Alô mentira!

Após vir à tona a informação de que empresas estariam bancando a disseminação de mensagens contra o PT nas redes sociais, o candidato à Presidência do partido nas eleições 2018, Fernando Haddad, afirmou, em coletiva de imprensa, que vai acionar todos os mecanismos judiciais para que a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) e os empresários supostamente envolvidos sejam punidos. LINK


Não deu no voto, vão tentar no tapetão. O desespero toma conta e mais uma vez estão só fortalecendo o Bolsonaro. Desfavor da semana.

SALLY

Semana passada falamos sobre como a proliferação de mentiras e falsos eventos estavam sendo praticadas de forma assustadora. Esta semana o tema é bem parecido, porém não igual: os mecanismos de campanha também são equivocados e muito parecidos, entretanto, parece que um lado só grita: o que está se afogando.

Desde a primeira presidência do Lula que o PT faz usa de Fake News, de dinheiro de caixa 2 (há uma infinidade de investigações e processos envolvendo Lula, Dilma e até o Andrade), dinheiro de empresários, perfis falsos em rede social que disseminam boatos e moem reputação, etc. Agora, parece ter surgindo uma indignação seletiva ao afirmar que Bolsonaro usa dinheiro não declarado de empresário para divulgar mentiras no WhatsApp.

Bolsonaro disse que sim, que sua militância faz uso de redes sociais, mas que em momento algum foram pagos para isso. É triste, mas eu sou capaz de acreditar, pois são pessoas tão surtadas, tão cegas, tão obcecadas que pode até ser que estejam fazendo sem pagamento. De qualquer forma, é algo que ambos os partidos fazem em larga escala desde sempre, e era algo previsível. No começo do ano nós postamos aqui, enquanto vocês duvidavam que o Pocket pudesse vencer, que quem definiria estas eleições era o WhatsApp.

Na postagem de ontem, pensada propositadamente para servir de introdução para esta, eu selecionei as principais mentiras de WhatsApp que circularam neste segundo turno e, como vocês podem ter observado, o vento que venta lá, venta cá. É chumbo trocado. Todo mundo faz. Só a mim parece tenebroso e mentiroso pular com tudo pra cima de um adversário quando, em tempo real, se está fazendo a mesma coisa?

Tem uma diferença enorme entre a falácia “E o helicóptero do Aécio” ou “E o FHC”, coisa de um passado distante que não se equiparam às acusações de corrupção do PT ao que está acontecendo. Hoje, em tempo real, vemos, em paralelo, ambos os candidatos seguindo a mesma cartilha criminosa e fazendo as exatas mesmas coisas erradas. Por óbvio, ambos devem ser severamente punidos, e tenho certeza de que todos nós adoraríamos ver o Pocket dividir uma cela com o Andrade e convocarem novas eleições, mas sabemos que não vai acontecer.

Respeito quem pede punição e investigação para ambos. O que eu não respeito é gente que se usa da legalidade para tirar um candidato que o incomoda nas pesquisas da disputa e fica atacando exclusivamente o Bolsonaro. O fato de você simpatizar ou antipatizar com alguém não é razão para dar tratamentos diferenciados a iguais que estão cometendo o mesmo crime. Estou estarrecida como o brasileiro pode ter uma mentalidade tão baixa, pequena e corrupta de fechar os olhos para os erros do seu bandido de estimação.

Também estou estarrecida que algum tipo de censura ou banimento tenha sido aceito. Cada vez que um juiz intervinha no WhatsApp a gente cuspia um texto raivoso aqui, falando da vergonha que é um Estado Interventor que precisa se meter assim em redes sociais. Na Coreia do Norte ou Venezuela a gente espera, mas no Brasil não. Notícias falsas são ruins, são nocivas, porém não tem como controlar internet e redes sociais. Se tentarem, vão causar um dando muito maior do que o benefício, vão favorecer lados. Quem decide o que é falso? Quem decide o que é discurso de ódio? Nem sempre a verdade é preto no branco. Muito perigoso e triste abrir essa porta. Fica muito fácil para um oponente pichar um ventilador na parede da faculdade (impressionada como não sabem desenhar uma suástica) e prejudicar o oponente.

Esta semana mesmo, aqui no Rio, uma igreja apareceu pichada com umas suásticas toscas. Foram ver as câmeras de segurança e viram que os babaquinhas que encheram a igreja de suástica, logo depois, começaram a pichar frases contra Bolsonaro. Sabe, francamente, não sei quantos casos mais terão que acontecer para que as pessoas se toquem de que a esquerda está estrebuchando feito barata que tomou o último jato de inseticida e se metendo nos mais baixos tipos de armação. Aceitem: neste ponto simplesmente não dá para filtrar o que é verdadeiro ou falso, a coisa saiu do controle.

E, querem saber? Que bom que não tem! Se você tem constantemente alguém filtrando as coisas e te dizendo o que é verdadeiro ou falso, nunca desenvolverá discernimento para avaliar por você, para desconfiar, para aprender. O povo precisa aprender a discernir sozinho, porra. Por mais que sejam burros, até onde eu entendo, não são débeis mentais. Irão acontecer erros, manipulações e injustiças? Sim, como vem acontecendo há mais de dez anos, faz parte do aprendizado. Mas, curiosamente, só agora, faltando dez dias para a eleição e com o PT levando uma sova, surgiu essa preocupação, essa gana repentina em regular o que se diz em redes sociais. Por favor, não sejamos inocentes nem canalhas.

O que faz mal para um país não é gente mentindo em redes sociais, isso sempre vai ter. O que faz mal é não educar o povo, não dar discernimento, não ensinar a raciocinar, de modo a que não consigam identificar ou ao menos investigar mentiras grotescas como as que postei ontem. Regular o conteúdo do WhatsApp é o mesmo que não deixar mais as pessoas saírem de casa em determinados horários porque podem ser assaltadas. Porra, controla a violência em vez de meter proibição para resolver o problema, autoritários do caralho!

Mais: o WhatsApp está bloqueando contas e censurando conteúdo seja “discurso de ódio”. Vocês têm ideia do quão perigoso é isso? Quem diz se é ou não discurso de ódio? Na boa, todos nós aqui poderíamos ter o WhatsApp bloqueado por esse motivo, mesmo que fosse em uma briga com alguém, em uma brincadeira com amigos ou qualquer mensagem que fosse lida sem o devido contexto. Só o que eu falo das mulheres que perseguem o Pilha na Fazenda me geraria um banimento eterno.

Até onde eu sei, mais de 700 mil contas já forma banidas do WhatsApp por esse suposto “discurso de ódio”. Eu adoraria que banissem a minha para que eu possa ter um pouco de paz na vida, mas porra, isso pode prejudicar seriamente algumas pessoas, inclusive em suas vidas profissionais. Dá uma olhada nas suas conversas e me diz se, mesmo que de brincadeira (e quem vai saber… WhatsApp não tem tom de voz) você já não disse algo que, se lido por um estranho ou por um algoritmo não poderia ser interpretado como notícia falsa ou discurso de ódio? Aliás, bom saber que o WhatsApp, aquele que não lia nossas conversas, sabe quem propaga discurso de ódio…

Sério, QUEM é uma ameaça à democracia e à liberdade de expressão? As pessoas ainda insistem em pensar em “esquerda” como aquela que é um contraponto ao Estado Opressor, por convenção, mas a verdade é que hoje no Brasil a esquerda é a mais autoritária, censora e criminosa de todo o jogo. Para vencer Andrade está sendo obrigado (a cara de desgosto dele é evidente) a fazer de tudo. Está baixo, está feio, está vergonhoso. O pior é que tem idiota caindo nessas iscas, sem um pingo de autocrítica, sem conseguir olhar pro lado e ver que o PT faz ainda pior.

Só para citar um exemplo do grau de merda que esses idiotas criaram esta semana: o PSOL pediu que o WhatsApp fosse tirado do ar. Tirado do fuckin´ ar. Na boa, se alguém aqui vota em um conjunto de partidos que quer resolver um problema (que eles também praticam) tirando o WhatsApp do ar, repensa a vida aí, tem um autoritarismo monstruoso crescendo com a tolerância de vocês.

Fake News já é um problema desde a eleição do Trump, ou seja, de anos. Todo mundo sabia que existia, todo mundo sabia o poder que tinha (eleger presidente dos EUA não é pouca coisa). Ninguém se mexeu para criar mecanismos para combater isso ou conscientizar a população, nem TSE, nem partidos, nem militância… ninguém. Agora, aos 48 do segundo tempo, pegam o WhatsApp para Cristo e dizem que ele tem que apresentar uma solução se não vai ser punido? Meus amores, a inércia foi de todos, absolutamente ninguém pode reclamar.

O mais chato é que vão ficar reclamando que o Bolsonaro ganhou por causa de esquema de rede social. Os mesmos que elegeram Wellington Dias na base do comprovado Mensalinho do Twitter, que ficou impune. Andrade e Pocket são uma merda, mas sabe qual é a diferença? Pocket não fica choramingando e apontando o dedo pros outros. Pocket fica mostrando a bolsa de colostomia cheia de merda e falando bosta, mas nesse jogo imundo ele não entrou.

Além de todas as questões que já falei, segue a questão principal: é burrice fazer isso. Como você acha que o tiozão cuja única alegria na vida é falar putaria no grupo com os amigos vai se sentir quando bloquearem seu zap? Como todas as pessoas que o cercam vão se sentir? Gente, como podem ser tão toscos e cegos? Isso só desperta simpatia para o Pocket.

É um esquema que está longe de ser provado, veio de uma denúncia da Folha de São Paulo, que ontem mesmo meio que deu uma tirada de corpo fora, não passou pelo crivo do Ministério Público nem do Judiciário (ao contrário do Mensalinho do Twitter). Quando for provado, o que no Brasil significa ter condenação judicial, como foi o mensalão e os crimes do Lula, aí sim vocês afirmam que aconteceu. Vai por mim, se um dia a acusação for contra vocês, é assim que vocês vão gostar que os outros se comportem.

É isso? É nessa porra de país que você quer viver, que basta um jornal (e uma jornalista abertamente petista) falar uma coisa que, sem o devido processo legal e contraditório ou sentença saem cortando e censurando? Se sim, vota aí no PT, só faça um favor a você mesmo para não passar vergonha: não justifique seu voto criticando o autoritarismo do Bolsonaro, pois o que está acontecendo é muito pior do que qualquer coisa que ele já tenha feito.

Obs: Manuela D’Avila, sua escrota, estou muito feliz que o Judiciário tenha te dado um pau e recusado seu pedido para censurar humorista que te chamou de gorda e baranga. Isso não é discurso de ódio, meu anjo, isso é uma realidade da vida. Você era gorda e baranga. Beijo.

Obs2: Alguém medica o Cangaciro, que esse lunático tá achando que vai dar um tapetão e disputar o segundo turno com o Andrade, logo ele que foi quem mais fez uso de bots.

Para dizer que para você a informação chegou como se fosse comprovado o crime eleitoral, para dizer que também torce para que cortem seu WhatsApp ou ainda para dizer que não entende como o WhatsApp diz não ler as suas mensagens mas soube filtrar quem tinha discurso de ódio: sally@desfavor.com

SOMIR

Do jeito que a coisa vai, já acabou. Achei melhor Jair me acostumando alguns meses atrás, então chego nesse momento com serenidade. Como a Sally disse bem em vários e vários textos, não vai acontecer nada de muito grave com o país, até porque o nível já é tão baixo que até o Temer foi razoável como presidente (era só não seguir o plano suicida do PT, o que ele conseguiu).

O pêndulo virou e os que não estavam totalmente polarizados acabaram indo para o lado do Bolsonaro em sua maioria. O mundo está num momento conservador, e o Brasil não foge à regra. Estamos falando faz tempo como os ativistas de esquerda perderam a mão na hora de dosar o quanto poderiam pressionar o cidadão médio, e o resultado está chegando. Sociedade mais maduras como as europeias ainda tem algum mecanismo de controle para não guinar completamente para um lado ou outro, mas nas Américas não é tão simples assim. Os EUA viraram para a direita, o Brasil está acompanhando.

E na contramão dessa análise até que óbvia sobre os humores do povão, o PT teimou que poderia agir da mesma forma que sempre agiu, tocando o terror na parcela mais pobre e ignorante da população (sempre muito volumosa em países tão pobres quanto o Brasil) sobre o candidato da oposição. Desde o primeiro mandato de Lula, quanto o PT mudou de patamar e virou situação por mais de uma década, tinham poder financeiro para carregar as eleições dessa forma. Mas nada é eficiente para sempre.

Especialmente quando a máquina do Estado não está mais nas suas mãos. Com Temer instalado no Palácio do Planalto, a capacidade de controlar a informação e alcançar o povão em todos os confins deste país continental ficou consideravelmente menor. Nos estados onde ainda tem o controle do dinheiro, o PT ganha de lavada, mas nos outros, a coisa mudou. E sem esse poder todo, o jogo fica aberto para mais pessoas participarem. Foi justamente aí que a guerra da mentira ficou equilibrada e deu a Bolsonaro o empurrão necessário para alcançar a liderança.

Porque não adianta esconder o fato: a eleição é uma disputa para ver qual mentira sobre o candidato adversário cola com mais força. A força do Bolsonaro nas redes sociais, especialmente no WhatsApp (onde não tem patrulha de ativista o tempo todo), é grande o suficiente para alcançar até mesmo a parcela mais pobre da população. As mentiras da turma do Bolsonaro chegaram junto com as mentiras da turma do PT. Sem o desequilíbrio de forças que caracterizava as últimas eleições nessa área, a tendência conservadora presente na população brasileira pendeu o jogo para o candidato do PSL.

O desespero bateu. Não tem como vencer a eleição no voto, não mais. Por isso que aparece essa denúncia aos 45 do segundo tempo… a única estratégia que salvaria a esquerda brasileira não foi escolhida (focar tudo no Ciro) e agora não tem mais volta. O ego do Lula elegeu o Bolsonaro, e só agora perceberam o problema. Estão torcendo para derrubar a candidatura do opositor ao invés de enfrentá-la. Honestamente, tarde demais, seja lá o mérito da acusação.

Se eu duvido que o esquema de postagens pagas no WhatsApp existe mesmo? Não, não duvido de nada. Acho o Bolsonaro inteligente o suficiente para ser eleito no Brasil, e só. Mas existe uma possibilidade real de serem apenas pessoas simpatizando com a causa agindo por conta própria. E nem é a causa do Bolsonaro, é a contra o PT mesmo. Depois de décadas vendo como o time Lula agia com suas mentiras, as pessoas aprendem. Se o jogo é mentir mais que o outro lado, as pessoas aceitaram e começaram a fazer.

Esse é o Brasil mantido por 14 anos de PT. O país de fazer tudo pelo poder. Estão provando do próprio veneno e sentindo o gosto amargo que os candidatos que enfrentaram Lula e seus postes sentiram nas últimas eleições. Esse povo acredita em qualquer coisa se achar que os beneficia de alguma forma, e com a maioria da população mais rica e estudada do país contra o PT, agora com ferramentas para alcançar os mais pobres e ignorantes, fica complicado ter qualquer vantagem. E eu sei que é doloroso de pensar que as pessoas mais bem de vida e educadas desse país ainda sim não conseguem ir além de um Bolsonaro como resposta, mas é o que tem para hoje.

As redes sociais mudaram a forma de se fazer política no mundo, e estamos vendo isso desde a Primavera Árabe. Informação se espalha sem controle para reforçar a mentalidade prevalente num povo, e quando as pessoas começam a acreditar que suas ideias estão espelhadas no outro, a força delas aumenta exponencialmente. Quando o PT percebe que perdeu a guerra da mentira, fica desesperado e tenta dar uma última tacada na Justiça. Para nossa sorte, os advogados do PT são um bando de sanguessugas que provavelmente votam no Bolsonaro considerando a vergonha que passam dia após dia na defesa do Lula.

Tarde demais. Deveriam ter pensado melhor no modelo de campanha antes de chegar nesse ponto. Seja lá o esquema que tenha o Bolsonaro, o PT tem um igual. Quando o deles não funcionou, tomaram essa decisão. Aliás, uma correção: pelo menos o esquema do Bolsonaro, se existir, é feito com dinheiro privado e não com verba de fundo partidário (vulgo nosso dinheiro) como foi com o mensalinho do Twitter.

Para dizer que cada eleição fica pior, para dizer que pelo menos a gente é consistente anti-Lula há 10 anos, ou mesmo para dizer que a imprensa está virando um grande “Ei, você!”: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (30)

  • Bolsonaro conseguiu um grupo de pessoas capaz de fazer por ele aquilo que o militante do PT faz pelo partido: trabalhar de graça, pagando até, somente pelo prazer de ver o país ir para algum lugar. Isso é esplêndido, mas faz com que Pocket tenha uma dívida imensa com os “minions” – que vão cobrá-la o tempo todo.

    • Não descarto que o Bolsonaro pague e de fato tenha cometido vários crimes eleitorais. Também não descarto que muita gente esteja se empenhando em eleger o Bolsonaro por não querer o PT.

      Mas, ainda assim, está muito claro que a vontade da maioria é que ele seja presidente.

  • Faddad ou Jolsonaro, a única coisa que eu quero é poder continuar descendo a lenha em qualquer político, sem medo de ser feliz. Tenho medo do fã clube do Jolsonaro, não gosto da ideia de armar a população. Meu voto é pro Faddad, porque gosto mais das propostas dele. Quem vier, espero que não faça cagada, mas já sei que farão. Perdi a fé.

    • Não vai ser o Bolsonaro como Presidente que vai armar a população. Um Presidente da República no Brasil não tem esse poder…

  • Adendo: Esse lance de fake news no whats é um contra senso lógico.
    Quem aqui já foi colocado em algum grupo que não gosta (no caso de um candidato oposto ao seu), permaneceu, leu mentiras, foi influenciado por elas, e compartilhou estas mentiras?
    Pessoal sai do grupo que foi inserido em questão de minutos. Só fica quem já concorda com aquele candidato.
    A coisa é orgânica e acabou.
    O problema do PT é que nunca acreditaram em militância não paga.

    • Eu acho que tem gente mongoloide que acredita. Ja vi gente largar quimioterapia por ter recebido a noticia no whats que graviola e bicarbonato de sodio curam cancer.

      Mas, como eu disse, nao é culpa do wharsapp nem tem como controlar tudo que é dito. É burrice das pessoas. Ou se dá instrução, educação, ou vai continuar acontecendo.

  • Só um adendo.
    As fake news e calúnias partem dos dois lados.
    Mas do lado do Bolsonaro isso parte em geral (arrisco uns 80%) por parte de seus eleitores tomados por uma ignorancia passional.
    Do lado do Andrade, parte de sua campanha e de seus asseclas. Seus eleitores apenas disseminam.
    Todos os aldos são sujos, mas tem lados mais sujos que os outros…

  • A única coisa “””””””””positiva”””””””””” disso é que quanto mais o PT (e a esquerda em geral) tentam arranjar medidas de barrar o Bolsonaro, mais se queimam e mais o povão fica puto (agora sim a Rosicleide, 40 anos, que trabalha com vendas atendendo seus clientes ,principalmente via Whats App, vai votar no “Andrade” depois dessa. #JÊNIUS) . Votar no Bolsonaro é totalmente compreensível, mas votar no PT depois dessa baixeza aí não tem a menor condição.

    Aliás, aqui perto de casa vendem CAMISETAS do Bolsonaro à beira na estrada. Nunca vi isso em época nenhuma e com político algum (acho que nem com o Lula, em 2002, vi um negócio desses). Isso aí é o PT que não consegue aceitar que o próprio povo tá fazendo campanha pro Bonoro de grátis sem receber pão com mortadela em troca (fora que eles não tem moral nenhuma pra falar de ninguém, o que torna toda essa “indignação” dos petistas mais falsa e cínica ainda).

    • Bolsonaro é um fenômeno de popularidade, isso é inegável. Mas não quer dizer que ele não pague também. Alias, quem não paga bots para combater os bots do PT, nao se elege. Parece que Poket foi mais inteligente nesta eleição: quanto mais batem, mais ele cresce

  • Esse esquema do whats nunca existiu da parte do Bozo. Pela primeira vez na história, as pessoas PAGARAM por camiseta de candidato. Pagaram pra fazer adesivos, bandeiras e santinhos. Se reuniram em carretas imensas custeando a gasolina do próprio bolso (com o litro a 5 reais). Bolsonaro criou uma legião de fãs que viram nas palavras dele a oportunidade de sair da mordaça politicamente correta que aprisionava o país há anos. Foi ele que peitou o PT, e principalmente, o Lula. Não haveria Cabo Daciolo chutando todo mundo no debate, nem Cid Gomes chamando os petistas de babaca na cara deles, se não houvesse um Bolsonaro peitando as grandes mídias, chamando a Folha de canalha e a Globo de hipócrita. De forma tosca, ele conseguiu libertar a enorme parcela da população que não aguentava mais o mimimi, a roubalheira e a inércia. Há anos ele é carregado nas costas por milhares de pessoas em aeroportos e cidades que visita. Tem milhões de seguidores em todas as redes. E embora tenha se polido um pouco mais depois que alcançou o topo, continua sendo ele mesmo. Isso que o brasileiro buscava. O povo cansou dos engravatados cínicos, fazendo a linha sabonete. Apesar de toda a tosquice, foi essa essência bruta que convenceu todos da sua real vontade de botar pra correr do topo da pirâmide esses parasitas políticos que há anos infestam o Governo. Se Bozo fosse educado, nível superior, secasse a piroca com papel higiênico quando mija, ele não teria chegado onde chegou. Se vai ser um bom governo, só o tempo dirá. Mas de todos que concorreram à presidência, ele era o único que tinha peito e cacife político pra enfrentar a máfia PT/PMDB/PSDB/PDT. A política no Brasil nunca mais será a mesma depois dele.

    • Não boto minha mão no fogo, não duvido que tenha rolado esquema ilegal, todo mundo faz. Mas concordo com você que quem vai eleger o Bolsonaro é a militância dele. É gente preparada que investiga tudo e combate a maquina de moer reputação com uma gana que eu nunca vi…

      • “Todo mundo faz”…
        Mas por que ele faria (arriscando a sua principal bandeira, a de se dizer honesto) se, como muitos disseram aqui (e eu atesto), tem MILHÕES de pessoas fazendo de graça?
        Seria, no mínimo, um tiro no pé, e um erro estratégico…

        • Não sei. Não passo pano para ele, não duvido que faça. A questão é querer reaolver as coisas moendo reputação e na censura…

    • Ironicamente votar no Bolsonaro é ir contra o Status Quo.
      Nada mais conservador que votar em PT/PSDB ou mesmo no Ciro (que nem sei qual partido está agora…)

  • “Na boa, se alguém aqui vota em um conjunto de partidos que quer resolver um problema (que eles também praticam) tirando o WhatsApp do ar, repensa a vida aí, tem um autoritarismo monstruoso crescendo com a tolerância de vocês.”

    Exato! Que sentido há em reclamar do suposto autoritarismo do Bozo quando se quer censurar uma rede social só por causa de uma suposição?
    Gente, tão óbvio que tem empresas e gente paga por trás das fake news… dão lucro, dão um certo trabalho para fazer e viralizar… e estão circulando PELO MENOS desde 2014. Vi várias do PT já na eleição passada, uma mais ridícula que a outra. Acho que a campanha do Andrade vai ficar só gritando e apontando o dedo para vitimizar o PT. Se provarem algo, produzirão provas contra eles mesmos e acho que não chegaram nesse nível de burrice ainda.
    Eu prometi para algumas pessoas próximas que não votaria no Pocket, mas pelo andar da carruagem, talvrz a campanha do Andrade me obrigue a quebrar essa promessa…
    O melhor que ele pode fazer para remediar a rejeição é calar a boca, ninguém aguenta essa gritaria mais!

    • Censura, tirar do ar, calar, proibir são o auge do autoritariamo. E quem abusa destes recursos não é o Poket, é o PT.

  • “É triste, mas eu sou capaz de acreditar, pois são pessoas tão surtadas, tão cegas, tão obcecadas que pode até ser que estejam fazendo sem pagamento.” – Sally

    Não vejo onde está o problema em as pessoas se mobilizarem gratuitamente para apoiar uma causa que acreditam ser a correta. Se é ou não ‘a’ causa correta, só o tempo dirá. Elas estão acreditando, e ter esperança é bem melhor do que viver na descrença total.

    “Mas existe uma possibilidade real de serem apenas pessoas simpatizando com a causa agindo por conta própria. E nem é a causa do Bolsonaro, é a contra o PT mesmo.” – Somir

    Acho que é bem por aí. Não duvido que exista um ou outro com interesse excuso, mas a maioria o faz espontâneamente, gente que não esqueceu mensalão, petrolão, calotes no BNDES, fraudes dos fundos de pensão, aparelhamento do Estado, etc. Gente que simplesmente não aceita mais outro governo do PT.

    Uma coisa eu estou em dúvida, talvez alguém possa me explicar. Eu não uso WhatsApp, mas eu sei que o app usa criptografia na comunicação. Como é que eles podem estar monitorando um tráfego criptografado?

    • Não descarto que tenha esquema corrupto com caixa 2, não acho o Bolsonaro santo. Só acho constrangedor o PT que fez e faz isso em larga escala lidar com isso dessa forma autoritária. Tiro no pé.

  • Somir , seu lindo ! S2

    Eu quase não assisto tv, na quinta-feira, em um restaurante, vi uma propagando do PT q mencionava o capoeirista e a foto da barriga da menina com a suástica e no final algo como : quem conhece , não vota nele. É o sujo falando do mal lavado.

  • Qual a possibilidade do Bolsonaro passar leis bizarras baseadas em religião após ser eleito? Depois que ele venceu o primeiro turno eu percebi uma certa radicalização dos conservadores, parecem muito menos abertos ao dialogo agora, se você falar sobre qualquer direito individual para uma criatura dessas você será prontamente acusado de ser comunista.

  • Essa acusação é tão falsa quanto a dos robôs, a esquerda está seguindo o antigo ensinamento de Lenin “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é.”

  • Se eu fosse empresário, ia gastar pra caralho em propaganda contra a esquerda e a favor da direita, isso tudo pensando no bem dos meus negócios. Até quem não é empresário, mas gosta de investir na bolsa, gosta de viajar e comprar coisas com dolar baixo, faz propaganda de graça. O candidato não tem culpa e não deve ser responsabilizado por isso.

    • Pode ser que seja um esquema desonesto, que ele esteja pagando, trocando por beneficios, etc. PODE SER. Mas daí a pedir censura por um pode ser…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: