Desfavor da semana: A Desfavorita.

Nessa semana, apesar dos pássaros terroristas e do governo dizendo que aquele italiano é cosa nostra, a população preferiu discutir sobre a Flora. Infelizmente não estamos falando de preocupação ambiental. A novela terminou, mas o desfavor continua…

Cá estamos nós falando de novela novamente. No Brasil acaba sendo inevitável, inevitável que as pessoas discutam sobre o assunto e inevitável que os intelectuais de meia-pataca digam que não assistem. Já se tornou algo previsível.
Tão previsível quanto os roteiros das novelas em questão.

Apesar de eu adorar fazer pose de intelectual, eu vivo me permitindo os prazeres dos passatempos “bestifcantes”. Atualmente eu não assisto novela, acho chato e praticamente não tenho tempo… Mas como quase todos os que cresceram sem a maravilha que é a TV a cabo e a internet em famílias que ainda cultivavam o costume do jantar televisivo reunidas, eu já assisti muita novela nessa vida.

Já gostei de várias, já acompanhei as tramas na expectativa de saber o que viria no próximo capítulo, sabia o nome dos personagens e entendia suas personalidades. Mas uma coisa que nunca me interessou foi conversar sobre uma novela.

Ontem mesmo eu tive o desprazer de acompanhar como observador duas mulheres (óbvio) numa fila de super-mercado discutindo sobre a novela que teria seu último capítulo veiculado naquele dia. Não entendi lhufas sobre quem era quem ou o que acontecia naquela história, mas eu percebi um detalhe muito interessante:

Não era uma discussão sobre o roteiro da história. Era FOFOCA sobre pessoas imaginárias!

Fulana contava detalhes sórdidos sobre uma personagem para Sincrana. Percebia-se claramente o prazer contido naquele ato: Falar mal de uma pessoa que não estava lá para se defender. (Aliás, não estava em lugar nenhum. Típico caso de crime perfeito…)

Que o assunto preferido de qualquer mulher é fofoca eu sempre soube, mas o grau de especialização que elas alcançam é digno de nota. (Existem muitos homens que também gostam de falar desses assuntos… Vão ser categorizados como mulheres neste texto, porque não honram as bolas.)

Não é à toa que as personagens das novelas sempre tem algum podre ou segredo, sem isso não se desencadearia o processo de geração de interesse nas telespectadoras.

Ah sim, vocês nunca pararam para pensar como nos últimos tempos criou-se uma tendência das personagens mais importantes das novelas serem mulheres? E não é uma mudança social… Não tem nada a ver com o aumento da importância feminina no mundo moderno.

É que mulher gosta MESMO é de falar mal de outras mulheres.

Do jeito que eu estou escrevendo este texto, parece até que eu tenho raiva das mulheres. MUITÍSSIMO PELO CONTRÁRIO. Eu gosto tanto das mulheres que eu vivo tentando avisar para elas o quanto elas são incentivadas a serem cada vez mais vazias em troca da sua independência. (Eu ainda volto nesse assunto numa coluna futura…)

E as novelas são apenas mais uma peça nesse quebra-cabeças-ocas. O fato de uma pessoa como eu perder COMPLETAMENTE o interesse em novelas é um excelente indicador de como as coisas estão se desenrolando.

Sempre vejo nas bancas revistas sobre novelas. (Sempre faço a MESMA piada de repetir a chamada principal na capa para a pessoa que estiver do meu lado fazendo uma voz séria.)
Essas revistas quase sempre falam de mais alguns outros assuntos… Dietas e dicas sobre sexo.

Porque é isso que interessa para quem se preocupa com uma novela a ponto de gastar precioso tempo de vida discutindo sobre ela: Ser magra e ser mulher de alguém.

O desfavor da semana não é o gosto do brasileiro por novelas. Novela é só mais um formato para a ficção, assim como os filmes, as séries, os livros… Se tiver idéias de qualidade por trás, vai ter qualidade. O desfavor da semana é descobrir que a nossa forma histórica de contar histórias para o público pela televisão está segmentada para o público FOFOQUEIRO.

Ou seja: Pessoas sem capacidade de falar sobre qualquer outra coisa que não seja o que os outros fazem ou deixam de fazer de suas vidas. O menor denominador comum entre os humanos.

(Importante: Aquela sua avó que discute com os personagens da TV não conta, já que ela realmente acha que vai fazer alguma diferença falar com a tela.)

Acreditem ou não, não estou repetindo aquele mantra intelectualóide de que o público merece algo melhor do que uma novela. Na minha opinião o público está recebendo justamente o que deseja.

Não é exatamente a qualidade dos roteiros que estou colocando em dúvida, invejo alguém que tenha saco para escrever um capítulo por dia de uma história que se arrastará por meses tendo alguma obrigação de fazer sentido no final. Que a novela seja uma bobagem como sempre foi: Rico se apaixona por pobre e enfrenta os desafios pelo seu amor num cenário diferente da novela anterior.

O problema é que ao sentir que a fórmula estava se esgotando, os autores e produtores das novelas decidiram que ao invés de inovar, o correto era nivelar o conteúdo com o grau médio de conhecimento e interesse da maior parte do seu público. Perderam os que tinham TV a cabo e não podiam perder o resto.

Deu no que deu.

Boa fofoca!

Se você não tem a menor vontade de falar de novela, vamos conversar: somir@desfavor.com


É sempre assim. Vai chegando final de novela e eu vou sendo socialmente excluída. Durante a exibição de uma novela, as pessoas conversam sobre ela de vez em quando, quando tem alguma cena mais polêmica. Essas conversas eventuais eu consigo tolerar. Mas quando chegam as duas últimas semanas da novela, as pessoas ficam monotemáticas. Deve ser porque é nas duas últimas semanas que tudo acontece e nos demais um milhão de capítulos o autor fica enchendo lingüiça.

Pois bem, a novela global acabou ontem. Não se fala em outra coisa. Toda novela tem um grande mistério para ser resolvido no final. Toda novela tem um casal que vai ficar junto só no final. Toda novela tem uma grande verdade que só vem a público no final. É uma fórmula batida, mas continua dando certo. E enquanto der certo, continuará sendo repetida. As pessoas não percebem que comentam as mesmas tramas apenas mudando o nome dos personagens? Vou além: as pessoas não percebem que o que acontece no último capitulo é tão evidente e previsível que pode ser depreendido desde o primeiro capítulo?

Então porque esse frenesi em torno do final da novela? Porque as pessoas ficam monotemáticas e deixam até mesmo de sair para ver o último capítulo? Alguém me explica porque essa fissura de ver uma coisa que você já sabe como vai terminar e já leu na revista como vai terminar?

Tudo bem, a vida é dura, a gente gosta e precisa se distrair. Eu não gosto de novela, não vejo e nunca vi, mas respeito quem decide se alienar vendo uma novelinha no final do dia porque acho válido. Eu, no mesmo horário, estou exercitando meus glúteos na academia, atitude também recriminada por meio mundo. O que eu não entendo é gente que faz da novela quase uma religião!

Existem seres humanos tão viciados em novela, que quando começa o capítulo, estabelecem uma ditadura do silêncio no recinto. Quase batem em quem ousa dizer uma palavra. Tem que ver a novela no mais profundo silêncio e só pode falar nos comerciais. Minha gente, o que é isso?

E gente que aumenta o volume da TV de forma bizarra? Minha vizinha é assim. Vai ver a mente burra dela precisa que as palavras sejam gritadas para que ela compreenda (não, ela não é velha nem surda). Chego no meu apartamento e quando saio do elevador posso escutar nitidamente a novela rolando lá de dentro da casa dela.

Mas não são apenas as pessoas. A imprensa também fica monotemática. Só se fala no final da novela, em quem vai ficar com quem, em quem matou quem… Lembro que teve uma novela, agora não sei se foi “Vale Tudo” ou “Roque Santeiro”, onde os funcionários públicos foram mandados mais cedo para casa em função do último capítulo da novela! (assim vamos ficar como a Suíça!)

Também me impressiona como pessoas esclarecidas conversam sobre a novela como se a trama fosse real. Pessoas de classe média batem em atores nas ruas do Rio de Janeiro confundindo-os com seus personagens. Calma, né gente? Novela é para distrair e divertir, não para gerar uma fúria passional e ódio mortal. Para não dizer que eu exagero, nessa mesma novela que acabou teve um episódio desses: um ator que protagonizava um marido que batia na esposa APANHOU de um homem em uma banca de jornal, em plena luz do dia, por causa do personagem, e foi parar no hospital. Ficou internado por três dias! Porra, que povinho bunda é esse?

Eu sei que agora vou ter que escutar de todos que me cercam, do mais rico ao mais pobre dizendo coisas como: “Menina, você viu a Flora confessando os crimes dela?” ou ainda “Bem feito, você viu que a Flora acabou presa?”. Gente, eu não sei o que houve com a Flora, e também não quero saber, ok? Não estou dando conta nem da minha vida, nem das minhas comunidades, e mal dou conta do meu blog, eu lá quero saber o que houve com a Flora?
Mas se você não conversa sobre a novela, você vira esnobe e antipática. Quando digo a frase “Eu não vejo novela, não sou chegada” parece que estou dizendo um absurdo. As pessoas me olham constrangidas, em um misto de pena e deboche. Acham que eu (logo eu! Quica quica no calcanhar!) quero tirar onda de intelectual. Não é isso. Eu via o programa Cadeia, do Alborghetti! Menos intelectual que eu não existe! Eu simplesmente não gosto de novela.

Esta semana o comentário foi o maldito último capítulo e tudo que sabiam que ia acontecer nele. O pior é que a partir de amanhã, o comentário vai ser o maldito último capítulo e tudo que de fato aconteceu nele. O que eu fiz para merecer isso?

Sem querer ser machista, mas já sendo, como sempre, o fato de ser mulher agrava minha situação. Em uma rodinha feminina dizer que não gosta de novela é o mesmo que dizer que chupou o pau do marido da outra. Me olham como uma herege, sinto que estou traindo o movimento. Mulher adora comentar novela (mulher adora comentar tudo). E mulher prolonga um assunto que poderia ser exaurido em cinco minutos de conversa! Resultado: horas e horas de mesa redonda debatendo sobre o perfil psicológico de cada personagem, discutindo com quem se identificam e comentando o desfecho de cada trama da novela.

Neste fim de semana, sairei apenas com homens. Não quero ver mulher tão cedo.

Obs: Agradeço de coração a todos os blogs que nos deram aqueles selinhos e outros símbolos de reconhecimento pelo nosso trabalho, mas a Madame que escreve comigo se recusa a participar dessa corrente. Ele diz que o desfavor não vai publicar nenhum prêmio recebido.

Para comentar sobre a prisão da Flora, sobre o BBB e sobre Caminhos da Índia: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (12)

  • Adorei os textos sobre novela. Acho um desfavor qq emissora veicular um dramalhão que dura 7 meses, repleto de incoerências, que vicia e vira seita.

  • Sally e Somir preparem-se para todos comentando além do último capitulo da favorita o primeiro de caminho das índias, ai vcs vão ver o que é um desfavor de verdade, a visão totalmente ocidentalizada de uma cultura que não é a nossa me irrita profundamente, me parece que a Gloria Perez é mestre nisso, primeiro em o clone o marrocos é aqui, depois em America nunca vi tanto americano falando português na minha vida, e são sempre visões quase caricaturizadas pra povão mesmo ver a acreditar naquilo como algo real, afinal a Juliana Paz nasceu na Índia mesmo…
    Novela é algo que não adianta ser debatido, porque provavelmente não mudará nada, se você pode mude pra tv a cabo e seja feliz…

  • Sabia que nos comentários todo mundo ia concordar.

    Bom, de novela eu gosto. Eu só não gosto dos argumentos repetidos (amor impossível, vilão que nunca é pego, assunto sócio-polêmico e … mmmm, só isso né?) dos cenários (rio, sampa, cidade do interior de minas nos anos 50 ou praia do nordeste – esse último faz tempo) .

    Tb não gosto de não me identificar com nada. NUNCA. Eu me identifico com Sex and the city, que é láááá em NY. Mas jamais com a Índia ou China. Me identifico com Friends. Com Gossip Girl, Barrados no Baile e até com Carrossel (eu era a Maria Joaquina ¬¬).

    O problema não é a novela. Sou eu?

  • “O desfavor da semana não é o gosto do brasileiro por novelas. Novela é só mais um formato para a ficção, assim como os filmes, as séries, os livros… Se tiver idéias de qualidade por trás, vai ter qualidade.”

    Gostei desse comentário.

  • Sally e Somir, desta vez saltei de banda e nem li os textos. Adoro ler o que vocês escrevem, mas faz mais de 20 anos que não vejo novelas. Só se estiver alguma tv ligada em algum lugar que eu não possa desligar, trocar de canal ou me delsigar pra não ouvir. Isso às vezes me deixa com jeito de ET, mas é tão bom!
    Beijos aos dois. Boa semana.

  • Hm.. novela é um saco, mas nem é por causa da novela em si, pq eu não sei do que to falando, não vejo novela a mt tempo… (Nada nem ninguém me tira da frente do meu computador) Mas é um saco por que todas as pessoas são horadas pelo horáio da novela. É um saco esperar a novela acabar para odermos sair ou fazer qualquer outra coisa.

    Saquinho. =/

  • Eu adoro esse blog e adoro novela também e não me acho um desfavor…rsrsrsrsrssrs

    AAH Sally vc ia ficar muito bem cantando Beijinho Doce pro Somir…hahahahahahaha

    A em nota:A novela se chamava A Favorita pq a Donatela era a favorita da Floraa…MEDA..

    Bjinhos Docess..

  • Achei mto a ver o q vcs escreveram! Nunca tinha parado pra olhar por esse ângulo. Hehehe! Mas, esqueceram de dizer que, além de novela, o outro motivo para fofocarem é o BBB! rs! Cara, direto escuto o povo do meu trabalho comentar sobre o q rolou na noite anterior no BBB… Hehehe! Não só as mulheres, mas os homens tb, em geral, adoooooram uma fofoca e falar mal dos outros! E nem adiantam negar!

  • ai que bom que vcs concordaram com algo :)
    as novelas tem o ar meio ”inutil” novela, eu só assisto se não tiver outra opção, alguem tiver no pc … e realmente as pessoas olham pra vc como se fosse uma homicida .
    Um grande desfavor .
    MESMO.
    :) ADORO O blog de vcs

  • Nhé ¬¬ ontem fui descaradamente trocada pelo fim da novela… Meu namorado além de narrar a novela via msn pra mim, qdo nao ficava em casa na sala vendo novela com a minha mae vendo novela…
    Uma pessoa me falou q ele devia ta me enganando.. falei “amigo, acredite… ele ta vendo novela.. ninguém sabe melhor isso q eu” como se nao bastansse… ele tb fica vendo o bbb… pra nao perder o namorado de vez, vou me informar sobre o q acontece nesses manchetes q sai em sites… pra pelo menos saber do q ele fala e me fazer de interessada ¬¬ aff.. certeza q ele é a mulher da relação hauah

  • “Que o assunto preferido de qualquer mulher é fofoca eu sempre soube” PROTESTO!!!
    Eu ODEIO novelas. Eles exploram o lixo do comportamento humano. Me admira homem perder tempo com essas porcarias.

  • Sally e Somir, até que enfim vcs concordam em algo e eu com vocês dois: NOVELA SUCKS!!

    Não aguento mais. Eu mal vejo TV, quiçá novela. A última que vi foi que Rei sou eu… ou seja há quase 20 anos acredito.

    Um enorme desfavor. BRAVO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: