Terraplanistas.

Todos nós temos em algum grau uma sensação de falta, uma carência, uma inquietação que é natural do ser humano. Alguns entendem o mecanismo e decidem trabalhar para lidar com esse sentimento da melhor forma possível. Outros se deixam dominar por ele e, no desespero por preencher esse buraquinho, criam artifícios para se sentirem especiais, detentores de uma verdade que poucos tem, uma elite que percebe o que mais ninguém vê. Aí surgem atrocidades como o tema do texto de hoje. Desfavor Explica: Terraplanistas.

Os Terraplanistas são pessoas que acreditam que a Terra é plana, e não um planeta redondo como já foi exaustivamente provado. Não contentes em propagar essa crença, ainda debocham de quem acredita que a Terra é redonda, ironizando, chamando de burro e até mesmo agindo de forma agressiva. Criaturinhas fascinantes.

Por mais absurdo que seja, eles dão diversas explicações para provar seu ponto, mas, como qualquer lunático, em algum momento sempre tem que apelar para teorias da conspiração, onde “a verdade” é escondida e manipulada por governantes do mundo todo. Quando se chega a um fim de linha, onde não há mais possibilidade de argumento racional, entram as mentiras, conspirações e informações secretas que só eles detém.

São pessoas que precisam desse status, de elite intelectual privilegiada, de saber/perceber o que poucos sabem, por severos problemas emocionais. Não tente tirar isso deles, você vai machucar pessoas já baqueadas e não vai conseguir mudar sua cabeça: não tem como obrigar alguém a ver uma verdade se a pessoa não quer ou não está pronta para isso. Mas fique atento: que a pessoa precise ser detentora de uma verdade privilegiada é o maior sinal de desempoderamento que alguém pode dar. Mantenha distância.

Esta teoria maravilhosa da Terra plana começou no século XIX, quando um cidadão chamado Samuel Rowbotham resolveu contestar a ciência usando como embasamento passagens bíblicas. Rapidamente ele abraçou a causa e virou meta de vida: propagar ao mundo como todos os cientistas mentiam por motivos escusos e na verdade um livro onde uma mulher engravida virgem e um morto revive após três dias é que tinha a verdade.

Como muita gente se identificou com essa teoria, no desespero por obter algum empoderamento e ser detentor de algo privilegiado, ele teve público para continuar falando. Publicou um livro e plantou esta sementinha, que floresce cada vez que uma pessoa carente precisa se sentir especial, detentora de uma verdade que poucos conseguem ver.

Segundo os Terraplanistas, todas as imagens que temos do planeta Terra, feitas pelo homem quando pisou na lua, feitas por satélites, etc são manipuladas pelos cientistas. Todas. Sem exceção. Por cientistas do mundo todo. De todos os países. Tudo que indique que a Terra é redonda, desde um escaneamento do planeta até a circunavegação de Fernão de Magalhães, é mentira, é um plano com interesses escusos, que só eles percebem, porque são muito especiais. Para não me tornar repetitiva, deixo aqui a premissa básica: tudo que corrobore com a teoria da Terra plana é verdadeiro e tudo que indique que ela é redonda é mentira, manipulação, conspiração ou ignorância. Não discuta, se você discordar deles, você é burro, cego e manipulado.

Na verdade (eles são os detentores da verdade), a Terra teria um formato chato, como uma grande pizza, só que nas pontas em vez de ter uma borda crocante, teria paredões de gelo, que nos impediriam de cair e também impediria que a água do mar caia. Bem isso explica por qual motivo, apesar da Terra ser plana, os gatos não ficam empurrando objetos para fora dela. E se você não concorda com isso, prepare-se para se tratado de forma condescendente, como um coitado que não é capaz de ver a realidade.

Mas isso não é tudo. Além de ser uma grande pizza, a Terra também estaria parada, no centro do universo. Na verdade, todo o resto é que se movimenta em torno dela. Não os culpo, quando eu era pequena, uma vez perguntei para a minha mãe porque a lua me seguia onde quer que eu fosse. Mentes infantis se acham o centro do mundo. Tudo que existe no universo, todas as galáxias, constelações, estrelas… tudo gira em torno do planeta Terra.

Alegam também que o sol tem um tamanho muito menor do que aquele que se acredita (51km de diâmetro) e está a apenas 5.000 km acima da Terra. Bem, a ciência diz que o sol tem 1,3 milhões de km em seu diâmetro e que ele está a 150 milhões de km distante da Terra. Curiosamente, mesmo estando tão perto da Terra, o sol não derrete nenhum satélite que está em órbita, nenhum foguete ou estação espacial.

Como a Terra é plana, o natural seria que a água dos oceanos escorra pelas bordas e caia, certo? Como já dito, os Terraplanistas acreditam que a Antártida é um grande paredão de gelo destinado a estancar a água no planeta, mais ou menos como as bordas de uma piscina. Como é possível esconder isso por tanto tempo? O Tratado da Antártida, assinado em 1959, em tese, criado para estabelecer a Antártida como território neutro e voltado para pesquisas científicas, foi elaborado para ocultar esta verdade. Aqueles que o assinaram se comprometeram a esconder esta verdade. Curioso que pessoas que já estiveram lá e que não tem qualquer relação com esse tratado, como por exemplo, Amyr Klink, afirmam que não tem paredão de gelo algum, muito menos bordas.

Mais uma revelação importante, que você não consegue ver pois não é especial nem privilegiado: a gravidade não existe. Pois é, eles não sabem explicar o que nos mantém presos ao planeta seria uma “força misteriosa”. Este é outro recurso comum, quando não se justifica o injustificável com conspirações, se justifica com o desconhecido: “algo converge para que as coisas sejam do jeito que eu quero”. É como se o planeta tivesse uma aceleração própria, algo similar ao efeito causado por um elevador subindo os andares de um prédio, que mantivesse a gente coladinho aqui. Se não faz sentido para você, é por ser burro, manipulado pelos poderosos e também por ter a cabeça condicionada.

É desta mesma forma que eles justificam os eclipses lunares. Se a Terra é plana, não poderia fazer sombra, certo? Como é que uma grande pizza eclipsaria a lua? Ah, mas o céu tem um “objeto de sombra” que de tempos em tempos passaria pela lua. Mas olha, nem para se dar ao trabalho de dar um nome para a justificativa… Vamos ter mais comprometimento com a causa? Sugestão: “o asteroide Sbrubles gira em torno da Terra e, de tempos em tempos, chega perto da lua, causando o eclipse”.

Tem coisas deveras engraçadas, que parecem piada, mas não são. Por exemplo, eles chamam a atmosfera de “atmosplana”. Para nós, reles mortais que não conhecem “a verdade”, os gases da atmosfera ficam presos na Terra por conta da gravidade, mas, como já aprendemos, a gravidade não existe. Para os Terraplanistas, a atmosplana tem a função de isolar a Terra do resto do universo, sem explicar por qual motivo os gases não se dissipam. Novamente, vamos ter mais comprometimento com a causa? Segue sugestão: “O planeta Pilia, que orbita em torno da Terra (categoria: astro do rock), com seu carisma e magnetismo empurra os gases contra a Terra, mantendo-os presos a esta grande pizza”.

Continuando na linha do engraçado, o magnetismo é explicado como sendo uma… mágica! Na verdade, uma montanha magnética que existiria no Polo Norte é a real responsável por puxar o ponteiro das bússolas. Obviamente, quem foi ao polo norte não achou a tal montanha. Ela também não consta nos GPS, nas fotos de satélite, no Google Earth. Mas é tudo mentira, é tudo uma grande conspiração para esconder a verdade, então, esta maravilhosa montanha mágica foi apagada de todos os registros da área. Fica a dica: quer ficar rico? Vá ao polo norte, tire uma selfie na Montanha Mágica Magnética e depois chantageie a NASA ameaçando divulgar em redes sociais. Você deve conseguir um bom dinheiro.

Sobre a nossa percepção do horizonte, eles tem uma explicação ótima. Se você observar uma embarcação desaparecendo no horizonte, vai reparar que, graças à curvatura da Terra, a popa some primeiro do que a vela. Se a Terra fosse plana, isso não aconteceria. Mas eles esclarecem o que dá essa falsa ilusão: neblina. Ah, bom. Então tá. Alguns tem a cara de pau de dizer que é uma limitação do olho humano: quando o objeto se afasta muito, não conseguimos vê-lo, apesar do ser humano conseguir ver estrelas a trilhões de distância. Ou seja, algo que você pode comprovar com seus próprios olhos, não é verdade, é uma ilusão de ótica misturada com neblina.

Eles também afirmam que o homem nunca pisou na lua, porque né, se admitir que esteve lá, fica difícil explicar aquele plante azul e redondo que se vê. Já vi muitos argumentos para refutar que o homem pisou na lua, alguns até dão o que pensar, mas o que eles usam é sem sombra de dúvidas o mais deprimente: é tudo montagem, pois nas fotos não podemos ver as estrelas. Este mesmo argumento é usado para desacreditar fotos de outros planetas e até mesmo fotos da própria lua.

Não entender de astrofísica, ok, ninguém é obrigado, mas não ter uma mínima noção de ótica e de fotografia? Por favor, isso está acessível na internet! Ao fotografar um corpo brilhante (ainda que sem luz própria mas que reflita a luz solar), corpos menores e menos brilhantes tendem a não aparecer na foto. Faça a experiência em casa e comprove. As estrelas estão lá, mas por leis básicas da ótica não aparecem na foto.

Neste ponto você pode pensar que estamos falando de meia dúzia de malucos que provavelmente tem alguma doença mental. Infelizmente não (não são meia dúzia). Canais sobre o assunto no YouTube ultrapassam os cem mil inscritos e podem chegar a mais de dez milhões de visualizações. Cada vez mais os desempoderados parecem ter essa necessidade de se sentirem especiais, detentores de um conhecimento privilegiado.

O curioso são os títulos dos vídeos, coisas como “Sempre mentindo e os papagaios repetindo”. O tom é sempre de constranger, de fazer sentir inferior quem não concorda com eles. Nessa, pegam um monte de carentes que querem ser uma elite. O cara é um fodido, o chefe grita com ele, a vida dele é uma merda, mas ele tem uma coisa de boa: ele percebe algo que o resto do mundo não viu. Nessa, temos cada vez mais pessoas desempoderadas fazendo uma ginástica argumentativa para se empoderarem com algo.

É claro que o Brasil tá cheio de gente com esse perfil. Povo carente, vira-lata e doido para ser elite em alguma coisa. Boa parte dos Terraplanistas do mundo são patrimônio nacional. Não é a toa que o Brasil vai sediar, no dia 16 de março, em São Paulo, o 1° Congresso Terra Plana. Enquanto este maravilhoso evento não chega, você pode se divertir dano uma olhada no nível dos argumentos destes grupos em redes sociais e também em suas tentativas de provar a teoria. Não faz nem uma semana, um infeliz chamado Mike Hughes foi tentar lançar um foguete para provar que a Terra é plana e fracassou miseravelmente.

Os Terraplanistas vem ganhando tanto espaço no Brasil, que a revista Galileu lançou uma campanha para combater essa ignorância. Cansados de ter a redação bombardeada por esses detentores da verdade, eles querem levar um terraplanista ao espaço, para que veja com os próprios olhos que a Terra é plana. Não vai adiantar, quem não quer ver a verdade faz ginástica argumentativa: o cara vai dizer que foi dopado para ver aquilo, que a decolagem deformou seu nervo óptico gerando essa distorção, ou o que quer que seja. Negadores serão negadores e nada do que você faça para mostrar a verdade resolve, muito pelo contrário, eles se sentem atacados.

Mas, se você gostou da ideia, basta você preencher este abaixo-assinado organizado pela revista para tentar convencer algum dos três maiores empresário do ramo espacial, Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, a levar um terraplanista para o espaço e documentar sua reação ao constatar que a Terra é redonda, na tentativa de abolir de vez esta ignorância mundialmente propagada.

Mas, por qual motivo existiria essa grande conspiração mentirosa para defender que a Terra é redonda? Bem, a explicação requer que você tenha alguma generosidade mental e deixe passar alguns buracos argumentativos e contradições. Basicamente, existem dois grandes motivos: um espiritual e o outro econômico.

O motivo espiritual seria um complô ateísta destinado a reduzir a importância da Terra, retirando-a do centro do universo, reduzindo tanto o planeta como os seres humanos a apenas mais um no espaço. Tirar a Terra do centro é retirar dela e dos seus habitantes o caráter de “projeto mais importante de Deus”. Os deixo com um discurso padrão, repetido à exaustão: “Ao transformar a Terra em algo que gira, lançada em torno do Sol, atirado no meio do espaço infinito de um Big Bang ateísta, eles tornaram a humanidade em algo sem sentido, aleatório, um acidente sem propósito de um universo cego, mudo e burro. É como se fosse controle mental baseado em trauma. Estão espancando a divindade de nós com as suas manipulações mentais.”. Avisa para eles que ateus são esmagadora minoria no mundo, quem dera ateus tivessem tanto poder…

O motivo econômico poderia ser explicado pelas prioridades que isso cria na sociedade: essa mentira colocaria o ser humano como desamparado e “mais um na multidão”, fazendo com que ele se volte para o materialismo e consumismo, coisa que interessaria a todos esses agentes que financiam esta mentira. Então, seria uma manobra para marretar a parte espiritual e nos levar a cair para o material, assim a indústria do consumo lucra mais.

Mas como é que ninguém nunca provou esta mentira da Terra redonda? Eles explicam: como só vai ao espaço quem tem um puta respaldo financeiro e só consegue um puta respaldo financeiro quem topa sustentar essa mentira, ninguém desmentiu até agora. Interessaria a quem pode bancar esse tipo de pesquisa que o ser humano continue imerso no consumismo, no materialismo e mais distante de Deus. De onde presumimos que só tem Terraplanista pobre e fodido, o que confirma minha teoria dos desempoderados tentando se empoderar.

Não há diálogo possível. Você se aproxima de qualquer grupo de discussão e percebe o grau de necessidade que estas pessoas tem de serem detentoras de uma verdade que poucos conhecem. Tá cheio de vídeos e fotos chamados “A Terra é plana, prova irrefutável”. São pessoas dispostas a qualquer negação, distorção ou desvalorização do argumento alheio para se manter nessa condição de privilegiados que podem ver o que a humanidade no geral não consegue. Todos nós somos enganados por séculos, só eles percebem a verdade. Não dá para tirar esse tipo de muleta destas pessoas, se não elas caem no chão. Acho até cruel fazê-lo. Se precisam disso, bem, fiquem com isso.

É muito fácil “argumentar” quando você imputa tudo que te desagrada a mentiras, conspirações e farsas do outro ponto de vista, seja na ciência, seja em outras áreas, como por exemplo na política. Nessa premissa de “meu embasamento é verdadeiro enquanto o seu é uma conspiração para nos fazer acreditar” surte algum efeito em cabecinhas não pensante, que, sabemos, se fazem presentes no país. Então, é bem provável ver crescer o número de adeptos do Terraplanismo no país. Mas é bom, é bom que ajuda a filtrar. Se um dia encontrar com uma pessoa assim, corra, pois tem sérios problemas psicológicos ali.

Para dizer que a Terra é em forma de tolete e criar os Terratoletistas, para dizer que achava que essa teoria da Terra plana fosse brincadeira ou ainda para dizer que depois do aquecimento global os gatos vão poder empurrar objetos pelas bordas do planeta: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comentários (36)

  • Essa teoria é tão bizarra que levei um bom tempo para perceber que não era um meme, que mais gente do que imaginamos leva a sério. Sinceramente, acho que a humanidade falhou.

  • A justificativa que eu mais gosto é “na Antártida tem diversos minérios e riquezas, por isso ninguém pode visitar” e esse supostamente seria o motivo de TODOS os governos mundiais concordarem com o complô, o que eu vejo é que apesar ter alguns trouxas tem muitos youtubers que falam disso mas não acreditam realmente e só estão usando a terra plana para lucrar muito com doações em dinheiro e maior audiência, queria eu ter essa cara de pau pra ficar o dia inteiro fazendo lives sobre teorias da conspiração.

    • É algo tão facilmente comprovável… Acha que a Antártida esconde um grande segredo? Dá um pulinho lá e faz um vídeo comprovando… além de tudo, vai ficar rico e famoso se conseguir provar isso.

  • Esse “argumento” maluco dos terraplanistas de que nós, “os leigos”, não saberíamos “a verdade” sobre o real formato da Terra por causa de alguma grande conspiração é ridículo! Governos, organismos internacionais dos mais diversos e grandes corporações que jamais concordaram entre si em absolutamente NADA vão agora agir em cooperação justamente pra sustentar essa tal “grande mentira” de que eles tanto falam e só eles percebem? Ah, dá um tempo, né?

  • Eles são mesmo muito idiotas! Qualquer cientista sabe que desde a queda de Númenor a Terra já não é mais plana!

  • Se mandar essa gente pro espaço, não tem como deixar lá?
    Meu pequeno cérebro não compreende uma Terra plana… acho que a lavagem cerebral me cegou mesmo, porque por mais que eu tente, não faz sentido!

    “Bem isso explica por qual motivo, apesar da Terra ser plana, os gatos não ficam empurrando objetos para fora dela.” E isso me fez gargalhar sozinha… por sorte, o povo já acha que sou doida que ri sozinha mesmo, então não tem problema… ;D

    • É a mentalidade dos desempoderados. Já tivemos vários exemplos aqui mesmo, de leitores que marretavam temas muitas vezes nem relacionados com o texto só para mostrar o quanto eles detinham um conhecimento privilegiado que mais ninguém aqui via. É realmente digno de pena. Quando você vai ver a vida pessoal de quem usa esse mecanismo, é sempre gente muito fodida (não me refiro a dinheiro).

  • Como os terraplanistas tratam a questão dos fuso horário? Durante a noite, toda a Terra estaria no escuro…. Mas durante o dia teríamos fusos diferentes?

    “Tirar a Terra do centro é retirar dela e dos seus habitantes o caráter de “projeto mais importante de Deus”. ”
    Se eu contra argumentar que o cidadão está tendo a audácia de questionar os planos de Deus para a Terra, buga o cérebro dele? Rs. Seria engraçado.

    • Marília, eles dizem que o sol se movimenta de um lado para o outro, para frente e para trás e de formas atípicas, e não na órbita que nós, ignorantes, achamos. O sol é praticamente um dançarino de frevo em volta da Terra, isso explica por qual motivo metade recebe luz e metade não.

  • crentevangélicoamém

    A Terra precisa ser plana, porque deus tá lá em cima sentado na cadeira olhando e se girasse, não daria pra ver tudo ao mesmo tempo. Também não faria sentido olhar pra cima ao rezar. O inferno fica na parte de baixo, entendeu? É atmosplana e é planeta, se fosse redonda seria redondeta. Huehuehue

  • Terraplanistas e outros malucos desse naipe são uma boa fonte de entretenimento. Tenho um teórico da conspiração de estimação no Facebook que acredita existir uma antiga civilização extinta em Marte, postando fotos de “ruínas”, já que segundo sua opinião de especialista, “não existem linhas retas ou ângulos retos na natureza”

  • A coisa tá feia. Primeiramente também achei que fosse trollagem em escala global, mas eles levam isso realmente a sério, e se convencem disso mesmo!

    Inclusive tive o (des)prazer de ver certa vez um vídeo de um cara “provando” que a Terra é plana. O método: ele dizia que se fosse redonda, os oceanos escorreriam (wtf), então ele coloca dois pratos sobre uma mesa: um em posição normal e um com o fundo virado para cima. E derrama água de uma chaleira em cima dos pratos, alegando que o prato virado não acumulando água era a “prova” de que não teria como existir oceanos em uma Terra redonda…

    Sugestão: quem sabe em março, quando vocês voltarem a escolher os assuntos (caso já não tenha sido sugerido pelos ganhadores do bolão), poderiam continuar com essa série “dissecando a ignorância alheia” e escrever sobre anti-vaxxers. Acho esses ainda mais ignorantes (e perigosos) que os terraplanistas

  • 1º – Se esse negócio de levar um terraplanista ao espaço vingar, me converto e me candidato a ir ao espaço.
    2º – Seria divertido se o Desfavor fizesse a cobertura do congresso dos terraplanistas.
    3º – Sugiro a leitura do livro ” O mundo assombrado pelos demônios”, de Carl Sagan.

  • O Thiago Ventura, do “A Culpa É do Cabral”, usando de fina ironia, fez piada com os terraplanistas em um programa recente. Segundo ele, os terraplanistas estariam certos, e é por isso que é a Terra é um PLANETA; pois se fosse mesmo redonda, seria uma REDONDENTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: