O que aconteceu com o desfavor?

Calma, calma… eu atualizei o layout, mas está tudo aqui. Por mais que eu gostasse do visual antigo, estava tudo bem defasado do ponto de vista técnico. Como vocês podem perceber, ficou tudo BEM mais clean. Basicamente nenhuma distração do conteúdo, o que é exatamente o nosso foco aqui. Vamos fazer um tour pela casa nova?

Pode parecer que simplificou, mas debaixo do capô temos nossa maior evolução técnica desde o começo. O desfavor agora pode ser reorganizado, remontado e atualizado com muito mais liberdade do meu lado, estamos usando uma plataforma de layout muito mais completa e adaptável, que me dá liberdade de mudar a cara do site sempre que me der na telha, retomando os tempos de vocês acordarem com algo do tipo “fã-clube do João Kléber” na primeira página. Bom, eu não disse que era exatamente positivo para todos.

Ainda tenho algumas coisas para acertar, e aposto que vocês vão achar os lugares que eu não lembrei de arrumar logo logo (conto com isso), mas a ideia básica de reestruturar o sistema já foi feita. Nos meus primeiros testes, está mais rápido, mas eu dependo de vocês para me dizerem se existem pontos de lentidão no seu caminho. O desfavor é um blog muito grande, nosso banco de dados está passando de 800mb! E ainda usamos uma calculadora ligada numa bateria de batata como servidor, o que provavelmente não vai deixar de gerar problemas tão cedo.

Aviso que não temos mais suporte para navegadores muito velhos ou aqueles toscos embutidos de celular: não tem mais desculpa hoje em dia para ficar com navegador desatualizado. Se o desfavor não funcionar no Chrome, Firefox ou Edge mais recentes, me avisem. Se não funcionar em qualquer outra coisa, sinto muito. E não é nem eu sendo Somir, nem pra quem me paga pra fazer sites eu dou mais suporte para essas desgraças desatualizadas. E falando em modernidade: continuamos totalmente adaptados às telas de celular, mas os navegadores mais modernos já tem ícones para ler sem distrações. Use sem dó, porque não temos propaganda mesmo.

Bom, com a parte mais técnica dita, vamos falar de organização de conteúdo: agora temos o que realmente importa dentro do Menu, acessível pelo ícone das três barrinhas. Últimas postagens, colunas e arquivos. Se você sente falta dos comentários recentes e das tags, não sinta mais: estão no rodapé do site, em todas as páginas. A pesquisa fica no bloco superior do site agora, e para quem está no celular, basta abrir o Menu que ela está lá! O objetivo era evitar redundância e carregamento desnecessário de informações que pouca gente procura.

Os comentários… por mais que eu gostasse da minha solução anterior de encaixotar todos, estava faltando espaçamento e organização. Agora fica tudo mais clean, e os comentários meus e da Sally aparecem em destaque para facilitar serem encontrados. É só passar o mouse em cima de um comentário para ver o botão de responder. De resto, tudo igual.

Vamos para o logo: para quem não se lembra, e a maioria de vocês não deve se lembrar, o desfavor com a linha vermelha embaixo foi o nosso primeiro, e eu achei que era hora de trazer essa “alma errada” de volta para o nosso convívio. O nome “desfavor” surgiu quando uma pessoa muito mala pentelhou a Sally por ter usado o termo como substantivo numa crítica a um texto igualmente mala. Foi amor ao primeiro nome. A linha vermelha indica aquelas correções que os editores de texto fazem enquanto você escreve. Errados pride.

E mais uma coisa: se você está num computador, deve ter visto o link “Sugira um tema!” em destaque no cabeçalho (se estiver no celular, está dentro do Menu). E é exatamente isso: temos uma página especial só para isso agora, onde vocês podem deixar suas sugestões de temas nos comentários. Não prometemos escrever sobre todos, mas com certeza será um lugar para olharmos com carinho na hora de definir sobre o que escrever. Se escolhermos o seu tema, faremos uma menção no post. E mesmo se você não tiver uma ideia bem definida sobre o que quer ler, pode ir participar reforçando outras sugestões que te agradem. Vai estar sempre em destaque no site, porque queremos que vocês usem. Costuma ficar muito bagunçado e difícil de lembrar quando as sugestões aparecem nos nossos textos diários. Estamos esperando…

E por enquanto, é isso. Tenho planos para continuar adicionando funções novas e integrando melhor o sistema, inclusive com um modo noturno (em produção) e uma nova página inicial com muito mais conteúdo, mas primeiro vamos achar os problemas do sistema básico, certo? Ah, se não gostar do visual, não tem problema, pode mudar de ideia e concordar comigo sem problemas.

Sabe como é, tem coisas que não mudam, nem depois de 9 anos…

Para dizer que agora percebe como o anterior era feio, para dizer que não gosta dessas coisas clean, ou mesmo para dizer que não está funcionando direito no seu navegador cagado: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (29)

  • Adorei a cara nova do blog, está realmente mais bonito e muito melhor de ler no celular. Só um detalhe; acho que pode ficar bom colocar o nome das colunas na pré visualização da página inicial, ao lado do nome do autor.

  • Mão gostei. Deveria ter cores berrantes e umas correntes de ouro (sim, eu assisti aquela porcaria inteira só pra ouvir os comentários de vocês)

  • Innen Wahrheit

    Em tempo: o texto da página inicial (primeiro parágrafo, antes de “continue lendo”) está centralizado, enquanto o texto da postagem está alinhado à esquerda.

    (eu costumo distribuir o texto entre as margens, o que no Word se chama alinhamento justificado… Existe algum critério para conteúdo online?)

    • Proposital: na página inicial, só com o resumo, fica centralizado mesmo. Novo padrão para exibição nesse modo. No texto completo segue o padrão original.

      Sobre o alinhamento não justificado, e isso vai para o Álvaro também (e para a Sally): eu também gostava mais de justificado até aprender que o alinhamento à esquerda é preferível para grandes blocos de texto. Não é mania minha, é ciência, o caminho de uma linha para outra fica mais bem definido e gera menos confusão mental na hora da leitura. O espaçamento entre as palavras se mantém otimizado de acordo com o plano original de quem montou a fonte (pessoas que passaram anos aperfeiçoando isso) e não enlouquece linha por linha para “agarrar” o final padronizado.

      É o alinhamento mais natural para o olho humano e mais confortável para leitura online (onde já temos o problema da iluminação escrota por trás…).

      Isso foi muito bem estudado, não é um capricho não. Não teremos textos justificados.

      • Imaginei que houvesse mesmo uma explicação pra isso, mas não fazia ideia. Sem problemas, continuamos como está, e mais uma vez, parabéns pelo blog. Eu adoro.

  • Innen Wahrheit

    Casa nova? Legal… Quero deixar minhas impressões… onde fica o banheiro?

    Então… Visual mais limpo, fontes mais confortáveis para leitura, especialmete no celular, mais rápido para carregar e acessar conteúdos… Acho que ficou bom.

    (ao contrário do site da empresa onde eu trabalho, que esse ano foi entregue incompleto e todo torto…)

    Só não testei ainda no Netscape do meu computador de casa.

    • Até segunda ordem, eu sempre atribuo site cagado a departamento de marketing e/ou donos da empresa enlouquecendo a produção. Poderia escrever um texto só sobre como contratar e acompanhar a produção de um site…

  • O logo ficou excepcional, simples e timeless.

    Minha única ressalva é a cor da fonte, acho que contrasta pouco em relação ao fundo branco e eu me sinto forçando os olhos para ler. No meu celular que tem uma tela dos deuses já incomoda um tiquinho, no PC incomoda bastante.

  • Opinão de Sunga

    Então, eu gostei. Parabéns, Somir!

    Só a sessão de posts relacionados que não me agradou muito, porque parece poluída, com fontes “grudadas” e vários tipos de fontes e formatações em um recorte pequeno.

  • Parabéns pela iniciativa, Somir! Minha certidão de nascimento amarelada agradece o tamanho de fonte maior no celular. Layout muito bonito!

    • Da última vez que eu fiz layout pro celular, reclamaram da fonte grande lá… eu também prefiro fonte maior naquela telinha encapetada.

  • Achei uma coisa que você esqueceu de mudar.
    Na aba do navegador está aparecendo o simbolo de um W dentro de um círculo, ao invés da bandeirinha do Desfavor.

  • Com certeza ficou muito melhor, tanto no note quanto no celular. Mudanças aprovadas;. :)

    Sugestões:

    Não localizei a data das postagens, pode parecer um recurso besta mas ajuda quando estou atrasada com a leitura;

    Daria para incluir um filtro com os nomes Somir e Sally? Isso facilitaria quando alguém quisesse filtrar o texto pelo autor e não pela coluna.

    De resto, está maravilhoso.

    • Não localizou as datas em que lugar? Elas estão no topo dos posts agora, perto do título. No rodapé também tem…

      Sobre o filtro por autor, é só clicar no nome no topo da postagem também.

  • Menos é mais. Também não gosto de frescurinhas nos sites. Mas a verdadeira razão foi ter mais poder e passar menos trabalho, confesse. Nada de errado nisso.

    • Sempre bom ter mais poder. E sobre ter menos trabalho… em termos: com muito mais ferramentas ao meu dispor, surgem muitas novas possibilidades.

  • Gente, to chocado com esse layout novo! Bonito! Se bem que essa fonte redondinha à la twitter e facebook (não é a mesma, é?) não sou muito fã, mas…

    • Botão edit: na verdade, o que estou chocado é com a falta de contornos ainda, tá tudo muito branco, to me sentindo meio perdido. Mas quem sabe com o tempo a gente se acostuma…

      Agora, não gostei da ideia de ter que ir atééé lá embaixo pra conferir as últimas respostas nas postagens, o “fala, desfavor!”. Estava tão acostumado a acessar pela barra lateral que…

    • Botão edit 2: conferi no celular, tá tudo ok. Só mantenho minha crítica ainda em relação ao fato de acessar as últimas postagens e últimos comentários só no final da página. Agora, uma coisa que notei que achei um pouco desagradável é o fato de que alguns comentários, depois da 4a resposta abaixo, ficam espremidos demais e fica chato de ler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: