Data Desfavor

Hoje completamos nove anos de idade e, para comemorar, resolvemos fazer um raio-x do blog, com uma pequena surpresa ao final. Segue uma compilação do significado de nove anos de desfavor!

Hoje temos 3.453 postagens publicadas. Somos um blog de postagens diárias, ou seja, pela matemática, nove anos equivaleriam a 3.285 postagens, mas nós temos mais. É que além das postagens diárias, fazemos plantões extraordinários quando acontece algo que julgamos ser relevante o suficiente para não poder esperar até o dia seguinte.

Pesquisamos bastante e podemos afirmar que não existe outro blog no mundo (sim, eu disse no mundo) que produza esta quantidade de conteúdo de forma não-remunerada e não profissional. Existe quem faça essa quantidade de conteúdo, mas com uma equipe de mais de 20 pessoas remuneradas exercendo sua profissão de jornalistas. Dois malucos de graça nas horas vagas, é só a gente mesmo.

Alcançamos 144.944 comentários aprovados. Na verdade, o número real é bem maior, já que cada vez que banimos alguém todos os comentários que esta pessoa fez são apagados automaticamente (e geralmente pessoas banidas costumam ser carentes que deixam muitos comentários por dia). Se levarmos em conta todos os comentários já feitos, passaria fácil dos 200 mil. 144.944 comentários em nove anos gera uma média de 44 comentários por dia, uma ótima marca para quem tenta, desde sempre, não ser encontrado no Google.

Sabemos que esta divisão de comentários por texto não costuma ser muito equilibrada, alguns textos acabam tendo mais comentários que os outros, como por exemplo, nosso queridinho e mais comentado texto sobre o lado negro da gravidez, que conta com 3.125 comentários. Apesar de ser um texto de 2012, ele é atemporal: ofende forte, mesmo cinco anos depois. Na média, todos os dias ao menos duas pessoas passam e rogam suas mais sinceras pragas para minha pessoa ali, sendo a mais comum “tomara que você tenha filhos”.

Temos outros textos populares, como a série de textos “Matando Lagartixas” onde surpreendentes 1.932 pessoas passaram em um dos textos para deixar registrado seu desgosto com esse animal asqueroso. O texto sobre educar gatos também recebeu um numero considerável de comentários, principalmente se levarmos em conta que ele não envolve qualquer polêmica: 1.320 pessoas passaram para falar dos seus bichanos. Depois temos o texto sobre Lesão Corporal, onde 1.266 pessoas passaram para tentar tirar suas dúvidas de forma gratuita. Primeira e única vez na história do Desfavor em que eu desisti de responder aos comentários, tamanha a brutalidade e absurdo do conteúdo. Se tiver curiosidade antropológica, passe e leia.

Pessoas do mundo todo acessam o Desfavor mas, quando falamos de outros países, a maior parte dos nossos leitores estão na Europa, seguidos de perto pela América do Sul. O continente que menos lê o Desfavor é a África. Dentro do Brasil, nosso público se concentra nas regiões Sudeste e Sul, principalmente em São Paulo, nosso público mais fiel, o que era de se esperar, já que carioca só lê bula de anabolizante e cardápio de sucos.

Hoje o Desfavor é composto de 30 colunas diferentes listadas na nossa Constituição exceto a coluna “Desfavor Bonus”, que não está listada e só é usada em situações excepcionais. As colunas campeãs de audiência ao longo desses nove anos são Processa Eu (metendo o cacete em mitos), Desfavor da Semana (falando sobre o pior evento ocorrido naquela semana) e Flertando com o Desastre (expressando alguma opinião altamente impopular).

Esse é o nosso passado. Agora vamos falar sobre nosso presente e nosso futuro?

Antes de mais nada, uma rápida resposta a uma pergunta recorrente: não, desfavor não vai acabar. Não temos a menor intenção de fechar o blog e não há obstáculo que nos faça parar de escrever. Como vocês podem imaginar, em nove anos acontecem muitos imprevistos e percalços na vida de uma pessoa, mas, ainda assim, nunca deixamos de escrever. Por pior que fossem nossas demandas de trabalho, nossa saúde ou nossa sanidade mental, sempre estivemos aqui. Então, não precisam ter medo disso, desfavor não vai acabar. Não há trabalho, casamento ou macumba que nos faça desistir do Desfavor.

Dito isto, vamos falar sobre Twitter. A maioria não quer ver o Desfavor no Twitter e respeitaremos a vontade de vocês. O blog é feito para vocês. Não quero posar de altruísta, pois eu me beneficio muito com isto aqui, o ponto é: para que continue sendo bom para todas as partes, todo mundo tem que estar feliz. O perfil do Desfavor já existe no Twitter, mas apenas para garantir que o @desfavor seja nosso e nenhum babaca fale em nome do blog. Continuará desativado.

Mas, o fato de não estar no Twitter não quer dizer que não possamos interagir de formas diferentes, muito além dos comentários. Por isso, pensamos em uma uma iniciativa que é a nossa cara: constrangedora, pode causar sérios problemas e gerar inimigos. Tudo que você vai precisar é de uma folha de papel e uma câmera.

Sabemos que o Brasil é um grande desfavor e que cada região, cidade ou bairro tem seus desfavores típicos, muitos deles inacreditáveis. Desde o começo foram esses desfavores que nos uniram, afinal, todas as postagens giram em torno disso. Queremos conhecer melhor os desfavores que te cercam. Já que todos nós temos que aturar essa pá de bosta, vamos ao menos dar visibilidade a ela e debater a respeito, seja para rir, seja para detonar.

Por isso convidamos vocês a participarem do novo projeto “Meu Desfavor”. Basta imprimir a arte que estamos disponibilizando neste texto e tirar uma foto com a plaquinha escrito “Desfavor” apontada para o desfavor que você pretende divulgar.

Baixar Placa para Impressão

Você pode imprimir em papel comum, em uma placa de acrílico, em uma placa de pvc ou no tolete do seu cachorro, pouco importa. O que queremos é uma foto com a seta apontada para o desfavor que você deseja divulgar/detonar. Não tem como imprimir? Pode escrever “desfavor” em um papel, guardanapo, papel higiênico ou saco de pão, desenhar uma seta e tirar a foto mesmo assim. O que vale é a intenção (de detonar, falar mal e reclamar). Queremos descobrir esses tantos desfavores que existem no Brasil e no mundo!

Você não precisa aparecer na foto se não quiser. Também não precisa se identificar, porém seria interessante que, ao enviar a foto, você explique qual é o desfavor apontado, pois nem sempre estamos familiarizados com ele. Ser um desfavor é um conceito subjetivo.

As melhores fotos serão postadas e nos comentários debateremos sobre o desfavor apontado. Se for um desfavor que dê o que falar, pode até virar texto nosso, com a sua foto como ilustração da postagem. E, não se preocupem, pela lei brasileira, se sua foto ofender alguma pessoa ou alguma marca, quem responde somos nós, os responsáveis pela publicação da foto. Manda ver sem medo!

Para começar essa nossa maravilhosa jornada ofensiva, inauguro o evento. Escolhi cinco desfavores que me incomodam profundamente:

Conforme recente postagem sobre brinquedos, acho um desfavor um entretenimento que consiste em tomar jato de água do vaso na cara. Zero educativo, zero meritocrático (porém surpreendentemente cara esta caralha de privada de brinquedo). Ainda tem a opção de testar “para ouvir sons de descarga”. Não precisa pagar tão caro, querido leitor, por cinquentinha eu vou na sua casa e jogo água em você.

Custo desta foto: Zero. Ninguém nem viu o que eu estava fazendo.

Igualmente citado na postagem sobre brinquedos, esta bicha louca vem na versão Cabelinho Escroto Lenhador Sem Barba ou Cabelinho Escroto Quão Gay é Minha Calça. Percebam os lábios preenchidos, quase fazendo biquinho. O da direita, com calça vermelha estonada, lembra o Dr. Rey. Acho que a Mattel poderia inserir um acessório para este Ken: um kit chuca.

Custo desta foto: Olhares curiosos.

A calcinha bege é o item mais lamentável do guarda-roupa feminino, em minha opinião, ganha até mesmo da pochete, da calça saruel e da sandália franciscana. A calcinha bege deveria ser considerada método anticoncepcional. Não há motivos para fazer uma calcinha desta cor, por mais transparente que seja a roupa, há outros tons menos broxantes que não aparecem.

Custo desta foto: uma idosinha perguntando “o que é desfavor?” e eu respondendo “No hablo português” e saindo de fininho.

Sei que muitos de vocês nasceram com as papilas gustativas mortas e comem essa atrocidade em forma de chocolate que é o Caribe. Além do desaforo de inserir fruta na sobremesa, ela ainda vem da pior forma possível: parece que mastigaram a banana, cuspiram e depois cobriram com chocolate. O Caribe sempre sobrou na caixa de bombom e, ainda assim, algum depravado achou que merecia virar um chocolate autônomo!

Custo desta foto: ser abordada por um segurança das Lojas Americanas e ter que responder se eu tinha autorização da gerência para colocar “essa placa” no meio dos chocolates. Respondi que sim e saí rapidamente.

Não é novidade, mas é desfavor: Dan Brown novamente entre os mais vendidos. A foto não ficou muito boa, pois tinha um segurança vindo em minha direção…

Custo da foto: Expulsa da livraria.

As fotos deverão ser enviadas para o e-mail do SOMIR: somir@desfavor.com , começaremos as publicações na semana que vem. Compartilhe você também o seu desfavor, vale tudo: objetos, pessoas, eventos… Teremos o maior prazer em detonar o que quer que seja!

Para mandar um foto de Yakult e gerar a Terceira Guerra Mundial no blog, para enviar uma foto do próprio Desfavor como exemplo de desfavor ou ainda para perguntar se vai ter prêmio para as melhores fotos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (40)

  • Light into the darkness. É assim que defino o desfavor em tempos de internet usada para militar, encher o saco e desinformar. Vocês são luz em meio à escuridão da desinformação. Prefiro mil vezes ler notícias e me informar por meio do Desfavor da Semana e A Semana Desfavor que por qualquer site de notícia. Adoro o ponto de vista de vocês. Adoro também essa coragem de dizer o que ninguém seria capaz. Vocês são foda, vida longa à RID e a vocês!

    • Obrigada, Guilherme! Vocês também trazem luz às nossas vidas, com novos pontos de vista, histórias de vida e debates muito ricos!

  • Nesses nove anos, se já é curioso as pessoas imaginarem como vocês seriam na vida real, ainda mais não só lendo mas também escutando, nunca me esqueço de quando haviam perguntado como EU seria, se já havia se encontrado com vocês, ou, pior ainda, se eu era um de vocês ou ambos.

    De resto, fico grata pela chance de interagir com comentários assim como textos. Até porque aqui se permite ser livre e criativo como em nenhum outro lugar. Sobretudo com humor negro.

  • Me sinto privilegiado em fazer parte da família e até já ter tido participação aqui com três textos publicados… Rs

  • Não consegui responder no tópico. Ttudo começou com ele vendo o histórico do computador e sempre tinha muito DESFAVOR e ele abriu e leu um texto sally surtada q ele achou eu tinha escrito sobre elE. Depois ele achou Q vc era minha amiga e Q eu contava tudo pra vc e vc escrevia. Muito retardado RS. Quando brigávamos ele falava pra ir desabafar com menus amigos psicopatas. Ele realmente achava Q eu conhecia vcs e não queria apresentá-los. Aquele texto sobre gordinho de merda deixou ele muito puto rs.

    • Hahahahaha

      Que ego, hein? Achar que uma estranha escreveu um texto PARA ELE!
      Bom, ao que tudo indica, era um gordinho de merda, né? Já vai tarde…

  • Parabéns, Sally. Parabéns, Somir. Parabéns, Impopulares. Nossa, nem parece que já faz tanto tempo! E nesses nove anos, quanta coisa lemos e aprendemos, quantas vezes nos divertimos e nos ajudamos, quantos temas diferentes nós debatemos e pensamos juntos. Uma massa enorme de informação, prazer e conhecimento. É ver os números levantados aí no “Data Desfavor”. Sem falar no convívio com gente que considero mais que especial. Acho que nada do que eu disser será suficiente pra expressar a minha gratidão por todos vocês existirem e fazerem os meus dias melhores. E se tem um lugar na internet em que faço questão de entrar todos os dias – na verdade, várias vezes ao dia – e em que sempre aguardo ansiosamente pelo conteúdo, é aqui. Longa vida ao Desfavor!

    Ah, e eu adorei a idéia das plaquinhas…

  • Sally e Somir, parabéns pelo trabalho de vocês. Acompanho o blog desde 2012 e cheguei aqui por causa do texto do lado negro da gravidez. Estou sempre aqui, mas não comento. Eu sempre penso que seu não tiver nada de bom pra acrescentar , melhor ficar calada. Acho que muitas pessoas devem pensar assim também. Por isso, eu acho que o número de comentários não deve ter tanto peso no trabalho de vocês. Por favor, continuem, nós aprendemos muito com vocês, sobre tudo!

    • É muito maravilhoso que tenham divulgado um texto exaustivamente na intenção de queimar o desfavor e ele tenha trazido leitores fieis!

  • Ah, esqueci de dizer uma coisa: eu deixei de comentar porque acho que meus comentários não acrescentam em nada. Nada importante pra dizer sabe?

  • Agora fiquei triste, devo ser a única da região Norte a ler o desfavor (lágrimas) . Mas tirando isso, acompanho sempre vcs, mesmo não comentando muito (desculpa), gosto muito daqui, sempre leio, e me sinto 100% em casa. Sobre a ideia das fotos, adorei! So não sei como farei para tirar fotos sem que ninguém perceba.

    • Temos muitos leitores na região Norte. Nosso menor índice é no Nordeste (e sabemos que nós fazemos por merecer).

      Sobre as fotos: todo mundo vai perceber, você vai precisar de cara de pau…

  • Eu já disse isso semana passada, mas repito, vida longa à RID!
    Obrigada, Sally e Somir por esses 9 anos de postagens basicamente ininterruptas e com um conteúdo realmente diferenciado.

    Aprendi muito por aqui, principalmente a ao menos tentar olhar fora da caixa e me distanciar (ou ao menos tentar) do pensamento comum.
    Não gostaria que meu comentário fosse interpretado como uma bajulação, porque não é. Apenas quero expressar a gratidão e dar um feedback de como vocês realmente influenciam na vida de seus leitores que se propõem a refletir sobre os temas abordados nesses milhares de textos.

    Muchas gracias!!

    • Talento, nós também aprendemos muito com essa troca e nos sentimos menos sozinhos ao encontrar pessoas que pensam como a gente!

  • Acompanho o Desfavor há mais de um ano.Desfavor Explica é de longe minha coluna preferida.Não há blog semelhante,Vocês estão de parabéns!
    PS:Sally,menina!Sou carioca também!vamos unir nossas mentes que sabem processar mais do que bula de anabolizante e cardápio de suco.Hahaha.

    • Giovanna, vamos unir nossas mentes sim! De que desfavor do Rio você é: calor absurdo perto de estádio de futebol, breguice perto de shopping com estátua da liberdade, arrastão na praia ou do outro lado da poça?

  • “As colunas campeãs de audiência ao longo desses nove anos são Processa Eu (metendo o cacete em mitos)”

    Só acho que deveriam voltar com esta coluna, PFVR!

  • EEEEEHHHH….UUUHHUUUU….PARABÉNS DESFAVORRRR!!!!!
    Sempre leio, desde o início…raramente faço comentários, sorry…
    Gosto do blog, e vocês, Sally, Somir e “comentaristas” são realmente ótimos!
    Vida longa ao Desfavor.
    Abs

    PS: quantos acessos o blog tem em média por dia? porque muitos acessam, mas poucos comentam, né?

      • Eu zoava nos comentários quando usava o wifi do trabalho, agora saí de lá, então só mesmo quando pego do vizinho huebr. Caraca, 9 anos é uma vida! Mais que um casamento. Quero ver o que vão aprontar quando fizer uma década.

      • Sally, eu sou tímida e tenho medo de pessoaas ,mesmo na internet. Pode ser que outras pessoas também sejam assim. Não acho que seja um erro de vocês.

      • Sally querida, acredito que não há nenhum erro. Eu, por exemplo, não costumo comentar porque na maioria dos post acho que será “mais do mesmo” , “chover no molhado”, “não é importante”, “não há o que acrescentar”; acho que muitos leitores pensam assim e que, depois de tudo o que é postado e comentado, a sensação é que não há mais nada a dizer.

  • O texto que mais gosto foi o kombo sobre Falácias e o q mais compartilhei é o sofrendo por amor . A coluna q mais gosto é flertando com o desastre. Eu lia o saly surtada ( corporativismo feminino , acho q todas as quartas) e quando vc veio pra cá eu vim tbm. Achava meio chato, mas me comprometi a ler pelo menos uma vez por semana. Quando era casada o desfavor foi até motivo de briga rs. É ja até me mostraram texto daqui e eu falei q era do blog dos meus amigos rs.

    • Que feedback bacana, Felícia! Muito feliz em saber que você acompanha a gente pré-desfavor!

      Qual era o problema do seu mardo com o desfavor???

  • Parabéns Sally e Somir!
    9 não deve ter sido fácil. Que venham mais 90.
    Me orgulho de estar aqui desde o primeiro dia. A primeira postagem foi sobre a rede globo.
    Nem sempre comento, mas tento ler tudo.
    Obrigada mesmo!

    • Muito feliz em saber que conseguimos manter o seu interesse por tantos anos! Obrigada a você também, somos uma irmandade cuja troca beneficia a todos!

  • Parabéns pelos 9 anos! Ah, fui agora na postagem “Lesão corporal” só para ver os comentários que não vi na época kkkkk (sim, já estou providenciando minha plaquinha e procurando um desfavor bem grande pra mandar ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: