Apostas em Wall Street.

Se eu te dissesse que um bando de malucos da internet está prestes a falir um fundo de investimentos bilionário, você provavelmente começaria a imaginar que algum hacker vazou documentos secretos deles ou algo do tipo. O que você não imaginaria é que eles fariam isso manipulando o mercado de ações com seu próprio dinheiro… pois bem, esse cenário inimaginável pode muito bem acontecer na já nessa próxima sexta-feira.

Nos EUA, a cultura de investir em ações é muito mais madura do que no Brasil. Por lá está o maior mercado do mundo na área, e de longe é onde mais dinheiro troca de mãos todos os dias. Isso significa que fundos de investimento gigantescos atuam em Wall Street, é claro, mas não é incomum que o cidadão médio faça suas compras e vendas em pequena escala. E apesar de todas as crises, na média os rendimentos são estáveis para quem sabe o que está fazendo.

Com o advento de comunidades online, mais e mais pessoas começaram a discutir seu interesse pelo mercado financeiro, e especialmente, pessoas com mentalidades parecidas finalmente puderam se encontrar para trocar ideias. Existem milhares de comunidades para investidores, quase todas focadas em compartilhar informações razoáveis sobre como fazer seu dinheiro render na Bolsa de Valores.

Mas, havia um grupo de pessoas que não encontrava seu lar: os completamente malucos e irresponsáveis. Vejam bem, por mais que o mercado de ações seja arriscado, você pode mitigar muitos desses riscos entendendo muito bem o que está fazendo ou confiando em profissionais e empresas que prestam o serviço de corretagem. Parece que é uma grande loucura, mas na vida real é cheio de regras e limitações. O investidor médio está lá para ganhar no longo prazo.

Os malucos não se sentiam à vontade cercados por investidores mais responsáveis. Também não queriam esperar muito tempo para ter sua chance. Foi então que a internet os presenteou com wallstreetbets, um fórum da Reddit focado em investimentos de altíssimo risco, e quanto mais engraçados, melhor. O próprio fórum se descreve como “se a 4chan achasse um terminal da Bloomberg”. Memes, cultura de risco total, um festival de dinheiro jogado pelo ralo… somente um maluco seguiria os conselhos dados por lá.

(Para os pedantes: eu sei que subreddit não é exatamente um fórum, mas para este texto é a melhor explicação possível.)

Mas se a internet nos provou uma coisa, é que a oferta de malucos no mundo é vasta, praticamente infinita. O fórum foi crescendo, e com o tempo, sua infâmia também. Algum tempo atrás, um dos membros descobriu uma forma de basicamente gerar dinheiro infinito se aproveitando de uma falha num sistema de alavancamento de duas plataformas online. Não se animem, já descobriram e acabaram com o esquema. O cidadão ficou rico? Claro que não. Isso é wallstreetbets! É claro que ele apostou tudo numa ação que não fazia o menor sentido e perdeu feio.

Eu quase escrevi sobre esse tema um tempo atrás, mas achei que não teria muita graça para vocês. Dessa vez, eu estou bem mais confiante. Nesse mesmo fórum, alguns meses atrás, um dos membros chegou com mais uma proposta de ganhos incríveis, como chegam dezenas todos os dias. A diferença é que esse plano mirabolante que nenhum investidor sério pensaria em seguir está movimentando bilhões de dólares e colocando em sério risco possivelmente a economia americana…

A ideia: comprar ações da GameStop, uma cadeia de lojas de videogame americana. Lojas físicas. A ideia original era que por mais que não houvesse bons sinais para lojas físicas de games em geral, e especialmente na pandemia, os valores estavam artificialmente baixos. Pela lógica dele, quando a pandemia passasse, a empresa se recuperaria, gerando bastante lucro para quem tivesse as ações. A maioria dos analistas de mercado diria que era uma furada, que era um ramo de negócios no leito de morte antes mesmo das quarentenas.

E esses analistas estariam certos. A questão aqui é que alguns dos malucos do wallstreetbets são realmente interessados no mercado de ações, não só na versão simples de compra e venda simples, mas nos contratos de risco que normalmente não são muito conhecidos pelo povão. Esse povo percebeu uma oportunidade num gigantesco contrato especulativo ao redor das ações da GameStop: um fundo de investimentos bilionário apostou que as ações da empresa iam cair muito. E nisso, apostou muito também.

Sem tecniquês: o que o fundo de investimentos fez foi vender as ações da GameStop por um valor e prometer comprar de volta numa data futura. Se nessa data futura as ações estivessem mais baratas que o valor que eles venderam, lucrariam. Num exemplo simples: seu amigo te empresta uma bicicleta por um mês. Logo que você a recebe, a vende por mil reais para outra pessoa. No final do mês, seu amigo vai pegar a bicicleta de volta, e como você não tem uma, tem que comprar uma igual para devolver. Se você conseguir comprar a mesma bicicleta por 800 reais, não perde o amigo e ainda ganha 200 reais!

O fundo de investimento “pegou emprestadas” as ações da GameStop por um valor, revendeu por esse valor e apostou que em algum tempo elas estariam muito mais baratas. Se desse tudo certo, o fundo de investimentos compraria de volta as ações para pagar quem as “emprestou” de volta, mas como elas estariam mais baratas do que no momento inicial, no saldo final teria ganhado muito dinheiro. Os mais espertos já devem ter percebido qual é o golpe da wallstreetbets. E é brilhante.

E se um bando de pessoas aleatórias começasse a comprar ações da GameStop e não deixasse o valor da ação cair? Quanto mais gente quer comprar, mais alto fica o preço. Começou a operação GME (o código das ações da GameStop na Bolsa). A ideia era comprar e comprar e comprar, sem nunca vender. O valor das ações explodiu nos últimos dias, e ontem no final do pregão já estavam com 100% de valorização só no dia.

“Mas e daí? É uma bolha, a ação continua sendo uma porcaria.”

Não. Ação ruim é a que ninguém quer comprar. E as ações GME tem a garantia de serem compradas de volta, seja lá o preço, nesta sexta-feira. O fundo de investimentos vendeu a bicicleta por mil, e quando for obrigado a comprar de volta, todas as bicicletas nas lojas vão custar dez mil. Os malucos estão esperando o fundo de investimentos ser forçado a comprar as ações do mercado para vender as suas com valores absurdamente altos.

Não é papo furado de internet, o fundo de investimentos Melvin Capital já perdeu bilhões de dólares tentando corrigir a besteira e já teve que ser socorrido por outros investidores de peso. Tem gente entrando em pânico de verdade nesse momento. A ação GME já está próxima de um valor que levaria a Melvin Capital à falência, e ainda estamos na quarta-feira. Sexta-feira está chegando. Por mais que um fórum da Reddit não tenha dinheiro o suficiente para manipular o mercado com valores, eles jogaram sangue na água e vários investidores ao redor do mundo aproveitaram a chance. Elon Musk (sempre maluco) tweetou sobre as ações da GME, e espera-se que o valor vá às alturas logo na abertura dos mercados.

Wall Street tenta desesperadamente controlar a insanidade do wallstreetbets explicando como tudo pode dar errado, dizendo que existem opções melhores de investimento, ameaçando prender todo mundo… mas nada está colando. Não estão lidando com pessoas normais. Os frequentadores do fórum se chamam de autistas e retardados com orgulho. Eles riem do prospecto de perder tudo, e a imensa maioria está babando com a chance de arruinar completamente um fundo de investimentos bilionário. Sabe-se lá o quanto isso pode influenciar a economia daqui pra frente, se Wall Street não tiver nenhuma solução rápida, empresas de seguro e bancos garantidores da Melvin Capital podem arcar com dívidas impagáveis e precisar de socorro do governo.

Tudo muito divertido para o wallstreetbets. Como dizia Alfred: “alguns homens só querem ver o mundo pegar fogo.” Apesar da Reddit ser a versão politicamente correta da 4chan, algumas de suas comunidades tem o mesmo espírito (de porco) dos anônimos das chans. Essa irresponsabilidade toda os torna muito mais resistentes às pressões que costumam funcionar com investidores normais. Quando perder dinheiro é engraçado para uma comunidade, como desmotivá-los de um investimento arriscado?

Temos mais alguns dias para descobrir. Isso quer dizer que eu estou te sugerindo comprar ações da GameStop até amanhã? Não, de jeito nenhum. Quem segue os conselhos da wallstreetbets costuma perder tudo o que tem e um pouco do que não tem.

São malucos. Mas… são malucos que amam o caos do mercado de ações. Talvez unidos comecem a fazer suas ideias terríveis começarem a dar dinheiro, não porque se tornaram boas, mas porque exploram falhas fundamentais das Bolsas de Valores. Ações não estão tão conectadas assim com o funcionamento das empresas, e podem ser exploradas das mais diversas formas mesmo que não faça o menor sentido para a economia real de mercado.

Eu adorei o exemplo que um dos frequentadores desse fórum deu sobre o que está acontecendo: é como se eles fossem Orks do Warhammer 40K. No jogo, a raça dos Orks é completamente insana e só vive para lutar. Eles têm um poder especial que manifesta suas crenças na realidade: os Orks dizem que pintar algo de vermelho faz ir mais rápido. E como todos acreditam nisso, os veículos deles realmente andam mais rápido quando pintados de vermelho. Uma lógica cíclica que ignora a realidade e só reforça as crenças.

Os Orks do wallstreetbets acreditam que comprar e segurar ações da GameStop vai gerar um lucro imenso na sexta-feira. Nada na realidade dizia que seria possível chegar nesse grau de manipulação do mercado e fazer uma imensa firma de investimentos flertar com a falência no processo, mas eles acreditaram que seria possível. E como eles acreditaram, mais gente começou a acreditar e de repente estava se manifestando como realidade.

Pode ser que Wall Street ache uma solução para esse desastre até lá, pode ser que eles percam tudo e o fundo de investimentos ria por último, mas o wallstreetbets vai rir também, da própria desgraça. E logo após se perguntar qual o próximo plano. Está surgindo uma nova força no mercado financeiro, uma que começa a acreditar cada vez mais no potencial que tem para chacoalhar o mundo com ideias mirabolantes e um apetite insaciável para riscos. E eu não me refiro apenas ao fórum da Reddit, milhões de pessoas serão impactadas por essa história até sexta-feira.

Talvez não seja agora, mas é provável que a massa crítica para o “vermelho ir mais rápido” esteja se aproximando no horizonte. Parece que finalmente existe um plano por trás daquela história toda de ocupar Wall Street…

Para dizer que o segredo é comprar na alta e vender na baixa, para dizer que se esses nerds ficarem ricos vai investir tudo em Bitcoin (eu também), ou mesmo para dizer que a banca sempre vence: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (22)

  • Eu dei uma olhada no próprio subreddit e tá um cenário de guerra lá. Não me parece mais que é só pelo lulz, muita gente tá comprando como ideia séria de prejudicar alguns bilionários. Para o meu lado aceleracionista caótico, é uma parada muito da supimpa. Já meu lado normie de um adulto normal e minimamente bem ajustado na sociedade acha uma puta perda de tempo, sem falar na grana perdida. Alguns aplicativos usados por esses investidores já estão sabotando a estratégia deles, não permitindo que comprem mais, só vendam. Estão percebendo que mercado totalmente livre não existe e é cada vez mais uma utopia hoje em dia. Oh, don’t you say!

    • Pouco importa se ficaram desiludidos por causa da manipulação do mercado em favor dos “tubarões”. O que é relevante é a demonstração da possibilidade de usar ferramentas desse maldito mercado contra a esperteza dos que o manipulam.
      A beleza, talvez, é o desnudar dos manipuladores (não que seja uma novidade).
      No mais, como alguém alegou abaixo, é capital improdutivo. Seria ótimo se essa subversão pudesse ser feita todas as semanas até a destruição do castelo de cartas que é o mercado financeiro.

  • Não quero parecer chato e pedante com esse comentário, mas… Vamos lá: o mundo está se acabando, pandemia, economia uma merda, gente morrendo, inclusive e também de fome, e tem gente simplesmente brincando de rasgar dinheiro com especulação só pra achar graça, rir disso, trollar num fórum? Poxa, o mundo tá muito errado mesmo!

    • Realmente deplorável. Mas a maioria das pessoas em condições sócio-econômicas um pouquinho melhores do que a média ou não entende ou não dá a mínima para a situação do resto do mundo…

  • Esse tipo de acontecimento é a demonstração cabal que Bolsa de Valores é um antro de parasitas especuladores que não deveriam ser levados a sério. O pior é que acontece exatamente o contrário: esses vagabundos do mercado financeiro simplesmente querem (e conseguem) subordinar os Estados às suas sandices. Seria muito bom que houvesse uma implosão, inclusive para ensinar os “sardinhas” a não serem tão estúpidos.

    • Me parece a opinião de quem se fudeu tentando day trade e tá só o ressentimento contra um sistema que sequer entendeu como funciona direito

      • Tenho conhecimento e discernimento suficiente para me manter distante de Bolsa de Valores. Day Trade, aliás, é o ápice da especulação e da vagabundagem. Logo, o senhor demonstrou apenas a própria ignorância sobre a fonte da crítica.

    • “Esse tipo de acontecimento é a demonstração cabal que Bolsa de Valores é um antro de parasitas especuladores que não deveriam ser levados a sério”

      Depois dessa definição, acho que não vou mais olhar para a Bolsa do mesmo jeito…

  • Não sei como o welfare americano funciona e quão eficiente é, mas é muito a cara de morador de país rico fazer isso.
    Poder de compra alto + welfare eficiente caso tudo dê errado
    No Brasil, qualquer atividade que não seja ir pro barzinho é caro, tem impostos, tem impedimentos, fora o medo constante de morrer de fome no meio da rua…

    • Esqueceu do caso do Naji Nahas, que poderia ter se tornado o homem mais rico do BR em cima de jogada parecida?!
      Só não deu certo porque os bancos perceberam a jogada de alavancamento que ele estava alimentando e cortaram o gás da bolha especulativa que ele estava alimentando.

    • Ou o padrão de vida lá deve ser realmente tão mais confortável, a ponto da galera estar literalmente jogando grana fora nessas operações sem pé nem cabeça, só pela risada, ou quem tá fazendo isso não é qualquer zé cu, e sim uma galera com tanto dinheiro quanto merda na cabeça.

      E nunca veríamos essas cenas no mercado brasileiro porque, além do nosso poder de compra ser uma piada pronta (o que “sobra pra investir” pra maioria das pessoas que tá começando deve dar pra comprar 2 ou 3 ações de empresas relativamente grandes), a maioria das pessoas sequer consegue montar uma reserva de emergência. Que dirá ter dinheiro pra, literalmente, queimar assim, só pela zueira na internet

      • Se duvidar, tem gente alavancada a la Naji Nahas.
        Aqui, conseguiram cortar a onda do cara porque era um só, a despeito dele ser uma pessoa com um trânsito forte o suficiente pra conseguir alavancar uma dessas.
        Esse mercado de opções nem de longe é novidade, sendo que o que muda ai na prática é o perfil do especulador. Lá pelos fins dos anos 80 aqui era basicamente uma pessoa só manipulando tal mercado com vistas a tirar vantagem disso. Lá é mais gente, mas de forma mais coordenada.
        E é mais difícil porque boa parte desse povo é gente que em grande parte dos casos ganhou em cima da bolha que se formou em torno de bitcoins, dogecoins e coisas do tipo, sendo que no geral o dinheiro que veio alimentar tal bolha é dinheiro “lavado” que certo pessoal tá confiando que vai reaver lá na frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: