BMJ – Dia 4

Esse D.E.U.S. vai longe! Apesar do Big Mártir Judeia ter sido um tratado sobre a podridão das pessoas, não posso negar que Jeová sabe criar uma narrativa cativante. A final foi recheada de surpresas, e eu aposto que vão falar sobre isso por muito tempo ainda. Quando você, leitor do Di Sfavore, nos acompanhou pela última vez, Jesus havia sido exposto como a fraude que é e Judas gozava da simpatia da imensa maioria do público. Mas tudo pode mudar num dia…

Obviamente com a intenção de distrair o povo que se aglomerava com pedras na mão diante da casa aberta do BMJ, e no mínimo tornar seu filho um alvo mais difícil para o “voto popular”, D.E.U.S. lançou um evento especial para o dia final: convidou todos os eliminados de volta para uma grande ceia diante da plateia. Os catorze participantes foram convidados, mas treze compareceram. Maria Madalena recusou a participação, alegando problemas pessoais.

Jesus, Pedro e Judas, os participantes remanescentes, juntaram-se aos outros dez eliminados numa última ceia, e cada um teve tempo para fazer uma declaração diante do povo que os acompanhava. Um a um, os apóstolos falaram sobre como Jesus mudou sua vidas, sobre os poderes que tinha e sobre sua bondade e sabedoria infinitas. Com exceção de Judas, que observava tudo embasbacado, principalmente quando chegou a vez de Pedro, e o discurso de seu suposto aliado corroborou com o tom elogioso dos outros apóstolos.

O povão não comprou o discurso inicialmente, mas com uma farta oferta de vinho grátis entregue por belas jovens, o clima começou a virar para o lado de Jesus, que estranhamente não havia tocado seu cálice desde o começo do festim. O filho de D.E.U.S. era um capítulo à parte no dia: sua pele parecia mais clara, provavelmente coberta de pó, seus cabelos mais dourados, além de um engenhoso jogo de espelhos iluminando seu rosto com a luz solar, parecendo até um halo mágico sobre sua cabeça. Jesus não dizia uma palavra, apenas observava tudo com uma expressão mansa, sorrindo bovinamente a cada elogio recebido. Cada apóstolo terminava seu discurso dizendo que um bom vinho curava todas as feridas.

Um por um, os apóstolos falaram. Faltavam apenas Jesus e Judas. Ao receber a palavra diante de uma plateia que já parecia encantada novamente com o filho do diretor do BMJ, Judas é interrompido por uma trombeta. Os espelhos são apontados todos na direção de Jesus, que agora brilha muito mais que todos ali. Jesus, com uma voz estranhamente sem emoção, diz que um daqueles homens iria traí-lo. O povo vaia, incentivados pelas jovens que serviam o vinho na multidão.

Logo depois, Jesus se senta e todos começam a olhar para Judas. Chegara sua hora de falar. Judas começa então um belo discurso sobre honestidade, ética e compreensão entre os homens. Aponta todos os absurdos acontecidos no evento até ali, a forma como Jesus tinha sido ajudado em todas as provas e seus supostos milagres não passavam de truques, inclusive explicando como foram feitos. Acusa Pedro, dizendo que era o único ali com cérebro para ver através dos truques da promoção e ainda sim havia se vendido por um punhado de moedas. Aponta para Jesus, dizendo que o herói daquele povo na verdade estava dopado com uma mistura de ervas alucinógenas para ficar calmo e não encher a cara de novo. O populacho parece confuso.

Judas então pergunta para Jesus porque não bebera naquele dia. Jesus sorri daquela forma mansa novamente. Ele se levanta da cadeira, olha bem para o povo ansioso e diz: “Porque esse vinho é horrível, parece mijo de camelo misturado com sangue de leproso! Eu gostava do outro! Joguem esse vinho fora!” – a plateia obedece. Nesse momento, escutamos D.E.U.S. dizendo um “não” bem demorado pelo sistema de ecos. As pessoas jogam o vinho fora, seguindo o exemplo de Jesus.

A fabricante do vinho era a patrocinadora do episódio final. Judas começa a rir. Jesus, visivelmente irritado, grita que até seu sangue tinha mais vinho de verdade que aquilo. Ainda começa a criticar os pães da mesa – outro patrocinador do evento – dizendo que havia defecado coisas com sabor melhor do que aquilo. Não sei como as fabricantes vão se recuperar dessa propaganda negativa, embora acredite que vão tentar manipular a história no jornal oficial, a Bíblia.

Claramente desesperado com o desastre publicitário realizado por seu filho, D.E.U.S. adianta a votação sobre o vencedor do Big Mártir Judeia para aquele momento mesmo. Empolgados com o vinho e a confusão causada por Jesus, o povo parecia mais disposto a apedrejar Pedro e Judas, que ainda seguravam cálices com o vinho criticado por Jesus. Os outros apóstolos correram para longe da casa, dispersando-se na multidão. Pedro e Judas foram severamente apedrejados, embora algumas tenhasm sobrado para Jesus, vindas dos funcionários das empresas patrocinadoras.

Pelo critério de consciência pós-apedrejamento, Jesus foi declarado vencedor. Ele sorriu confiante, e a plateia celebrou a escolha do mártir. Jesus fazia brincadeiras de mau gosto com os dois perdedores desmaiados quando um grupo de soldados romanos invade a praça. Pânico generalizado. A voz de D.E.U.S. ecoa novamente: “Serás eternizado agora, meu filho. Serás o mártir de um povo todo. Graças a mim! Que todos saibam o que acontece com quem nega pão e vinho de fabricantes tão abençoados!”.

Foi aí que todo o pessoal da imprensa foi expulso da praça. Isso está muito estranho… estamos colocando nossos melhores repórteres no caso para descobrir o que realmente aconteceu depois do final do evento. Aguardem novidades!

Para dizer que isso já foi longe demais, para dizer que foi longe de menos, ou mesmo para reclamar que a parte mais legal não apareceu: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: