Diluição retrógrada.

Que horóscopo e homeopatia compartilham ineficácia além da letra inicial, Sally e Somir concordam. Mas na hora de definir qual das duas coisas é mais nociva, fica mais complicado. Os impopulares opinam.

Tema de hoje: o que é pior, homeopatia ou horóscopo?

SOMIR

Quem lê o blog faz tempo sabe o quanto eu abomino homeopatia. É de uma falta de conhecimento básico sobre química e biologia assustadora… mas, por incrível que pareça, hoje eu vou dizer que o horóscopo é pior ainda. Para analisar uma situação dessas, temos que nos afastar dos indivíduos e olhar para o todo. Na soma geral das coisas, homeopatia é uma estupidez que se cura sozinha. Horóscopo, por sua vez, é uma que continua envenenando a mente das pessoas sem prazo para acabar.

Homeopatia é baseada na ideia que água se “lembra” dos princípios ativos diluídos nela, até o ponto de não existir mais nenhuma molécula da substância original na água usada para tratar o paciente. Nada contra uma ideia nova, mas se depois de mais de um século de estudos ainda não tem resultados melhores que um placebo, já era para terem desconfiado da sua ineficácia. Infelizmente, quem atua nessa área ou é teimoso demais para aceitar a impossibilidade científica que defendem, ou é mal intencionado mesmo.

Por “sorte”, estamos falando de uma tentativa de prática de medicina. O que envolve colocar em risco a vida de muitas pessoas no processo. A tendência é que médicos mais sérios jamais tratem o tema como algo além de placebo, e também que nunca ganhe um papel destacado no desenvolvimento da medicina. Homeopatia existe faz tempo e ainda é tratada como tratamento “alternativo” no melhor dos casos. Mesmo que as pessoas comuns acreditem nisso, por falta de conhecimento ou desespero, não vejo o risco da prática tornar-se um método oficial de tratamento enquanto houver gente inteligente o suficiente na medicina.

Além disso, Darwin manda um alô: homeopatia vai matar quem acreditar nela na hora de uma doença séria de verdade. Se alguma sociedade resolver se voltar para essa forma de tratamento de forma generalizada, vai voltar para a mortalidade dos tempos pré medicina moderna. Especialistas renomados em homeopatia ainda mandam pacientes muito doentes para o hospital com remédios de verdade quando a coisa aperta. Então, como eu disse, é horrível que ainda acreditem nisso, mas o problema se corrige sozinho pela gravidade do que se propõe a resolver: a saúde humana.

Já o horóscopo não tem nenhum mecanismo de auto-correção inerente à sua existência: se a pessoa acredita, não tem nada que a faça deixar de acreditar depois. Não existe remédio de verdade nesse caso para salvar alguém que está sofrendo pela crença na astrologia. A partir do momento em que a pessoa aceita a ideia de que planetas e estrelas exercem alguma influência clara no comportamento de seres humanos, ela está perdida para o raciocínio crítico.

Eu também escrevi alguns textos sobre astrologia, nenhum deles elogioso. Não tem a menor fundamentação na realidade e ignora ciência estabelecida há séculos. Acreditar no horóscopo é um problema ainda pior que na homeopatia, porque é glorificar a ignorância sem estar desesperado, é o pior da estupidez humana: a estupidez escolhida. Por incrível que pareça, as informações necessárias para entender a falha da astrologia são muito mais simples e disponíveis do que as necessárias para entender as falhas da homeopatia. Além disso, ninguém formado em medicina chega para você com um discurso de autoridade para defender o horóscopo.

Ou seja, a pessoa sabe que não faz muito sentido, não pensa direito se funciona ou não, pode ver claramente que quem trabalha profissionalmente com horóscopo normalmente não é um exemplo de inteligência… e ainda sim, acredita, por motivos de “vai que”. Evidente que isso tem efeitos maiores na vida de uma pessoa, não existe isso de se cegar para uma parte da realidade sem consequências no seu desenvolvimento mental. Astrologia, pseudo-ciências e religiões cobram um preço na cognição de uma pessoa.

O mundo acaba fazendo menos sentido, por mais que todas adorem explicar tudo. Quando alguém te ensina uma coisa errado, dá mais trabalho ainda corrigir, porque tem que tirar a informação podre da cabeça antes de ter qualquer chance de utilizar a comprovada. Horóscopo está lá ocupando espaço de compreensão básica da natureza humana, contaminando sua empatia e te fazendo acreditar que a humanidade pode ser dividida em doze grupos arbitrários de personalidade. Isso destrói a sua capacidade de entender complexidade nas relações humanas.

Eu até concedo o ponto que no nosso estado atual de desenvolvimento tecnológico, conhecer um mínimo sobre como as coisas funcionam fora do planeta não é essencial, e não é um desastre absoluto você acreditar que uma estrela há bilhões de anos luz tem alguma forma de impacto fisiológico no seu corpo. Quer achar que a posição de Saturno influencia seu comportamento? É errado, mas não é fim do mundo. Por isso o foco no problema de identificar traços de personalidade através de uma lista arbitrária bolada por pessoas que não beberam de nenhuma fonte de conhecimento comprovável.

Não existe forma de corrigir astrologia atualmente. As pessoas vão acreditar mesmo sabendo que estão passando atestado de ignorantes, só porque é mais confortável acreditar que as coisas podem ser tão banais assim. Que dá para prever comportamento humano sem conhecer muito bem pessoas, sem experiência e estudo. Que dá para prever seu futuro sem olhar para a própria vida e refletir sobre suas escolhas. É a preguiça agindo, a necessidade de uma resposta rápida para problemas impossíveis de serem resolvidos sem muito mais esforço.

E isso contamina toda a visão da realidade da pessoa, valida a expectativa de atalhos intelectuais e a leva a conclusões ignorantes sobre o mundo que as cerca. Provavelmente ninguém vai ver uma pessoa querida sofrendo ou morrendo por estupidez como acontece na homeopatia, não tem uma chamada para a realidade nesse caso. A ideia torta que o horóscopo é algo mais do que texto semi-aleatório ajuda a propagar a ideia de que somos tão simples e previsíveis assim, fáceis de ser categorizados. A mesma preguiça que faz com que as pessoas acreditem em horóscopo faz com que achem válida essa tendência de polarização sem fim dos dias atuais. Para quem acha confortável acreditar em 12 tipos de pessoas, é mais ainda acreditar em 2: nós e eles.

E isso nunca deu certo na história da humanidade. Se a mentalidade da homeopatia assumir o controle, seus defensores morrem. Se a do horóscopo seguir… elas matam.

Para dizer que acredita em ambas e é inteligente (não pra isso), para dizer que sua tia-avó foi curada de um câncer bebendo água, ou mesmo para dizer que sabe meu signo só pelo o que eu escrevi: somir@desfavor.com

SALLY

O que você considera pior: homeopatia ou horóscopo?

Hoje tá fácil de decidir! Homeopatia, sem dúvidas. Horóscopo se propõe a ser uma mera orientação na vida de alguém, enquanto homeopatia se propõe a tratar doenças. Qual parece ter o resultado mais grave em caso de erro? Eu acho homeopatia pior em tudo: dano individual que causa, dano social e dano coletivo. Por premissa, homeopatia trata de uma questão mais grave, que é a saúde.

Começa pelas pessoas que exercem estas excrescências. Pegar o estagiário da redação e obrigar o infeliz a escrever horóscopo é ruim, mas compreendo o infeliz que senta e inventa umas generalidades sobre a vida. Porém, ver médicos exercendo homeopatia… é algo que você realmente não espera daquela pessoa. Pior: ver pessoas que nem médicas são prescrevendo substâncias que, supostamente, tem algum poder de cura ou paliativo é algo que não se espera de uma sociedade civilizada.

Se você decide sua vida com base em horóscopo, acreditando que todos que nasceram naquele dia e naquela hora neste planeta estão em uma situação similar a você, eu diria que merece se foder. Além da falha na lógica ser muito escrachada, um plus: horóscopo não foi criado para se responsabilizar pela vida de ninguém.

As escolhas são suas, você, no máximo, pondera algumas informações externas que tornariam tudo mais favorável ou desfavorável. Mas a intenção do horóscopo nunca foi mandar nas pessoas. Quem define sua vida apenas com base em horoscopo está usando a “ferramenta” de forma equivocada.

Homeopatia não. A proposta é essa mesma, é tratar, atenuar ou até mesmo curar alguns problemas do corpo. O infeliz que aposta na homeopatia está agindo conforme lhe foi prometido.

Não cabe aqui discutir por qual motivo temos certeza de que homeopatia é um placebo nocivo e perigoso, isso já foi devidamente abordado em texto próprio. A questão é: quem confia em homeopatia não se utiliza de uma premissa erada, como no caso do horóscopo. Quem confia em homeopatia sofre fraude mesmo, estelionato.

O que dá errado se seu horóscopo te orientar de forma incorreta? Bem, talvez você se frustre por acreditar que conheceria o amor da sua vida e não conheceu, por achar que receberia algo que não chegou, por alguma “profecia” não cumprida ou um erro de timing. Mas, com a homeopatia, as consequências podem ser bem mais graves. Estamos falando de um problema de saúde que as pessoas escolhem tratar com bolinhas de açúcar ou aguinha fedida.

“Mas Sally, um adulto racional vai perceber que não funciona antes de dar um problema maior”. Queria. Queria muito que o mundo fosse assim, mas infelizmente não é. Pessoas podem persistir em coisas que lhe façam mal por muito mais tempo do que imaginamos, até a morte, às vezes.

Além disso, ao que tudo indica, todo mundo se acha apto a criar outro ser humano, ou seja, as pessoas não apenas se sujeitam a isso, como sujeitam seus filhos também. Há registros de pais que já deixaram seu bebê morrer por insistir em uma alimentação vegana ou em não vacinar, não duvidem da falta de limites da ignorância.

Existe toda uma população mundial de crianças incapazes de se defender que estão, neste exato momento, experimentando um calvário pelos mais diversos problemas de saúde, sendo “tratados” com homeopatia. Permitir que pais façam a escolha de algo que não encontra respaldo científico em detrimento de recursos cientificamente comprovados é algo que nem eu, que sou bem tolerante com o poder da mente, consigo aceitar.

Por algum motivo se proíbe que pessoas avalizadas difundam práticas de saúde que não estão comprovadas, coisas como “cura gay” e tantas outras. São práticas que, justamente por não terem qualquer respaldo científico, acabam causando mais mal do que bem. Às vezes o placebo age no psicológico da pessoa (ou do dono do cão/gato), que fica mais tranquila e atenua os sintomas, mas contar com isso como algo certo? Por favor, não.

Se um idiota rege sua vida com base em um horóscopo, bem, está nele esta péssima escolha. Tudo que o horóscopo te promete são generalidades, tendências, dicas que devem ser conjugadas com informações pessoais suas, interpretações e outros fatores.

Se um idiota acredita que vai se curar com homeopatia, não está nele, está no homeopata que lhe prometeu um resultado efetivo. No homeopata e nessa paumolescência da lei brasileira ao tratar do assunto. Cidadão presume que se a lei autoriza, então deve ser confiável. Sabemos que não é assim, nem aqui nem em lugar nenhum. Tem uma geração Talidomida aí para te mostrar que nem sempre por ser autorizado é inofensivo.

O que é pior? O que é mais nocivo para a sociedade? Viver uma vida toda induzido em abstrato a coisas falsas que, se derem errado, apenas te causam uma dor de cabeça ou algo que pode causar morte ou sequelas ruins? Nunca vi ninguém encostado no INSS por ler horóscopo, mas já vi vário por apostar todas as suas fichas na homeopatia.

Vou além. Homeopatia pode acabar interferindo em questões de saúde pública, que afetam inclusive pessoas que não compactuam com homeopatia. Uma pessoa que se trata de forma deficitária ou que não se trata pode arruinar a saúde de todos, inclusive de quem toma todos os cuidados. Certas doenças devem ser tratadas de imediato e neutralizadas o mais rápido possível, antes que se alastrem, antes de mutações, antes que a coisa saia do controle.

Então, o elemento que rege sua vida conforme o horóscopo, no máximo se frustra ou faz alguma cagadinha na sua vida pessoal. Mas o elemento que decide tratar de sua saúde com homeopatia é um risco para si mesmo e também para outras pessoas.

Para se ofender com as críticas a homeopatia, para se ofender com as críticas a horóscopo ou ainda para se ofender pelo conjunto da obra do blog: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (14)

  • Nossa, polêmico! rs

    Apesar de ser a favor da homeopatia, entendo bem o que a Sally quer dizer. De fato, homeopatia é pra curar “doenças da alma” e não problemas específicos de saúde. Tu não vai se curar de uma gripe ou de um câncer se utilizando de homeopatia. Tá errado! E em termos de saúde pública, realmente, bem errado!

    Acho que o problema também, em partes, é que as pessoas misturam as coisas, a visão “holística” de um tratamento homeopático para as “doenças da alma” que é bem diferente da visão “cartesiana/racional” da medicina.

    • Tem radicalismo em todos os setores, inclusive na homeopatia. Infelizmente tem gente que insiste em só fazer isso pela sua saúde.

  • Sally/Somir se o comment não for pertinente, podem apagar tá?

    Como mencionaram a questão das vacinas e foi citado aí acima a imunidade de rebanho, achei interessante compartilhar um vídeo que trata justamente do assunto, de forma bastante acessível:

    https://www.youtube.com/watch?v=xqBoD-ha6H0&list=PLdlKx3uNkxdEGEOUxMoXKe_jjjc6Rcd10&index=3

    (em 9:04 ele começa a falar especificamente da imunidade de rebanho) – Na verdade, para quem se interessar, esse é o 3º vídeo de uma playlist inteira sobre vacinação e tópicos relacionados. Na descrição dos vídeos sempre tem links, papers e leituras de apoio para quem quiser se aprofundar nos temas.

  • Fico com a Sally. Nunca conheci ninguém que levasse horóscopo tão a sério que evitasse ou procurasse se aproximar de pessoas específicas porque a compatibilidade de signos seria assim ou assado, ou agissem de forma totalmente contraproducente por influência da coluna de jornal, mas conheci pessoas que se trataram com homeopatia e que depois de um tempo tiveram que partir pra remédios de verdade, e que na prática só adiaram o começo do tratamento.

    Realmente é um placebo bem forte, e o psicológico ajuda a acelerar a recuperação que seria praticamente natural, mas como já citaram, tem uma porrada de gente, médicos fuleiros inclusos, indicando homeopatia pra coisas que precisam ser tratadas rápido, e muitas vezes a pessoa acaba tendo que ir direto pra medicações pesadas pra compensar o atraso no tratamento e agravamento do problema.

    • Um dia esta porra pode virar uma questão da saúde pública muito séria, espalhando algo que poderia e deveria ser contido de imediato.

  • Homeopatia menos mal, porque nem todo mundo toma remédio e a pessoa tem direito de ser hippie se quiser.
    Astrologia juro que já me prejudicou a vida. Por mais ridículo que pareça, numa entrevista de emprego perguntaram qual meu signo. Demorei a responder analisando qual deveria falar Se fosse Áries, Escorpião ou Leão seria execrado! Touro preguiçoso, Gêmeos falso, Libra indeciso, Capricórnio interesseiro, Aquário pavio curto, Peixes alienado, Sagitário irresponsável, Libra indeciso. Fiquei entre Câncer bom moço e Virgem perfeccionista. Falei Virgem me contrataram. Imagina se soubessem que sou de SatanÁries!!!

    • Pessoas que não tomam remédio podem causar sérios danos à saúde pública, prejudicando até mesmo gente que toma remédios.
      É o mesmo que dizer que é ok não vacinar o filho.

      • Pode me tirar uma dúvida? Minha mãe me vacinou pra todas as doenças e peguei TODAS as doenças de criança, catapora, cachumba etc… Meu pai tomava vacina de gripe todo ano e pegou pneumonia. Se eu tivesse filho a única que eu daria seria de paralisia infantil, as outras pra que servem mesmo?

        • Servem sim.

          Tem que ver se ela deu todas as doses, inclusive as de reforço. Pede para ela sua carteirinha de vacinação, é pouco provável que você tenha sido vacinada para todas as doenças e tenha pego todas. Confere aí quais você realmente tomou e quando, que essa história tá bem mal contada.

        • Leane Lorguetie

          Que interessante esse argumento, você pegou “todas” as doenças, logo a vacina não serve pra mais ninguém.
          Curiosidades:
          1 – Vacina para catapora só foi disponibilizada pelo SUS apartir de 2013. Não acho que esse comentário foi feito por uma criança de 5 a 7 anos.
          2 – O vírus da gripe tem mutação muito rápida e grande, sendo difícil a prevenção, a vacina ajuda aumentar seu percentual de chances pra não contrair a doença, mas está longe de ser 100% eficaz.
          3 – Quem disse que gripe é a única porta de entrada para contrair pneumonia?
          Eu tive pneumonia gravíssima quando era criança após receber uma descarga de fumaça preta da caminhonete do meu pai.

          Enfim, Se você fez parte dos 1% de margem de erro da vacina não quer dizer que os outros 99% não foram eficazes, nem que com seu filho não vai funcionar, assim como foi com você. Somente reflita.

          • Obrigada, Leane.

            Não acho possível que alguém tenha tomado todas as vacinas e mesmo assim tenha sofrido com todas as doenças. Tem algo a ser esclarecido aí.

            Obs: já tive pneumonia alérgica mais de uma vez

          • Exato, Leane!

            Sem contar que pneumonia é uma doença -na maioria dos casos – causada por bactérias, então a vacina de gripe não vai prevenia mesmo não.
            A vacina pra pneumonia é a de Pneumococo.

            E a vacina da gripe previne todo ano contra os 3 vírus com maior potencial de casos graves (que necessitam de tratamento internado ou que possam levar a uma síndrome respiratoria aguda, exemplo clássico H1N1) ou de epidemias (tipo vírus que não circulam há muito tempo e as pessoas não vão ter imunidade). Existem mais de 100 tipos de vírus da gripe…

            E isso que eu nem vou começar a falar da imunidade de rebanho, que é o grande x da questão das vacinas…

            • Um relato desses no whatsapp viraliza em dez segundos e avaliza trocentos pais ignorantes a não vacinarem os filhos. Um perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: