Flertando com o desastre: Piadas preconceituosas.

P: O que é um grupo de cinco argentinos no fundo do mar?
R: Um bom começo.

Boa, né? Agora, vamos variar um pouco:

P: O que é um grupo de cinco negros no fundo do mar?
R: Um bom começo.

O que foi? Perdeu a graça? Mas é a mesma coisa!

Na primeira estávamos rindo da possível morte horrível e dolorosa de um grupo de pessoas que só tem em comum o fato de dividirem a mesma nacionalidade.
Na segunda deveríamos estar rindo da possível morte horrível e dolorosa de um grupo de pessoas que só tem em comum o fato de dividirem a mesma cor de pele.

Mas não estamos mais rindo, estamos?
Já sei! E se os negros fossem argentinos? Nem assim? E se fossem negros argentinos gays? E se fossem negros argentinos gays com um papagaio? E se…

Não?

Ah, quando eu troquei argentinos por negros você que estava lendo achou preconceituoso, não é mesmo? Acertou. Foi preconceituoso sim. Tanto quanto foi na primeira piada, da qual você riu.

Agora, qual a diferença entre as duas? A diferença é que (atualmente) é politicamente incorreto rir de uma piada cuja vítima seja um negro. Aliás, anda politicamente incorreto rir de praticamente qualquer coisa. Ficou tão fácil ser tachado de misógino, homofóbico, racista e intolerante que já deve ter gente comprando livro de piadas no mercado negro.

(Opa, mercado afro-brasileiro… Foi mal!)

Não sei quanto a vocês, mas eu SOU um babaca preconceituoso. Adoraria ser como as pessoas que dizem não ter preconceito algum, mas me falta uma característica básica para poder dizer isso: CONHECER TODAS AS PESSOAS DO MUNDO.

Mas, sendo um ser humano falho e limitado como sou, ainda tenho vários estereótipos estúpidos marcados a ferro e fogo na minha mente. Quando fazem piada usando algum deles, é mais forte que eu… Eu rio. Português burro? Culpado! Baiano preguiçoso? Culpado! Carioca bandido? Culpado! Japonês nerd? Culpado! Indiano porco? Culpado! Judeu sovina? Culpado! Negro pobre? Culpado! Muçulmano maluco? Culpado! Pastor ladrão? Culpado! Bicha espalhafatosa? Culpado! São-paulino viado? Culpado! E como não dá para lembrar de tudo, já adianto: Culpado de todo o resto!

Quer dizer que eu sou tão burro a ponto de achar que tudo isso é verdade absoluta? Não, claro que não. Para ser sincero, eu duvido mais do caráter de quem NÃO ri de piada preconceituosa do que de quem ri.

O preconceito não é o problema em si. Preconceito é uma das bases do raciocínio de virtualmente qualquer ser vivo dotado de cérebro neste mundo. Sem a capacidade de julgar o todo pela parte, aposto que a evolução na Terra teria acabado com o surgimento do primeiro predador.

Antes que eu comece a ficar muito filosófico… Eu dizia que o preconceito não é o problema, o problema é não PERCEBER que tem preconceito.

E é justamente aquela pessoa que fica ofendida com uma piada que tem o maior preconceito, o mais enraizado, disfarçado de politicamente correto e perpetrado através de um mecanismo pra lá de incoerente de auto-perdão.

Ser humano evoluído: “Eu não acho graça em piadas com negros. Inclusive tenho vários amigos negros. Não tenho preconceito.”

Somir imbecil involuído: “Sei… Tem mais preconceito nessa frase do que em todas as piadas de preto do mundo.”

Piadas são absurdas por natureza. Elas são uma forma de nos lembrarmos de que nossos preconceitos existem e quase sempre são motivos de risadas. Duvide MUITO de quem ouve ou lê uma (boa) piada preconceituosa e não esboça o mínimo sorriso… Das duas uma:

  • Ou a pessoa ACREDITA no preconceito exprimido pela piada e tem vergonha de admitir;
  • Ou a carapuça serviu.

(Excluindo a possibilidade da pessoa ser naturalmente chata/limitada e não entender.)

Ser humano evoluído: “A melhor forma de eliminar o preconceito é lutar contra ele.”

Somir imbecil involuído: “A melhor forma de eliminar o preconceito é torná-lo ridículo. Um brasileiro, um português, um judeu e um padre entram num bar…”

Eu não comecei a coluna com uma piada de argentinos à toa. Para comprovar ainda mais o que eu disse sobre as piadas só ofenderem os verdadeiramente preconceituosos, pensem comigo no porquê da piada de argentino não evocar essa ofensa em praticamente ninguém daqui: Ninguém ODEIA argentino de verdade. É só uma provocação entre dois países que adoram competir entre si. Tanto que há muito tempo atrás, Brasil e Argentina se uniram para praticar um genocídio do Paraguai. Tudo numa boa, relação das mais amistosas. Eu, por exemplo, considero a Argentina praticamente o rabo do Brasil.

A gente adora se sacanear. Mas aposto que ninguém que está lendo este blog tomaria mais cuidado com a carteira se visse um argentino passando na rua.

O ser humano evoluído ofende-se com uma piada exatamente o quanto concorda com ela. O Somir imbecil involúido ofende-se com piada que não tem graça.

E antes que não entendam pela milésima vez o que eu quis dizer: Não estou dizendo que todo mundo DEVE rir de todas as piadas preconceituosas. Estou dizendo que não existe meio-termo, não existe vítima melhor. Uma dessas piadas de mau-gosto exacerbando estereótipos é sempre a mesma coisa que a outra.

Se não pode falar de uma coisa, não pode falar da outra. Se vai fazer pose de quem realmente é imune a algo tão básico e primal como o preconceito humano, pelo menos tenha a coragem de manter isso em todos os campos.

Eu? Eu vou continuar achando que NADA é sagrado e tomando pedrada por aí por achar toda essa preocupação para não ofender os outros com uma piada um TREMENDO DESFAVOR.

Eu sou preconceituoso sim. E acho ridículo.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (35)

  • Esse texto tem mais de 10 anos e já criticava os exageros do politicamente correto, que hoje em dia só pioram. Surreal…

  • Não acho que seja errado rir de algo ofensivo ou de uma piada políticamente incorreta.
    Alerta contém sarcasmo…
    O problema está não na reação das pessoas mas no que é dito e no que é proibido dizer o problema em questão é alguém fazer piada ou música falando de um termo comum e a reação ser diferente em cada situação a exemplo a canção brilhante do gênio da poesia literal e grande pensador moderno “MC Diguinho – surubinha de leve” obra prima original que deveria ser tema de um filme ou documentário para falar sobre feminismo e os conflitos da mulher brasileira foi censurado mas a canção “Vidinha de balada” de Henrique e Juliano seguem tocando nas rádios e continuam sendo sucesso no Spotify em outras palavras não se pode ser explícito é preciso usar um código literal ao invés das palavras “Taca a bebida taca p… Abandona na rua” poderia usar, “Vou te esperar na minha residência preparar uns drinks lhe oferecer umas taças de vinho pra gente namorar e curtir zoar e beber antes de ser a hora de eu me cansar de você até eu me cansar de você” ou como dizem os filósofos músicais “só quero estar com você enquanto for do meu interesse depois você some e pra onde ir não é problema meu por mim durma na rua ou na praça” engraçado que quando é uma mulher dizendo ser malandra, golpista, que vai beber e tirar vantagem do cara e vai dar boa noite cinderela ninguém reage mal os direitos não são iguais nenhuma mulher reclama de falta de ética feminina a não ser que seja alguém tirando vantagem do homem dela

  • VIVA ! A FEDORENTA DA HUMANIDADE INTEIRA ESTÁ NO FUNDO DO MAR !

    Do que se trata? Só de um belo fim.

    Menos para o mar, coitado.

    Não discrimine, extermine.

  • Thiago da guitarra

    Cara muito bom o texto, sou negro e ri das duas piadas. Faço piadas sobre os negros tbm, assim como com outros alvos comuns de piadas, e acho que não tem nada demais nisso.

    Parabéns pelo texto.

  • nao tenho preconceito racial nem por cidadania qualquer piada ei gosto o que vale e te amor ao proximo algo que poucos tem

  • uma piada de brancos
    o k chamam a um monte de brancos a descer uma montanha?
    uma avalanche

    o k chamam a 20 negros encostados a uma parede branca?um codigo de barras

    • Essa tem agardado a negros e baianos:

      passa um carro com um baiano e um carioca dentro. Quem está dirigindo?

      Essa é fácil !!!!!!! Um baiano e um carioca passam dentro de um carro, minha gente ! Quem está dirigindo esse carro?

      A polícia, claro. Quem mais?

  • paulo planalto

    Não, necessariamente, Somir. Entendo o preconceito > pré-conceito do qual você se refere e que faz parte de nós, admitindo ou não.

    E é exatamente por sermos seres sociais que deveríamos ter um formação educacional mais sociológica e antropológica para aprendermos a lidar com este "diferente" este "outro" que a princípio gera estranhamento.

    A propósito, esta sua frase:

    "Afro-descendente? Que desfavor. Todo Mundo é afro-descendente. A humanidade começou na África até termos evidências que contrariem essa afirmação."

    É exatamente o que eu penso. Concordo plenamente.

  • Essa coisa de dizer que nosso instinto primário é egocêntrico é balela. Coisa de quem quer empurrar algum “sistema de governo” para cima do povo.

    Somos seres sociais. Defendemos os iguais e tememos os diferentes.

    Quem se enxerga sozinho no mundo costumeiramente é chamado de psicopata. E com razão. Somos todos psicopatas, Paulo?

    • Por essa definição sou psicopata sim, pois social nunca fui. Sexual já, mas há muito tempo. E não temo diferente nenhum. A mediocridade me parece bem mais perigosa………

  • paulo planalto

    Falou-se tanto, mas deixou-se intocados os termos BRANCOS, CRISTÃOS, CLASSE-MÉDIA, ah PAULISTAS,por que será? No início, fez um paralelo de “Argentino” e “Negro”, sendo que o senso comum europeu (classes dominantes, etc)não está nem aí e o faz da mesma maneira, independente se um for crime ou não. Fiquei pensando que a paralela seria feita com BRANCO: faltou um,

    “o branco precisa de uma pinça para mijar por que…”

    Agora usar o evolucionismo pela seleção natural para justificar o preconceito racial, social ou religioso é que é ridículo. Pode se explicar, assinar embaixo são outros quinhentos.

    Não se esqueçam que nosso instinto primário é egocêntrico até a medula. E neste esfera competitiva matar e estuprar são tão válidos quanto discriminar e segregar.

  • Pois é, Camila, quantos anos você tem?

    Pois os profissionais a que me referi e que conheço têm 40, 50, 60anos de idade…

    Ainda bem que HOJE essa história já está mudou e muito…

    Suellen

  • não acho que só pq um profissional é negro ele teve o dobro do esforço pra estar lá.
    eu por exemplo sou negra,de classe média alta e faço os mesmo esforços que meus colegas brancos.nem todo negro é pobre,não é mentira que a maioria seja,mas essa história já mudou muito

  • Também sou contra as cotas raciais…hoje vejo um médico afro, um profissional bem sucedido afro, e tenho duplo respeito por ele, pois sabemos que o esforço para ele se afirmar no mercado foi, no mínimo, duplo…

    Excelente texto, Somir…nesse sentido de captar a piada e discorrer sobre ela, você é evoluído.

    Suellen

  • Rir de piadas ditas de “mau gosto” não quer dizer que você seja de fato um preconceituoso merecedor de cadeia.

    Sou descendente de Portugueses, e não deixo de rir de uma boa piada de português burro.

    Também tenho descendência de alemão, e nem por isso acho que os judeus deveriam ser exterminados.

    Aliás, sou descendente de tanta coisa que o único termo que me define é: Brasileira. XD
    Que infortúnio.

    As melhores piadas são as de brasileiro ladrão, ou as que envolvem o nosso ‘jeitinho’ brasileiro de ser, não é verdade?

    Eu concordo bem com o texto, por que eu acho que as pessoas devem saber do que rir. Se elas riem de piadas que avacalham com o modo de ser de outras pessoas, não deveriam se sentir ofendidas com piadas que avacalham com o seu próprio jeito de ser.

  • Ah, comentário geral:

    Preconceito existe em todo mundo, mas não é desculpa pra nada.

    Eu também sou contra as cotas raciais (deveriam ser EXCLUSIVAMENTE por renda da pessoa) e contra essa bobagem de “termos corretos”.

    Se branco é branco negro é negro.

    Afro-descendente? Que desfavor.
    TODO MUNDO é afro-descendente. A humanidade começou na África até termos evidências que contrariem essa afirmação.

  • Excelente texto !
    Achei muito interessante a comparação da piada de negros e argentinos , de fato qual a diferença de fazer piada de um e de outro ? Porque apenas a piada de negros gera “indignação” ?

    Acrescentando ao post do Deja se vc sair de casa com uma camisa 100 % branco será chamado de neonazista , se falar em orgulho de ser branco então !!

    Tem um episódio de Seinfeld falando mais ou menos isso que o Somir falou só que sobre os gays . Sempre que eles se referem ao gay falam em seguida : nao que isso tenha algum problema ou algo do tipo um deboche explicito a cultura do politicamente correto .

    Parabéns ao blog !
    Acompanho todos os dias !

  • E eu acho um absurdo as pessoas que chamam os Negros de afro-descendentes ou afro-brasileiros.

    Ninguém chama branco de germano-descendente ou hispano-descendente.

    Negro é Negro. Não tem por que ficar fazendo muito rodeio pra designar um negro.
    “Ah, aquele menino de cor”
    “Ah, aquele homem moreninho”
    “Ah, aquele afro-descendente”
    Porra, poe pra fora: NEGRO!

    Se eu fosse negra iria adorar que me chamassem de negra. Simples, fácil e verdadeiramente verdadeiro.
    Se me perguntam o que eu sou eu digo: sou branca (ou aquele maldito caucasiano…)

    Ixi, negro faz piada preconceituosa de branco também e eu rio que nem uma condenada. Tem coisa mais divertida que aqueles seriados americanos de negros onde eles se xingam de “seu branquelo!”? É hilário!

  • Quer coisa mais preconceituosa que cota para negros?

    “sou negro e inconpetente. não tenho capacidade ou inteligência para me matar estudando e entrar em uma universidade”.

    Mais racismo (ou protecionismo): dar 25 mil reais em cash pros afro-descendentes estudarem para entrar no Instituto Rio Branco (que foi meu sonho por muitos anos). O motivo? Deixar os diplomatas com a cara do brasil, lá fora.

    GRRRRR.

  • Sabe uma coisa que acho péssima, são essas pessoas que justificam seu “não preconceito” alegando que possuem amigos negros… dá a impressão que ter amigos negros é um puta favor que fazemos pela raça.
    Diga simplesmente “Não tenho preconceito!” e só!. Menos é mais, apesar de eu achar que todo mundo tem preconceito,seja lá qual for a condição, ele sempre existe.

  • Parabéns, Somir.
    Este é um dos melhores textos que você já escreveu!

    Só tem uma coisa…

    RABO do Brasil é a *&¨%$#@ que te pariu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: