Desfavor explica: Coca-Cola.

Eu paro quando quiser...

Uma das bebidas mais vendidas no mundo, comercializada em mais de 140 países. Vício para uns, vilã para outros. O Desfavor Explica de hoje é sobre nosso doce veneno, Coca-Cola.

Antes de mais nada, quero informar que para escrever este texto pedi ajuda de profissionais avalizados. Todas as informações técnicas que podem ser vistas aqui me foram passadas por técnicos da área. E desde já agradeço a compreensão e paciência dos três que consultei em responder minhas intermináveis perguntas (dou uma folha de coca para quem adivinhar em que empresa eles trabalham).

A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em 1886. Não foi criada como uma bebida e sim como um remédio patenteado (era um “tônico para os nervos”, o que quer que isso signifique). Usava como estimulante a folha de coca (essa mesma, a da cocaína), o que alimentou uma lenda urbana que Coca-Cola contém cocaína até os dias de hoje. Com o tempo, o estimulante foi substituído pela cafeína, entretanto, a folha de coca ainda é usada para dar sabor à bebida, porém essa folha não tem qualquer potencial entorpecente. Até 1915, a Coca-Cola de fato continha uma pequena quantidade de cocaína (o que na época era permitido). Depois disso, foi suprimida e restou apenas a folha de coca.

A bebida recebeu esse nome porque era composta de folhas de COCA e o sabor era oriundo da noz de COLA (uma plantinha africana).

Com o tempo e com algumas alterações em sua fórmula e uma campanha de marketing muito eficiente, entrou no mercado como uma das bebidas mais consumidas no mundo. Nos primórdios, o concentrado da bebida (xarope que dá origem ao refrigerante) era armazenado em barris vermelhos. Por isso adotaram o vermelho como cor oficial da marca e fizera disso uma característica marcante. Grandes trolls da publicidade fazem isso: capitalizam em cima de tudo para tornar o produto onipresente.

O nome do responsável pela marca Coca-Cola é Asa Griggs Candler. Esse gênio da trollagem alimentar nos empurrou essa bosta goela abaixo e nos fez crer que seu sabor é agradável. Desenvolveu uma estratégia de marketing massificando a presença da Coca-Cola na vida dos consumidores: distribuiu objetos com a marca da Coca-Cola para os comerciantes locais, de modo que ela se torne onipresente, espalhou as Coke Machines para permitir que o consumidor tenha acesso à bebida em todos os lugares e criou embalagens portáteis que permitiam beber Coca-Cola em qualquer lugar.

Também associou a Coca-Cola à família, com propagandas onde ela era a bebida oficial do almoço de domingo. Criaram na Coca-Cola uma idéia de originalidade, rebaixando os concorrentes a meras “cópias”. Fizeram uma garrafa exclusiva, chamada “Contour”, que o consumidor poderia reconhecer sem rótulo, até mesmo de olhos vendados ou no escuro, graças a seu design original, que foi um sucesso, uma marca em si mesma. Esta sucessão acertos publicitários alavancou o sucesso da bebida. Mas é claro que não foi apenas marketing. A bebida, por sua fórmula, conquistou nossos organismos.

Vamos à grande pergunta que não quer calar: a fórmula secreta da Coca-Cola. Como pode ser que nenhum outro refrigerante a tenha descoberto e imitado? Como pode uma bebida fabricada há mais de cem anos manter em sigilo sua fórmula? Eu sempre acreditei nessa lenda urbana de que a fórmula da Coca-Cola era secreta e apenas dois executivos sabiam seu conteúdo, cada um conhecendo apenas a metade da fórmula. Estava errada. Até parece que existem segredos na era da internet.

Senhoras e Senhores, o Desfavor lhes dá a fórmula da Coca-Cola: concentrado de açúcar queimado (vulgo “caramelo”, que é o que lhe dá essa cor escura), ácido ortofosfórico (um “veneno” do qual falarei mais tarde), sacarose (vulgo açúcar, mais precisamente açúcar da frutose do milho), extrato da folha da planta de coca (calma, não é cocaína), cafeína (que faz com que as pessoas que ingerem Coca-Cola se mantenham mais alertas e concentradas), conservantes, Dióxido de Carbono e meu grande inimigo, o Sódio.

“Mas Sally, se todo mundo sabe a fórmula, porque os concorrentes tem gosto de xarope? Porque não fazem bebidas tão gostosas como a Coca-Cola?”. É aqui que começa a baixaria. Não é inteligente escrever o que eu vou escrever, mas eu vou escrever mesmo assim e na pior das hipóteses, isso vira um Processa EU. Já pensou? Ser processada pela Coca-Cola? As outras marcas usam em sua composição uma substância chamada ácido cítrico. A Coca usa ácido ortofosfórico. O ácido ortofosfórico causa uma falsa sensação de leveza, de boca limpa, de refrescância que torna a Coca-Cola mais agradável que a concorrência. Ele é o diferencial. Sem ele a Coca-Cola seria intragável. Mas, se ele é o pulo do gato, porque os demais refrigerantes não o usam?

Simples. Porque é proibido. Só a Coca-Cola tem permissão. Porque é proibido? Porque pode causar uma série de malefício à saúde, quando consumido em excesso, como corrosão do esmalte dos dentes, osteoporose e comprometimento da formação óssea e dentária de uma criança. Ele rouba cálcio do organismo, por isso pode causar esses e muitos outros estragos. Pergunta número dois: se mais ninguém pode usar, porque a Coca-Cola pode? Não sei responder. Ninguém sabe responder. Tirem suas próprias conclusões.

Já fizeram um grande alarde sobre a presença da folha de coca na Coca-Cola. Um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal concluiu que a Coca-Cola do Brasil usa sim folhas de coca como matéria prima do extrato vegetal que dá origem à bebida. Isso não quer dizer que a Coca-Cola seja uma droga, nem que vicie (até vicia, mas é pelo açúcar e pelo sódio). A folha de coca não é sinônimo de cocaína, não contém alcalóides entorpecentes. Mas então porque tanto barulho? Porque o uso da folha de coca não seria permitido por lei, mesmo que não tenha efeitos entorpecentes. Segue um trecho do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal:

“… as folhas de coca provenientes do vegetal cientificamente denominado Erytroxylum novagranatense, variedade truxillensi, cultivada no Peru, são utilizadas como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante Coca-Cola (…) as análises químicas realizadas (…) não revelaram a presença de cocaína e outras substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas na composição dos extratos vegetais”.

Na época em que explodiu a controvérsia, o chefão da marca de refrigerantes Dolly foi à imprensa questionar porque a Coca-Cola poderia usar folhas de coca em sua composição se a legislação brasileira proibia sua utilização e de qualquer derivado da folha de coca. O Presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária disse que, a rigor, o produto deveria ter sua comercialização suspensa.

Desde então, começou uma briga onde de um lado se pede a suspensão da comercialização pelo descumprimento à lei, e do outro a Coca-Cola alegando que não contém substâncias entorpecentes, logo, não faz mal à saúde, logo, não precisa respeitar essa lei. Teve de tudo um pouco, ação judicial, ameaça de morte e boicote. E ninguém fala na porra do ácido ortofosfórico, que mais ninguém pode usar e que é o que realmente está fodendo com a saúde das pessoas.

E não é só o ácido ortofosfórico que faz mal ao organismo humano. O teor de acidez da Coca-Cola é assustador, seu PH é de 2.5, algo próximo ao vinagre ou ao nosso suco gástrico. Tá pouco? Quer mais? Coca-Cola tem uma quantidade elevada de sódio. Cloreto de Sódio provoca uma sensação “refrescante”, o que não passa de uma armadilha, porque acaba causando uma sede ainda maior. Daí essa vontade de beber mais Coca-Cola. E o sódio vai entrando… causando retenção hídrica no seu organismo, vulgo celulite.

A bebida também contém muito açúcar, mas não enjoa porque essa quantidade de sódio compensa e imensa quantidade de açúcar. Um “anula” o outro, nos fazendo ingerir ambos em doses cavalares. Cerca de 10% da Coca-Cola são de açúcar, ou seja, você bebe aproximadamente dez colheres de açúcar de uma vez. E o maldito ácido ortofosfórico combinado com o sódio faz com que você não sinta que está ingerindo tanto açúcar.

Quando tanto açúcar entra no organismo, há produção de insulina para tentar conter o estrago. O fígado transforma esse açúcar em gordura e com o tempo você não cabe mais na sua calça, parte por culpa do açúcar (gordura), parte por culpa do sódio (retenção de líquidos). Todo esse açúcar que você ingeriu é estocado pelo seu organismo, ou seja, aproximadamente duas horas depois, por causa do aumento da produção de insulina, seu organismo deu conta do açúcar, que fica baixo outra vez e você está com vontade de beber Coca-Cola novamente.

Além disso, duas horas depois a cafeína também já parou de fazer efeito. A “euforia da Coca-Cola” passou. Por isso, as pessoas bebem mais, sobrecarregando novamente seu organismo, enquanto o ácido ortofosfórico se encarrega de levar embora pelo intestino grosso seu cálcio, magnésio, zinco e outros.

Porque nosso organismo pede mais de uma coisa que faz mal? Muitos e muitos anos atrás, quando o ser humano caçava para se alimentar, o organismo se acostumou a estocar o máximo que podia, porque nunca se sabia quando seria a próxima refeição. Hoje, por resquício daqueles tempos, o corpo “pede” comidas gordurosas ou açucaradas, para estocar em caso de necessidade, mesmo sem precisar. Sobrevivia quem mais estocava. Esses foram os genes que prosperaram. Açúcar vicia, é um fato científico.

E para quem pensa que estará seguro tomando a versão diet… só lamento. A versão sem açúcar é adoçada com aspartame. O aspartame, por suas propriedades (a explicação é tenebrosamente complexa) tem um tempo de validade muito curto depois de molhado, entre duas semanas e um mês. Depois disso passa a ter um gosto horrível. Para evitar essa deterioração, colocam uma caralhada de substâncias químicas para prolongar a vida útil do adoçante, para impedir que ele cristalize e para diversas outras coisas que são chatas demais para explicar aqui. Conclusão: ainda mais tóxico e nocivo ao organismo do que a versão normal. E contém mais sódio, então, não pensem que quem toma refrigerante sem açúcar não engorda, porque o sódio é um vilão ainda pior que o açúcar na dieta. Sem contar que em ambos os casos, o gás pode dilatar as paredes do estômago e te fazer comer mais.

Mas nada disso entra na cabecinha viciada dos consumidores de Coca-Cola. Mesmo cientes de que, em grandes quantidades e a longo prazo ela pode fazer mal ao seu organismo, ainda existem pessoas que apenas bebem Coca-Cola em suas vidas. Sim, pessoas que substituem água por Coca-Cola. A combinação açúcar – sódio – cafeína tem um potencial viciante e os mais fracos se jogam nos braços do vício como se não houvesse amanhã.

Em países onde há consumo ostensivo de Coca-Cola o número de obesos aumentou significativamente. Nos EUA, 73% da população está acima do peso ideal (fonte: BBC Brasil). Claro que a culpa não é só da Coca-Cola, mas coincidentemente, nos estados onde sua venda é mais expressiva, o número de obesos é maior.

Faço aqui uma pergunta que também costumo fazer aos fumantes: sua primeira vez ao usar o produto, foi boa? A primeira vez que você tomou Coca-Cola, o gosto lhe foi agradável? Duvido. Mas eu duvido é muito. Tal qual os fumantes, geralmente a primeira vez não é agradável, mas ainda assim, as pessoas insistem. Pressão social, curiosidade, ou sabe-se lá porque. O fato é que insistem tanto que o organismo se acostuma e pede mais.

Tente dar Coca-Cola a um animal de estimação. Eu já tentei. Eles viram a cara. Mas o marketing exerce tamanha influência em nós, supostos animais racionais, que acabamos cedendo e nos entregando a aquela latinha vermelha gelada. Nada que um Papai Noel de bochechas rosadas um simpático urso polar dançando não resolva. Quão idiotas nós somos?

Sei que ninguém vai deixar de beber Coca-Cola por causa disto que eu escrevi aqui, nem é essa a intenção. Não quero passar sermão nem fazer campanha contra a Coca-Cola, isso seria hippie demais. Livre arbítrio, cada um escolhe a forma como quer se detonar.

Só fico revoltada quando vejo imbecilóides dando Coca-Cola na mamadeira para seus filhos. Se quer se destruir, beleza, de fode aí, Prêmio Darwin, um imbecil a menos no mundo, mas sacanear uma criança que não pode se defender é um pouco demais para o meu gosto. Permitir a ingestão de grandes quantidades de Coca-Cola antes de que se complete a formação óssea e dentária é extremamente prejudicial à criança. Se eu tivesse mais espaço, entraria em detalhes (já estou no final da quinta página, Somir vai me matar).

Só uma curiosidade: os filhos de muitos empresários que trabalham na Coca-Cola estão proibidos de beber Coca-Cola.

Para me perguntar se eu bebo Coca-Cola, para me perguntar se eu trabalho para a Dolly e para me dizer que você sempre bebeu Coca-Cola e seus ossos e dentes vão muito bem, obrigado: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (53)

  • Interessante, não conhecia essa noz de cola.
    Quanto ao PH, eu lembro que uma vez na aula de ciências o professor fez a comparação de coca-cola com suco de limão naquelas fitas e foi bem próximo.
    Eu não gosto de refrigerante, um gole nesse troço e já me dá vontade de arrotar. Mas se tiver que escolher um refrigerante de cola prefiro pepsi twist. Pode ter cafeína, mas eu não acredito nesse efeito, acho que deve estar mais diluída nos outros ingredientes e deve ser psicológico.
    Se eu fosse dona de uma marca de refrigerante de cola tentaria reestabelecer esse conceito de remédio.

  • Todos os refrigerantes são ruins assim? Fazem tanto mal? Que pena… não tomo esse lixo cola mas vez ou outra tomo de guarana/limão. E pessoalmente acho Coca Cola fichinha perto da Pepsi. Que negócio diabólico! Evito tomar refri mas de cola nem pensar! São muito ruins.
    Sempre que posso pentelho alguém que esteja tomando esse lixo cola perto de mim. E uma pessoa que substitui água por isso não tem direito a salvação. E o que falar de dar pra bebês? Só me resta concluir que essa criança é uma filha da puta!
    O coisa de gente gorda e/ou sem amor próprio que é refri de cola!
    Ah, um post falando mal da água suja do imperialismo? Che Guevara curtiu isso.

      • Já virou um clássico da trollagem a imagem do CHE tomando COCA-COLA, como aliás se pode ver aqui.

        Obtendo informações por fontes externas, notei alguns equivocos na colocação da Sally, mas o cerne da colocação dela de que o ÁCIDO FOSFÓRICO (usado como acidulante na coca-cola) tem SIM como efeito abrir o “apetite”, fazendo com que a pessoa, a depender do caso, possa acabar por beber mais e mais da coca-cola (que na sua versão “clássica” tem grande quantidade de açúcar e de sódio) ou mesmo abusar na alimentação, resultando num aumento na tendência a obesidade.

        E aliás, o velho BIOTÔNICO FONTOURA (um veneno pior ainda, dado que o sulfato ferroso heptahidratado pode redundar na combinação de ácido sulfúrico com óxido de ferro) não me deixa mentir, pois também tem o ÁCIDO ORTOFOSFÓRICO em sua composição. E sim, tal “tônico” foi usado durante décadas como artifício para “abrir o apetite”.

  • A respeito do uso de ácido ortofosfórico ele não é proibido e nem é segredo da Coca-Cola. Medicamentos o usam. Há também outros alimentos como geléias, doces, molhos para saladas etc.
    Tenho uma garrafinha com adoçante de aspartame adquirida há mais ou menos 03 meses. O sabor continua o mesmo. Aliás, quando vi esse tipo de comentário comprei o aspartame em pó e dilui uma pequena quantidade em água. Já está há 01 mês na geladeira e o sabor continua o mesmo. Não coloquei nenhum conservante. Não posso dizer que a Coca-Cola é ótima para tudo e nem é o objetivo. Apenas saliento que esse tipo de postageme está cheio de falácias.

    • Não, Paulo. Falácias são os seus argumentos. Não vou perder meu tempo rebatendo um por um por ser uma postagem antiga, mas só para citar um exemplo: você baseia SUA experiência como verdade universal. Porque SEUS animais não viram a cara para Coca (devem estar acostumados a comer coisa até pior, bicho se acostuma com todo tipo de bosta) não quer dizer que os animais gostem de coca cola…

      • Por favor, não precisa baixar o nível dos posts!!! Não pedi para rebater meus argumentos. Você é quem não sabe o que são falácias. Você foi quem citou coisas como verdades universais. Nesse caso basta um (somente um) contra-exemplo para tornar sua assertiva falsa. Pois bem, com minha observação eu dei o contra-exemplo. Meus animais comem somente o que o veterinário autoriza, não faço experiências com animais. E não foram somente meus animais, como eu disse, outras pessoas que conheci já deram Coca-Cola para os seus também. Não vim defender a Coca-Cola. O que coloquei em discussão é a evidência científica das suas afirmações. Gostaria de citações de literatura científica especializada. Tomo uma postura cética diante de afirmações desse tipo há muito tempo e é um hábito perfeitamente saudável. Se meus argumentos são falaciosos, por favor, oriente-me para a verdade científica que está nas suas postagens, mas com referências a estudos delineados e publicados em periódicos científicos e não pseudo-científicos. Grato.

        • Tem três textos sobre falácias neste blog. Leia-os, você vai aprender muito. E eu não disse nada para baixar o nível, você é mesmo muito viadinho para achar que argumentos mais contundentes são baixar o nível, seu fresco

          • Ofender o interlocutor (argumentum ad hominem, também parece cometer o argumentum ad odium) é uma estratégia falaciosa de quem não tem argumentos. Neste post específico também temos o argumentum ad populum, reducionismo causal e extensão de analogia. Pensei que estaria aberto a discutir os casos. Então aconteceu, você baixou mesmo o nível, não é verdade? Tentei levar uma conversa com bom nível, somente isso. Você desviou do assunto desde o começo e não é capaz de me responder de forma séria. Não me encaixo em nenhuma dessas categorias pelas quais você me chamou e foi errado você proceder assim, desviando mais uma vez do assunto em pauta. Devo lembrar que seu IP é registrado no seu servidor. Você cometeu um erro grave ao fazer isso o que retira os méritos de seu Blog que é interessante em outros assunto. Pena que você publica coisas e não sabe argumentar. Seria um espaço muito mais rico. Vou me repetir aqui:
            “Tomo uma postura cética diante de afirmações desse tipo há muito tempo e é um hábito perfeitamente saudável. Se meus argumentos são falaciosos, por favor, oriente-me para a verdade científica que está nas suas postagens, mas com referências a estudos delineados e publicados em periódicos científicos e não pseudo-científicos. Grato.”

            • AGORA, depois que você me acusou de baixar o nível, eu de fato baixei, para te mostrar a diferença.

              Não sei se você pode perceber, temos textos com mais de 500 comentários onde eu argumento repetidas vezes com a mesma pessoa. Não é que eu não saiba argumentar, é que eu escolho com quem VALE A PENA argumentar e você não é o caso, porque é chato e sem brilho.

              Mas se quer continuar passando aqui para que eu continue te esculhambando, fica à vontade. Eu teria vergonha. Se eu vou até a casa de alguém e a pessoa me diz que sou desinteressante e me esculhamba, eu não volto mais.

              • De novo:
                “Tomo uma postura cética diante de afirmações desse tipo há muito tempo e é um hábito perfeitamente saudável. Se meus argumentos são falaciosos, por favor, oriente-me para a verdade científica que está nas suas postagens, mas com referências a estudos delineados e publicados em periódicos científicos e não pseudo-científicos. Grato.” Você tem esse tipo de informação? Não te acusei de baixar o nível. Deixe-me citá-lo: ” bicho se acostuma com todo tipo de bosta”. A palavra “bosta”, creio eu, não precisa fazer parte de uma conversa séria. Se você acha que deve, desculpe-me. Você não conseguiu me esculhambar, apenas desviou do assunto, mais uma vez.

                • HAHAHAHAHAHAHA

                  Você não tem vergonha na cara nem autoestima! Te disse com todas as letras que você é um chato, um pau no cu, que não é bem vindo aqui e você continua voltando! Recomendo que faça terapia, porque não é normal alguém se amar tão pouco a ponto de impor sua presença onde não é bem vindo! Você deve ser muito sozinho ou muito desocupado para continuar vindo aqui contestar, contestar e contestar. Sério mesmo, psicanalista para você, meu filho. Muita vergonha alheia.

                  • De novo o argumentum ad hominem e o ad odium. Infelizmente você abaixou o nível de novo. Mantenho minha solicitação inicial. Talvez não seja bem vindo porque solicitei e não obtive a resposta adequada. Não é assim que argumentamos de verdade. Frente a uma requisição como a que fiz, bastaria simplesmente dizer: Não dispomos do material solicitado. Mas desviou do assunto de novo.

                    • Rapaz… eu tentei argumentar com você, mas não deu. Porque você está aqui para chatear, não para argumentar e não tenho paciência para dar satisfações, fontes ou ibope para gente assim. Quer fontes? Gasta o dedinho e acha, não vou te dar nada mastigado. Veja a data de publicação do texto e me diga se eu lembro das fontes anos depois!

                      E novamente reitero sua falta de autoestima: estou te dizendo que acho você um pau no cu, uma pessoa que não tem o perfil de leitor que eu desejo aqui: divertido, dinâmico, bem humorado, inteligente. Gente como você, chata, pentelha, vampira e sem autoestima não acrescenta, não gosto de gente assim e vou continuar te esculhambando quantas vezes você vier aqui. Pelo visto serão muitas, pois não obstante dizer que você não é bem vindo, você insiste em se fazer presente. Se ame. Vá tomar um sorvete, vá beijar na boca, vá ao cinema. Pare de vir onde não é bem vindo.

                    • Vish! Que cara pentelho e pedante! Ainda frequenta o blog? Me avise se eu chegar nesse nível. A propósito em vários posts fiz julgamento sobre coisas que vc disse. Vc não tem vontade de falar para o leitor o que também achou dele? Seria engraçado. Sinta-se a vontade pra falar pra mim.

    • Ok, seu aspartame com água está há 1 mês na geladeira. Experimente colocar o aspartame em uma solução com pH ácido (parecido com o da Coca) e deixe-o na sua janela tomando sol por uma semana (ou você acha que os caminhões que transportam as garrafas de Coca-Cola pros confins do país são refrigerados?). DUVIDO que o sabor continue o mesmo.

      • Nossa, agora que eu li o restantes dos comentários do Paulo: “A palavra “bosta”, creio eu, não precisa fazer parte de uma conversa séria. Se você acha que deve, desculpe-me. Você não conseguiu me esculhambar, apenas desviou do assunto, mais uma vez.” Ainda tem essa: “Frente a uma requisição como a que fiz, bastaria simplesmente dizer: Não dispomos do material solicitado.”

        Perdi meu tempo escrevendo o comentário acima. Depois de quatro anos o cara quer tentar ensinar como você deve escrever seus textos, Sally. Que cara enfadonho…

        • Thaysa, tem gente que logo de cara se sente que não vale a pena argumentar de tão pau no cu e sem bom senso. Daí resta esculhambar. O curioso é que esse tipo de pessoa parece gostar de ser esculhambada. A gente esculhamba achando que vai se livrar da pessoa e a pessoa volta. Recebe mais fora e volta. Esse sujeito continuou voltando aqui depois de tudo que eu disse, chegou uma hora que decidi não aceitar mais os comentários, porque sabe, até para esculhambar alguém tem que valer a pena. A paciência acabou.

      • Thaysa, não perde tempo. É o tipo de pessoa que logo se vê que não tem a menor consistência nos argumentos que diz. Escreveu tantas incoerências partindo de premissas erradas que eu desisti de iniciar uma argumentação.

  • Antes de mais nada, não tomo Coca-Cola porque não gosto. Mas como já vi muitas falácias sobre o assunto não pude me furtar a fazer alguns comentários aqui.
    Já dei Coca-Cola a vários animais de estimação quando eu era criança: nenhum virou a cara. Um amigo meu tinha um cavalo que adorava Coca-Cola! Vinha beber na mão dele! Um detalhe para quem não sabe, alguns cães não toleram o cheiro do café (talvez devido à cafeína). Se oferecer uma chícara de café à ele você verá que ele não quer beber café… e nem Coca-Cola, que contém cafeína.
    Tirar ferrugem com Coca-Cola nunca funcionou para mim e para dúzias de pessoas que conheço. Se nos dias atuais a coca entra em alguma etapa da produção da Coca-Cola, ela já estaria fora do mercado norte americano há muito tempo, onde as leis, hoje, são claras quanto a esse tipo de problema. Além disso, a comercialização desse produto ilegal chegaria como nos Estados Unidos? Para fins medicinais? Porque a Coca-Cola tem autorização? Ningúem nunca se perguntou isso antes?
    A Coca-Cola não é tão culpada pelo aumento de peso global: Um artigo publicado no New England Journal of Medicine de 31 de janeiro deste ano mostra mitos e verdades sobre a obesidade; é esclarecedor (Detalhe, não cita a Coca-Cola!). (Dá para ler o abstract do artigo nesse endereço: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMsa1208051). Esse texto aqui postado não tem nada de científico. Gostaria de ver algum estudo sério e bem delineado, sobre a Coca-Cola, publicado em periódico científico de qualidade.

  • Não sei se é verdade, mas me disseram que o xarope da coca cola é trnsportdo em caminhões feitos para levar ácido, e que se quiser tirar a ferrugem de algo é só deixar de molho na cocacola

  • Fiquei sabendo que ele deixa a água corporal ácida. Ambiente propício para desenvolver câncer pois células cancerígenas se desenvolvem em meio ácido.

    Não era leitora nesse tempo, uma pena. Mas adorei!!! Definitivamente, nosso corpinho não merece essa agressão.

    • fiquei sabendo de alguma coisa nesse sentido , mais não só relacionado a coca cola , todos os refrigentes supostamente tem esse potencial cancerigeno , não sei se essa informação procede mais é melhor evitar esse monte de quimicas que tem nos refrigerantes . já tem algumas semanas que parei de tomar refrigerante e não me faz a menor falta , tomar refrigerante já se tornou um habito tão enraizado que as pessoas nem questionam se o refrigerante faz mal ou não simplesmente tomam sem saber o mal que estão fazendo pra propria saude

  • Não posso dizer que não tomo coca-cola…
    Mas não acho que seja o melhor dos refrigerantes.
    Existem bebidas melhores, como um belo e gelado suco de manga.
    hehe

  • O que eu ouvi falar, e me perdoem se eu estiver enganado, é que o uso do ácido ortofosfórico é proibido, e qu o uso na fórmula acarreta uma multa pesada à Coca Cola, mas diante do enorme rendimento anual da empresa essa multa se torna insignificante.
    Alem de que, apesar de a fórmula da Coca Cola ser conhecida, inclusive vir no rótulo do produto, as proporções dos ingredientes não são divulgados.

  • Adorei a explicação, pois SEMPRE SEMPRE ODIEI ESSE LIXO MALDITO DE COCA-COLA.
    Meu deus, não entendo como é capaz alguém gostar desta merda!!! A primeira vez que tomei, tinah uns 10 anos…nunca esqueço daquele gosto horrível..quase vomitei! Podem não acreditar, mas quando vejo alguem tomando..da até vontade de bater no FDP!!!!

  • luciana.azeredo

    Bom sem querer fazer depoimento mas ja dando o meu,aé 2 meses atrás era viciada em coca-cola bom ainda sou pois quando vejo me da vontade apesar do meu odio sobre ela,como era muito viciada chegando a comprar 3 garrafas de 2L por dia pagava minhas promessas ficando em abstinencia,enfim quando voltava a beber era horrivel um gosto de remedio mas simplesmente voltava,a sensação de prazer e ilusão e como você descreveu,mas a 2 meses resolvi fazer uma promessa maior ficar 1 mês sem ela…ufa foi dificil na primeira semana ate um dia que cheguei no supermercado aqui em frente e disse:"todo dia que vinha comprar coca-cola nunca tinha gelada,hoje que não posso tem",detalhe o supermercado tem 7 geladeiras de coca-cola mais uma de kaiser,1 de skol,e 1 de guarana antartica que nunca tem guarana so h2o ou Aguafresh (da coca-cola claro)e Sprite que nos fazer enganar mas e da coca cola tambem,enfim nesse dia me deu um pico de "ei tem alguma coisa errada aqui" e acordei ao ver 7 geladeiras abarrotadas de coca cola de todos os tamanhos sabores,e se você quise-se outra marca teria que ser quente,no calor de 40º nem da neh.Ai todos dizem:"relaxa Lu e marketing se nao for assim a coca suspende a venda no carrefour!!!"
    To ficando doida?suspender vendas no carrefour?Ninguem ve nada de errado não?Pelo amor de deus que merda isso vai dar,enfim hoje faço sim campanha contra a coca-cola ela vicia e muito faz as pessoas ficarem gordas,estressadas,dependentes quimicas como cigarro ou outra droga e o governo tem que tomar medidas,sei que não o fazem por questoes $ apesar o que arrecadam de imposto e fora do normal neh mas as pessoas precisa parar e agir rapido porque a geração coca cola do passado era ideologia a nossa e quimica.
    Obs:colocaram mas 2 geladeiras das grandes de coca-cola no carrefour do meu bairro hoje agora são 9 Geladeiras entupidas de coca-cola 24hs,e suco valle da coca claro eu com meu mero sufresh e antartica preciso da minha geladeira senão vou de água.
    Obrigado e poe a coca no Processa Eu e cria o Mata Eu em homenagem a ela.

  • live and let it die

    Mesmo por que tem algumas poucas coisas na vida para as quais sou nacionalista: saber que quem criou a aviação foi Santos Dumont (irmãos Wright de cu é rola), preferir folclore brasileiro a papai-noel e Halloween e gostar de GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA.

    Saudações verde-amarelas! [2]

  • Laivine, até pode ser que não tenha, mas indiscutivelmente é o mais gostoso, nisso concordamos.

    Engraçado que o meu segundo favorito também é limão, seguido de perto por "tubaína". Mas prefiro os de limão "esbranquiçados", como o antigo Gini.

    Abração!

  • ODEIO COCA-COLA !!!!!!!!!!!
    desde o primeiro dia (quando pekena)
    q tomei odiei o gosto e nunca mais tomei …..
    até hoje nom tomo ….
    cheguei a passar sede milhoes de vezes mais nom tomo nem amarada ….
    faço as pessoas ouvirem o meu sermão de odeio coca todas as vezes …
    por isso agora elas levam guarana nas festas pra mim !!!!
    =]

  • Nando: Sabia que a única coisa que não tem dentro do refrigerante de guaraná é guaraná?
    Mas continua sendo o meu favorito, seguido de perto dos refrigerantes de limão.

    Não repudio coca cola nem pepsi, mas definitivamente não são os meus favoritos.

    Apesar de que, merda por merda… Entre um refrigerante que faz mal e outro que faz mais mal, fico com o mais gostoso. Go guaraná (antarctica também…)

    (Kwat é muito ruim, esses gringos não sabem fazer guaraná!)

  • Kika falou tudo. Amei teu texto, Sally. Esses hippies deveriam entender a diferença entre doutrinar e conscientizar.

  • Eu tive um professor que chamava essa coisa de "água suja do capitalismo"
    AAATORON!
    Eu passei uns bons 4 anos sem colocar essa porcaria na boca… mas ai tive que ir ate lá fazer um trabalho de escola e acabei tomando um copo ¬¬

  • Sally: que sem o ortofosfórico a Coke seria "imbebível" eu já sabia, embora pelo motivo errado. Agradeço por ter me esclarecido que o dito ácido é proposital e deliberadamente um ingrediente da fórmula X.

    Francamente, das vezes que tomei Coke foi por falta de opção, e desde que me informaram da presença de ácido fosfórico (não tinham me dito que era ortofosfórico, mas em termos de roubo de cálcio imagino que dê na mesma, me corrija se eu estiver errado, por favor, obrigado) nunca mais tomei refri preto de espécie alguma: Coke, Pepsi, Dolly, Xereta, etc.

    Mesmo por que tem algumas poucas coisas na vida para as quais sou nacionalista: saber que quem criou a aviação foi Santos Dumont (irmãos Wright de cu é rola), preferir folclore brasileiro a papai-noel e Halloween e gostar de GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA.

    Saudações verde-amarelas!

  • Tenho um professor que vai adorar esse desfavor explica, ele fala que glúten faz muito mal pra saude e garante que coca-cola tem glúten.

  • Minha prima de quase 2 anos esta com todos os dentinhos estragados. Já levaram a pequena no dentista e apesar da minha tia seguir todas as indicações de escovação e alimentação, os dentes continuam estragando…

    Ai no final do texto eu lembrei que já vi ela tomando coca-cola na mamadeira vaaaarias vezes.

    Vou falar com minha tia, tomara que ela me entenda, néh?

  • ler isso tudo foi bom, não fazia ideia de que eram esses os motivos do vício e tal. mas só me fez ganhar uma base teórica pro assunto. no mais, desde que me entendo por gente, não tomo refrigerante, por simples questão de gosto. coca então, é o pior de todos.
    nunca fui de ter aquele discurso anti-capitalista a respeito dessa empresa. ainda bem que você não se prendeu a isso.
    sempre que falo que não bebo, simplesmente porque não acho gostoso, me olham com cara de incredulidade.

  • Sally.. vc disse tudo ….

    Meu namorado é viciado em coca cola ele é daqueles que troca a água pela coca.. de manhã cedo a primeira coisa que ele bebe é um copo de coca cola.. eu fico apavorada e brigo com ele muito, mas não adianta..
    Eu não bebo coca a bastante tempo ( uns 10 anos) desde que fiz uma dieta e emagreci 40 kg ( tinha 96 e hj tenho 56) parei com qq tipo de refri e não bebo até hj..nadica de nada…
    Uma vez eu vi na linha amarela uns outdoors da Dolly falando da coca cola lembro que rolou um barraquinho desses, mas não sabia dessa história
    Muito mais um bom copo de suco de laranja bem gelado.. hummmm

    Beijos Crica

  • Não sou fã de refrigerante nenhum, PRINCIPALMENTE a coca-cola, passo mal quando tomo (meu estômago não vale nada). Nas vezes que sou "forçada" a tomar (quando não estou em casa, e só oferecem isso como bebida na refeição) estranho MUITO o gosto, na minha cabeça sempre acho que aquela porra tem um gosto melhor (ah, o marketing). Ah, e conheço uma pessoa que substitui até água por coca (eu achava que era lenda), a minha sogra! Estou pensando seriamente se comento OU NÃO sobre o ácido ortofosfórico com ela… haha

  • Nando, sem o ácido ortofosfórico o gosto da Coca-Cola ficaria um LIXO. É ele que a deixa supostamente gostosa.

    Eu ainda acho o gosto um lixo de qualquer jeito, mas quase todo mundo gosta…

  • Amei, amei, amei!!
    Nao sou uma hippie comunista "abaixo a coca cola"…AMO coca cola…amo muito!! Acho que por isso eu gostei tanto do texto…pq todo mundo sempre fala que coca faz mal mas ninguem nunca apresenta PORQUE a coca faz mal?!?! "Coca engorda…" Só isso? Nao bebo 2 L de coca por dia e meu metabolismo é muito acelerado…que mais?? E vc mostrou…mais uma vez BRILHANTE!!!

  • Então o ácido ortofosfórico está lá por que faz parte da fórmula, mesmo?

    A informação que eu tinha (falsa, pelo visto) era de que o ácido era usado para catalisar a formação de sucralose (ou algo do gênero), a fim de cortar o amargor tenebroso de um dos outros ingredientes, e ficaria caro demais remover o infeliz da bebida, daí que agasalhariam e comercializariam a bebida com o tal ácido e pronto.

    Obrigado por esse serviço de utilidade pública, bom pra mim que já vão alguns anos que nunca mais tomo refrigerante preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: