Não interessa!

Terminar um relacionamento enquanto ainda se ama uma pessoa é algo duro, muito duro, talvez seja uma das coisas mais difíceis de conseguir, emocionalmente falando. Por isso, pessoas que estão passando por esse desgraçamento de cabeça costumam ser muito paparicadas, poupadas e desfrutar de todo tipo de condescendência. Normal, qualquer outra conduta vinda de uma pessoa querida soaria como crueldade ou falta de empatia. Foi estabelecido que é assim que as coisas são: quem te quer bem se apieda de você nessas horas.

Como eu sou uma voz sem rosto, o que gera uma ofensa difusa que não me prejudica, quero falar algumas coisas que aprendi nos mais de 20 anos de relacionamento. Coisas que talvez você não goste de escutar se estiver passando por isso agora, mas que são importantes de ouvir, mesmo que você não concorde com elas. Coisas que seus amigos provavelmente não vão te dizer por ter uma trava social razoável, pelo medo de parecerem grosseiros ou até de te magoar mais ainda. Alguém tem que fazer o trabalho sujo.

Por motivos de praticidade, vou me referir a uma mulher que levou um fora de um Fulano, mas substituam as situações e os gêneros por aquilo que melhor os atender.

Para começo de conversa, o fato de se sofrer com um término não quer dizer que você ame a pessoa. Muitas vezes você ama apenas ter alguém. Para descobrir isso basta um exercício simples: se você tivesse magicamente outra pessoa ainda melhor para colocar no lugar da que se foi, que fosse mais bonita, mais gentil, mais rica, mais afetuosa, mais fiel, mais tudo, ainda estaria sofrendo? Se você não estaria sofrendo, você gosta de ter alguém, não necessariamente aquela pessoa.

Muitas vezes você ama os planos e projetos que fez com essa pessoa e o que realmente te dói é jogá-los no lixo. Muitas vezes o que te dói é a sensação de fracasso, de muito tempo investido, que “não deu em nada”, como se fosse tempo perdido. Muitas vezes o que você ama não é a outra pessoa e sim a pessoa que você era quando estava com essa pessoa. São infinitas possibilidades, eu poderia ficar até amanhã listando-as aqui. Meu ponto é que, na maioria das vezes, a pessoa está chorando tudo, menos a perda daquela pessoa.

Mas, pouco importa a natureza do seu sentimento, se você chegou à conclusão de que é melhor para você separar ou, o que é mais comum, se a outra pessoa não quer mais estar com você, algumas providências terão que ser tomadas para que você consiga superar esse término. E aqui, recomendo esta excelente apresentação sobre como curar um coração partido, assistam depois de ler o texto. Se você não sabia como agir, acabou essa desculpa. Tá nesse vídeo o passo a passo.

O erro mais comum que as pessoas cometem é ficar se torturando pensando, especulando e conjecturando sobre o que o outro está fazendo e como está sua vida. A pessoa que acabou de levar um fora fazer isso eu entendo, pois em períodos de término de relacionamento o cérebro desliga por umas semana e em seu lugar um macaco drogado briga com um papagaio bêbado dentro da nossa cabeça. O que eu não entendo são os supostos amigos que participam dessa punhetação mental desnecessária.

Atenção amigos, vocês tem um papel fundamental de dar um corte nesse circulo vicioso de sofrimento voyeur no qual o outro se mete. Não endosse, não ajude a fuçar a vida alheia, não passe informações sobre ex. Responda a tudo que a pessoa aventar, perguntar ou especular com uma única frase, dita de forma incisiva e determinada, que é para constranger e coibir esse tipo de pensamento: NÃO INTERESSA.

Não é ser amigo cair no fundo do poço e fica ali, especulando sobre a vida alheia. Não é um processo de cura, não gera nada de bom, muito pelo contrário. Ser amigo de verdade é mandar um NÃO INTERESSA na lata cada vez que a pessoa agir como uma retardada emocional. E se você não tem amigos que façam isso por você, salve este texto e leia quando estiver nesse estado de desgraçamento emocional.

“Será que o Fulano está com outra?” NÃO INTERESSA. O Fulano não quer mais estar com você, isso é 100% suficiente para que você levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima, seguindo com sua vida, na firme intenção de esquecer o Fulano. Não queira estar com quem não quer estar com você. É uma premissa básica de amor próprio e dignidade. Entendo que a pessoa sinta falta, entendo que não seja fácil, entendo que sofra, mas, vamos lá, todo mundo se sente assim alguma vez na vida e supera, por qual motivo o floquinho de neve único e especial não vai conseguir esquecer? Vai sim, é só colocar seu mindset nisso em vez de focar no Fulano que já não é mais nada seu.

“Será que o Fulano está sofrendo?” NÃO INTERESSA. Fulano saiu da sua vida, o que ele faz, sente ou pensa não te interessa mais, ao menos por um longo período de tempo, até essa ferida cicatrizar e, quem sabe, vocês consigam transformar isso em uma amizade. Indifere se ele está bem, mal, sofrendo, feliz, resfriado ou ganhando na Mega Sena. Essa pessoa está fora da sua vida, essa pessoa (ou você, tanto faz) escolheu estar fora da sua vida, comporte-se conforme esta realidade. Sei que é difícil cortar fora de uma hora para a outra quem era seu companheiro, melhor amigo e pessoa mais próxima, mas é assim que as coisas são quando relacionamentos terminam. Get over it!

“Será que Fulano está precisando de mim?” NÃO INTERESSA. Se a escolha foi por não ficarem mais juntos, se Fulano precisar de algo, vai ter que procurar em outras fontes (amigos, família, vizinhos, religião, ETs), a fonte “você” secou, deixou de existir, pois é a única forma de conseguir colocar um ponto final de forma saudável e seguir com sua vida. Quando a pessoa não tiver você, acredite, ela vai se virar. Pode até apanhar um pouquinho da vida, mas, sinto lhe informar, você não é indispensável para que alguém sobreviva. É interessante ser a pessoa que faz tudo pelo outro, porém é meio manipulador também: “ei, oi, precisem de mim, assim eu me asseguro que sempre vão me querer por perto!”. Deixe o Fulano andar com as próprias pernas, se ele cair, ele aprende a levantar. É uma valiosa lição.

“Será que Fulano vai ficar bem?” NÃO INTERESSA. Em algum momento ele vai sim, todo mundo se recupera um dia. E se não ficar, bem isso não é motivo para você estar com alguém: “estou com Fulano se não ele não fica bem”. Se não ficar bem ele que procure ajuda profissional. Adultinhos inteirinhos ficam bem independente de parceiros, se esse não é o caso de Fulano, olha que lindo, ele terá uma belíssima oportunidade para refletir e aprender sobre o assunto. A verdade é que Fulano não nasceu grudado em você, Fulano viveu boa parte da vida sem você e sobreviveu, relaxa que ele vai sobreviver. Isso é medo da separação, que se apresenta revestido de preocupação nobre com o outro. Não caiam nessa.

“Será que Fulano me traía enquanto estava comigo?” NÃO INTERESSA. Já passou, vocês não estão mais juntos, nada que diga respeito a Fulano é relevante na sua vida. É passado. A vida se vive no presente. Você não precisa revirar um passado que não é mais relevante para seguir em frente. E não é relevante mesmo, pois se a pessoa não te quer mais, se não estão mais juntos, não faz diferença alguma se ela te traiu ou não. É mentira que isso te ajudaria a esquecer, não ajuda a porra nenhuma, só gera mais dor, só coloca seu pensamento mais e mais na pessoa que você deveria esquecer. Viva o presente. O passado não pode ser mudado, o futuro ainda não aconteceu. Saia do passado e do futuro.

“Será que Fulano vai perceber o quanto errou comigo?” NÃO INTERESSA. Acabou. Fulano que siga sua vida e pense o que quiser, isso tem que se indiferente para você, porque agora Fulano não é mais nada seu. Sua vontade de ter razão é tanta? Foda-se o que ele viu, não viu, vai ver ou não vai ver. Retire-se desta cena, desta dinâmica com o Fulano. Ele se retirou da sua vida, permita que ele saia da sua cabeça também, caso contrário ele vai virar um fantasma. Você pode achar que não, mas a vida se encarrega de educar as pessoas. Como geralmente não acontece na velocidade que gostaríamos, fica a sensação de impunidade. Mas quem planta merda colhe bosta, não é misticismo, é lei da probabilidade: de tanto fazer merda, um dia a pessoa faz merda com alguém mais maluco do que ela e sofre as consequências. Larga. Deixa ir. Não se preocupe com isso.

“Será que um dia, quando Fulano for muito sacaneado, ele vai me dar valor?” O NÃO INTERESSA. Está terminado, foda-se se Fulano vai te amar, te odiar, te admirar ou te desprezar. Foda-se se Fulano vai enfiar talco no cu e depois soltar um peido fantasma. Foda-se tudo, qualquer coisa, qualquer evento, atitude ou sentimento vinculado a Fulano. Desapega. Uma pessoa que não quer mais estar com você é incompatível com esse tipo de pensamento. Agindo assim você impede que algo de bom e novo se aproxime de você. Só você perde com isso. Porque merdas você precisa do olhar de Fulano, ainda que futuro, para reafirmar seu valor? Saiba seu valor independente do olhar de terceiros e pau no cu de quem não te der valor!

“Será que Fulano vai gostar mais de alguém do que gosta de mim?” NÃO INTERESSA. Pode gostar mais, pode gostar menos, pode gostar diferente, pode casar no mês seguinte com o amor da vida dele ou pode nunca mais se relacionar com ninguém, gritando seu nome com os braços para o alto ajoelhado na chuva. Ele não é mais seu parceiro, o que ele sente indefere. Larga mão desse sentimento de posse, de não estar mais com a pessoa mas de não querer que ela te esqueça ou seja feliz com alguém. Isso não é amor, é um ego muito fragilizado que se ofende se descobrir que é esquecível. Todo mundo é esquecível, e que bom, se não todos nós poderíamos estar presos a estrupícios, retardados emocionais e grandessíssimos filhos duma puta.

“Será que alguém fez ou está fazendo a cabeça dele contra mim?” NÃO INTERESSA. Se ele “se deixou fazer a cabeça”, sinto muito, mas você merece coisa melhor. Quer ficar com uma pessoa merdinha, mentalmente fraca e manipulável? Quer ficar com alguém que não consegue construir uma relação forte o bastante para sobreviver à interferência de terceiros? Gente que precisa do olhar de terceiros para avaliar sua relação é gente que tem titica de sabiá amarelo na cabeça. Foi em boa hora!

“Será que Fulano está pegando geral?” NÃO INTERESSA. Fulano está livre, solteiro, desimpedido e você deveria estar preocupada e focada na sua vida e não na dele. A pessoa não está mais com você, foda-se dez vezes se ela está fazendo uma orgia com uma chinesa grávida e uma cabra ou se está celibatária em casa estudando física quântica. Para de olhar para a vida do outro e olha para a sua vida, que é a única que você tem o poder de transformar. Não olha redes sociais do Fulano, corta amigos que tentem te dar notícias de Fulano, desvincule tudo, siga sua vida como se Fulano tivesse sido abduzido e hoje vivesse em Saturno, totalmente fora do seu alcance.

“Será que Fulano arrumou uma pessoa melhor/mais bonita do que eu?” NÃO INTERESSA. É doentio querer saber com quem Fulano está. Simplesmente doentio. É de uma falta de amor próprio, de uma falta de autoestima, de uma falta de vergonha na cara que deveria gerar açoite em praça pública, pois uma pessoa que faz uma bosta dessa consigo mesma deve estar além de qualquer diálogo, só com violência física mesmo. O que interessa é: vocês não estão mais juntos. Foda-se tudo que vier depois, nada mais te diz respeito, a pessoa saiu da sua vida, você perdeu o direito, a legitimidade e o aval para querer saber ou opinar sobre qualquer coisa que a pessoa faça. Não há espaço para que você participe dessa nova fase da vida amorosa da pessoa, ao menos não agora, quem sabe um dia, caso se tornem amigos. Mas estamos falando de muitos meses depois, coisa de seis meses pra cima.

A verdade é: todo mundo é esquecível, mas as pessoas tem um apego monstruoso e arrumam os pretextos mais bizarros para não fazer o que é preciso para conseguir esquecer alguém. Porque dói, e esse ego frágil pula, grita e se joga feito o Neymar à menor pancadinha que leva. Não sejam um Neymar Emocional. Tenham compostura, tenham inteireza, tenham, no mínimo, vergonha na cara e amor próprio. Se não estão mais juntos, por mais doloroso que seja, é virar as costas e seguir em frente, sem stalkear a vida do outro e sem permitir que o outro te stalkeie.

Se você não consegue esquecer o Fulano, isso não significa que ele seja o amor da sua vida. Significa que você não está fazendo o que precisa para esquecer o Fulano (no vídeo está bem explicadinho o que tem que fazer e os motivos pelos quais tem que fazer). Não adianta travestir seu masoquismo, sua burrice, sua imbecilidade de amor. Não é o amor que nos impede de esquecer uma pessoa, é a auto sabotagem. “Não consigo” é o caralho, todo mundo consegue. Faça por onde e você vai ver que, apesar de parecer que não, isso passa.

Para dizer que eu estou grossa hoje, para dizer que eu não sei o que é amor de verdade ou ainda para dizer que você é um Neymar Emocional: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (12)

  • Sally, sei que já faz muito tempo que vc escreveu esse texto, mas volta e meia eu venho ler de novo, por conta da sua genialidade e precisão em cada palavra.
    Sou leitora há anos do desfavor.

    Infelizmente, me encontro sofrendo muito nesse momento. Uma dor profunda de revolta, magoa, decepção e saudade ao mesmo tempo.

    Namorei um idiota que conheci em agosto de 2020, tem 42 anos, é baiano mas já morava aqui no RJ há vinte anos (veio fazer faculdade em 2000 e acabou ficando direto), nunca casou, não tem filhos. Partidão, bonito, malhava muito, olhos verdes. Meu pai bem que me avisou “laranja madura em beira de estrada… ou tá bichada, ou tem casa de marimbondo no pé !”.
    No primeiro encontro, ele já se dizia viciado em mim. Apaixonado, queria me ver todo dia. Quis entrar em minha casa pra conhecer meus pais (sou filha única e ainda moro com meus pais), veio aqui com um buquê enorme de rosas, minha mãe ficou encantada e muito feliz por mim.

    Em novembro de 2020, infelizmente, minha mãe foi intubada às pressas em uma UTI com COVID e veio a falecer 14 dias depois.
    Eu fiquei os 14 dias SOZINHA, enterrei minha mãe SOZINHA, reconheci o corpo dela no necrotério do hospital SOZINHA.
    O babaca meteu uma de q tava com COVID e precisava ficar trancado em casa. Eu tbm tava, ué ! Meu pai idoso tbm estava. Mas eu precisava do apoio dele cmg, era só pra ficar aqui dentro de minha casa cmg, até pq não tinha muito o q ser feito. Não podia visitar minha mãe pq era UTI, então o hospital só ligava uma vez por dia pra passar o quadro dela.

    Depois disso tudo, com minha mãe já enterrada, eu estava destruída, tomando 3 antidepressivos, fazendo terapia, magérrima e com cabelo caindo. Meu pai também estava decrépito.
    Ele quis vir até minha casa pq tinha sido curado da COVID !!! Um dia apoia minha mãe ser enterrada ! Que coisa, ne?
    Ele veio, entrou aqui, não teve clima nenhum. Meu pai, que antes era carinhoso, nem quis olhar pra cara dele, tamanha decepção.

    Eu estava fraca, destruída demais pra armar barraco e terminar namoro naquele momento. E ele achava q estava tudo bem, nem pediu perdão.
    Na mesma semana, descobri pela OLX q ele estava vendendo tudo do apartamento dele correndo, pois estava se mudando de volta pra Salvador.

    Detalhe: os anúncios datavam de antes da minha mãe ficar doente.
    Então ele já sabia q ia embora há um tempão.
    Óbvio q eu iria ficar pra trás e ser descartada como lixo. Mas pra piorar, o timing bateu com a morte da minha mãe.

    Bom.. isso tudo pra dizer que eu ainda me encontro stalkeando ele em redes sociais (eu não uso, mas tenho um perfil fake só pra fuçar). Me sinto um lixo por isso, faço terapia, mas é algo muito constrangedor… como que eu não tenho vergonha na cara pra parar de olhar a vida de um merda que me fez tão mal ????

    Enfim.. desculpe o desabafo. Sempre gostei muito da sua opinião, sua forma de se expressar, as vezes te vejo como uma amiga íntima q nunca conheci ! Rs
    Seus textos sempre me ajudaram muito, em vários âmbitos da vida.
    Hoje voltei pra ler essa obra prima pq estou de saco cheio desse ciclo vicioso de olhar a vida desse babaca depois de tanta dor q ele me causou.
    Detalhe: só foto malhando, nas praias do nordeste e usando roupa bregas fluorescentes e extremamente coladas (marca até o pau).
    Pq baiano tem q ser assim ? Kkkkkkk

    • Bia, primeiro, sinto muito pela sua mãe. Também perdi a minha tem pouco tempo e é realmente devastador.

      Sobre o arrombadinho carioca/baiano, te sugiro assistir a um Ted Talk chamado “como curar um coração partido” (https://www.ted.com/talks/guy_winch_how_to_fix_a_broken_heart?language=pt), ele dá boas dicas sobre como superar um término quando existe essa dificuldade em se desligar da pessoa. É quase como um vício, e é assim que deve ser tratado.

      Acredito que agora o melhor que você pode fazer é se perguntar onde você falhou em identificar que ele era uma furada. Por exemplo, essa atitude de pessoa louca de aparecer com flores e se dizer apaixonado tão rápido. O que houve para que isso não te faça correr? O que aconteceu com você para se sentir atraída por isso?

      Ele é um lixo, um bosta e a vida vai se encarregar dele. Pega para você apenas o aprendizado. Quando o luto passar (e às vezes demora anos), olha para dentro e tenta entender o que te fez cair nessa situação. Foi carência? Foi baixa autoestima? Foi idealização? Olha, identifica e tenta corrigir, assim nada desse tipo vai voltar a acontecer com você.

      Acredite, apesar de sofrido, que bom que esse merdinha saiu da sua vida logo, antes de casar, antes de ter filhos, antes de te fazer perder mais tempo.

      Fica tranquila, tudo isso vai passar e sua vida vai melhorar. Já a dele…

      • Sally, obrigada por responder tão rápido ! Meus pêsames pela sua mãe, imagino a dor que vc está sentindo.. é muito difícil.
        Sinto muito mesmo.

        Em relação ao babaca, acredito que eu seja muito carente e, por isso, fiquei muito empolgada com todo aquele banquete de amor logo de cara. Nunca tive isso na vida, sem contar que eu tinha 29 anos na época e ele já tinha 42.
        Era meu professor na faculdade (eu fazia farmácia). Super ético de ambas as partes, né ? Rsrs

        Eu assisti o vídeo umas mil vezes, sempre que tenho recaídas volto para assistir de novo. É muito bom as vezes a gente tomar um sacode pra ter vergonha na cara.
        Nesse caso, eu acho que nem é amor que sinto por ele. É decepção, é indignação.. sabe quando vc não acredita que a pessoa fez aquilo ?? Até pq foi no mesmo timing da morte da minha mãe, então sempre irei lembrar de uma coisa atrelada a outra.

        Olha, nessas horas eu queria ser religiosa pra acreditar que ele vai pagar pelo que fez. Mas foi o que vc disse… a vida se encarrega.
        Ele tá lá na Bahia fazendo fisiculturismo, só cuida do corpo msm… já que o interior tá podre.
        Ele foi demitido da faculdade que dava aula aqui no RJ, por isso ficou falido e foi embora pra terrinha. Era uma merda de professor, sei que sou suspeita pra falar, mas os alunos já fizeram até abaixo assinado pra tirar o cara hahaha. Muito ruim, muito fraco, vulgar demais.. dava aula com roupas coladas e marcando pau, diversas alunas se sentiam constrangidas. Pessoa bem baixa mesmo..
        Eu fiquei aqui totalmente prejudicada, só com meu pai, que ta idoso e doente.. não tenho irmãos, primos, ninguém. E eu tenho que cuidar do meu pai.
        Mas eu tenho certeza que as coisas irão melhorar muito em breve, pois estou correndo atrás. Agora a gente tá enrolado aqui pagando inventário da minha mãe, passando uns apertos. Sem contar a saudade que ficou.

        Quanto a ele… acho que vai morrer sozinho. Sempre contou histórias tristes pra mim sobre os relacionamentos pretéritos.. ele era sempre corno, abandonado, etc
        Hoje eu entendo o motivo. Ngm fica com uma pessoa sem empatia que não dá apoio no pior momento da vida.
        Egoista.

        Obrigada pelas palavras, Sally
        Você é ótima !!!

        • “Muito ruim, muito fraco, vulgar demais.. dava aula com roupas coladas e marcando pau, diversas alunas se sentiam constrangidas. Pessoa bem baixa mesmo..”
          Desculpa eu, Bia?
          Francamente, você é mais do que isso que ele tentou te transformar. Força, guria! O cara não vale o seu pum, deixa de auto-piedade, Bia, bola pra frente. O futuro está à sua espera com momentos bons e outros nem tanto, esses momentos serão definidos pelas suas escolhas.
          Nunca, mas nunca mesmo acredite em primeiras palavras, em pessoas com a qual você não comeu uma boa porção de sal junto. Ninguem nos ama num primeiro momento, o amor é cultivado no tempo passado com a outra pessoa.
          O que você está sentindo é revolta pela sua bobeada, mas aceite a bobeada, foi assim que a vida te ensinou algumas coisas que, como filha única você jamais aprenderia sozinha.
          Creio que você é preciosa demais para se apegar a essa fase de aprendizado de forma negativa, veja a fase já no seu passado.
          Que bom que tudo acabou, ele era “ Muito ruim, muito fraco, vulgar demais.. dava aula com roupas coladas e marcando pau, diversas alunas se sentiam constrangidas. Pessoa bem baixa mesmo..”
          Viu o quanto você ganhou em se livrar dessa dor de cabeça por longo tempo? Ja imaginou o pesadelo que seria carregar esse imprestavel pelo resto da sua vida?
          Quanto a perda da sua mãe: meus sentimentos, a vida não é fácil e nada se pode fazer para mudar isso, que você encontre força para aceitar o que você não pode mudar. Todos nós nos iremos um dia, alguns se vão antes, e está correta a ordem, os pais DEVEM ir antes dos filhos.
          Cá comigo, creio que ninguém se vai de verdade, só deixa de existir – fisicamente – ao nosso lado, o espírito de quem se foi continua conosco enquanto nos lembrarmos daquela pessoa, o cheiro da mãe que se foi fica, a voz da mãe que se foi fica, as lembranças da mãe que se foi ficam, tudo fica. Enquanto vivermos a imagem da mãe fica, por mais tempo que faça que ela tenha se ido.
          Leia sobre “estoicismo”

  • Por sorte meu dilema agora é mais fácil do q esquecer alguém ou fazer dois tratamentos oncológicos, mas aquele texto sobre sofrer por amor pra mim até hj é o melhor . Já enviei para varias amigas. Realmente não interessaterapia é o melhor remédio. Agora tenho tarefa mais difícil q é mudar de área profissional inspirada em outro texto seu. Se tudo sair como desejo te envio um presentão rs, mas isso tbm já escrevi em outro texto q não lembro o tema . Te amo, minha malvada favorita ❤️.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: