha alguém por esse motivo. Mas, tendo a pessoa um conjunto que você acha admirável, a fama é um plus, sinal de que ela se destacou no meio da multidão e teve competência para se manter no topo. Essa pessoa é muito boa em alguma coisa, nem que seja em vender a ela mesma. Fama por si só não basta, mas também é escroto presumir que fama seja demérito. A meu ver, o demérito é fazer as coisas buscando fama, fama como consequência de um bom trabalho é algo a ser admirado e é sim sinal de competência.

E, no final, bem no final da fila, eu cito dinheiro como um elemento facilitador da relação. Não é viabilizador nem indispensável, mas sim, é um facilitador. A pessoa famosa pode não ter muito dinheiro, mas ela é monetizável. Fama bem explorada gera dinheiro e dinheiro é um facilitador para um relacionamento, ou alguém duvida que suprimindo os estresses financeiros o relacionamento fica muito mais fácil de levar? Na verdade, serve para a vida, até a vida fica mais fácil de levar, principalmente em um país onde para ter acesso a bons serviços essenciais como saúde, educação e transporte é preciso dinheiro. Dinheiro no Brasil a gente usa é para ter o básico que o Estado não dá.

Supondo que você goste da pessoa, que ela tenha as qualidades que você deseja e admira, o fato dela ser famosa vai trazer muito mais coisas boas, oportunidades e conforto do que se esta mesma pessoa fosse anônima. Resta saber se você vai saber lidar com essa única coisa negativa, que é a invasão de privacidade. Eu mesma não lido muito bem com isso e talvez ela baste, por si só, para pesar mais do que a infinidade de coisas boas, mas isso não quer dizer que a fama traga mais coisas más do que boas, quer dizer que eu não sei lidar com esse lado negativo e por isso ele tem um peso enorme. Sério mesmo, um famoso não é tão ruim, vai por mim.

Para especular sobre meu posicionamento, para citar vários pontos negativos da fama sem perceber que todos esbarram na privacidade ou ainda para dizer que eu te ganhei quando falei em dinheiro: deixe seu comentário.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (5)

  • Fazendo uma argumentação inversa ao da Sally, eu vejo muitos benefícios em ser escolhido por uma famosa.

    Mas é impossível “tapar o sol com a peneira ” no que diz respeito ao quesito privacidade.

  • Anônimo mesmo

    Eu que sou um zero na esquerda já me estresso com vizinhos linguarudos tomando conta da minha vida, imagine se fosse famoso ou namorasse algum! Vcs nāo se mostram pra evitar pelação de saco, então… Pior coisa é ter gente na cola!

    • Eu realmente não me importo com o que gente desimportante acha de mim. Caso me importasse, já teria me matado depois das coisas que ouvi aqui por oito anos. Você não deveria dar tanta importância a quem não a tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: