Se gritar “pega ladrão”…

+Temer também ouviu do empresário que estava dando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada na prisão para ficarem calados. Diante da informação, Temer incentivou: “Tem que manter isso, viu?”.

A delação dos donos da JBS implicou Temer, Aécio e muitos mais, fazendo pairar sobre o país a ameaça de parar tudo. Desfavor da semana, mas não só por isso.

SALLY

Pega fogo o cabaré, Brasil! Bem que o Cunha disse que se a JBS delatasse, caía a República. E, nada é mais a cara do Brasil do que a República cair por causa de um Joesley! A delação bombástica da JBS deu o que falar esta semana, mas, além dos desfavores óbvios, queremos apontar alguns outros que talvez não tenham sido muito divulgados.

Primeira coisa que me chamou a atenção: as pessoas estão focando as coisas erradas, quero dizer, estão indo como moscas para a parte que a imprensa ilumina e deixando passar outros fatos talvez ainda mais graves. Vamos ser beeeem democrátivos e falar de todo mundo, ok?

Temer. Neguinho caindo de pau dizendo que ele comprou o silêncio do Cunha. Olha, na gravação está bem ambígua, ele diz algo como “tem que manter isso aí…” em um trecho cheio de cortes, não dá para ter tanta certeza assim. Feio e errado comprar o silêncio de alguém, mas porra, nesse rebosteio teve coisa pior! Tem que prender o Temer para ontem, mas por coisas muito mais graves e explícitas!

Temer pedia propina faz tempo, pelo menos desde 2010. Ele também afirma que o TSE não vai fazer nada contra ele, pois está tudo arranjado. Além disso Temer escuta dezenas de irregularidades, compra de pessoas, corrupção no Judiciário, compra de votos no impeachment e tantos outros crimes e fica calado, silente. Um Presidente da República ciente de tantos crimes se mantém passivo? Tem que sofrer impeachment mesmo, não pelo Cunha, mas pela pá de merda que fez e tolerou!

Aécio. Gente, por gentileza, vamos parar com a história da cocaína? Tem tanta coisa pior que ele faz, que, no final das contas, Aécio suja a imagem dos usuários de cocaína! Muita gente que o povão paga pau, tipo Ivete Sangalo, usa cocaína com força. Tem coisa bem pior para a gente falar do Aécio!

Além da propina de dois milhões, além da defesa vergonhosa que seu advogado apresentou, dizendo que ele só estava “pedindo ajuda” para comprar um apartamento (sério, pagam por esse tipo de defesa?) tem uma parte da gravação que eu acho que merece destaque: Joesley pergunta como será feita a entrega da propina, questionando se ele manda alguém da confiança dele ou Aécio manda alguém buscar o dinheiro. Segue a resposta do Aécio: “Tem que ser um que a gente mate antes de fazer a delação”. Desculpa, mas isso é um novo nível. Mandar matar tem que ser maior do que cheirar cocaína, ele não é um drogado, é um assassino!

STF. Negou a prisão do Aécio, após provas cabais de gravação onde não apenas acusa recebimento de propina, como afirma que vai escolher alguém que ele possa matar antes da delação para ser o pombo correio. Percebam que o próprio partido escorraçou Aécio, o puniu e repudiou como podia, mesmo sendo SEU partido. O STF, supostamente imparcial, achou que não há necessidade ou provas para prendê-lo. Não tenho palavras. Mas tudo bem, é só uma das muitas ilegalidades que o STF acoberta.

PT. No meio dessa tsunami de bosta, onde neguinho tá putaço pelo Aécio ter recebido dois milhões, ficamos sabendo que Dilmão recebeu 70 milhões de dinheiro sujo, enquanto Lula recebeu 80 milhões. Isso totaliza 150 MILHÕES de dinheiro sujo para o PT, que tal? Também pagaram 3 milhões para comprar 5 deputados na intenção de que votem contra o impeachment da Dilma. Eu quero entender por qual motivo se grita e pede prisão de Aécio por 2 milhões e se calam diante das outras acusações contra Lula e Dilma. Seriam esquizofrênicos a ponto de pensar que quando a denúncia é contra Temer e Aécio é verdadeira mas, na mesma denúncia, quando é contra Lula e Dilma é falsa?

Aliás, mais algumas perguntas para petistas: 1) Se grampo contra Presidente da República é crime e deve ser punido, por qual motivo aplaudem o grampo contra Temer? 2) Se impeachment é golpe contra a democracia e a pessoa tem que ser derrotada nas urnas, por qual motivo protocolizaram um contra Temer? 3) Se Temer era vice de Dilma e se Dilma recebeu 70 MILHÕES de dinheiro sujo, por qual motivo ficam dizendo que a culpa não é deles, pois votaram na Dilma, como se isso os eximisse de algo? 4) Se a Lava Jato persegue o PT, por qual motivo está fodendo com todo mundo, inclusive com seus principais inimigos e não prende nem o Lula nem a Dilma? 5) Se as delações são mentirosas no que diz respeito a Lula e Dilma, por qual razão são verdadeiras contra Aécio e Temer? No aguardo da resposta, pois SIM, eles tem resposta para tudo, quando há vontade de se enganar, a gincana argumentativa não tem fim.

Mais uma curiosidade, apenas para reflexão: você viu alguma passeata, manifestação ou qualquer ato público das pessoas que votaram no Aécio defendendo ele? Não, né? Pois quem votou no Aécio não tem bandido de estimação. Não há qualquer problema em reconhecer: é um filho da puta que merece ser preso e nunca mais terá nosso voto. Ninguém está defendendo Aécio ou Temer, porém, na mesma delação, tem gente defendendo Lula e Dilma, que receberam quantias muito mais elevadas.

Por fim, o pronunciamento do Temer. Um faniquito vergonhoso, hipócrita e pomposo, onde ele ficou sacudindo aquelas patas de galinha que ele tem no lugar das mãos. Totalmente descontrolado, gritando que não ia renunciar (ao foro privilegiado, né?). Amigão, você não tem apoio político algum, as pessoas do SEU partido estão pedindo renúncia ou impeachment. Sério que você vai fazer como a Dilma e chamuscar até o último pentelho se agarrando ao poder até ser enxotado? Dois Ministros seus já pediam as contas. A bolsa despencou até ser fechada. Vaza, meu querido. Sai fora. Você não tem condições de bancar uma não-renúncia.

Talvez o maior desfavor de todos seja o impacto que isso causará no Brasil. Em vez de uma bola de neve, temos uma bola de merda rolando ladeira abaixo e aumentando cada vez mais, levando tudo que encontra pelo caminho. As investigações devem parar? Não! Tem que investigar tudo, punir tudo! Mas nessa, o país, que ameaçava começar a se recuperar, se emburacou todo novamente. Nossa economia é uma bomba-relógio, a confiança de outros países no Brasil é simplesmente risível, nossa fama de República das Bananas só aumenta. Não é só um escândalo de corrupção que acaba com a classe política, está acabando com o país também.

Para finalizar, um desfavor futuro: a Constituição manda que, em casos como este, onde cai Presidente e Vice, sejam realizadas eleições INDIRETAS. Você gosta? Eu não gosto da ideia, mas é o que está na porra da Constituição, então, deve ser respeitado. Esse papinho de eleições diretas, de forçar uma PEC para isso, com a intenção de colocar Lula no poder (e no foro privilegiado) está engasgado na minha garganta. Não se muda a Constituição em uma situação de exceção. O STF, como guardião da Constituição, vai defende-la? Claro que não. Tudo pode acontecer.

Instabilidade, incerteza, descrédito. O país vai continuar se afundando, cada vez mais desacreditado e mal falado, enquanto todos esses corruptos filhos da puta tem seu pé de meia em paraíso fiscal e nós nos fodemos em uma economia emburacada. Parabéns, Brasil!

Para perguntar se depois de prender Aécio e Cunha pode prender o Lula, para dizer que a Lava Jato realmente tem protegidos, já que todo mundo vai ser preso menos o Lula ou ainda para dizer que está cansado e só quer ver o circo pegar fogo: sally@desfavor.com

SOMIR

Já até tinha dito antes: que a gente sabia que a coisa era suja, sabia. Duvido que a maioria de nós esteja em choque pelo teor dos escândalos recentes, mas vamos concordar que o fato das delações estarem pegando todo mundo e funcionando no aspecto de demolir as fachadas dos nossos políticos é impressionante sim. O que era uma verdade conhecida mas fora das vistas está se tornando um show extremamente público. Faltavam as provas, e agora elas não estão faltando mais.

Ao mesmo tempo, o Brasil vinha tendo uma tímida recuperação econômica em 2017, o que dava ao governo de Temer uma pequena margem de manobra para continuar viável no poder e passar as reformas desejadas. Bastou estourar a delação de Joesley que tudo mudou: a bolsa teve quedas recordes, o dólar disparou… muitos dizem que a economia brasileira vai parar de novo. Como investir num país que não consegue segurar um presidente nem por um ano que seja? Precisava bagunçar tudo com a economia melhorando e duas reformas importantes prestes a serem votadas? Precisava?

PRECISAVA!

Primeiro que temos de entender o que era essa recuperação econômica: depois de uma mega crise que travou o país todo, as coisas estavam melhorando sim, mas melhorando em comparação com o desastre anterior. O paciente saiu da sala de cirurgia e voltou para a UTI. A economia ainda está muito mal, e só consegue colocar números positivos vinda de uma base corroída por anos de má gestão. Parar de cavar é um excelente começo, mas não nos esqueçamos que ainda estamos dentro de um buraco enorme.

É uma pena que a reforma da previdência e a trabalhista estejam com os dias contados pelo fim do suporte ao governo? É e não é, primeiro que elas estavam sendo destroçadas por interesses, com um governo fraco e sem apoio popular tentando passá-las a qualquer custo. A da previdência vai acontecer por bem ou por mal no futuro (já passamos do ponto onde ela evitaria um desastre, só podemos mitigá-lo), a trabalhista vai acontecer naturalmente nas relações de mercado (embora fosse melhor já arrumar de uma vez).

O Brasil está todo cagado, mas sempre esteve. O que outros países chamam de crise de confiança nas instituições, nós brasileiros chamamos de quarta-feira. E temos que admitir isso. As coisas não vão bem, e não tem jeitinho que dê conta disso. Não tem meio termo entre investigar e punir os corruptos e manter as coisas estáveis na política. Já estamos nessa de manter estabilidade há quase duas décadas, e não resolveu! Então, na dúvida, tenta o caminho de explodir Brasília com todos os corruptos dentro e pagar o preço de uma bagunça institucional momentânea.

Até porque, como eu disse, o brasileiro é craque nessa coisa de se virar sem esperar nada do governo. Muitas vezes para o mal, como vivemos mencionando aqui no desfavor, mas também para o bem: é um povo merdeiro, mas é um povo independente estilo criança de rua. Claro que está sempre desesperado pra achar um papai para cuidar das coisas por ele (por isso Lulas se dão bem), mas quando não tem consegue se manter vivo, costume de abandono. Sim, estou vendo algo terrível por uma lente otimista, mas é o que nos restou: procurar pontos positivos nisso tudo.

A economia vai explodir de novo? Vai. Tinha muito o que explodir pra começo de conversa? Não. A corja no poder passou tanto tempo nessa de capitalismo de amigos que de uma certa forma isolou o povo até mesmo dos estilhaços: as mega empresas responsáveis pelas delações financiavam um sistema que não nos dizia respeito. Os milhões que basicamente todos os políticos recebiam delas não pingavam aqui pra baixo. Serviam para eleger e enriquecer mais ou menos as mesmas pessoas. É um truque barato quando dizem que não podemos parar o país com essa sanha de justiça para os corruptos.

O Brasil não tem outro caminho senão esse. Doa a quem doer. Mil vezes ver a porra da Bolsa de Valores desabando do que deixar esses safados no poder. Momentinho comunista: que as empresas da bolsa se explodam, porque elas são o ápice do acúmulo de capital na mão de poucos, e se todas virarem pó porque especuladores estrangeiros não sentirem segurança em explorar o brasileiro com injeção de dinheiro que nunca cairia nas mãos do povo, nada de valor foi perdido. O sistema de bolsas e mega empresas só é saudável se a economia toda está saudável para sustentar isso.

Caguei para os investidores, não temos dinheiro para eles. Tem um bando de ladrões incompetentes apodrecendo o pouco Estado que ainda temos, e se eles não saírem, se eles não pagarem pelo o que fazem, nunca vamos ter uma economia que preste. A economia vai parar? Ela estava andando? Se você acha que deveríamos fazer vistas grossas para a merdalheira toda acontecendo e deixar um governo corrupto desses continuar reinando livre pela ilusão de estabilidade, saiba que você não está protegendo nada.

É só uma criança de rua com ilusões de que o papai vai salvar você dessa vida. Adoraria que fosse verdade, mas não tem atalho, a gente vai ter que crescer sozinhos e fazer o melhor que der. Então, vamos ter que criar mais casca ainda. Esse pode ser o ponto de virada na história do Brasil, não vai ser uma vida adulta perfeita por causa da criação estragada, mas pode ser bem melhor do que essa vida largada e sem prospecto.

Para dizer que adora quando eu fico comunista, para dizer que brasileiro é cachorro de rua, ou mesmo para dizer que eu só quero ver o circo pegar fogo por ser da elite (opa!): somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comentários (22)

  • Por incrível que pareça, isso eu já previa.

    Será que Temer vai cometer a mesma burrice arrogante de Dilma e não vai mesmo renunciar?

    Não seria esse o caminho mais curto?

    É, Sally. O paises extrangeiros estão debochando de nós, nos jornais,

    Pra variar.

  • Outra coisa que me deixa possessa, quase me fazendo passar mal é aquela tropinha de choque defendendo Temer, desacreditando tudo o que comprove a canalhice dele, como se tudo isso que se descobriu sobre ele tivesse sido armado por uma conspiração. Alguns chegaram ao desplante de afirmar que Temer, um amiguinho de Lularápio e também parte do esquema de corrupção dele, é um coitadinho perseguido pela mídia, pelo STF, e ainda teve gente afirmando que o pronunciamento do vampirão demonstrou “força”, que ele vai até o fim – mesmo que esteja mais do que na cara que ele não quer largar o osso por causa do LIXO inconstitucional chamado foro privilegiado. E imaginem vcs, que tudo isso qe elenquei, todas estas atitudes para bandido de estimação foram tomadas por pessoas que se dizem “de direita” e acham que Temer tem que ficar, senão o Brasil vai pro caos. É de cair o cu da bunda. Por essas e outras que o povo brasileiro merece o que tem, pena que quem não merece acabe pagando o pato junto. Com esse tipinho de pensamento, este país vai continuar afundando na lama, alimentando este mesmo ambiente propício pra surgir mais gente como Lula ou até mesmo pior do que ele. Minha esperança neste país é abaixo de zero, o próprio povo não colabora, então nada feito.

  • Nossa!!! Cheguei hj de férias e não sabia que eram graves desse jeito. No aeroporto de Madrid vi a face do presidente em uma matéria. Na Itália uns “amigos” me zoando que era pra atualizar a nossa bandeira “sem ordem, sem progresso”. Estou sendo atualizada dos acontecimentos agora. Eu , particularmente estou adotarando. A economia vai ficar uma merda ? Paciência. Quem sabe depois de tanto caos melhore a situação política. Se bem q essa história de bolsomito2018 me assusta.
    Sally, vc acredita q tenha chances de prender algum deles ? Se não for pedir muito qual a diferença para o caso do Cabral ?

    • Eu acho que sim, que vai ter gente presa. Cabral abusou demais, deixou provas explícitas, pois tinha certeza da impunidade. Temer foi mais cuidadoso, mas, mesmo assim, não descarto que acabe preso.

  • Ohhhh e pra variar, vcs não me decepcionam! Parabéns pelos textos, fico feliz sempre que me refugio aqui na nossa República Impopular, vcs me representam!

    E eu vejo no facebook um outro desfavor: O estranho surgimento de uma tropa de choque apoiadora de Temer, pedindo pra que ele fique por causa de uma “estabilidade econômica” que, como Somir mostrou, não é lá “essas coca toda”. Pessoas querendo manter corruptos contumazes no poder em nome de uma “estabilidade política” que, como Somir também mostrou, não é essas coca toda. Um bando de mulher de malandro querendo defender marido que bate só porque bota comida na mesa e dá presente caro. O BM merece o país que tem, pena que os que não merecem pagam o pato junto. Sem contar, claro, que todo este apoio a Temer revela um utilitarismo (a)moral que é uma das maiores causas da corrupção política, revelando uma mentalidade moral igualmente corrupta.

      • E nem vai ser estabilidade !

        O primeiro dos ministros que “já” saíram foi aquele “discreto” (?) das Cidades !

        Isso não é subjetivo !

      • Isso, Sally, Tamojunta. Esse pensamento reducionista me irrita. É rifar a honestidade política em nome da tal da estabilidade econômica que nem virá.

        E isso revela o quão fraca é a moral do BM.

    • É muita cara de pau, né? A pessoa que responde a cinco acusações de corrupção dizer que sabe como combater a corrupção!

  • Por isso que eu sempre gosto de acompanhar as notícias por aqui: sempre tem esse foco no que a mídia, por razões que bem sabemos, não fala. Excelentes textos, ótimos pontos de vista!

  • E ainda querem tirar o corpo fora culpando quem não votou na chapa Dilma-Temer pelo vice da presidente que eles elegeram estar no poder fazendo bosta.
    Aqueles militantes-esquerda-hippies-ateus da federal que odeiam gratuitamente o Cristianismo não tem nada de ateus. Petismo é sua religião.

  • “O Aécio fez um monte de merda durante anos e só agora vão condenar… Ele não tem relevância nenhuma agora, prenderam ele pra disfarçar a perseguição contra o Lula.”
    Palavras de um conhecido meu que, diga-se de passagem, é professor universitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: