Depoimentos…

+Nos últimos dias, uma nova “bomba” atingiu o mundo político brasileiro com a revelação de um novo áudio (ouça acima na íntegra) envolvendo os executivos da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud, que colocou em risco o próprio acordo de delação dos dois. Na noite de terça-feira (5), o ministro do STF, Luiz Edson Fachin, derrubou o sigilo da conversa, revelando tudo daquele encontro entre os dois.

+

+O ex-ministro Antonio Palocci prestou depoimento nesta quarta-feira ao juiz Sergio Moro, em processo da Operação Lava Jato, e deixou em situação delicada o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi uma espécie de braço-direito: afirmou que o petista tinha conhecimento e incentivou o esquema de corrupção na Petrobras e que firmou um “pacto de sangue” com a Odebrecht, que lhe rendeu benefícios pessoais e 300 milhões de reais para financiar suas atividades políticas e do PT.

Não deu tempo nem de respirar direito, o mar de lama da política brasileira continua em maré alta. Desfavor da semana.

SALLY

Cada país tem o escândalo de corrupção que merece, e esta semana vimos o que há de mais brasileiro estampado nas manchetes…

Palocci, que era o fiel amigo de Lula, em quem Lula confiava, o camarada, o companheiro, o irmão, resolveu enfiar o dedo e rasgar. Tenho para mim que Palocci acabou de sepultar qualquer chance de que Lula vire Presidente da República novamente depois dessa pá de merda (cal é muito pouco) que jogou no amigo. Não há lealdade entre bandidos, Lula já deveria saber disso. Depois de um ano atrás das grades, parece que acabou o amor. E, na real? Bato palmas para ele, nos fez um grande favor, ainda que pelos motivos errados.

Ele disse, em um resumo grosseiro, que o PT é uma organização criminosa movida a propinas e crimes e que o grande mentor e chefe desta quadrilha é o Lula. Parece que, no final das contas, aquele Power Point com o Lula no centro do esquema não era tão exagerado assim, não é mesmo?

Isso explica muita coisa, só um chefe/mentor bem analfabeto e despreparado deixa tantas pontas soltas para gerar essa tsunami de merda que estamos vendo. De certa forma é até meio lamentável que o brasileiróide médio seja tão jumento de só assimilar que Lula é realmente tudo isso depois que seu grande amigo e braço direito resolve confirmar. Ora, é bastante óbvio que nada desse porte acontece sem que o Presidente da República saiba, não é mesmo? Mas, se em outros países pingo é letra, no Brasil só é letra se você desenha, fala e ainda encena em um teatrinho de fantoches, ô povo com capacidade cognitiva zerada!

Curiosa para saber qual vai ser o discurso da vez. Já passamos por várias narrativas fantasiosas. A Lava-jato era uma manobra eleitoral e depois das eleições não se ouviria mais falar dela, só que não. A coisa só cresceu depois das eleições. Só o PT era perseguido, só que não. Todos os partidos são investigados hoje, inclusive se estendeu para o Judiciário. Só petistas eram presos, só que não. Pessoas de todos os partidos foram presas. Só petistas permaneceriam presos, os outros estavam presos só para disfarçar a perseguição ao PT, só que não. Taí Cunha e tantos outros amargando um belo tempo de prisão.

Bom, agora que o braço direito do PT está escancarando a ferida, estou curiosa para ver com que peneira vão tentar tapar esse sol. Que vão, vão. Continuam incapazes de humildade e admitir que foram enganados, preferem fazer qualquer gincana argumentativa, por mais absurda que ela seja. Muito triste, fazem papel de idiota mil vezes pior do que fariam apenas admitindo que erraram.

Dilma, outra que adora posar de honestona, foi coberta de merda até a raiz do cabelo, e olha que quando falamos do cabelo da Dilma, isso não é fácil, precisa de muita merda para cobrir aquele capacete. Basicamente, não é a oposição acusando, são as pessoas de dentro do partido dando detalhes tão íntimos e minuciosos que fica um atestado de retardo mental sequer cogitar que estejam inventando isso para sair da cadeia. Se fosse para inventar deliberadamente, o fariam no primeiro dia de prisão. Ficar um ano preso para só depois maquinar uma mentira? Por favor…

Não compreendo, acho que as pessoas têm titica de sabiá amarelo na cabeça de pensar que qualquer coisa que um preso diz estampa primeira página de jornal. Nessas centenas de prisões que vem acontecendo na operação lava-jato centenas de réus tentaram meter supostas delações forjadas e simplesmente foram ignorados. O que chega à tona é informação verificada e reverificada. Uma operação visada como esta, que prende caciques de todos os partidos não pode se dar ao luxo de sair soltando qualquer informação que recebe. Meio mundo está trabalhando dia e noite para desmoralizar a lava-jato, acreditem, se qualquer delação se provar mentirosa, eles sabem que estão arruinados. Se surgiu delação, podem confiar, se fosse mentira pessoas muito poderosas já teriam provados isso.

Mas, é Brasil, né? Séculos de “é mentira”, “é a inveja”, “eu não sabia de nada” ou “estão tentando me sacanear” não são abolidos assim do dia para a noite. Os acusados, que estão cada vez mais ferrados, continuam tentando fazer parecer que é mentira, perseguição e injustiça. Como já dissemos no começo do ano: acabou a Era PT. Acabou a possibilidade de ganhar no grito. Foram duas décadas do nefasto Nós x Eles, da vitimização histérica e do convencimento por grito e repetição. Não cola mais. Aceitem que dói menos. Não cola e não vai continuar colando. Acabou para o Lula.

O que dizer de Joesley Batista? Joesley Safadão, é a prova de que, no Brasil, qualquer burro, idiota, imbecil, incompetente bem relacionado pode fazer muito dinheiro. O idiotão entregou sem querer os áudios que o incriminam e, ao perceber o que tinha feito, foi lá e entregou “voluntariamente” os mesmos áudios, para fazer parece que o estava entregando por ser cidadão e querer contribuir com as investigações. Burro, burro pra caralho, burrice infinita. Como pode um ser humano ser tão idiota e incompetente? Parece roteiro de seriado de comédia tosco!

Além de burro, canastrão e babaca. Em uma sequência deprimente, ao som de axé, Joesley faz planos para trair sua esposa, a jornalista Ticiana Villas-Boas, aquela que largou tudo, trabalho, amigos e família, para fugir com ele quando ele precisou. A conversa chega a um ridículo tão grande que Joesley Safadão conta até a tática/argumentos que usaria para não perder a esposa caso suas traições vazassem a público. Too bad, Safadão vai ter que pensar em uma nova estratégia. Cereja no sundae: um dos homens mais ricos do Brasil fala “nós vai”.

É a cara do Brasil, minha gente. Neguinho tirando onda com corrupção e promiscuidade sexual ao som de axé. É a cara do Brasil. Bem feito para todos nós, que ainda insistimos em ficar nesta republiqueta das bananas e nos deixamos cada dia mais contaminar por essa baixaria sem fim que só tende a piorar. Joesley Safadão fofoca como uma mulherzinha sobre a vida alheia, tira onda, diz que não vai ser preso. É nojento, é nauseante. Burro, idiota, entregou provas contra si mesmo por ser um imbecil e, como todo imbecil, tira onda se achando o espertão. 100% Brasil.

Isso é Brasil, um país onde o politicamente correto nas aparências abraça homossexuais com heróis empoderados mas, quem tem poder mesmo se porta com Joesley Safadão: político sujo, promíscuo, que discute traição à esposa ao som de axé diz que “já arrumou um viado” para comer quem tem que comer na intenção de conseguir seus objetivos. Um país onde neguinho rouba tanto que tem que arrumar um apartamento só para o seu dinheiro. Já pararam para pensar que se sujeito tem mais de 50 milhões em cash, em um apartamento, deve ter cem vezes mais do que isso em paraísos fiscais? Se você consegue não se incomodar mortalmente com tudo isso, talvez você seja um pouco como eles, pois se você não é, sobre uma revolta, um desgosto simplesmente insuportáveis.

Não sei o que é pior, a baixaria desenfreada ou a burrice. O próprio Joesley fez as gravações que provavelmente vão fazer com que ele seja preso e um sujeito com esse Q.I. e incompetência fez fortuna no Brasil! Não há honestidade, não há dignidade, não há lealdade no Brasil. Não há meritocracia, enquanto gente boa rema, rema e não sai da mediocridade profissional e salarial um merda que fala “nós vai” e entrega provas contra si mesmo sem querer faz fortuna!

Essas gravações não trouxeram nada que a gente não soubesse, mas esfregaram na nossa cara quão imundo é o brasileiro. Sim, muito fácil culpar o “político malvado” e dizer que ele não te representa, mas não se esqueçam que foi uma maioria do povo (bastante expressiva, por sinal) que colocou esses imbecilóides (ou quem enriqueceu esses imbecilóides) no poder. Essas figuras nefastas são apenas um reflexo do que é o povo brasileiro. “Ah, mas eu não votei no PT”. Aécio é joinha, né? É bacana, correto e honesto, né? A culpa é de todos nós e se você não se incomoda, tem algo errado.

A verdade é: se você tem um pingo de vergonha na cara, simplesmente não suporta este país. Se sente mal, se sente desgostoso, nauseado e infeliz e não consegue abafar isso. Se você consegue fechar os olhos, fazer vista grossa ou tentar ignorar tudo isso e tocar sua vida, bem, talvez você seja parte do problema.

Para se ofender, para se ofender muito ou ainda para tentar infantilmente se isentar de culpa dizendo que não votou no PT: sally@desfavor.com

SOMIR

Já tinha escrito em textos passados que tudo o que está sendo revelado por causa das delações já deveria ser meio óbvio para qualquer um que tivesse pensado minimamente sobre o funcionamento do sistema político brasileiro, mas não deixa de ser impressionante como tudo se mostra idêntico aos nossos piores palpites sobre o tema. Era e é imensamente corrupto, basicamente anulando as funções do Estado.

Não estamos falando de gente parasitando as funções normais de um sistema de governo e tirando suas vantagens, estamos falando do sistema funcionar para a propina e a população sendo o parasita eventual no processo. Se for essencial para algum dos “donos” do país ganharem dinheiro e poder, podemos receber de volta um pouco dos nossos impostos, mas se não for… o dinheiro não passa nem perto.

Proponho pausarmos o julgamento moral e ético tanto de Joesley e Palocci só para podermos analisar a naturalidade com a qual falam do que estão aprontando. Não estão falando sobre formas de burlar o sistema, estão falando do sistema como ele é, corrupto por definição. É gente que só viu o poder público pela lente da troca de favores pessoais, que só pensa em termos de quanto falta para comprar uma pessoa ao invés de considerar que seja honesta. O funcionamento “limpo” do Estado – com sua função de prover para o povo que paga pela sua existência – simplesmente não existe.

Enquanto ainda estamos com os julgamentos pausados, pensemos nos dois como pessoas que jamais viram caminhos alternativos aos que tomaram. Cada vez que o MP e a PF chacoalham um grupo de corruptos, dois novos aparecem. É como se fosse apenas questão de tempo para provar que não tem nada funcionando do jeito que deveria no Brasil. Não importa pra que lado você vá, há um sistema corrupto funcionando. O que isso faz com a cabeça das pessoas que se aproximam dessa estrutura podre?

Joesley parece o típico bronco endinheirado, que usou todos os atalhos possíveis para fazer sua fortuna e só está tratando o governo todo como um guarda de trânsito que esquece a multa por uma “cervejinha”. Depois de alguns anos nesse jogo, ele parece ter certeza que a única diferença entre qualquer membro do poder público é o tamanho da garrafa. A parte onde fala de coisas pessoais é uma bobagem perto disso, por mais baixaria que você ache. E, honestamente, não é mais baixaria que 99% das conversas entre homens sobre o tema. O que me chocou de verdade é a ausência completa de medo de encontrar alguém que tenha honestidade e princípios no meio do caminho. Pra Joesley, é só questão de achar o negócio certo.

Nesse interim, não podemos esquecer que o procurador geral da república, Rodrigo Janot, tinha dado uma declaração bombástica sobre os conteúdos da conversa de Joesley e Saud, implicando coisa suja aparecendo sobre os ministros do STF. O que gerou uma reação emputecida do tribunal, provavelmente não querendo que todos caiam por causa do Gilmar… digo, por causa de um ministro. Joesley traça planos para conseguir vários juízes, de forma meio confusa e aberta, mas com a cara de pau de quem tem bilhões para forçar seu poder pra cima de qualquer poder. Ele mesmo diz que a Odebrecht destruiu o Legislativo e que ia explodir o Executivo, faltando só alguém pra quebrar o Judiciário. Porque quem está dentro do sistema e tem força para manipulá-lo acaba com a certeza que todo mundo está com o rabo preso.

Palocci, por sua vez, pareceu extremamente confortável com tudo o que fez, meio como se estivesse achando o resto do mundo maluco por ficar tão impressionado com a corrupção que acontecia na vida pública ao seu redor. Pra ele, as coisas funcionavam daquele jeito e a única escolha era participar ou ir embora. Não me espantaria que no fundo daquela personalidade utilitarista estivesse uma auto-defesa de conseguir jogar alguns ossinhos para a população necessitada enquanto estabeleciam seu império. Aquela inversão de valores corruptos que eu comecei meu texto mencionando: não é sobre corromper o sistema pra tirar vantagem, é sobre o sistema existir para tirar vantagem e ser corrompido para ajudar a população, bem de vez em quando.

Depoimentos bombásticos não são mais novidade, mas a forma como eles escancaram vez após vez que o sistema está mortalmente ferido pela corrupção e incompetência não deixa de ser progressivamente assustadora. Eu temo que essa fase de jogar tudo no ventilador tenha um efeito negativo no Brasil, aquilo que todos sabíamos quase que instintivamente fica provado, não conseguimos expulsar toda essa corja de uma só vez… e com o tempo, fica tudo normalizado. Talvez aí esteja o movimento de Joesley e Palocci: a expectativa do fim do choque. Cartas na mesa: o Brasil funciona assim. E com a economia se recuperando (o que sempre acontece depois de uma crise, afinal, com os indicadores no chão é mais fácil subir), o humor do brasileiro vai lentamente se estabilizando para aceitar a bandalheira como a única coisa que podem esperar.

Acho que no final das contas a única vergonha aqui é de ser pobre. O resto, totalmente negociável.

Para dizer que ninguém mais está caindo, para dizer que tudo vai compensar quando o Lula for preso, ou mesmo para dizer que era exatamente assim que imaginava que um rico deveria ser: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

14 desfavores sobre “Depoimentos…

Falando de políticos, eu queria saber o que baseia gente que acha que o Bolsonaro está tão popular assim. Receber curtidas, memes e seguidores não quer dizer muita coisa na prática. Mesmo somando os caladinhos acho difícil ele ser eleito. E o povão, que ama bagunça e putaria, não vai aprovar as propostas radicais dele, tipo militarizar as escolas públicas. Bolsonaro e seus filhos vão morrer pela boca.

Trump ganhou assim: rejeitado na intenção de votos mas popular nas redes sociais.

Crivella ganhou assim: na capital mundial da putaria elegeram um conservador moralista.

Lula continua na liderança nas pesquisas… o argumento de heroizinho sofrendo golpe ainda tá firme e forte.
Sinceramente, deixa esse povo se foder. Não tenho pena de idiota. Não tenho mais saco pra esse projeto de nação, vou apenas me juntar aos impopulares que estão na corrida pra emigrar.

Tá nada… Ele lidera assim como a Hillary liderava, com 99% de chance de se eleger. Lula está morto politicamente. Me cobre isso no ano que vem!

Pior que pobre alienado é a turma de riquinhos entediados que defendem governos de merda/ditaduras/ditadores e se julgam estar “lutando pelo povo”. E vários jovens hipnotizados por esse discurso estão chegando na idade de votar. [2]

Não sei o que esperam pra encaixar o “petismo” na lista da CID. Pra defender esse partido só sendo extremamente canalha ou um doente mental do caralho! É algo que me deixa sem palavras!

Concordo. Ou é burrice ou falha de caráter. Mas está começando a virar queimação defender o PT, já já a massa se bandeira para o lado dos que atiram merda no partido.

Dando uma breve vislumbrada no Planeta Bizarro que é a esgotosfera lulopetista de portais no naipe Brasil 24/7 e Diário do Centro do Mundo, parece que o malabarismo mental da vez é uma fusão dos discursos “está traindo São Lula para aliviar a pena” com “ele está sendo pressionado pelos torutradores de Curitiba”.

Por exemplo, eis a manchete de um dos posts de um desses chorumes, O Cafezinho: “Lula responde à última delação extraída das câmaras de tortura da Guantanamo de Curitiba”.

Mas continuo com uma curiosidade mórbida de ver como seria a campanha do Lula ano que vem. Por mais que o DataFolha insista nos eternos 25%~30% de intenção de votos para o cara nas suas “pesquisas”, tirando a platéia de militantes pagos que segue ele pra cima e pra baixo, o apoio dele é pífio. É ele botar o pé pra fora da bolha de militantes e ser vaiado por todos os lados.

No cu que esses bostões suportariam UM ANO de tortura! Se estivessem sendo torturados falariam no primeiro mês, como por sinal fizeram quando foram presos nos tempos de ditadura!

“Eternamente estranha” a DataFolha; não acho que as intenções possam chegar a 17%…

(…Quase off-topic : “O Cafezinho”, pelo que acabei me lembrando, é “a casa” dos chorumes “anti-Curitiba” publicados no dia (ou na semana ?) do aniversário municipal de lá – uma das piores “novidades do dia” já destacadas no Google News…)

(Já faz um tempo que não venho aqui, saudades <3)

"Acabou a Era PT", "Acabou para o Lula"
Sei lá, viu. O clichê de Deus dos Pobres ainda me parece bem forte.
Já está óbvio que 101% dos políticos brasileiros estão envolvidos em pilantragem. Mas acho que nunca vi um político ser tão admirado quanto o Lula, talvez o Bostonaro mas ele ainda não chegou ao núcleo do povão, que no fim é quem decide a eleição. Pode esfregar as evidências de corrupção na cara das pessoas que Lula ainda vai ter apoio em todas as classes sociais (alta escolaridade não cura babaquice), sempre vai ser o Deus dos Pobres, não existem provas, é conspiração, é golpe. Argh! Pior que pobre alienado é a turma de riquinhos entediados que defendem governos de merda/ditaduras/ditadores e se julgam estar "lutando pelo povo". E vários jovens hipnotizados por esse discurso estão chegando na idade de votar.

Pra piorar, até então não há um adversário à altura. A esquerda radical e moderada se unem lacrando o 13 na urna e o resto das pessoas se espalham pelos outros candidatos e perde-se na porcentagem. Enfim, se o câncer não voltar, Lula vai voltar. Quase 20 anos de governo Perda Total não foram suficientes pra se tocarem. Sinceramente? Só tem bandido e vagabundo nesse país. Deixa esse povo se lascar, é isso que eles querem. Pessoas com o mínimo de consciência vão ser sempre engolidos pelo sistema, não tem mais o que fazer. Aliás, tem: ir embora (vale o esforço, vai por mim…) ou começar a estocar alimentos e itens básicos.

Pra finalizar o chororô: https://www.justlanded.com/ me ajudou bastante.

Duvido que Lula sobreviva politicamente. Não se esqueça a corja que é o PT: eles vão ajudar o amigão a sair da lama ou um ambicioso sedento de poder vai aproveitar e se lançar candidato?

Eu também me pergunto o que vai acontecer (aliás, dá medo!) no futuro próximo. Será que Lula vai, enfim, preso pra valer? Será que sobrevive? Será que é reeleito? Será que não? Será que alguém mata ele num script clichê de queda de avião? (É feio eu dizer que “bem que podia”? hehe)

“Aquela inversão de valores corruptos que eu comecei meu texto mencionando: não é sobre corromper o sistema pra tirar vantagem, é sobre o sistema existir para tirar vantagem e ser corrompido para ajudar a população, bem de vez em quando.”

“A verdade é: se você tem um pingo de vergonha na cara, simplesmente não suporta este país. Se sente mal, se sente desgostoso, nauseado e infeliz e não consegue abafar isso.”

Concordo absolutamente com vocês dois. Não é nenhuma novidade pra mais ninguém que não suporto mais esse país e estou me organizando pra dar o fora daqui. Já sabia que esse país é feito por e para gente que corrompe e se corrompe, mas não dá pra evitar a sensação de nojo máximo toda vez que lemos e ouvimos as notícias e ficamos a par dos últimos cambalachos descobertos. Tem que ser muito anestesiado pra não ficar puto todas as vezes. Não consigo “me acostumar” a isso. Boa sorte pra quem é louco o bastante de ficar aqui

Responder

Não precisa preencher nada além do comentário. Seu e-mail não vai ser publicado.
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>