Desfavor da semana: Pós-Graduação Alcoólica

Número de acidentes durante Carnaval cresce 20% em rodovias federais do país

No primeiro feriado de carnaval após a lei-seca, o número de acidentes AUMENTOU em relação ao ano passado. Não bastasse o desfavor óbvio pelo número de vítimas desses acidentes, Sally e Somir vão ainda mais fundo e apontam os outros tantos desfavores envolvidos na situação.

Os números não mentem. Mas são ótimas plataformas para se basear um argumento falacioso. A notícia sobre o aumento do número de acidentes nas estradas após a instauração da lei-seca pode e será usada contra você. Considerando que você não tenha um cromossomo a mais, você deve saber muito bem que quanto mais álcool se consome, menor a sua coordenação motora e principalmente o seu bom-senso.

Existem coisas óbvias, e a relação entre dosagem alcoólica no sangue e acidentes de trânsito é uma delas. Tão óbvia que há muito tempo a lei não permite que uma pessoa embriagada conduza um veículo. Inicialmente se punia apenas quem obviamente não tinha condições. Com o tempo a tolerância ficou cada vez menor, até chegarmos no estágio da famigerada “lei-seca”. Em termos práticos, você não pode beber NADA alcoólico antes de guiar um carro ou moto.

Muita gente achou exagerado. Afinal, já dirigiram várias vezes depois de tomar uma cervejinha e nada de ruim aconteceu. Aposto que muitos de vocês que estão lendo acham isso. Que mal faz UM MÍSERO COPO DE CERVEJA? A legislação parece uma frescura quando se pensa nesses termos.

Mas… vem cá… por um acaso você sai do trabalho e encontra com seus amigos num bar para beber um copo de cerveja? UM MÍSERO COPO DE CERVEJA? Grandes merdas, hein? Não dá para refrescar, não dá para matar a sede, cacete, não dá nem pra ficar bêbado. Quantas pessoas que você conhece que ativamente fazem isso? Não faz o menor sentido sair para beber com os amigos e não beber.

Tentaram fazer pouco da lei-seca com esse argumento. Que ela punia até quem tinha bebido tão pouco a ponto de passar em qualquer teste de sobriedade que não medisse dosagem alcoólica no sangue. Uma pessoa que bebe um copinho de cerveja ainda anda em linha reta, ainda tem reflexos bons e não tende a não fazer bobagem no trânsito.

Faz sentido. Mas esse argumento foge do ponto CENTRAL da lei-seca.

O HÁBITO DE BEBER É TOTALMENTE INCOMPATÍVEL COM DIRIGIR UM VEÍCULO QUE NORMALMENTE PESA MAIS QUE UMA TONELADA E ACELERA A MAIS DE 100KM/H!!!

Não a cervejinha… a lei pune o HÁBITO! Quer beber? Tudo bem, bebidas alcoólicas são permitidas no Brasil. Quer beber e estar no comando de uma máquina que pode te matar e matar outras pessoas? VAI PRA PUTA-QUE-TE-PARIU, SEU DESPERDÍCIO DE OXIGÊNIO! Você daria uma arma de fogo na mão de um retardado? EU, outro ser-humano, tenho todo o direito do mundo de NÃO CONFIAR no seu julgamento do que é certo ou errado, principalmente se você consumiu uma substância cujo OBJETIVO é mexer com o seu senso de auto-preservação.

Sigam essa lógica: Quem não consome álcool não fica alcoolizado. Foda-se se VOCÊ acha que pode dirigir um carro depois de beber um pouco. O SEU direito acaba onde começa o de outra pessoa. Não, leis não existem para te agradar, leis existem para fazer essa MERDA de humanidade funcionar de forma minimamente civilizada. E adivinha só… uma pessoa civilizada não arriscaria a vida de outra pessoa apenas por seu orgulho idiota.

Você acha que pode beber e dirigir? Você não é um ser humano civilizado e racional. O seu lugar é longe da sociedade. E se você começar a pensar de forma um pouco mais complexa que uma ameba, talvez em alguns anos você mereça voltar ao convívio com outras pessoas.

Isso é uma crítica pessoal. Não estou falando “deles”, estou falando de você que já arriscou uma vez ou outra, estou falando de você que acha que só uma vez não vai dar problema, estou falando de mim, que já brinquei com a sorte algumas vezes. A água precisa bater na bunda para a gente perceber como isso é sério.

E é sério.

O desfavor da semana é a minha previsão de que essa notícia vai servir para tirar a seriedade do assunto. Aposto que alguém já deve ter feito essa piadinha, dizendo que por causa da lei seca os acidentes aumentaram ou mesmo dizendo que não fazia a menor diferença.

É difícil defender a argumentação que beber e dirigir são coisas compatíveis. Como eu já disse, a maioria das pessoas sabe disso. Mas existem várias formas de se enganar e deixar de fazer a coisa certa. Deboche é só mais uma delas.

– “Estou meio alto para dirigir…”

– “Não esquenta, viu que os acidentes subiram com a lei-seca?”

– “Hahahahah…”

– “Vai mais devagar e fica tudo em paz…”

Essas pessoas não acreditam de verdade que não faz diferença. Elas apenas conseguem deixar de levar a sério o assunto o tempo suficiente para enganar o bom-senso e fazer a besteira.

Porque na verdade é tudo uma questão de probabilidades. Já ouvi muitas histórias de amigos, colegas e conhecidos que dirigiram COMPLETAMENTE alterados e acabaram saindo ilesos da viagem. E essas mesmas pessoas dizem que por causa disso acreditam que seja exagero dizer que todo mundo que bebe bate o carro e mata dez pessoas…

Óbvio que é exagero. Se todo mundo que dirigisse bêbado batesse o carro, já teríamos mais carros nos ferro-velhos do que nas ruas. Mas novamente, não é esse o argumento contra dirigir sob influência de álcool. É o aumento da probabilidade de que o condutor embrigado faça alguma coisa estúpida e coloque vidas em risco.

O argumento de quem defende o rigor da lei-seca é justamente esse. Simples, claro e abrangente.

O argumento de quem faz pouco dela é falacioso: “A lei acha que quem bebe uma gota de cerveja vai começar um novo Holocausto nas ruas. E além disso, tá na cara que não funciona nada, já que ainda tem acidente nas estradas.”

Só um bêbado não perceberia a BOBAGEM que esses argumentos são.


Qualquer estudante de direito sabe que a quantidade de lei no Brasil é indecente. Matamos um leão por dia para estar atualizados. Praticamente todo dia sai uma lei nova. E o país continua uma zona! Como pode?

Qualquer estudante de direito vai te responder: já está comprovado que o determinante para o cumprimento de uma lei não é uma previsão de pena severa, e sim o temor real de ser pego. Todo mundo sabe que a quantidade de etilômetros disponíveis para fiscalização é insignificante. Com o tempo, os motoristas viram que nada acontece e voltaram a dirigir bêbados sem o menor problema.

Em reportagens como donos de estabelecimentos comerciais, disseram que a procura por transporte do próprio bar para voltar para casa diminuiu tanto, que resolveram cancelar o serviço. A lei perdeu a credibilidade.

O brasileiro tem uma mania de achar que tudo se resolve com lei. Não, não se resolve. A lei é o PRIMEIRO passo. Sem fiscalização e punição a lei vira letra morta.

O grande desfavor não é o aumento de mortos em acidentes de trânsito, e sim a repetição de um velho mecanismo que atrasa o país: querer dar um passo maior que a perna. Primeiro deveria ter sido liberada verba para compra de etilômetros, depois, feito um treinamento especializado daqueles que fiscalizarão. Depois de toda a infra-estrutura montada é que teria que ser editada uma lei proibindo dirigir após ingestão de álcool.

Mas, o legislador, como sempre, despreparado, joga uma lei na sociedade, mesmo ciente que ela não será exigível nem fiscalizável e ainda lava as mãos “Nós criamos a lei, fizemos nossa parte”. Os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, empurram culpa uns para os outros.

Claro que o cidadão tem sua parcela de imbecilidade. O brasileiro se sente no direito de “escolher” a lei que vai cumprir. Se não concorda com a lei, simplesmente não cumpre e cospe meia dúzia de resmungos dizendo que a lei “é ridícula” ou “não faz o menor sentido” e simplesmente a ignora. O mesmo que suborna o guarda e depois reclama que não há punição no Brasil e que o direito penal “dá muito mole para bandido”. Bandido são os outros, ele é o espertão acima do bem e do mal que pode decidir que lei quer cumprir.

A lei é radical? É idiota? É desfavor? Ok, mas é lei. E lei foi feita para ser cumprida. Se bem que no Brasil, lei foi feita para ser comprida… ô falta de poder de síntese! Não gostou da lei? Se sente afrontado? Ingresse com uma ação pedindo para que ela seja declarada inconstitucional, quem sabe algum juiz não te exime de cumprir a lei? Conheço gente que não paga o valor fixo de telefone graças a decisão judicial. O que não pode é por vontade própria sair quebrando as regras que devem valer para todos… Já pensou se cada um escolher a lei que vai cumprir? Bom gosto e bom senso todo mundo tem, né?

Em vez de fazer estádio para Copa do Mundo, em vez de gastar rios de dinheiro com ONGs, em vez de torrar grana no cartão de crédito presidencial, podiam investir em uma campanha série de punição contra motoristas bêbados. Não é fazer comercial dizendo que acidente de trânsito mata. O povo já sabe disso. É colocar efetivo nas ruas para fiscalizar e filmar neguinho saindo preso, algemado do carro. Quando colocada em prática, a lei se mostrou eficiente.

Mas aí entra o que a gente não vê. A quantidade de pessoas que saíram no prejuízo com essa lei. A máfia da bebida alcoólica (nos primeiro meses a venda de cerveja caiu 30%), os bares, restaurantes e boates, os postos de gasolina, etc etc. Pasmem, até centros de doação de órgãos reclamaram dessa lei. Sabem porque? Porque com ela começou a morrer menos gente, e em conseqüência tinha menos doador. Pô, que falta de consideração, né galera? Vê se morre mais gente aí para doar órgãos!

Se você acha um absurdo um motorista se sentir no direito de dirgir bêbado e acabar matando uma família que voltava de férias, ponha mão na consciência e pense quantas leis VOCÊ desrespeita. É menos grave? Quem disse? É incorreto quem rouba R$1 ou quem rouba R$100.000,00. Você pode e os outros não?

O que é preciso para colocar na cabeça das pessoas que lei é para ser cumprida, independente da concordância ou não do cidadão? Não gosta dessa sociedade? Se mude para a Suíça ou tente invalidar a lei judicialmente. Até segunda ordem, lei é para ser cumprida.

Não é um discurso moralista, longe de mim. Não me canso de dizer que sou admiradora da lei. É um discurso contra a arrogância daqueles que conhecem mal e porcamente nosso sistema jurídico e a realidade do país e se sentem no direito de abrir a boquinha para falar mal de uma coisa que só conhecem pelo Jornal Nacional e pela revista Veja. Estude a fundo direito, estude a fundo a legislação. Eu não saio construindo prédios ou receitando remédios por aí porque não sou médica nem engenheira.

Infelizmente, não tenho esperanças que as pessoas façam um exame de consciência e passem a cumprir a lei. Vai ter que ser na porrada, que é como esse povo bunda entende. Na base da punição, que nem cachorro que mija fora do lugar. Espero de coração que depois desse aumento dos acidentes de trânsito a sociedade perceba o que o letrado legislador não teve a capacidade de perceber: fazer lei não adianta de porra nenhuma, é preciso criar mecanismos de fiscalização para fazer com que essa lei seja cumprida, porque aqui é República das Bananas e neguinho se acha malandro toda a vida. Abri minha monografia com uma frase que até hoje costumo repetir: “quando o direito ignora a realidade, a realidade se vinga, ignorando o direito”.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (12)

  • gente como uma pessoa vai dirigir bebado sera que qualquer idiota vai saber que o alcool tira toda a cordenaçao motora de uma pessoa mesmo assim esses desgraçados andam tirando a vida de outras pessoas.pode isso e helloo autoridades.

  • Sim, uso todos originais, em casa e no trabalho.

    Baixar músicas na internet não é crime, o crime é auferir lucro com isso, regravar e comercializar.

    O uso indevido de imagem também é para fins comerciais. Nunca usei a imagem de ninguém para vender nada (apenas para denegrir a pessoa no Processa Eu! hahahaha)

    Uma pena que se siga a lei conforme conveniência pessoal. Existem países onde isso não é facultado, e sim, eu acho que isso os faz melhores que o Brasil.

  • Vc cumpre todas as leis, será?! vamos ver…, vc usa software original na sua casa? trabalho?! paga mais de mil reais para ter uma versão do Windows atualizada?, ou uma versão atualizada do Office? ou de outro software qualquer?! quantas vezes vc violou os direitos autorais de alguma gravadora ou artista ao baixar um mp3 de sua preferência ou então usou indevidamente uma imagem sem a permissão do autor?! as Leis estão aí para quem as quer ver e cumprir seja aqui no Brasil, nos EUA ou em outra parte do mundo, não somos piores e nem melhores que ninguém, a nossa conveniência é que influi se vamos respeitar uma lei ou não, pessoalmente acredito que toda sociedade que se preze precisa de um pouco de hipocresia para se manter…Quanto à Lei Seca acho mais um problema cultural dos brasileiros que se acostumaram a beber e dirigir ao longo de décadas tendo a conveniência de andar no seu carro sem depender de taxi ou de transporte publico ineficiente e inseguro (especialmente a noite!), mudar esse hábito vai ser algo demorado e bastante custoso, as gerações futuras talvez aceitem melhor essa mudança de hábito, até lá só com muita blitz mesmo…

  • sei como isso acontece, pois um carro atropelou tda minha familia(eu meu esposo e meu dois filhos, morrendo minha lourinha linda de apenas 3 anos e meio)o motorista totalmente enbriagado e ainda hoje 1 ano e 10 meses depois ele continua bebendo, dirigindo bebado e nunca teve se quer uma audiencia sobre o acontecido. sofro de depressão até hoje.

  • Já que só um bêbado não perceberia a BOBAGEM de seus argumentos contra a lei seca e que neguinho se acha malandro toda a vida, enquanto isso não mudar, vou abrir uma funerária…alguém topa ser sócio?

    suellen

  • E daí que aumentou? Vai aumentar mesmo todo ano, porque geral não tá nem aí pra lei seca e o escambau. Vão continuar enchendo a fuça e se drogando, com ou sem fiscalização, porque o vício fala mais alto. Não é falta de lei, é falta de família e de vergonha na cara.

  • Claro que não concordo com todas as leis, mas as cumpro, concordando ou não.

    Lei é para ser cumprida e não acho que minha discordância seja suficiente para me achar acima da lei. Sobretudo em assuntos onde coloco a vida dos outros em risco.

    Não é conformismo, não sou uma ovelha. Quando discordo de uma lei peço sua declaração de inconstitucionalidade, não faço o terrorismo anarquista revoltado de simplesmente ignorá-la.

  • Na minha cidade o jornal local teve coragem de escrever que temos 4 bafometros.
    Esqueceram de dizer que temos mais de 90.000 habitantes,tcs tcs..

  • Verônicah Julio

    Infelizmente, a Lei de nada servirá, pois não há fiscalização e sem a mesma, ninguém será punido! Causar uma crise de consciência nesse bando de ignorantes que acham que beber e dirigir é normal é algo praticamente impossível; é muito mais fácil se conscientizar depois de causar um acidente!

    E que frase forte Sally!!! Perfeita!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: