Cu da semana.

O apresentador Rodrigo Bocardi, que eventualmente apresenta o ‘Jornal Nacional’, virou um dos assuntos mais comentados da internet. Isso porque Rodrigo Bocardi está tendo o seu nome relacionado a um vídeo de sexo, que tem várias edições. LINK


Ainda estamos na semana do C.U., e C.U. decidiu que teríamos que falar sobre algo relacionado a cus tanto no Desfavor da Semana (hoje Cu da Semana) e no Top Des (Top Cus). Como essa notícia tem o elemento necessário, cá estamos nós discutindo-a… cu da semana.

SALLY

Seguindo na linha de destruir completamente o que demoramos dez anos para criar, nosso leitor CU fez a seguinte exigência: qualquer notícia escolhida para hoje ou amanhã teria que estar relacionada com cu. Parece que, além de sociopata, ele é narcisista. E também parece que a sociedade está falida, pois tem um monte de notícia relacionada com cu…

O cu escolhido pelo Cu foi o vídeo íntimo do apresentador global Rodrigo Bocardi, um vídeo onde ele, sozinho, se exibia para alguém na câmera do computador e, além de se masturbar, faz o desfavor de abrir as bandas e mostrar o cu. Já adianto que não vi o vídeo e não vou ver, portanto, não pretendo entrar em detalhes sobreo ato em si.

Não estamos falando de qualquer pessoa, estamos falando de um jornalista que senta na bancada do Jornal Nacional. Também não estamos falando de um homem solteiro, ele é casado. E também não estamos falando de um caso isolado, o humorista global Marcelo Adnet (que coleciona desgraçamentos envolvendo excesso de exposição) foi flagrado em um vídeo nesse estilo esta semana. Então, não é sobre um caso ou outro, de um idiota descuidado. É sobre uma nova forma de flertar e fazer sexo na sociedade moderna que essas pessoas retardadinhas querem convencer de que é normal constrangendo quem não faz, pressionando, chamando de puritanos, dizendo que todo mundo faz. Feio, né? Bobo. Infantil.

Parafraseando um amigo querido: quem fode com eletrônico é ferrugem (sim, existem homens admiráveis neste mundo e agradeço por eles). Esse modismo de nudes, de manda vídeo, de pede vídeo, pede foto… isso me parece tão merdinha, tão deprimente. Coisa de adolescente punheteiro que prefere se satisfazer sozinho a passar pela taquicardia de ter que encarar outra pessoa e performar mal.

E aqui abro um momento para falar de mulheres, que são as que mais saem perdendo. Se vaza algo do homem, é chato. Se vaza da mulher, é mil vezes pior. Sabemos disso. Então, a insistência e, porque não, pressão que homens fazem hoje em dia para que mulheres (ou até suas mulheres) lhe forneçam esse tipo de material me entristece, pois, além de denunciar quão merdas são na cama, ainda demostram uma falta de preocupação com a mulher. Queridas leitoras, deixa eu contar um segredinho: nude sem rosto não te protege e você é muito burra ou inocente se acha que sim.

Essas coisas vazam. Idiota, retardado e infantilóide daquele que acha que, por não colocar o rosto, está seguro. Burro, inocente ou mal intencionado aquele que diz que apagou logo depois de mandar. Tira-se print, legenda-se com o nome da pessoa (e, se você for mau o suficiente, com o telefone), joga-se na internet. Mas o pior e mais deprimente me parece a pessoa fazer tanta questão de uma foto ou um vídeo. Meu irmão, vai até a mulher e faz ao vivo, deixa de ser merdinha! Não dá? Pega pornografia na internet em vez de expor a um risco a pessoa que você supostamente se importa.

Lamentável que precise chover no molhado mas… as pessoas não são confiáveis, principalmente depois de um fim de relação. Você só conhece verdadeiramente uma pessoa depois que a relação termina. Uma foto sua nu/nua pode te demitir, pode enfartar seu pai, pode causar uma série de problemas pelos quais você não merece passar só para agradar um mimadinho punheteiro que se porta como adolescente na vida adulta, que não pode esperar uns dias para te ver sem roupa.

Vou dar um exemplo prático: eu. Eu pareço confiável, certo? Eu sou legal. Porém eu acho que quem manda esse tipo de material, está se colocando em risco. Todos, eu disse T-O-D-O-S os nudes que recebi na vida (e preferia não ter recebido), estão salvos, com nome escrito NA FOTO (Fulano de tal – data de envio). Eu disse para a pessoa que recebi e apaguei? Sim, eu disse isso. Eu fiz isso? Não, eu menti descaradamente. É uma cartinha na manga que se um dia eu precisar ou achar que merece, eu vou usar. E se um dia alguém invadir me computador (algo muito fácil, já que eu clico em “ok” na velocidade da luz sempre que abre uma janela), vai pegar todo esse material e divulgar. Quem mandou me enviar nudes? Vivam com esse risco, meus queridos ex…

Ele prometeu que não mostraria para ninguém? Sim, fato, todo mundo promete. Inclusive esse macho para o qual o Rodrigo Bocardi mostrou a região anal também deve ter prometido (estou presumindo que mulheres não tem interesse em ver um cu aberto, me corrijam se estive sendo injusta). Não vale a pena se expor assim para satisfazer uma vontade infantil do outro. O tamanho do risco é desproporcional. Atores e atrizes milionários se quiserem que o façam, eles tem dinheiro para viver de renda o resto da vida. Você tem? Se não, sugiro que se porte de forma mais adequada, pois aquilo da sua vida privada que se torna público pode te demitir (sendo justo ou injusto).

E outra: que merda, e eu vou repetir em caixa alta QUE MERDA você estar (ficar, sair, se relacionar, qualquer coisa) com uma pessoa que pede esse tipo de coisa. Sei que com isso ofendo muitos de vocês, que provavelmente pedem, mas por favor, encarem como uma oportunidade de evoluir e melhorar em vez de olhar como ofensa. Que bostinha punheteiro fica mendigando fotinho ou vídeo sem roupa? A pessoa tem uma mulher/homem REAL e em vez de usufruir olho no olho de um belíssimo contato físico, fica nessa coisa adolescente de virtual? Eu fico pensando, que ridículo, que humilhante, que pouca merda o sujeitinho lá batendo uma punheta com o celular na mão… Gente, é muito bostinha, muito fracassado.

Uma pessoa com essa mentalidade não tem condições de construir nada sólido. Uma pessoa que fica pedindo nudes é menos que um zero à esquerda. Até porque, no dia em que você não atender, uma pessoa com esse perfil, mimadinho, que não pode esperar para te encontrar, precisa de um nude agora, vai pedir para outro pessoa que estiver mais próxima. Sim, homem que não tem consideração de não expor a mulher assim, homem que não vê problema algum com nude, jamais vai ter a “fidelidade” de só pedir nude para você, pois na cabeça dele, mesmo que sejam casados, não é traição. Vem no pacote. E é um pacote péssimo, não invistam nesse punheteirinhos adolescentes.

Na boa? Não adianta falar, se você está ao lado de uma pessoa com esse perfil adolescente, afaste-se e procure um adultinho para se relacionar. Não é pelo moralismo do nude, é por ser um sintoma de pouco amadurecimento emocional. Não aceite ficar com um punheteirinho retardado emocional que, para satisfazer um desejo imediato topa o risco de te expor, de te demitir, de te fazer passar vergonha perante a sua família.

“Mas Sally, todo mundo pede”. Sim, a maioria esmagadora pede. Mas não é todo mundo não. Ainda tem adultinho no mundo, que prefere olho no olho, verdade ao virtual. Procura aí que você acha. Mas para isso você vai ter que bancar um bom tempo sozinha(o), pois hoje a maioria das pessoas são adolescentezinhos punheteiros virtuais. É triste, é deprimente, e no fundo eles sabem, tanto que a maioria deles tem severos problemas de autoestima e vira e mexe estão com depressão, síndrome do pânico e outros sinais físicos de que não está tudo bem com esse estilo de vida covarde. Olha de perto que você vai ver os sinais. No fundo, no fundo, a pessoa deve saber quão ridículo é aquilo, o inconsciente não perdoa.

Fora que, ainda que a pessoa não mostre a ninguém, existem meios de conseguir. Meus queridos, faz dez anos que estamos repetindo aqui: não há segurança na internet. As pessoas invadem o site da NASA, da CIA, mas o seu celular ninguém vai, né? Isso chama negação. Até o Somir, que é um publicitário, nem ao menos trabalha com isso, consegue entrar no celular de alguém se eu pedir e pegar o conteúdo. E aí, vale para tudo que você deixa no seu celular: e-mail, foto, vídeo…

Quão burro tem que ser um ser humano para andar com essa bomba-relógio no bolso todos os dias, carregando um monte de informação que pode desgraçar sua vida? Demiti-lo, acabar com seu casamento, e, quem sabe, até fazê-lo perder a guarda dos filhos? Desculpa mas gente assim tem mais é que se foder.

Sabem por que não vaza coisa todo dia? Porque ninguém se interessa, porque nós somos desinteressantes – até aparecer um maluco com raiva da gente, e em algum momento esse maluco aparece, viu? Mas um famoso não é. Um material desse de famoso manda o filho do “jornalista” que escreveu a matéria para a faculdade. Paga-se bem por isso.

Então, já que famosos tem um monte de bônus, desde permutas, bons salários, dinheiro com publicidade, etc., deveriam saber que existe um ônus: cuidado redobrado com sua imagem. Se você é pianista, você fica brincando daquele desafio da faca, cravando a faca entre os dedos? Não, né? Por mais que seja divertido, se der errado você encerra sua profissão e perde seu sustento. Você arruma outras formas de se divertir, afinal, os boletos não se pagam sozinhos.

Se esse vídeo for mesmo do Rodrigo Bocardi, vocês acham que um cara que abriu as bandas e expos o cu em um meio com potencial de virar público senta novamente na cadeira do Jornal Nacional? E nem deveria, pois é um desleixado que não preza pela sua imagem, incapaz de abrir mão de algo que pode comprometer sua carreira. Todos nós fazemos sacrifícios enormes pelas nossas carreiras: passamos menos tempo com filhos, abrimos mão de lazer, de horas de sono, nos mudamos, engolimos sapos, etc. A madame não pode deixar de se masturbar na frente de uma câmera e de mostrar o cu? Ah, vá a merda, ele e todo mundo que faz abrir mão disso parecer um sacrifício enorme.

Termino frisando meu conselho, sobretudo para as mulheres, que são as mais prejudicadas quando uma coisa dessa vaza: se algum homem pedir nudes ou qualquer coisa do tipo, SAI FORA, é um adolescente em corpo de adulto, um punheteirinho deprimente mimado e sem maturidade que certamente não terá preparo emocional para um relacionamento adultinho como você merece.

Para dizer que eu estou generalizando (e me fazer perder tempo lendo o óbvio), para defender que nudes e urnas eletrônicas são seguras ou ainda para deixar cair a ficha e começar a nutrir um desprezo saudável por aquele elemento punheteirinho que insiste em pedidos virtuais: sally@desfavor.com

SOMIR

Que pelo menos não digam que não cumprimos o que prometemos… se o vencedor do bolão quer que falemos de cus, aqui eles estão. Eu também não fui atrás de ver o vídeo, nem sei se é real mesmo, mas… o simples fato de não ser surpreendente o suficiente para merecer uma coluna sob circunstâncias normais já merece uma reflexão. Concordo muito com a visão da Sally sobre a babaquice e o atraso mental de querer ter esse tipo de relação “sexual” em fotos e vídeos, mas… ao invés de fúria, eu tenho derrotismo para trazer ao tema.

Eventualmente vamos ter que aceitar que essa forma de contato veio para ficar, e que se indignar com a burrice de quem fica se expondo dessa forma é dar murro em ponta de faca. O nude em foto ou vídeo está praticamente banalizado, tanto que a PALAVRA ganhou mais um significado e entrou no nosso vocabulário. Dez anos atrás, “nude” significava nu em inglês, hoje em dia significa prioritariamente uma foto ou vídeo que uma pessoa manda intencionalmente para expor seu corpo para outra através da internet. Percebem como ficou tão grande que precisou de uma palavra só pra isso? E como a palavra era tão útil que entrou na mente de praticamente todas as pessoas? É algo que uma pessoa vivendo nos dias atuais aprende por necessidade de comunicação.

Não significa que seja evolução da sociedade em uma boa direção, mas se você retirar o juízo de valor, é uma evolução da sociedade do mesmo jeito. As pessoas convergiram para a mesma direção, porque os nudes encaixam tão bem com a mentalidade da maioria das pessoas vivendo no mundo de hoje que foram impossíveis de serem contidos. Eu sou da teoria que a humanidade avança a tecnologia primariamente para se acomodar, o trauma de milênios de seleção natural deve ter ficado tatuado nos nossos instintos, e a vontade de ficar cada vez mais seguro e preguiçoso nos agrada imensamente. Quando a tecnologia nos entrega algo assim, é aceita com facilidade.

Então, toda a ideia de terceirizar nossa sexualidade para o mundo virtual com certeza gera interesse na humanidade. O mundo dos nudes e dos encontros via webcam (logo logo por realidade virtual) sacia essa necessidade de segurança e preguiça com louvor. Sim, a internet não é segura, canso de dizer isso para todos ao meu redor, mas a simples ideia de que você não está imediatamente sob risco de violência física funciona bem para o cérebro humano. Vejam bem, não existe uma necessidade primal de segurança psicológica, fomos forjados como espécie num ambiente onde nossas relações interpessoais eram expressas exclusivamente com ações.

O elemento complexo da comunicação humana é tão recente que a natureza mal teve tempo de se adaptar. E como de certa forma a tecnologia trouxe uma forma dos nossos macacos interiores se exibirem uns para os outros de forma instantânea, estava na cara que essa forma virtual de contato humano ia se tornar muito poderosa. Desde que consigamos nos enganar que a imagem e o som de outra pessoa configura uma interação aceitável, essa (não) admirável mundo novo de nudes vazando por aí é uma tendência que não pode ser parada. Porque ela parece estar relacionada diretamente ao resultado de basear nossa evolução como espécie e sociedade na voracidade do cérebro humano.

Explico: o cérebro do ser humano é o mais desesperado por energia no planeta, o conteúdo da sua cabeça consome um quinto de toda a energia que você providencia para o corpo, e isso é especificamente para o ser humano. O que nos diferenciou de outros animais foi esse foco no cérebro, e os dividendos são impressionantes: um animal mediano em todos os aspectos relevantes para a cadeia alimentar do planeta disparou para o primeiro lugar dela de uma forma que nem tem mais graça para os outros companheiros de planeta. Não somos mais rápidos, mais fortes ou mais resistentes que outros animais, mas botamos todas as fichas na evolução do cérebro e isso se provou a estratégia vencedora, de longe!

Uma espécie “cerebrocêntrica” como a nossa tende então a continuar correndo na direção da especialização. E do ponto de vista de quem depende do cérebro para seguir em frente, a realidade pode mesmo ser relativizada. Creio que um futuro onde as pessoas vão ficar progressivamente mais afastadas fisicamente umas das outras e viver em função de estímulos mentais seja inevitável. O futuro de todo mundo em realidade virtual tem toda a cara de ser o resultado final do rumo que o cérebro tomou milhões de anos atrás, quando ganhou o estrelato da evolução. Estamos moldando o mundo para viver através do cérebro e não do conjunto que forma o corpo. A era dos nudes é só mais um sinal disso. Como somos das gerações de transição, evidente que isso parece bizarro agora, mas talvez não estejamos tão longe assim do momento onde a transição final para o virtual comece a ser feita. Até porque ela literalmente resolve todos os nossos problemas que não sejam puramente psicológicos.

Claro que do jeito que o mundo é hoje, totalmente válido respeitar a realidade e querer relacionamentos honestamente físicos e palpáveis, mas pra mim pelo menos, está na cara que o movimento para a virtualização da humanidade e tudo o que fazemos com ela é imparável. As gerações de transição tem que ser mais espertas do que estão sendo, sabendo as limitações da tecnologia antes de pular de cabeça nelas, mas é só isso que somos: gerações de transição. Se você se incomoda com essa falta de noção e fuga de contato humano, infelizmente vai morrer incomodado, e sua única chance é encontrar quem ainda está na mesma página que você.

Desfavor do milênio…

Para dizer que eu nerdeei só pra me vingar do C.U., para dizer que não estava pronto para isso num texto sobre um cara mostrando o rabo, ou mesmo para dizer que se ele usasse uma peruca e maquiagem seria lacre: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (26)

  • Não pediria e nem mandaria nudes pelos motivos já citados no texto. Não sei qual a graça de uma foto quando você pode ter o contato físico com a pessoa.

    Triste é você ter que EXPLICAR O ÓBVIO nos dias de hoje. Internet não é segura e as pessoas não são confiáveis. Mas vai dizer pra uma mulher tomar cuidado hoje que na mesma hora uma manada de histéricas dirá que “vosê tah culpano a vichtymaaaa” e outras merdas. Essa geração de mulheres que acha que o mundo é que nem a “casinha da Barbie” é triste!

    • Acho grave que se torne comum, aceitável socialmente, um comportamento tão adolescente: mendigar uma foto da pessoa sem roupa. Eu sou do tempo em que punheta era um ato privado onde a pessoa se resolvia sem “suporte”. Até para punheta esses merdas precisam de ajuda e dão trabalho, que infantiloides!

  • Até entendo se um casal apaixonado está impossibilitado de se encontrar, digamos, a firma mandou ele, ela ou elx(incluído conforme norma do Ministério para inclusão da população LGBTABCDEFGetc) pra uma viagem de 2 meses em outro estado. Aí só haveria o risco de vazamento. Eu não faria, mas entenderia quem fizesse.

    Fora isso é bobeira demais trocar o ao vivo pelo virtual.

    • Tá longe? Usa a imaginação. Pedir “suporte” para punheta é de uma infantilidade sem fim. Nem a própria punheta os bebezoes resolvem sozinhos mais?

  • Mandar “nudes” para alguém é algo idiota, mas tem uma coisa pior: criticar quem expõe os “nudes”, ou quem os descobriu – coisa que muita gente da geração que manda “nudes” faz. Tipo “quem é você para criticar, isso é um ato pessoal…”

    Amigos, que me desculpem quem pensa o contrário, mas quem manda “nudes” NÃO RESPEITA a si mesmo. Sério, uma pessoa que guarda – ou envia – fotos de si pelada não quer nem saber de privacidade, quer mesmo é se expor, dizer “olha o que você está perdendo”, ou “olha, tudo isso aqui é seu”.

    Você acha que dá para ter respeitar a privacidade de quem não dá a mínima para isso?

    P. S.: Particularmente, contudo, eu não mudaria em uma vírgula minha opinião sobre alguém por causa de “nudes”. A Playboy já pagou casa e carro de muita mulher bonita com as vendas de suas revistas, e muito apresentador (Boccardi, inclusive) está em evidência por causa da beleza.

    Ser objeto dá dinheiro, e quem sou eu para questionar isso?

    • Concordo com você, é uma pessoa que não respeita a si mesma quem manda. E quem pede é um acomodado do caralho que quer um delivery de punheta às custas de colocar um risco a outra pessoa.

  • E ainda sobre essa fragilidade em lidar com o outro cara a cara: isso tem muito a ver com o feminismo, que apoia esse tipo de coisa. Apoiam um cuidado excessivo das mães com seus filhos, vulgo frescura, são contra o homem mostrar seu lado masculino, apoiam relacionamentos virtuais, e muitas outras coisas…
    do outro lado as mulheres não se atraem por esses homens fraquinhos, e para completar, tem todo um apoio para a mulher se “empoderar”.
    E assim a humanidade vai diminuindo…

    • Não acho que seja só a fragilidade de lidar cara a cara. Tem muito namorado que pressiona a namorada a enviar nudes. É poder, é não se fazer cargo da própria punheta sozinho, é colocar uma satisfação imediata na frente do bem estar e segurança do outro. Gente que faz isso não serve para construir um relacionamento.

  • hahahahahah!! mentiiiraaaaa!
    Olha, vocês estão sendo injustos. Eu ia fazer esse comentário amanhã, no final dessa semana MARAVILHOSA, mas enfim… vai hoje mesmo.

    Quero parabenizar os vencedores do bolão e agradecer por não terem cagado o site. Mas especialmente CU. Quando eu vi o nick ridículo dessa criatura fiquei cheia de preconceito e esperando que a semana fosse uma bosta, com algo do tipo Cocô todinho. Estava me preparando psicologicamente para abandonar o desfavor de vez. Tive até duvidas se eu deveria passar por aqui durante esses dias em que os leitores decidiriam os temas. Mas eu não me arrependi. Ainda há esperança. CU resgatou o espírito do desfavor ao escolher temas que são a cara do blog, que são o que atraiu a maioria de vocês leitores aqui. Então não reclamem.

    Deixando claro que eu não sou o CU, não sei quem ele é (ou qualquer dos outros leitores) nem desde quando está aqui. Sally e Somir, o que vocês querem, que o blog encha de meninas chatas, de evangélicos ou o que?

    CU, você era exatamente o que o desfavor precisava. Te aguardo no próximo “free hugs”. (O que não quer dizer que eu não possa a vir a te detestar depois.) Pena que eu acredito que eles vão te incluir no final do ano no prêmio “Desfavor piores momentos”. Dê um sinal de vida aí nos comentários.

      • Olha, Sally, o que é cansativo é ler os comentários e encontrar coisas como aí em cima mesmo, gente pedindo o link, gente que não sabe usar o “pesquisar” e fica pendindo texto, gente que quer se aproveitar da sua nobreza e que você pesquise um assunto que eles tem interesse, gente que fica fazendo sugestão no lugar errado quando o Somir teve o trabalho de fazer um novo layout e um tópico excluivo para isso, e por aí vai. E depois você diz que não tem essa de “nível de inteligência”. Desculpa, mas o desfavor tem leitor burro sim.

        Por mais que um tema seja ruim vocês vão dar um jeito de melhorá-lo. Fazendo limonada.

    • Estou me perguntando aqui, quem é esse cu que nunca vi nem ouvi eu só ouço falar? Onde mora o cu? rs
      Pra não dizer que nunca vi, posso dizer que já vi uma vez ou outra aqui no desfavor comentado, mas… Aliás, até concordo que a semana foi interessante, mas sempre esse conteúdo a longo prazo não! Volta desfavor! rs

  • São muitos pontos pra comentar, vamos lá:

    1) Concordo com a Sally que quem pede nudes é um infantil. Aliás, ok que a sociedade evolui etc, mas… Poxa, onde foi parar aquele modus operandis de relacionamento em que a graça era justamente a surpresa? Em que a gente conhecia a pessoa devagarinho, e só depois de pelo menos um 1o encontro é que rolava intimidade? Em que a gente vai ganhando a confiança do parceiro devagarinho e se entregando pouco a pouco e construindo algo sólido e interessante? Onde é que foi parar tudo isso?

    2) É curioso como as pessoas são burrinhas. “Todo mundo pede”, ok, mas não sabe a noção do perigo não? As pessoas não têm noção dos perigos que a Sally comentou no decorrer do texto. E digo mais, não têm noção de que (quase) tudo é possível invadir hoje em dia: é possível quebrar a criptografia do whatts, é possível recuperar as fotos e vídeos mesmo depois de apagadas, é possível ver o histórico, é possível programar tanto no android quanto no iOs pra invadir o smartphone, enfim… O pior de tudo é que a pessoa sempre se acha especial, né? Afinal, “nunca vai acontecer comigo”. Espera só aparecer um fdp ou um psicopata que mora ao lado e tu nem sabe pra ver uma coisa!

    3) Análise do Somir interessante, mas não concordo, ou melhor, não consigo ver o futuro calcado numa total virtualização humana, em que tudo se torna distante, frio, máquina.

    • Digo mais: mesmo que você já conheça a pessoa, mesmo que seja namorado, mesmo que esteja casado. Não é para expor assim a outra pessoa. Quem ama cuida. Se a pessoa que está com você é imbecilóide, burra ou negadora a ponto de, para saciar sua vontade, afirmar que não vai acontecer nada, SE AFASTE, não dá para construir nada sólido nem adulto com gente assim.

      Cara, eu tenho tanto desprezo, eu acho tão patético esses punheteiros que mesmo sabendo que estarão com a mulher em poucas horas ficam pedindo esse tipo de coisa… Que mané, que pessoa merda.

      É sério gente, não é implicância nem birra minha, é uma leitura de sinais. Depois não venham reclamar de algo que a pessoa fez mas que você “não esperava”. Serve pra todo mundo, mas especialmente para as mulheres, que adoram botar a culpa nos outros: relacionem-se com adultinhos, não com idiota burro velho. Bora aprender? Bora evoluir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: