Desfavor da semana: Caixa 1.

Todo mundo é muito esperto!

O desfavor tenta, tenta, mas não consegue evitar de voltar a falar de nosso presidente. Além da escandalosa campanha antecipada da candidata do governo, ainda tivemos a aprovação da verba de publicidade do governo neste ano.

SETECENTOS MILHÕES DE REAIS. O maior valor já destinado nos últimos tempos, justamente no ano onde ocorrerão as eleições presidenciais. O Brasil está gastando como nunca em vários setores, mas esse valor seria obsceno até se estivéssemos vivendo num país (uniformemente) rico.

Desfavor da semana. Desfavor do ano (até as eleições, é claro…).

Somir

Aqui vai uma dica para economizar um monte de dinheiro das contas públicas: Coloquem uma candidata menos songa-monga para a sucessão do governo. Dilma Remissef cria um gasto inútil para os cofres da “situação”, já que precisam fazer uma tática de super exposição para ver se o povo acostuma com a cara dela.

Mais ou menos como o cidadão acaba se acostumando com sua esposa baranga depois de alguns anos. “Ela é baranga, mas tem suas compensações…”. Isso não é aceitação, é desistência. E como essas esposas barangas sempre acabam levando um par de chifres, duvido que insistir nessa tática seja lá muito proveitoso.

Se querem TANTO que uma mulher seja presidenta, não seria melhor colocar alguém com carisma lá? O governo está sendo teimoso e tentando fazer as coisas do jeito mais difícil. E isso tem um custo. Um custo ABSURDO de 700 milhões de reais.

Claro que a publicidade do governo não pode dizer na cara dura para que o povão vote na Dilma, mas publicidade dificilmente funciona assim. Acho que já expliquei que o segredo da propaganda é vender problemas que você não sabia que tinha, e é basicamente isso que vai acontecer. De uma forma escrotamente ineficiente. Mas vamos por partes…

O que Lula e sua equipe querem é criar na mente das pessoas um problema: “Se vocês não votarem na Dilma, tudo o que melhorou na sua vida vai desaparecer.” O povo médio não sabe que esse dinheiro “sobrando” no Brasil apareceria se o Lula ou um boneco inflável de posto estivesse no poder (Economia estável por causa do Real, China comprando TUDO o que via no caminho…). O povo médio acha que o Bolsa-Esmola era a única forma de colocar dinheiro na mesa deles. E é o povo médio que decide eleição, quando fica com o cu na mão de perder o pouco que ganhou nos últimos anos.

Quanto mais o governo enfiar na cabeça das pessoas que foi o único responsável por tudo o que aconteceu de bom recentemente, mais reforça a idéia de que é um risco não votar na candidata (sem sal e sem controle de multiplicação de células) do governo.

Esse dinheiro para publicidade do governo vai SIM ser utilizado para fins eleitoreiros. Reforçando essa idéia, temos o exemplo dos últimos discursos de Dilma, fazendo alarde da declaração de um membro da oposição dizendo que pararia o PAC. “Tenham medo, tenham muito medo…” (PAC que por não existir mesmo, não poderia ser parado… Mas…)

E é dinheiro mal investido. Com uma verba dessas, uma agência de publicidade BOA (nem precisa ser ótima) conseguiria convencer o povo brasileiro a achar o Belo o maior músico da história. Mas quando falamos de publicidade governamental, o plano é sempre bem previsível: Compre espaços de publicidade CARÍSSIMOS (com preço de tabela, que NINGUÉM paga na “publicidade real”) nos maiores meios de comunicação do país.

Como esse dinheiro não é de “ninguém” (brasileiro pensa assim), não faz mal torrar tudo da forma mais fuleira possível. Alguns espertos enchem o rabo de dinheiro com comissões e super faturamentos, o governo ganha o direito de começar sua campanha bem mais cedo que a concorrência. Todo mundo muito esperto, todo mundo se dando muito bem… Menos os lugares onde esse dinheiro DESPERDIÇADO realmente faz falta.

O que me deixa realmente puto é que perceber que o Lula está gastando o nosso dinheiro para fazer campanha para sua candidata não é difícil. Na verdade, está na cara da população faz muito tempo. O “povo médio” até tem noção que tem algo de errado aí, mas… O brasileiro é muito esperto, não? Viu uma oportunidade de dobrar ou ignorar as leis, cai matando. Esse é o nosso “jeitinho”. Gringo de país rico que é otário.

Pois é, os gringos otários de países ricos estão desolados sabendo que nossa massa de miseráveis é muito mais esperta do que eles. Não está na cara que essa palhaçada de querer ser malandro é JUSTAMENTE o que deixa esse país preso na “segunda marcha”? Claro que está. Mas quem que quer deixar de ser esperto primeiro? Alguém que comece.

Existem crimes piores, com certeza. Mas essa “malandragem” do nosso PRESIDENTE é uma cagada daquelas na cabeça da população. É por isso que sempre tem um babaca para dizer que se estivesse no poder faria o mesmo. Achamos tão bonito que usem o “jeitinho brasileiro” que pega até mal para alguém fazer a coisa certa. Lula está em campanha desde que se elegeu, gastando dinheiro que NÃO é dele. E se algum otário por aí estiver fazendo as coisas do jeito certo, não vai receber votos porque o povo vai acabar achando que foi tudo obra do presidente. Justamente quem gasta mais dinheiro com publicidade. Gastando dinheiro que NÃO é dele para se apropriar de trabalhos que NÃO são dele.

Mas, ei, pelo menos não somos uma nação de otários.

Em tempo: O Serra está fazendo a mesma merda aqui em São Paulo. Mas tem menos dinheiro e MUITO menos carisma.

Para dizer que eu sou o típico revoltadinho de classe média, para confessar que gosta mesmo quando vê o Lula dando olé nos outros políticos, ou mesmo para dizer que nem com 700 milhões de verba conseguiriam me fazer agradável: somir@desfavor.com


Sally

Não vou entrar no mérito dos números, porque acredito que o Somir explique em detalhes do que se trata a postagem de hoje. Sim, é o maior valor destinado a publicidade dos últimos tempos. Sim, vai ser usado para vender a candidata do partido. Mas acho que o desfavor pior é que este dinheiro está institucionalizado, está público, está legitimado. Esse recurso está sendo esfregado nas nossas caras na certeza da inércia e da impunidade. É ou não é um desaforo?

Não sou inocente. Sei que outros candidatos gastaram quantias até maiores dos cofres públicos para reeleição ou para empurrar candidatos seus. Mas era dinheiro de caixa 2, dinheiro sujo, dinheiro lavado, dinheiro desviado, dinheiro em off. Não que eu defenda estas práticas, de forma alguma, mas ao menos eles sabiam que era algo tão reprovável gastar rios de dinheiro com publicidade que tiveram a perspicácia de esconder. O marido que leva a amante para foder na casa dele, na cama da esposa é mais sujo. Ao menos é o que me parece.

Nosso Presidente, todo se querendo mais do que nunca por causa do filminho biográfico que o pinta como a oitava maravilha do mundo, divulga esta cifra indecente para publicidade. Ele é tão blindado que parece que nada do que faça abala sua popularidade. Se ele soltar um tolete no tapetinho da porta da casa de um brasileiro, periga do cidadão ainda agradecer. Pior: fortuna gasta em publicidade seria justificada como “direito do cidadão à informação e à transparência dos atos públicos”. Na verdade, todo mundo sabe que é para vender o peixe do atual governo. Porque vamos combinar, se um governo é realmente bom e promove uma melhoria substancial na vida das pessoas, não precisa de propaganda para ficar te vendendo tudo que trouxe de bom para o país. Você sabe quando a sua vida melhora.

E nem vou citar as outras destinações que poderiam ter sido dadas a esta verba, desde as coisas mas básicas como escola e hospital, até mesmo as mais sofisticadas como investimentos em ciência e tecnologia. Parece até que está sobrando dinheiro no nosso país! E nosso Presidente, sempre com seu sorriso maroto, se faz de desentendido e acha muito normal destinar tanto dinheiro a publicidade. A julgar com a destinação que ele dá aos cartões de crédito presidenciais, eu não deveria me espantar. Mas ainda me espanto.

Gostaria de lembrar o sem fim de vezes que vidas se perderam porque o governo não dispunha de dinheiro para prover as necessidades da população. Desde hospital sem medicamentos até casas que desabam com chuvas. O tempo todo vemos a inércia governamental justificada com falta de recursos. Mas para fazer publicidade tem, né? Parece aqueles maridos cachaceiros que não tem dinheiro para pagar o aluguel mas tem sempre um para a cervejinha. (nota do desfavor: a autora não está chamando o Presidente da República de alcoólatra, por favor, não a deportem de volta a Buenos Aires, é apenas uma METÁFORA) (nota do desfavor 2: METÁFORA não é um xingamento e sim uma figura de linguagem, favor explicar isto ao Presidente).

O que você diria de uma pessoa toda endividada, que não pode pagar o aluguel, a escola dos filhos mas que gasta uma fortuna numa lipo? Pois é. Este é o Brasil, todo fudido, mas vai sair bonitinho na foto.

Lembrem-se que estamos falando da verba OFICIAL para publicidade, ou seja, daquilo que é permitido. Sempre tem a verba por fora. Imagina a quantidade que vai ser gasta se a verba oficial é essa! É muito dinheiro, vão acabar conseguindo empurrar a baranga goela abaixo do povo. Aliás, com tanto dinheiro investido nela, talvez ela nem seja mais baranga até outubro do ano que vem. Será que ela vai estar igual à Angelina Jolie quando a hora da eleição chegar?

Olha a merda! Chegamos a um ponto onde o que mais me choca é não é quantidade de dinheiro gasta em publicidade e sim a quantidade de dinheiro oficialmente gasta em publicidade!

Tentando um buraco ainda mais embaixo, será mesmo que precisa de campanhas publicitárias para divulgar o que foi realizado? Não basta disponibilizar isto para consultas públicas por qualquer pessoa? Se querem tirar onda de transparentes, porque tem trocentos atos secretos no Senado?

Não tem como esperar coerência de um Presidente que pede uma campanha de alto nível, que posa de gatinho pedindo que ninguém deixe o nível cair e ao mesmo tempo chame de BABACA um “colega” que criticou sua candidata.

Daí sempre tem um revoltado que vem dizer que Fidel é um ditador tirano, que Cuba vive em um regime totalitário e que o Brasil e melhor. PORRA, PELO MENOS O FIDEL É HONESTO! Titio bate no peito e diz que é totalitário mesmo e que não admite concorrência mesmo! Vocês não acham muito parecido com uma ditadura um país com tantos ignorantes sem acesso ao básico do básico serem bombardeados por publicidade pesada para votar em um candidato? LIBERDADE É O CARALHO, a liberdade aqui é apenas formal. Na prática, uma grande parcela da população é tão oprimida e escravizada, ainda que intelectualmente, quanto qualquer republiqueta com ditador de bigodão.

Só de raiva, eu voto em qualquer merda, mas não voto na candidata do nosso atual Presidente da República. RAFAEL PILHA PARA PRESIDENTE!

Para dizer que não agüenta mais ver a gente metendo o pau no Presidente da República, para dizer que aposta que foi o Somir que escolheu esse texto e para dizer que só de raiva com a gente vai votar na candidata do nosso atual Presidente: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (6)

  • Eu ainda sou de incentivar qualquar ato orquestrado de desobediencia civil. Todo o resto não tem mais jeito.

    Da tristeza não ser ignorante.

  • Jacinto Pinto Aquino Rego do Somir

    Cadeira que não vai conseguir, pq a China NUNCA vai deixar. Paiseco de merda, poderiamos gastar esse dinheiro com infra-estrutura no Nordeste, assim o povo fodido de lá não vem se foder aqui no Sudeste (se fodem em qualquer lugar, lá morrem de fome, aqui morrem afogados…)
    O bosta do Sojé Jerra gastando dinheiro fazendo publicidade da SABESP no Acre foi estaile. Tipo, Governo de São Paulo trabalhando por você (sim, POR você no ACRE… SP – ACRE… acho que até o CARLAOUM vai entender que tem algo errado aí).
    Tamos fudidos, é trocar a merda pela bosta. Pior que o Jerra é tão lixo, mas tão lixo, que acho que estaremos menos fodidos com a baranga.

  • O dinheiro que vai para o Haiti pelo menos PRESTA para alguma coisa.

    Antes mandar milhões para um lugar onde as pessoas estão verdadeiramente interessadas em ajudar do que enfiá-los no bolso de meia dúzia de cretinos aqui.

    (Sim, o Brasil está enfiando dinheiro ali para ganhar o prestígio de uma cadeira no conselho de segurança da ONU, mas…)

  • Desfavores, vcs acham certo o Mula ficar enviando milhões pro Haiti? Eu acho um absurdo um país na merda ficar mandando dinheiro pra outros, tá certo que tenho pena dos caras lá, mas tenho mais pena de nós aqui. O Mula no bem bom e o povão se fode.

  • E não vai adiantar nada, quem vai ganhar é o vampirão José Serra, mas o Mula também tá pouco se lixando pra isso, que se foda gastar o dinheiro do Bostil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: