Ele disse, ela disse: Poetas calados.

De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida? Estamos sozinhos no universo?
Todas essas questões se apequenam se comparadas à grande polêmica da história da humanidade:

Quem foi melhor? Pelé ou Maradona?

Como não poderia deixar de ser, Sally e Somir discordam.
(Mas concordam que ambos são desfavores tremendos fora dos gramados.)

Ah, a tentação foi grande… Quase que eu resumo meu texto a “Te vira, hermana”, e deixo os próprios leitores a detonarem. Mas se eu conheço a Sally (e eu conheço) aposto que ela vai SAIR COMPLETAMENTE da discussão sobre quem foi o melhor jogador e ir direto na discussão sobre quem é a melhor pessoa.

Claro, assim ela vai conseguir alguns “Concordo com os dois” nos comentários e achar que escapou ilesa. (Não me identifiquei com você tão rápido à toa, minha CARA. Um troll cheira o outro…)

Sabem do que mais? Que ela seja muito feliz com seu plano. O objetivo do texto é decidir quem foi o melhor jogador, e é disso que EU vou falar.

Por mais que nós, pessoas racionais, concordemos que o Pelé foi imensamente superior ao seu “aspirante”, ainda tem gente nesse mundo que acha que Dieguito foi páreo para o Crioulo.
(Antes que eu tome um processo: Crioulo era o apelido de Pelé entre seus companheiros jogadores.)
Bom, tem gente que acha que a Terra é chata e que o homem nunca pisou na Lua… Tem louco pra tudo nesse mundo. E a argumentação de todos esses “crédulos” é muito parecida: Fuja dos fatos e proteja-se na subjetividade.

Como eu posso me apoiar nos fatos, vou citar apenas alguns que provam que o Pelé foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Números?

Maior artilheiro da história: 1284 gols em 1375 partidas. 95 pela seleção brasileira.
Futebol é gol e gol é com ele mesmo.

Títulos?

3 Copas do Mundo pelo Brasil (Mais do que a Argentina…)
2 Mundiais e muitos mais pelo Santos. Pelé foi um vencedor onde passou.

Prêmios?

Atleta do Século pelo COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL: 1999;
Jogador de futebol do Século pela FIFA: 2000.
Coloquei as datas para demonstrar que o Maradona já tinha encerrado a carreira nessa época. (A de jogador…)

Vejamos:

– Pelé foi o maior artilheiro de todos os tempos, ganhou três copas do mundo e ainda foi escolhido o melhor do século pelas duas maiores organizações esportivas do planeta.

– Maradona ganhou uma copa e um beijo na boca do Caniggia.

Mas, assim como a Sociedade da Terra Chata diz que é tudo ilusão da mídia e os teóricos da conspiração dizem que as sombras projetadas na imagem do homem pisando na Lua são provas de armação, os defensores do Maradona ainda tem alguns argumentos na manga:

– Pelé enfrentou adversários mais fracos: Desfavor. É maluquice comparar jogadores de eras diferentes. Pelé teve as MESMAS condições que todos os adversários e ainda sim foi indiscutivelmente superior. É que nem dizer que Isaac Newton era retardado por só teorizar a gravidade depois dos 40 sendo que hoje em dia qualquer aluno do primeiro grau aprende isso. E se não bastasse, qual o país que mais ganhou Copas do Mundo? Pois é. O Pelé jogou praticamente a vida toda nesse país.

– O futebol era mais fácil no tempo de Pelé: Desfavor. Quando o Pelé começou não tinha nem cartão! Era ficar de pé depois de apanhar ou sair do campo, se o “João” resolvesse quebrar suas duas pernas, ele ia quebrar MESMO. A bola era de couro, pesada e quando chovia ficava muito pior. O gramado? Hahaha… Ter grama já era um ótimo começo. O Pelé fez o que fez em condições horríveis jogando contra carniceiros que podiam ficar o jogo inteiro enfiando a porrada nele sem conseqüências. El Pibe ia voltar chorando para a mamãe se jogasse UM TEMPO do jogo que o Pelé jogava.

– O preparo físico da época de Maradona era muito melhor: Desfavor. Parece que quando é para comparar, pensam que o Maradona nasceu na época do Pelé e o Pelé na do Maradona.
Se preparo físico e profissionalismo dos adversários contam tanto assim, eu posso dizer sem medo que o Vágner Lolve é muito melhor do que o Maradona já foi. Ué? Se vale para um lado, vale para o outro.

– Pelé jogou ao lado de craques, Maradona teve que se virar: Desfavor. É mais fácil se destacar no meio dos melhores ou quando não se tem concorrência? Sim, Pelé se destacou jogando ao lado de Coutinho, Pepe, Gilmar, Didi, Nilton Santos, Garrincha, Tostão, Gérson, Rivelino, Jairzinho… No fim da carreira se destacou até jogando do lado do Beckenbauer. Algum desses craques ganhou o título de jogador de futebol do século? Não? Pois é.

Chega, não?
Ah, espera… tem mais.

Um dos dois jogou a carreira toda DOPADO com um poderosíssimo estimulante.
SPOILER: E mesmo assim não foi o melhor! Hahahahaha…

Dieguito é ídolo máximo de um país que sofre com falta de ídolos. É a mesma coisa que aconteceu em campo… É fácil ser o maior peixe num aquário.

Maradona foi um dos melhores de todos os tempos, mas na prática ele não fez o suficiente para sequer disputar o titulo de melhor da história com o Pelé. Gostar da personalidade do Maradona não vai fazê-lo ganhar mais títulos ou ter uma carreira mais regular, vai?
A Terra é redonda, o homem pisou na Lua e o Pelé é o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

Llores por mí, Argentina: somir@desfavor.com


Eu escolhi o tema de hoje. Escolhi sabendo que vou entrar em campo para perder. Mas escolhi mesmo assim. Vou dar o meu melhor, mesmo sabendo que a maior parte das pessoas tem audição seletiva quando se trata de Pelé. Eu acho Maradona melhor jogador que Pelé. Difícil discutir isso tecnicamente, ainda mais em um blog que não é sobre futebol. Ficaria massante. Vou optar por um enfoque mais criativo…

Os argumentos para atacar Maradona são sempre os mesmos: cheirador de cocaína que deu beijo na boca do Caniggia. Gordo drogado. Descompensado que dá tiro em repórter. Sim, ele é tudo isso, tudo isso e muito mais! Ele é um bom atleta? NÃO! CLARO QUE NÃO! Usa drogas, estava sempre fora de forma, tem posturas inconvenientes… mas, é um bom jogador? SIM.

Pelé jogou com uma seleção de craques. Até minha vovozinha de chuteiras teria feito um gol naquelas condições. Maradona não! Jogou com um bando de pernas de pau e ganhou uma Copa do Mundo sozinho em 1986 e quase levou outra em 1990, onde foi crucial para a eliminação do Brasil (infinitamente superior à Seleção Argentina, naquela época) dando aquele passe lindo para o Caniggia marcar o gol da vitória.

Maradona estava sempre acima do peso? Sim, ele é uma bola com patinhas. Mas quem se importa? O bichinho era um touro! Mesmo acima do peso, corria, marcava gol, dava passes brilhantes e mais importante: nunca se contundia! Vejam Ronaldo o Fenômeno, que também está sempre acima do peso, se contunde por causa disso, não joga nada faz anos e é tido como craque!

Maradona beijou o Caniggia na boca, né? Uma merda. Também beijou o Tevez. Tá lá no Google imagens para quem quiser ver. Vocês acham ele viado por um beijo na boca de outro homem, certo? O que dizer do Pelé então? Lembram daquela entrevista dele para a Playboy? “Minha primeira transa foi com uma bicha que o time inteiro comia lá em Bauru (…)”. Na minha terra, fazer sexo com um homem é mais grave que beijar outro homem na boca. Se o craque da minha seleção assumir que fez sexo com outro homem, eu não vou ter a cara de pau de chamar o craque da seleção dos outros de viado. Aliás, melhor nem citar Ronaldo e suas Mulheres de Tromba, né? Bacana quem tem telhado de vidro e joga pedra no telhado dos outros…

Maradona cheira cocaína. Sim, é um viciado. É praticamente um Rafael Ilha argentino. Usa drogas e se mete em um monte de confusões. Não nego e não acho bonito. Mas no fundo, acho que nesse aspecto, ele é um coitado. Um menino que nasceu em uma favela e que subiu rápido demais na vida e não soube lidar com a fama e o dinheiro. Não foi o primeiro e não será o último. Grandes nomes de talento em diversas áreas caíram nas drogas e se ferraram. (E se for para falar de drogas com quatro pedras na mão, falemos do filho de Pelé, Edinho, que além de drogado é traficante).

Mas Pelé também não é santo não. Vocês sabem o que é uma falência fraudulenta? Pelé tem diversas. Pelé também teve uma filha que ele se recusou a assumir. Muito feio isso. Pelé deu uma declaração grosseira dizendo que quando ele pegou a Xuxa, ela já não era mais virgem. Muito desnecessário. Pelé roubou dinheiro das criancinhas carentes da UNICEF* (dedica gol ás criancinhas mas embolsa 700 mil? Então valeu). Ninguém se lembra de nada disso sobre Pelé, não é mesmo?

Pelé era um jogador desleal. Quem acompanhou se lembra e sabe. Só para citar por alto, Quebrou a perna do alemão Kiesman em um amistoso em que o Brasil venceu a Alemanha Ocidental em 1965 no Maracanã por 2 a 0. Também causou a fratura da perna do cruzeirense Procópio em 1968 numa partida entre Cruzeiro e Santos. E aquela cotovelada desleal que Pelé deu no o uruguaio Dagoberto Fontes, na semifinal da Copa de 70? Ninguém comenta. Só as informações boas sobre Pelé tem lugar no imaginário brasileiro, passadas de geração para geração, como uma espécie de lenda urbana.

Não vou nem comentar da época em que Pelé foi ministro e criou a Lei Pelé. Saio do sério quando falo nisso. Também não vou mencionar o fato de que Pelé fala dele na terceira pessoa e diferencia o “Edson do Pelé”. Também não preciso esmiuçar que quando Pelé jogava o futebol era outro, mais lento e menos competitivo, onde se amarrava cachorro com linguiça. Vocês sabem de tudo isso.

Vejamos… será que se Pelé estivesse acima do peso e com organismo debilitado por drogas ele jogaria tão bem quanto jogou? Claro que não. O que me leva a crer que Maradona em forma e com organismo limpo e não prejudicado é infinitamente melhor que Pelé (já acho que tenha sido mesmo gordo e drogado).

Além disso Maradona nunca posou de bom moço nem de coitado. Admiro isso, odeio coitadinhos. Odeio hipócritas. Pelé, apesar das barbaridades que narrei neste texto (que são a ponta do iceberg) se faz de bom moço. Maradona não. Maradona debocha e conta rolando de rir que deu uma água batizada para o Branco beber. Maradona conseguiu ser troll dentro de campo. Maradona é divertido justamente por não posar de coitadinho nem de bom moço! Maradona é autêntico, é verdadeiro e se assume.

Pelé não tem a simpatia nem mesmo de seus colegas. Meu amado idolatrado Romário, que na minha opinião é o autor das frases mais sábias já ditas (ex: “quem é ruim se destrói sozinho” e “só perde quem bate”), disse tudo com sua costumeira simplicidade popular, quando em 2005, após Pelé dizer Romário deveria se aposentar, replicou que Pelé “com a boca fechada é um poeta”, completando que ele deveria “colocar um sapato na boca para deixar de falar besteiras”. Romário, eu te amo. Memso você sendo vascaíno, eu te amo e já faz tempo que eu te amo. Você é um gênio. Valeu, peixe?

E pelo visto não é só como jogador que Pelé é intratável. Já viram um vídeo que foi ao ar por acidente onde Galvão Bueno comenta a “alegria” em trabalhar com Pelé? Veja bem, Pelé conseguiu irritar a criatura mais irritante do mundo. Isso não é para qualquer um: “Eu vou dar com uma marreta na cabeça dele!”. Pois é, Galvão. Nem pra isso você serve. Porque não deu?

Ambos são bons jogadores. Mas Maradona não é hipócrita nem tira onda de Mr. Certinho. Isso me faz gostar mais dele do que de Pelé. Acho ele mais verdadeiro.

*Para não ser acusada de calúnia, mato a cobra e mostro o pau: http://www.gs1.com.br/Gs4/PeleApropriaDinheiroDaUNICEF.htm

Para xingamentos, ameaças, ofensas, desaforos e vírus: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (26)

  • Mas isso é tranqüilo. Como jogador, "Pelé-eu-só-como-branquelas-azedas" foi melhor. Como ser humano, os dois não valem o que o gato enterra.

    Jogador bom, mesmo, foi o Garrincha.

    Uma pessoa bacana, no futebol, apesar de ser um inocente desorientado, é o Kaká. Outro que me parece legal (quem tiver dados em contrário, me apresente, por que sempre gostei de aprender) é o Cafú (100% Jardim Irene).

    Falou!

  • Nem precisava o Somir avisar que a Sally só ia falar da personalidade deles.
    Pelé teve e tem suas falhas, mas AINDA ASSIM continua sendo muuuito melhor que o Maradona.

    E, voltando à questão de melhor jogador: não precisa nem comentar, né? Os títulos do Pelé respondem por si. Vai dizer que duas comissões reconhecidas de futebol estariam erradas? Desfavor, hein?

  • ahhhhh!! Pra mim é válida a discussão sobre quem é o melhor jogador, não a melhor “alma”.

    E ambos são uns filhos da puta.

  • É, Deja.

    É o que o Somir disse no texto DELE.

    E eu disse exatamente o contrário no meu.

    Porque você não lê a introdução, que é a orientação comum a ambos para escrever o texto e não depreende a trollagem do Somir?

  • Isso Sally, tenta mudar o foco… mas ambos sabemos que você ficou sem resposta para ela, mas tudo bem, tentar defender o Maradonna, é uma missão impossível.

    Vejam só…

    Somir disse:

    “O objetivo do texto é decidir quem foi o melhor jogador, e é disso que EU vou falar.”

    Ele usou de dados técnicos para demonstrar que Pelé foi o melhor jogador, o que mais se usaria? Por isso não há o que se falar.

  • Deja, trollzinho ordinário… eu não estou em confronto com a Laivine, ela é minha irmazinha virtual… seu bobo

    Querendo, a gente faz outro se atendo apenas à técnica e futebol de cada um, mas não quero ouvir um pio nos comentários sobre “não entendi nada!” HAHAHAHAHAHAHA

    Laivine, acho que o Deja tem uma quedinha por você…

  • Hm, no conjunto da obra. Sei lá. o.õ
    David Beckham? Pelo menos ele é bonito.

    É que normalmente quando se tem essa discussão Pelé x Maradona, a idéia é discutir quem foi o melhor jogador, até por que, discutir quem foi o mais fidapu, o que não falta é exemplo. Por que não poe logo o Bush na discussão tbm? XD

    Quanto ao carinha da Espanha, a resposta é simples: $$$
    (brincadeira, não sei qual foi o critério que eles usaram pra punir o cara XD)

    E só pra constar, no meu primeiro comentário, a copa era de 94, não de 98 >.<

  • Somir, como sempre, trollzinho ordinário, induzindo as pessoas a erro e se atendo ao fato de quem jogou com mais técnica… Porque ele sabe que Pelé é uma pessoa odiosa. Só com estatística para defender ele mesmo…

    E ainda tem gente que cai na trollagem…

  • Claro que é, Laivine!

    O tema proposto é quem foi melhor, no conjunto da obra.

    Eu até poderia falar só de futebol, porque sou fanática e entendo bem do assunto, mas nosso público mais fiel é de mulheres que não só não entendem como ainda não gostam de futebol, por isso, achei baboseira ficar dando opinião técnica. (tenho um monte de números para contestar os do Somir, por exemplo)

    A questão é, quem você prefere, Pelé ou Maradona? Pelo conjunto da obra…

    Imagina se eu ficar discutindo técnica, passes, impedimento, potência de chute ou fatos concretos de copa do mundo que chato que iria ficar…

    E quanto à efedrina, bem, um jogador da seleção espanhola foi pego com efedrina no dopping duas copas antes e só tomou uma suspensão de UM jogo… alguém sabe me explicar porque a diferença de tratamento?

  • “Como não poderia deixar de ser, Sally e Somir discordam.
    (Mas concordam que ambos são desfavores tremendos fora dos gramados.)”

    Acho que não deveria nem ser cogitado uma discussão sobre as atitudes dos caras fora dos campos, visto que esse não é o assunto do tópico. Ou é?

  • Antes que as cadeiras da arquibancada se despedacem, vamos dividir em dois espaços: um foi atleta, o outro boleiro.
    Beijos.

  • Fe Jax disse tudo Pelé é uma MARCA .
    E apesar de brasileira convicta sempre preferi o Maradona ao Pelé e nem adianta vir com esse papo de não vamos falar da pessoa e sim da habilidade no campo o que mais se faz no mundo do futebol e falar da “pessoa ” e não da atuação em campo dos jogadores vide ai Ronaldo pega traveco . O que se falaria dele se não fizesse merda atrás de merda ? Pelé é sonso e me irrita profundamente . Além disso já ouvi muitas pessoas ( não botafoguenses ) falarem da superioridade do Garrincha em relação a ele (” ah se o Garrincha não tivesse bebido tanto ganharia de longe do Pelé ). O Maradona se acha o “cara ” sim mas o Pelé tem certeza que é ! Pena que só esquece que é um demagogo de quinta categoria tb . Desabafei uahuahauhaa sempre tive implicancia mor com esse cara e todo mundo vinha defender ! Obrigada Sally !

  • ODEIO o Pelé. Acho ele um imbecil.

    O cara pegou a XUXA! Só por isso não deveria ter moral nenhuma.

    Isso não é usar drogas?

    Como jogador, acho que marketing resolve o problema de qualquer atleta e foi o caso. O nome Pelé é muito comercial. Ele é uma MARCA, não um atleta.

    Não amo o Maradona. Mas prefiro mesmo gente que se assume podrão.

    Jogar bola todo mundo joga. Manter-se na agenda setting é que é difícil. Nem que se tenha que dormir com uns travecos e se fazer de salame depois.

  • Outra coisa: também não interessa se Maradona é autêntico ou o que seja. EM CAMPO, Pelé é o melhor e isso não tem nada a ver com personalidade ou sinceridade.

  • Não interessa se Maradona nasceu em favela, se ele é um coitado, se ele jogava gordo. NADA DISSO muda o fato de que Pelé ERA o melhor: em rendimento, em condicionamento físico, em habilidade, e o principal: nos NÚMEROS. Pele é o melhor jogador de todos os tempos, desa vez sou obrigada a concordar com o Somir.

  • Felizmente ou infelizmente eu não gosto de futebol, assim como não gosto dos dois moços. Não tem opção “c”, ou “nenhum dos anteriores”?

  • Acho que empatou né??
    Que os dois são desfavores fora de campo, ninguém pode negar.
    Pelé é um idiota, fez merda em cima de merda ao longo de sua vida, e sim, hoje posa de bom moço (velho).
    Maradona se você passar por ele e falar: que dia lindo!
    Só falta te responder:
    Fazemos o que podemos… Se acha com o rei na barriga. Não cheirava… comia com feijão!
    Estava sempre metido em confusões, mas num ponto tenho que concordar com a Sally, ele nunca se fez de coitado.
    Se ele jogaria melhor se não vivesse cheirado??
    Não sei… não lembro dele limpo.
    Já o Pelé, ninguém pode negar, fazia miséria com a bola no pé, uma coisa é fato: sambar e jogar bola igual brasileiro… difícil hein

  • “Pelé também teve uma filha que ele se recusou a assumir.”

    Complementando: e quando ela morreu de câncer, ele não foi ao enterro…

    Pelé ainda fez o desfavor de gravar um disco evangélico, com aquela voz ‘BUNITA’ que Deus lhe deu, junto com a sua (nova) ex-mulher…

    Mas a cereja na torta foi mesmo ter roubado a UNICEF…o Maradona não se utilizou de patrimônio alheio quando se afundava nas drogas…

    Nessas horas, fico pensando como a Ana Maria Braga: talvez se o Edson sumisse da face da terra…

    Suellen

  • Bom, futebol é um assunto que não está na minha alçada debater. Mas comentei pra dizer que lembrei duma comuna no orkut:
    Pelé es muy mejor que Maradona
    (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=126187)

    Hahaha mas o melhor é a descrição:
    “Precisava fazer algo que deixasse eles (argentinos) muito putos! Eis que surgiu a idéia da camiseta com a frase “Pele es muy mejor que Maradona”, assim mesmo, no bom e velho portunhol!!! Afinal o correto é mucho no lugar de muy. Mas o que importa é que eles entendem…e se irritam mais ainda!”

    hahahah!

  • Bem que o Somir disse que a Sally ia falar da pessoa e sobre o jogador? Cadê?

    De tudo que a Sally falou para discutir quem é o melhor jogador, só consigo ver dois argumentos interessantes:
    ——————————–
    “Pelé jogou com uma seleção de craques. Até minha vovozinha de chuteiras teria feito um gol naquelas condições.”

    Que o Somir já respondeu e dou todo o meu apoio. E ainda faço uma comparação cretina e desfavorosa. É muito mais difícil ser a melhor da turma numa faculdade de informática cheia de nerds do que no ensino médio de um colégio público. =)
    ——————————–
    “Pelé era um jogador desleal. Quem acompanhou se lembra e sabe.”

    E o Maradona não? E quanto àqueles gols feitos com a mão?
    ——————————–
    “organismo debilitado por drogas”
    debilitado, lê-se ‘dopado’

    Olha o que eu achei: “…estimulantes, os mais usados, e dentro desse grupo, o anabolizante – estimulante e formador de músculo. Por exemplo, efedrina, que Maradona usou na Copa de 98, um estimulante puro…”
    Fonte: http://chat.terra.com.br:9781/samirdaher.htm

    debilitado é? =3

  • Paulo César Nascimento

    Somir e Sally: isso aí nem deveria ser discutido,pra começo de conversa. O Rivellino foi melhor que o Maradona (e ídolo confesso dele)e teve que jogar na ponta esquerda em 70 por causa do Pelé (que já nem era tão Pelé assim). Todas as vezes que o Zico entrou em campo de um lado e o Maradona do outro,o Maradona perdeu e ficou apagado em campo. Tá certo que o Boca na ocasião era um nada comparado ao mengão campeão do mundo, mas a seleção argentina era forte. É que as copas de 86,90 e 94foram bem fraquinhas, aí fica fácil se sobressair. Escroto por escroto,os dois empatam. A discussão aqui não é quem vai pro céu, mas quem jogou mais bola. Se vocês querem polêmica, melhor retomarem a da coca(ops)-cola: quem foi melhor, Maradona ou Biro-biro?

  • Não vou discordar nem do Somir e nem da Sally… não gosto de nenhum dos dois jogadores!
    Jogador mesmo gosto do Figo e só pelo par de coxas que ele carrega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: