Ele disse, ela disse: Analfabetês.

A língua com a qual uma parcela dos leitores que comentam no desfavor comunica-se é o ponto chave da discussão de hoje. Somir, num arroubo de nazismo gramatical, está insistindo na rejeição dos comentários que não se assemelham à língua portuguesa. Sally, Nossa Senhora dos Analfas, intervém pelos fracos e oprimidos intelectuais.

Os leitores, analfas ou não, decidem os rumos do desfavor.

Tema de hoje: Aceitar ou não comentários em analfabetês?

Eu acredito na evolução do ser humano. Apesar de demonstrar um certo amargor em relação à sociedade atual, nada mais é do que uma forma de demonstrar que eu me importo. Acho extremamente brega essa coisa de dizer que não se importa com nada ([voz de pobre]“tô nem aí, viiiiu?”[/voz de pobre]), fraqueza é se abalar com as coisas, mas se importar é apenas um sinal de que se está presente nesse mundo.

Quem se importa com o ser humano não acha bonito que uma grande parcela da população mundial mal consiga entender as informações que recebe diariamente. Sim, a culpa recai em grande parte sobre governos e instituições que incentivam a ignorância geral como forma de facilitar o controle da população, mas isso não quer dizer que não há nada a ser feito. Pois uma parcela do problema é culpa do condicionamento das pessoas a tolerar e, acredite ou não, valorizar a ignorância alheia.

É “digno” dizer que não se importa com política, é “bacana” assumir que não estudou na escola ou faculdade, é “bonito” se dizer indiferente a sua própria limitação intelectual. Não caiu a ficha que é justamente isso que pessoas que estão no poder querem? Entendam que o nível cultural de uma população vai ser incentivado a estacionar no grau MÍNIMO necessário para fazer a economia funcionar. Enquanto tudo que era necessário para um trabalhador ser útil se resumia a apertar parafusos e puxar alavancas, grande parte da população mal sabia escrever o próprio nome. A economia moderna exigiu que esses apertadores de parafusos aprendessem um pouco mais, sendo que hoje em dia incentiva-se que todos tenham seu diploma de curso superior. (Seja que merda de diploma for, Uniban pra baixo…)

O mínimo necessário recebeu um impulso considerável, agora muitas pessoas são capazes de se expressar de forma razoavelmente humana com a escrita. Mas isso não resolve o problema, a valorização da estupidez ainda está em voga. Claro, quando muita gente começa a pensar, governos ineficientes e corruptos feito o nosso perdem sua força. Populismo funciona com povão, e só.

E o que isso tudo tem a ver com o tema de hoje? Simples: Eu sou contra qualquer forma de apoio à ignorância de um povo. Hoje em dia é muito mais do que comum uma pessoa escrever tudo errado e ficar reclamando dos outros quando corrigida. Não é assim que as coisas funcionam: Escrever minimamente bem é obrigação SIM. É obrigação se você não quer passar sua vida toda sendo apenas um número sem importância no mundo. É obrigação se você quer ser ouvido. O analfabetês (e sim, é uma palavra inventada) pode até ser a única forma possível de expressão para uma parcela da população que simplesmente NÃO teve acesso ao ensino, nem mesmo o mais básico. Mas considerando o meio no qual este blog está inserido, eu posso afirmar sem medo que mais da metade dos comentários absurdamente incoerentes e indecifráveis são feitos por pessoas…

PREGUIÇOSAS!

Preguiçosas porque passaram a vida toda lidando com gente que também tinha preguiça de se expressar feito gente, preguiçosas porque ao lidar com outros seres humanos dotados de uma preocupação mínima com sua escrita receberam escárnio e indiferença. Se ninguém tomou o tempo de dizer isso para vocês, eu digo: Escrever assim é RIDÍCULO se você pelo menos terminou o ensino básico. Não quero saber se é a internet ou não, não quero saber se as pessoas acabam te entendendo no final das contas, você é uma pessoa que está se limitando de propósito. E muito por conta de uma política de incentivo à ignorância que é mais velha que andar para frente.

Se você pode se expressar melhor, faça. Se você não se sente seguro para isso, estude um pouco. Leia uma porcaria de um livro! Analfabetês é um absurdo, já que uma pessoa que consegue digitar um comentário baseada numa postagem que leu NÃO é analfabeta.

Quando aceitamos esses comentários patéticos aqui para divertir a parcela pensante do público, não deixamos de reforçar o comportamento desses analfabetos por escolha. Se as pessoas que escrevem direito e se preocupam em expressar suas idéias de forma coerente soarem feito elitistas distantes, é aí mesmo que essa pessoa não vai tentar um esforço extra para se aproximar e discutir o assunto no nível (potencial) que pode chegar.

Bloquear comentários em analfabetês vai afastar os preguiçosos convictos junto com os que realmente não são capazes de fazer algo melhor, mas em compensação vai forçar os que só precisam de um incentivo para dar o próximo passo a nos ofender de forma um pouco mais coerente.

Eu sou fã da liberdade de expressão, mas para que ela exista, é necessário que se EXPRESSE alguma coisa! GRIPE SUÍNA KKKKK!

Como boa parte dos nossos leitores habituais é um tanto quanto sádica, imagino que vá perder essa discussão de goleada. E ainda vou ser chamado de sensível, merda… Mas se você que está lendo acha que não faz diferença nenhuma escrever corretamente (nem precisa ser perfeito, porra!), perceba pelo menos que algumas das idéias expostas aqui no texto você conseguiu captar, e é justamente esse o objetivo da comunicação. Expor, trocar e melhorar idéias. Ninguém sabe ler mentes, é problema seu fazer com que outras pessoas te entendam. Quem escreve de qualquer jeito é entendido de qualquer jeito.

Para dizer que eu perco meu tempo escrevendo esses textos, para me dizer que GRIPE SUÍNA KKKK! somir@desfavor.com


Aceitar ou não os comentários escritos com erros gramaticais crassos?

Gente… os burros também amam! (ou odeiam, se for o caso). Não que eu goste de saber que um texto meu está sendo apreciado por um analfa, até porque, geralmente eles passam por aqui para xingar, mas acho que eles podem falar sim.

Uma coisa é deixar uma agressão deliberada, com o único propósito de magoar quem lê, de incomodar. Isto é escolha. Outra é deixar uma argumentação deficiente porque tem o cérebro do tamanho de um caroço de uva. Muitas vezes estes dois fatores andam juntos, mas não todas. Não vamos confundir as coisas! Como penalizar quem não fez diferente porque não podia fazer?

Continuo achando que agressões pessoais, ofensas sem um contexto e xingamentos puros devem ser recusados. Mas devemos lembrar que não existe apenas o analfa agressivo. Tem também o analfa gente boa, que acha que sabe escrever e que quer dar a sua contribuição. Devemos calar sua voz só porque é analfa?

Em minha opinião, não. Não que minha opinião seja grandes bosta nesse quesito, vocês sabem que eu não valorizo tanto inteligência como a maior parte das pessoas o faz. Mas, ainda assim, vou explicar porque acho que os comentários não devem ser excluídos.

Os analfas geralmente são burros. Gente burra argumenta, na maior parte das vezes, ou te dizendo o óbvio como se fosse uma grande novidade, ou te dizendo uma conclusão absurda que partiu de uma premissa truncada. Tudoinútil. Mas, de vez em quando, os burros tem umas tiradas de uma sabedoria impressionante.

Sim, as frases mais sábias que ouvi na minha vida vieram de gente burra, sem cultura e tosca. É a famosa “sabedoria popular”. Às vezes eles pegam na veia, mesmo sem querer. Por isso eu acho que os analfas, ainda que raramente, podem acrescentar com seus comentários.

Sou romântica nesse sentido. Eu acho que, por pior que seja a outra pessoa, por mais burra e tapada, sempre temos algo a aprender com ela (quão burra é a humanidade?). Essa troca com os analfas tem alguma produtividade. Todo mundo tem algo a nos ensinar, nem que seja o que não fazer.

E mesmo que nunca escrevam nada que preste, eu não gosto dessa idéia de Madame, que vem desde o ínicio, de elitizar o blog. Gosto da idéia de um Desfavor para todos. Quem sabe nós não podemos melhorar de alguma forma o modo de pensar daqueles que não pensam? É quase que uma experiência antropológica ler alguns comentários.

Mesmo naqueles casos onde a pessoa escreve tão truncado que não conseguimos nem entender o que está sendo dito, acredito que o comentário deva ser aceito. Quem sabe levando uns esculachos o autor do comentário não lê e não tenta melhorar? Porque passarinho que come pedra sabe o cu que tem: se escrever comentário imbecilóide, nós vamos deixar que os outros metam o pau.

Eu costumo brincar que os comentários são um espelho que refletem nossa sociedade. Tem os radicais, tem os liberais, tem os passivos, tem os ponderados… tem de tudo, inclusive os imbecilóides analfabetos. Fazer o que? Essa é a nossa realidade! Se você não gosta do que vê refletido no espelho, não adianta chutar o espelho!

Muitas vezes pode ser útil saber como um IMBECIL pensa a respeito de determinado assunto, assim, quando você lidar com outro imbecil, já sabe mais ou menos o que ele vai pensar (seu chefe, sua sogra, seu cunhado e etc). Porque sim, geralmente imbecilidade é padronizada. Vários comentários de imbecilóides sobre assuntos polêmicos que li no blog se repetiram ao vivo e a cores na vida real. Eles devem ter uma cartilha do imbecil padrão, sei lá.

Já que o assunto está sendo discutido, eu quero dizer que na minha opinião, TODOS os comentários mal escritos devem ser aceitos, desde que contenham argumentos e não agressões. Hoje, a maior parte é cortada. Vamos combinar que mesmo desprezando todos os argumentos que eu já dei até aqui, muitas vezes eles merecem ser aceitos por pura diversão.

Tem alguns comentários que de tão toscos são divertidos e engraçados! Quem aqui nunca riu com um comentário absurdo, seja na forma ou no conteúdo?

No momento, vivemos em uma loteria no Desfavor: se Madame abrir um comentário analfa, provavelmente ele será recusado, se eu abrir, provavelmente ele será aceito. Por favor, opinem. Comentários escritos de forma “analfabética” devem ser aceitos?

Para dizer que Somir é um elitista de merda, para dizer que eu passo a mão na cabeça dos analfas e para dizer KKKKKK GRIPE SUÍNA!: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (31)

  • Deja,

    Desculpe estar 'interferindo' em seus 'negócios', mas não se preocupe, tenho certeza de que mesmo que eu encontre com a GrazI, seu interesse por mim, é no máximo meramente sexual.

    Alem do mais, eu sou um profissional sério, e não cobro em meus michês menos do que 20 'pila', e como eu namoro, naturalmente não tem beijo na boca, a fim de evitar qualquer envolvimento emocional. ;)

    Quanto ao analfabetês, tenho uma curiosidade: este tem sido o único empecilho para se bloquear comentários, ou existem outros critérios? Quais seriam?

    (adoro regras)

  • Ok, deixaremos a discussão de lado, mas não me chame de Grazy!!!

    Me sinto tão pobre quando leio isso se referindo a minha pessoa.

    É GrazI com I (de iscola).

    Oi Deja!!

  • Ta ok. Grazy, qualquer dia, pegnos trombamos no 373, quando quiser, já que trabalho aqui do lado. E dai podemos discutir sobre o tamanho do xis de sao paulo, e o fato de vcs comerem xis de coração com ervilha e milho e precisar pedir pra colocarem somente 1 tubo, (ao inves de 2) de maionese. rs

    Ou, claro, sempre podemos deixar a discussão de lado, como..ahn..agora?!

  • Ainda sobre erros gramaticais. Na porta do banheiro da empresa onde eu trabalho tem um papel que diz: "Por favor, após a utilização do vaso sanitário, apertar a descarga do mesmo!"
    Fico me perguntado, será que alguém utilizaria um vaso sanitário e apertaria a descarga do vizinho??

  • Hugo, eu não bebo chopp. Bebida com álcool no máximo uma Smirnoff ou um Martini.

    E… bem, Cidade Baixa é o "point" (odeio falar desse jeito, mas no momento não achei palavra melhor) da noite de Porto Alegre.

    Agora, se for um Bauru 373 no Cavanhas… aí vc pode ter parceria.

    Quanto a sua cueca, pra mim não faz a melhor diferença, visto que não é do meu interesse conferir se vc está usando ou não.

  • Corinthiano…fumante…gordo…As poucos vamos descobrindo as qualidades…

    Quanto ao post…acho que se liberassem iamso perder mais tempo observando como as pessoas escrevem nos comentarios do que nos atrelarmos (menos ainda) ao post… Mas mesmo sem uma escrita adequada …se for uma ideia interessante que nao precise todo um esforço mental pra entender…seria legal aceitar sim…

    E…gostei desse lance dos pontinhos…é tipo…sei la…tipo…melhor que usar o 'bah' no lugar das pontuações…

    Grazy e o chopp de sexta, cidade baixa ou rendenção?! Vou com minha cueca 'de sair'?!

  • Aliás… tô falano cas parede?

    Pode escrever errado EM PORTUGUÊS. Eu escrevo bem pra caralho (pode-se argumentar sobre estilo, mas não sobre dificuldades gramaticais) e cometo meus erros. É que ninguém percebe e/ou reclama.

    EM PORTUGUÊS = Legal.

    EM ANALFABETÊS = KKKKKK NAUM!

  • Só pelos times que vcs torcem, o que mais tem é analfabeto, fala sério! Quando eu falo Flamerda e Cu rintia, todo mundo já entende, mesmo escrevendo errado. Se fosse tricolor hexa, ainda teria razão de criticar os leitores, fora disso, não mesmo neném!

  • Natalia P… P é do que, PONTINHO?
    A cada.. duas palavras.. eu uso.. dois pontinhos.. porque não.. entendi a.. finalidade da.. vírgula.

  • Huum .. complicado.
    Pq o que mais se ve nos comentarios … é que msm antes da censura .. as pessoas já tem receio de comentar no blog .. depois então ..

    e é como a sally disse .. eles tb tem algo a contribuir ..

    se a identidade não importa na hora de passar a ideia .. a forma também não deveria incomodar .. alguns escrevem errado pq querem .. outros por falta de instrução msm ..

    as vezes a pessoa até entende a postagem do dia .. mas não tem bagagem para comentar .. então comenta do jeito q pode .. o q apesar de não ser da forma correta .. ou da melhor forma .. pode contribuir de alguma forma . até com outro ponto de vista ..

    Bjs

  • Porra, tem gente que simplesmente NÃO SABE escrever direito, né. E outros fatores que influenciam são: o nível de informalidade + conforto do analfa em relação à internet.

    AH, ACEITEM, VAI!

    Lica

  • Vcs continuam escrevendo idéia com acento. Agora mudou pra sem acento, né? E Sally vc é atéia ou ateia? Mocréia ou mocreia? kkkkkk diboa

  • Cara, português é muito difícil! Sempre tirava nota mais alta em língua inglesa do que na portuguesa quando eu tava na escola. Inglês flui beleza, português toma na tarraqueta. Em vez de padronizar bacana, só inventaram mais merda. Como adivinhar que é com s, ss ou ç? E quando é z,x, ch. Não sei se faço exame ou ezame, se faço chichi ou xixi, ou ainda zizi! Vão se fuder ou se foder! Padronizem essa merda!

  • Eu acho alguns desses comentários deveriam ser aceitos, aqueles no qual a criatura tentou passar alguma idéia mas pecou no português.

    Mas aqueles que não tem o menor nexo não deveriam ser aceitos, pois me fazem perder tempo tentando pontuar aquela merda mentalmente para tentar entender.

  • Concordo com a Sally.
    Acredito que o "esculacho" ensinará muito mais que o simples ignorar.
    Provavelmente o "analfa" não irá analisar o motivo de ter sido ignorado, e concluirá que não foi aceito por "Enveja". :p

  • Verdade mesmo, Desfavor educa.
    Esse blog fez o que nenhuma prova de ensino medio conseguiu fazer:
    me fazer ler o mesmo texto até "entender" a idéia.
    As pessoas[eu]tem vergonha de comentar porque escreve errado, ou pensa absurdamente diferente, ai se calam, ai vocês não sacaneam a pessoa, ai a pessoa continua pensando daquela forma inutil, ai a sociedade fica menos pensante, Ahaaaan ta vendo Somir ignorar comentarios causa efeito contrario, a pessoa não vai evoluir.

  • Tem que aceitar sim!
    É uma diversão complementar… as postagens são ótimas, quando vem algum comentário do tipo KKKK DIBOA fica ainda melhor :)

  • Acho que o Anônimo que se diz analfabeto não tem idéia do tipo de comentários que a gente recebe!

    Anônimo, você não é analfabeto. Seu comentário está compreensível, pontuado e nada limitado intelectualmente.

    Estamos falando de comentários onde simplesmente não se pode entender o que a pessoa quer dizer!

    KKKKKK GRIPE SUINA vibe

  • Eu acho que tem que liberar sim.
    É sempre bom saber o que passa na cabeça dessas pessoas. É a maioria da população, vamos trombar com um tipo desse no ponto de onibus por exemplo.

    Somir você mesmo falou: "Conheça o inimigo".

  • Bom, eu me considero uma analfa escrevo mal pra caramba ‘’percebe-se’’
    Não tive oportunidade de estudar, me considero uma pessoa limitada intelectualmente.
    Nunca comentei no desfavor por vergonha, e também porque acho que a minha opinião não iria acrescentar ao blog, prefiro ler opiniões de pessoas que realmente acrescentem algo de interessante sobre o assunto que estiver em questão.
    Concordo com o Somir, e acho que os analfas como eu não devem ter espaço nos comentários. é como aquela velha frase clichê (se não tem o que falar, permaneça em silêncio.)deveria ter ficado calada… ops agora já era, já comentei.
    Ah só mais uma coisinha, o Desfavor é o melhor Blog que já li na vida, é um Blog super inteligente, já havia lido outros blogs, mais o desfavor foi o único que despertou realmente minha vontade de conseguir entender, RS.
    Nem sou tão burra assim,ou sou, sei lá, talvez seja a forma que vocês abordam os assuntos, sempre me fazem refletir, às vezes eu concordo as vezes não, mas sempre vocês fazem com que chegue a alguma conclusão, hehe o desfavor me induz a usar o cérebro.
    Enfim, Sally eu te acho foda mas ainda prefiro o Somir acho ele mais inteligente, continuem assim com essa forma diferenciada das outras porcarias que existem por aí, aaadooorooo vocês bjoss.

  • Concordo com o Somir. Tenho por hábito ignorar ou não incentivar qualquer manifestação de estupidez, e o mau uso da língua pátria é uma dessas manifestações. Além disso, transformar a caixa de comentários de um blog que é excelente, feito por e para pessoas questionadoras e inteligentes, em um festival de asneiras, argumentação pobre e erros de gramática desmotiva as cabeças pensantes que quiserem passar por aqui e deixar um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: