FAQ: Coronavírus – Fucked Asked Questions – 6

Hoje vamos para mais uma derivação do FAQ: o Fucked Asked Questions, perguntas que não deveríamos precisar responder, que não são de caráter científico, mas que infelizmente refletem a realidade de muita gente.

Percebi que tem muita gente sendo influenciada de forma negativa pela própria família. Pessoas que supostamente te amam, que deveriam te proteger e te ensinar, então jogando contra. Com vocês: Fucked Asked Questions – Versão Família.


Meu pai fuma e diz que tem estudo provando que fumar previne covid-19. É verdade?

Não, não é verdade. Fumar faz mal ao pulmão, covid-19 faz mal ao pulmão. Some os dois e você terá um risco maior de morte e complicações caso um fumante adoeça.

Até teve uma pesquisa publicada no ano passado (2020) pelo “European Respiratory Journal” onde se dizia que, estatisticamente, quem fumava tinha menos chances de desenvolver a doença. Mas, essa pesquisa já foi retirada do ar, por diversos motivos, que já já vamos comentar.

Na pesquisa, colheram dados no México que indicariam que pessoas que fumam adoeceram menos do que pessoas que não fumam. Já comentamos aqui várias vezes que, dependendo como se manipulem os dados, é possível distorcer e chegar na conclusão que se quiser né? Pois é, foi isso que fizeram.

Sem qualquer método científico e escolhendo os pacientes que seriam analisados (os fumantes bem mais jovens e os não-fumantes bem mais velhos, por exemplo), dados foram pinçados de forma mascarada de modo a tender favoravelmente para os fumantes. Está bem maquiadinho, um olhar rápido pode deixar passar (como de fato deixaram), mas, ao analisar com cuidado, a distorção está lá.

Além disso, ao final de cada trabalho desse tipo, os responsáveis devem fazer uma declaração dizendo se há qualquer conflito de interesses entre a pesquisa realizada e seus interesses pessoais. Foi declarado não haver qualquer conflito de interesses, mas não era bem assim: um dos autores, também é consultor sobre redução de danos do tabaco para indústrias do setor e o outro autor trabalha como pesquisador de uma fundação financiada pela Philip Morris, uma das maiores empresas de cigarros do mundo.

Isso, por si só, talvez não fosse algo suficiente para invalidar a pesquisa, se tivesse sido declarado com transparência. Mas, se mentiram a respeito, é um forte indício de que estavam sim conduzindo uma pesquisa tendenciosa.

Assim que percebeu a cagada, o European Respiratory Journal emitiu uma nota de retratação dizendo que o periódico não teria publicado nada se soubesse da ligação dos autores com a indústria do cigarro e imediatamente retirou a publicação. Essa é a magia de ter qualquer coisa publicada: imediatamente o mundo inteiro pode fiscalizar e, situações como essa, são apontadas e tornadas públicas.

Fala pro seu pai tomar vergonha na cara e parar de fumar, não apenas pela pandemia, mas por você: para não te dar trabalho no futuro.


Estou grávida e meu marido não me deixa tomar a vacina alegando que ela causa aborto espontâneo. É verdade?

Não, não é verdade.

Ao monitorar as pessoas que tomaram a vacina, foram relatadas centenas de situações diferentes, inclusive abortos espontâneos: mas isso não quer dizer que eles sejam causados pela vacina. Quer dizer que pessoas sofrem abortos espontâneos.

Quando você vacina todas as pessoas do mundo, vai ter todo tipo de relato pós-vacina possível: gente que sofreu aborto, gente que emagreceu, gente que engordou e gente que foi atropelada por uma carrocinha de cachorro-quente. A pergunta é: foi provado que esses abortos tinham qualquer relação com a vacina? A resposta é: não.

As estatísticas de abortos espontâneos ocorridos em mulheres vacinadas são exatamente iguais ao número de abortos espontâneos que aconteciam em média, antes da pandemia: 12,5%. Infelizmente, abortos espontâneos, principalmente no começo da gestação, são relativamente comuns, mesmo que a mulher não faça absolutamente nada de errado.

Tome a vacina sim, o mais rápido possível. Os dados colhidos em estudos do mundo todo contrariam o que seu marido diz. Ou você acha que vacinas estariam provocando abortos no mundo todo e isso poderia ser ocultado? Muito pelo contrário, o principal risco para a mãe e para o bebê é não se vacinar, justamente por isso as grávidas “furam fula” e são prioridade na vacinação.

Se é para falar de estudos, vamos falar. Existe um estudo publicado em setembro de 2020, no British Medical Journal, que calculou que gestantes infectadas com o coronavírus tinham um risco 62% maior de internação em UTI e 88% mais probabilidade de necessitar de ventilação mecânica invasiva. Outro estudo, feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, constatou que as mulheres grávidas americanas com covid-19 apresentavam um risco 1,5 vezes maior de ir para a UTI e 1,7 vezes superior de necessitar de ventilação mecânica.

O mais seguro para você e para o seu bebê é que você se vacine o mais rápido possível. Eu não sei quem está fazendo essa informação mentirosa sobre vacina causar aborto circular, mas sei o resultado disso: um estudo publicado no meio do ano passado indicava que 77% de todas as mortes de gestantes do mundo ocorriam no Brasil. Dados de julho deste ano continuam mostrando uma situação dramática: mais de 40 grávidas morrem, por semana de coronavírus no Brasil.

Então, não, vacina não causa aborto. O que causa aborto é a mãe adoecer e morrer.


Minha família diz que não vai se vacinar pois a China criou o vírus em laboratório e espalhou de propósito para vender vacinas. Isso pode ser verdade?

Não. Isso não pode ser verdade. Já explicamos em outras postagens que vírus nunca são usados como armas biológicas ou de mercado, pois mutam muito rápido e saem do controle facilmente, fazendo com que o próprio país que o disseminou acabe igualmente encrencado. Além disso, vírus criados em laboratório tem características que não foram observadas no atual coronavírus. Ou o mundo todo está acobertando uma canalhice dessas, ou isso é mentira.

Não haveria motivo para que mais de 300 países acobertem uma coisa dessas, afinal, é algo facilmente “descobrível”, realizando uma análise no vírus. Além disso, a pandemia prejudicou demais grandes potências como os EUA e países europeus: acredite, se eles tivessem provas de que esta pandemia foi um evento proposital, não iriam acobertar.

Outro ponto: a China não precisa de uma pandemia para vender vacinas ou remédios. Mais da metade de vacinas e remédios que vocês tomam no Brasil vem e sempre veio da China. Na real, a China estava com mais demanda do que podia produzir, então, mercado ela tinha de sobra, com todas as outras doenças que já existem. Tanto é que a ela não está dando conta de produzir e exportar vacinas para o mundo todo. Que plano merda é esse que você espalha um vírus para vender vacina e quando chega a hora não consegue produzir todas as vacinas?

Mas, vamos supor, por um segundo de devaneio, que o impossível tenha acontecido. Vamos aceitar essa mentira: a China espalhou um vírus de forma proposital para vender vacinas. Isso é motivo para não se vacinar e morrer? Se alguém te envenena e tenta de vender o antídoto, você morre para não ceder à chantagem da pessoa? Ainda que isso fosse verdade, não faz o menor sentido se deixar morrer só para “combater” um plano malvado da China.

Também vale lembrar que, se a ideia é não dar dinheiro para a China, existem outros países que produzem a vacina, como os EUA, a Índia, a Rússia e… o Brasil! Então, esse raciocínio da sua família não faz o menor sentido, por qualquer ângulo que se olhe. Ignore essas pessoas e vá tomar sua vacina!


Minha mãe diz que muitos países europeus aboliram o uso de máscara e que nós não precisamos dela. Todo dia quando saio para pegar a condução para o trabalho ela fala que eu posso ir sem. Já dá para tirar a máscara?

Não. Não dá. E é mentira que muitos países europeus aboliram o uso de máscaras. Na União Europeia a exigência de máscara em situações em que não é possível fazer distanciamento social (como por exemplo, seria o seu caso em um transporte público, a caminho do trabalho) ocorre em todos os países, exceto na Suécia, onde quase todo mundo tem um carro ou pode ir a trabalhar a pé ou trabalhar de casa.

Fora da União Europeia, temos o Reino Unido, com quase 70% da população vacinada com duas doses. Esta semana o The Guardian publicou que um comitê científico se reuniu com o Primeiro-Ministro para adverti-lo da necessidade de mais medidas de cuidados e distanciamento, diante do risco de uma nova explosão de casos. Repito: 70% da população vacinada com duas doses.

A taxa de vacinação na União Europeia também é muito maior do que no Brasil. Devemos lembrar que o mundo está lidando com a variante Delta, que não se para apenas com uma dose de vacina, portanto, o Brasil só tem 35% da população efetivamente protegida (com duas doses de vacina). Quando mais da metade da sua população ainda está vulnerável, não dá para se dar ao luxo de não usar máscara.

Vou além: não se resume à Europa. Me aponte um país do mundo (que não seja um shithole) onde, com apenas 35% da população vacinada com duas doses estejam abolindo máscaras. Você não vai achar, pois é insano fazer isso. Contraria tudo o que a ciência sabe sobre pandemias, sobre vírus respiratórios e sobre matemática.

E, ainda que estivessem todos vacinados, o uso de máscaras seria necessário para que o vírus não continue circulando, pois vacinado, via de regra, não sente sintomas graves, mas pode sim pegar covid-19 (e nem sequer perceber, por não sentir sintomas) e contaminar outras pessoas. Nessa brincadeira de ficar pegando e contagiando, mesmo que ninguém adoeça, o vírus tem mais oportunidade de mutar.

Quanto mais chances o mundo dá para que o vírus se dissemine, mais chances dá para que o vírus mute. Quanto mais mutações ele sofrer, maiores as chances de que um dia aconteça uma mutação que aprenda a burlar as vacinas que temos. Já pensou? Tanto trabalho para vacinar o mundo todo para nada? Não queremos isso, queremos?

Eu sei que aí no Brasil já se cogita começar a abolir o uso obrigatório de máscara pelos próximos meses, mas, pode ter certeza, não é momento de sair sem máscara. Continue usando, e usando certo: PFF2, bem colada ao rosto para que não entre ar de fora, sem mexer na máscara quando estiver na rua. Entenda: o Governo não cuida de você. O Governo não cuidou de ninguém nessa pandemia, vide o número de mortos. Você tem que cuidar de você.

“Ah mas ninguém usa”. Foda-se. O brasileiro não é conhecido por ser o povo mais responsável do mundo. O brasileiro foi tão irresponsável que criou uma mutação mais contagiosa dessa porra desse vírus que matou muita gente no país e muita gente nos países vizinhos. Se os países vizinhos fossem minimamente bélicos, já teriam jogado uma bomba tão letal no Brasil que o maior pedaço de brasileiro a ser recolhido seria juntado com uma colher.

O brasileiro é um dos campeões mundiais de câncer peniano, algo que se previne simplesmente lavando o pinto com água e sabão. Sério que você vai acompanhar essa manada? O brasileiro não sabe cuidar da própria saúde, não siga o exemplo de quem não sabe cuidar da própria saúde.

Use máscara. Por você, pela sua família e pelo mundo. É uma questão de saúde pública, não de achismo.

Para dizer que família a gente não escolhe, para contar alguma atrocidade que um familiar seu tenha dito sobre covid-19 ou ainda para dizer que, com essa mentalidade, não vamos sair nunca da pandemia: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (8)

  • Minha avó que faleceu de covid, quando foi fazer o teste, fez uma tomografia.

    Quando o médico viu a tomo dela, perguntou se ela fumava, e ela explicou que tinha parado há mais de trinta anos. O médico falou pra ela: “tabagismo é pra sempre, dona Maria. Seu pulmão é todo marcado”.

    • De novo? DE NOVO BRASIL?
      Se eu ganhasse um centavo quando alguém fala de Talidomida…

      Vamos lá: Talidomida não foi devidamente testada, não foi usada mundialmente e a ciência da época nem de longe tinha os recursos que a ciência atual tem.

      É humanamente impossível que, pela quantidade de pessoas vacinadas, não se perceba hoje, quase um ano após as vacinas, qualquer efeito grave – inclusive aborto.

  • Minha família ia se reunir em outubro, mas cancelaram por medo da Delta e por causa de duas aberrações antivacina que queriam vir também. Ainda teve gente reclamando que eu era sem educação por ter dito que me recusava a ver ou receber qualquer pessoa que não se vacinasse, inclusive parentes. Ainda bem que mudaram de ideia por pressão familiar, mas ainda assim suspendemos a reunião.

    • Falta de educação é expor a vida dos outros a risco. Eu estou decepcionada com os mais velhos, eles deveriam ser um reservatório de sabedoria e orientar os mais novos. Parece que são um imã de notícias falsas e negacionismo.

  • Cada uma, viu? Difícil acreditar que realmente haja gente por aí fazendo esse tipo de pergunta. Que grau de compreensão das coisas que essas pessoas têm?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: