Crime perfeito.

Embora o Desfavor não faça apologia ao crime, defende o sagrado direito de exercitar a imaginação. E neste contexto que ambos confabulam um ato ilegal e o colocam em votação. Os impopulares fazem o julgamento.

Tema de hoje: você pode cometer um crime com certeza de impunidade e anonimato… qual crime cometeria?

SOMIR

Minha sugestão vai parecer bem inocente perto do que a maioria das pessoas sugeriria: desativar o sistema de checagem de senhas no Google, Facebook e Apple por pelo menos 24 horas. Seria um crime porque fatalmente eu teria que ganhar acesso restrito aos sistemas deles por uma via ilegal: invasão, chantagem ou suborno. O que perto de crimes mais tradicionais é uma bobagem inconsequente, mas eu garanto que o resultado seria assustador.

Eu pensei em eliminar algumas pessoas ruins nesse mundo, mas cheguei à conclusão que como ninguém é insubstituível e boa parte das merdas que fazemos está intimamente ligada à natureza humana, crimes que removem pessoas da sociedade seriam no máximo um contratempo para o sofrimento ao qual somos expostos diariamente. A cada minuto nasce um substituto. Por isso, a minha ideia de crime é focada em chacoalhar as bases do funcionamento da sociedade moderna de tal forma a forçar uma mudança de longo prazo na humanidade.

E eu tenho certeza que a maioria nunca pensou o quanto somos dependentes de senhas para fazer a manutenção de péssimos comportamentos. Ainda mais em tempos onde quase todos nossos podres estão registrados digitalmente em algum lugar. Até gente que não se importa muito com tecnologia anda para cima e para baixo com um computador de bolso como cúmplice silencioso de boa parte de suas ações na sociedade. Quem está escondendo algo normalmente depende de senhas criadas em uma dessas três empresas para manter o segredo.

Obviamente não existe um botão “desabilitar senhas” na central de nenhuma dessas empresas, mas computadores só fazem o que são mandados: por trás de todas as medidas de segurança existentes para proteger suas senhas está uma condição lógica básica, a de que senhas são necessárias para permitir o acesso. Se você muda essa lógica básica, os sistemas do seu e-mail, redes sociais e aparelhos não tem motivo de utilizar mecanismos de segurança. Ao desabilitar a checagem de senhas, você poderia digitar qualquer coisa no campo e ter acesso ao conteúdo de qualquer conta online. Bastaria saber o que você quer invadir para ter acesso.

As primeiras horas seriam uma festa para hackers: quem já está tentando acessar uma conta “chutando” uma senha entraria imediatamente. E esse público rapidamente notaria essa falha global. O cidadão médio demoraria para perceber porque em tese estava digitando sua senha correta ou já estaria logado para começo de conversa. Nesse período, boa parte dos e-mails e contas sociais de pessoas de alta visibilidade seria invadida e teria seus conteúdos copiados. Hacker sabem melhor do que ninguém que nada dura nesse meio, e cada oportunidade deve ser aproveitada imediatamente.

Políticos e celebridades em geral teriam seu material privado espiado imediatamente. E isso seria guardado em locais seguros em questão de poucas horas. Eu acredito que seriam meses ou anos de revelações terríveis sobre as pessoas mais visadas do mundo com apenas um dia de acesso irrestrito. Mas ver o nude de uma famosa ou o esquema de um político de alto escalão (ou o nude de um político de alto escalão…) seria só um pedaço da confusão que se seguiria.

Assim que as pessoas comuns começassem a perceber o problema, não se controlariam e começariam a dividir a informação. Em pouco tempo, os portais de notícias criariam o caos divulgando em larga escala. Começa a segunda fase: todo mundo começaria a espiar todo mundo, pelo menos seus conhecidos. Eu aposto que a taxa de divórcios após esse dia aumentaria uns 500%… porque não estamos falando só de e-mails, mas também de quase todo o conteúdo disponível nos celulares das pessoas, interligados com senhas do Google, Apple ou redes sociais do Facebook (incluindo WhatsApp – o QRCode da versão web depende de um servidor de confirmação).

Todo mundo que desconfia de você iria buscar essas informações. Teríamos uma população em pânico, parando tudo o que está fazendo para deletar qualquer conteúdo “perigoso” das suas vidas digitais antes que alguém fizesse uma cópia. E isso garantiria um atraso considerável na resolução do problema: com os sistemas sobrecarregados, seria bem difícil aplicar uma correção, dando muito tempo para quem já estivesse com algum acesso “ilegal”. A humanidade viveria horas de desespero, aposto que inclusive com muitas pessoas se matando para não viver as consequências de serem expostas, seja lá o que estivessem fazendo.

Numa tacada só, boa parte do mundo conectado teria uma aula de realidade sobre as outras pessoas. Provavelmente aprenderíamos algumas lições sobre o que acreditávamos ser popular ou não. Ou mesmo sobre o senso ético e moral da grande maioria da população. O sistema “offline” ficaria sobrecarregado por anos, lidando com toda a podridão desvendada em apenas um dia de verdade forçada. Seriam beneficiados aqueles que sabem que a internet nunca é 100% segura e tomaram providências para não deixar rastros, e claro, principalmente quem já era partidário da verdade para começo de conversa. Imagine um mundo onde as pessoas mais honestas seriam as menos punidas por algo?

É relativamente simples repor um bandido, que o diga o crime organizado ao redor do mundo, mas repor o senso de confiança em senhas e privacidade online seria muito mais complicado. Com a verdade exposta e provavelmente décadas de conteúdo privado para vazar depois desse dia caótico, não poderíamos mais manter o mesmo grau de fingimento online que temos atualmente. As fantasias da feminista radical ou do machista digital demonstrariam suas verdadeiras personalidades. A falsidade do comunista de boutique ou do moralista hipócrita estariam expostas para quem quisesse ver, e mesmo que por um curto momento histórico, as pessoas teriam que ser julgadas pelo o que são, e não pelo o que inventam ser. Claro que a humanidade acharia uma forma de continuar com suas mentiras e ilusões, mas eu tenho certeza que não seria mais do mesmo jeito que acontece hoje em dia.

E se tem uma coisa que podemos ter certeza, é que nunca vai melhorar se continuarmos fazendo as coisas do mesmo jeito. Eu voto no caos digital expondo boa parte da humanidade como um mecanismo poderoso nesse sentido. Me prendam…

Para dizer que até meus crimes são nerds, para dizer que só é crime se descobrirem, ou mesmo para dizer que não deve não existe: somir@desfavor.com

SALLY

Este é um texto de ficção. Não é um conselho, não é um incentivo, não é uma bandeira. Leis existem para serem cumpridas e, boa parte dos problemas que fazem deste país a porcaria que está é justamente gente que não cumpre a lei. Temos que ser a solução e não mais problemas. Portanto, se alguém ainda tem alguma dúvida: NÃO FAÇAM ISSO. Este texto é sobre uma situação mágica, fictícia, hipotética, que não vai virar realidade nunca. É apenas argumentação, discussão, retórica.

Você tem total carta branca e certeza de anonimato e impunidade para cometer UM único crime. Qual seria?

Em um dia em que o Congresso estivesse com lotação total (Câmara + Senado), trancaria o local onde Deputados e Senadores estão reunidos e provocaria um puta incêndio enorme, de modo a que ninguém pudesse escapar. Os funcionários de segundo escalão que corram, Deputados e Senadores não.

Eu sei que isso, por si, não resolveria de vez o problema do Brasil, o problema está basicamente no povo: quando se é medíocre e corrompido, se vota em pessoas igualmente medíocres e corrompidas. Colocariam outros medíocres e corrompido no lugar, mas daria um baque no sistema, que eu acredito ser suficiente para dar início ao “começo do fim”.

Imagina que cenário interessante se o Brasil ficasse, do dia para a noite, sem um único Deputado e Senador? Acabar com o Poder Legislativo de uma única tacada. Em um país bosta e sem capacidade de organização, ninguém saberia o que fazer, seria uma bateção de cabeça, uma loucura. Adoraria ver esse caos social se instaurando na política.

Realiza, todos os acordos, subornos, conluios que esses filhos da puta têm entre eles e com grandes empresários, queimando. Quando uma das partes morre, o “contrato” deixa de existir, ainda mais se ele for de boca, secreto e ilícito. Imagina o caos. Imagina o tanto que precisaria ser refeito. O brasileiro é corrupto, mas é incompetente e moroso, seriam necessários anos para reconstruir a mesma teia de corrupção.

Além disso, uma vez que todos virassem churrasquinho, se zeraria todo e qualquer esquema fraudulento envolvendo Deputados e Senadores. Sim, novos corruptos viriam, mas imagina o tanto de corruptos que não se matariam entre si para pegar cada vaguinha! Eles que lutem, a gente assistiria cobra comendo cobra em uma barbárie política sem precedentes.

Renovação, mesmo quando se troca merda por merda, sempre abala as estruturas, sempre obriga a que algo se mude. Vai ter um novo membro que vai querer mais dinheiro e não vai aceitar o que o anterior aceitava, vai ter um novo membro que vai se desentender com quem precisaria se aliar. Estamos falando de 600 pessoas responsáveis por criar as leis que você e eu somos obrigados a cumprir. Não tem como colocar novas 600 pessoas e esperar que funcione da mesma forma com que funcionava antes.

Ia dar merda. Ahhh como ia dar merda… e seria uma delícia de assistir. Muita coisa viria à tona, muitas máscaras cairiam, o país seria obrigado a se organizar rapidamente para contornar a situação e não seria capaz de fazê-lo, mostrando ao mundo o tamanho da incompetência nacional.

Haveria uma disputa de poder entre os remanescentes, Executivo e Judiciário, uma vez que não se repõe 600 pessoas por voto popular em um país enorme de um mês para o outro. Nesse meio tempo, como ficaria o Congresso? Ia sair briga de foice entre membros dos outros poderes, o que seria ótimo, pois além de se matarem em uma rinha humana deliciosa de assistir, muitos podres viriam à tona.

Sem contar que os próximos que entrassem ali saberiam que algum maluco (a que vos fala, no caso) incendiou geral quando se emputeceu. Tem cunho didático um troço desse. Talvez por medo algumas coisas mudassem, se os filhos da puta que comandam este país tivessem a certeza de que podem acabar pagando com as próprias vidas.

O povo também receberia uma lição valiosa: zerou tudo, terão que eleger 600 pessoas do dia para a noite. Ganharam um caderno em branco para começar a rabiscar. Quem sabe essa sensação de recomeço provocasse alguma mudança. Não, não tenho esperanças de que o brasileiro vote bem, isso não vai acontecer nunca. O que eu teria esperanças é que o tamanho da tragédia fizesse um lado parar de brigar com o outro e focar no quadro urgente de colocar gente sua nas vagas livres.

Talvez o sistema todo pudesse mudar, ainda que fossem pequenas mudanças. Vamos aceitar que o Brasil não tem qualquer condição de organizar uma eleição desse porto do dia para a noite. Não acho difícil que reduzissem o número de Deputados, ainda que temporariamente, desonerando o Poder Público e repensando essa estrutura inchada e desnecessária. Com o tempo, seria possível perceber que não precisa de 600 filhos da puta para foder com o povo, 26 filhos da puta podem perfeitamente executar essa tarefa.

Um plus sem importância, mas divertido: acabaria com essa babaquice de exaltar todo mundo que morre. Morreu? Virou santo no Brasil, não pode mais criticar e falar mal da pessoa. Quero só ver brasileiro deixar de falar mal de político. Imagina os Memes. Imagina que quebra de paradigma brasileiro comemorando a morte de alguém, xingando e sendo bem politicamente incorreto.

E estas são apenas algumas das especulações da minha cabeça. Vai saber o tanto de novidades que esse evento criaria. Vai saber os desdobramentos secundários decorrentes dele. Uma coisa eu garanto: a coisa não ficaria como está. E quando se está na merda, uma mudança tende a trazer alguma coisa boa. Não digo resolver o problema, mas trazer alguma coisa boa.

É como uma pedra que você joga em um lago: provoca uma grande onda, mas ela reverbera em ondas menores. Causaria uma bagunça tão grande, mas tão grande, que teria potencial para provocar mudanças interessantes no país. Já que não foi pelo amor, mudaria pela dor.

Para dizer que isso não seria viável na vida real pois eles nunca estão lá trabalhando, para dizer que um desabamento seria mais divertido ou ainda para dizer que faria o mesmo, mas com o Judiciário: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (24)

  • Eu gostaria que tanto os crimes da Sally quanto os do Somir fossem realizados. Acharia lindo assistir aos desdobramentos. Um trauma como este, no mínimo, mostraria que há consequências para quem decide ser um merda com dinheiro público e para quem faz negócios ilícitos ou vergonhosos pela inter eet.
    Mas se euzinha pudesse cometer um único crime na certeza de anonimato e não-punição, roubaria muitos milhões de algum bilionário aleatório – não iam fazer falta mesmo – e viveria minha vida em paz com família e amigos. Apesar de ter de pesquisar sobre política e sociedade em minha área de trabalho/estudos, estou fazendo de tudo pra desligar um pouco minhas reações emocionais e não ficar mal pela situação do país. É egoísmo da minha parte sim, mas acho que nenhuma figura política atual merece a energia que eu investiria ficando indignada, puta da vida ou triste.

  • Eu gostei de ambas as hipóteses, mas nessa eu fico com o Somir.
    Eu ri só de imaginar o pega-pra-capar que iria acontecer no mundo se alguém pudesse cometer um crime como o que ele descreveu.

  • Recomendo o filme “Minhas Ideias Assassinas”. Foi a primeira coisa que me veio à mente ao ler este post. E que me vem à mente quando penso na possibilidade de dar cabo (não só) de nossos representantes…

  • Estuprador Pedófilo Satânico Nazifascista

    Falando em crimes, já temos um desfavor da semana em potencial.
    Policiais do Paraná e de São Paulo estouraram uma operação num lugar onde teria um evento de rinha de cães Pitbull envolvendo apostas.
    Só que o toque de merdas foi um vídeo que vazou em certa rede social que caindo na mão da defesa dos acusados, pode render um processo contra os próprios policiais envolvidos na operação por abuso de autoridade.
    E os ditos protetores falando de protestar na Paulista domingo pedindo “justiça”, digo, uma punição dura aos envolvidos nessa parada, mas não adianta porque maus tratos aos animais dá pena leve e a organização de apostas é mera contravenção penal.
    Agora que Inês é morta, vem me chorar o leite derramado.

    • Estou chocaca com essa rinha. O sujeito que a promovia é evangélico, havia veterinários envolvidos… o Brasil não tem jeito não

  • Como boa piromaníaca (Taquei fogo na cortina de casa aos três anos de idade) e já de saco cheio por todos esses políticos filhos da puta estarem roubando nosso dinheiro, hoje eu vou com a Sally.

    A ideia do Somir até que seria boa, mas vai causar um “distúrbio” na sociedade brasileira muito menor (Esses símios já se expõem por conta própria, como disse o outro comentário aqui embaixo) e eu quero ver o caos, mesmo

  • Como uma hacker que tentou invadir a conta de um pedófilo e fracassou (estava demasiado bem protegida e eu não tinha muitos dados sobre ele, é um youtuber), ficaria com a ideia do Somir mesmo.

  • Eu queria era ver Brasília pegando fogo! Tanto corrupto morrendo ia pelo menos dar uma esperançazinha de um futuro melhor, nem que fosse por pouco tempo.

  • A ideia do Somir pode parecer divertida, mas tendo em vista que todos seriam atingidos, inclusive eu, bem…
    Rapá, eu apoio um foguinho em Brasília, viu? Queria ver a revolução que iria ser!

    • Revolução eu não digo, que esse povo só levanta o cu do sofá por cerveja e putaria, mas que ia abalar umas estruturas… ia

  • Torrar políticos é uma ideia tentadora, mas eu escolheria algo pensando só no meu próprio umbigo. Transferiria todo o patrimônio de um bancão bem escroto (tipo Itaú) pra mim, depois sumiria do Brasil.

  • Realisticamente falando, Sally, é mais provável o Brasil pós-atentado se fragmentar, pois ainda existe muito coronelismo fatiando as cidades em pequenos mundos, e ser invadido. Ao norte, pela Venezuela apoiada pela Rússia e China. Ao sul, pelos Estados Unidos. E atualmente as pessoas já fazem questão de se expor sozinhas, então o crime do Somir é redundante. Preferiria roubar uma joalheria ou me vingar dos meus pais abusivos.

  • Eu queria invadir contas de banco, passar o máximo de grana que puder pra minha conta, sumir de casa por alguns meses e ser encontrado em coma alcoólico no colo de uma prostituta de luxo num hotel muito caro no outro lado do mundo. Caguei pra caos social e aceleracionismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: