Sobrevivendo enchentes.

Considerando a temporada de chuvas na qual estamos entrando e as centenas de barragens com risco iminente de rompimento, precisamos falar sobre o assunto. Desfavor Explica: sobrevivendo a enchentes.

Uma das principais causas de mortes e acidentes em enchentes consiste em pessoas subestimando enchentes. Em vez de se abrigar ou se proteger, as pessoas tentam seguir com seu plano original (chegar em casa, chegar no carro, etc). A regra é clara: qualquer água que cubra seu tornozelo te coloca em risco. Qualquer água que cubra seu tornozelo é motivo para você ficar em segurança, em local seco, e mudar seus planos.

Não que uma água no tornozelo vá te arrastar e te afogar, mas existem dezenas de outros perigos decorrentes te uma enchente. Por exemplo, não ver o chão e acabar pisando em buracos, valas ou qualquer outra armadilha cheia de água na qual você possa se afogar.

Você também pode pisar em objetos cortantes, como cacos de vidro, pregos ou lascas de madeira ou acabar tropeçando e caindo. Mas o pior é: um fio desencapado da rede elétrica pode tocar a água e, mesmo a muitos metros de distância de você (água é um ótimo condutor de eletricidade), pode te eletrocutar e te matar.

Então, se a água chegou aos seus tornozelos, não saia. Mesmo que isso signifique dormir fora de casa. Mesmo que isso signifique ter que esperar muito. Mesmo que isso signifique se atrasar. Por mais que enchente te pareça algo banal, não subestime este desastre natural.

A maioria das pessoas que estão lendo isso provavelmente já passaram por algum tipo de enchente, o que pode gerar a falsa sensação de que não são tão perigosas assim. Enchentes podem matar, não está no seu controle o que pode acontecer durante uma enchente, então, como sempre recomendamos aqui, é melhor evitar o problema do que tentar solucioná-lo. Ao perceber os primeiros sinais de enchente, não saia se estiver em um local seguro.

Porém, sabemos que nem sempre está ao nosso alcance evitar o problema. Muitas vezes a enchente começa quando a pessoa já está na rua e não tem pra onde correr. Ou, o que é pior, muitas vezes a enchente vai até onde você está, ela entra na sua casa.

Geralmente, em casos extremos como esse existe algum aviso para evacuar a área. Se você receber um aviso para evacuar o local, obedeça. Pegue os pertences de maior valor para você e saia, rapidamente. É assustadora a quantidade de pessoas que se recusam a deixar suas casas, como se pudessem fazer algo para evitar o desastre. Por mais terrível que seja abandonar a sua casa, acredito que seja menos pior do que enterrar um ente querido. Apenas saia.

Caso você não receba esse aviso e se encontre na tenebrosa situação onde a água vai até você e invade sua casa, sem te dar tempo de evacuar o local, você vai precisar agir rápido para tentar evitar maiores danos.

Mesmo sem ordem de evacuação, em um país sério existem sirenes ou sistemas de alerta para avisar a população sobre o risco de enchentes (ou qualquer outro desastre natural). Como estamos no Brasil, recomendo que você mesmo verifique os sinais de uma possível enchente.

As causas mais comuns de enchentes são fortes chuvas, somadas à dificuldade de escoamento das águas, por pura incompetência do ser humano (jogar lixo na rua, falta de limpeza das galerias pluviais e outros). Então, é possível estar atento para tomar medidas preventivas antes de que a enchente se forme. É sempre recomendado ter em casa um kit de primeiros socorros, uma lanterna com pilhas, mantimentos, um estoque de água potável e um rádio a pilha.

Quem mora em bairros que “alagam” sabe mensurar mais ou menos quando vai dar problema. Começou a chover forte? Tem aviso de chuva preocupante? Estão de formando poças na rua? Comece a se preparar. Separe o kit de primeiros socorros, o rádio e a lanterna, bem como documentos importantes, cartão do banco e algum dinheiro vivo. Deixe tudo embalado em uma mochila, em um local seguro.

Se você mora em um local onde isso é recorrente, pense com carinho na ideia de fazer um seguro que cubra os danos causados por este desastre específico, pois nem sempre é possível salvar seus bens. Também é possível se cotizar com seus vizinhos e adquirir um medidor de enchentes, um aparelho capaz de avisar quando o nível da água estiver subindo de forma perigosa.

Tudo aquilo que pode ser estragado pela água e que for prioridade para você deve ser colocado em um local elevado. A prioridade costuma ser dinheiro, documentos e eletrônicos de maior valor, porém, cada um tem a sua. Recolha crianças e animais para dentro de casa, tire eletrônicos das tomadas e, se sentir que a água vai entrar na sua casa, desligue a eletricidade, a água e o gás. Se der tempo, procure encher garrafas com água potável, é sempre uma possibilidade que enchentes afetem a qualidade da água por algum tempo.

Você também deve tirar do chão ou do alcance da água que está entrando materiais tóxicos como tintas ou pesticidas, para não correr o risco de que eles sejam espalhados pela casa se a água conseguir entrar. E, mesmo que você mantenha tudo que é tóxico fora do alcance da água, se conseguir, evite encostar nela, pois ela pode conter diversos tipos de doença, desde leptospirose até hepatite.

No caso de enchentes moderadas, vedações no vão das portas podem impedir a entrada massiva de água. Isso pode ser feito com rolinhos de areia, borrachas que encaixam no vão da porta ou qualquer outra forma de barreira (já vi barreiras muito eficientes feitas apenas com pedaços de madeira). Vede as portas o quanto antes.

Não é raro que, em caso de enchentes severas, ocorra falta de energia elétrica, então, se possível, tenha à mão um celular carregado, além da lanterna e do rádio de pilha para ter acesso às notícias sobre a enchente.

Se a água entrou na sua casa, tente manter a calma e observar com que velocidade ela está subindo. Peça ajuda, ligue para a emergência, informe que precisa ser resgatado. Se o nível da água for subindo, desloque-se para partes mais elevadas da casa.

Em algum momento o nível da água vai diminuir, você só precisa ter calma e esperar o socorro chegar ou o nível da água descer. A maior parte dos acidentes acontece quando a pessoa se desespera e não espera pelo resgate. Se preciso for, fique no telhado. A prioridade é a sua vida e, salvo catástrofes muito tenebrosas, se você for precavido, consegue se salvar de uma enchente.

Não tente sair da casa por conta própria, nadando. As chances de sucesso são pequenas. Você pode ser levado pela correnteza, eletrocutado ou atingido por algum detrito sólido trazido pela correnteza. Espere pelo socorro. Apenas se não houver nenhuma outra forma de salvar a sua vida você deve se aventurar na enchente, suas melhores chances são ficar onde está e esperar pelo socorro.

Pior dos mundos, se não houver nenhuma outra forma de sobreviver que não se aventurar na enchente, procure se agarrar a algum objeto grande, que flutue. Se puder, peça suporte a alguém, para que a pessoa segure uma corda, um lençol ou algo que possa ser amarrado em você como garantia extra de que a correnteza não vai te levar. Em caso de emergência, a pessoa te puxa de volta.

Agora vamos supor que a enchente começou e você está no meio da rua. Se está a pé, procure o local mais próximo que sirva de abrigo: um prédio público, uma loja, um shopping, qualquer lugar alto com uma estrutura segura que possa te proteger.

Se você estiver no meio da natureza, a situação se complica. Não entre em cavernas, a água pode subir e te prender ou até te afogar lá dentro. Procure se manter longe de rios, córregos ou qualquer coisa que possa transbordar. Vá para a região mais alta que encontrar. Se não souber para onde ir, observe os animais, eles instintivamente sempre procuram pelo local mais seguro. Tente chamar por socorro, informando sua localização, infelizmente não tem muito mais que você possa fazer.

Estando na cidade ou na natureza, se a área já estiver alagada e você não puder ver o chão, desloque-se com cuidado: use seu guarda-chuva, um pedaço de pau ou qualquer objeto que te ajude para tatear o chão, minimizando os riscos de cair em buracos ou de pisar em objetos que possam te machucar.

Importante: foco em procurar um abrigo, depois você liga avisando que está bem, tira foto, responde whatsapp ou faz qualquer outra coisa. Minutos podem fazer a diferença entre você conseguir chegar a um lugar seguro ou não.

Agora vamos supor que você esteja no carro, no meio do trânsito. Se você estiver de carro, preste muita atenção aos níveis da água: basta que ela cubra parcialmente os pneus para que seu carro “flutue” e você perca o controle do veículo. Mais de 10cm de água? Desça do carro, procure um abrigo seguro. Dane-se o carro, melhor perder o carro do que perder a vida.

Se estiver em um carro e a água ainda estiver em um nível seguro, vá no sentido contrário de rios, fontes, riachos ou qualquer outra concentração de água que provavelmente esteja transbordando e agravando a enchente.

Não tente ir para casa, foque em ir para um local seguro, pois não se sabe quanto a água ainda pode subir. Não passe por bolsões de água, não entre com o carro em nenhuma região com mais de 10cm de água, caso contrário você poderá perder o controle do veículo.

Não se baseie pelos outros motoristas, tem muita gente irresponsável que força a barra e tenta passar com o carro em um local alagado, gerando uma falsa sensação de segurança: “Se o dele passou, o meu também passa”. Nem sempre, dependendo do modelo do seu carro, da sua perícia ao volante, do vento e de uma série de outros fatores, pode ser que você não passe. Não se arrisque.

Pior dos mundos vá para algum lugar elevado, pare o carro ali e espere a enchente passar. Porém verifique se você tem combustível para isso, ficar sem combustível no meio de uma enchente pode ser trágico. Se puder busque refugio em estacionamentos de prédios grandes, como shoppings, supermercados, etc.

Em qualquer um dos casos, se você entrou em contato com a água da enchente, procure um médico, pois ela pode conter todo tipo de nojeira que pode entrar no seu corpo pelo menor ferimento no seu dedão.

Só saia de um local seguro quando a enchente acabar e a razão que lhe deu causa cessar, ou seja, quando a água tiver escoado e a chuva (ou qualquer outra coisa que lhe deu causa) parar. Pode demorar horas, tenha paciência, é da sua vida que estamos falando.

E se junto com a enchente houver uma tempestade com raios, dá uma olhada neste texto para tomar os cuidados necessários.

Para dizer que já está pronto para a ruptura da próxima barragem, para dizer que é uma vergonha que não sejamos capazes de escoar água ou ainda para dizer que a culpa de todas as enchentes é do Bolsonaro: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (10)

  • É impressionante como uma chuva de alguns minutos ALAGOU o Hell de Janeiro inteiro!
    (E tinha gente saindo descalço pra preservar o sapato! Sério que NINGUÉM se toca da leptospirose?!)

    • Não só leptospirose, tem uma coleção de doenças: tétano, hepatite… fora o risco de pisar em algo que te machuque. O carioca é um caso perdido.

    • Bárbara, não duvido que muitos aí sequer já tenham ouvido falar em leptospirose! E esse negócio de chuva que só dura alguns minutos e já alaga tudo não é exclusividade do Rio. Campinas e região também passam por isso todo verão e acho que todas as outras grandes cidades deste país, em maior ou menor escala, sofram do mesmo mal…

      • Sério? Nossa, eu achei que isso fosse só exclusividade de bairros “menos nobres”, como Penha ou Praça Seca (Aquilo faz inveja á Lagoa Rodrigo de Freitas), mas ATÉ NA ZONA SUL isso acontece!
        Gringo mereceu se foder por vir pra esse lugar cagado

  • Texto de utilidade pública é sempre bom. Conhecimento nunca é demais e pode muitas vezes ser literalmente a diferença entre a vida e a morte. Isso deveria ser ensinado em escolas e em programas de televisão! E eu já passei o link daqui pros meus contatos.

    • Também acho. Primeiros socorros e noções básicas de sobrevivência deveriam fazer parte da grade curricular obrigatória das escolas!

  • Resuminho pra ver se eu entendi bem: em caso de enchente, o importante é se prevenir e, caso essa prevenção não seja possível, deve-se tentar ficar o mais afastado possível da água ao invés de “enfrentá-la” e buscar um local seguro onde se deve ficar até que o alagamento cesse. E também é bom a pessoa procurar um médico assim que possível se não pôde evitar contato com a água da enchente por causa de doenças. Acertei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: