Num relacionamento duradouro o suficiente, começa uma etapa usualmente tensa de decidir se e quando é hora de casar. Sally e Somir discutem sobre o papel da mulher nesse momento, e os impopulares fazem seus votos.

Tema de hoje: Se a mulher quer casar, ela deve pedir o homem em casamento?

SOMIR

Quem quer fazer o pedido primeiro que o faça. Simples assim. Quando o homem quer ele vai lá e pede, quando a mulher quer tem que ficar esperando por quê? Normalmente não faz sentido ficar esperando sincronia perfeita num casal, pessoas diferentes chegam até mesmo a conclusões parecidas em tempos diferentes. Quem identifica a necessidade de oficializar a relação primeiro que tenha o bom senso de avisar isso.

E se você torce o nariz para essa ideia, provavelmente está amarrado por uma tradição que nem faz mais tanto sentido nos dias atuais. A tradição mudou consideravelmente desde então, o homem não ganha mais dinheiro quando a família da mulher aceita o casamento. Porque tinha isso, em tempos de dote (ainda comum em algumas culturas), o homem tinha mais a ganhar no pedido, porque a família da mulher literalmente pagava para ela sair de casa! Mas quando essa tradição caiu, não vimos muita gritaria das mulheres, não? E a tradição da mulher não escolher com quem casa? Essa caiu e estava tudo bem também. Porque a necessidade do pedido vir do homem, esse ranço do tempo que mulher era mercadoria, precisa continuar intacto?

Tradição inútil. Era natural quando os homens tinham todo o poder, mas nos dias de hoje, apesar do mimimi feminista, o poder está muito mais bem dividido. Mulheres tem seus problemas, mas passam longe de ser um produto na prateleira sem escolha alguma sobre seu destino. O mundo avançou. Não está perfeito, mas avançou. Então, nada demais para uma mulher escolher pedir um homem em casamento, se no final das contas eles vão acabar dividindo o poder da relação mesmo.

E eu sei que é muito difícil se abrir e arriscar rejeição, que mulher é menos preparada para tomar um “não” na cara nessa hora e que muitas acreditam que já pagam um preço caro demais sendo mulheres para arcar com essa parte chata da vida, mas, spoiler: já o fazem. Mulher pede o homem em casamento na maioria dos casos, só não tem “bolas” para fazer o pedido explicitamente. Ou mulher realmente acha que está sendo sutil? Outro spoiler: sutileza real demanda muita inteligência, o que a maioria das pessoas não tem, seja lá o seu gênero. Eu acho até bonitinho ver a maioria das pessoas tentando ser discretas sobre os seus objetivos, é meio como uma criança brincando de esconde-esconde e tapando os próprios olhos achando que fica invisível.

Via de regra, você não sabe ser sutil a não ser que a outra pessoa esteja muito distraída. É difícil, exige muitas camadas de previsão e dissimulação. Via de regra, mesmo a mulher se achando espertona para convencer o homem a se casar sem pedir explicitamente, está dando totalmente na cara. Ou vocês acham que homem reclamando que a mulher está pressionando para casar é algo tão comum porque eles tem uma imaginação fértil. Homem percebe isso rápido e se está com dúvida, tenta ganhar tempo. Como eu já escrevi em outros textos, há de se entender que toda essa parte de sentimentos é mais complexa para um homem, falta “potência empática” no cérebro dele para resolver essas coisas. Homem tende a ficar em dúvida por mais tempo. Não é necessariamente má vontade, é genética mesmo.

E puxando outro tema sobre o qual escrevi recentemente, gostando ou não o valor de uma relação para um homem está diminuindo nas últimas décadas. Não estou dizendo que o gostar diminuiu, mas as vantagens práticas de ter uma parceira fixa em casa não estão mais no mesmo nível. Ossos do ofício, dores do crescimento… mas verdade. Mulheres menos submissas e com menos tempo disponível para cuidar do marido tornaram o valor de mercado de uma relação estável um pouco menor. Novamente, pode até ser mais justo, mas o justo normalmente significa redução de vantagens para um dos lados.

Com um maior equilíbrio chegam novas responsabilidades para a mulher. E na soma geral das coisas, mantenho que no final das contas é mais vantajoso para a mulher ter uma relação do que para um homem. Mulher que não tem tempo ou vontade de cuidar da casa e do homem como fazia antigamente atinge a igualdade até mesmo nas vantagens médias da parceria. Mulher é novo homem, por assim dizer. O custo disso é que homens ficam cada vez menos interessados em pagar o preço de assumir as rédeas desse momento da relação. Quem vai ter mais vantagens nessa relação que dê conta dessa parte.

E atualmente, a mulher tem mais vantagens. Se o argumento é que a mulher faz várias tarefas como limpar, cozinhar e cuidar dos filhos, ele já caiu por terra faz algum tempo. Homem tem que aprender a fazer tudo isso sozinho porque ou a cidadã trabalha demais para dar conta disso, ou aceitou a convenção social moderna que isso é depreciativo e não quer mais pagar esse pato. Se o argumento é que a mulher cuida da saúde e do bem estar do homem, olhe para a frase anterior. Quem trabalha doze horas por dia e tem metas insanas para cumprir no emprego só tem tempo pra isso.

E de boa? Não incomoda que mulheres estejam saindo desse papel tradicional, só incomoda a confusão sobre as repercussões disso. Não dá para se ter tudo. Liberação e igualdade vem com novas dinâmicas de relacionamento. Achava terrível que uma mulher não tivesse a liberdade de levar sua vida como achasse melhor e ficasse condicionada às vontades de um homem, e com um novo mundo onde elas não são mais tão pressionadas a viver dessa forma, a lógica muda. Mulher que quer casar vai entregar basicamente a mesma coisa que um homem entregaria, e nesse caso, pede em casamento quem quiser primeiro. E que se arque com o risco de ouvir um não. Homem não morre por escutar essa palavra, mulher também não vai.

Quem quer que o homem corra atrás dessas coisas que esteja preparada para entregar o pacote antigo de vantagens para o homem num casamento. Senão, bem-vindas ao mundo moderno. Assusta no começo, mas com certeza dá para se acostumar.

Para me chamar de preguiçoso, para me chamar de machista por valorizar liberdade feminina, ou mesmo para dizer que com essa mentalidade eu vou ficar solteiro para sempre: somir@desfavor.com

SALLY

Caso seja do desejo da mulher se casar, ela deve pedir o homem em casamento?

Não, não é não. Sejam moderninhos a qualquer preço com suas vidas se desejarem, isso não muda o fato de que no mundo em que vivemos isso ainda é uma furada. Eu acho justo? Não, não acho justo, na verdade, é muito injusto que ambos os sexos não possam pedir em casamento. Mas, vocês conhecem meu mantra: as coisas são como elas são, não como nós gostaríamos que elas fossem. No meu mundo ideal, mulheres poderiam pedir seus namorados em casamento sem o menor problema. Eu vivo em um mundo ideal? Não. Sabe o que acontece com quem se comporta como se vivesse em um mundo ideal no mundo real? Leva dedada de Uber. Não, obrigada.

Todos os dias fazemos concessões que não gostamos e achamos injustas para adequar nosso comportamento ao mundo real e com isso sofrer menos, evitar estresse e alcançar nossos objetivos com mais facilidade. Todo santo dia fazemos isso, todo mundo faz, é amplamente aceito nas mais diversas áreas, mas quando se trata da vida amorosa baixa um romance repentino e as pessoas acham muito condenável “não seguir o que o coração manda”. Meus Amores, o coração só faz bosta, usem seus cérebros e sua vida vai melhorar bastante. Vai dizer que vocês são 100% sinceros com seus parceiros? Faz-me rir! Coração é o caralho (e nos homens, é mesmo! #Humor).

Homens tendem a escutar quase tudo que uma mulher diz como uma cobrança. Se você está com um floquinho de neve único e especial que não reage assim, olha que maravilha, peça ele em casamento! Mas se você, como qualquer reles mortal, cai na regra geral, fica na sua. “Mas Sally, vou reprimir meus sentimentos, deixar de ser verdadeira e transparente com o amor da minha vida, apenas pelo risco de dar errado?”. Sim, Meu Bem. É o que eu te aconselho. Na minha terra chama “agir com inteligência e estratégia”.

Há formas e formas de falar uma verdade ou de fazer algo acontecer. Se você tem que subir uma trilha, pega o caminho mais seguro ou o menos seguro? Escolhe um caminho que acha mais bonito, mas por onde centenas de milhares de mulheres morreram tentando subir ou uma trilha menos bonita porém mais segura, bem sinalizada, conhecida e que costuma levar pessoas em segurança ao destino final?

Deixem de ser hipócritas, ninguém é totalmente “natural e verdadeira” em relacionamento suas viadas. Deixem de ser malcriadas, homem tem cabeça bem diferente de mulher, aprendam a falar o idioma deles que é melhor para você, em vez de impor o seu idioma e achar que se ele te ama ele vai entender e aceitar. Alooooou? São burros, limitados, eles não tem a capacidade de falar seu idioma. Não vão entender. Pior: vão ter certeza de que entenderam quando na verdade entendera tudo errado. Já você, você tem a capacidade de falar o deles. Facilite sua vida, escolha suas batalhas. Se foder toda por orgulho idiota de fazer do seu jeito? Faz do jeito em que o resultado final seja melhor para você, porra!

De onde foi que saiu a noção de que usar as regras do jogo a seu favor é degradante? Eu acho inteligente. De onde foi que surgiu a infantilidade de pensar que, por ser mulher, podemos falar o que quisermos quando quisermos que, se o outro nos amar, seremos compreendidas e atendidas? Não, Mana! Deixa de ser otária. Show, dont’t tell. Se quer que ele case com você, faça ele casar com você. Mas que caralho de ideia de jerico pedir homem em casamento, óbvio que tem mais chances de dar errado do que de dar certo! Mulheres se conquistam pelos ouvidos, homens não. Homens se conquistam pelos olhos e pelo estômago (e os carentes, por cuidados).

Faça o sujeito querer. Faça casamento ser interessante para ele. Faça o sujeito pedir. Não é manipulação, é apenas uma forma não-verbal de pedir a pessoa em casamento. Já diriam os funks machistas, certas coisas não se pedem, se conquistam. Existem formas de pedir sem pedir. Sejam criativas, sejam adaptáveis, sejam melhores que a média. E, acima de tudo, sejam imprevisíveis. Coisa mais linda quando uma mulher surpreende um homem, quando ele acha que ela vai fazer uma coisa e ela faz outra. Sejam essa mulher.

Engraçado pensar em “partes interessadas”. A quem será que convém mais o casamento? Vejamos… mulher faz sexo na hora em que quiser, plus, sem pagar por isso. Manas, vocês sabem que sempre tem um elemento pronto para nos levar para jantar. Você não tem que conquistar ninguém, buscar ninguém em casa, pagar jantar para ninguém. Você faz sexo no primeiro encontro se quiser. Você dá um telefonema e faz sexo. Você dá um sorriso e consegue um convite para jantar. Vida de solteiro é muito mais fácil para mulher, eu poderia passar dez páginas provando meu ponto, mas acho que vocês entenderam. Será que a parte mais interessada no casamento é mesmo a mulher? A quem é mais trabalhoso estar solteiro?

Vocês larguem de ser trouxas, Amigas, e joguem fora esse Disney Way Of Life. Os maiores interessados no casamento são eles, só que graças ao desespero feminino, não precisam agir nesse sentido. Homem casa com a mulher, mulher casa com o casamento. Parem de casar com o casamento e as coisas começam a fluir. Parou com essa meleca? Ótimo, agora podemos começar a conversar sério. Porque merdas você quer casar com alguém que não te pediu em casamento? Não deveria querer. Não sei exatamente o que deu ruim aí nesse cerumano, se faltou culhão de pedir (frouxo), se faltou vontade (idiota), se faltou ter certeza (covarde)… algo faltou para que ele não faça o pedido. Você merece alguém onde algo faltou?

Minha Amiga, este estrupício só tem a se beneficiar com um casamento: uma mulher para ajudar nas tarefas do dia a dia, para escutar os mimimis dele, para dividir as contas, para fazer um jantar que seja. Já viu como vive um homem sozinho? Janta Cheetos Bolinha e vai dormir com a casa fedendo a chulé. Não vai ao médico nem quando a perna direita fica verde, se desprende do corpo e cai. Quase explode, pois não tem para quem ficar reclamando e enchendo o saco e/ou se gabando e fica desabafando na internet feito um otário. Homens precisam de casamento mais do que mulheres e no dia em que vocês, meninas, perceberem isso, o jogo vira. Palavra de quem tem várias alianças na gaveta (não devolvo, se é ouro, é meu).

Não peça. Não há amadurecimento social para isso. Não há amadurecimento emocional dos homens para isso. Não peça, vai soar errado, vai dar problema e, pedindo, você não vai mudar o mundo. Seja esperta, jogue as regras do jogo e use-as a seu favor. Não bata de frente com o sistema, Mana, não é assim que se muda o mundo…

Para dizer que nunca viu uma pessoa ser tão machista e feminista ao mesmo tempo, para dizer que seu namorado é especial e entenderia e depois me mandar um e-mail chorando pois ele foi embora ou ainda para dizer que intratável desse jeito eu nunca vou “conseguir” casar: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (17)

  • as coisas são como elas são, não como nós gostaríamos que elas fossem [2]

    Uma vez eu li no Facebook um textão interessante sobre isso. Lá dizia que muitos relacionamentos “moderninhos” não duravam muito porque nem homens e nem mulheres sabiam o papel deles em um namoro/casamento. Eu penso o mesmo. Pra algumas coisas eu sou “liberal”, mas pra outras eu não abro mão da tradição (e homem pedir a mulher em casamento é uma delas).

  • Desculpa se eu ofender alguém aqui, porque sei que existem exceções, mas concordo com a Sally. Não se trata de ser moderninho ou não, homens continuam sendo homens. A probabilidade do casamento durar quando o homem decide casar é maior do que quando a mulher pede, pois ficam com a impressão de que a mulher está desesperada, carente, tendo crise de ciúme, enfim. Melhor deixar eles pedirem, e mais: mulher que não dá muita bola pra isso é ímã para casamento.

    • Quando a mulher pede, nem sempre o homem casa por amor. Pode casar por se sentir pressionado, por medo de perder a mulher ou por uma série de outros fatores que definitivamente não são motivos para casar. Acho que só dá para ter certeza que o homem está casando por sua vontade quando parte dele o pedido, sem qualquer pressão.

  • Acho que há uma distorção do conceito de “pedir a mão” em casamento por parte de alguns… principalmente quanto ao dote. Na cultura judaico-cristã a regra é o noivo pagar pelo direito de casar com a noiva, que é, em tese, o “bem” mais precioso que os pais possuem – o que também é uma maneira de provar que ele pode sustentar a mulher amada (na linha do “botão pequeno” ou “botão grande”, que alguns compararam por aí).

    Se for uma declaração unilateral, “quer casar comigo?”, não é pedir a mão. Não no conceito estrito da palavra, em que famílias davam seus filhos em casamento para formar alianças (e juntar fortunas).

  • Concordo com o Somir, a mulher tem todo o direito de pedir o homem em casamento caso seja sua vontade.
    Nada a ver com “agir com o coração”, mas simplesmente descobrir se os dois buscam a mesma coisa para o relacionamento. Você pediu, ele disse sim? Parabéns pra você. Você pediu, ele disse não? Azar o dele, vida que segue. Acho melhor do que ficar aguardando um pedido que talvez nunca venha.
    Existe muito cara frouxo que não tem nenhum interesse em casar com a namorada, mesmo sabendo que esse é o sonho da garota. Ao mesmo tempo o infeliz não tem colhões pra terminar com a moça, preferindo iludi-la, fazendo com que ela desperdice seus preciosos anos férteis em um relacionamento que não tem futuro.
    O único problema seria isso virar moda, já que grande parte (não generalizando) das mulheres agem baseadas na emoção, não seria raro ver namoricos de duas semanas terminando em um McDonald’s qualquer, por causa de um pedido precipitado.

    • Se o pedido de casamento fosse interpretado apenas como o que é (um pedido de casamento), eu concordaria. Mas infelizmente não é assim que as coias são.

  • Não leva a mal a pergunta, sou noob e gay, então não manjo de relacionamento homem X mulher, mas fiquei curioso: Se casamento é tão bom assim pro homem, por que eles relutam tanto em casar? O que eu vejo é se alguma amiga minha quer terminar com o bofe e não tem coragem, basta pedir em casamento que ele some na hora!

    • Sim, homem some na hora.

      Spoiler: homem reluta em casa com mulher insegura ou chata. Não falta pedido de casamento para mulheres seguras.

      • Tem essa coisa mesmo do homem fugir do casamento como o capeta fugir da cruz. É porque dizem que tira a liberdade do homem, as curtições, além da dor de cabeça do divórcio. Isso é mesmo comum, tanto que no casamento do meu irmão inventaram de brincar que noivo jogasse o buquê pros homens e a tia que organizava o casamento querendo dar uma de zoeira falou que era pros homens correrem quando ele fizesse isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: