Tarefas invisíveis.

A maior parte dos que estão lendo devem sentir que tem muita coisa para fazer, sempre. Pessoas andam cada vez mais atarefadas e estressadas com isso. E não me refiro a tarefas padrão, como pagar contas ou trabalhar. Estas tarefas tem prazo e tem consequências imediatas: se você não paga a conta de luz, fica no escuro, se você não faz seu trabalho, é demitido. O grande problema são as “tarefas invisíveis”, aquelas cujo não cumprimento não gera uma consequência imediata e por isso elas caem no esquecimento com muita facilidade. O problema é que, a longo prazo, essa conta vem. E é bem cara.

Costuma ser uma péssima mania do ser humano, principalmente do cerumano brasileiro, só aprender a nadar quando a água bate na bunda. É da cultura nacional só fazer as coisas quando tem um prazo mordendo o calcanhar. Sem prazo a maioria das pessoas se permite não fazer uma tarefa que lhe seja desagradável usando como justificativa socialmente aceitável existir outra com prazo que precisa ser feita antes. Exemplo: não fui ao médico fazer um check-up pois estou muito ocupado trabalhando. Ahãn. Em um ano, em um fuckin’ ano inteiro, você não teve uma hora do seu dia livre, né?

Então, estas tarefas invisíveis são traiçoeiras, pois a falta de uma consequência imediata é um convite à protelação. O problema é: muitas vezes elas são realmente importantes. Muitas vezes o desdobramento a longo prazo de não fazê-las afeta sua vida e a vida das pessoas que te cercam de uma forma que você nem imagina. Se você não tem um senso de dever e cuidado muito aflorado, é muito fácil permitir que o urgente se sobreponha ao importante.

Por isso resolvi escrever este texto, uma espécie de “Wake up call”, ou, no bom carioquês, um “se liga”. Não deixe o urgente se sobrepor ao importante. Tempo é questão de prioridade, você só não tem tempo para aquilo que não prioriza. Se você não tem tempo para fazer um check-up médico anual, bem, repense suas prioridades. Estou dizendo o óbvio? Com certeza, mas precisa ser repetido. Garanto que muita mais gente aqui paga a conta de luz em dia do que está em dia com o check-up médico anual que deveria fazer.

E se você fez um hemograma completo e está tirando onda, pare. Anualmente devemos verificar diversos aspectos do nosso corpo: desde exame preventivo ginecológico até uma revisão no oftalmologista. Não basta ir a um clínico geral uma vez ao ano. Você visita um dermatologista com qual frequência para exame de câncer de pele? Moramos em um país onde os raios não são ultravioletas, são ultraviolentos, ao menos uma vez por ano você tem que fazer uma varredura no seu corpo. E dentista, quando foi a última vez que você fez uma revisão? E as vacinas, estão todas em dia? Mesmo aquelas muito importantes que a rede pública não distribui? Você sabe quais vacinas é fundamental tomar? Você sabe quais exames tem que fazer de tempos em tempos?

E o corpo, como está? Condição cardiorrespiratória? Fazendo exercícios aeróbicos? Não ter dinheiro não é motivo, você pode correr na rua. Não ter tempo também não é, abra mão de uma hora do seu sono para aumentar as chances de assistir à formatura do seu filho ou pegar seu neto no colo. Espero que esteja fazendo exercícios de força resistida também (musculação, localizada ou pilates, por exemplo), pois depois dos 30 anos, perdemos massa muscular progressivamente e se ela não for “reposta”, problemas muito ruins te esperam em um futuro breve. Por falar nisso, como anda a alimentação? Colesterol? Triglicerídios? Glicose? E as vitaminas, alguma carência? Está comendo alimentos para suprir suas deficiências nutricionais?

E na casa, tudo ok? Sabemos que a casa conspira contra o morador e os objetos se unem para quebrar todos juntos, de preferência no dia seguinte que a garantia expirou. Tá tudo ok com a sua casa ou o chuveiro só esquenta se levar porrada, a porta só fecha se for puxada para cima e a pia pinga irremediavelmente? Qual foi a última vez que teve uma revisão para verificar vazamento de gás? O filtro da água, qual foi a última vez que você limpou? Talvez ele esteja mais sujando do que filtrando a água que você bebe, sabia? (e você bebe pelo menos dois litros por dia, olha que perigo). E o filtro do ar condicionado? Quanto tempo faz que não é lavado? E os travesseiros, cuja vida útil é de alguns meses, pois depois seu peso passa a ser basicamente fezes de ácaros, quanto tempo faz que você não troca?

Sim, é desesperador, eu sei. Ninguém disse que a vida adulta seria fácil. Muita coisa para fazer e, por mais que a gente faça, faça e faça, sempre tem alguma pendência. É normal se sentir desesperado. Mas tem que fazer. Fato: todos os meses você vai ter alguma tarefinha invisível para fazer. Melhor se organizar e fazer um cronograma de tarefas invisíveis, pois quando a necessidade delas bate à porta, é sinal de que já é tarde demais. É muito difícil que sua mente se lembre de todas elas, pois não tem o ônus imediato da perda do prazo mordendo seu calcanhar, então, seja esperto e não espere o caldo entornar: se organize e monte um cronograma anual delas.

Como está sua documentação? Em dia? Documentos tem prazo de validade, você sabia? O que tem vencido que precisa ser renovado? Sugiro que fique atento, é Brasil, aqui o processo é lento. Vai que você perde uma oportunidade por não estar com um documento válido na mão. Vai que você paga uma multa por não ter algum documento seu em dia? Nessas horas o Poder Público não tem a menor dó nem flexibilidade, você pode ter que pagar muito caro por não ter tirado o documento daquele carro do seu nome, por estar com uma carteira de motorista vencida ou não estar em dia com sua obrigação eleitoral. Tudo que tem que estar no seu nome está? Tudo que não tinha mais que estar no seu nome não está?

As vacinas dos seu animais, todas em dia? Uma vez por ano tem que dar reforço. Vermifugou eles pela última vez quando? Tem que vermifugar periodicamente, caso contrário pode sobrar para você e para seus filhos, sem contar que seu pet vai viver menos se não for bem tratado. Remédio contra filariose, você dá periodicamente ou, logo você, que diz amar tanto seu mascote, decidiu assumir o risco de que seu bichinho morra cheio de vermes no coração?

Sua qualificação para o mercado de trabalho, para melhorar no que você faz, para conseguir um aumento ou uma promoção, para alcançar seu objetivo, tá tudo ok? Hoje em dia se aprende outro idioma com vídeos de aulas gratuitas online ou com aplicativos. Está ciente das últimas novidades e tendências na sua área de trabalho? Está apresentando ideias, sugestões e novidades ou está parado fazendo mais do mesmo e esperando algum reconhecimento pelos seus lindos olhos?

E seu relacionamento, o que você fez no último mês para melhorá-lo, para que ele evolua, para que ele se torne mais legal? O que você está fazendo, além de existir, para regar esta plantinha que todos sabemos morrer se não for bem cuidada, graças a anos e mais anos de metáfora clichê? Negligenciar o outro ou ficar no piloto automático não geram qualquer consequência a curto prazo mas, a longo prazo, é devastador. E depois a pessoa ainda tem o desplante de não entender por qual motivo terminou. Não seja bunda mole e insira no seu rol de tarefas invisíveis coisas que cultivem seu relacionamento. Caso você não saiba o que alimenta seu relacionamento, encha uma meia com pilhas e bata na sua cabeça dez vezes, depois insira na sua lista conversar com seu parceiro(a) e conhece-lo melhor.

Redes sociais todo mundo tem tempo de olhar todo dia. Ninguém passa um dia inteiro sem olhar o whatsapp por estar sem tempo, certo? Ninguém deixa de escovar os dentes por estar sem tempo. Tempo é prioridade. Encontramos tempo para o que é urgente, então, não é falta de tempo que nos impede de fazer coisas importantes, é falta de lembrar que elas precisam ser feitas. São tarefas invisíveis e são muitas.

Então, não se sinta mal por não lembrar de todas elas, é humano. O erro não consiste em não lembrar, o erro consiste em não criar mecanismo para se obrigar a fazê-las. Assim, se você não tem uma mente privilegiada e uma inclinação control freak, sugiro que se organize para não deixar que o urgente se sobreponha ao importante. Em alguns anos você vai me agradecer.

Para dizer que este texto mais te preocupou do que te ajudou, para dizer que você não faz nem o urgente nem o importante ou ainda para dizer que eu devo estar com tudo importante em dia para me dar ao luxo de escrever um blog diário: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (17)

  • Sugestões práticas.
    Reflexões importantes, especialmente para mim, que não curto ir ao médico. Ih, faz muito tempo!

  • Confesso que só lembro de fazer o check-up anual porque a profissão me obriga… mas a maioria das outras coisas acabo esquecendo mesmo.

    • Faça uma lista, monte um cronograma. Esquecer não tem consequências imediatas mas pode ter consequências graves!

  • É o que eu sempre digo: se você não gosta de médicos, vá fazer o maldito check-up 1 vez por ano! É uma visita única! Agora, vai esperar ficar doente… Aí é médico até dizer chega…

    Só uma correção, Sally! O exame preventivo ginecológico não é anual!

    Ah! E não precisa ir nesse tanto de médico aí não! Procure um Médico de Família e facilite sua vida! ;)
    É clínico geral, exame ginecológico de rotina, exame da pele, pedido de exames, tudo numa só visita! “Eu agarântio!”

    • Porque diabos meu médico me pede preventivo todo ano? Qual o interesse desse cerumano em cutucar o colo do meu útero?

      • Ginecologistas tem essa mania…

        Das duas uma: ou ele não “concorda” com as recomendações das organizações de saúde mundiais… Ou ele te considera “sexualmente promíscua” (ODEIO esse termo)… Qualquer uma das opções é hipermedicalização e pode te trazer mais risco do que benefício.

        Guideline de 2016, da OMS, que se baseou no IARC ( International Agency for Research on Cancer) – o exame citopatológico deveria ser realizado em
        mulheres de 25 a 60 anos de idade, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos.

        Ah sim, essa recomendação é desde 1986. Ou seja, se seu G.O vai em congressos, ele sabe. E se ele se formou após 1986, bem… ele também sabe.

  • Talvez a minha maior tarefa invisível urgente seja procurar um psiquiatra, porque homem solteiro morando sozinho é foda! No neu ap tem uma torneira que eu inutilizei porque tava vazando desde o natal passado. Antes de fazer um ano vou ver se arrumo…

  • I´m a fuckin´control freak e é assim mesmo q os cerumanos enxergam a gente, como freaks. Realmente é desesperador cuidar da vida se vc não é acomodado, não mora com os pais e, como eu, ainda tem filhos. Mas os brasileiros, não só os médios, tem como lema o “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Fuckin’ sad e irritante!! E não tem texto, conversa, nem esporro q mude essa gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: