Beleza maquiada.

A indústria da maquiagem movimenta bilhões todo o ano, e apesar de todas as mudanças sociais, as mulheres ainda são a maioria esmagadora das consumidoras. Sally e Somir discutem os resultados práticos disso. Os impopulares postam suas opiniões de cara lavada.

Tema de hoje: mulheres ficam mais bonitas de maquiagem?

SOMIR

Não. Muitas vezes ficam até mais feias. Digo isso porque a verdadeira beleza vem de dentro… de dentro do código genético. Pessoas são bonitas ou não, e essa decisão é tomada por cada uma das outras pessoas que a observam a cada momento. Por mais que a maquiagem exista para “burlar” a percepção humana de simetria, contrastes e saúde em geral, os resultados não são tudo isso que tentam te vender nos comerciais.

No final das contas, pessoas bonitas ficam bonitas de maquiagem, pessoas feias continuam feias. A não ser que estejamos falando de maquiagem que ganha Oscar com próteses e diversas camadas de silicone e adereços, você ainda está vendo a mesma estrutura óssea recoberta pela mesma mistura de pele, gordura e músculos que sempre esteve lá. Não levanta nenhuma suspeita que maquiagem foi supostamente criada para agradar homens, mas mesmo assim a maioria deles vive dizendo que não gosta de maquiagem nas mulheres?

Já disse antes e mantenho: muito do que as mulheres fazem para ficarem mais bonitas é feito para competir com outras mulheres. Uma disputa interna entra elas que os componentes do sexo masculino não participam de verdade. Boa parte da indústria da moda foi criada sob essa premissa, ficamos tão acostumados com isso existindo que nem questionamos mais. Os gostos do homem são mais simples, nossos cérebros sequer foram projetados para lidar com tantos detalhes ao mesmo tempo, tanto que entre duas mulheres maquiadas por profissionais e usando roupas de grife, vamos olhar para a que tiver o maior decote.

Nada contra a vaidade, nem estou dizendo que é um problema a mulher querer se maquiar, mas no fundo todo mundo sabe que não dá pra vencer a natureza: algumas pessoas são naturalmente mais bonitas, e elas quase sempre vão chamar mais atenção. Pergunta para qualquer homem se ele prefere uma mulher gostosa sem maquiagem ou uma comum com uma maquiagem perfeita e não se surpreenda com a resposta… mulher bonita fica bonita com maquiagem, mulher feia continua feia, mas parece mais esforçada. Beleza se compra com plástica, não com maquiagem.

E acho importante esclarecer algo aqui: em média o ser humano tem uma dificuldade pronunciada de entender o que o outro sexo acha atraente. Um homem heterossexual nunca vai ver um homem do mesmo jeito que uma mulher heterossexual, e vice-versa. E isso deveria ser visto de forma positiva, afinal, a tendência é que quem tem interesse no seu sexo seja bem mais leniente com imperfeições do que quem não tem. Homem vive encanando com coisa que mulher nem se importa tanto assim, como tamanho de pinto, e mulher vive encanando com coisa que homem nem se importa tanto assim, como maquiagem.

Sem o impulso reprodutivo dando uma força, é mais difícil mesmo achar alguém bonito. Percebemos coisas como espinhas, olheiras, marcas… mas quando você tem um coquetel de hormônios incentivando, podem ter certeza que essas coisas não ficam em primeiro plano. E apesar de homens darem mais importância para aparência historicamente, o cérebro masculino garante que isso aconteça numa escala mais abrangente que qualquer coisa que maquiagem possa alterar. A forma geral do corpo feminino – o “violão” – não é um conceito tão comum à toa, é isso mesmo que nós vemos no dia a dia. Primeiro a forma e só muito depois os detalhes.

Maquiagem não aumenta peito ou bunda, não afina cintura, não emagrece o que sobra ou preenche o que falta, não muda de verdade a estrutura facial… então, complicado dizer que deixa uma mulher mais bonita para os homens. Talvez para as mulheres heterossexuais. E se esse for o objetivo, até cedo o ponto no texto de hoje. Mas como eu tenho a impressão que uma opinião masculina seria totalmente inútil na guerra interna entre as mulheres para ver quem se maquia melhor, presumo que a visão dos homens seja válida aqui.

E vamos falar algo honestamente aqui: maquiagem deve ser algo bem difícil de fazer, porque em quase toda situação social onde a maioria das mulheres resolve “caprichar” na maquiagem, a maioria erra a mão. Algumas ficam parecendo palhaças de tanta porcaria que colocam na cara. É até triste, porque você sabe que a pessoa queria ficar mais bonita, mas gerou o efeito contrário. Exagera tanto que toma de assalto os sentidos das outras pessoas, parece que está usando uma máscara por cima da cara. Pra quem gosta de mulher, não é bacana ter uma escondida atrás de uma grossa camada de substâncias químicas.

A minha teoria é que a maior parte das mulheres não sabe se maquiar por não ter a menor ideia do objetivo da maquiagem: trabalhar com o que já está lá. Honestamente acho que a vida não ficaria pior se mulheres parassem de vez com maquiagem, afinal, a mulher que é bonita para você é com ou sem, mas se vai fazer, que entenda esse mínimo: seres humanos são programados para reconhecer faces melhor do que qualquer outra coisa. Qualquer alteração grosseira que você faça nesse conjunto visual vai gerar uma sensação estranha na outra pessoa. Ao exagerar, o rosto deixa de ser rosto e começa a entrar naquele campo estranho de “quase-humano” até meio incômodo.

Ainda mais nos dias de hoje, com a profusão de um estilo de maquiagem “drag queen”, claramente criado por e para pessoas que não se sentem atraídos por mulheres. Acho terrível que mais e mais mulheres sejam impactadas por essa imagem de mulher caricata que só quem gosta de homem acha bonito. Se você quer atrair um homem hetero, lembre-se de ir na direção oposta a um homem fantasiado de mulher. É simples assim. Pega tudo o que o travesti faz e faz o contrário. Mulher bonita é bonita naturalmente, e a maioria dos homens é dez vezes mais leniente com o que considera beleza feminina do que mulheres acham.

Sem contar que na manhã seguinte, a verdade vem à tona de qualquer jeito.

Para dizer que meu texto é transfóbico, para dizer que meu texto é machista ou mesmo para dizer que homem é fácil e o negócio é ficar bonita para as outras mulheres mesmo: somir@desfavor.com

SALLY

Mulheres ficam mais bonitas com ou sem maquiagem? Mas é óbvio: com maquiagem. A única razão de existir da maquiagem é deixar a pessoa mais bonita, se não funcionasse, não seria uma indústria que movimenta bilhões!

Até uma certa idade, a pessoa passa bem sem maquiagem. Apesar de ficar mais bonita bem maquiada, por valorizar seus pontos fortes e acobertar imperfeições, ela também é bonita sem maquiagem. Porém, depois de uma certa idade… não. Perdão pela dose de sinceridade, mas depois de uma certa idade (que varia dependendo do quão bem ou mal a pessoa envelheça), a falta de maquiagem dá um aspecto cansado, estranho e até doente à pessoa.

Ninguém é naturalmente bonito para sempre. Fato: existe um padrão de beleza e, a menos que você rompa totalmente com ele, com o passar dos anos as pessoas tendem a ficar menos atraentes. Tenho certeza absoluta que não é o caso do Somir, de jeito algum ele é uma pessoa que rompeu totalmente com os padrões de beleza vigentes, ao menos não em seu gosto por mulheres. Muito pelo contrário.

Somos bombardeados por mulheres maquiadas o tempo todo: na TV, nas revistas, nos seriados, em qualquer foto de mídia. Isso cria um determinado padrão de beleza, quase sempre relacionado à juventude e fertilidade. Se você envelhece e vai perdendo estas características, é natural que fique menos atraente. Resta a escolha de emulá-las usando maquiagem ou aceitar que o tempo passou e pau no cu do mundo.

Nada contra o pau no cu do mundo, deve ser libertador. Mas quem o faz deve saber que, para os padrões, está menos atraente do que quem está usando o recurso de maquiagem. Está de boa com isso? Ótimo. Seja feliz. Não está de boa com isso? Tem maquiagem em qualquer farmácia, compre e seja feliz.

Não é muito difícil provar meu ponto. Basta catar imagens de qualquer “antes e depois” de maquiagem bem feita. Você verá que uma maquiagem bem feita (e reforço o “bem feita” porque a esmagadora maioria é mal feita) deixa a pessoa mais atraente, com aspecto mais saudável, mais jovem e mais sexy. É tudo muito bem planejado e calculado, cada engrossada de lábio, cada arqueada de sobrancelha, tem um significado no inconsciente que torna aquela mulher mais atraente.

Dentro dos padrões vigentes, uma pessoa é considerada atraente com base em três pilares: juventude, saúde e simetria. O fato de termos estes padrões tão definidos torna a maquiagem especialmente eficiente: você sabe claramente qual quadro tem que pintar para que ele seja valorizado no mercado.

Como eu já disse, se não fosse muito eficiente, não movimentava bilhões. Se não fosse muito eficiente, não seria obrigatória para qualquer pessoa que vai passar pela frente de uma câmera. Tente ir a um programa de Tv e dizer que você não quer aparecer com maquiagem. Tire fotos suas bem maquiada e outra de cara lavada, ambas de rosto, e me conte o que vê.

Funciona. O que não quer dizer que todos sejam obrigados a usar, é recurso, usa quem quer. Também não quer dizer que quem não usa maquiagem não seja bonito. A mulher pode ser linda, deslumbrante, estonteante sem maquiagem, porém, ficar ainda mais linda maquiada, uma coisa não excluía a outra.

A pergunta não é “uma mulher precisa estar maquiada para ser bonita?”. Não, não precisa, pode ser linda sem maquiagem. A pergunta é: “Mulheres ficam mais bonitas com maquiagem?”. Sim, ficam, mesmo que também sejam bonitas sem maquiagem. Sempre dá para melhorar até mesmo o que já é lindo.

Dizer que uma mulher não fica mais bonita com maquiagem é dizer que não há nada, absolutamente nada no rosto daquela pessoa que possa ser melhorado. Francamente… ninguém é perfeito, todo mundo pode ter algo melhorado, pode valorizar um ponto forte, pode esconder uma imperfeição.

Talvez seja o tipo de coisa que só mulheres realmente percebam… Muito homem acredita que uma mulher usando aquele estilo de maquiagem mais natural, feita para parecer que não está usando nada, de fato está de cara lavada. Não está. Homem acha que mulher só está maquiada quando está com aquele look Pabllo Vittar, e sabemos que não é bem assim.

Raramente uma pele está perfeita, sem imperfeição alguma, é quase certo que uma pele perfeita está com base. Porém, eu desafio qualquer homem do universo a apontar qual mulher está usando base e qual não está, ou qual mulher está usando corretivo e qual não está. Nem eu, que sou Miss Maquiagem, consigo fazer essa distinção.

Então, não sei se eles são uma opinião avalizada, pois nem mesmo sabem quando estão olhando para uma mulher com ou sem maquiagem. Talvez eles nunca tenham realmente visto uma mulher 100% de cara lavada para saber como a coisa melhora com maquiagem. Bom, ao menos o Somir eu afirmo com toda a certeza do mundo que nunca me viu sem maquiagem.

Para quem não tem essa noção clara, vai no Google Imagens e procura “before after make-up” (porque maquiagem brasileira é sempre cagada, vejam as internacionais). A diferença é brutal. Sim, muitas das moças que aparecem já são lindas sem maquiagem, mas é inegável que ficam mais bonitas depois de ressaltar seus pontos fortes.

Tenho para mim que a opinião do Somir é a mesma de muitos homens brasileiros por um único motivo: a brasileira, salvo honrosas exceções, é um desastre se maquiando. Quando ela tenta (às vezes nem tenta), fica parecendo uma macaca maquiada, tamanho o exagero nas cores e quantidade dos produtos. Aí realmente, fica mais bonita sem nada.

É como dizer que uma mulher vestida com um saco de batata fica tão bonita quanto uma mulher com um vestido que valorize o corpo, o decote, a bunda. É óbvio que se você ressalta o que tem de bom, a pessoa fica mais atraente. Assim como também é óbvio que uma pessoa com uma roupa escrota, inapropriada para seu corpo, no mínimo, não fica mais atraente.

Mas tudo bem, é o que se tem quando se pede para um homem opinar sobre algo que ele desconhece totalmente. Se me perguntarem sobre carburador do carro, sobre silenciador de arma ou sobre barba, eu também vou falar merda. Então, deixa o Somir falar merda com base no que ele acredita ser maquiagem e mulher de cara lavada.

Maquiagem é vida.

Para dizer que o assunto de hoje tá meio viadinho, para dizer que depois dos 40 tem que usar máscara e não maquiagem ou ainda para dizer que quem gosta de mulher ao natural que pegue uma com sovaco cabeludo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comentários (33)

  • Depende do estilo de maquiagem. Se for aquela natural, só pra cobrir imperfeições e dar um ar saudável, prefiro essa. Mas aquela maquiagem de contornos e extremamente rebocada, mesmo que bem feita, tira toda a beleza natural se a mulher for bonita. E se for feia deixa mais feia ainda.

  • Make básica é a mais fácil de fazer e nem fica tão ruim se cometer alguns deslizes e serve pra toda ocasião. Não sei o que as pessoas tem que querem sempre aquela make de festa! Gente, make é que nem roupa, tem que combinar com a ocasião.

  • Com certeza mulher (adequadamente) maquiada é mais bonita!

    Sally, você já assistiu a série “The Marvelous Mrs. Maisel”? É sobre uma mulher que, nos anos 50, em uma crise no casamento, começa a fazer stand-up. Assistindo lembro de você por causa do humor. Agora lembrei novamente por causa de uma cena em que ela acorda antes do marido para se produzir toda e fingir que acorda naturalmente assim. A quem se interessar, tem no Amazon Prime.

  • Eu me sinto bonitinha sem maquiagem, mas deve ser por causa da idade. Tenho 21 anos e as pessoas no geral me dão uns 16, se pesar demais fica até feio. E mesmo assim, não posso negar que com base, corretivo e um pouco de rímel fica bem melhor. Impagável foi ouvir mais um cara que “adorava o jeito que você é linda naturalmente, sem se maquiar como suas amigas.”
    Em todas as vezes, eu devia ter passado pelo menos uns 15 minutos me maquiando pra esconder imperfeições da pele, sem contar as sobrancelhas feitas. Não sei até hoje se tomo isso como ofensa ou elogio.

  • As minas que usam corretivo pra tirar as olheiras, esconder as espinhas e um batom cor de boca eu acho maneiro. Isso conta como maquiagem?
    Base é a mesma coisa que corretivo? Se for, fodeu! Descobri que uso maquiagem hahaha

  • Realmente depende muito da mulher e da forma como está maquiada, vejo muito exagero por aí, de todas as idades.
    Fato: muito difícil encontrar mulher bem maquiada, com equilíbrio nos tons de cores principalmente….
    E na boa, acho desproporcional uma pessoa com uma roupa desleixada e a cara carregada de maquiagem…sei lá….algo não encaixa ali, é como ver um homem de terno e chinelo, ou outro extremo, mulher de calça de agasalho (moletom, veludo molhado-brega, etc) e um fucking salto alto!! Plataforma!!!! Gezuizzzzz!!!!

    • Sim, a maquiagem tem que compor com a roupa, com a cor dos olhos, com a cor do cabelo… Coisa mais triste ver cores em desarmonia!

  • Olhe, Sally tenho um pirralho em casa e tanto ele quanto os amiguinhos se assustam de verdade quando veem minhas amigas maquiadas. Da primeira vez o meu se assustou, gritou e até tentou fugir ao ver minha amiga maquiladíssima , rsrs. depois queria saber porque ela tinha se pintado de monstro… Aquelas pálpebras escurecidas, pretonas mesmo, em qualquer horário do dia ou da noite assustam até a mim, às vezes. Make de efeito natural é raridade…

    • Ah Bete, mesmo olho preto, se for bem feito, fica bonito. O problema é que pessoas que não sabem se maquiar insistem em fazer o que sai de suas cabeças em vez de aprender…

  • Nem uso maquiagem (só um batom, um lápis de olho, um rímel e olhe lá). Só de pensar em trabalhar o rosto inteiro com aquelas camadas de “reboco” dá preguiça (fora que como não domino muito as técnicas, tenho receio de errar a mão). Mas admiro e tenho inveja de quem sabe fazer uma maquiagem boa de verdade (e falo “boa” no sentido de realçar o que o rosto tem de bonito ao invés de se transformar em outra pessoa).

    Pequeno desabafo: Gente, que coisa mais horrorosa essa tara que as mulheres tem por iluminador. A princípio, quando usado com equilíbrio, dá um resultado bacana, mas o que eu mais vejo é gente se encharcando dessa porcaria. Fica parecendo que a pessoa passou o dia inteiro fritando pastel ou se jogou num balde de frango frito. Combine isso com o blush “chinelada-na-cara” e fica a coisa mais “lynda” de se ver nas fotos. É só o que tem no Instagram.

    • Iluminador na ponta no nariz é algo que me tira do sério. A menos que a pessoa tenha o nariz muito fino (raridade no Brasil), só aumenta o tamanho da naerba. Fica horrível!

  • “Muito homem acredita que uma mulher usando aquele estilo de maquiagem mais natural, feita para parecer que não está usando nada, de fato está de cara lavada. Não está. Homem acha que mulher só está maquiada quando está com aquele look Pabllo Vittar, e sabemos que não é bem assim.“

    O texto da Sally podia ser só esse parágrafo, e ela ainda teria razão.

    Vira e mexe rola aquele estranhamento de “nossa, que abatida”, “nossa, que cansada”, “nossa, quantas marcas na cara”, quando uma mulher aparece realmente sem maquiagem.

    Até usar um protetor solar com cor já te deixa maquiada, gente!
    Não precisa ter sombra-blush-batom pra ser considerado maquiagem.

  • A maquiagem só vai funcionar se for bem passada. Quando passamos às pressas ou sem uma luz adequada sempre sai meio cagada, quem nunca? E a dificuldade de acertar os produtos que ficam bem na nossa pele? Não sei contabilizar quantas vezes comprei algo que simplesmente foi uma BOSTA pra mim, mas que outras pessoas elogiaram (inclusive estou doando prazamigas uma base que esta quase intacta, da tracta).

    Acredito que se a mulher encontrar um equilíbrio entre saber dosar a quantidade de reboco que vai na cara + produtos adequados para sua pele e idade = sucesso total, embeleza e muito!

    • O problema é que a pessoa tenta uma vez e se não dá certo ela desacredita a maquiagem como um todo. Não fia, você que não soube comprar ou passar… rs

  • só existem 3 tipos de pessoa que se importam com maquiagem: viados, maquiadores que vivem disso e mulheres, por causa da competição intrasexual feminina.

  • Sim, mas só se tiver uma boa técnica. No meu ambiente de trabalho as mulheres parecem bonecas de cera com aquela cara laranja de base. E eu não consigo achar bonito aquelas sombras pretas que várias modelos usam, a indivídua fica parecendo um panda. Nem as celebridades costumam ficar bem maquiadas, fica carregado demais. Deve ser uma epidemia no ocidente a maquiagem te dar um aspecto de profissional do sexo.

    Até hoje as únicas mulheres que eu conheço que são competentes em maquiagem com aspecto natural são as asiáticas. Procure por ‘korean make up transformation’ ou ‘asian make up transformation’ no Youtube e fique de queixo caído.

  • “Bom, ao menos o Somir eu afirmo com toda a certeza do mundo que nunca me viu sem maquiagem.”
    Desculpa, minha curiosidade é mais forte que eu. Sally dorme de maquiagem? E se vocês estiverem na praia ou na piscina?

    • Sim, eu durmo de maquiagem. Não qualquer maquiagem, porque né, eu estaria a cara do Mun-Rá. Maquiagem que trata a pele e é adequada para isso.

      Praia e piscina o Somir não frequenta, mas se fosse o caso, existe maquiagem a prova dágua.

        • Tem muita maquiagem com componentes anti-idade, hidratantes, com protetor solar etc. É só especificar o que você quer e procurar uma boa marca. Por exemplo, a base Miracle Air de Teint, da Lancôme, deixa a pele respirar. Já a Anti-Blemish Solutions age e previne contra cravos e espinhas. Tem muitas opções, é só definir seu objetivo e procurar maquiagem de uma boa marca.

  • Impossível não concordar com a Sally…

    Aproveitando o ensejo, gostaria muito de saber quais você usa (base, corretivo, blush, batom e etc). Tem o costume de usar cílios postiços tb?

    • Rê, eu me dou muito bem com os produtos da MAC. Nem é a melhor marca, mas comigo funciona muito bem e eles tem uma cartela de corres que nenhuma outra marca tem, seja em variedade, seja em brilho. Eu só abro exceção para o rímel, pois o deles não é nada de mais e é caro pra danar. Uso o “Cílios sensacionais efeito leque” da Maybelline.

      Uso cílios postiços em ocasiões especiais, como festas importantes e casamentos. Recomendo aqueles em tufos, que ficam mais naturais.

  • Por que as mulheres carregam tanto a cara de maquiagem? Até envelhece. A minha namorada fica mais bonita ao natural do que com maquiagem pesada. Se for usar, tem que ser o mais natural possivel, mas mulher curte exagerar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: