Processa Eu!: Anos 80.

100% esquecíveis...Você acha que na Idade Média ocorreu a época negra da humanidade? Só porque as pessoas não tomavam banho, comiam comida suja e só viviam até os 25 anos? Que nada! Tem coisa muito pior. Você pensa assim porque as narrativas feitas sobre a Idade Média são realistas e não foram mascaradas por romantismo e saudosismo. Se os relatos fossem realmente fiéis à realidade, você saberia que a pior época da história da humanidade é esta sobre a qual vou falar. Processa Eu de hoje fala sobre os ANOS 80. Repara, só aconteceu MERDA na década de 80. Um exemplo: Somir nasceu na década de 80!

Mesmo os supostos grandes eventos foram marcados pelo despreparo e pela incompetência. Os anos 80 foram uma grande vergonha alheia. Até os fatos históricos foram loser.

Por exemplo, na Suíça a ditadura militar tentou fazer um atentado em um evento cheio de gente “subversiva” que comemorava o dia do trabalho. A idéia era colocar bombas no local. Adivinha o que aconteceu? Os dois GÊNIOS encarregados de levar as bombas, um Sargento e um Capitão, foram manes o suficiente para explodir a bomba neles mesmos! Um morreu. Porra, gente! Chico Buarque estava no evento, um pouco de competência não faz mal a ninguém! Custava ter colocado a bomba no bolso da calça dele? Só para constar: o que sobreviveu virou Coronel e foi trabalhar como educador no colégio militar da capital suíça. Na Suíça é assim. Ah, sim, o PT foi fundado nos anos 80. O Papa veio à Suíça na década de 80, quer desfavor maior? (para ambos)

Agora um exemplo internacional: um turco idiota tentou matar o Papa João Paulo II e não conseguiu. Realiza: o Papa tava todo pimpão abençoando a galera de pé no papamóvel, só faltava o fuckin´ alvo pintado no peito! O que o cara faz? Dá QUATRO tiros, disparados a uma distância de menos de cinco metros e não mata o desgraçado! Duas balas foram na região abdominal, uma no braço e a outra no… dedo mindinho! PORRA! Se tivesse mirado no dedo mindinho acertava o coração, é isso? O cara consegue acerar o dedo mindinho mas não acerta o peito nem a cabeça do Papa! Para você que está mentalizando o Papa desviando de balas estilo Matrix, você vai tanto para o inferno quanto eu. E para você que riu em algum momento deste parágrafo, idem.

Teve até incompetência divina. De Deus, do destino ou do que vocês queiram chamar. Michael Jackson pegou fogo em uma gravação e sobreviveu. Pior: quando houve competência na finalização, houve incompetência no resultado. Quando neguinho efetivamente morre, morre de forma a virar mártir. Morre para cair na imortalidade. Se John Lennon não tivesse sido assassinado, hoje seria tipo um Fábio Jr. da Inglaterra: ultrapassado, velho, mas neguinho ainda dá uma moral em nome dos bons tempos.

Vamos falar em TV? Foi na maldita década de 80 que Tausfão foi ao ar pela primeira vez em seu odioso programa dominical. Muxa também estreou seu famoso programa neste período nefasto. Sô Joares decidiu que era engraçado em 1981 e depois que ia criar um programa de entrevista para não deixar o entrevistado falar em 1988. Pico Anysio também. A TV era uma merda repetitiva, só passava três filmes diferentes na sessão da tarde: Lagoa Azul, Curtindo a vida adoidado e Goonies. Minto, tinha mais um que traumatizou minha infância: Marcas do Destino. Aquilo é filme para se passar quando tem criança na frente da televisão? Tive pesadelos com Rocky Denis por anos. Armação Ilimitada plantou a semente da piranhagem na cabecinha da minha geração: uma mulher e dois homens ao mesmo tempo era legal, era bacana, era moderno.

Os anos 80 foram tão cagados, mas TÃO CAGADOS que até a Argentina ganhou uma Copa do Mundo. Tem noção? Uns panacas com cara de menina, maquiagem e cabelo escovado gritavam no microfone achando que estavam fazendo rock. Os babacas nacionais imitavam e achavam que estavam fazendo rock. Os babacas nacionais tentavam se fazer passar por babacas americanos e achavam que estavam sendo espertos e fazendo rock.

Os brinquedos dos anos 80 eram todos cagados também. Tinha uma coleção de bonecas cabeçudas de corpo pequeno com nome de fruta que FEDIAM a Body Mist da Victoria´s Secret. A Barbie vinha em três modelos: dona de casa feliz, noiva e praia. Essa eram as três coisas que você aprendia que podia fazer na vida se fosse mulher: lavar louça, passar roupa, casar e ir para a praia. Tinha também aquelas garrafinhas em miniatura da Coca-Cola que, apesar de serem feitas em vidro e ter conteúdo tóxico, eram deixadas em mãos de crianças sem a supervisão de adulto. O mesmo vale para o canivete do McGyver, que era vendido como brinquedo! Somos sobreviventes.

E os heróis das crianças? He-Man, aquela coisa anabolizada boiola que já ganhou inclusive um Processa Eu só para ele. Os Thundercats, uns panacas maquiados covardes que se juntavam todos para bater em uma pessoa só? Caverna do Dragão e Popeye fazendo clara apologia às drogas. Crianças da década de 80 foram criadas pela TV, a TV foi nossa babá. E nos fodeu a cabeça, diga-se de passagem. Gente, SOCORRO, nos anos 80 FUCKIN´ RAFAEL PILHA apresentava PROGRAMA INFANTIL! Fui orientada pelo PILHA na minha infância! Isso causa danos irreversíveis a um ser humano!

Aberrações como Fofão apresentavam programas para crianças. Quer coisa mais MEDONHA do que a Vovó Mafalda? Um homem com a cara toda maquiada e um morango no lugar do nariz tentando grotescamente falar fino! Sem contar com o Bozo, que além de drogado, era troll. E as apresentadoras de programa infantil piranhizando e sexualizando as crianças desde cedo? E quando as crianças assistiam McGyver criar um jatinho particular com um chiclete mastigado e um grampo de cabelo e tentavam imitar em casa? E Os Trapalhões com piadas ofensivas, racistas e machistas? Tudo isso entrou no nosso cérebro e de tempos em tempos dá as caras de forma inesperada e nos faz passar vergonha!

Em matéria de alimentos também foi uma merda completa. As malditas bala Juquinha cujo papel aderia ao doce de tal forma que você se entregava e acabava comendo tudo junto, por exemplo. Tenho certeza que metade dos casos de câncer na minha geração se devem a esse papel sujo e tóxico das balas Juquinha sistematicamente ingerido na infância. Tinha também as balas na categoria “assassinas”: a bala Soft que escorregava para sua goela e te matava por asfixia, a bala Van Melle que vinha com cocaína dentro e as malditas Balas Boneco, aquela porra rosa mal desenhada que se vendia nos cinemas que quase sempre nos faziam engasgar. Nossos pais eram loucos, eram irresponsáveis. A gente comia bala mortífera e brincava com canivete na maior normalidade!

Até os chocolates da década de 80 foram contaminados pela escrotidão da época. Gente, o que eram aqueles Cigarrinhos Pan? Parecia gordura de porco misturada com escova progressiva de chocolate. E aquele mini guarda-chuva de chocolate? E o chocolate Dizioli, aquele do Fofão? E aquelas moedas nojentas de chocolate?

As roupas e os cabelos dá até vergonha de comentar. Meus pais me odeiam. Quando eu vejo as minhas fotos dos anos 80 dá vontade de ligar para o Conselho Tutelar e perguntar como permitiram que fizessem isso com uma criança. RASGUE SUAS FOTOS da década de 80 em nome da sua dignidade. Pessoas pareciam palhaços loucos e drogados nos anos 80.

Os cabelos eram compostos em duas categorias: cabelos com base em Mullet e cabelos com aparência de algodão doce. Por cima disto, se melecava o cabelo com um gel chamado New Wave, que muitas das vezes vinha até com purpurina. Aposto no New Wave para explicar a outra metade dos casos de câncer que não foram causados pelo papel da bala Juquinha. E por falar em cancerígeno, tinha um batom FUCKIN´ VERDE chamado de “Batom 24h”. Olha que GÊNIAL: você passava aquela porra VERDE na sua boca sem saber de que cor ia ficar e depois aquela merda ficava VINTE E QUATRO HORAS na sua boca, foda-se se você gostou da cor ou não. Uma vez passei um e ficou vermelho menstruação. Tive que lidar com aquilo e ficar 24h com a beiça vermelho sangue.

O mau gosto não tinha fim: era polaina, coletinho, calça bag, calça fuseau, cintura alta, óculos escuros que pareciam uma tela de televisão, vestido trapézio com bermuda de lycra por baixo, ombreiras estilo Didi Mocó, cores cítricas, acessórios de acrílico e plástico em cores e tamanhos questionáveis, sobreposição de peças que brigavam entre si, roupas muito cintilantes, com muitos babados… chega, vou ter um colapso estético.

E as músicas? “Menina Veneno” faz Latino parece um poeta. Sério, “um abajur cor de carne”? Não é culpa nossa se a gente errava tanto a letra das músicas, porque as músicas NÃO FAZIAM SENTIDO. Era nosso cérebro racional tentando aproximar aquelas asneiras de algo que faça sentido. Quem aqui cantava certa a letra de Whisky A go-go? Eu não cantava. Eu cantava “Eu perguntava ao tio do holandês, eu abraçava o tio do holandês, só pra você, insônia a mais não faz maaaal”. E sim, isto fazia mais sentido do que a letra original.

Dominó, composto por quatro pirralhos que nem barba tinham cantando amor e sexo? RPM e Paulo Ricardo como sex symbol? Deu no que deu, de tão cagados a princesinha do Balão Mágico casou com presidiário e posou pelada, o astro da banda adolescente tá pelos cantos comendo pilhas e Paulo Ricardo parece um boi. É o Toque de Merdas, dificilmente quem vem dos anos 80 sobreviveu com dignidade. Cazuza tá benzão, néééam? Renato Russo também. Hebert Vianna, Raul Seixas, Biafra… só gente bem sucedida na vida.

Tinha também aquela mistura de inocência com burrice e falta de cultura típica dos anos 80. Era intolerável conversar com as pessoas pois, além das gírias bregas, suas idéias eram superficiais e simplórias. Não existia internet, então, a informação não vinha abundante e mastigada. Quem quisesse ter conhecimento tinha que pegar uma porra de um livro sobre o assunto e ler. Pergunta quantas pessoas se davam ao trabalho?

Neguinho se achava super moderno com seus computadores carroça e seus vídeo-games toscos. O gráfico revolucionário e detalhado do jogo Pitfall do Atari era “a modernidade”. A ação e suspense do River Raid era adrenalina pura, principalmente quando estava acabando a gasolina do avião e começava aquela sirene de alerta. Tiravam onda exibindo Walkman do tamanho de um tijolo pendurado na cintura e achava o máximo. Aliás, qualquer merda que fosse importada neguinho achava o máximo, só por ser importado. Comprava e nem sabia usar, porque na época poucos falavam inglês.

Os anos 80 foram um LIXO de onde não se extraiu quase nada positivo e onde se plantaram diversas sementes que geraram muito pé de merda que cresce hoje no mundo. Os anos 80 foram uma época atrasada, de retrocesso e involução do ser humano. É um milagre que hoje tenhamos conseguido ser evoluídos e instruídos APESAR de todo o desfavor que a década de 80 fez nas nossas vidas. E ainda tem gente que vai em festinha para celebrar e recordar este período negro!

Para dizer que em 3011 eu vou falar o mesmo ou pior sobre os dias de hoje, para dizer que você cantava errado com orgulho ou ainda para me esnobar e dizer que este texto não é do seu tempo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (66)

  • Hahahahahahahahahahahaha Bem, minha infância foi mais normal… eu acho. Se resume basicamente em livros, Polly Pocket (mais legal que a Barbie, tinha até maletinha pra transportar), Cartoon Network, os detestáveis Teletubbies e Barney (♪ Somos uma família feliz ♪), chocolates cancerígenos (sério, aquelas bostas fediam a Seda chocolate) e aquelas bolas grandonas de borracha iguais a do Quico do Chaves, só lembro que o cheiro daquelas bolas era enjoativo (e aderia nas mãos) e o material era tão vagabundo que furava na mesma semana em que se comprava. Sobre minhas roupas, bem… até meus 4 ou 5 anos minha mãe curtia me vestir com roupas vibe “bonequinha”. Era fofinho, mas meio piegas, he-he.

  • Desfavor é lembrar daqueles quadrinhos AMAR É… Mas peraí… Tinha isso no fim dos anos 70, como pode me confirmar o leiloeiro do Mercado Livre. :P

  • “vese nos anos 80 tinha grupinho usando roupa colorida ?”

    Menudo, um crime contra a humanidade de onde saiu Rick Martin, Trio Los Angeles,Tremendo…

    “Tudo era difícil, tudo era sofrido, tudo era tosco.”

    Sem pentium, internet, scanner, não sei como meus colegas de trabalho mais velhos conseguiam trabalhar com carbono, máquinas de escrever que me entortaram os dedos na infância, artigos recortados de jornal.

    “Anonimo, de que adianta poder voltar das festas andando se era um parto conseguir LIGAR para as pessoas para marcar uma festa?”

    Ou mesmo voltar de uma. Sem celular, todo mundo obrigado a pegar fila no orelhão durante a madrugada para ligar pedindo que te buscassem. Ou então sair de casa, na chuva, no frio, no calor, para ligar com privacidade. Orelhão movido a fichas de ferro da TELESP, com cartelas que antes tinham 10 fichas e, com a inflação, tinham só 5 no final. Pelo menos, essas últimas cartelas cabiam na carteira.

    “O mau gosto não tinha fim: era polaina, coletinho, calça bag, calça fuseau (…)”

    Em algumas coisas, o mau gosto continua: ontem calça fuseau, hoje legging.

    Suellen

    • Pior que é… E imaginar a merda que era a parada de orelhão azul e de orelhão vermelho era de lascar. O azul só fazia DDD e o vermelho só fazia local com as fichas específicas. A única ligação que podia correr por fora era a ligação a cobrar, que ao menos se fazia sempre do mesmo jeito independente de onde você estava.

  • FECHO GERAL COM A SALLY…ANOS 80 ERAM MSM LIMITADÍSSIMOS, HORRÍVEL!!TOSCO!! E POBRE…POBRE EM MUITAS COISAS E EM MUITOS SENTIDOS.

    NÃO ME IMISCUÍ COM A MODA DA ÉPOCA (OU MODU VIVENDI). ERA DEMASIADO BREGA: AS ROUPAS, AS MÚSICAS, ETC. EU DESVIAVA (E CONTINUO DESVIANDO) DO CURSO DA MAIORIA DAS "ZEBRAS"

    PREFIRO MAIS O PRESENTE, MESMO SABENDO QUE QUASE NADA É PERFEITO, MAS TENHO A SENSAÇÃO DE QUE,NO GERAL, ESTAMOS EVOLUINDO.

    CLARO, DAQUI ALGUMAS DÉCADAS AS RECLAMAÇÕES SERÃO AS SIMILARES…TUDO QUESTÃO DE TEMPO…

    PS:SEQUELAS? HARDCORE(ESCUTO ATÉ HJ…rs)

    DESS

  • "Falar mal quando a gente merece, em um contexto, é bacana. Falar mal sempre, religiosamente, independente do que seja dito é babaquice."

    Assino em baixo.

    Aceitar críticas não é sinônimo de paciência infinita. Tem coisa que não ofende, não irrita, mas é chaaaaaata.

  • Tenho lido muitos argumentos estranhos sobre bullying nos comentários de diversas postagens do Desfavor.

    Escola TEM QUE SER selva? O caráter TEM QUE SER formado através de repressão e violência? Essa mentalidade me parece atrasada… Ainda que o assunto vá aos poucos sendo banalizado pelas discussões rasas (não dá pra negar que a palavra, mais do que o significado e a discussão que deveria acompanhá-la, está na moda), eu considero como prova de EVOLUÇÃO DO SENSO COMUM o fato de a discussão ter sido levantada.

    Não fui vítima de bullying na escola, como também não pratiquei; entretando, presenciei essa forma pesada de expressão do preconceito no cotidiano de muitos colegas e amigos. Considero grave a perseguição constante, o embate diário a que alguns estudantes são submetidos por características que sequer são opcionais – cor da pele, orientação sexual, tipo de cabelo.

    Considero ilógico que se tente justificar esse tipo de agressão; apesar de ainda existirem muitos incomodados com a vida alheia, e muitos dos que discriminam apenas pela vontade de se encaixar entre a maioria, vejo que boa parte da minha geração tem consciência de que vivemos em um mundo onde É PERMITIDO SER QUEM SE É. Gosto de pensar que os próximos habitantes deste lugar priorizarão ainda mais essa liberdade.

  • É ISSO: "Vocês se apegam a umas merdinhas pequenas e não valorizam o tempo em que vivemos!" – Exato.

    Tudo o que a Sally comentou sobre os nossos tempos (estamos na década de '10, e não nos anos '00, seria legal se todo mundo se ligasse que já tem uma geração a mais por aí) é bem óbvio pra mim também. Tô aqui escrevendo meu comentário e ouvindo as coisas boas e as coisas trashs que a Kate Bush lançou nos anos 80, mas gente, é só uma década. O que se produz é o que vale, e não o tempo em que isso foi produzido, ainda que, de modo geral, os tempos influenciem os produtos.

    Esse saudosismo AGRESSIVO da maioria dos comentários me assustou. Ainda tenho vinte e poucos anos, mas não pretendo chegar à meia idade defendendo com unhas e dentes o passado. Acho que essa é uma das características das últimas gerações que podem ser atribuídas à facilidade de acesso à informação: nós vivemos daqui pra frente, e valorizamos o que acontece enquanto estamos vivos.

    Sinto muito por quem quer se agarrar a uma década ou outra em detrimento da atual, mas o país e o mundo em que vivemos hoje deve seus méritos e defeitos ao que foi acertado ou cagado no passado. Não faz sentido querer dissociar. Como dizia um poeta mais ou menos dos anos 80, que já não está vivo, o tempo não para (agora sem acento, desde a década passada).

  • Hugo, não é a exposição que incomoda, é a insistência sem noção.

    Pode falar mal da gente, isso nunca foi problema. O que não pode é ficar marretando a mesma tecla em tudo quanto é postagem de forma monotemática sem qualquer contexto. Fica chato até para os leitores.

    Se eu fizer um texto sobre bananas, vai postar a opinião sobre as bananas + criticar vida pessoal do autor do blog, sem que uma coisa tenha qualquer relação com a outra, ou seja, SÓ vem aqui para falar mal da gente. Sinceramente, pra que vem?

    Falar mal quando a gente merece, em um contexto, é bacana. Falar mal sempre, religiosamente, independente do que seja dito é babaquice.

  • Sally, se as pessoas qeu ja ouviram algum desaforo de um dos dois não voltassem, ia ter bem menos gente comentando…

    Claro que falar dos relacionamentos é dispensável, mas como falei pra uma amiga q estava chorando no tel por causa de algo que postaram no facebook sobre ela.

    "É culpa sua. as pessoas so sabem da gente o que queremos que elas saibam. Se vc se expoem, tem de estar sujeita a ouvir merda suobre o que vc expõe. O negocio é ignorar."

  • Numa boa, quando eu escuto um desaforo de alguém, percebo que não sou bem vinda no local.

    Quem é que volta mesmo depois disso? Quem não tem auto-estime e quer impor sua presença ou quem é burro de não perceber que não é mais bem vindo?

    Me recuso a dar ibope para certas coisas.

  • Kelly, com certeza é porque você não viveu neles. Se pudesse te mandar para lá por uma semana você voltaria gritando e chorando.

  • Anonimo muito preocupado com o Somir,

    Vergonha ou derrota é ficar a vida toda preso em um mesmo casamento, apesar de ter sido traído de alguma forma pela parceira.

    Não compreendo qual é a necessidade de trazer a vida pessoal do Somir nesta postagem, a menos que você esteja querendo dar seu rabo para o Somir, coisa que já te adianto, não vai acontecer. Você está apaixonado por ele? Podemos tentar lançar um boneco inflável dele para você se realizar e quem sabe parar de paunocuzar com comentários falando mal do Somir sem contexto.

    Não é por nada não, mas geralmente quem julga muito os outros é quem mais tem esqueletinhos no armário.

    Sério mesmo, estou ficando com vergonha alheia de você dar tanta importância ao Somir. Pare. Apenas pare. Está ridículo para você.

    • ( Comentário atrasado, mas emocionado )

      Ah, Sallyinha, que lindo! Sério, sem deboche.

      Praticamente só vemos você e Somir se alfinetando.
      Gostei de ver essa “defesa” que você promoveu. So cute!!!

  • Vanessa, é como você disse, geralmente as pessoas sentem falta do que elas viveram na época e por isso acabam achando que a época como um todo era melhor.

    Se fosse possível mandar qualquer um de nós para a década de 80, não dou uma semana para neguinho pedir desesperadamente para voltar.

  • Daniela, Capitão Planeta era bullying com os latinoamericanos. O representante do nosso continente é um indiozinho feio e chato. Eu participava da comunidade no Orkut "Não quero ser coração".

  • Daniela, eu tambem tinha barsa..hahahaha.

    Olha Sally, tem muita coisa boa hoje em dia, temos mais opções, voto direto..etc…Mas em contra partida, o que adianta vc ter opção, se mesmo que não queira, vc é inundado com just biba, restart, BBB's etc..

    O que adianta as crianças e adolescentes poderem num click acessar qualquer tipo de informação, se elas só usam internet, pra redes sociais e joguinhos?!

    Eu ainda acho que eramos limitados nos anos 80, mas isso tinha algo especial, e acredito que formava pessoas mais preparadas pro mundo.

    Essa geração tem coisas legais, como as intervenções al "V" do anonymous, mas tambem tem os memes em todo quadrinho inutil, fazendo uma piada ridicula e nos tornando mais imbecis.

    Vc citou baixar musicas. Otimo, podemos ouvir mais coisa, mas antes eu comprava um disco e o ouvia inteiro ate enjoar. Hoje eu tenho alguns gigas de mp3 de musicas que so ouvi uma vez ou nem isso.

    Eu gosto de 'hoje em dia. E gosto mais ainda por ter vindo dos anos 80 e poder ter senso critico e aproveitar melhor o que temos hoje.

    Ja não sei como será pra frente ocm essa geração superprotegida e mimada. (Antes que me xinguem, existem boas excessões)

  • Talento, outro dia achei uma dessas bonecas guardada no fundo do meu armário e, quase 30 anos depois, ela ainda tinha aquele cheiro. Tenho medo dessas bonecas.

    O batom só tinha cores bizarras mesmo, né? O triste é que só se descobria a cor depois que ele já estava na boca.

  • Eu prefiro os anos 80, e olha que sou de 90 haha..

    Sera que é pq não vivi na época ?

    O.o

    Quem é que não imitou Jichael Mackson em 'Thriller'

    huahsuahsu

  • Coisas dignas de mmenção no seu texto:
    Caverna do Dragão, Bala Juquinha e River Raid.
    A propósito, no youtube tem um video de um cara zerando River Raid. Veja o que acontece…

  • O comentário foi nessa postagem sim.
    Década perdida mesmo para o Brasil foi a de 70, quando os professores de História e de Geografia começaram a ser (de)formados pelos esquerdistas que lhes ensinaram essas lendas negras de que Idade Média = 100% TREVAS e ICAR = ATRASO.
    Além disso, foi quando entraram aqui essas boçalidades de sex-lib e outras bestagens, que desaguaram na Parada Gay e na Marcha da Pamonha.
    E década perdida para toda a humanidade foi aquela em que os bolcheviques chegaram ao poder na ex-URSS, espalhando o veneno de seus erros pelo mundo. Nossa Senhora de Fátima, intercedei por nós e libertai-nos do flagelo do comunismo!
    Ah propósito, Somir tem quando muito seus 30, 30 e POUCOS anos, e já tem um divórcio (possivelmente litigioso) e um noivado falido no currículo. Beleza, hein! Com essa carreira de sucesso ainda acha que tem o direito de se manifestar a respeito de relacionamentos… Faz-me rir…

  • Nunca ri tanto de uma postagem… ri muito de mim mesma nas situações comentadas… que merda, eu cantava Whisky a go-go quase igual!

    Pouco saudosismo, viu. Eu vejo algumas coisas do passado e me traz alegria recordar das coisas boas da MINHA vida, tipo memória associada. Não significa que aquelas coisas que estou vendo sejam boas…

    O fato é que a tendência é achar que "nossa época" é melhor que hoje, fazendo um juízo de valor sobre as fases da sua vida e não das melhoras ou pioras que aconteceram ao longo dos anos. É frase comum, especialmente dos avós: "porque na minha época era muito melhor…" a respeito de qualquer coisa.

    A violência, as catástrofes mundiais, a música ruim… só estão melhor noticiadas, pois o acesso à informação é absurdamente maior. Não é que o mundo piorou, é só você que ficou sabendo mais…

    Concordo com você, Sally: anos 80 uma merda comparada aos anos 2000 (e olha que vivi resquícios, sou de 86); as coisas não mudaram taaaaanto, mas pelo menos agora eu posso escolher qual mundo eu quero viver, com grandes chances de sucesso na minha escolha.

    Vanessa

  • p.s.: eu adorava Capitão Planeta, mas esses dias vi um trechinho no Youtube e percebi que ele é um ecochato do caralho, viu? Vai ver que foi ele que inconscientemente me traumatizou, porque hoje em dia sigo uma vibe meio pouco se fodendo pro meio ambiente (mas nem tanto quanto a Sally, ainda).
    Tem lembranças que é melhor a gente não mexer. (y)

    • Capitão Punheta é uma versão piorada do He-Gay. Já é anos 90, mas consegue ser medonho que as porcarias dos anos 80.
      Eita desenho chato. Em termos de chatice, nem os Cavaleiros do Zodíaco chegam perto.

  • "Tinhamos de ir em bibliotecas ou usar a Barsa de quem tinha grana."
    Um dia apareceu um vendedor de Barsa lá em casa e minha mãe pediu pra eu escolher entre a Barsa e um computador, escolhi a Barsa. #nerd Se bem que isso foi em 2001, conta? :F Eu era rica, então? Hahahaha!
    Ok, sou "café com leite" porque nasci no finzinho de 87, portanto vivi minha infância nos anos 90. Mas acredito que teve muito resquício dessa época (ainda mais que eu morava no Interiorrr). Tudo bem baixar um milhão de músicas agora, mas era emocionante ficar esperando ela tocar na rádio pra gravar na fita, sabe? Não digo que era melhor (LONGE DE MIM), mas tinha um gostinho especial. :~~
    Uma coisa que eu discordo: era bom quando não tinha toda essa baitolagem, todo mundo aqui comeu muita balinha Soft e chocolate hidrogenado e não morreu. Outra coisa que fico inconformada é com o tal do bullying que inventaram agora: gente, escola é SELVA, ou você zoa ou é zoado, ou bate ou apanha.
    No mais, fico no aguardo ansiosamente para um Processa Eu Anos 90. :P

  • Eu adoraaava aquele cheiro!

    E não, os batons que eu tinha sempre eram nas tonalidades vermelha e rosa. :D

    Aaaaah, que saudade! *.*

  • Seu comentário foi nessa postagem?

    Se foi, não chegou até mim, mas peço que POSTE NOVAMENTE, porque eu vou publicar.

  • Meu comentário falando mal de sex lib e de outras coisas que ao fim e ao cabo deflagraram a Marcha da Pamonha e a Parada Gay não foi publicado.

  • Anonimo, eu por acaso a gente DEIXOU DE PUBLICAR alguma ofensa? Aprovei TODOS OS COMENTÁRIOS DO TEXTO.

    Pode mandar a ofensa que for, a gente publica. O que não quer dizer que não achemos PATÉTICO quem vem aqui ofender e bater boca com a gente.

    Publicar é uma coisa, concordar e achar bonito é outra. Ou além de publicar você quer também que a gente bata palma e puxe o saco?

  • Marciel, felizmente não vivi os anos 60, meio complicado escrever sobre algo que não vivi… Mas adoraria um Desfavor Convidado sobre isso, se alguém quiser fazer, a gente posta!

  • Daniele, violência sempre tem, mas os antigos era toscos e repetitivos. Sem contar que quase não havia opção. Hoje você tem DE TUDO para escolher: desde o desenho mais fofolete colorido ao mais violento.

    Nos anos 80 era uma dúzia de episódios de um mesmo desenho reprisado até o fim na TV. Hoje tem todo tipo de desenho de todas as partes do mundo, que pode ser visto na TV, TV a cabo, DVD ou baixado de graça pela internet.

    Hoje podemos ver os desenhos da época E os novos também. Temos OPÇÃO. Isso para mim não tem preço!

  • Rorschach, fique a vontade.

    É mais ou menos o que eu respondi para ele: nos anos 80 TODO MUNDO era colorido, inclusive pelas ruas.

  • Anonimo dos anos 90, primeiro eu queria agradecer em nome de todos nós por você chamar pessoas na faixa dos 30 anos de "gente velha"

    Segundo quero dizer que os anos 90 foram o período de transição que as pessoas demoraram para se civilizar e se recuperar dos anos 80.

  • Anonimo da merdalização evolutiva: hoje em dia tem DE TUDO. Tem coisa melhor e coisa pior. DE TUDO. Essa é a beleza! A gente tem DE TUDO e tem o direito de escolher o que quer ouvir!

    Nos anos 80 a gente ouvia o que tocava no rádio ou os discos que a gente conseguia comprar (porque nem tudo era vendido no Brasil). Ficava lá que nem um corno esperando a música tocar no rádio para gravar em uma fita! PELO AMOR DE DEUS, NAONDE QUE ISSO ERA MELHOR?

    Hoje você baixa a música que quer, desde a mais popular, até a mais desconhecida e monta seu repertório.

    Vocês só citam as coisas ruins dos anos 2000, mas ninguém lembra que tem música boa e filme bom!

  • Anonimo dos netos, você pode falar o seguinte para seus netos:

    – Na minha época se faziam cirurgias tão pouco invasivas que se tirava o apêndice pelo buraco do umbigo, não precisava abrir a barriga de ponta a ponta. A medicina era tão boa que quase não se morria de determinados tipos de câncer e HIV porque os remédios era muito evoluídos

    – Na minha época as pessoas podiam votar de forma direta para eleger o Presidente da República

    – Na minha época eu podia ver notícias em tempo real, conversar com pessoas em tempo real e ter acesso a qualquer informação apenas com um clic.

    – Na minha época eu lia um blog chamado DESFAVOR

  • Anonimo, de que adianta poder voltar das festas andando se era um parto conseguir LIGAR para as pessoas para marcar uma festa?

    Vocês estão saudosos demais e estão esquecendo o perrengue que era nos anos 80…

  • Natália, você está pensando apenas no lado ruim. Hoje temos muito mais liberdade, mobilidade e independência graças aos avanços dos anos 2000.

    Informação amplamente disponível pela internet, formas mais rápidas de comunicação, acesso mais rápido a locais distantes etc.

    Se eu quero ler um livro, basta um clic. Se eu quero falar com alguém que está na França, basta um clic. Nos anos 80 só podia fazer essas coisas com facilidade quem tinha muito dinheiro, pois tudo era raro, difícil, caro e importado.

    Anos 80 = amarrar cachorro com linguiça.

    Prefiro mil vezes que meus filhos não possam brincar na rua mas que tenham antibióticos de última geração, que possam conhecer o mundo todo e que possam ter acesso amplo e irrestrito a livros e informação.

    Vocês se apegam a umas merdinhas pequenas e não valorizam o tempo em que vivemos!

  • Marcinho, primeiro quero dizer que acho muito bacana você com 50 anos ainda não ter aprendido a respeitar opiniões diferentes da sua e esculhambar quem pensa diferente com coisas como "de que planeta você veio". Sim, sua verdade é a verdade universal e quem discorda deve ser louco. Parabéns, viu?

    Segundo, nos anos 80 TODO MUNDO se vestia ridiculamente colorido. Mas se for para falar de bandas, bem, tinha uns coloridos com leques chamados Locomia que faziam Restart parecer lutadores de UFC. Tinha outros grupos musicais bizarros e coloridos como Genghis Khan, Que fim levou Robin e similares.

    Sobre enaltecer boiolagem, muito feio seu preconceito, mas ao contrario de você, vou respeitar a sua opinião. Que eu saiba até agora não teve nem beijo gay em novela de tão retrogrado que o brasileiro é. Nos anos 80 Cazuza dando com orgulho era o que? Pense nos grandes idolos dos anos 80 e me diga se eles não liberaram o brioco! Caetano Velosos, Mick Jagger, etc etc.

    Sobre violência, faça-me o favor: Brasil SEMPRE TEVE violência. Era sequestro o tempo todo, era homicídio e estupro em quantidades assustadoras… Não melhorou nem piorou, mudaram os MEIOS de praticar crime. Agora tem muito crime virtual, que eu acho uma mão na roda, pois prefiro mil vezes que tirem dinheiro da minha conta do que ter uma arma apontada para a cabeça.

    Volte sempre, viu?

  • Talento, aquela bonecas da coleção Moranguinho eram TÓXICAS. O cheiro ficava na casa toda! E era um cheiro muito enjoativo. Você gostava daqueles cheiros?

    As cores dos batons 24h que eu experimentei oscilavam entre vermelho menstruação e rosa calcinha. Você chegou a usar algum com uma cor mais pastel?

    Eu não gostava da Susi. Achava a Susi cosplay genérico de Barbie. Ela era meio vesga e cabeçuda!

    Cintura alta eu também não sou chegada. O agravante era que nos anos 80 era calça bag ou semi-bag com a cintura no peito, daí a pessoa ficava parecendo um bombom!

  • Hugo, a geração dos anos 80 apanhava mas não batia de volta: fazia uma musiquinha tosca tipo balada sobre o sofrimento de ver apanhado. Eram os avós dos emos.

  • Rorschach, discordo de você. Não precisava ser forte para sobreviver: o mercado de trabalho tinha espaço para todos e os padrões de beleza eram mais flexíveis.

    Os anos 80 eram tão grandesbosta que as pessoas se acostumaram a fazer apenas o necessário. Só começaram a se mexer um pouco mais quando levaram um tiro na bunda por causa da globalização.

  • Hugo, anos 80 era pior, tinha SARNEY PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

    Tudo era difícil, tudo era sofrido, tudo era tosco.

    Uma época onde não seria possível o Desfavor só pode ser uma época de merda!

  • Tá bom, Sally… Concordo que os anos 80 foram bem TRASH, mas os anos 60 mereciam mais este Processa EU, por serem pura PROPAGANDA ENGANOSA.

  • Sally eu vou te esnobar so um pouquinho, confesso que tive que pesquisar metade das coisas que voce falou.
    So não concordo com a parte dos desenhos, os antigos eram muito melhores. Falam que pica pau e' violento isso e aquilo, mas os desenhos de hoje usam armas tecnologicas enquanto os antigos tiravam martelos e bigornas do bolso. So o capitao planeta era chato pra caralho, irremediavelmente.
    Os cigarrinhos vendia ate pouco tempo numa padaria perto da casa dos meus pais.

    Daniele

  • Só da gente velha nesses comentários, eu seria capaz de apostar que o publico do blog era mais jovem (Somir, libera os dados logo. Por favor.)

    Nasci 10 anos depois e posso dizer que os 90 não foram tão bons assim.

  • Vc meteu pau na música? Vc não curtia cantar A gente somos inútil?
    Agora cantam Just a Biba!
    E os filmes? Vampiro hetero era o Chris Sarandon e agora são os duvidosos do CrepusCUlo!
    Se vc postou o texto pra falar da merdalização evolutiva em direção ao abismo tudo bem, mas querer dizer que hoje em dia é melhor, nana-nina-não!

  • Vc escreveu 4 páginas de coisas tão inocentes de uma época tão boa…
    Sally, daqui a 50 anos o que eu vou falar pros meus netos?
    Sabe, Junior… na minha juventude criaram a webcam então os homens mostravam o pinto e as mulheres os peitos. A gente ficava no pc semeando discórdia ou vendo pornografia porque não era possível brincar na rua com risco de ser sequestrado, atacado por pedófilos ou levar bala perdida. As músicas eram bem criativas tipo rebolation tion, tô dodinha pra dar, late que eu tô passando, uh papai chegou, se acaba no meu piru.
    Não é à toa que vc não quer ter filhos. Nem eu, mas nos meus anos 80 eu queria, porque ainda acreditava que era possível viver bem.

  • Eu gostava doa anos 80 porque eu era pirralha e podia ir nas festeenhas, voltar tarde da noite sem ser assaltada. Eu me lembro que nessa época minha mãe ficou chocada porque um pivete meteu a mão no pescoço dela e arrancou um cordão de ouro.
    Sim, a gente podia usar ouro naquela época, foi a primeira vez que ela foi assaltada. Minha cidade ainda não tinha trocado de nome pra Hell de Janeiro. Bala dura eu quase morri com uma, mas cigarrinho de chocolate eu adorava. Fala mal dos travequinos cantando? Muito pior é a cretalhada metrossexual que invadiu o futebol atual! Também era fã de Atari e confesso que até hoje ainda dou umas jogadinhas no Enduro ou no Frostbite.
    http://www.jogosdeatari.com.br

  • Natália Brückner

    Os anos 80 fizeram a última gração da infância feliz, cara a gente podia fazer o que queríamos, não tinha essa pira besta de superproteção neurótica que tem hoje. Agora é que tá russo pra gente: a comida não pode ter sal e nem açucar, a criançada só "brinca" na frente do PC (perigo de edofilia, sequestro…), tem que ter 20 diplomas pra trabalhar de garçon, piada só se for politicamente correta, sexo só se for com camisinha…porra mó chatice, anos 00 cortando as asinhas da sociedade, por tudo o que é ãngulo! rssss

  • Nao sou jovem , tenho 50 anos , agora vc falar mal dos anos 80 ???????? garota de planeta vc veio ? um lixo e esta epoca atual 2011 com restart , funk ,violencia , boiolagem sendo enaltecida na t.v. vese nos anos 80 tinha grupinho usando roupa colorida ?

  • Sally, não fala mal das bonecas cheirosas! *.*
    Tinham um cheirinho tão bom!
    E os batons eram uma maravilha! Mas os meus saiam em beeem menos de 24h.

    Perdi as contas de quantas vezes me afoguei com balas soft. Que saudade!

    E tu só falou da barbie. Esqueceu da Susi… Elas sim tinham um "corpo" mais real. Okay, eram cabeçudas, mas não tinham aquele peitão siliconado, nem um corpo mega gostoso e uma barriga com lipo!

    O Fofão dava medo em qualquer pessoa. Parece uma versão do Chucky, só que maior…

    E as calças cintura alta eram e ainda são uma MARAVILHA!

    Aaaaah, isso me deu nostalgia!

  • Ah, e não tinha essa de moleque chegar em casa chorando ou se reprimir porque sofreu bulling.

    O cara tinha de bater de volta ou aguentar sozinho a superar aquilo. E ainda respeitava o professor.

    Hoje é politicamente correto pra todo lado, é proteger as crianças, é neguinho saindo da casa dos pais com 35 anos.

    Essa "geração" y vai ser um bando de viadinhos (com perdão aos gays).

  • Uma época que recompensava os mais fortes. Seleção natural em ação.

    Só saiu de lá em sã consciência quem era forte. Os fracos estão aí baqueando.

    Naquela época não tinha essa história de "prêmio de consolação", essa máquina de criar frutinhas onde as pessoas abraçam e dão chocolate quente pra quem perdeu.

    Era tudo muito brega, mas formam-se seres humanos de verdade. Hoje, formam-se ceres umanos.

  • Bem, por onde começo…nÂO FALE MAL DA CAVERNA DO DRAGÃO!!! – Ben 10 não nada melhor.

    Ah, obrigado por me fazer recordar tudo isso. Que saudade dos brinquedos, dos doces que mencionou e até das músicas. Pelo menos era mais rock do que Restart, Fresno…

    Tinha Sarney (ops, ainda tem), finzinho da ditadura e relogios com pulseiras coloridas. Tambem lembro da minha monark bmx com guidão que girava 360 graus e msx. Atari tinha graficos toscos, mas vc reunia os amigos em torno daquilo, ao contrario de hoje, que vc joga online com desconhecidos e vc se preocupa mais com seu avatar do que sair de casa.

    Nós tinhamso brincadeiras de rua. Salada mista, pular corda cantando senhoras e senhores ponha a mão no chão, ou então quebrar o dente de alguem brincando de mãe da rua. Sem esquecer os jogos de taco. Hoje é videogame, internet e todo mundo trancado.

    "No meu tempo", se meu pai perdia o emprego de manhã, de tarde ele ja tinha conseguido outro, antes de voltar pra casa. Hoje neguinho se mata, pra estudar, faculdade, etc, pra sair igual mais um monte de gente desesperada por um emprego que não vai usar 10% do curriculo dele.

    Fazer trabalho de escola tambem era muito mais recompensador. Tinhamos de ir em bibliotecas ou usar a Barsa de quem tinha grana. E pesquisar, entender e condensar aquilo em um trabalho em folha de almaço com uma capa com letras pintadas com regua. E o cheiro de papel saido do mimeografo?

    Deleta eu, são os anos 00, como diriam os malvados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: