Olá, tudo bom? Por cortesia, estou te avisando que o texto de hoje é desagradável, provavelmente você não vai gostar do que vai ler. Além do conteúdo abordar um tema desconfortável, eu vou escrever sem filtros, sem educação e sem consideração, ok? O tema certamente vem sendo abordado de forma fofa e positiva nos mais diversos meios de comunicação, então, se a mensagem não entrou em você, aqui vai uma alternativa que você não vai ver em nenhum outro lugar.

Este texto é para pessoas que não se exercitam. Se você não quer ser severamente criticado, ler ofensas deselegante e ser acintosamente desrespeitado, pare por aqui. Estamos combinados?

Se você não se exercita, queria começar te dizendo que você é um merda. Perdão, prefiro usar com letra maiúscula: um Merda. Um merda pelo que está fazendo com você mesmo e com todas as pessoas que gostam de você. Você sabe onde você estará daqui a 20 anos? Eu sei. Dentro do seu corpo, que é casinha na qual você vai morar até o fim da sua vida. Cabe a você decidir se quer morar em uma casa forte, resistente e limpa ou em uma casa bagunçada e mal estruturada.

Já é cientificamente comprovado que a prática regular de atividade física é essencial para um futuro saudável, chegando a reduzir em mais de 50% as chances de doenças como câncer, enfarto, AVC e outras, curiosamente todas no rol das que mais matam.

Daí você pode dizer que sua saúde é problema seu. Não, não é problema seu, pois quando sua casinha desaba em função da sua falta de cuidado, sobra para quem está à sua volta. Pessoas doentes dão trabalho, dão despesa e muitas vezes não conseguem desempenhar seu papel no mundo, sobrando para aqueles que estão no seu entorno pagar suas contas, cuidar de seus filhos e até limpar sua bunda.

Claro, sempre tem quem diga que não quer o cuidado de ninguém. São os Merdas-Heróis. Deixa eu te contar um segredo, seu merdinha: pessoas que te amam não conseguirão te virar as costas se um dia você precisar delas. Então, se você for um ermitão que vai morrer de fome no fundo de uma caverna se ficar doente, ok, não se exercite. Mas se você tem pais, irmãos, filhos, família no geral e amigos, não seja filho da putinha e reserve uma horinha do seu dia para se exercitar, para não foder com a vida deles no futuro.

Fatalmente vai aparecer outro tipo de merdinha aqui, o Merda-Negador, que diz que é muito saudável e acha que não precisa se exercitar. É o tipo de Merda que mais me irrita, pois me parece o mais burro de todos. O corpo que você tem aos 20 anos é genética, o corpo que você tem dos 40 para cima é escolha. E, não se engane, você só tem duas opções: envelhecer saudável se exercitando ou envelhecer cada vez mais doente sem exercícios.

Mas o Merda-Negador dá trabalho, ele é um pau no cu. Ele vai pegar um caso isolado do bisavô de não sei quem que nunca se exercitou e morreu com 98 anos. O que ele não leva em conta é que o bisavô de não sei quem respirava ar puro, comia comida sem agrotóxico, sem hormônios e sem outros venenos, tinha um ritmo de trabalho menos e muito menos estressante, dormia muito mais horas e tantos outros fatores que mudaram vertiginosamente de um século para cá. Pode confiar em mim, hoje, com nosso estilo de vida, não existe a opção de envelhecer saudável sem se exercitar. Negue o quanto quiser se te dói tanto, continua sendo verdade. E, a propósito, certeza de que o bisavô de não sei quem não ia à academia, mas se exercitava sim, nem que fosse andando bastante ou capinando uma lavoura. Ele não passava o dia com o cu numa cadeira na sua juventude.

Pode ser que caia por aqui um outro tipo de merda, o Merda-Ocupado, aquele que acha que não tem tempo para se exercitar. Para começo de conversa, tempo é escolha, é prioridade. Você faz a sua agenda, você define para o que você tem ou não tem tempo. Se você quiser, você remove uma hora do seu sono, do seu almoço, do seu lazer ou de onde caralhos for para dedica-la à atividade física. No fundo, sabemos que tempo não é o problema, não raro vemos o Merda-Ocupado jogado no sofá ou na cama vendo TV. Ele não tem tempo para fazer aquilo que ele não gosta, olha que conveniente!

Não, não, ele é muito ocupado, inclusive se ofende se você duvidar disso. Ahãn. Existe o final de semana, ou seja, dois dias onde, como regra, as pessoas não trabalham, portanto tem flexibilidade de horário maior para se exercitar. Assim, é possível se exercitar sábado e domingo e apenas mais um ou dois dias à sua escolha durante a semana. Não é estética, que pode ser adiada, é saúde. Ninguém deixa de escovar os dentes por estar sem tempo ou estar atrasado, é algo que tem que ser feito, por uma questão de saúde, então, você monta sua rotina já contando que tem que escovar os dentes. Pois bem, basta fazer o mesmo com atividade física.

Temos também o fascinante tipo mão de vaca que diz que não pode pagar. É o Merda-Pão-Duro. O curioso é que não raro se vê o(a) Merda-Pão-Duro comprando roupas, eletrônicos ou gastando uma boa quantia para sair com os amigos. É gente que acha que tem que sobrar dinheiro para que ele seja gasto em academia. Coitados, gastarão o dobro em médico, centro cirúrgico, hospital e antibiótico no futuro.

Quão fodida da cabeça está uma pessoa que não prioriza investir dinheiro na sua saúde, para tentar viver mais e não deixar os filhos desamparados? Tá caro pagar 200 contos por mês para ter 50% a menos de chances de ter câncer? Vai tomar no cu, né? Além de tudo são burros, pois é perfeitamente possível se exercitar de forma gratuita, basta que onde você mora tenha uma coisa chamada “chão”, que consiste em uma superfície dura, onde você pode andar, correr, pular corda, patinar e fazer muitas outras coisas. Tem chão onde você mora, filho da puta?

Outro tipo comum é o Merda-Mimadinho, que diz que não gosta de academia ou de atividade física. Ahhh… que vontade de dar com a mão fechada na boca desse tipo de pessoa… Não gosta, meu anjo? Eu adoro. Você não sabe como eu adoro. Todos os dias pela manhã eu levanto e penso “Como posso melhorar meu dia? Ah, já sei! Vou para um lugar cheio de gente suada, puxar ferro, sentir dor! Como isso me faz feliz”. São as mesmas pessoas que não visitam um ente querido que está doente pois “não gostam” de hospital. Escuta aqui, seus merdinhas, a vida adulta consiste basicamente em ter que fazer um monte de coisa que a gente não gosta, mas que são necessárias e benéficas para nós mesmos e para as pessoas com as quais nos importamos. Cresçam!

Aproveito para saudar mais um tipinho deplorável, que, em seu pequeno cérebro de caroço de uva acha que atividade física é musculação e ginástica localizada, o Merda-Limitado. Não pratica atividade física pois não quer fazer força. Querido imbecil, existe uma infinidade de atividades físicas disponíveis: lutas, esportes (ao ar livre ou indoor), danças, pilates, yoga, muitas atividades aquáticas, ou simplesmente caminhar.

Não gosta das atividades que conhece? Teste atividades novas, é a única forma de descobrir do que você gosta e de se exercitar sem que isso seja um sofrimento. Ah… não provou mas não gostou, tipo criança com jiló? Que bosta levar uma vida assim, hein? Quanta coisa boa você não deve estar perdendo por causa desses preconceito e dessas crenças limitantes de descartar antes de experimentar.

E se você tem filhos, olha, eu nem sei nem do que te chamar… Mentira, seu sim: Merda de Pai ou Merda de Mãe se você não cuida da sua saúde para ver seu filho se formar ou se você não estimula ou proporciona a prática de atividade física para seu filho.

Se discurso bonito criasse bons filhos o brasileiro era super educado, pois é o povo mais hipócrita que eu já vi. Filho se ensina com exemplo, não adianta fumar e dizer que cigarro faz mal, não adianta ser sedentário e dizer que exercício é bom. Cresci com um pai que sempre me estimulou e acompanhou em tudo que existe em matéria de corpo em movimento e, graças a isso, a atividade física é parte do meu dia tanto quanto tomar banho ou escovar os dentes. E graças a isso eu escapei da morte por mais de uma vez.

Façam o mesmo com seus filhos, se não pela sua, pela saúde deles. A quantidade de células adiposas que uma pessoa terá para o resto da vida se define na infância e na adolescência, então, se não quer que seu filho seja um gordinho que vai lutar o resto da vida contra a balança e ter uma série de problemas de saúde (gordinho saudável não existe, já tem texto meu discorrendo 4 páginas sobre isso), demonstre entusiasmo pela prática de atividade física e apresente diversas modalidades a ele, até encontrar e entender qual é o perfil de exercício daquela criança. Botou filho no mundo, filho da puta? Então cuida. Dá teu jeito, arruma tempo. Se você não tem tempo para saúde e bem estar dos seu filho, passa aqui para pegar sua medalha de Pai/Mãe Merda do Ano.

Não seja filho duma égua de deixar a saúde do seu filho em segundo plano. Pagar judô ou natação não supre sua obrigação, ver o exemplo e o gosto pelo exercício no pai ou na mãe é o que a criança leva para a vida. Praticar atividades juntos, com um caráter lúdico, como um programa muito legal é o que vai fazer com que seu filho tenha um vínculo com o exercício o resto da vida, com que desenvolva prazer em praticá-lo. Não é tarefa do professor de judô, não é tarefa do professor de natação, assim como não é tarefa da professora da escola educar seu filho, é tarefa sua, seu merdinha!

Por último, apenas um plus, que nem de longe tem tanta importância quanto todo o resto que argumentei, mas que às vezes é o que toca o coraçãozinho sedentário: estética e funcionalidade. Tenha vergonha de relaxar com seu corpo, você fica menos atraente quando está fora de forma e menos funcional também. Tenha vergonha de se abandonar, de se sucatear, de se sabotar assim. Tenha vergonha de se conformar com algo que está longe de ser o seu melhor.

Se estiver casado, tenha vergonha em dobro, puta covardia se acomodar por já ter um parceiro(a) garantido e se deixar embarangar. Pessoas sedentárias performam mal em qualquer atividade que demande aptidão física: carregar uma mala em uma viagem, sexo, subir um lance de escadas, correr de assalto… qualquer coisa! Não importa o que seja, enquanto estiver sedentário, você será uma pessoa que performará mal em uma série de atividades cotidianas e que, de quebra, será mais feio. Desculpa, mas o mercado atual não te permite esse tipo de luxo. Depois as pessoas reclamam de desinteresse do sexo oposto. Seja o seu melhor antes de reclamar dos outros.

O que eu pretendo com este texto? Dar um tapa na cara de vocês. Com a chegada do verão estou de saco cheio de texto chapa branca falando com muito jeitinho dos benefícios da atividade física. O problema é que muita gente lê e encara como bônus. Não é bônus. Se você não faz o que está ao seu alcance para viver mais e melhor, você é um merdinha sem consideração por você mesmo e pelas pessoas que te cercam, pois é na cara delas que isso vai explodir em alguns anos.

Este texto vai funcionar? Provavelmente não. As pessoas não gostam de desaforo. Mas se um, um único filho da putinha começar a se exercitar por causa dele, terá valido todos os outros ofendidos. E se você não gostou, enfia o dedo no cu e rasga até a nuca, assim, ao menos, você exercita um pouco seu tríceps e quem sabe ele balance menos na hora de acenar para alguém.

Para dizer que eu sou intratável, para parabenizar o Somir por conviver comigo ou ainda para dizer que existem boas chances de que eu morra saudável porém sozinha: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (57)

  • Caminho 2km toda manhã, de segunda a sexta, antes de tomar banho e ir pro trabalho. Até me deixa mais relaxada pra enfrentar o dia. Acho que isso me tira do “espectro sedentário”, não é?

    • Tira sim, desde que você caminhe sem parar, fazendo algum esforço. Digo isso porque tem gente que anda 2km dentro de shopping, parando e vendo vitrine, e acha que está se exercitando…

  • Caminhar alguns km do trab até em casa, serve? rs

    Nossa, confesso que me bate uma raiva as vezes, já que tive uma infância ativa e perdi isso. Além do ballet e do jazz ainda corria e andava de patins, ahh bons tempos! O problema é tentar voltar a essa vida ativa novamente com um doutorado nas costas e tendo que trabalhar. Quer dizer, é claro que “tempo é a gente que faz”, mas me soa no mínimo difícil conciliar estudos + trab + 4hs diárias de treino intenso no ballet + 1h de patins como fazia antigamente.

    • Serve desde que:

      – Seja ininterrupto (se tiver que esperar para atravessar o sinal, parar para alguma coisa, não serve)
      – Represente um esforço, se for uma caminhada que não altera sua respiração nem batimentos cardíacos, não serve

  • Também precisava ler isso.
    Sempre fui gorda e meu parâmetro é exatamente funcionalidade, depois dos 30 comecei a ver diferenças em atividades de rotina mas tenho procrastinado começar algo. Obrigada.

    • Por nada, Sissy. Mas comece. Se coloque um prazo e comece. Se não começar pede ajuda para te obrigarem a começar, ok?

  • Tem vários tipos de exercícios legaizinhos. Tem aeróbica com baquetas, espada, bambolê, yoga nerd, yoga beer, treino de super heróis e até academia star wars que pagaria bem feliz se tivesse uma perto de mim. Vou tentar essas coisas só pelos vídeos do youtube, assim que me recuperar de uma lesão fodida no calcanhar, causada por falta de aquecimento e alongamento antes do exercício. Por enquanto fico com aqueles exercicios que posso fazer deitada.

    • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Verdade! Para atividade física e para dieta!

      E nesta época tem o Merda-Ano Que Vem, que promete que vai se exercitar e se cuidar no próximo ano.

    • Exercite-se. Comece com QUALQUER FUCKIN COISA, nem que seja dar três voltas no quarteirão. QUALQUER COISA. Depois você vai inserindo mais atividades. Vale tudo para sair da inércia!

  • Quem já lê o Desfavor não vai se ofender com seu texto , até Pq já li um outro sobre gordos q era até mais pesado q esse e resolvi na época me esforçar mais .

    Dica: comece fazendo algo bem simples só pra estabelecer uma rotina . Ex caminhar todo dia 30 a 1 h. Depois q já criou o hábito de sair de casa fica mais fácil fazer algo mais intenso. Ou fazer esportes coletivos como grupo de corrida. Ter pessoas q te estimulam e sentem sua falta da muita vontade de continuar mesmo quando está com preguiça. Por último , estabeleça objetivos claros: se entrou no grupo de corrida . Participe de provas , meia maratona ou diminuir o tempo em dois minutos. Eu estou em processo de emagrecimento , a cada 3 kg “me dou” um reforço positivo.

  • Mas Sally, não são os médicos que não recomendam esses “atletas de fim de semana”? dizem que tem mais chances de sofrer lesões e ataques cardíacos.
    Me parece que exercício físico está na moda sim. E nem acho que seja pela saúde ou estética. Eu vejo as pessoas andando pelo play com seus celulares ouvindo uma musiquinha achando que isso vai adiantar. É ridículo, a não ser que tenham 85 anos e realmente não consigam ir a rua. Para funcionar tem que ter distância e tempo. Lógico que no início, pela falta de condicionamento, a pessoa não vai aguentar. Então tem que ir aos poucos, um dia vai até a esquina depois até a outra… O que não pode fazer é como uma história que eu ouvi uma vez: o médico recomendou a mulher a fazer caminhadas. Aí a besta em vez de aumentar a distância aos poucos resolveu levar uma cadeira de praia para a rua para se sentar quando ficasse cansada.

    • Sim, exercício só final de semana é um perigo! Por isso no texto eu recomendo que a pessoa se exercite sábado e domingo e mais um ou dois dias durante a semana.

      Alguns exercícios estão na moda, é sazonal, tipo os Testemunhas de Crossfit, que só faltam bater na sua porta às sete da manhã para perguntar “Oi, você conhece o Crossfit?”. Mas no geral, o brasileiro ainda é um povo sedentário.

      Parabéns a essa mula que descansava quando andava… pqp

  • Achei ofensivo, continua…

    Só reajo quando levo um tapa na cara, infelizmente sou uma combinação do merda mimado+ocupado+pão duro, engordei 20kg esse ano chegando a incrível marca de 95kg a vontade de morrer é grande, tudo é mais difícil quando você está gordo, não consigo subir uma escada do térreo ao primeiro andar sem sentir um certo cansaço, pra piorar tudo sou fumante. Não me importo de morrer mas dar trabalho pra minha família seria uma merda, um puta de um inconveniente.

  • Pra quem acha que correr na rua envolve fazer uma São Silvestre ou ir até a puta que pariu: tem um senhor que mora perto de onde meu irmão trabalha, e toda vez que vou buscá-lo no trabalho, vejo esse senhor correndo a seguinte distância: ele sai de casa (mora no meio da quadra), vai até a esquina, dá meia volta, vai até a outra, e assim fica, de uma esquina à outra, até ter corrido uma distância considerável. Imagino que ele deva ter entre 50~60 anos, o que também derruba o mito de que correr é coisa de gente nova.

    Agora falemos de mim: decidi tomar vergonha na cara e retomar uma rotina de exercícios – eu costumava pedalar antigamente, e sei lá por quê, fui parando, perdendo o costume. Eis que decidi voltar a andar de bike. Mas minha bicicleta precisou de alguns reparos/reapertos devido ao tempo deixada de lado. A bike foi pro conserto e lá ficou mais de uma semana. O que seria a desculpa ideal para ficar em casa e desistir de tudo não durou: saí correr a pé enquanto a bike não voltava da oficina.

    A propósito, obrigado pelo texto. Isso me ajuda a me manter motivado

    • Muito bom, Guilherme!

      Basta se observar e entender o que te motiva ou te desmotiva. Por exemplo, eu odeio treinar acompanhada. Vou sozinha, faço as coisas no meu tempo, como eu quero. Não gosto nem que falem comigo durante o treino. Aí vem uns Zé Cu dar dica motivacional dizendo que é melhor para todo mundo se exercitar acompanhado. No cu que é! Observe-se e descubra o que é melhor para você!

  • Ah, esqueci de dizer, a outra desculpa seria que exercitar a mente é mais importante que o corpo, desculpa de “nerd” gordo sabe. Acredito que bom mesmo é o equilíbrio de corpo e mente, e não somente um lado, como você mesmo disse em um texto. Triste mundo esse que dá razão a pessoas que não são saudáveis.

    • O mais irônico é que o nerd gordo fala em exercitar a mente mas na realidade a mente dele é, de fato, fraca, porque ele não consegue sequer reprimir a vontade compulsiva de comer porcaria ou motivar-se a não ser sedentário.

      Pode ver que esses “nerds” nem são inteligentes, pra falar a verdade. Geralmente eles possuem um bom conhecimento na área de seu hobby ou passatempo, como quadrinhos, jogos, etc., mas não vai muito além disso.

  • Pior não é isso Sally! Os gordos que são rejeitados ficam dizendo que a sociedade é gordofóbica! Caralhos, ninguém é obrigado a gostar de gordo, até porque fica parecendo vitimismo, uma justificativa pra não mudar de atitude e melhorar o físico! E mais, sofro preconceito por preferir homens que cuidam da aparência, diga-se de passagem, homens malhados, em forma, estéticamente agradáveis e gostosos. Olha, da vontade de mandar todo mundo tomar no cú. Desculpe meus modos, é que isso me emputece.

    • Obesidade é DOENÇA. Querer que se aceite um estado doente e pouco saudável é muita negação! Quanto mais acima do peso, menos saúde. Que tipo de pessoa burra preferiria um parceiro menos saudável???

    • Fora a hipocrisia das gordas de ficar de mimimi com o tal padrão de beleza, mas ficam babando pros malhados. E isso também é valido para certos homens!

  • Trabalho em uma farmácia e acho incrível como chega perto do verão e a procura por medicamentos pra emagrecer dispara! Me pergunto se essas pessoas fazem algum tipo de atividade física (além do que esses remédios são muito caros, mas ne, aí não tem problema algum em gastar uma dinheirama).

  • Que saudade de um texto desses. Parabens Sally. Tem que dar sapatada na cara desses moloides preguicosos.
    A parte do chao foi de aplaudir em pé. Realmente não tem desculpa, só pegar video de algum personal e imitar.

  • “Cresci com um pai que sempre me estimulou e acompanhou em tudo que existe em matéria de corpo em movimento e, graças a isso, a atividade física é parte do meu dia tanto quanto tomar banho ou escovar os dentes. E graças a isso eu escapei da morte por mais de uma vez.”

    Lembrei do meu pai. Tenho 27 anos hoje e eu NUNCA o vi ficar parado NENHUMA vez. Ele é do tipo que faz abdominais até quando assiste TV. Todo dia ele sai pra caminhar. Se tá chovendo, faz bicicleta em casa. Se não quer caminhar, vai nadar na piscina. Se a gente vai viajar, a primeira coisa que ele faz quando chega no hotel é saber se tem academia lá ou se tem um parque por perto que dê pra correr. Raras foram as vezes em que o vi doente nesses anos todos (fora que ele se alimenta muito bem também). Tem que acontecer algo realmente extraordinário pra ele ficar sem a atividade física dele.

    Pra minha sorte (e por muita insistência dele) eu comecei cedo. Treino karatê desde os 13 anos, já fiz musculação (mas larguei, não gostava muito) e hoje pratico natação também.

  • Obrigada Sally por mais um ótimo texto! Eu queria enviar para TANTAS pessoas esse texto, pena que aí vou arranjar mais inimigos que amigos….rsrsrs.
    Quando você está na casa dos 20 tudo é lindo é maravilhoso, sobra pique e saúde para qualquer coisa, mas passou dos 30 sem se exercitar e se cuidar, é só ladeira abaixo. Digo isso porque tenho problemas nas costas e só melhorou quando passei a levar a atividade física a sério.
    E nem precisa ter tanto tempo disponível assim. Quando não tenho uma hora livre, faço meia hora, 15 minutos. Tem vários vídeos no Youtube de “7 minutes workout” , SETE minutos de exercícios intensos, então falta de tempo não é desculpa.
    Mas vai falar isso para pessoas próximas? “Mas eu sou saudável” “Você exagera muito” “O pai do tio de um amigo meu nunca se exercitou e tá bem”. Ok então, fica aí com sua boa saúde que eu vou cuidar da minha. Vamos ver daqui a alguns anos quando você nem conseguir levantar do sofá…

    • Negação é um problema. As pessoas costumam ser muito mal resolvidas sobre sua mortalidade. Uma pena, quando a ficha cair será tarde demais…

  • Concordo com cada palavra sua, Sally. E nem teria mesmo como ser diferente. O difícil, porém, é convencer certas pessoas de que se exercitar: NÃO é coisa só de jovem, NÃO é coisa só de gente fútil que só pensa em estética, NÃO é supérfluo, NÃO precisa ser um suplício feito apenas por obrigação, NÃO tem que ser necessariamente caro, NÃO envolve apenas puxar ferro e NÃO exige estar dentro de um ambiente específico com alguém todo animadão estilo Paulo Cintura pra puxar o ritmo.

    • Quem quer faz, quem não quer dá desculpas. Deixa os negadores negarem e cuida da sua saúde, para um dia poder cuidar deles…

  • Ando de bicicleta por uns trinta minutos todo dia há cerca de 5 ou 6 anos e, não faço ideia se isso me tira da categoria Sedentária ou não? Enfim, pretendo fazer mais (ou começar a fazer) exercício ano que vem. Minha fobia social melhorou muito, apesar da depressão ter piorado, e gostaria de fazer pilates ou alguma dança.
    Não fiquei ofendida, nem um pouco com o texto. Acho isso um pouco chato porque eu já fui uma pessoa bastante sensível, que tinha o potencial de se ofender, de sentir e sinto falta. Me sinto tão…apática, quase um robô. Mas segue o baile lol

    • Isso te tira do sedentarismo sim.

      Dança é excelente contra depressão, faça varias aulas diferentes até encontrar uma que você goste, prometo que vai te ajudar, conjugada com um tratamento médico.

    • Oi Camila, eu sei que a pergunta não foi pra mim mas gostaria de contar minha experiência.
      Eu fiz dança do ventre durante alguns anos e foi muito bom tanto para o físico quanto para a auto estima.
      Algumas das minhas colegas sofriam de depressão e elas disseram que ajudou bastante.
      Fiz pilates mas não curti tanto, me encontrei mesmo na Yoga, estou fazendo há um ano e só colhi benefícios, o corpo fica mais forte e a mente mais serena.
      Enfim, acho que vale a pena tentar!

  • Acho que faltou uma categoria no seu texto (a que eu me enquadro): o Merda-Consciente, aquele que sabe de tudo isso, até já sofre com isso e mesmo assim segue no sedentarismo. Eu mesma desfruto de toda sorte de dores pelo corpo, entre outras inconveniências, e não saio do lugar. Vou reverter a situação e voltar aos exercícios, porque está tudo insustentável. Agradeço por seu texto, só confirmou que estou no caminho certo. Exercitar-se não é luxo, é necessidade.

      • Pode-se dizer que seu texto foi a gota que fez o copo transbordar rsrsrs
        Já vinha pensando nisso há um tempo, trabalho sentada o dia inteiro e precisava fazer algo.
        Meu irmão também já vinha me falando de exercícios (ele trabalha com isso) e daí vejo seu texto, uma “pedrada do bem” pra me acordar de vez.
        Continue com sua acidez, tem hora que a gente precisa ouvir as coisas que as pessoas não tem coragem de falar.
        Abraços!

    • Leane Lorguetie

      Também sou Merda-Consciente. Sempre começo e paro por falta de tempo aí depois vem a preguiça, estou com 25 anos ,e sendo totalmente sedentária, já estou sofrendo as consequências, mas já tenho um objetivo, semana que vem começo e não vou parar mais.
      Obrigada Sally.

  • “O corpo que você tem aos 20 anos é genética, o corpo que você tem dos 40 para cima é escolha.”

    THIS!!!

    Vontade de imprimir essa frase e colar em todos os postes da cidade!

    Gente, sério! Exercitem-se! Nosso corpo foi projetado pra fazer atividade física, não é à toa que DEFORMAMOS as estruturas ósseas se ficamos sedentários! Parem com as desculpas!
    Falo por experiência própria! Nunca fui gorda, mas anos de sedentarismo (em um momento em que era IMPOSSÍVEL realizar atividade física) me trouxeram uma hérnia de disco antes dos 30 anos! Foi só voltar a me exercitar e as dores são parte do passado.

    Ah, e pra mulherada aqui: sua massa óssea é definida pela genética e ingestão de cálcio até os 30 anos (o pico de massa óssea). Depois, o que define a quantidade de cálcio que a gente perde (e consequentemente a nossa osteoporose de amanhã) é atividade física com algum impacto! Porque depois que os hormônios se forem, é ladeira abaixo e VAI ROLAR perda óssea!

    • Sim, com a idade só vem danação: perdemos massa muscular, perdemos massa óssea, perdemos neurônios (atividade física ajuda a retardar o envelhecimento da mente também). A única forma de desacelerar essa perda é se exercitando. Não tem mágica, não tem milagre.

      • Daí é que vem aquele ditado: “A meia-idade é um meio-termo. A cabeça meio que quer, mas o corpo meio que já não pode mais”. E, realmente, o único jeito de retardar o envelhecimento – e “minimizar os estragos” que o tempo faz no corpo – é se mexendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: