AO presidente Donald Trump assegurou neste domingo, 21, que está fazendo todo o possível para deter a investida de milhares de imigrantes hondurenhos que marcham em caravana até os Estados Unidos. (…) Um grupo de 4 mil hondurenhos partiu da cidade de San Pedro Sula no dia 13 de outubro, rumo aos EUA, em busca de oportunidades de emprego. Cerca de 900 pessoas conseguiram atravessar a fronteira da Guatemala com o México, e agora seguem rumo à fronteira estadunidense. LINK


Não negamos que é uma crise humanitária, mas as regras estavam claras desde o começo do governo do homem laranja. Desfavor da semana.

SALLY

Você pode acusar o Trump de basicamente qualquer coisa, mas tudo isso que ele está fazendo foi mais do que anunciado em sua campanha e escolhido pela maioria dos EUA, dentro do sistema democrático deles, que o elegeram Presidente. A forma como ele está conduzindo a política de imigrantes, goste você ou não, é a forma daquele país estipulada por um Presidente eleito democraticamente. Então, podemos não gostar, mas respeitar é o mínimo de civilidade, ao menos se você quer ter a soberania do seu país respeitada.

O mundo todo está bem ciente da forma com que os EUA lidam com imigrantes ilegais atualmente. Trump não é exatamente uma pessoa discreta, não tem qualquer constrangimento de bradar o que pensa para quem quiser ouvir, até mesmo em redes sociais. É de conhecimento mundial: em termos gerais, imigrantes não são mais bem-vindos aos EUA, sobretudo os ilegais, contra os quais o país usará todas as suas forças para impedir que entrem ou para obriga-los a sair lá. Justo? Injusto? Não faz diferença, é assim que as coisa são.

Mas, mesmo assim, as pessoas parecem não se conformar. O fato de você considerar isso injusto não muda a realidade. Os EUA são, atualmente, um péssimo destino para imigrantes, ponto final. Quem quer se arriscar a ir, já vai sabendo disso, e, cá entre nós, sem querer menosprezar questões humanitárias, puta que pariu, porque caralhos escolhem ir para um lugar onde sabem que não serão bem vindos?

Isso vale para imigrantes do mundo todo, inclusive brasileróide sem ambição na vida que acha o auge da realização ir limpar privada nos EUA. Aceita: atualmente o país não gosta de imigrantes, sobretudo dos ilegais. Porque bosta a pessoa se coloca nessa situação de violência de ir para um país que já declarou abertamente que não quer recebe-la, quando ao lado tem outro país tão civilizado quanto, que fala inglês e que declarou que todos são bem-vindos?

Então, que triste que tantos países estejam na merda e passando por sérias questões humanitárias, mas isso não justifica forçar a sua entrada em um local onde não são bem-vindos. Tenta Canadá, tenta México, tenta onde for, mas vai para um país que te acolha, é melhor inclusive para quem vai.

Respeitar as leis de cada país é um ato de civilidade. Eu não vou a um país árabe de pensamento radical ficar sambando de biquíni no meio da rua porque eu acho justo que eu possa fazer isso. Mesmo em situações extremas, de refugiados que não tem outra opção se não sair do seu país, existe a possibilidade de fazê-lo respeitando as leis dos outros países: escolham alguns dos muitos países que estão de portas abertas para acolhê-los.

Não sei que bug mental dá na cabeça das pessoas, mas vou repetir mais uma vez, para tentar fixar a informação: o mundo não é regido pelas suas leis, nem pelas leis do seu país. Cada país é soberano, tem suas regras, sua legislação. Se você pisa em solo estrangeiro tem que saber que dali em diante, está regido pelas leis daquele país, e que se infringir as leis daquele país, será um criminoso e será tratado como tal.

É tenebroso negar exílio a pessoas que passaram por crises humanitárias quando o país tem plenas condições de acolher essas pessoas? É. Ainda assim, é direito deles decidir como querem lidar com a questão. Os mesmos que ficam berrando que os EUA “tem que” aceitar imigrantes, são aqueles que pulam três metros de altura quando os EUA tentam intervir em alguma coisa no Brasil, e começam com um discurso raivoso sobre o “Império”, sobre colonização e sobre soberania nacional. Contraditório, né?

Pelo sistema democrático deles, venceu quem propagava esta política de imigração. Ache um bosta o quanto quiser, mas porra, respeite. É a soberania nacional deles, é assim que escolheram tratar a questão. Se você sabe que não vai ser bem-vindo em um lugar, se isso já foi dito de todas as formas, você tem que ser, no mínimo, muito idiota para ficar parado na porta do lugar pedindo para entrar.

No governo Obama se fez guerra, se deportaram muitos imigrantes e se trataram muitas questões sensíveis de forma até mais rude do que o Trump. Mas, como vocês sabem, não é mais sobre o que se faz, é sobre quem faz. O negão ganhou Nobel da paz com o país estando em guerra. Boa parte disso é sim sobre pegar no pé do Trump.

O curioso é que quando você levar esta questão macro para um exemplo micro, que afete a vida das pessoas, todo mundo se comporta como o Trump. Se você avisa que não quer ninguém na sua casa, se você está falando isso faz mais de um ano e se seu marido chega com um amigo que você considera má influência e que você não gosta, à sua revelia, para morar com você, o que você faz? Deixa a pessoa ficar porque todos os outros amigos acham isso certo ou bota o pau na mesa e faz valer as regras da sua casa?

Eu não concordo com quase nada que o Trump faz, diz ou pensa, mas a partir do momento em que ele se posiciona publicamente de determinada maneira, é seu dever como Chefe de Estado fazer valer aquele comando, se não, sua administração afunda. Qualquer cargo de liderança só se mantém se a pessoa estabelecer formas de fazer valer a sua decisão, seja entre um empregador e sua secretária, seja entre um Chefe de Estado e uma nação.

Então, que merda que tantas pessoas no mundo estejam fodidas por problemas humanitários tão sérios, mas porra, estas pessoas não se ajudam indo procurar conflito em um lugar onde não são bem-vindas. Agindo assim só criam mais hostilidade e embate. Os EUA não são o único país do mundo capaz de abrigá-los, por sinal, esses imigrantes da notícia já estão dentro do México. É triste, mas não são bem-vindos nos EUA, então, vamos respeitar a lei do outro país e não cometer uma ilegalidade?

Está desesperado, sem comida, correndo risco de vida ou em qualquer outra situação desfavorável no seu país? Sai. Vai embora. Mas porra, tem necessidade de ir em caravana para um país que já disse que não são bem-vindos? Todo mundo perde com essa insistência das pessoas de que, por achar que uma regra não é justa, se recusa a cumpri-la. Hoje a postura do país é essa, ou respeitam, ou se tornam criminosos e são tratados como tal.

Mas não adianta falar, vão entrar, vão ser tratados como criminosos e vão ficar berrando ao mundo todo que não são criminosos, apenas imigrantes. Não. Por mais injusto que seja, quem entra desta forma hoje nos EUA hoje é tratado como ilegal. Honduras fica longe pra caralho dos EUA, precisava mesmo fazer todo esse deslocamento para um país que escolheu não acolhê-los e ficar berrando na porta que eles devem ser acolhidos?

Para dizer que somos insensíveis, para dizer que concorda mas jamais vai se posicionar de forma contrária a imigrantes pois pega mal, ou ainda para agradecer por não falarmos mais sobre as eleições: sally@desfavor.com

SOMIR

Podemos estar queimando a largada: se a caravana chegar na fronteira dos EUA, podemos ter um drama ainda maior ao redor do tema. Mas, preferimos falar agora do que sermos profetas do acontecido. Porque se vier alguma coisa considerada insensível ou cruel do governo Trump em relação a essa gente, com certeza vai ser elevada ao cubo pela mídia. Assim como acontecia na separação de pais e filhos na fronteira, o que já estava em prática no governo Obama, mas que Trump levou toda a fama, é bem provável que uma ação até que óbvia de usar até mesmo a força para evitar a entrada de pessoas ilegalmente no seu país pareça maldade pura só por sido aprovada por ele.

É fácil racionalizar as ações de um presidente simpático como o Obama, dizíamos desde sua eleição que o negão tinha carisma, até mesmo com boa parte dos eleitores do outro partido, vide que teve duas vitórias até que tranquilas para os padrões ianques. Trump não goza dos mesmos privilégios, seu sorriso é menos cativante, no mínimo. Se ele só forçar o cumprimento das regras do país, vai sair ainda mais queimado em sua imagem.

Mas vamos racionalizar o problema: Honduras está na merda e teve um ou mais dedos americanos na história. Intervir na América Central é um dos passatempos preferidos das agências de inteligência dos EUA, e não é de hoje. Latinos não são flor que se cheire, mas há pelo menos uns 200 anos é fato sabido que sempre tem alguma manipulação americana ocorrendo continente abaixo. Sim, entendemos isso. Só que nada disso foi armação pessoal do Trump, e no final das contas, um erro não justifica o outro.

Fronteiras existem por um motivo. Cada país escolhe o quanto quer proteger a sua, mas a ideia é demarcar um território. Se a regra do país é entrar quem quiser (basicamente o que faz o Brasil), as caravanas que venham e vão, mas se o país se regula como os EUA mantendo uma política de seleção daqueles que podem morar lá dentro, com vigilância constante das fronteiras e aeroportos, faz sentido que um grupo grande de pessoas como esse vá bater com a cara na porta (na melhor das hipóteses) se tentar atravessar.

Até porque ou tem regra ou não tem. Se deixar passar uma, o que impede de outras caravanas se formarem? Ei, se puder ir de carro, só me falar quando que eu vou também. Perto da imensa maioria dos países das Américas, os EUA são um paraíso. Podemos discutir méritos e culpas por anos aqui, mas a realidade do momento é essa: a demanda por vagas nos EUA é maior que a oferta. O país não teria condições de aceitar todo mundo que se mudaria para lá caso o processo fosse trivializado.

Então, não há alternativa senão fechar a fronteira, mesmo que tenha um custo humanitário alto. Se precisar usar a força, que usem. Demonstrar fraqueza aqui vai causar um desastre nas fronteiras em pouco tempo, o ser humano quando quer muito algo pode ser bem difícil de dissuadir com argumentos. Às vezes precisa de força bruta e balas. Ainda mais considerando o tipo de gente que faz parte da caravana. Pode ser gente tão honesta quanto desesperada, mas mesmo assim, convenhamos que não são mesmo um presente para outros países. Trump sempre diz isso, a turma do lacre sempre perde a linha, mas é a mais pura verdade: eles não estão mandando seus melhores. Vem muita coisa ruim nesse bolo.

Nada mais justo do que se proteger. É aí que a necessidade de ser politicamente correto começa a bater seriamente de frente com o funcionamento de uma sociedade: quando se faz vistas grossas para problemas óbvios por medo de receber algum rótulo. Deixa cagar na sua cabeça, mas não assume nenhuma postura controversa. E como a parcela mais pobre e desesperada da população mundial não pode se dar ao luxo de “não querer abusar”, o primeiro sinal de moleza nas defesas da fronteira americana vai ser recompensado com imigrações em massa de gente que nem sabe o que diabos vai fazer lá dentro.

Trump foi eleito prometendo tomar decisões escrotas se necessário. Não nego que é escroto barrar famílias inteiras no deserto e mandar elas voltarem na ponta do fuzil milhares de quilômetros até sua terra natal, ainda mais considerando que elas fugiram de lá no desespero com sua situação, mas é a única alternativa lógica dentro do conjunto de regras que regem o país. Queríamos mesmo dar um tempo de eleições, mas não custa traçar o paralelo: como parece clara a vitória de Bolsonaro, o Brasil vai lidar com algo parecido.

As regras vão mudar. Ele também promete tomar as decisões escrotas que a maioria se esquiva de fazer, não sei se ele tem bolas mesmo para isso, mas se tiver, não tem nada de absurdo: a maioria da população quis isso. Cidadão pode ser o babaca que for, mas se for coerente e cumprir suas promessas, já é melhor que a grande maioria dos políticos. Trump pode ter vários defeitos, mas pelo menos está seguindo um caminho bem condizente com o prometido. Isso faz o país se movimentar em algum sentido, no mínimo.

Esperemos que nosso Trump siga esse caminho… no mínimo.

Para dizer que daqui a pouco vai ter caravana de venezuelanos (ninguém quer vir tanto assim para o Brasil), para dizer que política internacional não é esse alento todo, ou mesmo para dizer que nosso Trump não acharia nem o próprio cu tendo um mapa: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (12)

  • Os EUA são o país com maior potencial de ganho financeiro para pessoas sem qualificação, esse é o motivo para tanta gente ir pra lá ilegalmente, outros países supostamente mais receptivos necessitam de qualificação ou no minimo tramites extremamente burocráticos e caros, sem oferecer o mesmo potencial de retorno financeiro. Ir pros EUA ilegalmente ainda é o melhor custo-beneficio.

  • Acho que os imigrantes até sabem que não serão bem-vindos, mas entre EUA e qualquer outro país (como disse o somir) latino eles escolhem ir pro melhor lugar. Claro que na posição deles não tem que escolher porra nenhuma, mas arriscam. Digo isso porque na Europa os imigrantes até podem ser acolhidos por países não tão ricos, mas eles recusam, batem os pés e forçam a entrada. Além de tudo são abusadinhos.

      • Concordo com vc sally, um parente meu largou o Brasil pra sofrer humilhação e limpar bunda de velho (literalmente) em busca de qualidade de vida mesmo sabendo que não seria bem vindo. Ele passa dificuldades, preconceito etc. aí depende do objetivo de vida como você disse. Pra ele o Brasil é pior do que sofrer qualquer humilhação. Imagine pra esse povo aí querendo ir pro estates, é loucura mesmo… E eu não acho errado o que o Trump fez, não dá pra aceitar todo mundo de qualquer jeito.

        • É que não são essas as duas únicas opções: ou fica no Brasil ou passa humilhação e rejeição. Existem países que querem e precisam de imigrantes…

  • Eu acredito na motivação política dessa caravana e imagino a tensão dos líderes dos países envolvidos. E pode ser escroto, mas concordo com o posicionamento de Trump.

  • “Se a regra do país é entrar quem quiser (basicamente o que faz o Brasil)” Somir, pra entrar legalmente no Brasil é uma burocracia violenta. Perdemos muito potencial turístico por causa disso. Em um ano o país todo recebe no máximo 1 milhão de turistas, enquanto apenas Acapulco recebe mais de 15 milhões. Se ser um shithole infestado de criminalidade e malandros fosse o motivo, o México não seria tão visitado. México é basicamente um Brasil que fala espanhol.

    E se o politicamente correto está contaminando todas as áreas da sociedade ocidental, incluindo a mídia, atribua isso ao capitalismo que muita gente “politicamente incorreta” ama. Os empresários viram que há uma boa parte de consumidores “progressistas” pra conquistar e abraçaram suas narrativas em nome do lucro. Hoje em dia até filme infantil da Disney tem panfletagem ideológica, não tem mais pra onde fugir.

    • Uma rapida opinião: quem trabalha com publicidade sabe que o politicamente correto não consome, não representa um público consumidor expressivo. Só fazem barulho.

    • Ouso dizer que México é imensamente pior sob todos os aspectos, se o compararmos com o Bundil. Em termos de violência, por exemplo, só recentemente os vagabundos do PCC começaram a filmar decapitações fuleiras de seus desafetos (nem arrancar a cabeça de outro animal eles sabem fazer direito!), enquanto Los Zetas, Cartel del Golfo, Jalisco Nueva Generación (e seus inúmeros desdobramentos) publicam seus vídeos profissas de decapitações, amputações e demais mutilações brutais (todas com as vítimas vivas, é claro!) tem pelo menos uns dez anos. A predominância do tipo indígena (igual ao Paraguai) e sua própria maneira de ser fazem do país um troço atrasadíssimo: basta ver os povoados mesclados perdidos no meio dos complexos montanhosos, as feiras primitivas nas quais há mais troca do que circulação de moeda, as festas grotescas que evocam personagens do tempo do Montezuma… parece que essa galera ainda vive no Paleolítico! Aí é o de sempre: México só tem de “legal” mesmo as tais “belezas naturais”, e é isso que o povo vai visitar aos montes, como você disse. É uma mancha na América do Norte. Só vale por causa do CHAVES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: