Desfavor da semana: Sufocante.

santa-maria2

E falou-se sobre alguma outra coisa neste desfavor de semana?

SOMIR

Hoje em dia a mídia de massa gosta de se gabar de quão rápido consegue cobrir os acontecimentos do mundo. Mal havia a fumaça dispersado em Santa Maria (RS) e todos os meios de comunicação com capacidade de comprar uma passagem de avião já estavam lá. Boletins ao vivo, cenas impressionantes, análises “abalizadas” direto dos estúdios…

Bom, não é todo dia que morrem mais de duzentas pessoas. Quer dizer… morrer, morrem, mas não quase ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Mas com certeza não se vão tantos jovens brancos de classe média, universitários ainda por cima! Não digo que aprovo, mas não ignoro que tragédias que ocorrem com pessoas com as quais os editores e jornalistas mais se identificam acabam mais tempo de exposição. Se fosse num baile funk numa favela, com certeza teríamos uma dose bem menor de imprensa monotemática.

Mas nessa tecla já batemos diversas vezes. Se a imprensa fosse menos “partidária” de seus semelhantes, o trágico deslizamento no Morro do Bumba, na periferia de Niterói (RJ), teria causado comoção semelhante. Tanto não causou que começamos este ano com o mesmo tipo de problema acontecendo. Pobre morrendo é fatalidade, número, “gente sem nome”… Vontade de deus, até. Mas no caso da boate Kiss, não deu para jogar essa na conta do imprevisível não…

Tanto que inúmeras prefeituras ao redor do país subitamente se lembraram que também abrigavam em suas cidades várias dessas casas noturnas. Quase todas praticamente sem supervisão, quase todas tão seguras quanto um isqueiro de pólvora. Estão fechando várias, desesperados para mostrar serviço, e principalmente, para evitar que “gente com nome” morra sob suas administrações.

Asfaltar rua em cima de lixão e matar mais de duzentas pessoas “sem nome” não fere chances de reeleição. Mas quando a mídia faz matérias sobre praticamente cada uma das vítimas da sua administração relapsa, ah… aí a coisa engrossa. O “quinto poder” brasileiro tem sua força sobre os três tradicionais, evidente. Pena que quando o exerça seja por mera casualidade oriunda do desespero por audiência.

Quando a imprensa caiu em cima da história e percebeu que dava muito retorno, não podia mais ficar naquele esquema de expor fatos, tinha que humanizar as vítimas, procurar famílias, heróis, vilões… preparar toda a narrativa, afinal, seria uma longa jornada de exploração da tragédia alheia. E quanto maior a sanha por “estar lá”, mais se borrava a linha entre fatos e opiniões. A imprensa em geral “Datenou” até dizer chega. O público adorou… claro, dizendo que estavam muito tristes. Não pega bem dizer que está voando em círculos ao redor da desgraça alheia sem uma boa desculpa “moral”.

A segurança das casas noturnas virou tema central de inúmeras matérias, eu mesmo já sei o que fazer, e olha que eu enjoei do assunto lá pelo… domingo. Antes desse povo todo morrer, ninguém ligava para isso. Também, tinha que acontecer uma merda tão grande como a que de fato aconteceu para chamar atenção de verdade para o assunto que mal valia o risco de se preocupar. Culpa de quem está no poder, é claro. Mas culpa também de quem os coloca por lá.

Apertar fiscalização e fechar casas noturnas inseguras ANTES de uma tragédia nacional seria comprar briga com os eleitores. Na terra do jeitinho, quase tudo é frescura até uma câmera estar enfiada na sua cara te perguntando porque mais de duzentas pessoas morreram. Os políticos e os funcionários públicos responsáveis pelas fiscalizações são incompetentes ou desonestos, é claro, mas eles não deixam de ser um produto de seu meio. Povão, quando se preocupa em votar por algum motivo, vota em quem fez o que ele gostou ao invés do que ele precisa.

Antes desse incêndio em Santa Maria, tivemos dois outros casos de incêndios terríveis que vieram à tona seguidas vezes nas coberturas da mídia: O incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em 1961; além do incêndio no edifício Joelma, em 1974. Nunca mais tivemos tragédias do tipo, em circos (ok, ninguém mais vai em circo) e em edifícios. ANTES de morrer um monte de gente por medidas de segurança relativamente, é tudo frescura. Não vale a pena.

DEPOIS, ah, depois tem um motivo para mexer o rabo e fazer a obrigação. Esse modelo de negócios e administração pública de fazer as coisas direito não é o mais vantajoso. É até assustador imaginar quantas outras situações de alto risco vivenciamos no dia-a-dia, esperando apenas para que uma tragédia explicite a necessidade de atenção.

Agora que a merda já está feita, surge um bando de testemunhas para pintar mais alguns chifrinhos na cabeça dos recém-eleitos vilões da nação: Os donos da boate. O poder público ADORA isso, nada melhor do que ter alguém para levar a trolha por eles. Não estou absolvendo os sócios da Kiss, de forma alguma, mas muito mais gente sabia que estava tudo errado e ninguém se mexeu até a hora de dar entrevista para tirar o próprio da reta.

A verdade é que ANTES da tragédia, a maioria de nós TAMBÉM estava cagando e andando para segurança contra incêndios em casas noturnas. DEPOIS, todo mundo ganha o passe livre para se indignar, menos os que podiam ser apontados como culpados pelas mortes dos jovens.

Vejam bem, mais de duzentas pessoas morreram por incompetência e ganância de meia dúzia. Essa meia dúzia não pode ser liberada só com uma bronca, tem que pagar. Agora, eles também são produtos do meio… Essa cultura de “colar com cuspe” cobra um preço caro de tempos em tempos. VAI acontecer outra grande tragédia por falta de cuidados básicos com segurança, é só questão de tempo. Fechar boate resolve problemas pontuais, mas não muda a cultura de um povo.

Para dizer que eu só estou puto porque fecharam o puteiro na minha cidade, para me chamar de insensível por algum motivo que sinceramente não me importa, ou mesmo para cantar junto: somir@desfavor.com

SALLY

Chaminha foi visitar a boate Kiss, em Santa Maria! Ahhhh… desculpa, não pode fazer piada, afinal, morreu gente branca classe média e nesse caso é de péssimo gosto fazer piada, pois há uma identificação das pessoas com as vítimas. Parafraseando o Rei: São tantos desfavores…

A questão da mobilização inútil (escrever “luto” em perfil de rede social e coisas do tipo que não ajudam em nada, apenas promovem quem o faz) em mortes de classe média não é novidade e já foi motivo de crítica em outras ocasiões, então, vou pular essa parte. Mobilizações úteis como doar sangue, doar medicamentos, doar alimentos sempre são produtivas, mas mesmo assim, essa solidariedade seletiva me deixa um pouco doente. Não que eu não sinta, eu sinto, mas tenho vergonha de alardear algo que considero um erro: solidariedade movida pelo sentimento de “poderia ter sido comigo”. Isso está mais perto do egoísmo do que da solidariedade.

A cobertura da imprensa foi tão vergonhosa, mas tão vergonhosa que me deu vontade de largar direito e distribuir curriculum em algum meio de comunicação, porque puta merda, eu faria melhor. Primeiro a exploração massiva de cada detalhe sórdido, que configura muito mais desrespeito com os familiares das vítimas do que uma eventual piada envolvendo o assunto. Depois, quando já não havia mais o que ser explorado, a apelação para continuar falando sobre o assunto: “Saiba a cor da cueca do bombeiro que resgatou as vítimas”. E por fim, as maravilhosas perguntas de repórter sem noção, que coloca o microfone no nariz dos familiares que estão enterrando seus entes queridos: “Como a senhora se sente agora que seus três filhos morreram queimados?”.

Imprensa monotemática é mera consequência do sadismo desse povo bunda que gosta de desgraça mas para manter a pose camufla seu sadismo de solidariedade. Gente que se diz de luto, que se diz solidária, mas divulga foto de vítimas mortas todas queimadas em redes sociais. Gente que diz sentir e respeitar a dor dos familiares querendo saber cada detalhes sórdido.

Um grande vexame, seja por parte do público de consumir essa merda, seja por parte da imprensa, de alimentar essa merda. Desfavor está envergonhado, fizemos questão de nem tocar no assunto a semana toda, porque de nenhuma forma queremos atrair esse tipo de leitor: gente hipócrita que busca detalhes do ocorrido para alimentar um sadismo camuflado de indignação. E a ilustração de hoje garante que esse tipinho vai continuar bem longe da gente.

Claro, tem também os desfavores mais óbvios: vida humana valendo merda, falta de segurança, falta de fiscalização, descaso de autoridades, risco escancarado ignorado por meses ou até mesmo anos e um delegado que posta evidências de um inquérito policias (dentre elas fotos) em sua rede social. Dá muita vontade de pegar as malas e rumar para o aeroporto, porque é uma confluência de escrotidões de tal porte que leva a crer que jamais poderá ser solucionada. Mas, ao meu ver, a pior de todas é: brasileiro só se mexe quando dá merda.

Agora todo mundo ficaliza boates, extintores de incêndio ou qualquer merda relacionada ao Chaminha. Como se não pudessem acontecer outros acidentes que acabassem com a vida humana envolvendo outros fatores como vazamento de gás, desmoronamento e coisas do tipo. Cito como exemplo a queda futura e certa do Elevado do Joá, que liga a Barra a São Conrado no Rio de Janeiro. Tenho informaçõe de dentro do CREA que esta porra VAI CAIR a qualquer momento e o Poder Público está inerte. Agora o foco são os incêndios, vamos todos fiscalizar a segurança relativa apenas a incêndios! Isto é Brasil. Por favor, queridos leitores do Rio, não usem o Elevado do Joá, tentem usar um caminho alternativo.

Teve também os desfavores religiosos, como de costume. Uns filhos da puta religiosos dizendo que as pessoas que estavam na boate morreram porque “estavam no lugar errado”. Que Deus bacana, hein? Se você vai a um “lugar errado” ele te mata incendiado! Só amor, só compaixão, só perdão! É Deus ou é o Godzila? Quem consegue sentir alguma ligação com um Deus desses? Porque acreditar que desgraças acontecem e estão fora do nosso controle desespera as pessoas. Não pode. Preferem arrumar um desculpa muito da esfarrapada para explicar a existência de Deus sendo compatível com uma coisa como o incêndio de Santa Maria. E as vítimas viram culpadas.

Espero que ao menos o desfecho desse caso seja mais rápido do que o do prédio que caiu no Rio de Janeiro, que após UM FUCKIN’ ANO ainda não tem nem processo judicial! Ainda estão investigando. UM ano depois e ainda estão investigando. E olha que deu mídia quando o prédio caiu, hein? Mas, sabe como é, carnaval, Copa das Confederações vem aí… em poucos meses ninguém mais se lembra disso.
O desfavor maior? A passividade do povo brasileiro. Repito o que venho dizendo desde o começo do ano: só tratam a vida humana como merda porque não tem MEDO. No dia em que algum parente de uma vítima que não tenha mais nada a perder incendiar a casa de um dos proprietários com sua família dentro, no dia em que isso virar hábito, consequência natural de uma cagada desse tamanho, as pessoas começarão a ter MEDO de colocar seres humanos em risco dessa forma. Até lá, todos nós estamos sujeitos a nos foder nas mãos de pessoas que colocam nossas vidas em risco visando lucro.

Apenas para ilustrar meu ponto, em 2004 houve um grande incêndio em uma boate argentina chamada Cromañon, em um esquema muito parecido com o da Kiss. A mobilização foi tanta que houve não apenas mudança nas leis como perseguição aos responsáveis. Simplesmente o FUCKIN’ PREFEITO de Bueno Aires sofreu um IMPEACHMENT por não se assegurar que a Prefeitura tenha fiscalizado as casas noturnas. Na época ele estava cotado para ser candidato à Presidência da República da Argentina, mas sua negligência destruiu sua carreira política. No Brasil cai prédio no Centro do Rio e tanto Eduardo Paes como Sergio Cabral se reelegem. O dono da boate argentina foi condenado e dez anos de prisão e se encontra preso. E olha que Argentina não é essa Coca-Cola toda. Imagina então em países civilizados! Dá ou não dá vontade de chorar?

Não é tão difícil como parece. Se não há justiça, façamos justiça nós. Reflitam. Se argentinos podem fazer, nós também podemos.

Para dizer que isso estragaria a vida da pessoa e ouvir que Júri nenhum no mundo condenaria uma pessoa transtornada que faz isso, muito pelo contrário, daria uma medalha, para reclamar da imagem e ser ignorado ou ainda para fazer uma piada sobre a tragédia e ganhar o meu respeito: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (119)

  • Alguém chegou a apostar na Joelma e/ou no Chimbinha no bolão de boas vibrações?

    Agora a pouco passou o carro de som anunciando que a “Banda Calypso” vai se apresentar na Quadra do Maranhão, um lugarzinho que faz com que essa boate incendiada em Santa Maria pareça um point de primeiro mundo.

    Não é por nada não, mas o lugar é tenso demais. #Meda1!

  • Sally, essa você vai adorar (sic): trabalho numa Instituição Espírita e a explicação aqui é que os morridos naquela buatichi era tudu gente que matou judeus e outros intocáveis na 2ª Guerra Mundial, a tal da lei do retorno! Ai ai, viu!! Por essas e outras que resolvi virar macumbeiro. Curimba é o que há!!!

    • PUTA QUE ME PARIU! TÍPICO!

      O desespero ignorante para que tudo tenha uma explicação justa faz as pessoas criarem essas fantasias idiotas. Quão despreparado para o mundo real alguém tem que ser para precisar dessas historinhas? Parece criança que quando o cachorro morre a mãe inventa que ele “foi para o sítio”

      Meu desprezo pelos espíritas só cresce

  • Este blog aqui é um dos poucos lugares na web onde entro diariamente e foi um alívio não ter encontrado nada a respeito dessa tragédia durante uma semana em que o assunto foi praticamente apenas esse. Outro site que eu visito diariamente é um de notícias da Espanha e lá estava estampada a notícia. Até no jornaleco que distribuem nos trens aqui na Bélgica tinha reportagem sobre isso, pqp. Então agradeço à vocês dois de coração terem nos poupado de falar nessa merda.

    Frisando que concordo com vocês como foi irritante ler os comentários via redes sociais/sites de notícias. Como é irritante se dar da conta dos níveis estratosféricos da imbecilidade humana em comentários como “Deus sabe o que faz”, “os jovens que estavam em casa na companhia de seus pais com certeza estão vivos”, “isso foi carma coletivo, o espiritismo explica”, “menos mal que isso aconteceu no SUL e não no Brasil, lá a tragédia seria bem maior pois eles não têm estrutura” (???????????). Olha, que tristeza sinto quando leio essas coisas, até mais que pela tragédia em si.

    Pior de tudo, PIOR, foi ver gente da minha lista de contatos do Facebook e até parentes meus compartilharem uma tal de uma foto de vários corpos carbonizados amontoados em uma discoteca. A foto eu soube depois que não era do incêndio da Kiss e sim de um outro que ocorreu em uma discoteca na Tailândia! Daí os energúmenos postavam a foto e colocavam alguma frase imbecil tipo “esperamos que se faça justiça”, só pra mostrarem o quão desolados estavam com a tragédia…postando fotos de corpos? E uma foto falsa ainda por cima, por puro sensacionalismo? Vontade de mandar tomar no cu, sinceramente.

    • Ninguém que esteja verdadeiramente preocupado com o sofrimento de familiares ou sensibilizado pelas mortes propaga fotos violentas como essa de corpos carbonizados. Isso é sadismo. Sadismo que precisa ser camuflado de alguma outra coisa para virar socialmente aceitável. Daí escrevem essas frases tipo “esperamos que se faça justiça” só para ganhar status de protesto e ser socialmente tolerada a propagação desse sadismos. Hipócrita, medíocre e burro, porque qualquer pessoa com um pouquinho de cérebro percebe esse mecanismo infantil utilizado para justificar um ato injustificável.

  • Vou ficar triste no dia em que meus pais morrerem, E SE meu filho for antes de mim. Fora isso, nada me comove.

    Não adianta, o governo é o reflexo do povo, e o povo do seu governo. Parabéns Brasil.

  • E ainda, fizeram um ato de homenagem ACENDENDO VELAS. Velas, fogo, para homenagear pessoas que morreram em um incêndio. RE PE TA CU LÊ!

  • Verdade. Se tivessem dado um jeito na segurança antes da tragédia, o povo diria que é frescura, mas agora que morreu “gente com nome”, como o Somir disse, vai ser assunto um tempão.
    Às vezes eu acho que o Brasil não tem conserto…

  • Larrisa Crente de Calça jeans

    Cara…. vocês são muito mórbidos com essa história de chaminha…

    Eu acompanhei daqui. Li as noticias, assisti a reportagens e depoimentos.
    Muito triste.
    Tinha um monte de branco universitario e tinha tbm peão de fazenda, militar… mães, esposas, maridos, filhos…
    Eu fiquei triste, me emocionei mas não porque eram jovens brancos de classe média. Me emocionei porque eram 230 e poucos futuro do Brasil. Gente que sustentava a mãe, pessoas que eram o tesouro da vida de um pai, a jóia preciosa de uma família. Chorei quando li a história do cara que salvou 14 pessoas e logo morreu sem conseguir sair. O marido que salvou a esposa e mais 5 e morreu. Exemplos de solidariedade.
    Quando morre a juventude, morre um pouco do futuro.
    Assim como a chuva que mata no Rio de Janeiro… a vilolência que tira vidas todos os dias, o crime passional… a banalização da vida.

    Não consigo ver a piada em sorrisos que foram calados, a esperança que foi tirada, o fôlego que foi tirado, o tesouro que foi roubado de todas essas famílias.

        • Larissa, o país está superpopulado, quando morre gente não se perde o futuro, o futuro fica é mais confortável

          Escroto que tenha morrido gente (de qualquer idade) por causa de ganância e falta de fiscalização, mas vamos combinar, isso não nos afeta em termos práticos

  • Pior foi ver uma notícia ontem de gente fazendo protesto em frente a uma festa particular que estava acontecendo em Santa Maria. Tiveram que chamar a Brigada para escoltar os convidados da festa.

    Ah sim, por que agora é proibido dar qualquer tipo de festa pois o mundo está luto por causa destas mortes. Por favor né!!

    Ok, foi uma tragédia, é horrível saber que a aquela gente morreu praticamente em uma câmara de gás, mas a vida continua…

  • E para que servem as CADEIAS ? NO bra$il onde o PAU-DE-ARARA vale um trocado a justiça foi pro SACO.

    No CHILE e na ARGENTINA o povo está cobrando que os ASSASSINOS da DITADURA sejam condenados e presos.

    Eis mais um motivo de ZOMBARIA para o povo mais sem vergonha da TERRA.

  • Como mencionei em outro post… Não senti nada. Não que o sentimento de tristeza por uma situação exclua sentir por outra, então o “Morre tanta criança na África”, porém, de fato morrem e da mesma forma eu não sinto nada. E também ainda considero desrespeito piadas sobre o fato.

    Mas acho que 99% das pessoas não conseguem entender como penso.

    E considerando os rock bar que frequento, todos correm esse risco.

    • Calma que piora… O doído aqui foi a turminha ai de mimimi pelo incêndio em certa área de interesse da OAS (se não me engane, uma ocupação próxima de um “estádio”) e o pessoal apelando que pelo Brasil tem mais de mil morrendo todos os dias.

      TROFÉU DESFAVOR DE INSENSIBILIDADE COLETIVA… E o pior é que no fim esse povinho fica com fama de “intelequituau” com seu mimimi rancento. Ah, não preciso nem dizer que é da trupe que na falta do que dizer em termos de gosto musical, apela logo a “clássicos” na linha de Vaetano Celoso, Bilgerto Bil, Bico Cuarque e outras porcarias do mesmo naipe com história de que os fulanões “lutaram contra a ditadura” pra pagar de preocupado com as causas sociais. (hahahahahahahahahahaha!)

      Antes fossem da cambada que foi curtir a Gurizada Fandangueira, que apesar de tudo tinham uma vibe troll que não se via desde os tempos dos Mamonas Assassinas.

  • O que eu acho mais engraçado e triste ao mesmo tempo, é que, familiares receberão uma indenização e vão parar de chorar.
    Será que paga a vida perdida de um filho, um irmão ou qualquer que seja o parentesco?
    Quanto vale a vida de um filho?
    Os parentes recebem e aí parece que a dor diminui.
    Francamente, deveriam dar o gosto ao familiar atingido fazer o mesmo.
    Matou meu filho queimado? Vou queimar o seu.
    Atropelou? Vou atropelar o seu.
    Assim a pessoa sente a dor da outra.
    Dinheiro não cobre e nem paga a vida do outro que se foi.
    Pagar em dinheiro por matar alguém é fácil.
    Acho no mínimo de muito mal gosto familia aceitar dinheiro pela vida do parente.
    Sinceramente, eu nÃo aceitaria.
    Meus filhos, meu marido, meus pais e meus irmãos não tem preço.
    Não existe dinheiro capaz de diminuir ou de ressarcir uma perda dessas.’
    Para de me chamar de hipócrita, para dizer que eu aceitaria sim e ainda colocaria silicone ou para dizer que sou uma mentirosa compulsiva, comentem abaixo.
    HAHAHAHAHAHAHAHAA
    Sally e Somir estAo de parabéns, como sempre.

    • Não creio que familiares parem de chorar porque receberam indenização não. Dinheiro algum paga a vida humana, mas porra, já que a pessoa morreu de forma injusta e é possível responsabilizar os culpados, acho que devem sim ser indenizados. A principal intenção da indenização não é apagar a perda da pessoa amada e sim coibir que futuramente outras pessoas sejam igualmente negligentes e morra mais gente.

  • Não foi no Jio de Raneiro, tia Sally! Veja que em estados de primeiro mundo também acontecem tragédias! Se fosse no Jio, também não teria cobertura da imprensa, porque no JR quase não existem pessoas brancas. O mais legal no Desfavor é poder meter pau nos negros por causa das cotas e ao mesmo tempo nos brancos por causa da imprensa! Beijundas a todos S3

    • A civilidade do Sul se refere às pessoas, ao trato social e não ao Poder Público. O Poder Público que não fiscaliza é o mesmo no país todo, chefiado pela máfia chamada PT. Nunca duvidei que baixarias ligadas ao Poder Público existissem em todo Brasil.

      E não estamos metendo o pau no brancos, estamos metendo o pau em quem se solidariza de forma hipócrita. Acredite, tem muito negro fazendo isso. Solidariedade útil eu aplaudo: doação de sangue, serviço voluntário, doação de remédio… o que eu não suporto é gente que se diz de luto por puro egoísmo de pensar que ela poderia ter estado lá.

  • Concordo com essa escolha para o Desfavor da Semana, mas as eleições no Congresso não mereceriam ao menos uma menção (des)honrosa?

  • E ainda jogam essa de “O Brasil todo vive sintomas de luto com esta tragédia” pra cima da gente. Ridicularizam um país inteiro, julgando que está todo mundo #chatiado com o ocorrido. Sinceramente, eu não estou deluto merda nenhuma por isso. Não afetou a minha vida e nem me fez cócegas. Um bando de loirinhos “normais e acima da média” que curtem sertanejo universitário foram tudo pro vinagre e eu estou caganando e andando pra isso. É, sou fria.

    E pior é quando começa a brotar as categorias de gente que quer aparecer, tais como:

    – Sobreviventes dos incêndios ocorridos anos atrás.
    – Gente que ia para a boate, e não foi porque os pais não deixaram.
    – Gente que tinha ingresso mas não foi porque recebeu um sinal de Deus.
    – Gente que o Lacto Purga bateu demais da conta, foi cagar e se entalou na privada por obra divina do destino.

    Luto mesmo dá nesse povo desmemoriado e encefálico ter votado no Calheiros para o senado.Presta-se atenção só nessas histórias que servem de petisco, em vez de mirar a atenção no que REALMENTE faria a diferença no futuro do país onde vivem….

  • CLARO QUE EU NÃO VI PORRA ALGUMA. MAS O NOME DA BUNDA DEVERIA SER GURIZADA CHURRASQUEIRA.

    E AQUELE TAL DEP.FED. DO PT; É OU NÃO É UM DOS SÓCIOS DA FORNALHA KI$$ ?

    A IMPRENSA MARROM E COVARDE SABE COMO FATURAR COM AS DESGRAÇAS ALHEIAS.

    QUANTAS DENÚNCIAS E PROVAS REPOUSAM SOB OS CUIDADOS DE JORNALI$TA$ SEM QUE SEJAM APURADAS EM SEUS LOCAIS DE OCORRÊNCIAS ?

    O PROBLEMA TAMBÉM É EDUCACIONAL,POIS AGORA TEMOS OS JORNALISTAS BUROCRATAS QUE TRABALHAM APENAS EM SEUS GABINETES COM ARES CONDICIONADOS.

    OS DEFESORES DOS GOVERNOS CORRUPTOS ALEGAM QUE AS TRAGÉDIAS ACONTECEM EM TODOS OS PAÍSES E SOCIEDADES, MAS ESQUECERAM DE UM DETALHE :

    O POVO NÃO É SEM VERGONHA E PUNE COM RIGOR OS RESPONSÁVEIS PELAS TRAGÉDIAS OCORRIDAS. LEMBRO QUE NA CAPITAL ARGENTINA O PREFEITO FOI ESCURRAÇADO PELO POVO VALENTE…ENQUANTO AQUI TEMOS CARNAVAL,CHURRASCO E JÁ TEM GENTE COBRANDO O PRÓXIMO GRENAL.

    PORCA VERGONHA !

    • Hoje quando caminhava pela cidade diante do céu azul e sol intenso lembrei de uma música linda que dizia assim :

      ´ (…)
      Até pouco tempo atrás,
      Poderíamos mudar o mundo,
      Quem roubou nossa coragem ?
      Tudo é dor,
      E toda dor vem do desejo,
      De não sentimos dor,
      … `

      Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto – Legião Urbana.

      E agora,José ?

      QUEM ROUBOU NOSSA CORAGEM ?

      • Brasileiro nunca teve coragem. Ninguém roubou, falta de fábrica mesmo. É hora de criar bolas, arregaçar as mangas e parar de ser ovelha!

          • Todas as conquistas do brasileiro foram de cima para baixo, do Poder Público dando de forma paternalista (vibe Vargas). Nada nunca foi lutado, suado, batalhado com sangue suor e lágrimas, com esforço, com confronto. Ao menos eu não consigo lembrar de nada. Você consegue? Até onde me lembro as piores tragédias não bastaram para o povo se revoltar e botar para foder…

            • Mesmo naqueles protestos que havia alguma manifestação popular, como a marcha da TFP, a parada das Diretas Já e o protesto “Fora Collor”, se tinha uma organização bem orquestrada por trás que utilizava do povo simplesmente como massa de manobra.

              No geral, as manifestações de ativistas tendem a ser reprimidas ou ignoradas quando não há o interesse por parte dos políticos de barganharem para manter e consolidar sua força entre as bases.

              E bem, podem chorar, fazer birra e arrancar os cabelos. O Renan só sai da presidência do senado por meio de uma canetada do STF e ainda assim, a última palavra será a dele mesmo.

    • É pra isso que existe a repressão policial, meu caro…

      Coisa de um ano atrás mesmo teve um bando de babacas ai que foi querer fazer protesto “contra a corrupção” na Avenida Paulista e foi impedida por nada mais, nada menos que a Tropa de Choque da PM.

      Tem gente que ainda não percebeu que democracia é que nem chifre. É uma coisa que colocaram na sua cabeça.

      • PT e PSDB são os dois lados de uma moeda falsa. Mais ou menos como os repúblicanos e os democratas nos EUA. O quadro político aqui tem suas diferenças por aqui ter uma miriade de legendas-satélites enquanto que lá são duas forças codominantes que não dão condições para qualquer possibilidade de que se tenha uma “terceira força” no contraponto.

  • As piadas que eu ouvi sobre o incêndio foram bem ruizinhas, em geral giravam em torno do churrasco tradicional gaucho etc, esperava mais dos piadistas

  • Global Caipira

    Confie em mim. Trabalho na Globo e este memorando interno circulou por aqui:

    “MENSAGEM DO ROBERTO IRINEU MARINHO PARA O ALI KAMEL:

    Parabéns para toda a equipe de jornalismo.
    A cobertura dos 2 dias está espetacular e culminou com um belíssimo JN.
    Fiquei muito emocionado.
    Abs,

    MENSAGEM DO SCHRODER:

    Certamente fizemos no final de semana mais uma daquelas coberturas que entrarão para nossos registros
    Históricos.
    Foi muito bom acompanhar, em meio a esta tragédia do Sul, um trabalho maduro.
    Em meio à tristeza, fizemos uma cobertura sensível, cuidadosa, sem apelação para o sensacionalismo.
    Soubemos, inclusive, substituir a ausência de imagens e de vivos, da RBS, no início da manhã de domingo,
    Por um serviço relevante. Abastecemos o telespectador.
    Mais um ponto para o Jornalismo da Globo.
    Abraços,
    Carlos Henrique Schroder”

  • Na minha opinião, uma pessoa que PAGA para ver um grupo musical chamado “Gurizada FANDANGUEIRA” tem é mais que morrer sufocado mesmo. Que porra é essa de “fandangueira”? rsrsrs

    Piada feita, esse desastre é uma série de desfavores que foram citados nos textos. Mas acredito que o MAIOR desfavor ainda está por vir, quando essa porra toda for esquecida no Carnaval e o brasileiro comum vai achar que o simples fato de sentir penas dos mortos e feridos já cumpre com a sua obrigação moral para com o resto da sociedade.

    “Já postei minhas condolências no face. Não preciso fazer mais nada”. Os sentimentos falam mais forte que as ações. É esse o BRASIL que vivemos.

    Parabens a todos os envolvidos….

      • Disseram que o símbolo da banda é uma caveira em chamas. Aí, pesquisei no google e saiu uma foto com essa caveira pegando fogo e o cara que (supostamente) causou o incêndio do lado. Incrível.

        http://atitudejovemfm.blogspot.com.br/2013/01/polemica-cartaz-da-banda-gurizada.html

        Diante disso, a banda poderia mudar seu nome para “Gurizada Fogareira”.

        De resto, sensacional a atitude de algumas casas noturnas de São Paulo que, sob o pretexto de estarem de luto por Santa Maria, fecharam as portas para não serem autuadas pela fiscalização…

        • corrigindo: não o cara que causou o incêndio ao lado, mas o sanfoneiro que morreu, o que torna ainda mais tragicômica a imagem.

          • Tocando guitarra e cantando “Smoke on the Water”, do Deep Purple:

            “(tradução livre)
            Frank Zappa and the Mothers
            Estavam lá no melhor lugar
            Mas algum estúpido com um sinalizador
            Incendiou o local até o chão

            Fumaça sobre a água, fogo no céu
            Fumaça sobre a água

            Eles queimaram totalmente a casa de jogos
            A casa ruiu com um som terrível
            Funky Claude entrando e saindo de lá
            Tirando as crianças do local
            (…)”

    • “Fandango” é o nome de alguns bailes típicos do Rio Grande do Sul. É uma palavra muito usada nas letras de música tradicional, acabou sendo copiada também por grupos “moderninhos” como esse.

      Esse grupo “Gurizada Fandangueira” é de “tchê music“, o maior desfavor que já fizeram com a música gaúcha, descaracterizando a cultura e fazendo qualquer merda que agrade os jovens. Essa “tchê music” é um axé com gaita, é a versão gaúcha do “sertanejo universitário”.

      • Falou por mim… é, eu já ia dissertar sobre o “fandango” mesmo… é bem interessante esses bailes típicos! Agora, concordo contigo, horror descaracterizar a música gaúcha desse jeito…

    • Fandangueira lembra a FANDANGOS, a marca de um dos salgados de milho do spot da Elma Chips/Pepsico. O mascote se não me engane é um espantalho.

  • Ai Somir fecharam um puteiro de classe na tua cidade onde os putos classudos campineiro frequenta ne Galo de Ouro kkkkkk.30 anos com alvara vencido PQP .Coisa de louco.Pergunta que naum quer calar.. Vc frequentava lá kkkkkkk, no Itatinga>putas do 1.99 kkkkkkk.

  • acho que é muita hipocrisia o que a imprensa faz , pq morre gente todo fim de semana em bailes funks e nem vira noticia , afinal a vida do pobre não vale nada né se um pobre é baleado num baile funk , nem o jornal local vai ver o que aconteceu , mais se um playboy morre numa boate ai já é motivo pra comoção nacional, a vida humana já não vale mais nada … lamentavel a situação do povo brasileiro manipulado pela midia

      • Lembra quando aquela menina, Isabela Nardoni, foi morta pelo pai? Na mesma semana duas crianças foram mortas, uma pelo pai e outra pelo padrasto, e praticamente não houve destaque. Porque? Basta checar o teor de melanina delas e o bairro que viviam.. Mas como eles já disseram no texto, esse assunto já foi suficientemente explorado.

          • Pegando o gancho nessa mesma linha do assunto aqui, uma coisa que me faz pensar: ok, fato vero que a imprensa precisa “vender” notícia a todo momento, e é por isso mesmo que há esse sensacionalismo barato e cobertura mal feita, bem como não se avança na notícia, repete-se TUDO que já foi dito milhares de vezes de frente pra traz e fica por assim mesmo. Mas a pergunta é: porqueee cristo amado, porqueee que brasileiro é tão burro e idiota e sem pensamento crítico e ainda aceita esse sensacionalismo barato? Não, sério! vejo gente por aí que parece que até goza qdo vê Datena e cia… pqp!

            Outra pergunta relacionada a essa é: até quando teremos um povo burro e uma imprensa idiota? bahh! É isso sim que fico extremamente irritado!

            • Brasileiro é assim por um mix de comodismo, preguiça, burrice e falta de estímulo adequado. Eu já culpei 100% o Poder Público mas hoje, depois da internet, vejo que mesmo quando o brasileiro tem oportunidade de se aprimorar, ele a joga fora e perde tempo em rede social, eles próprios tem culpa.

              Até quando? Para sempre. Faça as malas e aguarde nosso chamado assim que a gente dominar o Suriname

  • Isso ai é assunto pra mais uma semana, quando muito. Depois disso, o caso do pessoal na boate vai cair no vácuo que nem aquele desabamento no Rio ou a explosão do morro do bumba.

    A imprensa brasileira é muito eficiente no que diz respeito a utilizar a comoção pública em favor de seus próprios interesses, mas sempre dentro de certos matizes que estão a léguas de qualquer ranço de moralidade.

    Convém nunca se esquecer de quem está com a caneta na mão e pode fazer desabar por terra o castelo de cartas caso seja de seu interesse. Tem a questão das preciosas “concessões” em certas áreas estratégicas (tv e rádio principalmente) que podem ser declaradas preremptas a qualquer tempo.

    Por isso mesmo, a política na área é a do “morde e assopra”. Se morde para marcar espaço e depois se assopra para mitigar eventuais distensões. Depois me perguntam o porquê de tanta hipocrisia… Tá ai!

  • Hugo M. (acho)

    Existe uma diferença grande entre dezenas de mortes entre pobres quando o responsável é gente importante (políticos por exemplo), e dezenas de mortes entre filhos de gente importante e os responsáveis são baixo escalão (donos da boate e uma banda desastrada).

    Não vi fotos de nenhum rosto de vitima do deslizamento no Rio…

  • Textos espetaculares. Dos dois. Já esperava que vocês ficassem sem tocar no assunto todo esse tempo e que, quando finalmente o fizessem, fosse exatamente assim. Nada mais tenho a acrescentar e pretendo mostrar o que vocês escreveram a algumas pessoas do meu convívio. Se vai adiantar ou não, não sei, mas não custa tentar. Permitam-me destacar dois trechos:

    – Do Somir: “DEPOIS, ah, depois tem um motivo para mexer o rabo e fazer a obrigação. Esse modelo de negócios e administração pública de fazer as coisas direito não é o mais vantajoso. É até assustador imaginar quantas outras situações de alto risco vivenciamos no dia-a-dia, esperando apenas para que uma tragédia explicite a necessidade de atenção”

    – Da Sally: ” Repito o que venho dizendo desde o começo do ano: só tratam a vida humana como merda porque não tem MEDO. No dia em que algum parente de uma vítima que não tenha mais nada a perder incendiar a casa de um dos proprietários com sua família dentro, no dia em que isso virar hábito, consequência natural de uma cagada desse tamanho, as pessoas começarão a ter MEDO de colocar seres humanos em risco dessa forma. Até lá, todos nós estamos sujeitos a nos foder nas mãos de pessoas que colocam nossas vidas em risco visando lucro.”

    Ah! E esta frase da Sally: “Se não há justiça, façamos justiça nós” sintetiza com perfeição o que eu penso. Poderia virar até um slogan. Foi coincidência, mas não deixa de ser interessante notar que o “Chaminha” que eu mostrei tenha se tornado mais um elemento do “Desfavor Way Of Life” – a Sally “adorou” – e que essa tragédia tenha acontecido logo em seguida…

  • No Brasil não existe mais jornalismo. Porque de verdade não acho que ir aos inúmeros velórios, focar em um parente que está desesperado, correr atrás de vítimas sobreviventes para que elas dessem seus depoimentos é jornalismo. Não é. Como eu já havia dito, moro próximo a SM e acho que a comoção aqui no RS foi tão grande porque morreram muitos jovens de várias cidades da região, caso contrário as nossas cidades não estariam nesse auê todo (com caminhada pela paz, etc etc etc). Além de que no mínimo 90% das vítimas tratam-se de pessoas de classe média para cima. Não sei o que é pior a mídia ou as pessoas querendo aparecer. Sério, tem pessoas que estavam na Kiss indo aos rádios e jornais locais dar entrevistas sobre a tragédia. Tem gente que apenas conhecia uma vítima fazendo escândalo, dizendo estar em luto, e o que mais me enoja “agora fulaninho é meu anjo…fulaninho virou uma estrela”, as menininhas que perderam seus “amores” fazendo declarações do tipo “eu nunca te disse isso, mas eu te amo”. Virou piada, chance para aparecer um pouco e ter, talvez, seus 15 minutos de fama. Eu perdi amigos e conhecidos, fiquei em choque no domingo, mas porra, não é para ir em rede social e aos velórios chorar e fazer cena como muita gente fez. O engraçado é que para isso as pessoas não tem vergonha de se expor, para uma caminhada pela paz (como se tivessem guerreado ou coisa do tipo) saem às ruas, agora quando é para protestar para fazer algo útil ninguém se mexe. Os crentes, cretinos como são, chegaram a dizer que a culpa era do vocalista da banda pois ele tinha uma pacto com o demônio, afinal o cartaz que divulgava o show de pirotecnia era uma caveira DJ em chamas, junto com demais caveiras no meio do fogo. Os cristãos por sua vez, para justificar os questionamentos sobre como deus permitiria isso afirmam que deus não entrou na casa naquela noite, e sim o diabo. E teve programa de televisão explorando esse lado “sobrenatural” da coisa (oi Sônia Abrão).
    E, a cereja do bolo, o poder público jogando a culpa apenas no vocalista e nos proprietários da casa, além de apenas agora correr em casas de show, restaurantes e etc “fiscalizar” mas mantendo abertas casas que nitidamente deveriam ser fechadas! É triste. Você passa de um estado de choque para um estado de revolta, e você que se cuide com o que for falar, porque corre o risco de ser massacrado por essas mesmas pessoas que caminharam pela paz.

    • Em Santa Maria e cidades na redondeza ainda é (pouco) compreensível que as pessoas façam coisas imbecis como mudar a foto do perfil em redes sociais para “luto Santa maria”, mas em MG meu caro… pessoas que nada sabiam, que não estavam lá, que não tinham parentes lá com estas coisas ridículas só para aparecer. Tive que me segurar a semana inteira para não soltar alguma piada sobre o “drama da família brasileira”, se não bastasse na mesma semana tem a porra da eleição do Renan Calheiros no Senado e os mesmos idiotinhas da Estácio BH que estavam compartilhando os textos e fotos dramáticos se esquecem por completo e começam a falar que é um absurdo, que isso e aquilo. E o melhor: menininhas que antes passavam o dia todo postando mensagens como “volta logo The Walking dead” agora tem uma ocupação.
      O único ponto positivo nessa porra toda foi ver no domingo Eliana (!) fingindo estar super transtornada e triste. No final ela quase falou “Mas chega dessa tristeza, vamos ver uns caras sem camisa pra alegrar você dona de casa”. Quero mandar um abraço para todas as emissoras abertas que, vocês são espertos pra caralho.

        • O programa da Eliana é vergonhoso. Tem um quadro onde vários homens comuns são chamados para se apresentaram a quatro mulheres sub celebridades. Daí acontece pérolas como o tal Tayrone Interessante.

    • “Eu perdi amigos e conhecidos, fiquei em choque no domingo, mas porra, não é para ir em rede social e aos velórios chorar e fazer cena como muita gente fez. O engraçado é que para isso as pessoas não tem vergonha de se expor(…)”

      Até o delegado se deixou levar pela exposição e postou foto da boate Kiss no seu facebook.

  • Ouvi no rádio que teve um caso semelhante nos EUA há uns dez anos ou mais. A justiça de lá condenou todos os envolvidos a pagarem 20 milhões de dólares cada: os donos da casa pagaram 20 milhões, a rádio que anunciou e distribuiu convites pagou 20 milhões, a cerveja que patrocinou pagou 20 milhões e teve mais gente mas não lembro. E os diretamente envolvidos além de pagar foram pra cadeia.
    Claro que a justiça deles tá cheia de aberrações, como periodicamente vemos por aqui no Top Des, mas esse caso especifico poderia servir de exemplo. Acho que o dinheiro foi usado pra indenizar as famílias.

    • A parte de indenização lá funciona que é uma beleza, neguinho sofre condenações astronômicas (muitas vezes por porra nenhuma), o que prova minha tese que defendo faz anos: não adianta prisão, com esse tipo de gente não tem punição mais eficiente do que meter a mão no bolso e deixar a pessoa pobre.

    • Um conhecido que mora nos States me disse que, pelo menos no estado de Nova Iorque, houve casos em que alguém condenado a pagar uma indenização dessas cujos bens não são suficientes para cobrir essa quantia, tem descontado do salário ou pro-labore uma porcentagem (geralmente de 30% ou mais) do salário até o fim da vida, revertido para indenizar as famílias. Fico curiosa em saber se uma indenização nesses termos seria paga por aqui, já que somente pediram o arresto dos bens dos envolvidos.

      • Sim, a pessoa fica pagando tipo uma pensão. Ela sabe que seus futuros salários estarão comprometidos. Imagina o medo que isso dá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: