Destemperados.

Falar sobre frio ou calor já falamos aqui, mas sempre eliminamos os extremos climáticos para não criar confusão. Sally e Somir quebram essa regra e discutem duas situações dramaticamente inversas, obviamente em desacordo. Os impopulares discutem também, se estiverem no clima.

Tema de hoje: viver com frio extremo e muita chuva ou viver com calor extremo e muito sol?

SOMIR

Na dúvida, frio é superior ao calor. Sim, tem implicações perigosas, mas é verdade: a humanidade só é o que é por causa do frio desgraçado com chuva (que vira neve em alguns lugares). Os comportamentos que geram nossa sociedade estruturada e minimamente civilizada dos dias de hoje são reflexos dos perrengues que alguns grupos de seres humanos passaram com o frio, e o que conseguiram fazer apesar dele.

Estamos comparando locais extremos: um onde faz muito frio e chove quase que o tempo todo (sem virar neve) e outro onde o calor é infernal o ano todo. Ou seja, se sobrassem só esses dois lugares no mundo, para onde você iria? Sally vai para o calor extremo… sentiria falta dela, porque eu não pensaria meia vez antes de ir para o lado frio da força. O ser humano em condições extremas de calor não condiz com meus padrões mínimos de civilização. A coisa desmonta para algo meio Haiti ou meio Síria invariavelmente. O ser humano tem menos chance de ser humano moderno no calor.

Para vocês terem uma ideia, o Rio de Janeiro é um dos ápices da civilização humana no calor extremo. Quando a temperatura fica acima dos 40 graus quase que o ano todo, não dá pra conseguir uma sociedade muito melhor do que a carioca, por exemplo. Você consegue menos caos em alguns lugares com ditaduras severas, mas com todo o preço que isso cobra. Então, eu quero que vocês pensem bem nisso: o mundo de calor extremo que a Sally vai defender varia entre Haiti e Oriente Médio, com um teto de qualidade de vida que não passa de uma cidade brasileira caótica.

No frio extremo, por sua vez, temos muitas das cidades mais seguras e evoluídas do mundo. Frio com muita chuva? Na média espere por uma cidade europeia ou americana/canadense média, com um teto de qualidade de vida dos melhores países nórdicos. Porque não estamos falando só de passar calor ou frio na rua, estamos falando de toda a estrutura que existe ao redor da vida nesses ambientes. A sua vizinhança vai ser radicalmente diferente: quase todos os seres humanos estão minimamente equipados para encarar calor absurdo por algum tempo, e nesse clima, é bem mais fácil ficar vagabundeando na rua. Mas a coisa muda de figura violentamente num lugar muito frio e chuvoso: ou você rala para ter uma estrutura ao seu redor que te permita sobreviver, ou tem que migrar pra lugares mais quentes.

Sem contar que calor turbina agressividade e libido do ser humano médio, com uma massa de gente suada com mais raiva e tesão do que neurônios funcionais o tempo todo ao seu redor. Aliás, voltando para o gente suada: no frio seu nariz não é tão sensível, até porque a maior parte dos odores desagradáveis dessa vida estão diretamente relacionados ao calor. Nem mesmo os porcos numa sociedade fria e chuvosa são tão incômodos assim.

Comida: seu corpo precisa de muitas calorias para se manter aquecido. E os povos do frio sabem disso muito bem, ao invés de sofrer com melão e chuchu porque seu corpo precisa de muita água, você se alimenta de coisas muito mais gostosas nesse tipo de clima, com muito menos culpa. Até porque se usa muito mais roupas: sem chance de ver aquela gente oleosa mostrando a obesidade brilhante em roupas minúsculas (porque, surpresa, surpresa, o mundo está obeso no calor e no frio agora), pelo menos tem a obrigação de ficarem encapotados o tempo todo.

E por mais que eu entenda que algumas pessoas tem a necessidade de gastar seu excesso de energia em atividades edificantes como esvaziar a bexiga de litros de cerveja a céu aberto ou mesmo simular movimentos copulatórios por horas ao som de um batuque desconexo, consigo enxergar mais valor em atividades que podem ser realizadas dentro de sua casa. Acredito que não somos todos iguais, não? Meu alento é que numa sociedade onde faz um frio desgraçado e chove o tempo todo, a seleção natural faz com que um tipo mais específico de pessoa queira viver por lá, o que, talvez por mera coincidência, explique o ponto do primeiro parágrafo.

Calor reduz capacidade mental, torna as pessoas mais cansadas e desinteressadas em qualquer coisa que não seja no curto prazo. A mentalidade do frio presume prever o futuro e se preparar para ele, gente que não se planeja para o inverno não passa os genes para frente nesses lugares. E isso vai penetrando na mentalidade e nos interesses das pessoas, uma população mais conectada com a ideia de longo prazo torna-se menos superficial, mais afeita a discutir ideias do que discutir pessoas. Até porque numa sociedade onde fazer propaganda do corpo não é uma possibilidade constante, as pessoas são mais obrigadas a se atrair por outros métodos. Embaranga um pouco a sociedade? Embaranga. Mas dá pra trocar isso por pessoas mais… profundas, não? Nada é de graça nessa vida.

E digo mais, até os serviços funcionam melhor em lugares ruins de ficar na rua: ninguém sai de casa por bobagem. O boca a boca funciona melhor que placas, e sobrevivem no mercado aqueles que conseguem fornecer serviços melhores. E sem gentalha na rua o tempo todo se comparando, as modas tem mais trabalho para pegar, o que também enfraquece o lado ruim da mídia e da propaganda em geral. Indústria da aspiração no frio desgraçado com chuva? Só se for a aspiração de um cobertor mais quente.

Eu trocaria um clima temperado por um extremamente frio? Duvido. Temos boa parte dessas vantagens em lugares menos ferventes sem o sofrimento do frio extremo, mas entre viver no Haiti ou viver na Noruega… façam-me o favor, né?

Para dizer que meu texto foi preconceituoso, para dizer que eu estou ficando cada vez mais reaça, ou mesmo para dizer que eu só quero desculpa pra ser gordo: somir@desfavor.com

SALLY

Perguntinha fácil, superficial e rápida: você prefere viver em um lugar onde predomina o frio fodido com muita chuva ou calor fodido com muito sol?

Vocês sabem o quanto eu odeio calor, certo? Ainda assim, diante desse cenário, sou obrigada a escolher calor fodido com sol. Amo frio, mas viver com frio e chuva na maior parte do ano é demais para mim.

Percebam que a pergunta não é apenas sobre frio e calor. É frio fodido e calor fodido, ou seja, -20° ou 55°. É uma condição inabitável, é o desconforto máximo levado a dois extremos. Sabemos que ninguém vai ser feliz nem com -20° nem com 55°, então, em qualquer ponta que você se coloque, terá que usar de recursos artificiais para sobreviver.

Ninguém consegue passar por uma boa noite de sono se dormir a -20° ou a 55°. Então, basicamente estamos discutindo se queremos calefação ou ar condicionado. Se é para ir a extremos, eu fico com o ar condicionado por motivos de: chuva. Enquanto frio com neve é mágico e bonito, frio com chuva é deprimente e intolerável. Há proteção contra o frio, mas, puta que me pariu, como é difícil proteção contra a chuva. E se falhar, pneumonia. Se você molha a unha do dedinho do pé a -20° perde um pulmão.

Já pisamos na lua, dominamos a energia nuclear, mas até hoje o ser humano não conseguiu uma porra de uma proteção eficiente contra chuva. A menos que você use uma roupa de astronauta, acaba se molhando de alguma forma em algum lugar, o que, em um dia frio, implica em ficar molhado basicamente o dia todo. Fora a irritação que dá quando apenas um trecho da roupa está molhada: um pedaço da manga, a barra da calça, qualquer lugar. Sentir aquele frio assimétrico roçando me tira do sério.

Chuva é uma merda, é uma praga, ela desgraça a vida de uma pessoa. Ela acaba com seu cabelo, com sua maquiagem, com sua saúde. Ela mofa tudo que faz sombra na sua casa, induz à depressão, caga o trânsito, gera acidentes. Deveria ter hora certa para chover, assim os seres humanos podem se preparar para esse evento deveras desagradável.

Pode ser que alguém mais atento esteja se questionando por qual motivo essa chuva não virou neve, se estamos falando de -20°. Pois é, existem locais extremamente frios onde chove, chove, chove e raramente neva. Para ter neve é necessária uma confluência de fatores um pouco mais complexa do que a temperatura marcada no termômetro da rua. Então, é possível enfrentar um frio fodido e ainda sair dele molhado. Sim, Deus tem um senso de humor bastante duvidoso.

Um mínimo de luz solar é necessário para a saúde humana, desde absorção de vitaminas até liberação de hormônios. Solzinho fraco 2h por dia com friozinho? Posso lidar. Uma vida chuvosa não dá, mesmo que eu não seja fã de sol, zero sol não sei lidar. O que muita gente acha cool, uma atmosfera londrina, eu acho deprimente. E, do jeito que eu durmo, periga entrar em estado de hibernação se ficar em um ambiente como esse.

Chuva todo santo dia tira a vontade de viver. Chuva te tira a liberdade de ir e vir e, como já disse acima, não existe proteção eficiente contra chuva. Não tem coisa mais mal feita nesta vida do que guarda-chuva. Não uso, não tenho. Pra que? PRA QUE se você se molha mesmo assim? Vou usar guarda-chuva para me molhar um pouco menos? Aquele trambolho, aquele transtorno, mesmo sabendo que não é 100% eficiente? Mesmo capa de chuva não consegue 100% de proteção. Molha o pé, molha o rosto… A menos que entremos em uma grande camisinha gigante, a gente se molha em dia de chuva.

Olha, com calor fodido é ruim, mas eu posso ir ao mercado ou à farmácia se quiser, o máximo que acontece é meu cu suar e algum mal estar pelo calor. Chuva no frio fodido te coloca quase que em carece privado, em um frio que eu apelidei de “frio anal”, porque até a bunda fica gelada. Sem contar o inferno na Terra que é ter que acordar cedo e sair para trabalhar ou estudar nessas condições. No calor fodido você sua, é indigno, é chato. Mas no frio fodido com chuva começamos a falar de risco de morte.

Eu negocio tudo, até mesmo minha dignidade, que neste texto entrego de bandeja para o calor, para não perder minha liberdade e mobilidade. Se quiser sair de casa 22h para comprar um chocolate, basta calçar um chinelo e ir. No frio fodido com chuva provavelmente nem seria possível, pois geralmente tudo fecha cedo e, mesmo que fique aberto, demandaria no mínimo um carro para me locomover. Suponho que saracotear tarde da noite pelas ruas de um lugar com esse clima, no mínimo, gere uma gangreninha no nariz. Não, obrigada.

No fim das contas, é bastante inevitável passar frio ou calor quando se vive nessas temperaturas extremas, por mais providências e cuidados que a gente tome. A natureza é uma praga, ela vem até você. Entre sentir frio e sentir calor, o que você prefere? Eu prefiro sentir calor, não suporto a sensação de frio. Não que eu goste de calor, tenho ódio, mas entre os desconfortos, é o que melhor sei lidar, talvez por ter crescido em uma cidade que é a filial do inferno.

Chuva com frio fodido estimula o que há de pior na pessoa: preguiça, gula, protelação e descuido com higiene pessoal. Fatalmente o corpo embaranga, pois é difícil manter uma rotina de treinos. Come-se mais, dorme-se mais. Casacos e mais casacos camuflam o pudim que está sua bunda. Tudo fica difícil em locais altamente chuvosos e frios. Desde ter um animal de estimação até uma planta.

No calor, você sai na rua passa uma suadeira básica, mas depois volta para o ar condicionado e fica tudo bem. No frio com chuva você sai na rua, fica encharcado e passa o dia todo na merda. O numero de atividades fica muito mais restrito, já que não dá para fazer absolutamente nada ao ar livre. Vidinha de confinamento. Por mais que eu goste de ficar em casa, chega um momento que dá um siricotico de querer botar o nariz na rua.

Chuva faz lama, barro, respinga, suja. Você lava uma roupa na segunda-feira e ela só seca na quinta. Você lava o cabelo na terça e ele só seca no mês seguinte. O cachorro olha pela janela e até desiste de mijar na rua, prende o xixi e vai dormir. Viver em um lugar com chuva constante é transtorno por cima de transtorno.

Por mais que eu odeie calor, eu odeio mais ainda o combo frio + chuva, é uma combinação do demônio que potencializa todos os incômodos e te empurra para uma vida de sobrepeso e depressão.

Para dizer que ao menos no frio as pessoas reproduzem menos, para dizer que se não tiver batucada já está ótimo ou ainda para dizer que não paga caro a mensalidade deste blog para a gente jogar conversa fora sobre o tempo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: , ,

Comments (19)

  • Não sei porque tanta implicância com a chuva. Eu sempre saio pra me exercitar na chuva, e quando começa a parar eu volto. Tô com o Somir nessa, viver com calor é um destino pior do que a morte.

  • Sally, você precisa vir para Brasília em julho. Combo friozinho digno + tempo seco + céu limpo e dias lindos ensolarados. Se ficar na sombra, precisa usar roupas quentes, se fica embaixo do sol, acaba ficando mais aquecido e dá para fazer atividades ao ar livre sem aquele horror de suor misturado com umidade. Melhor época do ano aqui, pena que dura pouquíssimo.

  • “Então, eu quero que vocês pensem bem nisso: o mundo de calor extremo que a Sally vai defender varia entre Haiti e Oriente Médio, com um teto de qualidade de vida que não passa de uma cidade brasileira caótica.”

    Dubai mandou lembranças pra esse teto de qualidade de vida!

    “Aliás, voltando para o gente suada: no frio seu nariz não é tão sensível, até porque a maior parte dos odores desagradáveis dessa vida estão diretamente relacionados ao calor.”

    Vou dizer uma coisa! Mil vezes o cecê de gente suada no busão do que o cecê de gente encapotada que não toma banho por causa do frio! Isso EMPESTEIA o ambiente de um jeito que não tem explicação… o cecê de calor é só vc ir pra um lugar aberto que passa! O outro gruda no seu nariz… Deus que me perdoe!
    No calor as pessoas tomam mais banho, fato!

    Pra mim era bem fácil essa… não importa a decisão, fico onde não tem chuva!

  • “ou você rala para ter uma estrutura ao seu redor que te permita sobreviver(…)”

    Uma questão nesse sentido é aquecimento. Nos diversos locais em que passei fora, com temperaturas até -20°C, ficava de camiseta no interior de qualquer prédio. Por aqui, quando esfria, em casa basicamente precisa-se estar com a mesma roupa de que venho na rua, se não mais, porque as esquadrias de alumínio só servem para deixar o vento gelado encanado invadir os quartos. Daí você não consegue colocar um ar-condicionado quente/frio em sua moradia porque a energia do prédio não comporta. O que te obriga a soterrar-se com cobertores e futons até então enfiados no armário, e suas respectivas colônias de ácaros, e lá vem a rinite de toda temporada…

    Outra questão é a infraestrutura. Em países frios, são calçadas e pavimentos, e não essa “camada fina de cobertura crocante” que racha por qualquer motivo por aqui ou derrete no calor. E não há nada mais constrangedor do que morar na maior metrópole da América do Sul, e a energia elétrica cair com a menor chuva…e demorar dias para voltar algumas vezes…

    • Concordo, Suellen. Ah, e adorei sua expressão “camada fina de cobertura crocante” pra se referir ao asfalto das nossas cidades. É bem por aí mesmo…

  • Gosto do tempo frio. Então eu concordaria com o Somir em todos os seus argumentos.

    O problema é o combo. Chuva demais é um saco mesmo. Ninguém merece! Se fosse apenas o frio…mas a chuva com as descrições que a Sally fez, não dá mesmo.

    É atraso de vida.

    • Quando li o título parecia ser fácil qual lado escolher: Frio, óbvio! Moro numa cidade onde temos um sol para cada habitante, % de umidade super alto. Sempre que tenho oportunidade viajo para lugares frios. Porém muita chuva não dá…

      É atraso de vida (2)

  • Infelizmente vou ter que ficar com o calor. Escolheria tranquilamente passar frio a passar calor, mas desde que não chovesse. Como morador da região sul, talvez ainda não tenha vivenciado o verdadeiro calor do capiroto, mas conheço de perto o que é fazer menos de 10 graus, e ainda assim chover. Passar frio molhado é pra acabar

  • Nossa, não podia ser frio e sem chuva não? Eu tendo a concordar que chuva é uma desgracita mesmo, até porque aqui em Curitiba quando chove pra valer e tu tens que sair na rua é uma merda. Mas, levando em consideração a proposta do texto, ficaria entre frio e chuva do que calor infernal, porque mesmo ela sendo ruim pra sair dá pra dar um jeitinho e se habituar. Já no calor é difícil minimamente fazer as coisas, até mesmo pensar.

      • Totalmente ileso acho que não tem como não, mas ainda assim acho que é mais fácil se habituar do que no calor excessivo.

        Nota: comentário anterior foi meu, escrevi na pressa e esqueci de preencher.

  • Hoje tô com a Sally.
    “Já pisamos na lua, dominamos a energia nuclear, mas até hoje o ser humano não conseguiu uma porra de uma proteção eficiente contra chuva.” Sempre uso esse argumento na época chuvosa.
    Odeio chuva, tolero o frio seco; mas o combo é insuportável.

    Quanto ao argumento do Somir sobre a alimentação, a agricultura sofreria muito e com os recursos tecnológicos, o preço dos alimentos subiriam tanto, que as comidas industrializadas seriam a principal fonte; consequentemente, menos nutrição, mais doenças e assim por diante.

  • Ruim mesmo é morar no inferno chamado Rio de Janeiro, onde tem o pior de tudo que é calor e sol infernal e a chuva que mais parece dilúvio, enchente de cidade sem governo! Se for num lugar normal (longe do RJ!) Eu preferia conviver com frio e chuva do que com calor e sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: