Influência inflada.

O mundo de hoje é claramente influenciado por religião e conhecimento científico, Sally e Somir concordam com isso, mas não chegam aos mesmos resultados ao definir quem teve o maior papel na nossa história. Os impopulares respondem com teses ou dogmas.

Tema de hoje: quem influenciou mais o mundo atual, ciênca ou religião?

SOMIR

Ciência, e numa proporção imensamente maior que a maioria das pessoas parece entender… religião é a ilusão do conhecimento, ciência é o conhecimento (mesmo que temporariamente errado). Se o ser humano não muda muito na sua base, com guerras, preconceitos e tudo mais, o que mudou incrivelmente foi a vida do ser humano em geral. A evolução exponencial de qualidade de vida e de tecnologia que experimentamos no último século já é suficiente para tornar em um homem das cavernas quem nasceu pouco antes disso. Não estamos vendo a singularidade porque estamos dentro dela, mas podem ter certeza que vai ter alguma data onde você estava vivo marcada pelos historiadores do futuro como uma mudança de era.

E estou puxando esse ponto porque não precisa nem compartilhar do meu ponto de vista otimista sobre os rumos da humanidade para entender como em pouco mais de dois séculos virou-se de ponta cabeça a vida de um cidadão médio. E isso é resultado direto da ciência. Expectativa de vida, acesso a informação, liberdades e direitos humanos muito mais difundidos… religião não mexeu um músculo para nos trazer para os tempos atuais, na verdade, só conseguiu ser incompetente na tentativa de nos atrasar.

Por mais que a maioria da população mundial não tenha lá muito apreço pela ciência e conheça mais sobre seu conto de fadas local do que sobre os avanços que fazem o mundo moderno funcionar, argumento que não há poder de influência maior do que esse: a ciência impôs ao ser humano informações e até mesmo valores impensáveis em tempos antigos. Em sociedades onde os avanços científicos reduzem a escassez, vemos uma mudança de comportamento na população rumo a ideais mais igualitários. Mesmo em países mais pobres, a ciência entrega qualidade de vida melhor através de remédios, produção maior de alimentos, transporte e comunicação facilitadas, e vemos logo na sequência redução de taxa de natalidade… é quase que automático como os preceitos multiplicadores da fé vão para segundo plano assim que a vida moderna chega num lugar.

E não vamos esquecer que o mundo todo está marchando – em ritmos diferentes, é claro – rumo a uma vida mais científica do que religiosa. Mesmo o Estado Islâmico está produzindo vídeos com computadores, tentando atualizar a sua forma de comunicação. A fé “pura” não tem conta em rede social. Na briga entre seguir o que manda a religião da pessoa e ficar brigando, vendo putaria e sendo uma pessoa horrível em geral, o que a maioria desse povo religioso brasileiro está fazendo? Milhares de anos de doutrinação religiosa engolida por uma década de smartphones.

Religião não tem tanto poder de influência assim. Se tivesse, não veríamos a esmagadora maioria da humanidade dando de ombros para tudo o que diz que acredita e agindo como se não acreditassem de verdade em nada daquilo. Não vou negar que na maior parte da nossa história registrada alguma religião tinha grandes poderes sobre a população, mas mesmo isso é discutível, porque a evolução da religião para a era moderna, pelo menos no que eu entendo, não foi a ciência, e sim o Estado. A ciência nasce com o ser humano, do mesmo jeito que a religião. Ignorância e conhecimento, vivendo juntos desde o começo.

Não foi a religião que criou fogo, não foi a religião que domesticou plantas e animais, talvez tenha ajudado a formar cidades, mas somos seres instintivamente sociais… muito por isso que eu digo que erra-se muito ao entender qualquer papel dos contos das religiões no seu presumido caráter agregador. Até porque, povos diferentes formaram cidades e estados com histórias de divindades completamente diferentes. O ser humano ia se juntar de qualquer jeito, o ser mágico da vez era totalmente decorativo. Quando a curiosidade e o método científico primitivo fazem o ser humano conquistar avanços tecnológicos importantes, é a religião que vai se adaptando.

Podem queimar quantos quiserem nas fogueiras, a Terra gira ao redor do Sol e não dá pra segurar mais esse tipo de informação. Ciência influencia muito mais porque é reprodutível e confiável no que desvenda. Cada descoberta científica segue rumo ao futuro, influenciando a vida de bilhões! Cada mito religioso dura o tempo em que os Estados que os carregam são economicamente viáveis. Pode-se avançar mil anos no futuro e ver que as informações científicas de hoje foram usadas para um desenvolvimento maior e mais mudanças incríveis na forma que as pessoas vivem. Avance mil anos no tempo e o grosso da população humana, SE ainda for religioso, vai ter outros mitos. Eu acho que os deuses do futuro vão ser os heróis de historias em quadrinhos de hoje. Mas não acho que antibióticos serão esquecidos.

Influencia não é esse papo besta de gente que nem entende a própria religião, as pessoas falam demais sobre suas fés, mas fazem o que a ciência as permite fazer, seguem suas vidas de acordo com as informações que a ciência divulga… pra cada pessoa que não faz transfusão de sangue por causa de fé, cem mil fazem. Então, chega de ver esse monstro maior do que realmente é. Religião não é levada a sério nem por quem se diz religioso. Há de se temer os fanáticos e violentos, mas pensemos: com mais de um bilhão de muçulmanos no mundo… se algo além de uma minoria microscópica fosse realmente influenciável por religião, não tinha mais ninguém vivo nesse mundo. Se os cristãos não conseguiram acabar com tudo na Idade Média, é porque religião late muito mais do que morde. Pessoas são ruins por motivos pessoais, por poder e por ganância. E se a ciência melhora a vida delas, elas não perdem muito tempo com fé não. Uma cruz tatuada na bunda de uma dançarina de um clipe de funk putaria não é influência de religião, né? Menos… menos.

Quem influencia de verdade é quem trabalha com a verdade.

Para dizer que acha que eu defendi religião (não), para dizer que vai mandar Testemunhas de Jeová para me influenciar no sábado de manhã, ou mesmo para dizer que só se importa se tiver internet: somir@desfavor.com

SALLY

Quem influenciou mais o mundo atual, a ciência ou a religião? Infelizmente a religião, e influenciou negativamente.

Para começo de conversa, a religião tem muito mais tempo de existência do que a ciência. Desde que o ser humano habita o planeta ele diviniza fatos e eventos à procura de explicações. E a influência exercida no mundo atual é uma construção de séculos, cada passinho da humanidade conta para que tenhamos chegado onde chegamos hoje.

Durante muito tempo a religião reinou sozinha, o que permitiu que ela se desenvolva mais e crie raízes mais profundas. Quando a ciência começou a despontar… adivinha? Era em grande parte monopolizada pela religião, que queimava livros contrários ao que lhes interessava mas mantinha cópia deles em suas bibliotecas. Foi covarde e desleal, mas a religião teve mais espaço e por isso influenciou mais o mundo atual.

Antes de prosseguir, queria dizer que o mundo atual não é a sua casa, sua família e seus amigos. O mundo atual é o mundo lá fora. Também quero dizer que, felizmente, a ciência influenciou bastante o mundo moderno, quando ela não existia nossa expectativa de vida era de 30 anos e se morria de parto e gripe. Mas, o fato da ciência gerar grandes avanços não quer dizer que ela influenciou mais do que religião. Ciência ainda é conhecimento de uma elite, poucos se determinam de acordo com ela.

Ok, muitos de seus benefícios são usufruídos por todos, mas influenciar? Infelizmente não. Um religioso que não acredita em remédios, que entra na sala de cirurgia convicto que só Deus pode curá-lo acaba sendo curado pela ciência, mas ela não exerceu qualquer influência sobre ele. Benefícios da ciência a humanidade toda experimenta, mas influência, ainda são poucos.

Faça uma enquete mundial e pergunte o que é um Boson de Higgs e depois pergunte quem é o Deus da pessoa e veja qual resposta sai mais fácil. Peça para rezar e depois peça para descrever uma Lei de Newton. Pergunte se a pessoa adota determinado hábito ou costume por um estudo científico que leu ou se foi por sua religião. É lamentável, mas a massa, a maior parte dos habitantes do mundo, é influenciada muito mais pela religião do que pela ciência. Conte quantos templos existem de todas as religiões no mundo, depois contem quantos laboratórios. É desleal. Não tem como a ciência ganhar essa disputa.

O que a população costuma fazer com mais regularidade: orar ou estudar? A quem se pede ajuda ou se recorre quando se quer agradecer? Chegamos ao cúmulo de dizer “Graças a Deus!” quando um médico volta para dizer que uma cirurgia de 18h que salvou a vida de um ente querido foi bem sucedida. Imagina a putez do médico tendo que escutar isso! O que mais se usa como enfeite nas casas, no pescoço e até em adesivos de carros, símbolos religiosos ou um béquer? Os principais feriados mundiais são datas de grandes descobertas científicas? São a data do nascimento de grandes cientistas?

Mundialmente falando, mais pessoas acreditam em Deus do que em vacinas. O que isso te diz? Que a ciência é a grande influenciadora? Acho que não. Mostre um estudo científico muito bem embasado dizendo que um alimento faz muito mal à saúde e observa a reação das pessoas. Agora diz que não pode comer carne na sexta-feira santa ou que filho de Iansã não pode comer carneiro ou que judeu não pode comer carne de porco e veja como a adesão à restrição é maior por causas religiosoas.

O grande problema aqui é conceitual. Não podemos confundir influência com progresso/benefícios. Progressos e benefícos a ciência trouxe infinitamente mais, mas, ainda assim, sua influência é maior. Aceitem: as pessoas cagam para ciência. Dificilmente alguém deixa de fazer algo que gosta com base em uma informação científica. Dificilmente alguém muda um comportamento e se determina conforme a ciência, a menos que seja para sobrevivência, e às vezes nem assim, sempre tem um tosco que ora em vez de ir ao médico ou que não aceita transfusão de sangue.

Natural que religião influencie mais, no geral ela bate de frente com a ciência e quem está em maior numero acaba vencendo o embate. Religião é de fácil acesso e compreensão a todos e gera um conforto imediato: você não está sozinho, tem um amigo imaginário tomando conta de você o tempo todo. Ciência é de difícil compreensão e geralmente acaba trazendo más notícias. Quem nunca ouviu a pérola da ignorância de não querer ir ao médico por não querer descobrir uma doença? Quando a ciência descobre algo bom, como antibióticos ou vacinas, religioso acaba creditando a Deus no final das contas. Mas quando descobre coisas ruins, como doenças, ganha a antipatia.

O mundo atual, gostem ou não, foi construído sobre o pilar da religião. Eventualmente vem a ciência e quebra um paradigma aqui, desmente algo ali, mas em matéria de influência, a base continua religiosa. Nunca vi fazerem guerras por ciência (apenas usarem a ciência na guerra fria como arma). Pessoas matam e morrem em nome de religião, constroem grandes monumentos, maravilhas mundiais, em nome de Deuses e não de ciência. A ciência não está presente em rituais de passagem importantes, mas religião está lá quando nasce o filho e ele é batizado, quando a pessoa casa e até quando a pessoa morre. As coisas são como elas são, não como nós gostaríamos que elas fossem.

Para achar que mais conquistas necessariamente implica em mais influencia, para dizer que quem mais influenciou o mundo foi você ou ainda para se decepcionar por me ver defendendo religião: deixe seu comentário.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (6)

  • Se alguem realmente se decepionar porque você defendeu a religião, então Sally, tal pessoa não entendeu nada.
    Ao meu ver, a ciência é avanço. A religião é influência. Concordo com você.

  • As duas opiniões são bem convincentes, porém no final das contas a religião acaba sebdo mais presente.
    As pessoas costumam creditar tudo o que ocorre de bom com elas a Deus, e, o contrário também ocorre: o que acontece de mal (por mais mínimo que seja) já é atribuido ao diabo.

  • A ciência, sim, nos influenciou bastante até aqui, acho até que se não houvessem avanços científicos, dificilmente teríamos chegado onde chegamos com a quantidade de pessoas saudáveis. Viveríamos presos ao tempo onde pessoas morriam de gripe, e doenças relativamente simples eram sentenças de morte.

    Porém, a influência da religião ressona com força até hoje. Inclusive atrapalhando a própria ciência (vide pesquisas com células-tronco). Acredito que a religião, ainda que negativamente, influencia e influenciou mais as nossas vidas. E ainda tentam influenciar. E me parece que vai ser bem difícil de se livrar disso, porque enquanto algumas denominações perdem força ao redor do mundo, outras crescem…

  • Eu particularmente acredito que ambos estão certos…

    A ciência (pré-metódica, aqui entendida como conhecimento) sempre foi uma ferramenta utilizada pela religião para seus fins…

    Eu poderia ir longe num texto aqui mas vou resumir logo para meu pensamento final. A religião, hoje ainda, influência em maior parte os porquês, porém, {i}como{i} as coisas acontecem, mesmo que por motivos religiosos, hoje, está muito relacionado aos avanços tecnológicos.

    Vou dar o exemplo mais idiota que eu pude pensar só pra não dizer que não dei exemplo:

    Acredita em Deus? Compartilha
    Quer ir para o inferno? Só olhe

  • Queria muito que fosse a ciência (que, para mim, influenciou sim um belo bocado), mas a religião sempre foi mais forte para os seres humanos.

  • No progresso a ciência e na decadência a religião. Como a decadência maiores consequências, a religião ganha. Vai aumentar quando o mundo se tornar islâmico. Socorro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: