Desfavor da semana: "Estupra mas não mata."

A frase que intitula esta coluna foi cunhada pelo desfavor-mór Paulo Maluf há 20 anos atrás, durante uma campanha presidencial. É considerada uma das maiores gafes políticas da história brasileira, e isso quer dizer muito.

A Igreja Católica, representada pelo Arcebispo de Olinda – dom José Cardoso -, acaba de repetir a mesma argumentação ao excomungar todos os envolvidos no aborto (absolutamente legal e necessário) dos fetos carregados por uma criança de 9 anos de idade que foi violentada pelo padrasto. Repete porque o único que vai sair “ileso” das punições religiosas é justamente o estuprador.

Não há ninguém mais errado nesse caso do que o padrasto da garota. Casos como esse, infelizmente, são muito freqüentes no Brasil. Muitas crianças estão sofrendo abusos parecidos com esse, mas poucas conseguem se livrar dessa situação antes de chegar à adolescência. (Algumas nem assim.)

O caso de qual falamos hoje só chegou a uma conclusão porque a garota engravidou, de gêmeos, aos 9 anos de idade. Sentindo dores, foi levada pela mãe até um hospital, onde para surpresa geral, foi constatada uma gestação de quase quatro meses. Nem preciso dizer QUÃO arriscada é uma gravidez dessas numa criança, não? A menina corria risco de morte.

Não demorou muito até acharem o culpado. O padrasto. Diante de evidências inegáveis, ele já está preso e vai responder pelos seus crimes. De uma certa forma, foi uma conclusão mais rápida do que o de costume nesses casos.

O que não quer dizer que os problemas da menina terminaram. Ela ainda tinha dois fetos em seu ventre, os quais poderiam causar danos seriíssimos à sua saúde. Além de tudo, eram fruto de um estupro. Estavam delimitados os dois motivos legais para se fazer um aborto no Brasil. Preocupados com a VIDA da criança, realizaram o aborto. Atualmente a garota já recebeu alta e passa bem.

Esses são os fatos. Um monstro estuprou sua enteada, a engravidou colocando sua vida em xeque e foi preso. A mãe autorizou e os médicos responsáveis fizeram a operação necessária para protegê-la.

Mas esses não são os fatos para a secular e engessada Igreja Católica. Para eles, dois fetos inocentes foram brutalmente assassinados. Sem contexto, sem análise, sem coerência. Sejam bem-vindos à mente dos adultos que tem amigos imaginários.

Para quem não sabe, a Igreja Católica é montada em cima de vários dogmas. Dogmas nada mais são do que verdades absolutas e inquestionáveis. Com a santíssima Igreja não existe argumentação, as coisas são como eles querem que sejam e ponto final.

Vou tentar não entrar muito no aspecto teológico da coisa, cada um acredita no que bem entender, é direito pessoal, garantido pela constituição. Além disso, existe a liberdade de expressão, também protegida pela nossa Carta Magna.

O Arcebispo de Olinda tinha poderes para excomungar quem não seguisse um dos dogmas da religião que representa? Sim. Ele tem o direito de acreditar piamente nisso? Claro. Ele tem liberdade de fazer essa afirmação publicamente? Com certeza.

Mas a vida não é feita só de poderes e direitos. Essa liberdade traz consigo uma carga de deveres e responsabilidades. Sendo que muitos desses não estão escritos em nenhum documento legal. Qualquer pessoa com um mínimo de bom-senso consegue depreender a maioria dessas “regras” para uma convivência saudável com outros seres humanos.

Bom-senso que passou longe da Arquidiocese de Olinda. Ao fazer alarde sobre a excomungação da mãe da menina, dos médicos e de outros envolvidos no caso em represália ao aborto que se precisou fazer, dom José Cardoso não foi só de uma indelicadeza incrível com o sofrimento da família como fez parecer que queria se promover com o caso.

Nada cristão, hein? Punir alguém que já está sofrendo não me parece nada compatível com toda aquela história de amar o próximo. Mas o pior de tudo foi dar entrevistas para O MUNDO TODO cutucando a ferida e criticando a família e os médicos que salvaram a pobre garota.

Bom, imagino que seja padrão da Igreja Católica punir todo mundo e deixar Deus julgá-los depois. (Inquisição, Cruzadas…) Excomungue primeiro, pergunte depois. O homem que estuprou uma criança deve receber uma punição maior ainda, certo?

Errado. O problema dos dogmas é que eles não se adaptam a nada. Como a Igreja só consegue enxergar o assassinato de dois seres humanos, na escala de punições ele não merece ser excomungado. Nenhum dos dez mandamentos é muito específico sobre estupros. (Assim como todas as doutrinas religiosas existentes, a do catolicismo é cheia de buracos, incoerências e contradições.)

11º Mandamento: Estupra mas não mata.

Embora eu não consiga acreditar que o Arcebispo de Olinda ache que aquele ser humano desprezível que violentou a enteada seja inocente, eu ainda acho que ele poderia muito bem ter ficado quieto. Sujou (mais ainda) a imagem da instituição que representa, humilhou publicamente as vítimas e ajudou uma presunção de que diante dos olhos da divindade imaginária na qual ele e a maioria do mundo ocidental acreditam, abusar de uma criança não seja algo tão horrível assim.

Ah sim, seguindo a lógica religiosa: O estuprador poderá pedir perdão e ir para o Céu. A mãe da menina e os médicos já estão condenados a queimar no Inferno por toda a eternidade.

12º Mandamento: Estupra mas não ajuda.

A humanidade já é repulsiva naturalmente, custa não incentivar?

Para me excomungar, para inventar um novo mandamento ou para perguntar se o Maluf é um emissário dos céus: somir@desfavor.com


Por mim, este desfavor da semana nem precisaria de argumentação. Bastava colocar a manchete que estampou tudo quanto foi jornal e site e pronto, nada mais deve ser dito. Mas sou obrigada a escrever, então, me perdoem, não tem como não chover no molhado pelas próximas duas páginas.

Um estupro é uma coisa terrível. Um estupro em uma criança é uma coisa muito terrível. Um estupro em uma criança que começou quando ela tinha seis anos e se estendeu sistematicamente por três anos, até seus nove anos de idade, é uma coisa absolutamente terrível. Um estupro em uma criança que se estende por anos e praticado pro seu pai, é uma coisa escrotamente terrível. Um estupro em uma criança que se estende por anos, praticado por seu pai e que acarreta em uma gravidez aos nove anos é uma coisa absurdamente terrível. Um estupro em uma criança que se estende por anos, praticado por seu pai e que acarreta em uma gravidez de gêmeos ultrapassa qualquer limite de definição de palavras que eu possa expressar.

O que pode ser pior do que isso? A Igreja Católica dizendo que o aborto praticado foi PIOR do que tudo isso, e excomungando todo mundo que participou dele.

Os argumentos não se sustentam, e não entendo como é que até agora ninguém abriu a boca para levantar o que eu vou dizer: a Igreja condenou o aborto com base no direito à vida (“não matarás”). Ocorre que, se uma menina de nove anos levar uma gravidez de gêmeos até o final, provavelmente morrerá em decorrência de complicações, porque seu organismo não está preparado para isso. Cadê o direito à vida dessa menina? É argumento de advogado, eu sei, mas vocês tem que concordar comigo que faz sentido.

Como pode a Igreja vir falar que o aborto feito é mais grave do que todas as barbaridades narradas? Com base em que a Igreja pode fazer essa afirmativa, estilo “dona da verdade”? Talvez com base nos mandamentos DELES o aborto seja considerado mais grave (o que só mostra como é incoerente, Deus me livre de seguir esse tipo de ensinamento e valores), mas não podem sair afirmando isso como verdade absoluta.

O Arcebispo deve estar muito arrependido de ter dito isso. Foi no calcanhar de Aquiles, expôs em cores vivas toda a hipocrisia da Igreja Católica. Excomungaram até os médicos que participaram do procedimento. Curioso, o Judiciário não condena, mas o Arcebispo sim. Tudo que essa menina e as pessoas que a querem bem e zelam por ela não precisam é levar uma esculachada pública do Sr. Arcebispo de Olinda. Será que o Sr. Arcebispo de Olinda nunca infringiu nenhum dos mandamentos? Nunca realizou uma ponderação em relação a eles?

Criminalizar a vítima é uma conduta recorrente na Igreja Católica, desde os tempos da Santa Inquisição. Estou vendo a hora que Deus vai se cansar e voltar aqui para colocar ordem no galinheiro, como no filme “Stigmata”. Ele deve estar bastante revoltado vendo uma coisa dessas. Este tipo de pessoa representando-o deve embrulhar o estômago.

O que mais me dói é como o caso virou público. Ninguém respeita a dor e o momento difícil que essa família deve estar passando? Normalmente a Igreja não dá publicidade quando excomunga alguém. Mas o Sr. Arcebispo fez questão de colocar seu focinho (enrugado) nas câmeras de TV e dizer que todos os que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungados. Se eu fosse católica, teria deixado de ser depois disso.

Qual é a mensagem que o Sr. Arcebispo está passando? Que Deus perdoa estupro, mas que aborto nem pensar, é cartão vermelho na hora?

Nem vou perder meu tempo falando desse pai que fez isso e da eventual responsabilidade dessa mãe. O tema é outro. A Igreja voltou sua ira e punição para as únicas pessoas que realmente fizeram algo para AJUDAR essa menina. Em contrapartida, reforçaram a tese de que o que esse pai fez é perdoável. Foi um desfavor duplo, um senhor desfavor.

Desculpem, tudo que eu disse foi muito óbvio, mas infelizmente, ao que parece, ainda não entrou na cabeça de muita gente. Seus superiores (desde Brasil até Vaticano) apoiaram o Arcebispo, ou seja, não foi uma opinião isolada dele, e sim a opinião da Igreja Católica (isso se não voltarem atrás quando a merda feder). Deus deve estar muito revoltado, até mais do que eu.

É desse tipo de instituição que vocês querem participar? Pensem com cuidado. Ser católico é ser tão canalha e babaca com esse Arcebispo. É assinar embaixo da afirmativa que esse aborto foi pior do que o estupro.

Para falar sobre o tempo, sobre batom e perfume e sobre sugestão de temas (porque sobre esse, não há mais nada a ser dito): sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (18)

  • Sally, obrigada :)
    Só tenho que aplaudir o Somir & Sally…clap..clap
    Vc’s podem escrever um livro, dois, três………..
    Esse texto é digno de um premio!!

    • Obrigada, Cacilda. Mas um livro nosso não venderia bem não, a gente tem um estilo de escrita considerado meio agressivo, somos muito criticados por isso. Mas fiquei muito feliz que você gostou de outros textos além do dos gatos. Beijos para você e para o Nick!

  • Pega esses naziteístas todos e mata sem estuprar. Mesmo pq nem estuprador tá aguentando o fedor dessa “gente”.

  • “Ela ainda tinha dois fetos em seu ventre, os quais poderiam causar danos seriíssimos à sua saúde. Além de tudo, eram fruto de um estupro.”

    Pois é… CADÊ A PORRA DO DEUS, CADÊ a PORRA DO ANJO DA GUARDA nessa horas????

  • Que o Poder Superior abençoe a todos os ‘excomungados’ que estam cuidando da garota nesse momento. Quanto a esse palhacinho de saia achando que é Deus…..sem palavras.
    Tô aderindo a campanha do Balsaks:
    Bispo Excomunga Eu!

  • Eu não daria a mínima se fosse excomungada por uma instituição ‘religiosa’ dessa. Se esse é o tipo de atitude comum a ela. Alíás, esse texto deveria constar no tópico: Deleta eu, mas como
    Excomunga eu!

    Ótimos textos!

  • Sou católica de batismo (vou a igreja qdo to afim só), e to envergolhada por esse Arcebispo..vergonha alheia sabe. Me assusta a vida de uma criança ter menos importancia que esses ideias fundamentalistas dele. e o que revolta mais ainda é q conheço pessoas e nao só concordam com ele como tb ja fizeram coisas abominaveis.
    Pq os padres pedófilos nao são excomungados? na minha cidade tem DOIS padres que tem filhos…sim..FILHOS…nao deixaram o celibato, continuam confessando pessoas… mas quem são eles pra julgar o erro do proximo?

    E tb acho que Deus ta revoltado lá em cima… poxa, ele deixa representantes aqui e eles só fazem cagada!!! ele devia demitir TODOS!!

  • Eu achei essa historia um absurdo completo! E sabe o que mais? Ontem estava falando com uns amigos catolicos praticantes e eles concordavam com o arcebispo e ainda disseram perolas como: a religião de jesus é o catolicismo, está há 2000 anos e é a unica que perdura.
    Acho que esqueceram que comentar as mortes e as politicagens.

    Povinho alienado, hein ;P

  • http://www.petitiononline.com/excomung/petition.html

    Excumunhão voluntária
    Mais eficaz do que mandar e-mails individuais para o arcebispo, que fatalmente serão ignorados, é cada um de nós solicitar sua auto-excomunhão como forma de protesto.
    A petição a seguir tem este objetivo. Juntar assinaturas de todos que se sentem revoltados com mais esta atitude medieval da ICAR e mostrar que a “pena” de excomunhão é tão relevante quanto palitos de dentes para pombos.

  • Igreja hipócrita do caralho!
    Sociedade tbm hipocrita e bestificada, por nao se manifestar contra essa decisao cretina.

  • O negócio é dos católicos é procriar, mesmo que seja de estupro e mesmo que a mãe estuprada corra risco de vida. Isso, deixa nascer, mas depois joga o infelizinho a própria sorte! Se Deus é amor, nunca aprovaria deixar nascer uma criança, filha de outra criança, que foi gerada com violência. Sabem fazer campanhas contra aborto, mas quando nasce ninguém ajuda financeiramente.

  • Também acho que a falha não esta em Deus, e sim nas pessoas que se acham superiores o bastante para julgar por Ele.

  • Veronicah Julio

    De forma geral, toda religião dita cristã, segue (teoricamente) as mesmas regras da igreja católica e condenam o aborto. Eu sei que não sou ninguém para condenar ou livrar alguém de ir para o inferno, mas sei que esse arcebispo deveria ter ficado de boca fechada!
    Nessas horas, fico feliz por ser espiritual mesmo sem ter religião! Deus me livre da religiosidade cega desse povo!

  • “Estou vendo a hora que Deus vai se cansar e voltar aqui para colocar ordem no galinheiro, como no filme “Stigmata”. Ele deve estar bastante revoltado vendo uma coisa dessas. Este tipo de pessoa representando-o deve embrulhar o estômago.”

    Vocês falaram TUDO. Não tem problema o Somir acreditar ou não em Deus, mas foi sensato demais em não entrar num debate assim. Sally, ÓTIMO texto.

    Concordo com vocês meesmo.
    Ah, as falhas não estão em Deus, estão nos homens.
    E eu acho um absurdo uma instituição achar que tem o próprio Deus na barriga. Eles deveriam ser excomungados por eles mesmos.
    Valeu.

  • Somir,

    Texto perfeito, irretocável…um dia vou crescer e escrever desse jeito…

    E, pelas exposições da Sally e por outros motivos que, para não ser um “católico meia boca” só para poder casar na igreja, deixei a religião por completo…

    Uma reportagem da TV Record mostrou que, no ano passado, pesquisa do Hospital Pérola Byington (sic) apontou que 48,4% das mulheres entrevistadas que realizaram aborto no ano passado se declararam católicas…

    Nisso, quantos fiéis a Igreja perderia se esse mesmo rigor fosse aplicado a essas mulheres que, nem de longe, passaram pelo sofrimento dessa menina e pelos mesmos riscos?

    Mas, chega, os argumentos desse desfavor são mais que suficientes…

    Suellen

  • só corrigindo o Somir:
    “Ah sim, seguindo a lógica religiosa: O estuprador poderá pedir perdão e ir para o Céu. A mãe da menina e os médicos já estão condenados a queimar no Inferno por toda a eternidade.”

    No caso, se eles também pedirem perdão, poderão ser aceitos novamente na Igreja.

  • Minha mãe vive brigando comigo quando eu digo que não concordo com a Igreja. Eu acredito em Deus, do MEU jeito. Fui batizada, fiz primeira comunhão e tudo. Mas agora eu acho que parei com esses rituais catolicos. Mas voltando a minha mãe: ela ficou uns dois dias sem falar comigo quando eu disse que não acreditava na Igreja Catolica.
    Quando ela me contou desse caso dessa menina, eu fiquei revoltadissima! Olhei bem pra ela e falei: “é mãe, agora você não acha também não acha a sua amada Igreja repugnante?”, logico, ela ficou sem o que dizer.
    Como você disse, Sally, nem tem o que comentar desse caso. Vai me dar uma crise se eu continuar pensando nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: