+O Brasil é o sexto colocado em um ranking que avalia o nível de ignorância da população de 40 países em relação à realidade vivida neles. O dado é um dos resultados da pesquisa ”Os Perigos da Percepção”, realizada pelo instituto Ipsos Mori. O estudo avaliou o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem sobre o país em que vivem e comparou esta percepção com dados oficiais de cada país –quanto mais próxima a percepção da realidade, menor é considerada a ignorância do país.

Porque burrice não era o suficiente. Desfavor da semana.

SALLY

Sabemos que todo ano a educação brasileira passa vergonha internacional, como na semana passada, onde ficou comprovado que a maioria dos alunos não sabe fazer equações matemáticas simples ou ler e interpretar um texto. Isso é ensino deficiente, que acaba gerando uma burrice endêmica: gente que não consegue entender o que lê e vai no seu blog diariamente te xingar por aquilo que você não disse. Ok. Nenhuma novidade. A novidade é o Desafavor da Semana desta semana: além disso o brasileiro está entre os primeiros colocados no ranking de mais ignorante do mundo. Não são apenas burros, desconhecem seu entorno.

Brasil ficou em sexto colocado (mundial) em ignorância, no mesmo saco de países devastados ou sem acesso a informação (ocasiões nas quais é compreensível que a população seja ignorante por falta de opção). Já no Brasil, a maioria das casas tem internet e smartphone, o brasileiro tem toda a informação do mundo ao acesso de um clique e, em vez de tentar se aprimorar, prefere tirar foto na laje e postar com a legenda “sua inveja é a velocidade do meu sucesso”.

Burrice é a incapacidade ou extrema dificuldade de raciocinar, de linkar informações, de compreender. Ignorância é o total desconhecimento de informações. Burrice e ignorância são uma combinação muito perigosa, que gerou essa gente bronzeada mostrando seu desvalor, que vem aqui perguntar se é possível se enforcar com papel higiênico ou externar sua preocupação por ter engolido um cubo de gelo e ele ainda não ter saído nas suas fezes. Tudo que aparece na coluna “Ei você” é a regra, exceção é quem difere disso.

Tem algo de muito errado com o Brasil. Outros países da América Latina, como Argentina e Chile estão muitas posições à sua frente, mesmo sendo economicamente inferiores. Colômbia, que eu não me canso de defender, vista pelos brasileiros como “país de traficante”, tá coladinha com Suécia e Noruega. Acho que é hora do brasileiro começar a perceber que, tirando turismo sexual, prostituição e samba, não é tão bom quanto pensava. Só o brasileiro se acha bacana, ele tem uma percepção sobre si mesmo que difere da percepção mundial: malandros, vagabundos, vulgares. Brasil e brasileiro não são essa maravilha que se acham.

Basicamente o que se mediu nessa pesquisa é a percepção que o cidadão tem de seu país comparada com a realidade. O brasileiro está em um país de merda, com pessoas de merda, achando que é a última bolacha do pacote de forma condescendente: “temos problemas, mas é um país lindo!”. Não, não é. Ter praia não é mérito, já estava aqui. Se dependesse do Poder Público para construir uma praia estaríamos nadando em um esgoto com lixo hospitalar boiando. Coisa idiota ficar negando a realidade: o Brasil é um lixo com pessoas igualmente lixo, enquanto não houver essa percepção, não haverá urgência em mudanças. Se isso te dói, mexa-se para mudar a realidade em vez de negá-la.

Além do brasileiro desconhecer a realidade do seu país e do seu povo, esta realidade por si já mostra a bosta que está o país. Mais da metade da população acha homossexualidade inaceitável. Apenas 35% dos brasileiros acha aceitável fazer sexo antes do casamento… será que 65% dos brasileiros espera casar para fazer sexo? Isso mostra que além de ter titica de sabiá amarelo na cabeça, o brasileiro é também um grande de um hipócrita.

O resultado final dessa lambança é um povo incapaz de absorver conhecimento e que tem uma percepção muito equivocada sobre a realidade do país onde vive, se achando muito melhor do que é. Isso é trágico, é uma das piores combinações possíveis. Brasil é mais ignorante que países como Tailândia, Cingapura, Indonésia, Turquia, Sérvia, Filipinas, Hong Kong, Vietnã, Malásia, República Tcheca e Coreia do Sul. Ainda assim, relativiza todas as críticas e se acha um país bacana no cômputo geral, por fatores como “alegria” (estar alegre na merda é vergonha e não motivo de orgulho), e belezas naturais (mérito zero, por sinal, a maioria delas está sendo destruída, nem para cuidar o brasileiro serve).

Quando se soma um sistema educacional deficiente com alunos que não conseguem entender o que estão lendo com uma enorme ignorância sobre a realidade do país, onde as pessoas preferem acreditar em mentiras mais favoráveis, temos um convite à estagnação. Além das pessoas não terem a capacidade de mudar a realidade, também ficam sem motivação para fazê-lo, pois acreditam de coração que o país e as pessoas não são tão ruins assim. Vamos ser sinceros? Nós mesmos somos ignorantes, até hoje nos surpreendemos com o grau de ignorâncias que aparecem na coluna “Ei você”, algo que reflete a média da população, que já deveria estar internalizado. Já deveríamos ter a consciência que essa é a realidade do país, no entanto, sempre nos chocamos.

Essa mania que o brasileiro tem de sempre ver “o lado positivo” não é alegria, otimismo nem alto astral. Não é algo bom, não ajuda em nada a melhorar o país e as pessoas. É preciso uma bela dose de realismo para que as coisas melhorem, mas quando alguém ousa levantar um realismo é atacado por esse pacto social perverso de atribuir demérito e negatividade a quem diz algo ruim de escutar. Tem que ser alegre, tem que ver sempre o lado bom das coisas, tem que estar sempre feliz como um macaquito, somos todos obrigados a participar dessa grande tapada de sol com peneira, caso contrário, a macacada se volta contra você. Ouvir a verdade dói e quase ninguém tem estrutura para isso, vão tentar te silenciar com a coerção do “baixo astral”.

Só posso concluir que temos um desfavor dentro de outro desfavor: por um lado um país burro e ignorante que não vai evoluir a lugar algum por não querer entrar em contato com a realidade, muito mais dura do que eles imaginam, e por outro nós, que temos mais noção de realidade, sofrendo esse sequestro emocional, sendo obrigados a não externar essa realidade, graças a essa obrigação de ser um Teletubbie com um pandeiro na mão o ano todo. No final das contas, a vida é bela para o brasileiro médio, e ai de você se ousar tirar esse escudo dele. Não estão preparados para ver a realidade e gente que não está preparada ataca com unhas e dentes quando você tentar tirar o escudo.

O povo brasileiro é feio, por dentro e por fora. É hipócrita, preconceituoso, primitivo. Lincha, mata, se corrompe. É interesseiro, burro e ignorante. Chega dessa versão pós-moderna do bom selvagem, de um povo alegre, humilde e solidário. É um povo que escrotiza gringo, passa a perna no colega de trabalho, trai a esposa com a estagiária e suborna o guarda. Chega! Chega de romantizar, de ver as coisas com um filtro deturpado de otimismo e alienação. Eu sei que dói, mas se não começarmos a focar na verdade, este país nunca vai mudar.

Para se ofender em vez de mudar o mindset, para dizer que a realidade nua e crua seria insuportável ou ainda para atribuir o que não consegue lidar ao meu pessimismo: sally@desfavor.com

SOMIR

Que nosso sistema educacional não dava conta do recado, sabíamos faz tempo. O brasileiro não aprende o suficiente na escola para ter uma base para a vida, o sistema é arcaico, deslocado da realidade e boa parte da população sequer tem condições de deixar os filhos focados apenas nisso durante a infância e a adolescência. O problema do brasileiro não saber o que fazer com a informação que recebe de forma alguma surpreende, mas, um estudo como esse levanta uma outra preocupação: pelo visto este povo sequer tem acesso a informação que deveria deturpar…

O tema dessa semana combina bastante com o tema da semana anterior, se pararmos para pensar. Discutíamos o excesso de desfavores numa mera semana e como o excesso de informação sem filtros poderia ter justamente o poder de deixar o povo menos informado, como se não tivesse acesso algum às informações. Evidente que por essas bandas, o buraco é sempre mais embaixo. Por um lado, vivemos sim numa era de excessos, mas quando soma-se a isso uma predisposição natural à ignorância, temos esse tipo de resultado.

A mídia atola praticamente todos os povos com essa quantidade insana de informação, mas como vemos no ranking, alguns reagem de forma pior. Porque em todo sistema grande o suficiente, as menores tendências são capazes de virar uma bola de neve que não para mais de crescer. Explico: o brasileiro, como bem dito pela Sally, tem essa tendência a acreditar que é mais feliz do que realmente é, e aparentemente precisa dessa impressão para aguentar sua vida de merda. Quando falamos de uma mídia cuspindo milhões de notícias sem parar para cima de um povo desses, a tendência é que eles selecionem as que mais reforcem sua visão de mundo, tanto para acreditar quanto para repetir.

E como vivemos numa era onde dá para basicamente se esconder atrás de um algorítimo de rede social para viver numa bolha de confirmação, a ignorância acaba sendo uma muito bem informada, por assim dizer. Quando você pode ficar saturado de informações que confirmem suas expectativas sobre o mundo, há a perfeita ilusão de saber o que acontece ao mesmo tempo que “controla” a realidade. E quem não quer ver como o Brasil e seu povo são um sistema simbiótico de fracassos por incompetência e soberba, consegue.

E vamos pegar um dado muito interessante aqui para analisar: segundo a pesquisa, os brasileiros ACHAM que 51% dos outros brasileiros acreditam que homossexualidade é moralmente aceitável, mas os dados de outras pesquisam sugerem 39%. Qual a primeira conclusão lógica a se fazer? O brasileiro se acha mais tolerante do que realmente é. Pois bem, você pode ver isso pelo ângulo de que por isso não se importam tanto com os direitos dos outros, mas também começa a notar de onde vem esse senso de perseguição da parte mais religiosa e conservadora da população: da bunda deles.

O brasileiro é tão ignorante que realmente acha que pessoas com a visão minimamente racional sobre um tema são a maioria, e por isso devem agir de forma ainda mais reacionária para defender a sua visão deturpada das coisas. A ignorância sobre a própria ignorância gera mais… ignorância. É um sistema que se alimenta, e fica cada vez mais viciado em perpetuar seus problemas.

Não, brasileiros, não somos um povo tolerante e amigável, somos uma massa de ignorantes brutalizados berrando uns com os outros enquanto garantimos a perpetuação de burrice, ignorância, incompetência e corrupção. A necessidade de não olhar para esse espelho que mostra a cara feia dessa “gente bonita” só perpetua nossos problemas. A falta de noções básicas sobre como isso aqui funciona cria um universo paralelo para a maioria da população, onde a culpa de tudo está no outro por serem naturalmente “do bem”.

Como se não precisássemos fazer nada além de esperar para que tudo funcione de forma minimamente aceitável, é o país do futuro, eternamente. Nossos líderes só são um problema porque estamos numa democracia representativa, e eles realmente nos representam. E esse tipo de informação, que realmente deveria chegar até o povo, fica escondida atrás da avalanche de bobagens que mais se encaixam na visão pré-concebida de inocência do brasileiro sobre seus problemas mais sérios.

A ignorância nesse nível é ainda pior que a burrice, porque reconhecer o problema e tomar uma decisão errada ainda é mais aceitável do que achar que ele nem existe…

Para dizer que só não repassa esse texto porque ninguém vai entender, para dizer que todo mundo é ignorante (mas alguns sabem disso), ou mesmo para dizer que o brasil é o país do pretérito imperfeito: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (26)

  • acredito que o que alimenta a ignorancia e o atraso seria a igreja somada a formaçao etnico cultural de uma massa manipulada e gerada para servir e enriquecer senhores de engenho no periodo colonial o brazil de hoje e a sombra do passado

  • A coisa mais triste sobre a ignorância é chegar a ser tão ignorante que acaba ignorando até a própria condição de ignorante. E brasileiro passar recibo de que desconhece o que realmente se passa em seu entorno, infelizmente, não é novidade pra mim.

  • Ah, e como sempre, bravo pro texto de vcs! É o que eu vejo, ssa síndrome de negação que me irrita todo santo dia. Tenho um monte de amigos “Polianas” que ficam querendo ver sempre o “lado positivo de tudo” e ainda rechaçam quando alguém mostra a realidade nua e crua pra eles, chegam até a excluir gente de rede social deles quando esta pessoa mostra pra eles que o Brasil não tá pra Polianas e sim para realistas. É um pacto horroroso que só faz as coisas estagnarem ainda mais, pois a alienação de achar que falar coisa “negativa” “dá azar”, que tem que ter “positividade” em tudo, o que redunda em ser feliz mesmo quando está na merda é uma das piores coisas que contribuem para que tudo fique como está. É muito chato conviver com isso. E ainda em redes sociais eu ainda me deparo com gente que vive no exterior, ficam com saudades da pocilga brasileira (isto é, não basta a saudade, tem que ficar falando que Brasil “é lindo, porque tem praia e tals”, como se isso melhorasse as coisas por aqui) e ainda voltam pra cá com aquele instinto de “redentor”, que vai fazer a diferença com o conhecimento adquirido lá fora, que vai inventar a roda e quando chega aqui, quebra a cara (às vezes de forma até humilhante). Quando eu me picar definitivamente daqui, não volto a viver aqui nem me pagando um milhão por mês, porque isso aqui não vale a pena.

      • Tenho sim, Sally, vou dia 03/01 e volto dia 15/01. Farei uma prova pra admissão no mestrado em canto (já me inscrevi pra bolsa e tudo) e farei uns passeios maravilhosos. Vou pra Dresden, e de lá farei visitas deliciosas a cidades alemãs charmosas e a Praga, uma das minhas capitais européias favoritas <3 Só alegria! Espero que passe, estou ralando muito pra isso, pra eu fazer bonito e cair fora daqui hahahaha :)

  • Vi uma entrevista da Elke Maravilha, e ela disse uma frase muito interessante, que talvez se encaixe no que o texto passa. “Um país que não investe em instrução, não sabe o preço da ignorância”.

    • Verdade, mas vai descobrir em breve com o surto de doenças que vai ter nesse verão. Ignorante que não combate mosquito prejudica todo mundo…

  • Teve um tempo que eu achava que era pessimista demais, que não era possível que o Brasil e a sua sociedade estivessem tão doentes, que ainda tinha chance de melhorar, que os países hoje desenvolvidos já passaram por merdas muito piores, que o Desfavor estava exagerando um pouco…

    Hoje eu penso que essa nação (o Brasil, não o Desfavor) só tende a se autodestruir. Pena que não posso emigrar por enquanto.

    • Mas é melhor ver a realidade, sabendo o exato tamanho do problema você tem mais capacidade de lidar com ele e de, talvez, resolvê-lo!

      • Mas sabe, dá até pra compreender esse estado de negação brasileiro.
        Deve ser um baque muito grande ver que existem países muito melhores, onde viver é menos difícil e, vejam só, sem precisar de (muita) religião, ao contrário dos brasileiros que se esgoelam de tanto rezar e parece que só ficam mais e mais fodidos.

        Aí fica mais fácil dizer que esses povos são depressivos porque não tem praia.

  • Meu conselho pra vocês é diga a verdade doa a quem doer, ficar fingindo pra agradar crianças com 30 anos de idade que não tem noção da realidade é uma besteira, façam como eu digam a verdade e afaste os malas imaturos do seu convívio.

  • É tudo isso e muito mais….quase surreal.
    Mas por que caráleos agimos assim? Seria o mesmo que acreditar em papai noel a vida inteira, porque um monte de gente + sociedade + mídia + família pregam essa mentira, então, acreditar que o país e população são uma maravilha num berço tropical abençoado por deus só cola durante um tempo, depois de doses diária de realidade brutal deveríamos ver que algo está errado….muito errado, não? Por que pulamos a fase desse entendimento?…por que?
    Sempre que leio a coluna “Ei, você!” fico me perguntando, será? é mesmo verdade? como é possível?….não dá para acreditar, os textos das pesquisas parecem terem sidos potencializados num grau de burrice/estupidez inimagináveis, sério, mesmo com muita criatividade fica difícil acreditar que aquelas pesquisas acontecem.
    Acho que nós que frequentamos aqui o Desfavor é que vivemos uma realidade paralela, ao que parece.

  • Peraí… China e EUA estão à nossa frente em ignorância. Tem algo aí meio estranho. Dados oficiais a respeito do quê? Tem o link aí?

  • Sexto lugar em termos de ignorância entre 40 países? Calma, ainda está pouco… E ainda dizer que o eleitor do Trump é mais ignorante que o BM é de lascar.

    • Americano sempre foi muito ignorante, sempre batemos nessa tecla aqui: brasileiro idolatra americando, quando eles tem um Judiciário bizarro, conhecimento algum deles ou do resto do mundo e zero de cultura.

      • “Os Simpsons ” é um desenho que faz uma verdadeira caricatura do povo americano. Lá você pode ver, em vários episódios, como é satirizado esse problema da falta de cultura/ignorância do americano médio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: