Um assunto da mais extrema importância e que com certeza trata de questões universais que nada tem a ver com gostos pessoais: alimentos odiados. Sally e Somir tem suas listas de indesejáveis, mas colocam no topo de suas listas dois alimentos bem diferentes. Os impopulares sentem o gosto da participação.

Tema de hoje: qual o pior dos alimentos?

SOMIR

Sabe, às vezes é reconfortante não ser muito diferente da média… dessa vez eu vou de passas. Sim, aquelas uvas abortadas que empesteiam a culinária mundial. Verdadeiros crimes contra o paladar humano, passas e frutas cristalizadas em geral parecem só existir para irritar a grande parcela da população mundial que as odeiam. Na verdade, eu até desconfio de um complô silencioso entre as pessoas que dizem gostar de passas só para tornar a alimentação daqueles que admitem não gostar um problema. O ser humano sendo escroto, para variar.

Sally quis ser a diferentona hoje, talvez encontre defensores, mas acredito que essa ficou fácil pra mim: entre o que ela escolheu e passas tem muito chão. Tanto que é muito mais comum encontrarmos detratores dessas versões defeituosas de uma fruta perfeitamente agradável em seu estado natural do que ela escolheu. Existe algo sobre as passas que as tornam ofensoras ainda maiores.

Em primeiro lugar, o alimento em si não tem sabor suficiente para ser a estrela de um prato nem sutileza suficiente para complementar outros sabores. Gosto muito característico que pouco ou nada lembra a fruta original, e um excesso de açúcar que elimina quaisquer nuances possíveis no sabor. Consigo entender uma lógica histórica para sua criação, em tempos onde era basicamente impossível conservar um alimento in natura por tempo suficiente, encher algo de sal ou açúcar tinha sua função.

Mas, o mundo evolui. Poucos alimentos preservados à moda antiga sobreviveram ao teste do tempo, com sabores muito abaixo do padrão de qualidade que temos nos dias atuais. Uvas passas tem gosto de algo que azedou cheio de açúcar, assim como carne seca tem gosto de ranço muito salgado, por exemplo. Mantidos na dieta humana por um misto de tradição e falta de condições de consumir algo melhor, ainda encontram espaço em muitas mesas por aí. Muito embora já não façam o menor sentido em tempos de transporte rápido e refrigeração.

Que cada pessoa empesteie seu paladar com porcarias ancientes não é minha preocupação, mas quando esses gostos muito abaixo do padrão de qualidade moderno influenciam a satisfação alimentar de pessoas em pleno século vinte e um, é caso para se pensar. Precisamos das passas ou só temos a mania de continuar enfiando elas nos alimentos que consumimos e é difícil parar? Tendo à segunda opção.

Passas, como era de se esperar de um alimento estragado conservado não letal para o consumo humano por meios extremos, tem um gosto invasivo em todos os pratos que toca. Sim, é de praxe que os sabores que não gostamos sejam os mais reconhecíveis nos pratos que consumimos, seja lá o que você não gosta, a tendência é você sentir o gosto imediatamente e não conseguir se concentrar em mais nada; mas há uma diferença considerável aqui: a passa não se mistura com o resto da comida, ela fica lá para te relembrar constantemente do que você não gosta, estragando a experiência de comer.

O que gera a TPP, Tensão Pré-Passa, aquela sensação terrível de que você vai morder uma delas a qualquer momento se não passar pela vergonha de retirar uma por uma da sua comida. E mesmo assim, passas parecem fazer um desvio pelo universo paralelo para onde somem as tampas de caneta, desaparecendo da realidade enquanto você procura por elas só para voltarem triunfantes entre seus dentes quando já é tarde demais. Infelizmente, ao contrário das tampas de caneta, as passas sabem voltar.

E não bastasse infestarem doces, seres humanos horríveis, muito horríveis, acharam uma excelente ideia enfiarem elas no meio de alimentos salgados. Eu já acho de um barbarismo inaceitável misturar doce e salgado (coisa de bicho querer comer tudo junto ao mesmo tempo, talvez por medo de outro animal vir roubar…), mas misturar doce e salgado com passas é a versão hedionda do crime. Motivo torpe e execução cruel num mesmo pacote. Um arroz ou uma farofa perfeitavemente aceitáveis são inutilizados imediatamente por essa afronta ao equilíbrio de sabores.

Sem contar a afronta estética. Tudo o que eu não quero ver nas coisas que vou comer são elementos que me remetam a insetos. Aqueles pontos pretos geram uma imagem mental desagradável, como se fossem começar a andar pelo prato a qualquer momento. E não bastassem as passas pretas e marrons, ainda existem as verdes, as malditas que quase ficam transparentes quando cozidas. Se incomodam menos a visão, são mais perigosas ainda ao paladar por ficarem camufladas até soltarem seus sucos nefastos junto com o que você estava gostando de comer até ali.

E sempre tem uma pessoa chata para te criticar por não gostar de passas, como se fosse mero capricho não querer comer um alimento supérfluo que desvaloriza os outros sabores de um prato. E nem é o caso de dizer que está deixando de comer algo nutritivo por gosto, passas não servem pra muita coisa numa dieta balanceada. Eu não sou muito de comer frutas nem em seu estado natural, mas não nego que estou perdendo coisas que me fazem bem por isso. No caso das passas, nem esse ponto serve.

Passas tem utilidade reduzidíssima no mundo moderno, não melhoram a sua dieta, tem um gosto que não serve como principal ou como complementar, incentivam o barbarismo da mistura de doces e salgados e além de tudo, deixam os pratos mais feios. Você nunca ouviu dizer que alguém envelheceu bem como uma uva passa, não?

Para dizer que adora quando falamos sobre nada, para dizer que é muito drama por pouca porcaria, ou mesmo para ser aquela pessoa chata: somir@desfavor.com

SALLY

Qual é o pior dos alimentos? Contrariando a cultura popular, eu voto no pimentão.

Eu odeio pimentão. Eu não suporto pimentão. Mas eu não suporto uma quantidade considerável de alimentos, então, permitam explicar por qual motivo escolhi a porra do pimentão. Sim, eu vou passar duas páginas falando sobre pimentão, é isso mesmo.

Começa pela origem. As passas nascem dignas, na Europa. Uvinhas são colocadas para desidratar ao sol, na tentativa de conservar o alimento por mais tempo, graças a adversidades como intempéries climáticas e guerra. O pimentão? Pfffff… Aquelas civilizações coloridas hippies mexicanas encontraram esta porra jogada no chão e pensaram: “bacana, vamos comer?”. Sem querer ser preconceituosa (é pós-conceito), mas os mexicanos são os baianos do mundo: preguiçosos, feios e com comida merda apimentada. O sabor do pimentão é a cara do México: forte, vulgar, brega. E nome? Coisa tão escrota que nem mereceu uma designação própria: “parece uma pimenta, só que gigante, vamos chamar de pimentão?”. Grotesco.

Eu sei que alimento mais odiado da cultura pop são as passas. Também as odeio, parecem pequenas baratas enfiadas no arroz. Mas acho o pimentão pior. Passas você pode remover da comida e deixar em um cantinho do prato e o problema está resolvido. Já o pimentão… um cubinho de pimentão contamina de forma irremediável toda a água de uma piscina olímpica! O pimentão é tóxico! Por onde passa esmaga outros sabores e predomina. Não adianta remover o pedacinho de pimentão, onde ele encostou, está arruinado para todo o sempre! Ele vaza esse sabor tropical, forte e desagradável por toooodo o prato.

Passas são pretinhas, fáceis de separar. Você as encontra com facilidade no arroz, no sorvete ou em qualquer alimento que não seja preto. O maldito pimentão, além de vir em várias cores (amarelo, verde e vermelho são as mais comuns, mas existem outras, como branco, roxo e preto) também se confunde com outros alimentos. Quem aqui nunca levou à boca um pedaço desta hediondeza achando que era um tomate? Aí vem aquele amargor, aquele desalento, aquele desamparo ao perceber que não era tomate coisa nenhuma, era uma caralha de um pimentão! Pronto, três dias com esse gosto na boca, arrotando pimentão.

As passas são socialmente marginalizadas. É ok não gostar de passas, tinha comunidade no Orkut para gente que não gostava de passas. Pimentão não. Pimentão é um câncer silencioso na nossa alimentação. Chega de mansinho travestido de tempero e, no que toca a panela, vira prato principal. Sufoca o sabor da carne, da salada, do risoto. E se você reclama, as pessoas se espantam “Como assim você não gosta de pimentão?”. É dura a vida dos odiadores de pimentão, não temos qualquer apoio social e ainda somos hostilizados! Já me conformei que se quiser comer cachorro-quente digno, eu mesma terei que prepara-lo.

As passas são feinhas, mas porra, elas vem prontas. É basicamente tirar da embalagem e jogar na comida. O demônio do pimentão, além do sabor hediondo e tóxico, ainda dá trabalho para preparar. Tem que tirar as sementes que estão no meio e, se você for um cozinheiro cuidadoso, tira a pele também, em um processo chato e perigoso onde certamente queimará os dedos e deixará a casa com esse cheirinho azedo do inferno. O troço é ruim para quem come e ruim para quem prepara!

Qualquer comida temperada com pimentão fica com o mesmo sabor: de pimentão. Foda-se se é peixe, carne, frango, hambúrguer ou macarrão. Os outros sabores morrem. Passas são mais respeitosas com os colegas alimentos, tanto é que vão no arroz e no sorvete e só ousam espalhar seu sabor quando alguém as morde. Sério mesmo, tenho a impressão que o pimentão se vinga dos humanos e urina na comida quando está dentro da panela, só isso explica essa contaminação azeda.

Justamente por já portar um estigma alimentar, as passas são tratadas com certa parcimônia pela gastronomia no geral. Restaurantes não saem metendo passas em tudo quanto é prato, pois sabem que os clientes ostentam um ódio muito saudável por essas coisas escrotas enrugadas. Pedir para que um prato venha sem passas é aceitável, eu diria, até esperado. O mesmo não se pode dizer do maldito pimentão. Muitos pratos levam pimentão e, não raro, ouvimos que não é possível fazer o prato sem ele, pois “vem no molho”. Por consequência, temos que aturar essa desgraça na salada, na carne e nas massas. Até no fast food o pimentão aparece para arruinar o dia e cagar nosso cachorro-quente.

Passas são alimentos sazonais: elas ganham um destaque no final do ano, nas proximidades do natal, depois voltam para a escuridão e as trevas de onde nunca deveriam ter saído. Eventualmente ganham algum espaço no prato de malucou ou excêntricos. Pimentão é o ano todo desgraçando a nossa existência! Você vai em qualquer restaurante self service e, feliz da vida pega uma porção de salada ou um risoto e, quando menos espera, na primeira garfada, o gosto de porra de girafa está lá! Tinha pimentão, mesmo que seja picadinho do tamanho da cabeça de um alfinete, super camuflado, ele arruinou todos os outros sabores. Self service é roleta russa alimentar graças a essa infelicidade chamada pimentão!

Repito: eu não suporto passas, mas isso não me impede de comprar alimentos que eventualmente vem com passas, como granola e outros. Basta catar essas baratinhas doces e jogá-las no lixo, pronto, o alimento está próprio para consumo. Já alimentos que contenham pimentão? Não compro nem com um cano de arma encostado na cabeça! Estarão irremediavelmente contaminados…

Por sua furtividade, por sua toxicidade e por seu aspecto colorido, carnavalesco e cafona, pimentão é muito pior do que passas!

Para parabenizar a ambos por segurar duas páginas cada um com um assunto tão merda, para perguntar se semana que vem vai ser um tema de profundidade maior que uma colher de chá ou ainda para compartilhar suas birras alimentares: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (54)

  • Barbara Praun Tavora

    ODEIO pimentão com todo o âmago do meu ser.
    Só o cheiro dessa meleca me dá enjoo.
    Uma vez grávida fui num hortifruti comprar meus legumes da semana, quando passei ao lado da gôndola do pimentão, o cheiro estava tão forte e insuportável que passei mal ali mesmo.
    Ô coisa ruim, invento do capeta.
    Descobri a melhor maneira de pedir comida em restaurante sem o infeliz encostar na comida. Diga que é alérgica. Funciona comigo. Eles preparam a comida sem o dito, o quando já vem no molho, normalmente oferecem um molho substituto.

    • Barbara, nada como o medo, né? Por consideração os filhos da puta não tira, só movidos pelo medo do cliente passar mal é que se dão ao trabalho!

  • Sério, gente, frutas cristalizadas e pimentão? De pimentão eu gosto, mas não como mais desde que saiu aquela notícia dizendo que tinha não sei quantos porcento mais de agrotóxico que o permitido, que era o alimento que mais continha. De frutas cristalizadas eu gosto também, eu catava no meu pedaço de panetone para comer antes. Só que eu acho que agora estão economizando nas frutinhas e colocando um monte de passas, que eu não gosto. Na farofa ainda vai.
    Vocês não gostam de tâmaras? Parecem baratas… E ameixas? Tanto elas como as passas tem função na dieta sim! Servem para o funcionamento do intestino.
    Por falar nisso o ano já acabou. Já tem panetone para vender no supermercado.

    • Não gosto nem de tâmara nem de ameixa.

      Nem me fala, que esta época do ano é uma tentação do caralho… aqueles chocotones me olhando!

  • Fico com o Somir nessa. Pra ser honesto, também não sou fã de pimentão, mas meu grau de desgosto não chega nem perto do da Sally. Agora, passas são algo que não gosto MESMO. Felizmente, por aqui nem misturado no arroz na ceia de Natal a gente come. E falando em Natal, outra coisa que costuma vir naquelas cestas que as empresas dão aos funcionários e que eu não gosto é damasco. Ô trocinho ruim!

  • Gosto de passas e pimentão. Eu acho que gosto de tudo. Tô pensando em um monte de comida gostosa agora, acho que nunca ia conseguir escrever um texto desses. Ah, lembrei de uma coisa que não gostei de comer: gafanhoto frito (chapulines). Tínhamos um mexicano fazendo pós-doc no lab e ele adorava cozinhar e mostrar as comidas do país dele. A maioria é muito boa (meio pesada também), mas gafanhotos não gostei mesmo.

  • Finalmente encontrei alguém que odiasse pimentão tanto quando eu! O sabor é horrível, a aparência é escrota, o cheiro é nojento, não dá para lidar com essa porcaria!
    Acho que o pior é quando insistem: “Aiiii, prova, você vai gostar assim… do jeitinho que EEEEEEEU faço.” Não, não vou, não é negociável.
    Confesso que sinto o mesmo por todo tipo de feijão e isso foi razão até de focos de briga na família hahaha

  • Comida que eu abomino de verdade são as frutas cristalizadas. Elas entram pra roubar a cena de qualquer coisa que você prepare com elas. Elas simplesmente se destacam demais, além de não ser um destaque positivo. A gente só sabe que aqueles pedacinhos de sei-lá-o-quê um dia foram frutas porque veio escrito no rótulo, porque pelo sabor, pode ser qualquer coisa, menos frutas. Acredito que tais frutas devam ser cultivadas em Chernobyl, pra obter aquele aspecto bizarro e aquele gosto horroroso.

    Outra coisa que odeio é mamão. Putaqueopariu, não posso nem com o cheiro dessa desgraça! É simplesmente hediondo, estraga qualquer sobremesa, salada de frutas, etc. Nem mesmo esses sucos tipo Tang sabor mamão eu tolero – inclusive tem o sabor “laranja + mamão”, que na minha opinião é uma bela maneira de estragar o suco de laranja.

    E por falar em Tang, acredito que o sabor Caju foi o pior sabor que eles já inventaram. Nunca bebi nada tão ruim na vida

  • Duas coisas que eu detesto são carne de porco em geral (com a exceção do bacon) e bacalhau. Se eu tiver que escolher entre costelinha, bacalhoada ou aqueles nuggets de frango, eu fico com os nuggets.

  • Pimentão pra mim só serve na forma de picles, com a conserva temperada com alho e pimenta, e mesmo assim tem que estar num ponto certo em que o gosto do pimentão já sumiu quase de todo, mas não tão passado que o pimentão fique mole. Uma exceção, talvez, seja o yakissoba. De resto, pimentão é que nem curry – encobre o gosto de tudo.

    • Tem sim. Corta ele seco, limpando a faca. Corta em rodelas e refoga em oleo e tempero por 10 min. Depois pode preparar como quiser que não fica gosmento!

  • Comidas que fedem. Queijo branco tipo Minas, além de feder mesmo na validade, acumula água, eca! Lavem bem a boca depois de comer. Dobradinha cozinhando fede mais que ração de cachorro. Meu vizinho cozinha essa merda e fica o prédio todo fedendo. Carne seca é outra desgraça pra deixar o ambiente fedido. Alguém aí come essas coisas? Tem muita comida ruim!

  • Odeio uvas-passas, principalmente as brancas, beringela, chuchu, champignon, picles,… Mas devo concordar, pimentão é diabo empesteador, em todas as suas fuckin’ colors. E odeio mais ainda as pessoas que criticam quem nao gosta de algo. Porra! Tem gente q nao gosta de camarão, de carne vermelha, de sorvete de pistache e eu nâo critico.

  • Gosto de pimentão, não gosto de passas, mas o que eu não suporto mesmo — mesmo! — é fígado. Morder um pedaço de fígado me tira todo o ânimo de viver.

  • Odeio passas, principalmente no antepasto de berinjela, que em alguns lugares deveria se chamar antepasto de passas.
    Mas pimentão eu amo! Todo Natal eu faço um salpicão em que o ingrediente principal é o pimentão (do verde, vermelho e amarelo), e olha que faz sucesso viu…
    Mas além das passas, um alimento que não me desce de jeito nenhum é o coentro. E tirar aquilo dos pratos é tarefa impossível, até porque contamina tudo, o sabor dele se sobressai sobre qualquer outro ingrediente.

    • Acho interessante que a questão de gostar ou não de coentro é genética! É a falta (ou excesso) de um gene que faz com que o coentro fique muito desagradável!

      Quem tem essa característica acha coentro com gosto de sabonete ou produto de limpeza! Ou como o namorado diz “tem gosto de banheiro!” Hahahah!

  • HAHAHAHAHA eu adorei esse tema!!

    Acho que sou muito BM, porque adoro pimentão e vou confessar que curto passas na comida (principalmente salgadas, já que adoro a mistura doce-salgado).

    Mas pra me redimir, eu ODEIO pimentão verde (só o verde) e ODEIO frutas cristalizadas nos doces!

    Agora…
    “Já me conformei que se quiser comer cachorro-quente digno, eu mesma terei que prepara-lo.”
    Me passa esses lugares, Sally! Nunca comi um cachorro-quente com pimentão, deve ser muito bom!! Aqui em Campinas, nos locais onde como cachorro-quente não vem automaticamente com pimentão!

  • Eu gosto de pimentão e de passas/arroz com passas. Sofre mesmo é quem não gosta de carne tipo eu. Desde criança meu pai gaúcho me aterrorizando que eu iria morrer anêmico e quando jovem ter que ouvir dos colegas que quem não vai a churrasco é viado! Não vejo muita zoação com quem odeia passas nem pimentão, agora não gostar de carne é foda.

      • Falo com experiência de quem mora no sul, e tem namorada vegetariana: não gostar de carne é pedir pra ser visto como um alienígena por aqui. Se tem uma coisa que as pessoas acham absolutamente bizarro e fora da realidade, é não gostar de carne/churrasco. Eu sou fanático por churrasco, mas não lido muito bem com a carne de ovelha. Acho que deve depender do preparo, mas é uma carne enjoativa, não consigo comer muito mais que um pedaço pequeno

        • Te entendo. Moro no Rio e não gosto de putaria. As pessoas estranham quando você despreza o que há de típico no local…

  • Sou suspeita para comentar porque como passas e pimentão tranquilamente, mas concordo com a Sally que o pimentão é pior para quem não gosta porque geralmente as pessoas picotam ele todinho e os pedaços se misturam na comida de um jeito que se você quiser tirar UM vem um monte de coisa grudada, arroz, tempero, etc.
    A uva passa você vê de longe e consegue tirar uma por uma sem maiores problemas, até porque a quantidade de pratos feitos com ela (pelo menos que eu conheça) é infinitamente menor que pimentão, que tem variações ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: